A equipa B perdeu, ontem, frente ao fcp, por uns expressivos 4-0, resultado de uma exibição a roçar o patético e que volta a levantar várias questões estruturais. E a mais pertinente talvez seja a que pretende perceber o que raio Labyad, Viola, Sacko, Salomão ou Cissé ali andam a fazer.
Cissé é um disparate antigo e sem aparente resolução, pois parece que ninguém o quer. Sacko é daquelas contratações que não resultaram e jamais vão resultar, pois o Sporting raramente joga em contra-golpe (para lá da mediana qualidade do jogador). Viola não é mau jogador, mas também não é bom o suficiente para jogar na equipa principal. Labyad é um verdadeiro tumor deixado pela antiga direcção. Salomão é o resultado de uma renovação de contrato injustificável, um pouco ao jeito do que se fez com Fokobo (ao menos o Fokobo levou o decote da agente para a reunião).
Com todas estas personagens, a equipa B do Sporting Clube de Portugal, à semelhança de anos anteriores, demora a encontrar rumo. E, se tudo correr bem e conseguirmos despachar esta gente na reabertura de mercado, voltaremos a ter que ajustar peças, como se por entre estas peças não existissem várias que são merecedoras da nossa demorada atenção: Oliveira, Stojkovic e Pedro Silva são três bons guarda-redes e deixam-nos completamente descansados em relação ao futuro; Domingos Duarte não engana e Riquicho tem condições para poder a vir o nosso lateral direito; Francisco Geraldes e Rafael Barbosa são dois médios que fazem jus à nossa formação; Ponde tem um enorme potencial e Podence merece uma oportunidade entre os mais crescidos.
É com estes que temos que preocupar-nos. Hoje e amanhã. E rodeá-los de contratações básicas e de pseudo craques pagos a peso de ouro e com tanta vontade de jogar numa equipa B do Sporting como de cagar os dois pés, é tudo menos a fórmula ideal para lhes dizermos que o nosso foco são eles. Eles e os que lá estão e que percebem o que significam as palavras formação e Sporting. Mesmo que nem todos venham a ser jogadores da primeira equipa, há lugar para eles enquanto transmissores desse sentimento e dessa forma de estar.
p.s. – não falei de Ryan Gauld propositadamente. Já não tenho forma de expressar o quão despropositada é a gestão da situação de um jogador que se apaga na desilusão da falta de oportunidades que justifica há meses.
15 Dezembro, 2015 at 13:59
Sim as equipas Bs dos grandes têm mais do que um propósito. E o facto de servirem para ir rodando jogadores preteridos da A não ajuda à evolução das pérolas. Temos de ser pacientes pois há certas heranças da má gestão que vão-se esfumando. Para o ano a equipa B vai estar melhor e daqui a 2 anos já deve estar como queremos. Até lá não vale muito a pena stressar por perdermos 2 ou 3 jogos nem por acabar em 4o ou 5o na classificação final.
Domingos Duarte, Gauld, Podence e Ponde deviam jogar na Taça da Liga.
15 Dezembro, 2015 at 14:02
Francisco Geraldes, Podence, Domingos Duarte, Ryan Gauld, Rafael Barbosa, Pedro Silva e Cristian Ponde. com muito esforço, dedicação e devoção (e com a ajuda de Jesus) estes são, a meu ver, aqueles que um dia poderão voar mais alto. o resto, infelizmente, não se aproveita.
15 Dezembro, 2015 at 14:02
Hmmm … o que uma derrota contra o Porto provoca.
è um facto que a B é usada como danda guarida a entulho e a promessas. No meu entender é essa a sua principal função.
Acomodar tudo. Umas vezes o equilíbrio parece melhor, outras vezes, como em relação a este ultimo jogo, parece uma anarquia total.
O que me parece é que a equipa B tem um ciclo de vida radicalmente diferente da principal. Janeiro deverá ser o limite para a permanência dos primeiros nomes que referes (a bem e/ou a mal).
Isto criará espaço para outros. Mas não podemos ignorar que estes jogadores (Labyad, Viola, Sacko, Salomão ou Cissé) devem jogar (embora eu ache que emprestados a um qualquer clube seria a melhor solução.
Gauçd é um caso à parte. Devia estar na A. Tem de estar na A. Espero que Janeiro traga essa novidade.
15 Dezembro, 2015 at 14:04
Está a acontecer o que eu previ à muito … Ryan Gauld está a “morrer” aos bocadinhos e vamos perder uma pérola por culpa interna.
15 Dezembro, 2015 at 14:05
Sejamos sinceros que a inclusão dessas pseudo-estrelas apenas se deve a tentar ver se os vendemos em Janeiro.
Bem sei que é triste ter de deixar de lado os “nossos” mas é uma consequência obrigatória na óptica de tentar ter algum retorno nas contratações falhadas de anos anteriores.
Vamos ver se temos em Janeiro uma equipa B que realmente faça jus ao nome e que verdadeiramente aposte na nossa formação.
