Em 2014, o Presidente do Sporting Clube de Portugal veio referir que para reabrir as modalidades Volley, Ciclismo e Basquetebol (em pleno) é necessário que o valor de quotização ronde os 10,192 M€ anuais (= 98 000 pagantes *8€ preço médio *13 meses), o que significa que para isso acontecer temos de ter (tendo em conta que em Junho de 2015 o orçamento de cerca 7,28 M€ para 120 mil sócios inscritos, com um rácio de pagantes de 0,583), 168 000 sócios! (Curiosidade muito curiosa: o Barcelona, clube ecléctico como nós, com quem competimos em futebol, futsal, hóquei, andebol, tem 170 000 sócios, fará só em quotização cerca de 17 M€…e não me comecem com tretas de dimensão porque a Catalunha tem apenas 7 milhões de habitantes e nem todos são Culés…).
Há aqui então 2 lados a atacar em pinça (simultaneamente): aumentar o rácio de pagantes e/ou aumentar o nº de sócios! FUNDAMENTAL! Bom, mas estas modalidades são um capricho ou uma necessidade para o reforço da massa critica do Sporting Clube de Portugal? Afinal nos últimos 20 anos, ate se vendeu que as modalidades eram um peso morto e o que melhor era deixarmos de ser o Sporting Clube de Portugal para sermos o Sporting Futebol Clube… adiante…
Segundo a PORDATA, o Voleibol, Basquetebol e no Ciclismo representam 15% de atletas federados (2014). São a 3ª e a 4ª Federação com mais inscritos! Estes 15 % de federados não podem aspirar a treinar/jogar no Sporting bem como o Sporting não está a “entrar” em 15 % do panorama desportivo português, assumindo que o nº de atletas federados é o referencial do interesse que cada desporto suscita aos Portugueses.Será possível e desejável que isto assim continue? As ultimas peripécias nas competições de Basket parecem claramente indicar que falta a massa critica tanto de atletas como de espectadores por parte do Sporting Clube de Portugal!
Compreende-se assim a importância fundamental do Pavilhão João Rocha de forma a aglutinar e concentrar estas acções, pelo que com o objectivo de se o inaugurar com mais de 150 mil sócios, será o impulso e o sinal decisivo que o clube terá da sua massa adepta, para que possa trazer de volta as modalidades referidas, envolvendo os seus atletas, os seus familiares e amigos de novo para a orbita do Sporting.
Assim, deixo o desafio a que se crie a missão VolCiBa ( volley, ciclismo e basket) com o objectivo de chegar o mais rápido aos 150 000 sócios (estamos em 129 mil), criando assim as condições, impulso e sinal decisivo para reabrir as modalidades! Está nas nossas mãos, á semelhança do que temos vindo a ver no Hoquei, fazer isto acontecer ! Que bonito será no discurso de inauguração do Pavilhão João Rocha, poder ser dito que estas modalidades estarão de volta em 17/18!
Como nota final, e até para conhecimento, segue a listagem ordenada, dos dados referentes a 2014 de praticantes federados em Portugal (Nao esquecer que algumas modalidades coabitam dentro da mesma federação Ex: Futsal e Futebol).
Federação Praticantes: Total 546.348
Futebol 158.738
Outras 80.880
Andebol 50.114
Voleibol 43.076
Basquetebol 35.590
Campismo e Montanhismo 32.585
Natação 21.695
Ténis 19.276
Atletismo 14.835
Karaté 14.734
Golfe 14.094
Ginástica 13.740
Ciclismo 13.226
Judo 12.460
Patinagem 11.810
Columbofilia 9.495
ESCRITO POR Frost
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
14 Outubro, 2015 at 11:40
O ciclismo só faz sentido, para a minha pessoa, se for para participar em grandes Bueltas… Caso contrario ..???
Volei e Basket se for para sermos campeões da Europa… Caso contrario …
14 Outubro, 2015 at 12:11
Desculpa mas discordo, é claro que neste clube teremos sempre de ambicionar a ganhar títulos europeus, mas o nosso clube tem de ser mais do que isso, também temos uma responsabilidade social, como clube eclético que somos, de dar condições aos nossos jovens de poderem praticar todo o tipo de desporto e de competir ao mais alto nível nas mais diversas modalidades. Por isso, voltando ao inicio, temos sempre de ambicionar ganhar em todas as competições, mas não podemos assentar os nossos projetos das modalidades num “ou ganhamos tudo ou não vale a pena”.
14 Outubro, 2015 at 12:34
Calma amigo…
Primeiro “lançar alicerces”…
Depois construir o edificio…
É “perigoso” também nestas situaçõess…”dar o salto maior que a perna”…
Abr e SL
14 Outubro, 2015 at 12:44
?????
14 Outubro, 2015 at 12:45
Estás a ironizar, certo?
14 Outubro, 2015 at 13:22
Estou a referir-me à opinião do amigo Tadeu…:
“Volei e Basket se for para sermos campeões da Europa… Caso contrario “…
Para mim, devemos “começar” por equipas que “não nos envergonhem”…lançar as bases e tentar depois “palmo a palmo”…subir aos patamares mais elevados…
É que em minha opinião “partirmos logo” com a ideia de sermos campeões da Europa, era necessário talvez “construir” equipas, para as quais nem o total do orçamento das modalidades, possivelmente chegaria e mesmo assim…
Com a “dolorosa experiência” que já possuímos…quem nos garantia que mesmo tendo as melhores equipas…seríamos campeões…?
