«Pai, posso guardar o resto do sumo para beber na segunda parte?»
“Podes, claro. Vamos lá ver é se isto não se entorna…”
«Não, fica aqui ao cantinho»
A pergunta soava estranha, tendo em conta a rapidez com que, regra geral, um sumo é bebido, mas a explicação viria logo em seguida.
«Vou beber este sumo quando o Sporting marcar quatro golos, sabias?»
Eu sorri, enquanto o meu cérebro respondia que bastava um golo para sermos felizes.
Para trás tinha ficado uma primeira parte fria, com poucas ideia e com menos velocidade ainda. Uma boa entrada em jogo, é verdade, mas, depois, o Besiktas mostrou ter a lição bem estudada: Quaresma e Sahan limitavam as subidas de João Pereira e de Jefferson e, à falta de um extremo de raiz, o Sporting acaba, invariavelmente, por canalizar o jogo pelo meio e por perder a bola na verdadeira floresta defensiva montada pelos turcos. Para piorar o cenário, a defesa verde e branca, com William incluído, parecia estar a dormir e ia acumulando erros infantis que poderiam ter custado um golo mais cedo.
Era preciso mudar e Jesus fez aquilo que pairava na mente de muitos de nós: meteu Gelson em campo. Não arriscou em demasia (Montero foi o sacrificado), mas foi o suficiente para se perceber que o jogo ganharia outros contornos nos segundos 45 minutos. A equipa ganhava o factor surpresa e irreverente que lhe havia faltado e as barreiras defensivas turcas viam-se obrigadas a movimentações que as obrigavam a descoordenar-se. Era o Sporting, definitivamente, a querer pegar e mandar no jogo, mas uma perda de bola em zona proibida, em saída para contra-ataque, gelava ainda mais a noite: trivela de Quaresma, finalização à ponta de lança de Mario Gomez. Faltava pouco mais de meia hora.
«Estava a ver que não…»
“Mas tu passas-te?!?”
«Então, agora temos mesmo que marcar golos!»
Perdido naquela premonição infantil, peço mentalmente que Jesus mexa na equipa e arrisque o que tiver que arriscar. Teo despe o fato de treino e entra para o lugar de Adrien. A equipa estica-se, assume dois homens na área, dois criativos à solta entre a linha e o meio e um puto sem vergonha na ala contrária. William deixa-se de merdas e segura o meio-campo, dizendo à equipa para se lançar sobre o adversário. Slimani vê o seu remate ser placado, mas é o suficiente para os 30 mil adeptos presentes, já refeitos do golpe, assumirem a vontade de carregar a equipa às costas. E é no “vai” que se grita a toda a volta, que Slimani acredita que o passe de Ruiz vai ser seu. É todo o esforço que vale a pena no segundo em que o redes hesita e em que Slim se estica. Depois, é acertar na bola e onde tiver que ser só para a ver lá dentro. O Sporting volta ao jogo.
Teo manda uma bomba da direita, quase sem ângulo, para defesa de Zengin, mas será do lado contrário que Ruiz aproveitará uma segunda bola para entrar na área e fuzilar. Em cinco minutos o Sporting dava a volta à partida e ficava com o apuramento nas mãos. E bastaram mais três minutos para carimbá-lo: arrancada de Gelson e passe para Teo, com o colombiano a ter um trabalho fantástico antes de fazer o terceiro e de roubar a espuma ao árbitro para festejar de uma forma que se vai tornar viral (mas vale a pena ver como o pequeno Gelson comemora, virado para a sul).
Uma grande remontada, numa noite onde uma equipa mostrou que nunca desiste e os seus adeptos mostraram que nunca a deixarão desistir ou, se preferirem, numa noite em que Alvalade viveu, uma vez mais, a máxima “Juntos somos mais fortes, unidos somos invencíveis”.
«Pai, podes dar-me o meu sumo?»
11 Dezembro, 2015 at 11:45
Também não percebo o porquê de crucificarem o montero, ninguém na primeira parte estava a sobressair na 1 parte (talvez o jmario na minha opinião), alias o montero até disputou bastantes lances o que não é costume nele
11 Dezembro, 2015 at 11:46
“pai podes dar-me o meu sumo?”
o Cherba com os festejos já o tinha bebido, eheheheheheh
Sem dúvida, que grande remontada, épica mesmo, e o que mais me impressiona é que quando estamos em desvantagem, seja no resultado seja na conjuntura, o Sporting joga sempre sem pontapé para a frente, joga sereno, porque sabe o que está a fazer, sabe do seu valor e isso não me lembro de ver na equipa desde a equipa que foi campeã pela última vez.
Este ano vai mesmo ser o ano do LEÃO!
11 Dezembro, 2015 at 11:48
Não é muito justo crucificar Montero ou João Pereira, quando na primeira parte NINGUÉM jogou bem. Todos cometeram erros, do Patricio ao Slimani.
Mais importante do que a avaliação individual dos jogadores, é perceber que esta equipa sabe sempre o que tem de fazer em campo para ganhar um jogo. Tornou-se adulta. Já tinha alma (vide final da taça e derrota em schalke), mas agora percebe-se que tem uma maturidade tática e um instinto de sobrevivência, que lhe permite mudar taticamente consoante aquilo que o jogo oferece. E imaginem, se Jesus tivesse um Carrillo ou um Nani à disposição!
Claro que ajuda ter um William, que quase sozinho consegue equilibrar um meio-campo, permitindo que a equipa jogue com 2 avançados e 2 extremos em simultâneo. A classe de Ruiz (como fiquei feliz quando ele assinou!), o sangue frio de Teo (quando é preciso NUNCA falha) e perseverança de Slimani (qual é o redes que tinha coragem de sair contra uma locomotiva a 100km vinda na sua direção?) faz o resto.
Mas o segredo está em Jesus. Em 6 jogos europeus, só alinhamos com a equipa titular em 1 e passámos.
11 Dezembro, 2015 at 12:33
totalmente de acordo!
Isto hoje nem é preciso comentar, basta vir aqui e assinar por baixo alguns comentários.
11 Dezembro, 2015 at 15:09
+1
11 Dezembro, 2015 at 11:59
Grande, Grande, Enorme reviravolta!!! Uma noite europeia que vai ficar na História de Alvalade!!!
Apesar de uma 1ª parte fraquinha e desconcentrada, os adeptos não pararam de apoiar e incentivar a equipa! Na 2ª parte, grande reacção das bancadas ao golo sofrido, com o seu espelho na raça de leão do Slimani na forma como “acarditou “até ao fim que ia marcar aquele golo!!!
Os golos do Bryan e do Teo são ambos pura classe!!!
A entrada do Gelson veio mudar muito o jogo e o golo dos turcos aparece numa altura em que nada tinham feito na 2ª parte e fruto de uma oferta da nossa defesa.
Na rádio, depois do jogo, eram só comentadeiros lampiões aziados a dizer coisas como “na 2º parte o Sporting entrou bem, mas rapidamente o Besiktas abafou-os novamente e chegou ao golo” ou “assim que o Besiktas faz o golo, pensei logo: já está!” (esta pérola, by pedro henriques)…para esses merdas, aqui fica: CHUPEM!!!
E VIVA O SPORTING C*****O!!!
PS: episódio engraçado…já fora do estádio, passo por 2/3 crianças de 8/10 anos no máximo, acompanhadas pareceu-me que dos pais, e que cantavam alegremente “Ó Jesus és indecente, abandonaste os animais!” com palmas a acompanhar…claro que não resisti e juntei-me ao coro!!! XD
SL
11 Dezembro, 2015 at 12:04
Toca a votar no Bryan Ruiz como o melhor da jornada europeia!!!
mvp.uefa.com?v=2317256pt.uelmvp.uefa.com/?v=2317256
11 Dezembro, 2015 at 12:22
Já votei! 🙂
Ainda está em segundo, mas tenho a certeza que a força da Tasca vai pô-lo em primeiro!
O primeiro jogo da Liga Europa vai ser jogado em casa, pois os cabeça de série jogam o jogo da segunda mão em casa!
11 Dezembro, 2015 at 12:24
http://uelmvp.uefa.com/
11 Dezembro, 2015 at 13:16
mais um voto!
11 Dezembro, 2015 at 12:24
Já está! Toca tudo a votar, que o Bryan está bastante renhido com um turco, ligeiramente atrás dele!
SL
11 Dezembro, 2015 at 12:57
Diz que não está disponível. Não sei o que se passa.
11 Dezembro, 2015 at 13:04
É o link do Pumba que está certo.
11 Dezembro, 2015 at 12:08
Grande vitória!!!
Estamos mentalmente muito fortes.
Deixar apenas um apontamento para o comportamento de alguns “teenagers” das claques que continuam a prejudicar o SPORTING com o rebentamento de PETARDOS!
Já para não falar no “nevoeiro” de cannabis em toda a superior sul.
