Já pouco na nossa vida é puramente espontâneo. A televisão, as redes sociais, os filmes, os jogos absorvem-nos, sugam-nos a expectativa e a busca pelo novo nos nossos dias. Procuramos, mas na verdade preferimos que nos sirvam as quantidades que queremos de novidade, às horas que achamos que as iremos querer consumir. Os media esfregam as mãos e desde o final dos anos 80 que “decidiram” educar-nos de forma mais assertiva. Já não escolhemos livremente. Optamos pelo menu, o que é uma “liberdade” hipercondicionada. Alguns de nós temos essa consciência, mas na maioria ignoramos que a nossa visão do mundo e das nossas vidas é maioritariamente “construída”, sobretudo através de milhões de horas a escutar e ver as opiniões de outras pessoas que imaginamos saberem mais do que nós.
Esta delegação de pensamento, faz com que uma pessoa tenha o poder efetivo de influenciar a opinião de milhões de outras pessoas. Essa “arma” é hoje em dia amplamente usada para vender ideias, produtos, politicas, tudo. Não é nada inocente e muito menos isenta. Já poucos dizemos coisas, limitamo-nos a repetir. É um exercício mecânico e repetitivo que flutua conforme o volume do investimento de quem quer fazer-se ouvir e muito particularmente, de quem quer fazer-se repetir. O que começou nas televisões mundiais como debate e opinião desportiva, é hoje em dia uma manta de retalhos dos lobbies de empresários, investidores, marcas e clubes. Constroem-se vedetas aliciando dois ou três opinadores na tv e uns 6 ou 7 cronistas de jornais. Destroem-se carreiras usando muito menos do que isso. É tudo uma questão de investimento e sim, estou a falar de dinheiro, seja ele direto ou através de trocas de favores. Os ditos “paineleiros” são a vertente clubística deste espaço de troca de favores e exibem todas as distorções que o “mercado” do futebol português contempla de forma clara e inequívoca.
Sem querer parecer arrogante, não preciso de ver nenhum programa de “paineleiros” para adivinhar o alinhamento dos assuntos de cada programa e até o que cada interveniente vai dizer. Sinceramente acho que todos somos capazes de o fazer, porque ninguém vê estes programas pelo conteúdo de opinião, mas sim pela forma como faz vingar o seu ponto de vista. Se quiserem, a atração destes formatos é a polémica, a contestação, a subtileza ou a alarvidade com que se recusa a escutar as opiniões contrárias. Chamar aquilo de debate é puro exagero. Dizer que se trata de futebol é uma ofensa à riqueza do mesmo.
Mas como em qualquer situação, há uns que se imaginam mais espertos do que os outros. E se o formato destes programas já era muito deficiente a nível didático e intelectual, tornou-se ainda pior e mais intragável a partir do momento em que um clube decidiu que as centenas de horas semanais de muitos canais de televisão podiam e deviam estar ao serviço de uma “agenda” com objetivos muitos próximos do que todos entendemos como “propaganda”.
Já todos entendemos que o Carnide usa programas como o Prolongamento, O Dia Seguinte, Play Off ou o Trio de Ataque para ciar uma espécie de cloud de temas, que respeita ao centímetro e ao número de vogais o que a direção do clube, pela mão do Mr.Burns ou outro qualquer personagem, estabeleceu como fundamentais para “passar” nessa semana. Penso aliás que os “paineleiros” em causa (Rui Gomes da Silva, Simões, Gobern e Pedro Guerra) nem sequer estão interessados no debate em si, mas focados na “agenda” que devem cumprir. Como não vejo, ou vejo muito pouco escapa-me a noção de como é entendida esta operação, este “cartel” de opinião, pelos restantes debatentes, mas as minhas fontes garantem-me que esse ponto nunca foi levantado, o que estranho, mesmo sabendo que não é simpático referir o que é dito em programas concorrentes. Pela minha parte não é o conteúdo da propaganda ou até o acto de concertação ao serviço de um brainwash à lampião que me provoca alguma repulsa, mas sim a permissividade dos canais de televisão, sobretudo das direções de informação (que tutelam estes formatos).
Permitir que se use um espaço de informação supostamente equidistante e equilibrado, não demarcado como “espaço de campanha clubístico” para fazer vingar o apoio aos interesses de uma SAD cotada em bolsa é no mínimo questionável, senão mesmo desaconselhável. E isto tem especial importância num mercado por si só completamente saturado de servilismo à falsa ideia de um Carnide sentado em cima de um market share de mais de 50%. É fundamental apontar o dedo a estas chico-espertices, estes esquemas de cosanostra de mass media, estas lógicas de usar o que não de direito passando por cima de tudo o que é ético e fundamental à paridade e ao equilíbrio. Saibamos fazê-lo a toda a hora em qualquer lugar. Pela parte que me toca, sempre que posso gosto de fazer uso da palavra para aconselhar um saudável e amistoso “não vejas essa merda, é apenas lixo a falar de lixo”. Os que mesmo assim “escolham” ver, pelo menos que entendam que na melhor das hipóteses estão a assistir a uma péssima experiência de teatro, com actings de fazer corar uma versão sóbria do José Carlos Pereira. Já era um avanço.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
14 Outubro, 2015 at 6:47
Sporting Sempre!!