Daí que eu pense que para “subir alto”…é necessário primeiro lançar bases seguras…!!
Era só isto o que eu queria dizer…!
SL
14 Outubro, 2015 at 13:28
Claro, Max, partilho da sua opinião!
A minha pergunta era para o Tadeu também.
14 Outubro, 2015 at 14:07
OK “li mal” então…(ou melhor…: li bem, mas entendi mal…) 🙂
Continuação de boa tarde…
SL
14 Outubro, 2015 at 11:42
Bem trabalhado Frost
14 Outubro, 2015 at 11:47
Isso é tudo muito bonito mas, para quem como eu inscreveu dia 22 de Setembro, 2 novos sócios, 1 de recuperação e outro fruto da missão pavilhão, e até este momento nem um e-mail de resposta deixa de ter a sua piada… simplesmente vergonhoso.
Vergonhoso continua a ser o actual site e respectiva loja verde, sem falar no assalto que são os portes para as ilhas!!
Espero e desejo que esta relação com sócios e adeptos (logo “potenciais clientes”) mude rapidamente.
Saudações Leoninas
14 Outubro, 2015 at 12:45
Aconcelho-te a comentar isso num post do Sporting no facebook os admins costumam responder 😉
SL
14 Outubro, 2015 at 18:07
O Ciclismo faz parte da história do Sporting. No entanto, é um desporto que se torna muito caro. Nesta modalidade, uma parceria com uma marca seria a hipótese mais viável, a meu ver.
O basquetebol e o volley já me parecem mais simples de se concretizar.
14 Outubro, 2015 at 12:07
Não sou fã de nenhuma dessas modalidades, mas se os Sportinguistas querem e acham que são modalidades com mercado terão todo o meu apoio! Quanto à angariação de sócios faço o que sempre fiz…tento trazer de volta todos os adeptos que conheço para serem sócios, não pela modalidade X ou Y mas pela grandeza do Sporting! Eu percebo o mérito do Frost a puxar por quem queira estas modalidades no Sporting e agradeço como Sportinguista!! E apoio totalmente! Quem queira estas novas modalidades e não é sócio que se faça sócio! Quem quiser um hóquei, futsal ou andebol mais fortes faça-se sócio ou comprem GB dessas modalidades! Quem poder compre GB modalidades com todas! Nem que seja pura e simplesmente pelo melhor motivo de todos…pela grandeza e para pertencer a uma família única!
Façam-se sócios, deixem-se de desculpas! “Não perguntes o que o Sporting pode fazer por ti, pergunta antes o que tu podes fazer pelo Sporting! Porque o Sporting és tu e somos nós! Não são eles…”
14 Outubro, 2015 at 12:11
Excelente frase, Tiago e que merece ser destacada!
“Não perguntes o que o Sporting pode fazer por ti, pergunta antes o que tu podes fazer pelo Sporting! Porque o Sporting és tu e somos nós! Não são eles…”
14 Outubro, 2015 at 14:05
+1
14 Outubro, 2015 at 12:30
Assim muito de relance. O Ciclismo no SCP só será exequível se houver uma marca forte em parceria com o clube.
14 Outubro, 2015 at 12:48
Leste-me o pensamento. Grande Frost! Acabei de publicar um post sobre este tema na coluna de hoje do leão de Plástico. Boa Malha. Conta comigo. Já me comprometi trazer para o Sporting, entre o dia de hoje e 28 de Fevereiro de 2017 mais 5 a 6 sócios PAGANTES. Estou disponível e tenho tempo disponível para encabeçar ou participar activamente num movimento, numa onda de fundo, que angarie para o Sporting mais sócios e transforme os sócios que traem o Sporting, não pagando, em sócios válidos, contributivo e activos para a nossa Glória e a nossa grandeza.
SPOOOOOORTING
14 Outubro, 2015 at 13:21
Desculpa estar a estragar o teu comentário, mas porquê 28 de Fev 2017??
14 Outubro, 2015 at 15:38
O Pavilhao Joao Rocha sera inaugurado em Março de 2017
14 Outubro, 2015 at 14:06
Eu quero ver se consigo trazer mais 2 ou 3 adeptos Leoninos, para sócios do SCP até… ao fim do corrente ano de 2015!
Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
14 Outubro, 2015 at 14:32
Caro Mário,
E essa consciência e dinâmica que agora está criada que é importante!
Dispomos de uma massa critica fantástica que está mal explorada e potenciada…dai a importância da consciencialização de podemos crescer e muito!
Quantos mais sócios melhor!
14 Outubro, 2015 at 12:57
Muito bem, Frost.
Totalmente de acordo! A Dimensão Nacional e Internacional do Sporting Clube de Portugal será mais amplamente atingida se aumentarmos o nosso Ecletismo e principalmente se voltarmos a ter modalidades tão charneira como o CICLISMO (pela sua popularidade, agregação e História) e o BASQUETEBOL.
NO CICLISMO:
Tenho uma enorme pena que o Clube que deu a Portugal e ao Mundo uma Lendas como Joaquim Agostinho e Marco Chagas não tenha Ciclismo agora. Confesso que o Ciclismo era, a seguir ao futebol, a minha modalidade de sempre! Eu ficava siderado ao ouvir os relatos da Volta a Portugal pela rádio, só para ouvir a verde e branca sobre rodas;)!
Na Volta a Portugal, ganhámos 13 titulos por equipas na Volta a Portugal. 13!Somos a equipa com mais titulos, e estivemos sempre a ganhar, desde 1933, em todas as decadas (com exceção da década de 50). A nivel individual ganhamos 9 vezes a Volta a Portugal, com 3 do Agostinho e 2 do Marco Chagas.
