Porque não deverão, afinal, os sportinguistas andar orgulhosos e confiantes? Porque não deverão eles estar satisfeitos, empolgados, seguindo o trabalho da equipa atentamente e enchendo cada vez mais estádios? Porque não podem, os adeptos leoninos, cantar um pouco de galo quando, depois de muito tempo, se encontram finalmente em posição privilegiada perante os seus dois rivais? O Sporting não é, afinal, o porquinho em cima de uma árvore, que ninguém sabe como foi lá parar, mas que eventualmente vai cair? Porque se dão tanto ao trabalho de criticar a alegria e confiança de alguém que, à partida, sabem que vai aterrar com toda a força no chão? Devem os adeptos de certos clubes ser privados de momentos de euforia, pois podem arrepender-se mais tarde, enquanto outros davam o campeonato como ganho antes de começar ou outros que achavam que mandar o treinador bicampeão embora seria a mesma coisa?
Estamos em posição de ter confiança, alegria, vontade de ver a nossa equipa jogar e estar mais perto dos nosso objectivos. O que não deve, em circunstância alguma, ser confundido com arrogância. O Sporting não vai vencer todas as competições em que está inserido. O Sporting não vai golear rivais todos os jogos, não vai vencer todos os jogos, nem vai ter um percurso simples e fácil. Percebermos isso, não significa que deixemos de exultar com as vitórias que já aconteceram nem que não nos alegremos com os bons resultados.
Dizem os nossos rivais, naquele tom paternalista com que suspiravam “um Sporting forte faz falta ao futebol português”, que é bom que o Jesus vença o campeonato, depois de tudo isto. Que é bom que ganhe em casa, para a Taça. Que é bom que agora se aplique na Liga Europa.
Anunciam-no com um desejo escondido de desgraça anunciada, como quem não sabe bem distinguir se está a dar um conselho ao seu amigo sportinguista ou se estão a explicar-lhe que tudo o que pode correr bem, vai correr mal.
Eles querem a nossa queda, nós queremos a queda deles. Porque sem eles o Sporting era uma espécie de Celtic, abandonado aos títulos e refugiado nos confrontos para a Taça com o seu eterno rival, sem ninguém que lhe faça frente, sem qualquer entusiasmo no seu campeonato. O facto de não termos o melhor plantel, do presidente ser sempre o alvo de preferência, de termos um treinador com tiques de vedeta, tudo isso aumenta a nossa obrigação de nos controlarmos em momentos de felicidade. Caso contrário, dizem eles, será o fim do mundo. O que eles não sabem, mas nós não esquecemos, é que o Sporting já assistiu a muitos “fins do mundo”. Já sofreu as humilhações e as desgraças anunciadas todas. E, os seus adeptos, são o mesmo que passaram por este deserto sempre com confiança desmedida, sempre com uma amor inexplicável. Se perdermos o campeonato, será triste, ficaremos todos desiludidos, mas isso não é nada comparado com as provas de fogo que este clube e estes adeptos já tiveram de superar.
No Sábado, no fundo, espero apenas isto. A confiança de quem está na frente e tem vindo a vencer os jogos importantes internamente, a alegria de quem não tem nada a perder mas muito a ganhar, e que deixemos de lado a arrogância de acharmos que tudo está ganho. Agora, existe algo que não podemos negar. O Sporting joga melhor, tem um melhor treinador, tem uma linha de jogo mais inteligente, tem jogadores competentes em todas as posições, joga em casa e perante os seus incansáveis adeptos. Temos de assumir o favoritismo sem qualquer preconceito, por muito que possamos falhar o objectivo. Temos dizer claramente que somos melhores, já o provámos por duas vezes e estamos prontos para a terceira. Isto não tem nada de bazófia, nem de arrogância, mas tem muito de verdade.
*às terças, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
17 Novembro, 2015 at 20:35
SPOOOOORTIIING <3
17 Novembro, 2015 at 20:39
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
17 Novembro, 2015 at 20:46
Vamos a eles!Nunca mais é sábado 😉
17 Novembro, 2015 at 20:49
Nunca mais e sábado …. #EuVouLaEstar
17 Novembro, 2015 at 21:00
Arrogância e Sporting, é como água e azeite. Não se misturam.