14 Outubro, 2015 at 7:03
Há muito tempo que deixei de ver TV por isso esses programas a mim não me afectam. TV para mim só à noite depois das 21,30 na Sporting TV. SL
14 Outubro, 2015 at 8:36
grande post como sempre !!!!! aquilo que assistimos diariamente nas tvs chama se Entorpecimento das massas …seja em questões desportivas sociais e até politicas ..etc … os make opinions deste Pais seja em que materia for são pouco isentos e todos obedecem a uma agenda …. triste é o País onde aqueles que tÊm voz a usam para adormecer o nosso pensamento livre …. somos condicionados por agendas pouco claras e pouco imparciais …. um País sem materia …sem alma …vivemos uma a ditadura dos media …. os de carnide por mão do Moniz percebeu isso e usa isso … os discursos alinhados …a agendas alinhadas dos seus paineleiros é de facil identificação mas que é eficaz ….temos um PAIS de gente que lhe custa pensar …refletir …
14 Outubro, 2015 at 8:37
“E isto tem especial importância num mercado por si só completamente saturado de servilismo à falsa ideia de um Carnide sentado em cima de um market share de mais de 50%”
Donde e fundamental partir esse mito!
A unica sondagem séria sobre o numero adeptos em Portugal, c a devida tolerancia e margem de erro, e atraves do numero de associados de cd clube…e ai ve-se:
SLB 160 MIL – 40,4%
SCP 129 MIl – 32,5 %
FCP 107 Mil – 27%
Isto e fatual, onde Portugueses de carne e osso dao o seu nome e pagam quotas!!
Td o resto sao mitos, impressoes e lendas…
14 Outubro, 2015 at 9:10
E não há outra maneira de ver isto, com números indisputáveis. O resto é spin.
14 Outubro, 2015 at 9:30
Bem visto Frost.
Parece-me que a divisão percentual dos adeptos dos 3 grandes deve ser algo muito parecido com isto que aqui colocaste… 40%, 33%, 27%.
Penso que é lógico assumir que partindo do número de sócios se consegue fazer uma extrapolação +/- segura do o número de adeptos de cada clube.
Sendo clubes do mesmo país e com a mesma realidade social e económica, não vejo motivo para não considerar que este raciocínio esteja errado.
Partindo dos 10 milhões de habitantes do país e assumindo que para aí 90% da população tem uma preferência clubística, daria algo como:
Benfica 3,6 milhões
Sporting 2,97 milhões
Porto 2,43 milhões
Nunca, mas mesmo nunca seria possível eles terem 6 milhões de adeptos em Portugal… ao passo quer os 3 milhões que o Sporting defende já me parece muito mais razoável.
14 Outubro, 2015 at 9:49
Atenção que o Porto por ser um clube bairrista não pode ser extrapolado como o Benfica e Sporting.
O que quero dizer é que acredito que a % de socios do Porto residentes na cidade é muito maior que a dos clubes de Lisboa e de Portugal 😉
14 Outubro, 2015 at 10:00
Eu não acredito que 9 milhões de portugueses sejam adeptos dos 3 grandes.
Há mta gente simplesmente sem clube ou que é adepta de outros clubes.
Atrevo-me a dizer que os lamps terão 3 milhões, o porto 1.5 e nós uns 2 milhões.
14 Outubro, 2015 at 10:53
Com todo o respeito Jorge, somos 3 Milhões onde?!?! Onde é que eles andam?! Aliás onde é que anda 1 Milhão sequer…
Basta ver na venda de merchandising, vendas de bilhetes, missão pavilhão, audiências ao jogos, mobilização face a ataques, etc, etc, etc…nem 1M somos de verdade quanto mais 3…
Lá porque os lampiões gostam de mandar números para o ar nós não devemos fazer o mesmo…é a minha opinião! Não é por dizermos que somos 3M que passa a ser verdade…
14 Outubro, 2015 at 11:42
Por esse raciocinio, também não é por dizermos que NÃO somos 3 milhões que passa a ser verdade…
14 Outubro, 2015 at 11:56
Não…é a realidade de desmente os 3 Milhões, tal como é a verdade que desmente os “n” milhões de lampiões…
Se fossemos 3M como é que não tínhamos sempre os estádios cheios, os equipamentos esgotados, os meios de comunicação do Sporting apinhados de gente, as guerras contra CS e outros ganhas?! Onde andam os 3M?! E como é que temos menos de 150 mil sócios?! Menos de 5% dos adeptos são sócios?!!? E nem os jogos vêem?! E a missão pavilhão?! Com 3 M de adeptos como é que não chegamos a angariar sequer 1M (seria o quê…30 cêntimos por pessoa?!). As audiências televisivas são sucessivamente perto de 1M, sendo que claro que há muitos adeptos de outros clubes a verem…Quantos adeptos tem o mercado do futebol?! 10M?! Todos os habitantes de Portugal são adeptos do mercado futebolístico?! E todos os adeptos são dos 3 grandes?! Quantos likes tem a página do FB do Sporting?! Nem todos têm FB mas quantos gostam sem serem adeptos?! Muitos…basta ver o fenómeno Shikabala ou Slimani! Quantos seguidores do TW?!
Não se trata de adeptos adormecidos…pura e simplesmente não existem como nunca existiram! Basta olhar para os mesmos dados e ir andando décadas para trás para se perceber isso…o mercado do futebol nunca foi maior do que o que é hoje, logo a distribuição não será muito diferente…
Os 3M de adeptos são uma ilusão, tal como os 4 dos lampiões! São pura propaganda! 3/4 Milhões serão o numero total de adeptos do mercado futebolístico/desportivo em Portugal…o resto é pura fantasia…
14 Outubro, 2015 at 11:52
4 milhões meu amigo.
E só admito baixar o numero quando aparecer uma estatística real e comprovada.