Será a direcção do Sporting conivente/permissiva com tudo isto?
SL
11 Dezembro, 2015 at 12:08
Grande vitória!!!
Estamos mentalmente muito fortes.
Deixar apenas um apontamento para o comportamento de alguns “teenagers” das claques que continuam a prejudicar o SPORTING com o rebentamento de PETARDOS!
Já para não falar no “nevoeiro” de cannabis em toda a superior sul.
Será a direcção do Sporting conivente/permissiva com tudo isto?
SL
11 Dezembro, 2015 at 12:10
És alérgico à erva? Ahahahaha, passas de um leão de aço para um leão de barro. A erva é a tua kriptonite! Hahahaha
11 Dezembro, 2015 at 12:11
Dois comentários feitos com avatares diferentes 😉
11 Dezembro, 2015 at 12:12
Erro da tasca não meu.
11 Dezembro, 2015 at 12:11
Não. Sou alérgico á estupidez.
Sabendo que
11 Dezembro, 2015 at 12:15
Dizia eu que não. Sou é alérgico á estupidez.
Sabendo que quem a consome já por si revela algum deficit de inteligencia, depois sob o seu efeito, parecem uns gnomos com olhos de carneiros mal mortos, que só fazem merda(ainda por cima mal feita ) mas acham isso buédafixe.
Trolls
11 Dezembro, 2015 at 12:22
Hahahaha
11 Dezembro, 2015 at 13:07
Ele mudou o email mas não o nome. Mais um multi-nicks como, aliás, eu já suspeitava.
11 Dezembro, 2015 at 13:18
És mesmo otário! Que culpa tenho eu que tenha digitado mal o email(com menos uma letra, foi o caso) e a tasca ter aceite o comentário sem moderação.
Há aqui uns tipos( putos de certeza) que têm a mania da perseguição. IRRA!!
11 Dezembro, 2015 at 14:33
Epá porque é que partes logo para a ofensa gratuita? Tem calma pá…
11 Dezembro, 2015 at 15:28
Sorry. A estupidez é a unica coisa que me tira do sério.
11 Dezembro, 2015 at 12:53
Oh diacho…nevoeiro de cannabis…?
É que eu não estou muito longe das claques…e confesso que “não me cheirou” a nada…
Não coloco as mãos no fogo…mas acho que ontem “nem iveram tempo” para mais nada…nem sei mesmo como é que alguém “arranjou tempo”…para estupidamente rebentar 3 petardos…!!
Sou contra…!
E o “nevoeiro”…?
Olhem …”acendo” as luzes do pópó…!!
Spoooorting…!!
SL
11 Dezembro, 2015 at 12:37
Que me desculpem, os gerentes da tasca, mas não posso de deixar de citar este texto de um, muito bom, blog de apoio ao SCP.
«Duas péssimas notícias no mesmo dia: o iminente despedimento do Lopetegui e a nossa vitória contra o Besiktas. Vamos a uma de cada vez, começando pela primeira. Passo de imediato ao apelo e em discurso directo: “Pinto da Costa, caro amigo, o Lopetegui é uma aposta tua. É um dos teus. Um líder, um verdadeiro líder como tu, não deixa cair um dos seus e, muito menos, por alturas das festas”. Esperemos que o apelo resulte até janeiro pelo menos.
O Besiktas foi a melhor equipa contra a qual jogámos esta época. Não comecemos, como fui ouvindo depois do jogo, a desvalorizar o adversário e o resultado. Durante cerca de uma hora deram-nos um banho de bola. Jogando daquela forma, o zero a zero parecia-me uma forma digna de sairmos da Liga Europa e resolvermos este problema de nos andarmos a entreter com jogos que não contam para o campeonato.
Estava nestas cogitações, quando o João Pereira, ao perder a bola, permitiu que o Quarema nos afiambrasse uma trivela para o Mário Gomez encostar. Alvalade parecia transformado num ecrã de “play station”. O Besiktas pecou com este golo. Foi a gula. O zero a zero convinha a todos. O um a zero, com nota artística, começou a gerar comichões em alguns jogadores do Sporting.
O Slimani era o mais comichoso deles todos. De repente, o guarda-redes do Besiktas viu-se numa linha de caminho-de-ferro a olhar de frente para um TGV. Desviou-se a tempo. Fê-lo com elegância, não passando por cobarde. O um a um voltava a ser uma saída digna da Liga Europa. Só que aquele terrapleno depois de ligado não se consegue desligar.
O Ruiz, invejoso, para além de uma trivela ao contrário a isolar o Slimani no primeiro golo, resolveu marcar um golo com a classe dos jogadores que andam nesta vida há muito. Bola rápida ao primeiro poste, quando o guarda-redes ainda hesitava se se fazia ao primeiro ou ao segundo poste. Comecei a ficar apreensivo. Tudo o que não desejávamos, acontecia.
Fiquei mais descansado quando a bola chegou ao Gutierrez. Ainda mais descansado fiquei quando o rapaz, em vez de rematar, fintou para dentro. Estavam criadas todas as condições para um daqueles lances em que tudo parece bem feito mas o golo não acontece. Para chatear, o Gutierrez conseguiu fazer aquilo que anda a tentar desde o princípio da época: marcar um golo depois de uma finta em câmara lenta.
Estamos tramados. Vamos ter de jogar mais jogos. Começamos com o Moreirense. Se correr mal, não nos venham com desculpas. Ninguém vos pediu para ganharem ao Besiktas. Só tinha interesse continuar na Liga Europa se o Benfica lá tivesse ido parar. Seria muito divertido limpar-lhes o sarampo nesta competição também. »
11 Dezembro, 2015 at 12:43
Nós ontem virámos, porque:
1º Jorge Jesus quis;
2º Jorge Jesus motivou;
3º Os jogadores acreditaram;
4º Alvalade apoiou;
5º O Besiktas não se fechou e lutou pela vitória;
Este último ponto sabemos que em Alvalade é muito pouco provável, pelo que convém o Sporting começar a entrar nos jogos em casa não da maneira que entrou ontem, mas com velocidade e garra. Se assim for, acredito que comecemos a resolver os jogos mais cedo.
Por último, destaco a ALMA e a CRENÇA desta equipa. Os jogadores acreditam neles! Não só porque são mentalmente fortes mas porque VÊEM o resultado de acreditarem!
Porque Jesus não é mais motivador do que Lopetegui ou Vitória.
Jesus é mais e melhor treinador.
E com um Mestre que é dos melhores do Mundo, a motivação entronca com os RESULTADOS.
De que adianta acreditar em nós próprios se os resultados não aparecem…?
11 Dezembro, 2015 at 14:05
🙂 meu querido amigo ” sempre tão devoto como eu ” 🙂
11 Dezembro, 2015 at 14:57
ehehe…sempre, pelo nosso grande Amor Sporting! 😉
11 Dezembro, 2015 at 12:45
JOGO INTEGRAL , com comentários em Inglês, da BT Sports
http://gibol.tv/fullmatch/1449847240-sporting-cp-vs-besiktas/
11 Dezembro, 2015 at 21:08
Serviço publico! Obrigado!
11 Dezembro, 2015 at 12:48
Tanaka ao poder!
11 Dezembro, 2015 at 12:50
Quanto à famosa questão da rotatividade e do excesso de jogos, é uma questão inócua:
com Naldo, Jonathan Silva, Esgaio, Tobias, Aquilani, Bruno Paulista, André Martins, Montero, Tanaka, Mané, Gelson, Matheus, Bruno César, Marvin Zeggellar, Schellotto…temos 15 jogadores com mais do que nível para rodarem a Liga Europa com os restantes .E ainda não estou a contar com a possibilidade da re-inclusão do Carrillo e alguma ida ao mercado em janeiro.
A Liga Europa segue em fevereiro. até lá, há muito tempo para gerir o plantel. E o segredo do sucesso desta época está a aser precisamente a gestão do plantel.
11 Dezembro, 2015 at 14:56
Exactalqualmente!!! 🙂
Diria mesmo mais, “…E o segredo do sucesso desta época está a a ser precisamente a (SUBLIME, digo eu) gestão do plantel.”
SL
11 Dezembro, 2015 at 12:53
Que raça, que equipa, que vontade de adeptos e jogadores. Eu sou muito fácil, esqueço rapidamente a primeira parte se no final fizerem sempre este show.
Obrigada por mais uma alegria rapazes 🙂 vocês estão destinados a vencer.
11 Dezembro, 2015 at 12:54
Possíveis adversários no sorteio:
Olympiakos
Bayer Leverkusen
Manchester United
Molde
Liverpool
FC Krasnodar
Nápoles
Rapid Viena
Lazio
Basileia
Tottenham
Schalke 04
Athletic Bilbao
Eu escolho o Rapid
11 Dezembro, 2015 at 12:56
Equipas não cabeça de série:
Galatasaray
Valencia
Shakhtar Donetsk
Sevilha
Fenerbahçe
Sion
Borussia Dortmund
Midtjylland
Villarreal
Marselha
Saint Étienne
SPORTING
Fiorentina
Anderlecht
Sparta Praga
Augsburgo
11 Dezembro, 2015 at 13:11
eu também. Rapid, para vingar 95-96.