15 Dezembro, 2015 at 14:07
A Equipa B não pode servir para dar minutos ao “lixo” que não entra na equipa principal
Gk –> Qualquer um dos 3 merece jogar
DD —> Riquicho pode ser “jogador a sério”, sendo uma pena a lesão. Baldé na maioria dos jogos tem estado bem
DCentrais —> Domingos Duarte é o unico que pode ser jogador. Não seri má ideia jogar com Tobias, quando este ultimo não calça na equipa principal.
DE –> Sinceramente acho que não temos ninguem de jeito na B
MC —> Rafael Barbosa, Geraldes, Gauld …os que se aproveitam, sendo que Geraldes e Gauld se calhar não seria má ideia serem emprestados a equipas da 1º liga.
Alas —> Podence é o unico que tem potencial para ser jogador
Avançado —> Ponde não pode ter desaprendido, mas precisa de confiança e jogar e não alternar com Viola e/ou Cisse!
Fokobo, Zezinho, Cisse, Viola, Labyad, Salomão, Drame, Sackho —> Uns por falta de qualidade…outros por falta de profissionalismo ….boa viagem!
Acho que este 11 base era capaz de não se sair mal…
Pedro Silva
Mama Balde
Domingos Duarte
Samba (nunca irá servir para a equipa A, mas é o menos mau)
Ruben Ribeiro
Paulista
Geraldes
Gauld
Rafael Barbosa
Podence
Ponde
15 Dezembro, 2015 at 14:58
Pode, e deve!, se com isso conseguirmos vender o “lixo” em Janeiro
15 Dezembro, 2015 at 15:38
Poder….pode, mas não deve!
Mas tu achas que alguem vai estar interessado no Labyad ou no Viola por fazerem ou não grandes jogos com os Freamundes ou Trofenses desta vida?
Só tens a perder em dar minutos a “activos tóxicos”:
—> Retiram minutos a putos com potencial. Por exemplo, que motivação tem o Ponde que tem aquecido banco numa série de jogos para jogar o Viola?
–> Não valorizas os activos tóxicos tipo Labyad a jogar na B, pois se fizesse jogões era encarado como normal brilhar na 2º Liga. Arrastar-se tal como tem feito… só o desvaloriza mais!
—> Tiras Identidade à equipa e é impossivel haver fio de jogo e um verdadeiro espirito de equipa
15 Dezembro, 2015 at 15:12
o Ivanildo podia e devia jogar no lugar do Samba! SL
15 Dezembro, 2015 at 14:09
Não partilho de nenhum tipo de preocupação especial com a nossa equipa B mas, como agora não tenho tempo, venho cá falar disso mais tarde.
15 Dezembro, 2015 at 14:12
Pelas relações que temos com eles, pelo treinador que tem, Moreira de Conegos a primeira opção para os jogadores evoluirem na primeira liga.
15 Dezembro, 2015 at 14:17
Na minha opinião, temos dois problemas para resolver e ambos colidem um com o outro. Primeiro, há excedentes caros como Viola e Labyad que só saem do Sporting se algum clube decente lhes pegar. Por outro lado, temos jovens jogadores de qualidade aos quais é preciso dar jogo para não atrasar a sua evolução.
A solução encontrada, não sendo a ideal, é o mal menor ou seja, fazer um misto. Porque como sportinguista não aceito que o entulho tire lugar aos jovens com qualidade mas também não aceito que o entulho continue a mamar milhões sem fazer nada dando como perdido o seu investimento, hipotecando uma eventual saída e continuando com o pesado encargo que representam. Se existir uma proposta em Janeiro pelo Labyad e Viola (sobretudo estes) tenho de considerar como positivo o facto de eles estarem a jogar. Infelizmente, se queremos livrar-nos destes dois jogadores só o faremos se eles jogarem e alguém estiver atento. Neste momento, o custo deles não jogarem é superior ao custo de alguns jovens atrasarem a sua evolução. E quando falo em custo, refiro-me somente ao financeiro que neste momento acaba por pesar mais. Por isso, sou obrigado a concordar com a solução encontrada.
Não é o ideal, longe disso, mas creio que é o mal menor. Ou um mal necessário para nos livrarmos do entulho caro o mais rapidamente possível.
15 Dezembro, 2015 at 14:59
Exatamente !
15 Dezembro, 2015 at 14:23
mas quem é voçes tiram para por Gauld ..arre que o homens tÊm sempre defeitos …no ano passado o sonso nao tinha tantas soluções quantas vezes jogou o Gauld ? e em que jogos ? realmente …. ele tem mais paciencia que os impacientes que por aqui andam … Roma e pavia não se fizeram num dia ….
15 Dezembro, 2015 at 14:30
vêm *
15 Dezembro, 2015 at 14:36
Gauld terá sido um dos erros do BdC, não meto em causa o potencial do jogador mas com a situação financeira do clube não se podia ter gasto tanto dinheiro numa promessa, com as incertezas que sempre existem nestes casos.
Parece ser sido uma contratação do presidente, não de treinadores. Pessoalmente não me desagradava uma situação de empréstimo como a do Wallyson, com opção de compra.
Eu nesta fase não tirava ninguém mas não sou treinador e acardito no JJ, no entanto se contasse com ele tinha-o a treinar na equipa A para aprender os seus fundamentos de jogo, como fez com alguns jogadores no carnide, em que passaram um ano no banco para depois explodir a jogar.