Até lá temos e fazer o papel que nos compete … Desmascarar aquela gentinha dos 14 milhões
Sei o que dizes… Espero que entendas o que quero dizer!
14 Outubro, 2015 at 12:20
Eu percebo o que vocês dizem, sei o que vocês querem dizer/fazer…só não concordo com isso…
14 Outubro, 2015 at 12:03
Tiago, isso já nos leva para outra conversa que também é muito importante:
A militância.
Sofremos com uma grande falta de compromisso dos adeptos para com o clube e o Presidente tem alertado bastante para esse problema.
Milhares e milhares de Sportinguistas que amam o Sporting mas que não são capazes de assumir um único compromisso com o Clube.
Zero!
E atenção que nem tudo vai bater na conversa da falta de dinheiro. Existem coisas que se podem fazer e que têm pouco ou nenhum impacto financeiro no orçamento familiar.
Assim haja vontade de sair da zona de conforto e fazer alguma coisa.
Admito que os outros clubes possam também ter esse problema, mas como não conheco a realidade deles, fico-me por aquilo que me preocupa.
14 Outubro, 2015 at 12:20
Se o problema fosse de militância, não teria havido um tempo em que tínhamos algumas centenas de sócios, coisa que nunca tivemos?! No tempo de João Rocha por exemplo, em que a militância disparou, quantos sócios tínhamos?! Além disso nessa altura todos sabemos que por exemplo a % de mulheres seguidoras de futebol era MUITO inferior ao de hoje em dia pelo que o universo de adeptos era bastante inferior!
Eu concordo contigo e com o presidente! Temos um problema efectivo de militância! Mas não acho que isso seja o problema de 96% (!??!?!?) dos adeptos do Sporting que não são sócios (3M para 130mil sócios…dá aprox. 4% de sócios) ! Eu acho que o principal problema é a classificação! Adepto para mim não é aquele que nem sequer acha muita piada ao futebol mas que depois tem clube só no social! Para mim adepto no mínimo dos mínimos vê os jogos e segue a vida do clube! Dentro desses sim, temos um problema de militância, mas lá está…a julgar pelos shares de TV aos jogos e tudo mais estamos a falar de cerca de 1M de adeptos do Sporting! Se tanto…
14 Outubro, 2015 at 12:31
Eu concordo com o Tiago. Nem metade da população pode ser considerada adepta de futebol na minha opinião.
Por exemplo,numa família tens um gajo que é fã e vê os jogos todos e se perguntares à mulher esta diz que é do clube do marido. Mas a mulher nunca se senta para ver o jogo, não compra merchandising e não está a par do que acontece.
Basta olhar à volta.
14 Outubro, 2015 at 8:52
Bom dia tasqueiros,
É uma marmita bem interessante que realça algo que todos sentimos estar a passar-se.
Pela minha parte não dou para estes peditórios, ver programas com advogados, músicos, médicos, etc, a falar de futebol? Prefiro ir para o café da esquina e falar com os meus amigos, pelo menos posso dar a minha opinião. Como ontem escrevi: alguém ia ver o JJ, o derrota e o lotopegui a falar de leis?
SL
14 Outubro, 2015 at 9:22
Perfeitamente ilustrado, Assentador.
Uma das maiores diferenças que notei em Inglaterra foi que os comentadores são sempre ex jogadores ou treinadores que sabem falar. Obviamente que alguns demonstram alguma clubista, mas quase sempre apenas falam de futebol, da estratégia, avaliam os seus pares. E nunca descobri um programa de paineleiros: nem faria sentido.
Em Inglaterra não temos o “cancro dos 3 grandes”, e muita gente apoia o seu clube local principalmente. Em Portugal, creio eu muito por culpa das filiais e das casas do Sporting/benfica/porto por todo o país, 90% dos adeptos de futebol são-no dos 3grandes. E isto é uma merda porque esvazia os estádios.
E a paineleirocracia que se vive é reflexo disto. Mais os jornais. É uma autêntica novela constante, a encher chouriços, sem debater o essencial, a entreter o povinho assíduo comprador do Verborreio da Manhã.
Só consumo um programa, o grandes adeptos da antena 1, porque descarrego o podcast e ouço no carro, e porque os convidados têm um bocadinho mais de nível, mas a conversa é sempre a mesma. Como diz o autor do post, já sei bem o que eles vão dizer
14 Outubro, 2015 at 9:27
Post bem escrito que ultrapassa largamente o futebol. Parabéns plastic lion!
14 Outubro, 2015 at 9:35
Pois, comigo estavam bem arrumados e já tinham fechado a porta!
Salvo raras excepções (como por exemplo a ida do BdC ao programa da TVI 24) não dou audiências a essas palhaçadas.
Posso passar pelo canal e estar 1 minuto a assistir ao circo, mas invariavelmente mudo de canal por achar que os palhaços são de um nível tão baixo que não merecem a minha atenção.
Infelizmente, parece que este tipo de programas estão na moda e existem muitos portugueses que gostam do formato.
É triste, mas é o país (e o futebol) que temos.
14 Outubro, 2015 at 9:36
Desculpem o off num post tão bem escrito mas acho um assunto mais que pertinente.