11 Dezembro, 2015 at 13:52
Eh…
A ultima “vingança” correu mal.
Molde, Lazio, Rapid, Krasnodar e Basileia parecem os mais acessíveis.
11 Dezembro, 2015 at 15:33
ja nos vingamos do rapid em 2004 com golos do Tinga e Liedson…Mas sem duvida que seria um adversario apetecivel
11 Dezembro, 2015 at 14:21
Eu também. Mas temos contas a ajustar com o Nápoles, Bilbau, Schalke, Rapid.
E com o Olympiacos e o Tottenham também, por motivos diferentes.
Ufa…é muita gente!
11 Dezembro, 2015 at 14:29
Com o Shalke já acertámos as nossas contas no 4-2 em Alvalade.
O Bilbao, graças aquela eliminatória, terá o meu respeito para sempre.
https://www.youtube.com/watch?v=x-fNqk06bK0
11 Dezembro, 2015 at 14:41
Mas quem passou aos oitavos foi o Schalke…
O Bilbau também me merece muito respeito e por isso gostava de reencontrá-los mais lá para a frente (quartos ou meias).
11 Dezembro, 2015 at 14:50
Sim, mas depois o Reinaldo vingou o pessoal ao marcar um hat-trick
11 Dezembro, 2015 at 15:37
Estou com o ILLUMINATOR, quem passou foram eles.
Além disso, não gosto de alemães são grandes, estúpidos e arrogantes.
O Bilbau é a minha equipa em Espanha e gostava de os encontrar lá para os 4ºs. Mas por agora, vamos comer Vienneta!
11 Dezembro, 2015 at 14:50
Bilbau sffv … Temos aí umas contitas a ajustar
11 Dezembro, 2015 at 13:03
Fixe fixe fixe fixe
11 Dezembro, 2015 at 13:06
A Cherbatovinha já aprendeu que nunca se desiste, até que o arbitro apite para terminar o jogo.
Grande Leoa … o Sporting tem futuro 🙂
11 Dezembro, 2015 at 13:15
Fica tudo com orgasmos pelo Sporting passar aos oitavos da Champions, perdão, da Liga Europa.
Até JJ gostou , mas não passa disso mesmo.
Mas quando é que aprendem a ser mais exigentes de uma vez por todas????
Ainda não repararam que o Sporting mudou e não é mais aquele clube de vitórias morais e de Godinhices?
Ganhar agora é uma obrigação e não nenhum facto milagroso.
bem sei que muitos aqui votaram em Bettencourts e Godinhos e pouco viram o Grande Sporting ganhar, mas pelo amor da santa, revejam o passado do Sportinge notem que a passagem aos oitavos da LE devia ser encarado como normal, só isso.
“Um Sporting tão grande, como os maiores da Europa”
11 Dezembro, 2015 at 13:16
Por acaso não é oitavos mas sim dezasseis avos … pormenores.
11 Dezembro, 2015 at 13:19
Mais me ajudas e mais ridiculo se torna a euforia.
11 Dezembro, 2015 at 13:34
Os exitos “fazem-se” de vitória em vitória…e não se chegará nunca aos oitavos…
Se não passarmos os dezasseis avos não é…?
Esta nem o Lapalisse diria melhor…!!
SL
11 Dezembro, 2015 at 13:40
Esse sr de tantas vezes que é citado deve dar uma volta no tumulo.
E de cada vez que é mal referênciado dá duas voltas.
Ele dá pelo nome de La Palice!!
11 Dezembro, 2015 at 13:36
Ridiculo é certa gente que por aqui anda sempre a malhar em ferro frio.
11 Dezembro, 2015 at 14:41
Mas que euforia? Tu deves ter algum problema mesmo, só pode…
Onde é que viste alguma euforia nos comentários? Estás triste por termos passado ou a tua alegria é diferente da dos outros?
Se é, deixa os outros curtirem as suas alegrias á vontade, tens sempre que colocar pedras de gelo nas coisas positivas? Oh pá grita Sporting que isso passa!
11 Dezembro, 2015 at 14:52
Festejar faz parte da vida…. Se morreres amanhã ao menos este festejo ninguém to tira!!!
Aproveita 😉
11 Dezembro, 2015 at 23:58
La paliçada…
11 Dezembro, 2015 at 13:19
A ansia de falar mal é tanta que nem conseguem ser rigorosos.
11 Dezembro, 2015 at 13:21
Mas alguém falou mal?? Só não tive espasmos pelo o facto de passarmos, só isso.
Sabes, nós não somos o Braguinha.
11 Dezembro, 2015 at 13:23
Queres bolinhos?
11 Dezembro, 2015 at 13:24
oi?
11 Dezembro, 2015 at 13:41
Tu não deves saber porque caiste aqui de paraquedas e possivelmente nem sabes os pergaminhos do Sporting.
Mas para que saibas as alegrias são semanais e não a longo prazo.
Mas já percebi que ontem deves ter chorado a passagem do Sporting aos dezasseis avos da Liga Europa, já que devias estar a contar que ficassemos pelo caminho.
TEMOS PENA … mete halibut e muito gelo que isso passa.
11 Dezembro, 2015 at 13:53
Já vi que preferes vitórias morais semanais(Godinhices na certa), mas tens que fazer um upgrade.
TEMOS PENA mas o SPORTING agora quer TITULOS !
Guarda a bisnaga para ti, pois pode ser precisa quando festejarmos o titulo.
11 Dezembro, 2015 at 13:55
Os titulos só se conseguem com vitórias semanais ou estou enganada?
Ontem não me pareceu que fosse uma vitória moral … foi uma derrota moral de certeza para malta como tu.
11 Dezembro, 2015 at 14:06
Quando digo moral, digo que não se ganhou nenhum titulo ou trofeu, só isso.
11 Dezembro, 2015 at 13:58
Ontem foi uma vitoria moral?
11 Dezembro, 2015 at 13:36
Concordo!!
E se calhar os que mais festejaram eram os mesmos que diziam que a Liga Europa era para jogar com os juniores.
11 Dezembro, 2015 at 13:44
+1
É , se o Sporting se guiasse por alguns aqui da tasca , qualquer dia jogávamos todas as competições com os iniciados.
Se não repara:
A taça da liga é manipulada, logo….jogar com a equipa b.
A liga dos Campeões é uma roubalheira, …vá de assobiar
A Liga Europa pouco interessa…jogar com os juniores.
Mainada….lol
11 Dezembro, 2015 at 15:00
Na Peida … LOL
11 Dezembro, 2015 at 15:06
Coitadinhos dos urbano-depressivos que de tão habituados a ganhar não lhes apetece festejar vitórias do SCP… Parecem até algo deprimidos e revoltados…
Só falta apelar aos assobios perante “vitórias morais semanais” (LOL) que “não valem nada”…
Temos pena, é meter gelo.
11 Dezembro, 2015 at 16:14
Festejar vitórias é uma coisa , cagar-me pelas pernas abaixo por passar na LE é outra.
Vai lá vai.
11 Dezembro, 2015 at 14:33
Realmente… eu bem que ontem dizia ao pessoal que estava no estádio para se sentarem. Estavam para ali todos ao pulos a festejar os golos, um gajo nem consegue estar sossegado.
11 Dezembro, 2015 at 15:00
Ontem fez sentido. Hoje pelos vistos continuam aos pulos…
11 Dezembro, 2015 at 17:41
Agora não se pode festejar uma vitória. Deve estar nas guidelines do godinho. Epa desaparece!
11 Dezembro, 2015 at 17:46
Olha lá vem o Quinto aziado.
Só falta um para a tal meia duzia.
11 Dezembro, 2015 at 18:42
Deves anda farto de comer camarão?!?
11 Dezembro, 2015 at 23:57
E de espinho…
11 Dezembro, 2015 at 13:21
duas notas que retiro do jogo de ontem:
– Ruiz está-se a definir jogo após jogo como o grande Craque da equipa (juntamente com JM, e estou a falar ao nível da classe). que grande player! se não quebrar fisicamente vai ser decisivo nos titulos desta época;
– começa a ser algo preocupante a quantidade invulgar de passes errados de William. ontem foram 10! Não retira a sua predominancia defensiva mas ultimamente não tem havido jogo em que William não falhe passes em zonas de perigo. a rever…
11 Dezembro, 2015 at 13:29
De facto William tem estado irreconhecivel…ontem na 1ª parte parecia um gajo da distrital a jogar á bola. Falta de vontade??
