Terminado o jogo da Madeira, há duas constatações óbvias e rápidas: o resultado final é de uma injustiça tremenda; para esse desfecho em muito contribuiu o facto de termos sido incompetentes na hora de atirar à baliza e no momento em que, pela única vez, fomos obrigados a manter a concentração defensiva em níveis mais altos.
Acaba, por isso, por ser simples contar a história deste jogo que foi um verdadeiro presente de Natal envenenado para a nação leonina. Foi um jogo de sentido único, com uma equipa, o União, a baixar as linhas até onde podia, e outra, o Sporting, à procura de um golo que esteve iminente inúmeras vezes, mas que resultou numa espécie de “tiro ao boneco” que teve início logo ao minutos e meio de jogo, quando Gelson, em boa posição, atirou por cima. Jefferson viria a ameaçar de livre directo (ora aqui está um pormenor que urge resolver: a ausência de alguém que faça a diferença nas bolas paradas), mas seria aos 28 minutos que surgiria aquele que, para mim, é o lance do encontro: belíssima arrancada de Adrien com passe a condizer para Slimani; o remate do argelino é feito como mandam as regras, mas a bola sai a lamber o poste. Esse era o golo que devia ter entrado, esse foi o lance em que mais competência mostrámos numa situação de golo claro.
Sei que virão falar-me das defesas de um guarda-redes que ninguém conhecia e que continuará a ser só mais um nos próximos meses, mas a sensação que me fica é que muito do seu brilho se deveu ao nosso desperdício. Vejamos: quando, aos 44, depois de ter ensaiado uma bomba de fora da área, Adrien (continuem a falar mal dele que eu gosto) arranca e lança Gelson, o cruzamento do jovem extremo encontra Montero. A recepção do colombiano é fantástica e tira um defesa da frente com esse movimento de peito, mas, depois, o remate é feito direitinho para onde está o guarda-redes. O mesmo Montero tentatia um golo cruzado, logo a abrir a segunda parte e viria Ruiz, embalado e com tudo para fazer melhor, cabecear despropositadamente ao lado. Pior faria Paulo Oliveira, dois minutos depois (57′), no seguimento de um canto: totalmente sozinho no coração da área atira ao lado. Ruiz voltaria a cabecear mal, a cruzamento de Esgaio; Slimani iria imitá-lo após assistência de Gelson e o próprio Gelson faria uma diagonal que terminaria com um remate forte mas à figura (lá está). Depois, sim, aos 88, o tal redes faz uma defesa por instinto, após livre de Jefferson que bate no chão e ganha efeito caprichoso. E, em cima dos 90, Slimani tem grande movimento de ponta-de-lança e, aproveitando o cruzamento de Tanaka, antecipa-se ao defesa, ganha posição e com a baliza totalmente escancarada remata sem olhar: resultado, bola no raio de acção do redes que defende, sim, mas que jamais iria buscá-la com um pouco mais de competência e sangue frio na hora de finalizar.
Pelo meio, o golo insular, numa sucessão de erros e de desconcentrações defensivas capazes de tirar anos de vida ao Sportinguista mais tranquilo. E uma estranha gestão do jogo e do resultado por parte de Jorge Jesus: porque raio nunca chegámos a ter Gelson e Matheus em campo, dando à equipa dois verdadeiros extremos e testando Ruiz numa posição mais central? Esta é uma pergunta que não me sai da cabeça desde ontem, até porque trocar João Mário por Aquilani pouco ou nada trouxe de novo na tentativa de emendar um resultado injusto, volto a repetir, mas também resultante de demasiados erros próprios que nos fazem perder o primeiro lugar frente a uma equipa que dificilmente não passará a época a lutar para fugir ao último.