Temos motivos para estar confiantes!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
17 Novembro, 2015 at 21:08
Confiança sem arrogância, parece-me perfeito.
Mais um jogo difícil para ganhar, meio a zero serve para continuar em prova, afinal, temos que defender o título.
SL
17 Novembro, 2015 at 21:15
O apitadeiro de serviço é um amigalhaço da galinhagem. Cuidado, muito cuidado com o habilidoso Jorge Rouba.
17 Novembro, 2015 at 21:39
Até pode ser, mas é mais conhecido por ser um “super dragão”.
17 Novembro, 2015 at 22:05
Como sempre, a Maria Ribeiro não rodeia o tema, não floreia nem adorna.
Vai directa ao assunto e é, quase sempre, certeira.
Claro que tudo isto tem muito de verdade, Muito mais do que muitos de nós pensam, tentando refrear os ânimos.
Quero um vulcão em Alvalade!
SPOOOOOOOOOOOOORTING!
17 Novembro, 2015 at 22:15
Bom post da Cara Maria Ribeiro,
NO ENTANTO, eu sou da opinião contrária. o SCP precisa é de “atacar” o jogo deste fim de semana (para essa competição que não sei se interessa ou não) com o máximo de humildade possível.
É a humildade que traz o jogo pensado, calculista e eficaz que precisamos. E nunca a confiança (principalmente o excesso dela, que é que eu mais tenho visto por aqui).
Não é por acaso que a Cara Maria Ribeiro refere o fenómeno “interno”, pois que nas competições europeias (nomeadamente a Liga Europa) temos tido exibições embaraçosas. E, no que toca à competição interna, também não temos jogado lá-essas-coisas.
É verdade que não temos razão para temer os milhafres. Mas também é verdade que o excesso de confiança é-nos, SEMPRE, prejudicial (Lokomotiv?).
AINDA não ganhamos nada.
Sejamos humildes, concentrados e eficientes e correremos os milhafres da Taça (se é que isso importa).
SL
17 Novembro, 2015 at 22:23
O post é mais para nós, adeptos, do que para os jogadores e equipa técnica.
Acho eu…
Confiança, determinação e uma certa arrogência foi o que demonstrámos no galinheiro e correu bem.
Acho que a Maria tem toda a razão.
17 Novembro, 2015 at 22:23
*arrogância
17 Novembro, 2015 at 22:17
SportiiinnnGggg sábado lá estaremos ….
17 Novembro, 2015 at 22:21
Concordo o Sporting é totalmente favorito para este jogo, líder do campeonato e está num parcial de 4-0 nos dois jogos com o slb, mas precisamos de entrar em campo com a ambição e garra do costume.
Por isso fiquei muito feliz com os discursos de BdC, Octávio Machado, Ruiz e certamente que outros e JJ vão seguir a estratégia de atribuir mérito e qualidade ao “bicampeão”.
Fala-se muito em complexos de interioridade mas neste jogo mais do que o slb preocupa-me o complexo de superioridade e a hipótese de pensarmos que está feito!
PS: Espero casa cheia…ALLVALADE
17 Novembro, 2015 at 23:04
A semana toda com um nervoso miudinho…. “raispartam” que nunca mais é sábado!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOORTiiiiiiNG!!!!
17 Novembro, 2015 at 23:21
Boas!
Acima de tudo, o que me preocupa é o cansaço dos internacionais. Ao contrário do jogo para o campeonato, metade da equipa vai fazer 2 treinos antes do jogo! Acredito mas vai ser preciso muito esforço!!!
17 Novembro, 2015 at 23:42
Para já zero lesões o que se não é inédito anda lá perto…
18 Novembro, 2015 at 8:48
Sim… e o Mané…?
Que recupere…todos são necessários…!!
SL
17 Novembro, 2015 at 23:37
“Porque sem eles o Sporting era uma espécie de Celtic, abandonado aos títulos e refugiado nos confrontos para a Taça com o seu eterno rival… ”
Não te esqueças do FCP … agora, parece que as andam a ver passar, mas isto está mesmo ao jeito deles, pela calada .
SL
18 Novembro, 2015 at 3:52
Exato muito cuidado com este silêncio do fcp…ainda por cima estão há 2 anos a ver navios!! Quando estiverem desesperados vão atacar com tudo e se for preciso com a “ajuda” do slb.