11 Dezembro, 2015 at 13:36
Não, falta de vontade nunca! não há ninguém que tenha falta de vontade nesta equipa. eu acho que é precisamente o contrário: excesso de vontade de fazer tudo bem e à primeira. William tem o handicap da falta de velocidade e contra equipas super-agressivas e velozes como o besiktas (que não é tão má como alguns a pintam) William falha mais. o problema é que muitas vezes falha em alturas de transição do adversário e isso pode ser perigoso. mas acaba por compensar pelo voluntarismo dele. agora, falta de vontade não me parece
11 Dezembro, 2015 at 13:39
Mas 2 ou 3 passes que ele falha ontem, e sem pressão, não são nada normais nele. Vou acreditar que foi um mau jogo apenas.
Outra coisa, que é geral nesta equipa…remata-se tão mal fora da área!! Chega a ser penoso!!
11 Dezembro, 2015 at 13:51
tens razão. e os livres também têm que ser revistos.mas a construção do jogo e a velocidade das transições, quando pegam, uiui, ninguém nos apanha…
11 Dezembro, 2015 at 13:59
Temos um especialista em bolas paradas, mas não calça (Tanaka).
Realmente acho estranho as bolas paradas do Sporting, ponto muito forte das equipas de Jesus. Cantos marcados por João Mário?? Já chegámos a ter 10 cantos em que nenhum deu remate á baliza…isto com jogadores como Bryan Ruiz, Slimani, Ewerthon e William que não são nada baixos. Livres então melhor nem falar.
Contra equipas que só defendem são um aspecto muito importante do jogo, ganham-se campeonatos assim.
De positivo só as bolas paradas defensivas…já não sinto suores cada vez que existe um canto.
11 Dezembro, 2015 at 14:04
Pareces o Carlos Carvalhal a falar loooooooooool.
O DRH não é aqui.
11 Dezembro, 2015 at 15:00
Mas já tu… Falta de vontade de deitar a baixo … É que ninguém te pode apontar!
O WC está só a pagar o preço do seu estatuto…. Quando pega na bola, caem lhe sempre um, dois, três jogadore ….
Ontem o Quaresma foi atraz dele e fez amarelo… E sabes porque? Por que o temem!!! 😉
11 Dezembro, 2015 at 13:30
SPORTING a subir no ranking da UEFA : 35º
Ainda temos muito que pedalar.
O caminho faz-se caminhando…sem euforias.
SL
11 Dezembro, 2015 at 13:37
euforias…? fala o gajo que só aparece aqui para criticar e apontar algo de negativo, seja da equipa ou dos adeptos. eu falo-te de euforias, falo. o que tu queres sei eu…
11 Dezembro, 2015 at 13:48
Só apontando o que está menos bem, se pode melhorar.
Exigência meu caro.
Passámos a fase de grupos da Liga dos campeões, perdão, da Liga Europa e pareces um puto a quem provou um rebuçado pela primeira vez.
O que tu queres sei eu…mas não volta atrás.
Glória é o caminho
11 Dezembro, 2015 at 13:49
eu dou-te rebuçados dou-te….
11 Dezembro, 2015 at 13:51
🙂 da lhe caramelos !!!! 🙂 ele tem razão temos de melhorar … isto de dar só 3 que esta merda … é de 6 para cima que eles quando querem até os comem 🙂
11 Dezembro, 2015 at 13:58
um moralistazinho bacoco que só passa a vida a desestabilizar (qual Detritus no “Astériz e a Zaragata”) a dar lições de Sportinguismo a quem tem mais anos de devoção do que ele de vida…? muito bom…
eu já lhe disse que o DRH do Sporting não é aqui. para envio de CV é noutro lado. o Evandro Mota que se cuide…:)
11 Dezembro, 2015 at 14:01
Pronto OK.
Gánhamos a Liga dos campeões na final com o Real Madrid e acabámos de ganhar todas as competições internas. Gánhamos tudo o que havia para ganhar.
Tá bem assim? lol
11 Dezembro, 2015 at 14:05
Toma a medicação e enfia-te na caminha. Este espaço é para leões de verdade!
11 Dezembro, 2015 at 14:08
Enrola mais um que isso passa.
11 Dezembro, 2015 at 14:09
epa presos por ter cão e presos por não o ter ….
não achas nada de especial porreiro pah … ainda bem !!!! agora não venhas aziar os outros mas quem és tu para estares aqui a dizer com o que podemos ser felizes ? …se perdemos é porque perdemos…se ganhamos é porque ganhamos ?
não achas nada de mais ok estas no teu direito …mas nos estamos no nosso !!!! é só isso …passar bem
11 Dezembro, 2015 at 14:13
Para a azia existe a RENNIE (passe a pub).
Acho bem enaltecermos as vitórias, já não acho tão bem haver orgasmos multiplos por uma passagem aos oitavos da LE , somente isto, sem tirar nem pôr.
Onde é que está a dificuldade de entendimento?
Será do português?
11 Dezembro, 2015 at 14:17
tenho orgasmos com o que eu quiser 🙂 !!!!!!! olha me que tu !!!!!! opá o Leão de Aço … a serio deixa lá o pessoal estar feliz pah
11 Dezembro, 2015 at 14:34
Ok .
Falando assim desse ponto de vista…ganháste.
Viva a felicidade.
11 Dezembro, 2015 at 14:14
blogue errado. este é o teu lugar, Leão de Aço:
http://anortedealvalade.blogspot.pt/2015/12/sporting-besiktas-as-noticias-da-nossa.html
11 Dezembro, 2015 at 14:20
Que não gostes dos meus comentários, vá que não vá.Agora fazer pub a blogues anti-Sporting aqui na tasca não te fica lá muito bem e revelas-te afinal.
Olha , nem sabia que existia tal blog, mas sendo anti Sporting qualquer clique só serve para os ajudar, e tu…enfim, agora já não enganas mais ninguem.
Táva dificil …mas consegui.
Outros se seguirão e com isso ajudar a revelar os croquettes e consequentemente a ajudar o Sporting
SL
11 Dezembro, 2015 at 15:02
Não sejas cretino!!!
11 Dezembro, 2015 at 15:04
Não andas bem … da marmita.
Trata-te, mas não deixes de aparecer…
Já havia aqui malta com “saudades” tuas…
11 Dezembro, 2015 at 15:20
Thanks.
Já reparas-te que o nº de comentários subiu de uma forma abismal neste post ? lol .
Podem alguns não concordar nada com o que digo, mas que os deixo com a cabeça “em água” lá isso sem duvidas lol
Siga
11 Dezembro, 2015 at 15:53
Patrão da tasca és tu pahhhhhhhhh 🙂 !!!!!! é só para subir os comentarios …..
11 Dezembro, 2015 at 16:08
nããããããã lol
11 Dezembro, 2015 at 17:48
Numa altura em que está em votação o melhor blog, não me parece mal.
Qualquer dia peço comissão ao cherba , é que mesmo aparecendo só de vez em quando já merecia uma comissãozinha lol
11 Dezembro, 2015 at 15:29
Não dêem trela ao primo do SuperLeão.
O Palha de Aço tresanda a infiltrado nadegal super-aziado. Ele que vá de pá e picareta para o Olival fazer companhia ao macaco.
Estás identificado SuperLeãoDeAço:
As trombas do bicho
11 Dezembro, 2015 at 16:12
Olha agora depois de Lãmpião sou do Porco loooooooooooooooooooooooooooooooool
Ficam mesmo á nora eheheheeh .
Ok. Tu tb não tens culpa.
Vá, esforça-te mais , se conseguires muaaaaaaà
11 Dezembro, 2015 at 13:33
Grande jogo contra uma equipa com grande qualidade. Ganhámos e bem. Não jogámos contra uma equipa qualquer…Aliás o orçamento do Besiktas é quase o triplo do Sporting. Acabámos por fazer uma boa caminhada no grupo, com excepção do jogo com o Skenderbeu e Lokomotiv em casa, ainda que nesses dois jogos tenhamos apostado em segundas linhas. Na Champions fomos roubados no 2º jogo com o CSKA. Não fosse esse assalto e tinhamos jogado na Champions. De resto, quando o Sporting põe a carne toda no assador e joga contra equipas que jogam o jogo pelo jogo e sem autocarros, é outra equipa. Bem Jorge Jesus a gerir equipa entre LE e Campeonato. Temos de estar orgulhosos da equipa pelo que tem feito. SPOOOORTING!!
11 Dezembro, 2015 at 13:40
Em minha opinião a primeira parte e a forma como foi jogada EM ECONOMIA DE ESFORÇO, foi intencionalmente assim.
A gestão do plantel não se evidencia só na troca de jogadores mas, também na análise dos adversários, estudo das suas actuações e definição de uma táctica na forma de jogar que, jogo a jogo, dê uma maior garantia ao Clube de vencer os desafios e as provas em que esteja envolvido.