Era ESSENCIAL nesta altura do campeonato mostrar força e transmitir confiança ao plantel. O contrato que foi oferecido ao Carrillo devia ser apresentado ao Adrien e William. Segurávamos os jogadores e mostrávamos ao plantel que não é com birras e burrice que lá chegam mas sim com trabalho e dedicação como fizeram o carrillo neste inicio de época, o william e o adrien a vida toda. Era uma boa atitude até para evitar eventuais divisões no grupo depois do contrato oferecido ao peruano ser publico…
SL
14 Outubro, 2015 at 12:33
+1
14 Outubro, 2015 at 9:46
Outro off, mas acho de interesse partilhar.
http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-10-13/man-city-s-61-million-purchase-of-mangala-faces-fifa-scrutiny
Tem a ver com a doyen e pode ser relevante também para o nosso caso.
14 Outubro, 2015 at 12:35
O que é giro é que parece que isso recebeu atenção devido à publicação no futebolmijas!
14 Outubro, 2015 at 12:37
Foi feito de propósito…o próprio presidente do Sporting assumiu que o futebolmijas é um ataque claro ao Sporting e ao Porco…
14 Outubro, 2015 at 10:07
Os lampiões como estão habituados à impunidade controlam alguns canais de TV, como é o caso da TVI, onde Sousa Martins nada fez com Pedro Guerra a faltar ao respeito a Eduardo Barroso. Se calhar seria interessante investigar as relações da Media Capital com o carnide…
14 Outubro, 2015 at 13:45
José Eduardo Moniz….
14 Outubro, 2015 at 10:13
Se fizessem como eu esses programas já tinham acabado ou mudado de “formato”. O único que vi (e vi todo) foi quando BDC foi ao prolongamento.
O resto zero minutos e zero segundos para todos à excepção dos Programas do mesmo género que passam na Sporting TV!
14 Outubro, 2015 at 10:23
joão gabriel, Rui Gomes da Silva, Simões, Gobern e Pedro Guerra. Para mim todos estes gajos têm cara e aspeto de anormais. Tudo o que não seja um manicómio é demais para esta sub-espécie de bio-lixo.
Não percebo e não concebo como é que alguém consegue perder tempo a ver/ouvir qualquer um destes anormais que não passam de lixo genético!
14 Outubro, 2015 at 10:27
O problema é que mesmo os programas em que participam “jornalistas” são maus.
O modelo está esgotado. O prolongamento então, morreu com Bruno de Carvalho. A estocada final naquela merda será quando o Serrão tb disser que não está para aturar a besta gorda.
14 Outubro, 2015 at 10:31
Será quando… e depois falas de outro anormal! como se o que ele dissesse interessasse para alguma coisa!
Está tudo dito!
14 Outubro, 2015 at 10:31
Para mim a classe jornalística que tem voz e poder de decisão nos media é de um nível deplorável! Os media tuga estão completamente vendidos a quem melhor pagou…não há um debate inteligente, não há uma reflexão séria sobre o futebol e todas as suas vertentes, não há em momento nenhum a defesa de um futebol melhor! Hoje em dia o que se passa é unica e exclusivamente passar a mensagem que o patrão mandou passar! Isso de jornalistas isentos, que fazem o trabalho de casa, que reflectem sobre a situação morreu…
Quanto aos paineleiros a mim o que me chateia não é a existência desta rede mas sim a falta de qualidade dos interlocotores Sportinguistas! RGS foi um PL desta ofensiva…deixou de ser quando passou a ter quem o confrontasse à altura! O Inácio para mim é um erro…tinham de ter escolhido alguém completamente de FORA do Sporting sob pena de dizerem que estamos a fazer o mesmo…mas mesmo assim o Inácio abafa bem o Simões! Depois os que nos irritam verdadeiramente hoje em dia são os cujo contraditório é fraquissimo como é o caso do Barroso e do ROC! Com todo o respeito pelas pessoas e pelo seu Sportinguismo que eu não ponho minimamente em causa (e no caso do Barroso com toda a admiração do mundo) eles não estão preparados para defender o Sporting convenientemente! Ponto final! E se até entendo o Barroso ter ficado e ter sido tanto tempo o Sportinguista no programa (porque se enquadrava), já o caso do ROC é pura e simplesmente mais uma (e são tantas…) demonstração da escolha editorial da RTP! A RTP decidiu à muito, sob a batuta de alguns desgraçados que para lá andam que o Sporting era para matar…enfim…é o serviço publico que temos!
Como digo os paineleiros nem me chateiam muito até porque eu quase não vejo programas desportivos na TV, só vejo por companhia enquanto trabalho por isso sem sequer prestar muita atenção agora o que me mete mais nojo é os supostos isentos completamente comprados! Esses sim para mim são insuportáveis! Tenho muita pena porque se calhar como não os vejo haverá um ou outro decente que leve por tabela mas para mim jornalistas são a pior raça do que anda no mundo do futebol!
14 Outubro, 2015 at 10:38
Então não percas tempo a ver isso que vais ver como muda!
Se três milhões de Sportinguistas boicotarem esses programas e os jornais que sabemos mudando de preferência para a concorrência, sempre que possível claro (além da CS do SCP) não tenho dúvidas que rolam cabeças e as coisas mudam porque quer se queira passar outra ideia quer não o principal de todos os negócios (cs incluída) é o dinheiro e isso só se faz com audiências e vendas… o resto é treta!