Mas sempre tivemos grandes ciclistas, além destes dois Gigantes, como o Joaquim Gomes (infelizmente nunca ganhou uma Volta de verde e branca), e o Paulo Ferreira (que, a par do Agostinho, do Sérgio Paulinho, do Rui Costa e do Acácio SIlva, foi o único a ganhar uma etapa do Tour em 1984 – e eu lembro-me bem!)
(* curiosamente, o nosso Agostinho ganhou 5 etapas mas não com as cores do Sporting, infelizmente;(
NO BASQUETEBOL:
Já o Basquete, lembro-me da equipa que ganhou o ultimo titulo, em 1982 e lembro-me de os ver jogar no pavilhão do Queluz . eu tinha apenas 10 anos mas lembro-me muito bem do Lisboa, do gigante Israel, um poste brasileiro, do marado do Mike Carter, do grande capitão Rui Pinheiro, enfim, uma equipa de luxo que marcou uma era do nosso basquete. Depois, foi a desgraça da decada de 80/90 e do subsequente Roquetismo Miserável, que deu cabo do futebol e das restantes modalidades e que levou esse energumeno do Santana Lopes a extinguir várias modalidades, uma delas o basquete.
É de referir que, apesar do Sporting ter abandonado a modalidade e hoje nao ter basquete senior masculino (o meu aplauso ao basquere feminino), ainda é a 3ª equipa com mais titulos (8) apenas a 3 do porto (os lampiões são hegemónicos com 26 titulos).
Quanto ao Voleibol, confesso que não é das minhas modalidades preferidas, e o historial do Sporting não é dos melhores, tendo apenas 5 campeonatos.
QUE VOLTE O ECLETISMO EM FORÇA AO NOSSO CLUBE.
VIVA O SPORTING!
14 Outubro, 2015 at 13:02
O Frost é um génio do caralho. Só ele é que desencantava esta merda.
14 Outubro, 2015 at 14:07
Mas tá muito bem visto!
Vamos a eles como Leões e Leoas que somos!
Força SCP!
14 Outubro, 2015 at 13:18
São três modalidades históricas, em que o Sporting já tem alguma história e numa delas até tivémos uma das grandes figuras do SCP. São totalmente necessárias, tal como o hoquei o era. Existem muitas modalidades que devia existir Sporting, mas estas três são completamente obvias. Se isso depende dos sócios, então fico com uma certeza: brevemente assistiremos a belos cestos, a grandes subidas e muitos sets pintados a verde e branco – e concerteza, com muita glória!!
14 Outubro, 2015 at 13:26
É o cavalo de Tróia do Frost e devia ser uma batalha assumida por cada um de nós.
Grande, Frost! É isto tudo!
O comentário do Mário Túlio no post anterior devia ser colado neste.
14 Outubro, 2015 at 14:49
Concordo!
14 Outubro, 2015 at 13:30
OFF-TOPIC: desculpem lá (desculpa, Frost), mas só para avisar os maluquinhos das séries (como eu;) que começou na segunda feira a segunda temporada do fabuloso FARGO, com atores completamente diferentes, entre os quais a boazona da Kirsten Dunst, o Patrick Wilson ou o maduro do Ted Danson (lembram-se do Cheers?) que faz de xerife. a segunda temporada está com críticas brutais, ainda melhores do que a primeira (que foi genial)…e eu vou sacá-la!!;)
têm aqui um cheirinho
http://www.youtube.com/watch?v=GJrdS18YqCY
http://www.indiewire.com/article/watch-fargo-season-2-teaser-doesnt-know-right-from-wrong-20150713
______________________________________________________________________
fim de OFF. sorry;)
14 Outubro, 2015 at 14:05
Subscrevo esta mensagem, a primeira temporada de Fargo é um mimo e esta segunda promete muito.
Em Portugal é transmitido no TVSéries dos canais TVCine.
14 Outubro, 2015 at 14:33
outra que aconselho muito é o Rectify, sobre um gajo que é libertado após 19 anos no corredor da morte e sobre a sua readaptação à sociedade. é dos produtores do breaking bad. muito muito boa, não tão mediática porque não é tão fácil. mas é excelente.
14 Outubro, 2015 at 15:06
Gostei muito da primeira season de rectify, confesso que depois não lhe dei mais atenção. Talvez porque top of the lake me enfeitiçou, e mais recentemente o the affair também. Falo nestas duas séries porque me parecem ter o mesmo público que o rectify.
14 Outubro, 2015 at 18:42
opá, já vi que temos os mesmos gostos: estás-me a falar de duas das minhas séries preferidas dos ultimos anos: eu e a minha mulher ficámos viciados no top of the lake e no affair. e já começou a seg temporada do affair.
mas aconselho-te mesmo a continuar a ver o Rectify: a segunda temporada é fabulosa, melhor do que a primeira
14 Outubro, 2015 at 18:56
“mesmos gostos”: neste caso e com modéstia à parte, bom gosto… 😉
Vou seguir o teu conselho, tenho a certeza que não me vou arrepender. Só acabar o Narcos and it’s on.
14 Outubro, 2015 at 15:01
Check !
14 Outubro, 2015 at 13:43
Converge,
Vai dar em algum canal cabo luso ?!?!
SL
14 Outubro, 2015 at 14:03
Epá, eu sei que o Canal MOV deu a primeira temporada, mas a segunda não sei.