Os Turcos são, culturalmente, aquilo que são, uma mistura de Europa, Oriente e África. Se as coisas correrem como idealizam e imaginam a visão estratégica que partilham uns com os outros é o de “todos por um”. Se algo corre mal, a visão muda. Toma conta deles um individualismo feroz e as equipes desmancham-se num “cada um por si”, sem consideração pelos aspectos colectivos da vida e, neste caso, do jogo.
Aquilo que aos Portugueses é difícil conseguir, aos Turcos é impossível. Se nós dificilmente pomos o interesse colectivo na perspectiva do interesse futuro de todos, sendo-nos exigível que subordinemos, no imediato, interesses pessoais e de grupo ao interesse colectivo, os Turcos não só entendem que a organização serve o voluntarismo como, inclusivé, entendem que, os resultados que a organização não deixa entrever, o voluntarismo individual consegue resolver. Todos voluntaristas, juntos no cada um por si, é a ferramenta que a cultura base do Povo Turco lhes impõe e à qual são incapazes de se furtar. Na adversidade, desatam aos tiros para o ar e atiram-se de cabeça, esquecendo que estão sózinhos contra a muralha.
Há casos na História que demonstram isso mesmo. Sem querer ser maçador, aqui ficam dois exemplos (mas, há muitos mais, alguns decisivos, no século XX) que demonstram isso mesmo: Para os Turcos a mera adversidade e o desaire do momento infunde-lhes tal desânimo e falta de crença em si-mesmos, que se tornam em derrota definitiva.
Em meqdos do Século XVI, cinco mil cavaleiros da Ordem de Malta defenderam com sucesso a Ilha e o acesso à Sicília e a Itália contra 50,000 Turcos Otomanos de Suleiman “o Magnífico”, derrotando-os no cerco que fizeram a Malta, pondo-os em debandada, em função de uma extraordinária estratégia defensiva e de uma determinação e coragem perante a adversidade com as quais os turcos não souberam lidar. Uns anos mais tarde, em 1578, Suliman, veio à volta, invadindo o Norte de África e foi travado e mandado de volta, APESAR DE TER GANHO A BATALHA, pelo Rei de Portugal e todo o exército Português que a esmagadora dimensão do exército Turco matou até ao último homem mas, Suliman, voltou para trás porque a vitória foi “pirrica” o custo em perda de homens e equipamento fê-lo pensar que jamais conseguiria entrar na Europa e tomar conta dela.
A Europa deve à Ordem de Malta e a Portugal o facto de não ser um continente totalmente muçulmano, no presente. A Portugal, porém, custou a independência por três gerações e à Ordem de Malta, a sua prática extinção, pela perda de homens e de influência junto das cortes Europeias, especialmente, junto da coroa Francesa e Espanhola, já que a “Reforma” tinha dado cabo da unidade alemã e a Itália, era a bagunça dos Ducados numa feira de vaidades em que ninguém se entendia, nem o Papado…
Por outro lado, por razões profissionais, conheço-os bem, gente boa, emocional, mais intensos, orgulhosos e voluntaristas que qualquer fabricante de sapatos do Portugal Nortenho. São assim nos negócios e são assim no futebol. Um aperto de mão faz o negócio enquanto os Gregos, por outro lado, preferem um contrato para poderem ter qualquer coisa para rasgar.
Próximos deles, geograficamente, estão os Gregos que curiosamente, nos negócios e no futebol têm características diferentes. São organizados, o interesse colectivo sobrepõe-se ao individual porque têm a noção exacta das suas fraquezas. São empenhados e esforçados mas, não são sérios, nem nos negócios nem no futebol.
Em comum têm a dificuldade constitutiva e originária de se desmoronarem na adversidade, juntando-se num frenesim destrutivo na defesa dos seus interesses que, por razões diversas das turcas, acaba por desabar sobre eles, sob a forma de derrota.
Ontem os Turcos foram eles-mesmos. Enquanto o jogo lhes esteve de feição, foram organizados, determinados, avassaladores na forma como puseram o fanatismo e voluntarismo individual ao serviço do grupo. Quando as coisas lhes começaram a correr mal desarticularam-se em pessimismo suicida e foi o “cada um por si” . Os defesas ficaram a defender e os atacantes a atacar. A equipe partiu-se e o Sporting tomou conta do meio campo. Esse facto, foi-lhes fatal. Foram 3, podiam ter sido mais.
O facto de Teo Gutierrez ter jogado com o guarda-redes deles foi bem aproveitado. Todos os golos foram marcados para a direita dele. Vários remates procuraram esse ponto de vulnerabilidade. Jesus não descurou nenhum pormenor e jogou como um verdadeiro judoca. Aproveitou o ímpeto do adversário para poupar esforço e cair-lhes em cima quando a desarticulação começasse a ser óbvia.
O golo verdadeiramente importante do jogo foi marcado por Slimani. Depois disso, os outros, foram corolários inevitáveis.
Já é tempo de conhecermos o extraordinário Treinador que temos. Jesus converteu-me, em todos os sentidos. Barafustei com a contratação dele, achei que o seu carácter era um impedimento à sua contratação e que nunca devia ter sido opção. Dou a mão à palmatória. A minha visão estava “enviesada” pelo muito que o Sporting e os Sportinguistas sofreram às suas mãos. No meu espírito, pintei o diabo mais vermelho que aquilo que é. Agora chego a pensar que divisei o diabo onde ele nunca esteve.
Jesus é um treinador invulgar que os outros sistematicamente subestimam. Não fala bem? Não, fala mal. Dá pontapés na gramática que fazem corar um iletrado. O discurso não é sempre inteligível e muitas vezes obscuro e ininteligível. Pois é mas, JJ é um comunicador de excepção, um psicólogo subtil, um trabalhador incansável. Serve-o uma ambição gigante e uma vontade de se afirmar pela inteligência analítica que serve uma capacidade inusitada de desenvolver visões estratégicas de conjunto, claramente “gestaltistas”. Debaixo da capa “esfolada” que toda a gente vê, encontra-se uma inteligência superior, um homem que nada desperdiça e tudo rentabiliza. Se tivesse nascido nos Estados Unidos seria certamente um PHD e um caso de sucesso universal. Teve azar, como tantos outros homens de génio foi desfavorecido por circunstâncias que na Europa são quase sempre fatais, circunstâncias de natureza social e cultural que constituem uma marca limitativa do sucesso. Só os génios superam tudo isso porque mostram à evidência que são melhores que os outros.
Jorge jesus é melhor que os outros, ergueu-se acima das suas circunstâncias e tornou-se num vencedor. Essa capacidade está agora ao serviço do Sporting e mais uma vez volto a dizer, reconhecidamente, OBRIGADO BRUNO DE CARVALHO. Quando fôr grande quero ser como tu!
Se tivermos a capacidade de aprender até morrer e soubermos reconhecer que há muita gente melhor que nós que, vê mais longe, vê para lá do óbvio, decide pelo essencial, é mais tenaz, mais lutadora, em suma, mais inteligente porque tem vertentes da inteligência humana desenvolvidas de forma mais profunda e mais harmónica, nunca daremos por desperdiçado o tempo que dedicamos a aprender, ainda que essa aprendizagem resulte do método científico da “tentativa e erro” e não do método que considero verdadeiramente superior, o do raciocínio de formulação abstracta, extraído da realidade circundante, em função da observação e análise da realidade. Dito isto, aqui estou para reconhecer que Jorge Jesus faz as duas coisas:
1. Aprende com a experiência adquirida, pelo método da “tentativa e erro”. Cria desta forma o depósito de informação que lhe permite evitar repetir erros passados e criar tácticas destinadas ao sucesso.
2. Define estratégias assentes na construção abstracta de formulações, extraídas da rigorosa análise das circunstâncias, não se enganando no essencial, nem desprezando o acessório
Fico avidamente à espera do jogo de 2 de Janeiro, a fronteira que Jesus tem de atravessar para libertar o Sporting dos complexos de inferioridade que ainda o inundam.
O jogo com o Porto, em Alvalade será o nosso “Rubicão”. Consoante o resultado, seremos ou não os Campeões Nacionais da época 2015/16. Se obtivermos a vitória fecharemos a segunda volta com uma diferença pontual sobre o Porto que constituirá o ponto de partida para a segunda volta. o Futebol da nossa equipe vai melhorar ainda, e muito e vai melhorar em quê? Na eficácia ofensiva, na eficácia defensiva, na eficácia nas bolas paradas, na eficácia dos remates de meia distância à esquerda e à direita. Vai melhorar a tenacidade e o entrosamento dos jogadores, vai melhorar a capacidade de passe e a polivalência de vários elementos da equipe.
Jesus “não sabe qual é o limite de desenvolvimento do futebol da equipe do Sporting” mas, sabe uma coisa, tem margem para melhorar e muito e essa margem, não vai ser desperdiçada.