Continuo a confiar no BdC e no JJ, não é esta questão pontual que nos deve desviar da qualidade global do trabalho de ambos
15 Dezembro, 2015 at 14:41
mas qual erro pah … deixem ter vistas curtas o miudo para o ano domina tudo 🙂 tenham calma … que desespero !!!!!!!
15 Dezembro, 2015 at 14:49
Eu escrevi “terá sido…” não escrevi foi, sinal que ainda acardito que pode chegar lá.
Eu a fazer um esforço para ser moderado e vens logo a acusar-me de vistas curtas? Vamos ver se não tens vistas ainda mais curtas com o nevoeiro (desta é que ela me vai bater) 😀
15 Dezembro, 2015 at 15:40
tu nao discutas comigo pah … a proxima vez nao bebes nem um fino … ficas de castigo
15 Dezembro, 2015 at 15:45
Ponto um: discuto com quem eu quero
Ponto dois: não cedo a chantagens
Ponto três: deves pensar que passo sede
Ponto quatro: castigo? nem a minha mãezinha… 😛
15 Dezembro, 2015 at 16:27
🙂 não fales mais para mim …ahahahahha podemos beber um fino mas nao falas mais para mim ahahahahhaa 🙂 !!!!!! é o unico ponto
15 Dezembro, 2015 at 17:35
Bla, bla,bla
“…podemos beber um fino…”
Bla, bla, bla
Foi o que percebi da tua conversa 😀
15 Dezembro, 2015 at 14:51
+1!
O Gauld é um 10 numa equipa que joga sem 10! Por isso este ano ele tem de trabalhar para jogar no duo de meio campo que é o que ele tem feito! E tem de continuar a fazer! Se há alguém que parece estar a ganhar alguma coisa com a B é ele, o Geraldes, o Podence e o Domingos Duarte! Mais o Paulista mas como está lesionado…Estes 4 têm de continuar na B e a serem a base desta equipa! Estes é que estão bem! + o Riquicho mas a lesão atrasou-o um bocado! Aliás a estes ainda devia acrescentar o Chaby…
Subir agora à A não faria sentido nenhum…está ainda muito indefinido e a precisar de trabalho…para ser suplente do suplente (Aquilani…acho que todos concordamos que o Gauld não tira o lugar ao JM, William, Adrien ou Aquilani) acho que não vale mesmo a pena! Está na B e está bem! Se conseguirá subir um dia para a A logo vemos mas a conseguir terá de ser assim…com trabalho e não à bruta…
15 Dezembro, 2015 at 14:27
estamos a jogar com adaptações nas laterais…
tinhamos um bom central nos juniores no ano passado que ainda não vi jogar…
o paulista começa a preocupar, não o vejo em lado nenhum.
fokobo, zezinho, dramé e sacko, destes não saia nenhum.
temos um crónico problema no avançado apesar do ponde e aqui a prospeção tem falhado redondamente.
viola, labyad, salomão e cisse… fim de linha. Vão pela melhor oferta possível.
15 Dezembro, 2015 at 14:30
uma das coisas que custa a aceitar é ver que o melhor avançado que saiu do Sporting foi o jorge cadete… e isso já foi ao tempo…
prospeção
treino
não há mais ninguém em condições para jogar na área além do ponde?
15 Dezembro, 2015 at 14:37
Neste momento está a jogar um miúdo na equipa de júniores que pode vir a dar um grande ponta de lança: Ronaldo Tavares.
Até ao momento 14 golos em 14 jogos.
SL
15 Dezembro, 2015 at 14:56
Penso que já tem 18 anos. Com o seu 1,90m penso que já deveria ter ido à B.
Do que consegui ver dele, gostei sempre.
15 Dezembro, 2015 at 14:48
O Joao paiva, Gisvi e Betinho discordam!!!!
(o Betinho nem no Belem calça????)
15 Dezembro, 2015 at 14:59
Pois, mas as massas gritavam: apostem no Betinho! Ponham o Betinho! Foda-se! De toqueiros está o mundo cheio!
15 Dezembro, 2015 at 14:32
A nossa equipa B é muito fraca no cômputo geral, sendo a sua gestão ainda pior desde que o Manuel Fernandes foi contratado novamente como diretor da mesma….
Jogadores muito fracos para a realidade do Sporting como King, Baldé, Cissé, entre outros são constantemente titulares em detrimento dos nossos jovens da formação. E se claramente ainda somos o melhor clube de formação em Portugal, a breve trecho iremos ser comidos de cebolada pela agremiação dde Carnide. Reparem na equipa B deles e ignorando os pontuais Taarabts que lá passam, têm uma equipa muito jovem com vários juniores de último ano e seniores de primeiro ano no plantel, vários deles a titulares. Se nem todos são de qualidade é compreensível mas são lhes apresentados estímulos superiores de uma liga profissional permitindo uma maior evolução. Neste momento, só temos o Pedro Silva como júnior de último ano na B e reparem na evolução que está a ter, sendo sempre titular.
Teremos no máximo, 1/3 do plantel com qualidade e potencial. O resto é tudo entulho e más contratações. Acordem para a vida.