14 Outubro, 2015 at 10:46
Eu não vejo nenhum programa de futebol na TV à anos, fora até ao ano passado o da tvi de segunda pai de 15 em 15 dias +- e agora este da sic porque me fazem companhia a trabalhar…se fosse por mim tudo isto já tinha acabado…a RTP não vejo à anos, a SIC, fora o citado, não vejo e na TVI não vejo nada…por isso não é por mim que eles subsistem! Aliás pelos comentários que ouço (ou não ouço) de muitos dos que aqui falam e de amigos os da RTP devem ter uma audiência miserável e no entanto continuam a dar…
Estes programas não vivem de audiência…vivem do que os “patrões” pagam para eles passarem as mensagens! Isso de acharem que eles vivem de audiência é o mesmo que acreditarem que eles são isentos! Claro que quanto mais audiencia tiverem melhor mas não é por os Sportinguistas não verem que eles vão acabar, até porque os destinatários da mensagem são os lampiursos e não os Sportinguistas, logo o orelhas via Mr. Burns continuará a pagar esses programas para que eles continuem a ser a sua correia de transmissão…
14 Outubro, 2015 at 10:34
Este plástico está ao nível de uma Tupperware… nada comparado com os plásticos do chinês.
SL
14 Outubro, 2015 at 10:49
Não concordo com a maioria das opiniões que li acima.
Acho importante discutirmos COM ELEVAÇÃO os temas do futebol português. E até entendo que essa discussão seja feita por pessoas sem ligações ao negócio (o que não é o caso da morsa mórbida – aka Jabba – que recebe um ordenado do LFV e que, por isso, tem zero de isenção).
O que odeio é ouvir os “entendidos” sem graça nenhuma e que só dizem baboseiras como David Borges, Ribeiro Cristovão, Joaquim Rita, etc.
Assumo que gosto do Serrão a gozar com a morsa mórbida… é divertido.
O Dr. Barroso é apaixonado e gosta de assumir a sua paixão evitando ofender os outros adversários (razão pela qual se recusou a ficar a olhar para os insultos e mentiras constantes do Jabba) e por vezes discorda da Direção e treinador. E não há mal nenhum nisso.
Assumo que gosto da acutilância, brilhantismo e clareza do discurso do Rogério Alves (esmagando com palavras a vaidade do asqueroso e pequenino Sr. Silva).
O ROC é um idiota.
Mas assumo: EU VEJO ESSES PROGRAMAS (quando posso).
14 Outubro, 2015 at 14:18
Tal e qual como eu e grande maioria!
Temos é que arranjar mais Inacios e Rogerios ( Ponto!)
14 Outubro, 2015 at 10:51
Só lixo televisivo…de quando em vez faço zapping pelos 50 programas de bola e n consigo ouvir + de 5 minutos. É mau demais porque…falam de tudo menos de futebol. Depois da prersença de BdC no prolongamento, pior ainda.
Já deixei a minha opinião num post anterior, que era simplesmente n ter ninguém a representar o clube nestes programas. O que ganha o Sporting ter um Inácio a mandar postas de pescada, ou um ROC alcoolicamente bem disposto a trocar os nomes dos jogadores?!?
Querem falar mal do SPORTING, que falem!!! Com vitórias calam-se!!
14 Outubro, 2015 at 10:51
Bom dia! OFF muito interessante (algo que poderá influenciar o caso Doyen):
_______________________________________________________________________________
VENDA DE MANGALA INVESTIGADA
A FIFA estará a estudar supostas irregularidades na partida do francês para o Man. City
Fonte da FIFA revelou à agencia de noticias financeiras Bloomberg que a transferencia de Mangala do FC Porto para o Manchester City está a ser analisada depois de terem sido colocadas dúvidas acerca da contibuição dada pelo fundo Doyen. Na base da decisão estará a análise que a Bloomberg fez a documentos revelados pelo Football Leaks, que dava conta da presença de um terceiro parceiro nas negociações, o que seria ilegal. Em agosto de 2014, alguns dias depois de ter sido anunciado o negócio, a Doyen congratulava-se pelo facto de pela primeira vez na história um fundo ter vendido os direitos económicos que estavam na sua posse a um clube inglês com “total anuência e supervisão” da Federação Inglesa.
_______________________________________________________________________________
Hoje, li na Bola, que fontes do Sporting dizem (a propósito do caso Doyen) que não sabem nada ainda da possivel decisão mas que (a Bola cita): “forças gigantescas se digladiam nos bastidores do futebol mundial”
14 Outubro, 2015 at 11:00
Eu acho que estes programas podiam ser interessantes para os adeptos, quando os comentadores não estão comprometidos com os seus clubes. O erro foi começar a convidar assalariados que vão debitar aquilo que lhes põem à frente.
Transformam um debate sobre futebol em tempo de antena dos seus clubes.
Haverá certamente pessoas educadas, que gostem de discutir o futebol com paixão e sem grande facciosismo. Assim de repente, lembro-me do Julio Machado Vaz, que foi corrido por ser demasiado educado.
14 Outubro, 2015 at 11:12
Off
Carrillo lesionou-se no joelho ao serviço da selecção, saiu ao intervalo.
SL
14 Outubro, 2015 at 11:14
O Lampionism Erectus é uma realidade, e só para dar um exemplo…entrei num site de borboletas e aparece-me um anúncio da Evax a ocupar-me a totalidade da tela.
14 Outubro, 2015 at 11:31
Parece-me a mim que o menos mau será o Simões, sendo que a morsa é o pior de todos.
14 Outubro, 2015 at 11:49
Um texto magnânimo que retrata na perfeição o panorama intelectual português… quiçá ocidental…!!! Por todo o lado, e a toda a hora se projeta no ar o grito “25 de Abril SEMPRE”… Estamos todos de acordo (espero)… com a importância social e política desse dia. Porém o problema reside factualmente, nos excessos a que este país se entregou sem nunca ter questionado, de facto, o que seria fazer uma revolução…, ou melhor, o que seria de facto importante fazer, depois da revolução física… Para mim a verdadeira ‘Revolução’ nunca se fez… e essa é a principal… A REVOLUÇÃO CULTURAL…!!!