Eu vi a 1ª temp toda pelo Wareztuga, mas agora com o fim dos gajos, saco pelo http://www.kat.cr . uso o meu tablet e fiz o download do bs player no play google, para sacar as legendas (é excelente!).
o 1º episodio da segunda temp já deve estar no kat;)
14 Outubro, 2015 at 13:46
Caro Frost, acabaste de arranjar dois novos socios!
Alguem tem um voucher oferta, please?
Alguem tem experiencia em aderir morando no estrangeiro? Por exemplo, as vezes os sites nao estao preparados para moradas estrangeiras, cartoes bancarios, coisas assim. Agradeco algumas dicas.
14 Outubro, 2015 at 14:08
Eu tenho um voucher!!!
Contudo não sei se a “validade” do mesmo não terminou em Junho passado…
14 Outubro, 2015 at 14:52
Fixe! Obrigado
Manda-me o codigo para [email protected] e eu logo digo se deu.
14 Outubro, 2015 at 14:55
Ok!
Vou-te enviar o código!!!
SL
14 Outubro, 2015 at 14:59
Já enviei!
Depois diz se serviu!!!
SL
14 Outubro, 2015 at 13:59
A construção do pavilhão é para mim o ponto mais importante da missão do nosso presidente, a par da questão financeira e da conquista do campeonato de futebol.
Quanto ao ciclismo será viável através da associação com uma grande empresa, constituindo um enorme veículo de publicidade, propaganda e divulgação do nosso clube e das nossas cores, tal como aconteceu no passado. Bem melhor que “jornaleiros”, “comentadeiros” ou redes sociais.
Já tivemos um grande período no Volley e no Basquete, nos tempos gloriosos de João Rocha e espero reviver esses tempos, mas com cabeça, tronco e membros, tal como aconteceu com o hóquei. Lembrem-se da “barraca” dos boifiquistas quando tentaram reerguer o ciclismo há uns anos atrás.
Eu acredito!
14 Outubro, 2015 at 14:06
Off:
BdC sempre um passo a frente de LFV!
“Bruno de Carvalho, em entrevista exclusiva a Bola Branca, recusa a ideia de estar a incendiar o dérbi de dia 25. O presidente do Sporting começa por rejeitar que as suas acusações e afirmações recentes, em particular a denúncia pública das ofertas do Benfica aos árbitros, tenham contribuído para incendiar o ambiente do jogo da Luz. E, com nova crítica, dá um exemplo do que poderá ser a actuação futura, essa sim, incendiária do rival da Segunda Circular.
“Para que este dérbi seja o rei da confusão e da poeira, já só falta que o Benfica aproveite estes dias antes do jogo para colocar os tais processos contra o Jorge Jesus. Não me admiraria que a estratégia baixa do Benfica chegasse a esse ponto. Refiro-me aos famosos processos, absolutamente ridículos, contra Jorge Jesus. Vamos verificar, e as pessoas que estejam atentas, se no Benfica vale tudo ou não. Já se tem visto que sim. Do Benfica já se espera tudo, do que seja mais baixo possível. E neste caso, se houver esse processo, do mais ridículo possível”, aponta o presidente sportinguista, que nos últimos tempos tem denunciado o alegado comportamento incorrecto das águias.
“Não é para incendiar, o futebol acontece todos os dias. Não é por isso que se vai parar de falar das coisas importantes e estranhas que acontecem no futebol. [O Benfica] Não deve [fazer-se de ‘virgem ofendida’] e está a fazer-se… Não vale a pena ter um discurso de poeira e vitimização”, acusa, em Bola Branca.
Leões insistem: silêncio federativo não se compreende
O chamado caso da caixa [com uma camisola do Benfica e ‘vouchers’ de refeição] marca a actualidade. Bruno de Carvalho defende que a Federação Portuguesa de Futebol dispõe das provas mais do que suficientes para actuar, à margem do âmbito criminal.
“A Federação [Portuguesa de Futebol] tem a caixa e provas claras. Testemunhos, inclusive de pessoas ligadas ao Benfica. A partir daí tem de tomar uma decisão. Não vamos enganar as pessoas com a Procuradoria-Geral da República, que é outra história e de outro âmbito”, explica o líder dos leões, para quem os regulamentos são claros. Por isso, caso – no plano desportivo – se verifique uma irregularidade, a descida de divisão é possível. Ao contrário do que advogaram, recentemente, em relação ao Sporting, Rui Gomes da Silva e Pedro Guerra, nos respectivos painéis televisivos.
“Não consigo [entender porque a Federação não avançou] e daí a nossa indignação. A Federação já se devia ter pronunciado e ter tomado uma decisão. E não é preciso muito para tomar uma decisão”, defende.
“Quando no Benfica há uma máquina de propaganda que diz que o Sporting deve descer de divisão [caso Cardinal], caberá à Federação verificar se isto tudo está inserido nos 183 euros, para mim não está, cai numa norma em que a sanção é a descida de divisão”, termina Bruno de Carvalho.”
14 Outubro, 2015 at 14:16
1. Proteger o treinador ao deixar no ar a imoralidade da possivel jogada do benfica de meter os processos ao JJ na semana que vem.