Deixem-se de tretas financeiras. O melhor
15 Dezembro, 2015 at 14:34
Vou repetir-me um pouco com o que já disse ontem…é muito difícil trabalhar esta equipa B! Com tanta confusão JD vai fazendo o que pode…sinceramente não lhe pediria mais! A equipa B divide-se em:
Jogadores que estão apenas a ganhar ritmo para saírem e que são os que referes e com os quais concordo;
Jogadores de qualidade efectiva e que para mim estão bem na B que são os que referes também (aos quais incluo o Gauld, que aí temos uma divergência porque não acho que tenha lugar ainda na equipa A)!
Acrescento depois um leque enorme de jogadores que nunca passarão de medianos de 2ª divisão como o Sambinha, Baldé, Zezinho, Fokobo, etc…
A estruturação da equipa B é o segundo ano que na primeira volta não faz sentido! Já no ano passado a equipa B andou meio ano com uma equipa de descaracterizada e com uma mistela enorme! Nem sequer se percebe bem o que é que o Sporting quer efectivamente com a equipa B…
Para mim a equipa B devia ter como base esses jogadores que referes que têm qualidade, depois misturados com jogadores de qualidade mediana mas que compõem melhor a equipa e miúdos mais novos que vão crescendo e subindo de vez em quando e ganhando ritmo, alguns da A aqui a rodar quando não são convocados e Séniores de primeiro ano que embora não se perceba um grande talento podem crescer muito nestes anos!
De qualquer forma acho que acima de tudo gostava que se percebesse o que o Sporting quer mesmo da B! O Sporting deve ter um projecto a sério para a B, uma coisa pensada a longo prazo, com cabeça e com estrutura definida! Tem de incluir muitos muidos, muitos jogadores em fase avançada de maturação e alguns jogadores que embora sem qualidade para a A componham a equipa! Gelson e Matheus provaram que com qualidade e com um bom trabalho um jogador pode perfeitamente subir da B para a A! É tudo uma questão de fazer as coisas bem feitas!
O maior problema não é o resultado para o Porco e muito menos a classificação que até é boa! É que ninguém percebe o que se quer desta equipa, para onde é que ela vai, o que é que se vai aproveitar dela e quem é que está a crescer este ano (fora o Geraldes e o Podence)!
Os resultados a mim interessam-me pouco…lembro-me de muitas equipas de Juniores campeãs das quais nada se aproveitava assim como equipas de juniores que não ganharam nada recheadas de talento! Se o dizia quando as classificação da formação eram más, continuo a dizê-lo quando elas até são boas…
15 Dezembro, 2015 at 14:35
não há por aí um juskowiak em saldos?
15 Dezembro, 2015 at 14:35
E Rosell? O que é feito dele?
15 Dezembro, 2015 at 14:53
O Rosell? Da última vez que soube dele tinha ido jogar bowling com o Esqueleto, Jonathan, Viola e mais uns quantos. Está mais gordinho de cara. Deve estar quase a concluir a licenciatura dele em economia.
15 Dezembro, 2015 at 14:38
É o assumir da desastrosa politica de contratações da época passada.
Rabia não chegou a aquecer, Sacko, Dramé, Cissé (jogador de futebol?), renovação de Salomão…enfim, demasiados erros. Esta época corrigiu-se um pouco esta situação.
Vejo com tristeza a situação de Gauld..acabará por sair sem mostrar os bons indicios que já mostrou. Continuo sem perceber o porquê de não ter um unico minuto no campeonato…
15 Dezembro, 2015 at 15:01
Porque o campeonato não é para brincar…ele que espere pela taça da liga !
15 Dezembro, 2015 at 14:40
Jogadores a ter em conta para o futuro:
Ryan Gauld
Francisco Geraldes
Fábio Martins
Domingos Duarte
Pedro Silva
Daniel Podence
Mauro Riquicho
Rafael Barbosa
Cristian Ponde
Ivanildo Fernandes
Luís Elói
O resto é para despachar.
15 Dezembro, 2015 at 14:41
Não é uma big question! E eu respondo da seguinte forma: com este plantel estarmos a 8 pontos do putedo e nos lugares cimeiros é uma surpresa! Ou talvez não! Mérito para o João de Deus que tem feito alguns milagres. Esta equipa B é nitidamente inferior à do ano passado! Dos júniores foram poucos aqueles que subiram para acrescentar algo de positivo à equipa. No ano passado tivemos o Iuri Medeiros, o Palhinha, o Gelson, o Matheus… este ano temos um marroquino que tem talento, mas que não se esforça! Um jogador sem intensidade para o futebol profissional! Temos um Viola que não vale um chavo enquanto avançado! Um Salomão que não se quer lesionar para poder ainda sonhar com mais uma temporada no futebol espanhol! E depois, tivemos uma baixa terrível. A grave lesão do nosso Riquicho! Um jogador a quem a braçadeira lhe assentava muito bem!