18 Novembro, 2015 at 0:48
Mas no Celtic Park ainda se vivem grandes dias de paixão pelo futebol.
Sim, vamos ao derby com humildade e lutar para ganhar mais uma batalha. Vamos dar em casa o apoio que eles mereciam, e que todo nós gostaríamos de ter dado in loco, quando nos deram aquela exibição na casa deles.
Está lançada a semana…
18 Novembro, 2015 at 1:12
#euvoulaestar e mais filho
Passagens, bilhetes e as malas (saco e mochila) já preparadas!!
Aí vamos nós Lisboa …. 6ª. feira à meia noite lá estaremos e no Sábado na B1…. vai haver paragem na “Paryebebe”‘?
Que pena o jogo ser tão tarde. Se fosse de dia ainda dava para ir para casa da minha filha de transportes públicos, assim só de taxi!!
Enfim, pelo SPORTING faz-se todos os sacrifícios!!!
Até Sábado malta! SAUDAÇÕES LEONINAS!!!
SPOOOOOOOOOOOOORRTIIIIIIIIIIIING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
18 Novembro, 2015 at 8:58
Existe sempre paragem no parybebe 😀
18 Novembro, 2015 at 10:50
Exacto! Isso é garantido 🙂
18 Novembro, 2015 at 11:04
Boa viagem! Lá nos encontraremos, em casa 🙂
18 Novembro, 2015 at 1:21
Vai ser dos jogos mais difíceis de sempre contra o Benfica, mas que iremos ganhar de forma épica!
Não vai ficar na Kodak mas sim marcado nos nossas almas para sempre!
Viva o Sporting Clube de Portugal
18 Novembro, 2015 at 3:53
Tivemos 3 treinadores competentes nas últimas 3 épocas e JJ é sem duvidas o que mais ovos teve. Não nos esqueçamos que chegamos a estar em primeiro com o Leonardo Jardim até que começaram a fazer-nos a folha à grande. Continuo a achar que esse campeonato estava ganho, pelo menos teriamos dado muita luta até ao final, se não tivessemos sido absolutamente vandalizados. Não nos esqueçamos do Marco Silva, com vergonha de ser apelidado de chorão, achou que tudo de mal que acontecia com a sua equipa era do Presidente que não apoiava os seus jogadores e que, por ventura, o líder máximo do clube não teria sequer o direito de poder pedir mais esforço por parte do grupo de trabalho. Mesmo assim, esse kalimero, foi conseguindo resultados bastante aceitáveis e graças ao colinho do outro lado da segunda circular não conseguiu mais que uma das mais saborosas taças de portugal de sempre.
No fundo, apesar de nunca termos gasto nem um quarto do que os nossos adversários gastaram, nestes últimos 3 anos podiamos ter conseguido mais qualquer coisa.
No que diz respeito ao Sporting, sou capaz de ser um dos adeptos mais resguardados, não na defesa do clube (porque aí viro animal ferido) mas sim nos festejos junto dos anormais dos nossos adversários. Confiança é algo que não consigo ter, porque por mais que joguemos um futebol espectacular, há sempre alguém na sombra disposto a mudar o rumo dos acontecimentos. Arrogância tenho, porque continuo a achar que sou adepto do MELHOR CLUBE DO MUNDO! ou entao sou somente realista!
18 Novembro, 2015 at 6:03
Cantar de galo? Barcelos?
Cantar de Leão, menina, de Leão!
18 Novembro, 2015 at 8:05
É isto!!!
Spooooorting!
Z
18 Novembro, 2015 at 9:18
Vencer este jogo é mais simples do que parece.
“Oh Mpenza, tás a ser arrogante, não leste o texto da Maria?”
Calma gente. Eu passo a explicar. O facto de ser um jogo de mata-mata significa que não há empate, o que seria um resultado perfeito para o Vitória.
Vamos ganhar este jogo porque temos meio campo. E eles não.
Com o meio campo certinho, controlamos o jogo. O resto é simples. Temos de correr mais, jogar mais e marcar mais que eles. O árbitro não vai facilitar. Vai querer “manter as rédeas do jogo” e apitar demasiado. Mais para eles do que para nós, porque se sente “pressionado pelo ambiente criado pelo BdC” e porque o patrão dele o avisou para ter cuidado e fazer uma “boa” arbitragem.