A vitória no Campeonato vai exorcizar inúmeros fantasmas mas, mais que isso, é fundamental para o sucesso da nossa estratégia isto é, para o sucesso da estratégia de Bruno de Carvalho que, não é abusivo dizermos ser “nossa”. Nessa estratégia, mais que a Vitória, contemplam-se os seus efeitos, as suas repercussões a nível interno no Clube, a nível interno no Futebol Nacional e a nível externo no Futebol Europeu e na UEFA. A UEFA vai ter mais dificuldades em nomear árbitros “gazprom” e os árbitros nomeados olharão para nós sabendo quem somos e ao que viemos, com o respeito que alguns árbitros Nacionais já revelam nos nossos jogos, apesar da chantagem exercida pelo Benfica e pelo decrépito Porto.
As propostas do Sporting para o renascimento da transparência e seriedade no Desporto e no Futebol em especial vão ser olhadas com mais respeito por todas as instâncias Nacionais e Internacionais. A nossa exposição aos media, como Maior Potência Desportiva Nacional e uma das duas maiores Europeias, fazem parte da recuperação plena que a Direcção do Sporting tem por objectivo.
Tudo isto é importante e esta passagem aos 16 avos de final da Liga europa é importante mas, o essencial é a conquista do Campeonato Nacional. Se alguém estiver à espera que arrisquemos um empate ou uma derrota, jogando com o onze titular na Europa, se a margem de pontos que tivermos sobre os concorrentes mais próximos ao título for insuficiente para que possamos correr esse risco, não fiquem pasmados se nos virem jogar com o Manchester United recorrendo à equipe que foi ganhar a Moscovo. O Campeonato Nacional é a primeira prioridade na nossa lista de objectivos e na nossa estratégia, enquanto Clube, ocupa lugar primordial ao qual tudo o mais se tem de subordinar.
Então e o Moreirense no Domingo? Contamos connosco e com a falta de jogadores que emprestámos cirurgicamente no início da época, quando os calendários já eram conhecidos. Não pensem que por um momento, fomos bafejados pela estrelinha da sorte e nos calhou o Moreirense e não Porto, nesta altura. Pelo contrário. Jesus sabia que estes dois últimos jogos poderiam ser decisivos na Liga Europa. Poupou quando teve de o fazer. Não poupou quando o não poderia fazer, se quisesse realmente passar a fase de Grupos.
Aprendi com Bruno de Carvalho e Jorge Jesus que, nada é deixado ao acaso no novo Sporting. Viu-se isso com o sucessivo adiamento da participação de Bruno de Carvalho no programa “Prolongamento” pois, o trunfo que constituiu a apresentação pública da “caixa dourada” tinha de ser jogado 15 dias antes do jogo na Luz para que dele se tirasse o necessário partido: – Que fossemos tratados com isenção pelos árbitros nesse encontro e nos que se lhe seguiram. Esse tratamento adveio do barulho ensurdecedor nos media (que o Benfica, com o silêncio a que se remeteu, apenas reforçou (quem cala consente, burros!). Os árbitros vieram dizer que não usavam os vouchers (isto é, que os tinham aceite, se tinham calado sobre isso porque sabiam que, a intenção subjacente á oferta era a de os corromper e a de os poder depois, chantagear…) Nenhum árbitro quiz ser visto como mais um a fazer o jeito ao Benfas, sob pena de ser crucificado publicamente pela opinião pública que havia de surgir antes de mais nada no Jornal de Notícias, no Jogo e no Porto canal.
A estratégia está bem definida e a táctica soberbamente escolhida. Não há, nem houve no Sporting, nenhum Presidente como Bruno de Carvalho, um homem que, desde criança se vem preparando para ser Presidente. Aquilo em que Bruno de Carvalho ainda não pensou, nenhum outro dirigente pensou ainda.
Já agora coloco a pergunta: O Benfica oferece caixas com conteúdo proibido aos árbitros das modalidades quando joga no seu pavilhão?
A final da Taça de Portugal de Hóquei de 2014/15 revela isso mesmo, a forma como são arbitrados os jogos do Benfica em Andebol e Futsal evidenciam isso mesmo:
– As arbitragens, e nomeações de árbitros estão comprometidas por corrupção que o Benfica leva a cabo no Futebol e em todas as modalidades.
A pergunta tem cabimento e a resposta é necessária para que se torne patente o comportamento desonesto do benfica, de forma transversal. Tudo isso ajuda a deitá-los ao chão, aproveitando o “momento” deles para os derrubar. É como no judo e é como no Xadrês!
Há que atacar, meter o “Pugio” até à guarda e depois torcer e empurrar para cima, em direcção ao coração. “Relentlessly and effectively”, como dizem os ingleses. Não tem “nada que saber”.
Spoooooooooooooooorting!
Vivam o Sporting Clube de Portugal e o seu extraordinário Presidente, Bruno de Carvalho!
11 Dezembro, 2015 at 14:53
Adoro ler os textos deste Sportinguista, deste ilustre ‘tasqueiro’.
Sempre a aprender com as suas maravilhosas prosas.
Thanks, Sir.
…e, vénia.
11 Dezembro, 2015 at 15:27
Não tenho a pena mas o raciocínio é muito idêntico… Já o armazenamento histórico estou a anos luz ( com muita pena minha ).
Já ontem tinha ficado com essa percepção e escrevia aqui de manhã.
O Sporting jogou mal, porque tinha ordens para não jogar tão vertical e poupar se.
Quando temos uma equipa treinada de uma forma e lhe pedimos num jogo específico para se poupar…. Todos os processos saíem fora das rotinas e isso torna nos menos confiantes. Julho que por momentos se perde a noção de ter que marcar golo… Mas apenas arrastar a bola em campo.
A partir do momento em que soltas um diabo em campo…. A equipa começou a perceber que teria de sair daquela camisa de forças. O golo do adversário foi o tónico para por a equipa a jogar o “normal”.
Acredito que a gestão de energias por parte de 5/6 jogadores durante o jogo vai ser fundamental para Domingo e Quarta!
11 Dezembro, 2015 at 15:48
Comment longo e cheio de redundâncias.
Obsessão pelo Benfas e de lhe dares tanta importância é errada.
Arbitragem: já cansa
Devem-te doer as falaguetas de tanto teclares
11 Dezembro, 2015 at 16:19
Muda o nick para burrodeaço.
11 Dezembro, 2015 at 17:40
E tu para Bigburro
11 Dezembro, 2015 at 16:18
Muito bom.
11 Dezembro, 2015 at 13:52
Boas tardes, Caros Tasqueiros.
OBJECTIVAMENTE falando, não há razão nenhuma para euforias. O SCP passou a fase de Grupos da Liga Europa como lhe era EXIGIDO. Sem querer menorizar equipas como o Lokomotiv e o Besiktas, as mesmas não nos são superiores. E isso ficou patente.
O SCP (leia-se, o Treinador) “emendou a mão” e ainda bem que foi a tempo. Deve-se dar mérito a quem reconhece erros cometidos e os corrige.
Não, o SCP não tem equipe para ganhar a Liga Europa (é a minha opinião, e quem me dera estar enganado!), mas era importante manter-mo-nos na competição por razões de prestígio, nome e imagem do nosso Clube. E o dinheiro também faz um bocado de falta….
Prestígio recuperado, e agora que venha o próximo!
SL
11 Dezembro, 2015 at 14:02
+1
Nem mais
11 Dezembro, 2015 at 14:05
Cherba, não desfazendo o teu post impecável, deixa-me aqui transcrever o magnífico post do Rui Monteiro na “Insustentável Leveza do Liedson”. De uma insustentavel ironia:
http://levezaliedson.blogspot.pt/2015/12/duas-pessimas-noticias.html
_____________________________________________________________
Duas péssimas notícias
Duas péssimas notícias no mesmo dia: o iminente despedimento do Lopetegui e a nossa vitória contra o Besiktas. Vamos a uma de cada vez, começando pela primeira. Passo de imediato ao apelo e em discurso directo: “Pinto da Costa, caro amigo, o Lopetegui é uma aposta tua. É um dos teus. Um líder, um verdadeiro líder como tu, não deixa cair um dos seus e, muito menos, por alturas das festas”. Esperemos que o apelo resulte até janeiro pelo menos.
O Besiktas foi a melhor equipa contra a qual jogámos esta época. Não comecemos, como fui ouvindo depois do jogo, a desvalorizar o adversário e o resultado. Durante cerca de uma hora deram-nos um banho de bola. Jogando daquela forma, o zero a zero parecia-me uma forma digna de sairmos da Liga Europa e resolvermos este problema de nos andarmos a entreter com jogos que não contam para o campeonato.
Estava nestas cogitações, quando o João Pereira, ao perder a bola, permitiu que o Quarema nos afiambrasse uma trivela para o Mário Gomez encostar. Alvalade parecia transformado num ecrã de “play station”. O Besiktas pecou com este golo. Foi a gula. O zero a zero convinha a todos. O um a zero, com nota artística, começou a gerar comichões em alguns jogadores do Sporting.