Esta equipa B está a pagar a factura de ter tido uma equipa de júniores sem qualidade! O Rafa ainda é um chavalo, ainda não tem corpo para dar o peito às balas dos cêpos de barba rija que estão sempre prontinhos a mandar abaixo um jogador com talento. O Ivanildo ainda terá de comer muita broa para poder ombrear com um Samba muito intermietente a nível de concentração. O Ruben Ribeiro ainda não adquiriu pedalada para começar a tapar o lado esquerdo. Depois, um dos outros que subiu, o Elói, anda desaparecido ou então, foi sujeito a exercício para tentar crescer mais uns cms, tal como o Tom Cruise, que ficava pendurado de cabeça para baixo durante não sei quantos minutos para crescer uns cms que minimizassem a diferença de estatura entre ele e a Nicole Kidman.
De qualquer forma, fiquei surpreendido pelo resultado desnivelado. O putedo é uma agremiação de venezuelanos, panamianos, brasileiros e mexicanos. Parece o triângulo das Bermudas. Todos eles, no seu regresso de férias de Natal devem trazer uns quantos pacotes de branca enfiada pelo cú acima.
O João de Deus é um homem sério. Que não se esconde em desculpas esfarrapadas quando os resultados não são positivos. Já muito tem ele feito! Se o SCP conseguir para o ano aproveitar dois a três jogadores para a equipa pricipal já será muito bom.
Ontem o Pedro Silva foi o responsável para que o resultado não tivesse sido mais volumoso. O segundo jogador em maior destaque foi o Geraldes. Eu já reparei que há muitos que preferem os escoceses aos portuguesas. Pois bem, não tenho papas na língua, só vos digo uma coisa: deve haver alguma coisa que vos priva de ver as coisas como elas são. O Geraldes é superior ao Gauld. Paciência. Tentem encaixar isso de uma vez por todas.
Ontem houve aqui um tasqueiro que se atirou ao Pedro Silva o tasqueiro Ever)… enfim… realmente, o ideal é a gente respeitar as opiniões do outros. É o melhor, principalmente para manter a sanidade mental.
15 Dezembro, 2015 at 14:47
A equipa de júniores do ano passado estava tão recheada de qualidade que o mano do Postiga, que foi para o Rio Ave – porque em boa hora se aperceberam que o chavalo não tinha qualidade – ainda não fez minutos nos vilacondenses. O Lisandro Semedo, a olho nú, via-se que não daria nada. Por enquanto está na Inglaterra, mas qualquer dia muda-se de armas e bagagem para a Síria. E tantos outros que nem me lembro dos nomes… porque será?
15 Dezembro, 2015 at 15:50
No ano passado tínhamos tb o Wally (como foi possivel ter-me esquecido!)
15 Dezembro, 2015 at 18:14
Atenção que eu já aqui defendi, várias vezes, o Pedro Silva a quem encontro características técnicas e físicas ideais para ser um GR de excelência.
Mas ontem, no 4.º golo aquela bola é dele. E pouco depois fez uma defesa em vólei quando o que tinha a fazer era encaixar a bola ou socar a bola dali para fora.
15 Dezembro, 2015 at 14:45
A equipa B não pode servir de poiso para dispensados. Não pode. Ponto.
Sim, fará sentido mantê-los a rodar de maneira não perderem ritmo, mas será que vão passar a ter mercado em janeiro porque jogaram contra o Freamunde? E a equipa B serve para DESENVOLVER jogadores. E para os manter motivados, em competição. Que raio de motivação tem um Ponde, a partilhar relva com um Labyad?
De resto, a política de aquisições no último ano foi uma desgraça. Não há que esconder. Flops como o slavchev ou Rosell comem-se, acontece, mas o que não pode acontecer é contratar magotes de jogadores para certas posições. Ou como, estando o Sporting carregado de extremos (Gelson, Matheus, Podence) ainda se foram buscar mais uns tantos. Agora, como se previa, estão na B… a estagnar, ou a fazer outros estagnarem.
Quanto ao Gauld, nem vale a pena. Dificilmente será opção para Jesus, dadas as suas características. Já devia ter sido emprestado, na Liga portuguesa ou a um clube estrangeiro de um bom campeonato. Assim, vai perder-se. Mau por ele, e pelo dinheiro que já voou.
15 Dezembro, 2015 at 14:58
Concordaria contigo se vivessemos num mundo perfeito. Um mundo onde não existissem Violas e Labyads que ganham salários ao nível de estrela do plantel principal, que não querem sair para qualquer clube e que queremos desesperadamente despachar.
15 Dezembro, 2015 at 15:01
O Labyad era tão bom tão bom, que depois de passagens pelo PSV e posteriormente Vitesse, não houve uma alma que quisesse resgatá-lo ao SCP.
15 Dezembro, 2015 at 15:07
O Labyade tem o mesmo problema de todos os últimos putos de qualidade formados na Holanda…pouca vontade de trabalhar, pouca vontade de defender, pouca vontade de aprender, pouca vontade de crescer…
É por isso que a Holanda e a sua selecção estão como estão…
15 Dezembro, 2015 at 14:50
É urgente esses elementos mencionados saírem o quanto antes (mesmo que haja perdas para o clube). Libertaria a carga financeira, e abriria espaços para os mais novos e com mais espaço de progressão entrarem na equipa.
15 Dezembro, 2015 at 14:50
Sá, em que zona de angola estás?
15 Dezembro, 2015 at 15:00
Luanda
15 Dezembro, 2015 at 16:09
Hum… se fosse Benguela ainda te chateava!