2. Pressionar a FPF a comentar a situacao, levantando a hipotese da sancao ser a descida de divisao.
14 Outubro, 2015 at 14:39
3.pôr a nú a máquina de propaganda dos lampiões.
e já obteve outra vitória: a acusação do CD ao mr. burns (que nunca mais abriu a boca)
http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/futebol/detalhe/conselho_de_disciplina_da_fpf_arquiva_queixas_do_sporting.html
14 Outubro, 2015 at 14:06
De facto é giro o nosso Clube praticar tantas modalidades desportivas. São presentemente 35… e se somarmos a isso todas as iniciativas de índole social em que o SCP se envolve activamente, e os custos inerentes a ter um jornal semanário e um canal de televisão, eu diria que a tarefa já é hercúlea.
Tudo isso requer muito dinheiro, grandes somas de dinheiro. E infraestruturas. E mais dinheiro.
E não há indícios de algum António Costa ter intenção de perdoar ao nosso Clube 4,6 M euros nem fazer vista grossa ao licenciamento dos recintos como pretende fazer ao clube lampião de Carnide.
Peço perdão, mas acho muito inapropriado vir-se falar em missões quando temos uma muito importante a decorrer – a Missão Pavilhão – e o Presidente B. de Carvalho já veio mais que uma vez apelar ao sportinguismo das pessoas para que seja um sucesso, porque ainda há muita verba para angariar.
SL
14 Outubro, 2015 at 14:07
Um off importante:
Bruno de Carvalho, em entrevista exclusiva a Bola Branca, recusa a ideia de estar a incendiar o dérbi de dia 25. O presidente do Sporting começa por rejeitar que as suas acusações e afirmações recentes, em particular a denúncia pública das ofertas do Benfica aos árbitros, tenham contribuído para incendiar o ambiente do jogo da Luz. E, com nova crítica, dá um exemplo do que poderá ser a actuação futura, essa sim, incendiária do rival da Segunda Circular.
“Para que este dérbi seja o rei da confusão e da poeira, já só falta que o Benfica aproveite estes dias antes do jogo para colocar os tais processos contra o Jorge Jesus. Não me admiraria que a estratégia baixa do Benfica chegasse a esse ponto. Refiro-me aos famosos processos, absolutamente ridículos, contra Jorge Jesus. Vamos verificar, e as pessoas que estejam atentas, se no Benfica vale tudo ou não. Já se tem visto que sim. Do Benfica já se espera tudo, do que seja mais baixo possível. E neste caso, se houver esse processo, do mais ridículo possível”, aponta o presidente sportinguista, que nos últimos tempos tem denunciado o alegado comportamento incorrecto das águias.
“Não é para incendiar, o futebol acontece todos os dias. Não é por isso que se vai parar de falar das coisas importantes e estranhas que acontecem no futebol. [O Benfica] Não deve [fazer-se de ‘virgem ofendida’] e está a fazer-se… Não vale a pena ter um discurso de poeira e vitimização”, acusa, em Bola Branca.
Leões insistem: silêncio federativo não se compreende
O chamado caso da caixa [com uma camisola do Benfica e ‘vouchers’ de refeição] marca a actualidade. Bruno de Carvalho defende que a Federação Portuguesa de Futebol dispõe das provas mais do que suficientes para actuar, à margem do âmbito criminal.
“A Federação [Portuguesa de Futebol] tem a caixa e provas claras. Testemunhos, inclusive de pessoas ligadas ao Benfica. A partir daí tem de tomar uma decisão. Não vamos enganar as pessoas com a Procuradoria-Geral da República, que é outra história e de outro âmbito”, explica o líder dos leões, para quem os regulamentos são claros. Por isso, caso – no plano desportivo – se verifique uma irregularidade, a descida de divisão é possível. Ao contrário do que advogaram, recentemente, em relação ao Sporting, Rui Gomes da Silva e Pedro Guerra, nos respectivos painéis televisivos.
“Não consigo [entender porque a Federação não avançou] e daí a nossa indignação. A Federação já se devia ter pronunciado e ter tomado uma decisão. E não é preciso muito para tomar uma decisão”, defende.
“Quando no Benfica há uma máquina de propaganda que diz que o Sporting deve descer de divisão [caso Cardinal], caberá à Federação verificar se isto tudo está inserido nos 183 euros, para mim não está, cai numa norma em que a sanção é a descida de divisão”, termina Bruno de Carvalho.
http://rr.sapo.pt/artigo/36802/bruno_de_carvalho_ao_ataque_na_renascenca_do_benfica_espera_se_o_mais_baixo_possivel
14 Outubro, 2015 at 14:12
FPF já chutou para a liga e a liga fez o mesmo para a FPF… Fdx… A FIFA e a UEFA andam a dormir? Esta FPF tá toda podre e toda a gente o sabe….
14 Outubro, 2015 at 14:18
LOL
Nos assuntos da Liga – como foi a aprovação do sorteio dos árbitros por parte nos clubes em assembleia geral – a FPF veio interferir e desautorizar, e agora, numa de atirar areia para os olhos da opinião pública, passa a ‘batata quente’ para a Liga.
14 Outubro, 2015 at 14:32
Engracado que essa de passar a batata quente para a liga veio diretamente da maquina de propaganda lampia.
Porque sera? Sera que a Liga nao tem poderes disciplinares? Sera que mexem o Proenca por cordelinhos? Sera que o Proenca tambem aceitou as camisinhas?
Note-se que BdC apontou o foco a FPF.
14 Outubro, 2015 at 14:29
Isto infelizmente nao vai dar em nada, a nao ser que a UEFA tivesse um flash de bom senso e humildade e abolisse os 200 francos suicos, que ninguem hoje em dia (a nao ser os lampioes) pode justificar. Ai, a UEFA diria as federacoes para fazerem cumprir os regulamentos.