Com tudo isto e como seria de esperar, a depressão apoderou-se de larga franja da nação verde e branca (ainda por cima foi um domingo horroroso em várias frentes). Há quem ache que a época terminou ontem, há quem grite que os jogadores são todos uma merda, há quem queira trocar o Jesus pelo Mourinho, só falta haver pessoal a pedir eleições antecipadas. A todos estes Sportinguistas, e aconselho que peçam duas ou três caixas de Prozac ao Pai Natal. Enfrasquem-se em antidepressivos durante esta quadra, mas quando entrarem no novo ano façam-no guardado um desejo especial para as doze badaladas: deixar de ser bipolar e de fazer figuras tristes, quando nada o justifica. Ah e , se possível, peçam para ter no sapatinho um bilhete para dia 2 de Janeiro, para poderem estar em Alvalade a apoiar a nossa equipa frente ao fcp. Mas façam-no de forma convicta, acreditando em quem até ontem estava etiquetado de bestial e hoje é uma besta e que nesse dia, com o nosso apoio, terá oportunidade de regressar à liderança do campeonato.
21 Dezembro, 2015 at 12:15
Jonathan a caminho da Argentina. Seis meses. Se for convocado e fizer uns bons J.O., pode ser que dê para enganar algum. Não é que seja um Grimi, mas também não é um Heinze. Uns 8/10M era cinco estrelas.
O Viola parece que vai à viola. Estudiantes.
Hoje sai a decisão do TAS, corre por aí. Já nos fazem o funeral.
Outro rumor é o de que o Slimani arrisca 4 jogos de suspensão. A iniciar no princípio de Janeiro.
Entretanto o SLB já está full throttle no que respeita a falar de arbitragem. Até o Vieira palra, e ataca até os amigalhaços azuis.
Let the games begin.
21 Dezembro, 2015 at 12:29
A única coisa que aconteceu mais vezes do que a decisão do TAS (desde pai Agosto que está para breve ou para esta semana, qualquer que ela seja que estejamos) foi clubes a baterem a clausula do Gaitan!
Sem stresse…um dia esta decisão vai sair…quando sair logo se vê…Heheheh! 😉
21 Dezembro, 2015 at 12:18
Vi o jogo, sempre à espera do golo que não surgiu. Vi-o sem grande apreensão mas, o que nunca esperei foi o golo do Norton. A única coisa Norton de que gosto são as motos da a minha adolescência, principalmente a “Norton Comando”, com a qual sonhei durante anos. o Único Matos que vale a pena é o João, esteio da nossa equipe de Futsal e da Selecção Nacional.
A arbitragem foi “ausente”, não dei por ela. Provavelmente vai ter uma nota baixa.
O facto de haver arbitragens no Futebol Português com a qualidade da que ontem esteve presente “em altitude”, no Estádio da Madeira, permite-me com justiça concluir três coisas:
1. Em Portugal há bons árbitros;
2. Em Portugal há árbitros sérios;
3. Em Portugal, o que destrói a arbitragem, não permite que vá às provas Internacionais e faz da arbitragem portuguesa uma súcia de malfeitores, dá pelo nome de Vítor Pereira. Uma espécie de rafeiro da lama, a chefiar uma matilha de outros vadios, voraz na ambição sem olhar a meios para atingir os seus objectivos de enriquecimento e poder.
Porque terá sido o Felismino ladrão mandado para Braga e o Jorge Rouba para o Funchal arbitrar o União vs Porto?
Porque raio não foi este árbitro ao Braga Sporting do meio da semana? Há uma explicação óbvia: – Vítor Pereira, o corrupto, não quis e preferiu mais uma vez servir quem lhe enche os bolsos e o mantém no poder.
Esta nossa equipe de futebol teve o seu dia de azar ontem, desperdiçando uma arbitragem que a não condicionou. Mas foi só isso: – Um dia de azar que, se Deus quiser, teremos esquecido no final da noite de 2 de Janeiro próximo.
Confio na equipe que, tal como a Bruno de Carvalho, me orgulha. Confio no treinador e principalmente, em Bruno de Carvalho.
Que diferença entre o jogo de ontem e aquele que, ano passado, nos condenou ao degredo em Guimarães. Mais uma vez Bruno de Carvalho fez o comentário que tinha de fazer, o comentário do Presidente, ao qual a imprensa, ano passado, deu tanto relevo mas que, este ano, ano vai ignorar.