Com base nesta ‘minha’ verdade… a permissividade dos ‘canais decisórios’ não é estranha… aliás, fará parte integrante e primordial dessa estratégia libertina, e não livre,… e claramente, com a complacência (para sermos simpáticos) dos ditos ‘orgãos humanos’ dessa comunicação social… Há muito que se percebeu que a ‘mass information’ é o melhor meio para levar a ‘carneirada’ para onde se quer…. e grandes são os povos que se conseguiram emancipar a essa condição…
A mim não me choca nada que qualquer orgão de comunicação social escolha um lado… é perfeitamente pacífico para mim… Só ponho uma condição… ASSUMAM-NO OBJETIVA E DIRETAMENTE… (é uma questão de honestidade intelectual) Aquilo que eu considero execrável é chamarem-me estúpido em direto… e pensarem que eu não me apercebo… Isso é que eu não admito…!!! E o que é triste é que haja pessoas que são ofendidas desta forma e nem sequer notam… ou querem notar, que é pior ainda….
Aliás… o grande problema deste abominável sistema (vulgo arbitragem – que, queira-se ou não, é o fulcro disto tudo) não é o objeto jantar mais, ou menos regado, entre a água e o café com leite ou o champagne…… O grande problema da arbitragem é, obviamente, a colagem a esse ‘jogo oculto’ de interesses e compadrios indiretos com vista ao PODER efetivo dos meandros desta ‘coisa’ a que vamos tentando chamar futebol… Poder esse que esteve estabelecido, desde sempre, antes e depois do ‘dito’ 25 de Abril…, particularmente desde que o jogo passou a ter €€€ envolvido… E no fim das contas… fazem-se… é contas… pois o dito PODER é muito bonito mas se não vier com a divisa não tem interesse nenhum… Já disse que não acredito em pagamentos ‘old school’ – “Tomá lá 20€ e traz-me lá o gajo cá para fora…”, isso já não se usa… Agora criaram-se as estruturas verticais e/ou horizontais (eu chamar-lhes-ia circulares… pois acaba tudo na origem…), muito hierarquizadas e tecnocratizadas… para que os mesmos 20€ sejam diluídos pela árvore e nem se note nada no meio de tanto milhão…
Voltando ao ‘pequeno ecrã’,…
…[Quem me diz a mim que não se reagendam agendas – passe a redundância – e compromissos profissionais internos e externos só porque o carnide joga em casa…??? Quem me diz a mim que não há convites para os “tais jantares” e “comezainas” lá pelos camarotes presidenciais, convites esses feitos na primeira e/ou segundas pessoas……??? Quem me diz a mim que não há, também, ‘caixas negras’ distribuídas por essas direções de informação, de Chelas a Queluz com paragem em Carnaxide…??? Quem me diz a mim que……………….???]
…já se disse repetidamente, sem grandes conclusões… que os ‘leões’ com visibilidade televisiva e outras, raras vezes (parece que isto está a mudar) terão intervindo em prol do seu clube, no sentido mais fervoroso do termo… Sem obstar à honetidade, independência e liberdade de cada um… tem havido claramente um défice de preparação e/ou estilo na nossa defesa pública… E isso mudou, da noite para o dia, com a “VERDADE LEONINA”… não obstante ser imperioso manter o nível… (ainda que perceba, que tenha sido necessário recorrer ao mesmo nível, e ao ‘mais alto nível’, para estabelecer as fronteiras a partir das quais tentaremos estabelecer um novo paradigma nesta imundice em que se transformou este futebol)
Finalmente vemos publicado tudo aquilo que, à boca pequena, e nos nossos diminutos círculos pessoais, há anos vimos dizendo e pensando e rebatendo, ainda que levando inevitavelmente com o “lá estão vocês e o calimero lado a lado”… Todos nós temos, mais perto ou mais longe, pessoas nos nossos relacionamentos, que ‘agora’, ficaram mais atentas ao que, “”””eventualmente””””, se passará… [até tenho um caso curioso, bem perto de mim, de alguém que até já cognominou BdC de “o meu amigo”… não meu… dessa pessoa, que até à data nem queria ouvir falar disto do futebolês!!! De facto em termos de eficácia… o barulho resultou, pelo menos no despertar da atenção de algumas pessoas…]
SL
19 Outubro, 2015 at 8:55
Bom comentário
14 Outubro, 2015 at 11:51
A Comunicação Social está sempre do lado de quem tem o poder atual ou do quem vai tê-lo no futuro, a maioria das pessoas nomeadamente os menos informados é que pensam que eles são relatores da verdade.
A nossa CS é muito fraquinha, e para piorar vivemos num país onde os chico espertos, lambe-botas e corruptos (salvo raras exceções) prevalece.
Cabe a nós interpretar os sinais e F&R.
14 Outubro, 2015 at 11:55
Gostava dos Sacanas sem lei…
Neste momento sigo assiduamente o Futebol de Perdição mas sente-se claramente que o programa precisa, tal como o canal, de dar o salto.
O Diogo Faro e o Zé Beirão até podem escrever umas coisas engraçadas no facebook e no Twitter mas convenhamos que as suas presenças no programa pouco ou nada acrescentam e retiram a dinâmica desejada. O valsassina então nem uma piada pra caixa dá.