SL
15 Dezembro, 2015 at 14:50
O Gauld é um caso de polícia, que é que vai aprender com o João de Deus? Nada rigorosamente nada. Jogadores destes precisam de treinadores que tenham outra forma de ver o futebol. Como é que os Bes se preparam para a equipa principal se jogam sempre em transição? Estes miúdos precisam de um treinador que gosta de ter bola e que joguem confortavelmente em org ofensiva. Espero que este JdD seja cuspido. Que Gauld viaje para outra cidade onde possa aprender com outro tipo de treinador.
15 Dezembro, 2015 at 14:51
O 1° de Agosto anunciou hoje a contratação de Gelson, avançado angolano que supostamente é o novo craque da antiga colónia.
O insólito: assinou contrato que só é válido a partir do dia 1 de Janeiro de 2017 com a duração de um ano.
Mas isto faz algum sentido? Por favor, alguém que me ajude a compreender isto, como é que se contrata alguém que à partida foi contratado porque é uma promessa e tem qualidade mas só vai jogar no clube daqui a um ano e o contrato só dura um ano..
15 Dezembro, 2015 at 14:55
Quero dizer, o 1° de Agosto anunciou que o Sporting contratou o Gelson.
15 Dezembro, 2015 at 18:14
Ou o Sá nos ajuda a compreender ou …sei lá, com os angolanos parece que nada é fácil.
15 Dezembro, 2015 at 15:00
Epah, nem tento a terra, nem tanto ao mar… sim, os Bs tao cheios de lixo e sim, nao temos uma equipa B que é um mar de rosas, mas é um bocado desonesto vir espingardar depois de uma expressiva derrota contra o porto.
Nao jogamos, nada, nada mesmo (o porto tambem é de longe a melhor equipa da II Liga, o que nao desculpa tudo) mas até agora, foram muito raros os que se puseram a mandar vir com a situação de forma tao efusiva (sim, sempre houve alguma contestação, em próprio sou um deles).
Quanto aos Bs, que é o que importa, na minha opiniao os únicos com capacidade para chegar aos As é o Pedro Silva e o Podence, o resto, sinceramente nao acredito por diversas razoes. O Domingos tem qualidade mas nao acredito que algum dia seja suficientemente bom para os As, gosto muito do Geraldes mas nao o vejo como aposta no modelo do Jesus (embora gostava muito de estar enganado), o Gauld igual (so o vejo a fazer a posiçao do Ruiz mas nao me parece que tenha uma margem de progressao tao grande quanto isso), o Ponde so conheço o trabalho dele nos Bs, sei que tem muito nome a nivel de formação e que uma lesao lhe tirou um bocado do que foi autrora, no entanto, emboralhe reconheça qualidade, nao me parece ter estaleca para os As. Quanto ao Riquicho, nunca gostei muito dele, mas eu tambem privilegio sempre a inteligencia à força e musculo por isso sou suspeito. Ele tava de facto a fazer uma época muito boa, mas nas anteriores, confesso que nao me encheu o olho. Por ultimo o Rafael Barbosa, parece-me ter qualidade mas ainda nao percebi muito bem ate onde pode chegar.
Para mandar embora, obviemente o Salomao (acho que não é preciso explicar), Labyad (tamos a tentar ganhar mercado? e atenção que ele nao tem feito tao maus jogos quanto falam), Viola (ganhar mercado tambem, é a unica razão para ele jogar) e Cisse (ja acabou o prazo ao tempo). Quanto ao Dramé, alguem sabe dele? Nao sou propriemente fã, mas aqui a um ou dois anos estava claramente a bater as portas dos As e este ano desapareceu, ainda nao o vi uma unica vez. De resto mandar tambem embora Sacko, Fokobo e King. O Samba, vejo-o um bocado como o Nuno Reis, as vezes é preciso ter um ou outro gajo deste genero embora nao me agrade muito andar a jogar ele em detrimento do Ivanildo. O Zezinho mostrou bastante qualidade ha uns anos quando formava o meio campo com o Kikas e o Joao Mario, nao me importava nada de lhe dar uma oportunidade num emprestimo a uma equipa da I Liga embora reconheça que tenha estagnado.
Convinha em Janeiro fazer alguma limpeza mas tambem nao é mandar tudo embora so porque sim. O plantel nao se faz apenas de 15 jogadores. Sim, podemos subir alguns juniores, mas de que vale subi-los se depois ainda nao estao preparados e ficam a epoca toda parados faendo so 2 ou 3 joguitos?
Para mim ficava algo do genero:
Pedro Silva, Stojkovic e Guilherme
Mama Baldé,Domingos Duarte, Samba(?), Ruben Ribeiro, Riquicho, Ivanildo, Empis (juniores)
Geraldes, Gauld, Bubacar, Murilo, Fabio Martins, Chaby(fazia-lhe bem voltar)
Ponde, Podence, Rafael Barbosa, Eloi
Como se pode ver, tirando o entulho a equipa fica com algumas lacunas. Eu nao conheço detalhadamente a equipa dos juniores pelo que nao sei se dava bem para colmatar ou nao…
Nem todos vao chegar aos As, provavelmente nem todos vao conseguir fazer um carreira a bom nivel, mas ha materia prima para trabalhar!