Por isso, parece-me que vai ser um jogo resolvido na segunda parte. O Gaitan sozinho vai ficar frustrado por ninguém o ajudar na frente. O Jonas vai encaixar que nem uma luva no bolso do Paulo Oliveira. O Samaris vai dar o berro aos 65′. Nós vamos subir o bloco.
Isto é jogo para se ganhar pela margem mínima, segurar a vantagem e fazer a festa no fim.
Podem escrever aí num papelinho.
E acabo este comentário como o comecei. Pode parecer difícil, mas ganhar este jogo é mais fácil do que parece.
18 Novembro, 2015 at 16:54
…. não estou assim tão confiante… mas na esperança de um bom resultado (1-0 dá)!!
SL
18 Novembro, 2015 at 9:28
E o Sporting é o nosso grande amor…..
SPOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
18 Novembro, 2015 at 9:32
Off-Topic…
Ontem, estava eu a espreitar os sub-21, comentado por aquele demente que faz as coberturas do futsal na RTP2, quando o tipo se desfaz em elogios ao Pó-de-Talski do putedo, tendo este rematado co o seguinte: “é um excelente jogador que tem a difícil missão de fazer esquecer o Rúben Neves”. Ia-me saltando a tampa! Mas por acaso foi o Rúben eleito como o melhor jogador do último europeu de esperanças (quando este se limitou a aquecer o banquinho e a observar do seu cantinho o enorme Sir)? Isto é tão descarado que só dá vontade de os foder! Metem-me nojo! Já o Gélson foi completamente ignorado no lance do 2º golo. Vergonhoso!!!
18 Novembro, 2015 at 9:41
Continuo indignado com o esquecimento da selecção em relação ao Xico Geraldes e ao Palhinha. É às descarada esta filha de uma putice!
18 Novembro, 2015 at 11:07
Acompanho-te em todas as indignações, que também senti enquanto via o jogo em directo.
18 Novembro, 2015 at 12:16
Mário Túlio, uma das tuas missões passa por tratar desse Pedro Martins da rtp.
18 Novembro, 2015 at 12:25
Eu achei que ele estava a dizer isso porque o Rúben Neves é o titular da equipa e que apenas momentaneamente e esporadicamente foi à principal e daí ele ter dito isso…foi o que me pareceu! Que o Neves continuará a ser o titular…
Aliás acho que esta selecção de sub.21 está em linha com a do ano passado e só acho mais fraca aí mesmo…não há um trinco perto o que é/foi (nesta selecção) o Sir! O resto da selecção acho que é equivalente, e o único jogador que não gosto desta selecção e para mim o mais fraco é mesmo o Cancelo e assim que o Riquicho voltar lá se vai ele! Ataca bem mas não tão bem para ser um extremo e defende horrivelmente mal! É um buraco descomunal…
18 Novembro, 2015 at 9:36
Desculpem o OFF Topic
L. Vidigal – repreensão e 40€ de multa
JJ (por chegar 4 min atrasado a flash interview) – 230€ de multa
Raul José – 10 dias suspensão e 765€ de multa
Perderam toda a vergonha.
18 Novembro, 2015 at 11:08
Pois perderam…há muito tempo!
18 Novembro, 2015 at 11:30
a sério…? surreal…
18 Novembro, 2015 at 11:33
Nunca a tiveram!
18 Novembro, 2015 at 14:06
não vai ser com essas multas que eles vão fazer esquecer os “almoços grátis” da Caixa Negra!!!
18 Novembro, 2015 at 9:38
temos de ter em atenção que eles vão jogar da mesma maneira que nós jogámos no galinheiro..ou seja, procurar o erro e sair em contra ataque..e eles tem jogadores rápidos para isso..por isso muita atenção e muita atitude em campo pq nada tá ganho..não podemos cair no mesmo erro que eles, ou seja, soberba em alta e já ganhámos isto.
tem que estar focados a 100% e acredito que se assim for estaremos todos felizes no final do jogo
SPOOOOOOOOORRTIIIIINNNGGGG!!!
ps: e lá estarei como sempre a apoiar 🙂
18 Novembro, 2015 at 10:13
“um Sporting forte faz falta ao futebol português”
lol
Eles gostam muito de utilizar esta frase quando estamos numa má fase para tentar alguns “votos” de solidariedade, mas quando o leão se solta só nos querem ver a sangrar.