Não podendo ter o We were abducted!, tipos como o João Quadros ou o Aldo Lima (que só lá foi uma vez) seriam boas apostas a meu ver…
Saudações Leoninas
14 Outubro, 2015 at 11:58
A comunicação anti-social é o reflexo dos interesses instalados, das pressões externas, dos gostos pessoais de quem tem poder de decisão.
Na tvi é mais que obvia a ligação com as gaivotas através do moniz…que agora até patrocina a sucursal de belém.
A federação idem, a panelinha está montada, os favores estabelecidos desde inicio, toda a gente lá dentro sabia das caixas negras, dos vouchers e de certeza de outras coisas que nem sequer nos passam pela cabeça!
Está tudo podre, excepto o Sporting obviamente que esteve em processo de limpeza durante dois anos e agora respira saúde.
SL
14 Outubro, 2015 at 12:10
Sim, a CS está toda ela minada. Basta ouvir as canholas que são feitas a jogadores como o André ao quadrado, Ruben Neves, Cancelo, Nelson Semedo, Guedes e tantos outros…
Bom texto Javardeiro! Keep Going!
14 Outubro, 2015 at 12:36
O Leão de plástico lança sempre uma visão arejada e livre da realidade que nos rodeia. Não tardarão muitos anos, se a isso o Sporting verdadeiramente se dedicar, teremos mais de duzentos mil sócios ainda que, o nosso lugar no Desporto Nacional nos imponha que punhamos, perante nós, como ponto de honra, o objectivo de atingirmos, nos próximos cinco anos, no mínimo, um número de sócios PAGANTES, superior a 250.000.
De que precisamos para isso? Acho que temos absoluta necessidade de pôr em prática o querer do leão. Neste momento somos 128.000. Se cada Família, onde existam 2 ou mais sócios, se propuser captar 2 sócios novos por ano, entre os familiares e os amigos, 30% dos actuais sócios (40.000) trarão cá para casa, no prazo de um ano, cerca de oitenta mil Sportinguistas que são agora apoiantes passivos, em apoiantes participantes e activos dos nossos objectivos e actividades. É um ponto de honra. É uma forma de defendermos Bruno de Carvalho é uma forma de nos comprometermos com os objectivos financeiros, económicos, sociais e desportivos do nosso Sporting e, acima de tudo, com os nossos ideais.
Se colocarmos à frente do nosso nariz a força que um crescimento em flecha dos SÓCIOS PAGANTES dá ao Sporting, o peso e a massa crítica que lhe advém de dispôr claramente do maior número de sócios entre todos os Clubes Portugueses e a maioria dos Clubes Europeus. nenhum sportinguista que diz apoiar o Sporting e estar ao lado de Bruno de Carvalho, que o quer proteger das intempéries, dos ataques soezes que são torpes e maldosos, então façam-se sócios. Não pensem, actuem. Será que, mesmo, os Sportinguistas menos bafejados pela sorte ou protegidos pela “Fortuna” poderão dispor de € 6,00 por mês para fazer do Sporting aquilo que há mais de cem anos nos foi proposto por José Alvalade? Sermos tão grandes e tão poderosos como os maiores clubes da Europa e do Mundo? Já imaginaram o que isso significa na comunicação social, o respeitinho que, mesmo que não queiram terão de mostrar ao Sporting? Quanto à federação, à Liga de Clubes, à APAF, ao Conselho de arbitragem, aos árbitros em campo? E as nossas modalidades que vivem dos patrocínios e das quotas dos sócios que vão direitinhas para o Clube e não para a SAD? Já pensaram o que é ter o Estádio e o Pavilhão João Rocha cheios a rebentar pelas costuras, fim de semana, após fim de semana, e já imaginaram o que isso apoia a recuperação económica do Sporting?
Bom mas, 208.000 sócios não pode ser o número final. Este número tem de crescer e muito pois como pode ser atingido pela actividade de 30% dos sócios, há mais 60% que podem fazer mais qualquer coisa. Como desses sessenta por cento metade NÃO PAGA AS QUOTAS; a primeira coisa a fazer é exigir que as paguem. A maior traição que pode fazer-se ao Sporting é a de se ser sócio e não pagar as quotas. Tenham vergonha, participem e apoiem o Sporting, paguem as quotas e deixem-se de hipocrisias e sofrimento de crocodilo. Pagam 20 Euros por mês à Sportv mas, não arranjam 6 euros para fazer a diferença no “vosso” Clube? Naquele de que se dizem apoiantes e sócios? Vão à merda, é o que se me afigura dizer. se lá não querem ir, paguem as quotas por débito directo em conta no dia em que, todos os meses recebem o ordenado, a pensão ou o rendimento dos investimentos financeiros com vencimentos mensais, semestrais ou anuais. Deixem de ser uma vergonha e um encargo,passando a ser úteis à Família a que pertencem? Fumam? Não deviam. Fumem menos um maço de cigarros por mês, tomem menos duas bicas ao balcão do café da esquina, e passem a pagar as quotas. VERGONHA!
Os outros trinta por cento que pagam, sejam mais dedicados e mais devotados. esforcem-se só um bocadinho e comprometam-se a trazer para o Sporting mais 1 sócio cada, até Março de 2017. Bruno de Carvalho precisa do Sporting e nós precisamos de Bruno de carvalho, bem sucedido, confiante, vencedor, ouvido, respeitado pois, de tudo isso é o que o Sporting precisa. Ora, se os 40% sócios trouxerem para o Clube, no espaço de 1,5 anos, mais um sócio, na Inauguração do Pavilhão João Rocha seremos cerca de 250.000 sócios pagantes. Actualmente, só cerca de sessenta por cento dos sócios pagam as quotas. Se estimarmos que a “Quota Média” é de 6 Euros mensais ou seja, de cerca de 70 EUROS ANUAIS ( vá lá, um pouco mais mas, contemos com 70 por sócio e por ano. Os sócios contribuem com para o orçamento do Clube com cerca de 5,5 milhões de euros por ano.