Uma ultima palavra para o treinador Joao de Deus. Pese as boas campanhas que os Bs tem feito pela sua mao, nao lhe reconheço nenhuma qualidade como treinador muito menos como formador. Agradeço-lhe tudo o que fez pelo clube mas nao chega.
Cumprimentos,
TiagoSCP
15 Dezembro, 2015 at 15:10
Gosto das certezas absolutas que alguns têm sobre tudo e mais alguma coisa.
15 Dezembro, 2015 at 15:11
OFF
Mais um adepto na bancada para o jogo com os porcos
http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2015-12-15-Sa-Pinto-abandona-comando-tecnico-do-Belenenses
15 Dezembro, 2015 at 15:16
Sá na Academia, para ontem. Seja em que posição for…
É dos nossos.
15 Dezembro, 2015 at 15:20
+1!
Se ele aceitasse adorava que fosse adjunto do JD! Para dar aquela lavagem cerebral aos putos!
“QUEM É O MAIOR?!!? HUMMMM?!?! O SPORTING CARALHO!!!”
15 Dezembro, 2015 at 15:35
Ainda por cima, o jogador “agressivo” dentro de campo é de uma calmaria incrível qd está no banco.
Gostei muito de o ver nos juniores. No entanto, com a entrada das equipas B esse trabalho teria de ser feito exactamente onde dizes…
15 Dezembro, 2015 at 15:21
Eu também sou dos nossos, quero um lugar na academia ….pensado bem, fica fora de mão, já não quero.
Ser dos nossos não chega, pode ter sido um jogador de grande entrega mas não vejo onde pudesse ser mais valia, a treinar para à mínima oportunidade fazer a cama a outro como aconteceu já?
Desta vez estou em completo desacordo
15 Dezembro, 2015 at 15:29
É só veres o trabalho que o Sá Pinto fez na NextGen…pegou na melhor geração dos últimos anos e só não foi mais longe porque o Inter teve uma caga descomunal. Convém recordar que dessa equipa trabalhada de raiz por ele temos João Mário, Tobias e Esgaio no plantel principal, João Carlos no plantel principal do Liverpool, Iuri a brilhar na Primeira Liga, Bruma e Ilori que renderam bom dinheiro, etc…
Esta equipa foi a Anfield espetar 4 com um futebol absolutamente fantástico. E o responsável por isso chama-se Ricardo Sá Pinto.
15 Dezembro, 2015 at 15:36
Ele e o Paulo Bento estiverem muito bem a treinar os miudos.
15 Dezembro, 2015 at 15:36
“estiverem” – Não fui eu, foi o Jesus.
15 Dezembro, 2015 at 15:38
E só não foi campeão porque saiu para a A de forma estupidamente prematura! Grande trabalho fez com os miúdos…
15 Dezembro, 2015 at 15:26
Já não tenho idade para ser jogador, pá! 🙂
15 Dezembro, 2015 at 15:34
Veremos numa quarta-feira… num futuro próximo.
15 Dezembro, 2015 at 18:20
Norton de Matos não está desempregado? Epá, os pasteis que o aproveitem, aquilo é matéria fina e farinha do mesmo saco.
15 Dezembro, 2015 at 15:15
Não perco um jogo da B, desde que tenha transmissão. Não vibro como na equipa A, mas desde que esteja o Sporting em causa é para ganhar. Idem para as camadas jovens, modalidades, etc.
No entanto, tento analisar a frio os bons e os maus resultados.
O objectivo não é claro para mim. Nunca o vi delineado, apesar de algumas palavras recentes do J. Deus.
É para dar rodagem aos juniores que subiram a seniores? É para lançar os juniores com grande potencial e mostrar-lhes já a diferença para seniores? É para rodar gajos que não valem a ponta dum caralho, por forma a renderem algo financeiramente?
E como tenho estas dúvidas, não consigo fazer uma critica ao treinador. Acredito que ele faz o que pode, tanto que se assim não fosse não estavamos no topo da classificação com um grupo claramente inferior ao do ano passado.
Provavelmente alguém aqui consegue esclarecer estas dúvidas. Eu agradeço.
15 Dezembro, 2015 at 15:27
Penso que o facto de não subirmos e basicamente tendo na primeira volta a garantia que não descemos, podiamos agarrar nos 3/4 que sobressaíram, entregamos o certificado de final do curso e dizemos:
Estágio!
Primeira liga, rodar com o compromisso de a correr bem na pré-época a porta estar aberta.
Correu bem com João Mário, Iuri está no bom caminho.
Vejo nesta equipa muita qualidade no Domingos Duarte, Geraldes e Gauld. Há mais e a sorte também vai contar. Veja-se o exemplo do Riquicho e pode não voltar a ser o mesmo pela gravidade da lesão. Hope not!
