A formação do Sporting é o quarto maior «viveiro» do futebol europeu, de acordo com o estudo realizado pelo CIES. O Centro Internacional de Estudos Desportivos analisou mais de 11 mil jogadores e 460 clubes, referentes aos escalões principais dos 31 principais membros da UEFA. Neste universo foram encontrados 53 jogadores formados no Sporting: nove que estão no atual plantel leonino e 44 que estão a representar outros emblemas.

Em igualdade com o Sporting está o Dinamo de Zagreb, mas com menor presença no plantel atual (cinco jogadores). A lista é liderada pelo Partizan, com 78 jogadores (treze dos quais no clube), seguido pelo Ajax, com 75 (onze dos quais no plantel), e depois o Barcelona, com 62 (dez no clube). O FC Porto surge na nona posição (em igualdade com o Feyenoord), com 46 jogadores formados no clube a disputar os principais campeonatos europeus. Dois dos quais integrados no plantel atual: Rúben Neves e Sérgio Oliveira.

Tendo em conta o número de jogadores da formação no plantel do respetivo clube, a Liga portuguesa apresenta a quarta pior média entre 31 membros da UEFA (11,1%), apenas à frente de Grécia (10,7), Itália (8,6) e Turquia (8,3). Arouca, Tondela e Boavista são incluídos na lista de clubes que não têm nenhum jogador da formação no plantel.