Se tivermos 250.000 PAGANTES, passamos a contribuir com 17,5 Milhões de Euros anuais! É disso que o Sporting tem absoluta necessidade para ser campeão incontestado, em TODAS AS MODALIDAES SEMPRE, todos anos, década após década. Não é isso que queremos? Melhor formação, melhores e melhor mantidas instalações, melhores equipes a anos luz de qualquer outra.
Que será que diferencia o Sporting do Barcelona? Os Catalães pagam as quotas e envolvem-se totalmente com o clube dos seus corações. Enchem o Estádio, jogo a jogo são reis europeus das modalidades acumulam taças de campiões Nacionais e Europeus, ano após ano Porquê? PORQUE TÊM OS MELHORES SÓCIOS DO MUNDO e nós? Ficamos satisfeitos por termos os melhores adeptos. Deixem-me rir ,não há melhor adepto que um sócio comprometido, envolvido e determinado em ver o seu Clube vencer, vencer vencer. Ninguém se cansa de vencer, todos nos cansamos de perder. Quando vencemos partilhamos a Glória das equipes e somos felizes por sermos melhores ; quando perdemos sofremos a humilhação da derrota e somos infelizes e gozados pela merda dos lampiões toda a santa semana. Queremos ser nós a estar por cima? Então toca a angariar mais sócios e a pagar as quotas. Vergonha das vergonhas, Paguem as quotas, vampiros! Um sócio não pagante faz mais mal ao Sporting que um lampião fanático!
1. Há que definir uma meta: 250.000 sócios pagantes!
2. Há a definir um quadro temporal para chegar a esse objectivo: 28 de fevereiro de 2017
3. Há que estabelecer uma estratégia, identificar o mercado-alvo e estabelecer uma táctica que se traduza num plano de acções.
4. Há que identificar os recursos humanos e materiais disponíveis para a campanha
5. Há que estabelecer sistemas que assegurem a cobrança das quotas até que o sócio diga: -Quero deixar de ser sócio, ou morra, o que também acontece aos Sportinguistas.
Para dar o exemplo, comprometo-me a trazer para o Sporting entre cinco e seis novos sócios PAGANTES entre o dia de hoje e a data de 28 de Fevereiro de 2017. Que tencionam os meus amigos fazer?
O Sporting tem uma palavra a dizer. Há muitos sócios de núcleos que não são sócios do Sporting por não poderem acrescentar 6 Euros à quota do núcleo que já pagam. Dois Euros mensais? Os núcleos dão um contributo fundamental ao Sporting Clube de Portugal, sem os Núcleos não seríamos quem somos. Então, há que ajudar os núcleos a ajudar o Sporting na campanha de “transformação” dos seus sócios em sócios do Sporting Clube de Portugal. Podemos fazê-lo numa campanha em que a quota paga ao núcleo conte como parte da quota de sócio do Sporting. Assim, tal como as crianças são sócias do Sporting, por 3 euros, pelo facto de pertencerem ao núcleo do Sporting que é a minha Família, quem for sócio de um núcleo e pague as quotas deve poder ser também sócio do Sporting, por mais 4 Euros mensais.
Há muito que pensar e muito que fazer. Eu estou disponível para lançar na Tasca este movimento a que falta um NOME e tudo o resto. Criar uma página de registo dos sócios que cada cliente desta fantástica tasca trará para o Sporting, criar o prémio para quem traga mais sócios no período em questão e manter viva a chama.
Porque não?
Boa sorte para o Hóquei hoje á noite. Vamos a Braga buscar 3 pontos. Alguém me sabe dizer se será possível ver o jogo em qualquer outro canal? só me recuso a ver seja o que for na BTV, em mais lado nenhum.
14 Outubro, 2015 at 13:14
Mário, o seu comentário não podia ser mais propositado e acertado.
Concordo com tudo. Sou sócio há 1 ano e meio e já angariei um novo sócio. Também eu pretendo fazer mais e acho que todos devemos fazer o máximo possível.
O jogo com o HC Braga penso que poderá ser visto aqui: http://www.tvdominho.com/em-directo.html
Abraço e SL
14 Outubro, 2015 at 14:02
Mário,
Excelente comentário!
Eu, pela parte que me toca vou ‘trazer’ (está quase) mais dois ou três adeptos leoninos para sócios do SCP… Até ao fim do corrente ano!!!
SL
14 Outubro, 2015 at 16:04
Grande Túlio,
É isso tudo, faço mea culpa por vezes atraso-me a pagar as quotas.
Vou imprimir impressos e andar com eles para inscrever pessoal sempre que a oportunidade surja.
SL
19 Outubro, 2015 at 9:00
OUVI o TEU COMENTÁRIO
14 Outubro, 2015 at 13:16
Bom dia a todos!
Mais um excelente post do Leão de Plástico. É exactamente isto que penso dos programas de paineleiros. São fazedores de opinião que respeitam um guião para manipular massas. Não vejo e são raros os dias em que abro uma excepção.
14 Outubro, 2015 at 13:32
Muito bom texto Leão de Plástico!
Eu não vejo esse lixo.