O Slimani era o mais comichoso deles todos. De repente, o guarda-redes do Besiktas viu-se numa linha de caminho-de-ferro a olhar de frente para um TGV. Desviou-se a tempo. Fê-lo com elegância, não passando por cobarde. O um a um voltava a ser uma saída digna da Liga Europa. Só que aquele terrapleno depois de ligado não se consegue desligar.
O Ruiz, invejoso, para além de uma trivela ao contrário a isolar o Slimani no primeiro golo, resolveu marcar um golo com a classe dos jogadores que andam nesta vida há muito. Bola rápida ao primeiro poste, quando o guarda-redes ainda hesitava se se fazia ao primeiro ou ao segundo poste. Comecei a ficar apreensivo. Tudo o que não desejávamos, acontecia.
Fiquei mais descansado quando a bola chegou ao Gutierrez. Ainda mais descansado fiquei quando o rapaz, em vez de rematar, fintou para dentro. Estavam criadas todas as condições para um daqueles lances em que tudo parece bem feito mas o golo não acontece. Para chatear, o Gutierrez conseguiu fazer aquilo que anda a tentar desde o princípio da época: marcar um golo depois de uma finta em câmara lenta.
Estamos tramados. Vamos ter de jogar mais jogos. Começamos com o Moreirense. Se correr mal, não nos venham com desculpas. Ninguém vos pediu para ganharem ao Besiktas. Só tinha interesse continuar na Liga Europa se o Benfica lá tivesse ido parar. Seria muito divertido limpar-lhes o sarampo nesta competição também.
____________________________________________________________
11 Dezembro, 2015 at 14:13
ò 72 isso, já está na outra página.
11 Dezembro, 2015 at 14:18
epá, não reparei, ever. sorry. e não é 72, é Converge.
11 Dezembro, 2015 at 14:29
Minhas desculpas Converge não foi de propósito, não sei de onde tirei o 72.
11 Dezembro, 2015 at 14:39
no problem…:)
11 Dezembro, 2015 at 14:40
mas , já agora, 72 é o ano do meu nascimento, portanto, não estiveste longe;)
11 Dezembro, 2015 at 14:09
Gostava de ver por cá, 1.ª mão em casa, o Manchester United ou sorte das sortes o Liverpool.
11 Dezembro, 2015 at 14:11
Liverpool 🙂 like mas gostava mais de os apanhar na final 🙂
11 Dezembro, 2015 at 14:15
Venha quem vier, é para ganhar, esse é o nosso ADN.
11 Dezembro, 2015 at 14:18
sim é …. mas temos de ACREDITAR com a alma e com o coração !!!!! melhorar sim mas temos feito e melhorado imenso este ano não é ? então bora … acredita ate ao ultimo suspiro 🙂
11 Dezembro, 2015 at 14:27
Claro que sim, Bela.
Mas acho que não podemos ter uma perpectiva tão sofredora e fatalista do Sporting.
Crença sim, acreditar SEMPRE, com a certeza que somos Grandes e também somos uns dos melhores clubes da Europa e do Mundo.
Suspirar com um moreirense é errado, suspirar contra um Bayern , Barcelona e etc faz mais sentido.
Sporting Sempre!
11 Dezembro, 2015 at 14:34
🙂 ok …. !!!! mas temos de ter noção da nossa realidade eu amo o sporting ! ontem esteve dificil mas depois fizeram nos sorrir …sorri não há nada melhor no Mundo que sorrir …permite te ser feliz 🙂 acredita !!!! sim vamos ter jogos dificeis mas é o nosso campeonato ( fechadinho …pequenino …sabes como é ) e nós damo – nos melhor a jogar com equipas de igual para igual entendes ….
11 Dezembro, 2015 at 14:44
ok ok.
Nunca quis dizer que não fiquei feliz com a vitória, não fiquei foi tão euforico como alguns(n é o teu caso)
E sim , sorrir é o melhor que há.
Não percas o sorriso nunca, e quando o Sporting ganha sorri.
Oxalá possamos sorrir muito no final da época.
11 Dezembro, 2015 at 15:06
tu cá duvidas pah … olha ate danço com JJ quando vires uma maluca a dançar com JJ no marques sou eu 🙂 em Maio 🙂 vai la ter beber um fino 🙂 acredita vamos melhorar
11 Dezembro, 2015 at 14:20
Evandro, tenha calma, pô! olhe os orgasmos…
11 Dezembro, 2015 at 14:28
Nélio??? És tu?
11 Dezembro, 2015 at 14:35
tu divertes-me, Pedro Arroja…
11 Dezembro, 2015 at 14:44
Lucas?? Estás por cá?
11 Dezembro, 2015 at 15:22
Leão de Aço, a sério. Não consigo entender a razão de vires pra cá mandar bocas a quem se sente satisfeito/feliz/alegre com a nossa vitória. És um tipo estranho. Além de estranho és contradição em estado puro.
11 Dezembro, 2015 at 15:42
Será Bipolar ? loooooooool
11 Dezembro, 2015 at 14:19
bela, bela, Liverpool na final!! 🙂 agora temos que ter um + acessível para gerir melhor. Molde, Krasnodar, Rapid. Eu voto no Rapid.
11 Dezembro, 2015 at 14:25
é igual …vamos embalados …eu quero é ganhar ao Moreirense …e depois ir a madeira ganhar …e passar um Natal em primeiro 🙂 como nos merecemos !!!!!!
11 Dezembro, 2015 at 14:26
que venha algum cujo simbolo seja uma ave , o Leão provou carne de aguia e agora não perdoa nas carnes brancas…
11 Dezembro, 2015 at 14:31
bailand3 …bailand3 … bailnad3… 🙂 eles vêm piriquitos passam se logo …só pensam em bailar !!!!!!
11 Dezembro, 2015 at 14:28
Absolutamente Fabuloso, Magnífico, o trabalho de Ruiz na linha a construir o primeiro golo. que classe…!
(minuto 23.55″ da segunda parte)
http://gibol.tv/fullmatch/1449847240-sporting-cp-vs-besiktas/
11 Dezembro, 2015 at 14:30
Ia perguntar isso mesmo agora…é que no estádio tinha ficado com a ideia que tinha sido genial!!
11 Dezembro, 2015 at 14:32
fantástico trabalho o modo como ele, colado à linha, passa a bola por cima do adversário , vai buscá-la , cavalga e centra para o Slimani. porra, que craque! e depois, o Slimani que recepciona mal a bola mas cerra os dentes e nao desiste. os comentadores ingleses passaram-se! 🙂
11 Dezembro, 2015 at 14:46
Luis freitas Lobo ???
11 Dezembro, 2015 at 14:34
Continuem a dar trela ao lampiãodeaço.
11 Dezembro, 2015 at 14:37
🙂 !!!!!!!!! a gente conversa … não trela nada ….
11 Dezembro, 2015 at 14:46
Olha a ciumeira lol
11 Dezembro, 2015 at 15:13
naaaa tudo brincadeira 🙂 gente boa !!! sem stresses ….
11 Dezembro, 2015 at 14:44
Algumas notas:
1) A péssima primeira parte é fruto de duas coisas: primeiro, o treinador turco surpreendeu Jesus, que julgava que eles iam defender o 0-0. Segundo, para contrariar uma pressão alta é preciso dar profundidade, característica que apenas Slimani tem (falando do 11 inicial). Este Sporting habituou-se a dominar os jogos, a ser ele a pressionar e a controlar em posse. Tirando o jogo na Albânia, o jogo de ontem foi o único em que nos pressionaram na nossa última linha. E como o futebol é um jogo de rotinas e habituação, se 90% dos treinos é centrado na nossa pressão, no nosso domínio e na desmontagem de autocarros, acaba por ser natural sermos surpreendidos quando a estratégia do adversário é diferente. E estamos a falar do líder do campeonato turco e que tem o melhor ataque dessa competição, portanto, de uma equipa que tem princípios de jogo e uma filosofia ofensiva. Daí a minha surpresa no facto de Jesus ter sido surpreendido.
2) Crucificar Montero é uma estupidez porque o problema da primeira parte não foi individual, foi colectivo e, sobretudo, estratégico. O único problema de Montero é não ter as características que a equipa precisava naquele momento. Porque se Jesus soubesse que o Besiktas ia entrar a pressionar alto e que a equipa não iria lidar bem com isso, não tenho dúvidas que teriam sido lançados de início Teo e Gelson apenas e só pela profundidade que dão ao jogo e que a equipa precisava. Outros estiveram bem pior que o colombiano.