No início da época tinha sido a minha aposta para a LD…
15 Dezembro, 2015 at 15:36
Domingos Duarte ainda é novo…tem muito tempo! Para o próximo ano é que penso poderá ser emprestado embora eu ache que os jogadores têm tudo a ganhar em estar 2 anos na B antes de serem emprestados cedo demais! Acima dele tem muita qualidade e mais velhos (Semedo e Tobias…+ PO e Ewerton e Naldo que ainda estão em muito boa idade não estou a ver como é que o DD poderia chegar à A no próximo ano ou mesmo nos próximos 2…)
Geraldes e Gauld não acho que devam ser emprestados porque nenhuma equipa na primeira divisão joga no meio campo como joga o Sporting…eles precisam primeiro de compreender totalmente qual a posição deles no Sporting em 442! E isso deve ser um trabalho a ser feito na B!
E por isso não concordei e continuo a não concordar com o empréstimo do Palhinha! Ele está a trabalhar para ser trinco num 433 e depois entrará numa equipa que joga só com 2 no meio?!?! Tenho duvidas se ele não ganhava mais a jogar em 442 na equipa B…Mas veremos no futuro como é que ele regressa…
Já o Iuri sim…como extremo pode trabalhar +- no mesmo que seria a sua posição no 442, mais coisa menos coisa por isso é que está a crescer! Para mim desta equipa B, saídas só mesmo dos dispensados! Os restantes deveriam estar a trabalhar forte para apreender tudo o que precisam tacticamente para jogar em 433 ou em 443…
15 Dezembro, 2015 at 15:40
A idade é importante nesta análise e no caso do Domingos Duarte concordo. Um central tem muitos anos pela frente e a maturidade até vem mais tarde.
Mas Gauld, Geraldes e Podence podiam já estar a rodar. Perceber uma realidade (não digo que não sejam humildes, atenção) diferente, treinos em situações complicadas.
E mantenho a minha. Não fosse a lesão e Riquicho seria o nosso LD a muito curto prazo.
15 Dezembro, 2015 at 15:46
Eu sou muito céptico na grande maioria dos empréstimos e acho que são raros os casos em que vale mesmo a pena! No limite meio ano só para saírem da zona de conforto! Mas nem sequer estou certo que isso seja mesmo benéfico desde que tenhas uma equipa técnica na B capaz de apertar e puxar por eles! O J. Mário para mim é um exemplo claro! Não foi meio ano no Setúbal que o fez jogador! alias foi logo considerado o melhor jovem da liga! Ele já tinha lugar no plantel principal no lugar do Magrão mas o Jardim queria experiência e o Abel era o incapaz do Abel por isso não foi capaz de puxar por ele…
O empréstimo que valeu a pena assim de cabeça vejo o Adrien, Cedric talvez e pouco mais…e foi numa altura em que não havia equipa B…
15 Dezembro, 2015 at 16:21
Qd digo sair da equipa B é também no sentido de não se encostarem.
Lembras-te do Iuri?
É que se não é chamado à A… das duas uma. Ou está perfeitamente clara a situação com o jogador (tipo… agora na B e para o ano na A), ou então ele vai desmoralizar e pode estagnar.
Sabemos perfeitamente que não há espaço para todos. Entendo inclusive que com Jesus já se esperavam entradas de gajos experientes. Mas se conseguires por ano meter 2/3 gajos num plantel, é perfeito tendo em conta o nosso adn. Até por uma questão de mensagem passada a toda a miudagem que está na Academia.
15 Dezembro, 2015 at 16:30
Pois…eu percebo o que dizes! Embora lá está tenha duvidas se um treinador de qualidade não os consegue motivar, especialmente se forem jogadores importantes na B e se o treinador lhes mostrar que estão a trabalhar para chegar à A! Especialmente olhando para os nomes de Gauld e Geraldes cujo problema não me parece que seja motivação! Sempre que os vejo jogar vejo-os a dar tudo…
Percebo o que dizes do Iuri mas eu não acho que o Iuri já devia estar no plantel principal e o Matheus na equipa B…mas isso sou eu! Não ficando o Iuri na A e não querendo o jogador estar na B é possivelmente a única altura em que ponderava o empréstimo…
15 Dezembro, 2015 at 18:24
Este ano temos Iuri, Palhinha e Wallison como empréstimos de sucesso…
15 Dezembro, 2015 at 19:05
E o Semedo…
15 Dezembro, 2015 at 15:42
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Pessoalmente, presto quase nenhuma atenção aos jogos da Equipe B. Limito-me a ver os resultados e os eventuais marcadores. Para mim são jogos de treino, com tanta importância para a equipe A como os jogos da equipe de juniores.
Se houvesse esperança na “subida ” de algum jogador da equipe B para a A desde o princípio da época, com as contratações “de inverno” as mesmas deixaram de existir.
Pelo que são jogadores que estão na “prateleira” e que aí vão ficar até final da época (eventualmente saídas em Janeiro por venda – não acredito – ou empréstimo). No final da época, é manter alguns jogadores (Geraldes, Riquicho, Domingos Duarte e Rafael Barbosa) e livrar-nos do resto. A equipe A não tem lugar para nº 10 (Gauld) nem para o avançados que estão na B.
Obviamente não gostamos que nenguma enformação que envergue o Manto Sagrado perca jogos ou faça má figura. Mas desde que não desçam de divisão, estou completamente nas tintas.
No início das equipes B pensei que as mesmas serviriam para algo muito diferente. Para o que esta está a ser utilizada não me merece grande relevância.
SL