Mas nao quero confundir a questao do facto dos jantarinhos com o Eusebio serem, como e obvio, acima do limite e, por isso a FPF deveria tomar sancoes no plano desportivo como diz BdC.
E nao e retirar pontos ao benfica num campeonato anterior, como foi feito com o porco. E, pensando nisto, se tal acontecesse seria uma hecatombe, porque esta tudo interligado.
La por cima todos conhecem os podres dos outros e, se uns se fodem, fodem-se tambem os outros. Por isso e que eu nao tenho muita esperanca que neste pais de “brandos costumes” (leia-se mudar de bote sem agitar as aguas).
Nesse aspecto temos que reconhecer coragem aos italianos.
E preciso mudar a sociedade. Fazer do benfica um exemplo era do melhor que podia acontecer ao futebol portugues. E a sociedade tambem. Para uma verdadeira democracia e para um pais funcionar a nivel empresarial e necessaria uma boa justica.
14 Outubro, 2015 at 14:08
Excelente Frost.
Particularmente não ligo peva a ciclismo. Vibro apenas com os vídeos do Agostinho mas apoiarei qq modalidade, seja ela qual for.
Temos de fazer o possível e impossível para atrair novos sócios. Seguramente todos temos um amigo adepto e basta levar ao estádio uma vez que daí até ser sócio é um tiro.
14 Outubro, 2015 at 14:08
9475 Columbofólicos ??!
14 Outubro, 2015 at 14:11
9475 x centenas de anilhas = é muita pombo e pomba a voar…
14 Outubro, 2015 at 14:28
E verdade! Tb fiquei parvo..
Mas se vires a pagina da federaçao de columbofilia ves que a bazofia faz mm parte da bazofia da passarada…
http://www.fpcolumbofilia.pt/sobre/Sobre.htm
14 Outubro, 2015 at 14:35
E este resultado fruto de uma grande queda no numero de practicantes nos últimos 20 anos, em 1997 era o desporto com mais atletas federados em Portugal, a seguir ao futebol.
14 Outubro, 2015 at 14:09
OFF: http://expresso.sapo.pt/desporto/2015-10-14-Sporting-teme-que-lista-de-Schindler-do-Benfica-condicione-os-arbitros
14 Outubro, 2015 at 14:11
Excelente ‘post’ Frost!
SOMOS E SEREMOS O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
Há, e não se esqueçam que … O SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ!!!
SL
14 Outubro, 2015 at 14:20
Devíamos começar já a traçar um plano para o ciclismo, para além de ser uma modalidade que se pode (e deve) pagar a ela própria, é aquela que pode chamar a atenção de patrocinadores pouco habituais no futebol e no nosso país. Se conseguíssemos negociar um patrocinador para a equipa de futebol, já com a promessa de que este poderá ter presença numa futura equipa de ciclismo do Sporting, ambas as modalidades poderiam desde logo sair a ganhar. E teríamos a possibilidade de garantir um parceiro capaz de acompanhar o Sporting na senda que preconizamos.
Para já os sinais mostram que pretendemos celebrar um contrato de patrocinio de curta duração, talvez porque haverá a curto prazo, espaço negocial em outras modalidades , e porque claramente ainda não é agora que arranjaremos um parceiro verdadeiramente comprometido com o caminho que o Sporting irá traçar, isto do ponto de vista monetário e na especificidade que é ser parceiro de um clube eclético. Concordo com o Frost, sócios são muito importantes, mas acredito também que precisamos de começar já a trilhar um caminho nestas modalidades faladas no seu texto, especialmente no ciclismo, pois tão importante quanto os sócios é arranjar patrocinadores que entendam os pergaminhos do Sporting e que percebam o quanto podem ganhar com a aposta no nosso Clube, especialmente na área extra-futebol.
14 Outubro, 2015 at 14:40
Excelente perspectiva Filip!
Porque o Sporting, mm com mira num patrocínio para equipa de Futebol, vale mais como Potencia Desportiva e Força Social a nível nacional.
Dai ser um melga do caraças a bater neste assunto…o Sporting Clube de Portugal e infinitamente mais valioso que o Sporting Futebol Clube!
14 Outubro, 2015 at 14:51
Até o orelhas foi nosso sócio à pala da natação 😀
14 Outubro, 2015 at 15:29
Precisamente!
14 Outubro, 2015 at 14:53
Grande comentário! Tens toda a razão! O SCP sobre rodas é uma forma de exponenciar a visibilidade da marca SCP!
No entanto, presumo que o ciclismo seja uma modalidade com custos elevados, que necessita de ter um main sponsor que suporte grande parte do investimento.
14 Outubro, 2015 at 15:03
Há empresas que estão totalmente viradas para o investimento no ciclismo, o que lhes falta muitas vezes são parceiros desportivos à altura. Não se faz uma casa num dia, mas vivemos num país com muitos valores no ciclismo, valores emergentes ainda por cima, acredito que se implementássemos um modelo de formação, começar por uma equipa jovem para competir nas provas sub23, era inicio de um trilho positivo. Os jovens cresceriam na modalidade e o Sporting crescia junto com eles.
Nesta área especifica tem de imperar a criatividade e o aproveitamento do nosso legado histórico na modalidade, é por isso que nos imagino a conseguir captar um parceiro de sector premium só graças às imagens de arquivo do nosso Agostinho.