3) Estou rendido ao comportamento colectivo da equipa em termos defensivos. Erros individuais acontecem e ninguém está imune de os cometer (e ontem existiram muitos). Mas a movimentação da linha defensiva para o offside é simplesmente fantástica, já o tem sido noutros jogos e ontem foi decisivo na segunda parte. Houve ali um período em que os jogadores do Besiktas já desesperavam com tantos foras de jogo. Isto rebenta com a moral de uma equipa. Nunca vi uma equipa do Sporting dominar tão bem a armadilha do fora-de-jogo. Jesus Style.
4) Bryan é vida. E Ryan também.
11 Dezembro, 2015 at 14:53
«E Ryan também». Está é a demorar.
11 Dezembro, 2015 at 15:23
Bem explicado Sá, ainda que, na minha óptica as dificuldades que sentimos resultaram de uma opção táctica de não gastar demasiado combustível enquanto os Turcos tivessem pernas. Acho que JJ estava à espera disto face à segunda parte do Besiktas na Turquia e face aos jogos que temos feito e eles têm podido observar.
De resto, concordo contigo.
Já agora que achas daquela “boca” do JJ a dizer que havia jogadores na equipe que não tinham tempo de recuperar para o Moreirense?
11 Dezembro, 2015 at 15:43
“Já agora que achas daquela “boca” do JJ a dizer que havia jogadores na equipe que não tinham tempo de recuperar para o Moreirense?”
Mau Português ou terá sido mesmo uma boca com alvo?!
11 Dezembro, 2015 at 15:43
Sinceramente, acho natural. É a realidade. Na teoria, o tempo mínimo de recuperação são 72h mas na prática cada jogador é um caso porque tem os seus próprios hábitos e a sua própria morfologia. Não vou ficar admirado se no Domingo houver mudanças.
11 Dezembro, 2015 at 14:57
A minha visão… nada mais!
Começamos o jogo com pouco sumo, para ligar ao post, o Besiktas foi a equipa que melhor se preparou para jogar contra nós. Passo a explicar porque digo isto:
1º Optou por pressionar a nossa 1ª fase de construção (Naldo e P. Oliveira) fazendo isso através da colocação dos seus extremos e deixando M. Gomez sobre William.
2º Os médios cortavam a nossa zona preferencial de recepção na 2ª fase de construção, o espaço onde aparece Ruiz e J. Mário.
Este dois facto obrigaram a jogar demasiadas vezes em jogo directo para Slimani, talvez por isso Montero tenha passado um pouco ao lado do jogo no momento ofensivo. É verdade que deve ter sido o jogo em Montero mais pressionou, mas não conseguiu criar ligação com os médios.
A primeira tentativa de JJ para resolver o problema passa por colocar J. Mário para fazer essa ligação, contudo o resultado não foi diferente porque não era ali que estava o problema.
Com a entrada de Téo, e a passagem de J. Mário para o meio descobrimos a pólvora, porquê?!
Porque passámos a ter alguém no meio que explorava esse quadrado central, muitas vezes vazio pela colocação dos 2 médios turcos sobre os nossos dois extremos (na 2ª parte Gelson e Ruiz) na tentativa de anular o jogo interior.
Então, com mais jogo exterior pela velocidade de Gelson e com mais participação ofensiva do nosso segundo médio (J. Mário) o castelo caiu e os nossos avançados passaram a ter bola e normalmente em igualdade numérica (1×1 ou até 2×1 como no golo de Téo).
O Besiktas pagou o facto de não conseguir mais tapar a bola na nossa 1ª fase de construção e as saídas sucederam-se.
Parabéns à equipa (todos, jogadores, técnicos e dirigentes) e agora resta … “recuperar para estarem soltinhos” como disse JJ!!
Até domingo… se não for antes!
SL
11 Dezembro, 2015 at 15:02
Sem tirar nem pôr.
Elucidativo.
11 Dezembro, 2015 at 15:29
Leão de Aço vai-te curar homem. Por mim, se o Cherba quiser fazer uma missão solidária para te comprar a medicação estarei solidário em contribuir. Volta quando estiveres bem da cabeça. Não fumas erva mas quem te lê fica com a impressão que andas sedado de tanta estupidez.
11 Dezembro, 2015 at 15:41
Ponho-te a cabeça em água eh eh eh.
É giro que meia duzia de tipos e são geralmente sempre os mesmos, ficam aziados com os meus coments.
Porque será? Será do Guaraná? looool
11 Dezembro, 2015 at 15:10
Só acrescentaria uma coisa. Os jogadores turcos confiaram demais na sua própria defesa…e mesmo depois do 0-1, continuavam a subir a linha quando atacavam. Excesso de confiança criado pelo próprio Sporting que não conseguia desmarcar ninguém, quer no eixo quer nas alas. Até que Ruiz descobriu Slimani.
11 Dezembro, 2015 at 21:21
Só não ganhámos mais cedo “por minha culpa”…
Vou deixar “de mandar chutar”…para “não precipitar” a acção dos avançados…
Mas é engraçado…: mesmo quando sofremos o 1º golo…nunca deixei de acreditar que íriamos ganhar…!!
Abraço amigo e SL
11 Dezembro, 2015 at 15:02
Ao Submarino Vermelho que dá pelo nome de “Leão de Aço” e ainda não parou de dizer baboseiras a pensar que vem para aqui desestabilizar o pessoal digo-lhe como se diz aqui no meu Ribatejo, os bois matam-se para se comer e tratam-se pelos nomes para se poderem mandar à merda.
Portanto “Leão de Aço” podes ir bardamerda com as letras todas. Vai lá para o galinheiro cacarejar até pores ovo porque daqui, não levas nada a não ser que mostres a tromba porque, nesse caso levas uma carga de porrada.
A Lampiões como tu comem-se aqui na Tasca ao pequeno Almoço; ao Almoço, comemos Vieiras e ao lanche Gabrieis.
Ao jantar marcham Walking Bacons acompanhados a macaco às postas e otinto oferecêmo-lo ao Fifica para pintar o estádio já que o nosso tinto ribatejano não serve para mais nada, a não ser em Benfica do Ribatejo onde o bebem convencidos que estão a beber vinho Alentejano. Vai ao Panteão chorar pelo Insébrio formado pelo Sporting em Lourenço Marques. A formação do Fifica é tão boa, tão boa que tiram de lá duas estrelas cadentes e vai logo parar a 16º lugar na Segunda Liga.
Sabes porque é que o Jesus não lançava jovens estrelas do depósito de seixos? Por isso mesmo. Lá só há seixos, não há nada de jeito. Enxerga-te e vem visitar-nos aqui à Tasca dia 7 de Marco, para comentarmos nova derrota do Benfica, na véspera, dia 6, em Alvalade.
Spoooooooooooooooooooooooooooooooooorting
11 Dezembro, 2015 at 15:11
ehehe. na mouche! Ganda Mário! 😉
11 Dezembro, 2015 at 15:21
méééééeééééé
11 Dezembro, 2015 at 15:27
Marra à vontade que se toureamos bois,a um carneiro como tu faço-o com um lenço de assoar.
11 Dezembro, 2015 at 15:29
Os campinos tocam os bois e metem os cornos aos lampiões. Foi sempre assim, deve ser de o barrete ser verde.
11 Dezembro, 2015 at 15:37
Olha, em vez de toureares bois, “tenta vergar a mola” ,talvez te preocupasses mais com coisas importantes do que abusar e maltratar animais, fazendo de um acto que não é mais do que diversão e pura cobardia, num feito fantástico.
Canalisa tudo isso para apoiar o Sporting por ex.
11 Dezembro, 2015 at 15:16
Épá que post tão extensivo ao meu nick e ao Boifica.
E tão violento também lol.
Pareces que dormes e acordas a pensar no Boifica, mas isso tens que ser tu própio a resolver.
Quanto a mim, agradeço tão longo reparo e para te acalmar a ira deixo-te esta anedota:
O senhor é campino?
Sou, sim, Menina.
Um campino verdadeiro?
Claro!!!
Há muitos anos?
Sim! Todos os dias conduzo os meus animais, e aos Domingos levo-os a lides triunfantes nas mais conceituadas arenas de Portugal!
Naquele dia, por ter acordado um pouco mais falador, colocou ele uma questão:
E a menina?
Eu sou lésbica. Acordo a pensar em mulheres, tomo banho, como, trabalho e adormeço a pensar em mulheres, sonho com mulheres e, na manhã seguinte, volto a acordar a pensar em mulheres!
No dia seguinte, foi a vez de uma outra excursão perturbar a calma local.
O grupo, curioso, aproximou-se do velho campino e perguntou-lhe:
O senhor é campino?
Após uma pequena pausa, o velho campino respondeu, um tanto atrapalhado:
Toda a minha vida pensei que sim… mas ontem descobri que sou lésbica.
Spoooooooooooooooorting!!
11 Dezembro, 2015 at 15:31
Já vi submarinos só com o periscópio de fora ams, este vem todo ao de cima depois de cada vitória do Sporting. Explica lá ao Mr. Burns que, no fim, quem se vai f*d*r é ele.