Frases dessas vindas de quem for merecem um “vai pró c***** que te f***”
18 Novembro, 2015 at 10:16
Desde 1996 jogamos 5x com o benfica para a Taça de Portugal, 4 na Luz 1 em Alvalade. Ganhámos 2 e perdemos 3 (1 deles nos penaltis depois de um empate 3-3).
Cada jogo é um jogo e cada época é uma época mas nestes 5 jogos houve uma média de 5,8 golos por jogo (não considerando o desempate por penaltis no 3-3).
Acredito que vai ser um jogo com muitos golos e que no final a vitória vai ser nossa.
Estamos a precisar de uma vitória destas em nossa casa! e como sempre #euvoulaestar
SL
18 Novembro, 2015 at 10:16
Bom dia! Sabem porque é que esta equipa me tranquiliza? porque tenho a certeza absoluta que ela encara todos os jogos com total humildade. E isso se deve acima de tudo a Jorge Jesus que aparenta arrogancia mas respeita os adversários e o trabalho como ninguém.
por isso, FORÇA SPORTING; VAMOS A ELES! (mas com respeito…)
18 Novembro, 2015 at 10:20
Permitem-me um OFF, triste mas importante? Morreu a maior Lenda da História do Rugby: JONAH LOMU, com apenas 40 anos.Não acreditei quando li há pouco. Paz à tua Alma, Gigante.
http://observador.pt/2015/11/18/morreu-jonah-lomu-a-primeira-estrela-global-do-raguebi/
18 Novembro, 2015 at 10:20
+1
18 Novembro, 2015 at 10:55
+1
18 Novembro, 2015 at 11:25
+1
the greatest!
18 Novembro, 2015 at 12:25
+1
18 Novembro, 2015 at 14:37
xiiii, o Lomucotiva?!
fonix, tao novo
18 Novembro, 2015 at 14:53
eh eh eh, a levar tudo a frente:
https://youtu.be/-FkJ1Wp9iko
18 Novembro, 2015 at 10:31
Excelente texto Maria!
Eu acho que só a bazófia nos pode fazer perder o jogo! Se houver um clima de que está ganho eu acho que perdemos! No entanto temos de entrar confiantes que dando tudo o que temos e dando o nosso melhor podemos ganhar! Por isso subscrevo completamente o que dizes!
Eu sou o estilo de adepto que nunca goza com outros adeptos, nem na altura do 3-0 gozei com os lampiões…mas isso não implica que não esteja confiante e que não apareça de peito cheio na conversa!
18 Novembro, 2015 at 11:11
Também nunca gozo com os lampiões.
O maior gozo é sentir o silêncio deles em momentos negativos. Nenhum post no facebook ou boca no café ou no trabalho bate o silêncio deles 🙂
18 Novembro, 2015 at 11:51
O filha da Puta do Lampeão que festejou a nossa iluminação da liga dos campeões.
Quando passa por mim… É com os olhos no chão.
Eu só lhe digo: Bom dia… Num tom um pouco mais alto que o normal!
E vou me a rir por dentro 🙂
18 Novembro, 2015 at 11:52
🙂
18 Novembro, 2015 at 12:30
É como eu costumo fazer…riu-me mais, acho mais piada à conversa e converso mais…mas não gozo! Até porque a coisa onde levo mais longe é mesmo com quem gozou comigo! Tipo houve uns quantos a gozar com o Lokomotiv…depois do 3-0 meti o bailando na luz como toque de telemóvel e meti o telemóvel a tocar ao pé deles quando não estava ali ao pé! Quando voltei eram trombras…hehehehe! Depois olhei para o tlm e pedi desculpa se ele tivesse tocado muito! Pior ficaram ainda…heheheh!
Estou pronto para algo do género com uns quantos por causa do Skanderbeu…espero que o Sporting me dê essa oportunidade….
18 Novembro, 2015 at 13:10
+1