Não esquecer que tanto o carnide como o Sporting, se tornaram grandes clubes à escala nacional devido ao ciclismo. Numa altura em que não havia televisão e os jornais não chegavam a todo o lado, a identificação com as listas verdes começou com entrada do Leão nessas aldeias de Portugal, através da volta.
14 Outubro, 2015 at 15:09
Sim, verdade. Mas olha que o Nuno, o Crente em Jesus, tem igualmente razão. O SCP tem de olhar para as novas modalidades de perfil radical e jovem que vão surgindo, como o BTT e por aí fora.
Sou da opinião que assim que tivermos o pavilhão disponível, o clube deve apostar na realização de eventos europeus de kickboxing, boxe… temos aqui um enorme nicho a explorar.
14 Outubro, 2015 at 15:10
Eu por exemplo fiquei fodido que o espaço circundante ao Pavilhão João Rocha não tivesse um espaço para prática de «desportos» radicais… podiam ter pensado num mini skate-park…
14 Outubro, 2015 at 15:56
O que eu não pagava para ver o comandante Vicente Moura a fazer um 360º de skate na inauguração. heheheh
14 Outubro, 2015 at 16:05
Vicente Moura vs Gravidade
seria basicamente um rematch:
http://www.record.xl.pt/modalidades/interior.aspx?content_id=261479
14 Outubro, 2015 at 15:26
Infelizmente o modelo competitivo das modalidades ditas radicais, não é receptivo a estruturas desportivas tradicionais. Embora pudesse ser uma área interessante, teríamos de desbravar terreno nesse nicho, ou seja, necessitaríamos desde logo de grande capacidade de investimento.
Já o BTT seria possivel, mas lá está, creio que seria dificil mantê-lo sem uma secção de ciclismo de estrada e/ou de pista.
14 Outubro, 2015 at 16:12
O modelo poderia passar por abrir uma escola e por patrocinar (dando salário + condições de treino) atletas.
15 Outubro, 2015 at 2:19
Se o Sporting abrir a secção de BTT, eu inscrevo-me na hora 😀
Bem, pelo menos compro logo um equipamento para andar aos domingos equipado a rigor!!! hehehe
14 Outubro, 2015 at 17:03
Muito bom comentario Filip
Eu gostaria que o Sporting tivesse como patrocinador uma marca que tambem partilhasse os valores do Sporting e do desporto em geral. Imagino uma empresa ou uma instituicao com responsabilidade social, inovacao e uma identidade forte.
Deixo aqui uma ideia: enquanto nao tivermos patrocinador oficial, gostaria que fosse-mos nos a patrocinar uma instituicao social como a Cruz Vermelha (erm, perdao, essa nao pode ser, lol!), a APAV ou, mais focado em espalhar o nome do Sporting, uma ONG associada ao desenvolvimento e desporto noutros paises, por exemplo.
14 Outubro, 2015 at 17:32
Obrigado pelo elogio, portuguezza.
Acredito que todos os Sportinguistas concordarão contigo neste ponto: “Eu gostaria que o Sporting tivesse como patrocinador uma marca que tambem partilhasse os valores do Sporting e do desporto em geral. Imagino uma empresa ou uma instituicao com responsabilidade social, inovacao e uma identidade forte.”
Há uma marca que completaria este briefing na perfeição: Tesla.
Seria um parceiro de sonho e há um sócio que nos poderia ajudar nesse contacto, a nossa south african connection, o Sr. João Gomes.
Em relação à cedência de espaço das camisolas para uma ONG, é uma aposta que não é tão segura quanto isso, creio que não terá avançado, nem sequer com publicidade ao sócio na hora por exemplo, devido ao medo de desvalorização da marca. Isto do ponto de vista puramente comercial, porque a opinião de que uma colaboração deste género poderá valorizar a marca Sporting socialmente e a nivel de reconhecimento, continua a ser totalmente válida. Mas percebo que a direcção não se queira precipitar e que não queira assumir compromissos que poderá ser obrigado a quebrar, por imposições orçamentais.
14 Outubro, 2015 at 18:13
Sim, faz sentido.
Marketing é uma ciência em si e, como explicas, existem muitas considerações que gajos como eu não sabem à partida.
14 Outubro, 2015 at 14:50
Parabéns Frost! Que nunca te doia a voz!!! Eu se calhar seria gajo para representar o clube em Columbofilia! Hehehehe
14 Outubro, 2015 at 14:55
Isso de columbofilia não é sodomia dos Colombos?
14 Outubro, 2015 at 14:56
eles são as minhas «mulas» com asas 😀 hehehehe
14 Outubro, 2015 at 15:07
No dia em que o Sporting FINALMENTE abrir a secção de curling eu posso o gajo que escova o chão à passagem daquela coisa que desliza
14 Outubro, 2015 at 15:27
E também posso reprentar o SCP em bowling!
14 Outubro, 2015 at 16:13
Essa merda nem modalidade olímpica é, pá!!!
daqui a pouco vêm falar de dardos e subuteo.
Vamos falar de coisas sérias!!
14 Outubro, 2015 at 14:58
Pegando na observação do AR-IEL compreendo que a primeira vista a Missão VolCiBa possa parecer extemporânea mas…
Não se esqueçam que ao reabrir modalidades teremos que começar do zero…na melhor das expectativas demorara 2- 3 anos , tal como aconteceu no hóquei , a chegarmos ás divisões principais.
Mais um 1-2 a consolidarmos cm das equipas principais.
Total: 4 anos a ate sermos uma referencia!
Teríamos de esperar ate 2021, quatro anos depois de ter o pavilhão ??
Eu não quero esperar! Pelo que temos que dar sinal e criar condições para irmos rapidamente escalando nas divisões secundarias estas modalidades.
Donde ha que lançar as bases da Missão VolCiBa já hoje c objectivos claros:
-150 000 sócios em 2017 na inauguração do Pav João Rocha
-10 M€ quotização
14 Outubro, 2015 at 15:06
Não necessariamente, o naming do pavilhão pode ser importante para potenciar as modalidades do clube ( não SAD ).
14 Outubro, 2015 at 15:37
Certo…150 000 pessoas significa, para alem da quotização, comprometimento de 150 000 pessoas com este desígnio.
E mais do que uma questão de dinheiro para alem do dinheiro em si…
14 Outubro, 2015 at 15:05
Dessas 3 escolhia o Basket como prioritária. Até porque as provas europeias de Basket são muito boas…
14 Outubro, 2015 at 15:39
Verdade…ontem tava a dar na Eurosport 2 Valencia -Nancy…
14 Outubro, 2015 at 15:05
ciclismo de estrada não faz sentido no panorama actual.
Fará sentido investir no cliclismo de pista(?), no BTT(?), modalidades olímpicas e basicamente de influência urbana.
Quanto ao basket…
Sinceramente, o Sporting vai investir para quê? Pelo prazer de ter uma equipa? A Liga é uma fantochada, todos os anos desistem clubes, os tipos das ilhas falham jogos de playoff porque não dinheiro para viagens, mudam-se as regras ao bel prazer dos mais fortes. Faça-se formação para miúdos, que o Sporting é serviço público, agora se querem equipas profissionais, façam por isso. Não pode ser o Sporting a puxar pelas modalidades, as modalidades também têm de puxar pelo Sporting.
14 Outubro, 2015 at 15:34
Bem …a entrada do Sporting de novo para o Basket poderia inverter esse panorama….
“Não pode ser o Sporting a puxar pelas modalidades, as modalidades também têm de puxar pelo Sporting.”
Se calhar uma forma de salvar o Basket em portugal era a Federaçao de Basket dar cm moeda de troca entrarmos ja para a 1ª divisao, uma vez que somos um historico… 😉
De qq das formas ha que criar o lobby e a dinamica por parte dos associados para que o Basket seja recuperado..
14 Outubro, 2015 at 15:35
Aquilo que menciono e atletas federados na Federação de Ciclismo tal como consta na PORDATA.
Os estilos que a integram serão os que forem…
14 Outubro, 2015 at 17:32
Missão VolCiba e Modalidades Olímpicas para 2016:
http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/modalidades
– Basquetebol
– Ciclismo de estrada
– Ciclismo de BMX
– Ciclismo Mountain Bike
– Volleyball
– Volley Praia
Também aqui reforçaríamos o nome do Sporting Clube de Portugal como clube de atletas olímpicos.
14 Outubro, 2015 at 17:41
Ainda ontem respondi a um comentário do Frost sobre o aumento de sócios (que mais, né? 🙂 ), falei da iniciativa do Getafe que apela à reprodução entre sócios do clube e que resultou na criação de uma app tipo tinder, que pretende reforçar a interacção entre adeptos do sexo oposto em dia de jogo (ou até fora dele).
Ao que parece não é a primeira vez que o Getafe segue este caminho, tendo produzido há cerca de três anos um filme pornográfico, not kidding, foi mesmo o que fizeram. Está tudo explicado neste video (cliquem com precaução, é mesmo NSFW, o video é definitivamente para maiores de 18): https://vimeo.com/37317053
Uma campanha destas seria um mel para o nosso clube, imaginem só:
“Portugal precisa de mais bébés, mas mais importante do que isso, precisa de bébés Sportinguistas que sejam sócios do enorme, por cada sócio que trouxeres para a familia, faz um também.”
14 Outubro, 2015 at 17:44
Há um tasqueiro que se calhar devia cá vir ver isto, precisamos da opinião de um expert. Pena é que eu não o possa nomear, pois seria de mau gosto, não achas DeFrancheschi?
14 Outubro, 2015 at 18:02
Eu li! Achei imensa piada!
EU por exemplo fico lixado pelo facto dos sites de «engate»/ou procura de namorado(a) não tenham filtros para o clubismo.
Hehehehehe
Eu queria aumentar a familia leonina!
14 Outubro, 2015 at 18:04
É mais uma excelente ideia Filip! Estás de pé quente!
14 Outubro, 2015 at 18:08
Grazie, fratello.
Não vou tão longe que sugira ao Sporting produzir um filme pornográfico, por outro lado, gostava muito de sugerir ao Sporting que produzisse um filme pornográfico.
14 Outubro, 2015 at 19:28
Essa missão (quotização de 10M€) em grande parte depende mais do Sporting… Já temos 129.000 sócios (mesmo que todos só pagassem 6€ já era suficiente!). Tendo em conta que fizémos recentemente a renumeração (alguém sabe quais foram os critérios? Quanto tempo sem pagar quotas para deixar de ser sócio?) o objetivo passaria por individualmente contactar e solucionar cada situação! Neste caso o mais importante é aumentar o rácio dos pagantes!!!
14 Outubro, 2015 at 19:31
Importante mesmo (sem desvalorizar o post!) é acabarmos a Missão Pavilhão, cujo contributo permite angariar um novo sócio,e aumentar as assistências em Alvalade (e para isso “dá jeito” ser sócio). Basicamente está tudo relacionado…
14 Outubro, 2015 at 20:55
Isso mm!