Outro dia, depois do jogo com o Braga, alguém aqui disse que queria ver a Federação a arder. Assino por baixo, eu também.
21 Dezembro, 2015 at 12:30
Porto x Boavista
Braga x Arouca
Taça de Portugal
21 Dezembro, 2015 at 12:31
Só vos lembro o seguinte:
1999/2000: Jornada 15, FC Porto líder com 34 pontos, Sporting a um ponto; no fim: Sporting campeão.
21 Dezembro, 2015 at 12:45
Os últimos 10 natais do Sporting:
Época 15/16
– 2º classificado a 1 ponto do 1º classificado Porto.
Época 14/15
– 5º classificado a 10 pontos do 1º classificado Benfica.
Época 13/14
– 1º lugar partilhado com o Porto e Benfica.
Época 12/13
– 8º classificado a 16 pontos do 1º classificado Porto.
Época 11/12
– 3º classificado a 8 pontos do 1º classificado Benfica.
Época 10/11
– 3º classificado a 13 pontos do 1º classificado Porto.
Época 09/10
– 7º classificado a 12 pontos dos 1ºs classificados Braga e Benfica.
Época 08/09
– 4º classificado a 3 pontos do 1º classificado Benfica.
Época 07/08
– 3º classificado a 12 pontos do 1º classificado Porto.
Época 06/07
– 2º classificado a 5 pontos do 1º classificado Porto.
Nos últimos 10 anos só a época 13/14 com Leonardo Jardim ao leme supera a actual, mas aí não houve competições europeias e a equipa praticamente jogava de semana a semana. O plantel desta época tem nesta altura mais 9 jogos nas pernas (1 Supertaça, 2 Play-off Champions e 6 Liga Europa).
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
21 Dezembro, 2015 at 12:34
Meus amigos, a derrota de ontem só vem reforçar ainda mais o discurso do nosso presidente a semana passada: UNIÃO (não a de madeira;) precisa-se!
hoje provavlemente sai a decisão do TAS sobre a Doyen. UNIÃO!
perdemos a liderança: UNIÃO!
falta o suposto castigo a SLimani: UNIÃO!
21 Dezembro, 2015 at 12:35
O problema de ontem foi o mesmo de outros jogos. Digo o mesmo que disse ontem. Temos falta de qualidade individual na frente. O único que cria desequilíbrios é o Ruiz. O Gelson cria a espaços mas ainda está muito verdinho. Daí a aquisição de Bruno César. Simples.
Quanto ao golo sofrido, é fora de jogo escandaloso (nem uma repetição). Ponto final. Um ponto roubado.
21 Dezembro, 2015 at 12:38
É verdade que há fora-de-jogo no golo deles? Alguém tem o link?
21 Dezembro, 2015 at 12:43
Está no Post anterior e sim parece estar fora de jogo!
21 Dezembro, 2015 at 12:47
Só agora arranjei coragem para rever o resumo do jogo.
A abordagem no lance do golo é péssima e parece-me que até o Patricio é surpreendido pelo remate, pensando que o cruzamento seria desfeito. Normal, estavam 3 defesas do Sporting para 1 jogador do União!
O Naldo foi à dobrar o Jefferson, mas não evitou o cruzamento. Devia ter feito falta.
O Adrien acompanhou a jogada (tem 3 pulmões) pelo interior, antevendo o drible ao Naldo. Nada a apontar.
O Oliveira chega atrasado, mas ainda a tempo de encostar ao avançado e bloquear a sua ação. Safou-se.
Por último, Esgaio…tenta chegar ao avançado, mas vê Oliveira e recua percebendo que tem alguém nas costas. Mas já era demasiado tarde, acabou por não marcar ninguém: nem o avançado, nem o Danilo. Ficou no limbo. Simplesmente horrível.
21 Dezembro, 2015 at 12:48
Golos marcados:
Andrades: 30
SCP: 24
Milhafres: 34
Última vez que o campeão não foi um dos dois clubes mais goleadores do campeonato: 1999/2000 (SCP, e mesmo assim só menos um golo marcado que os milhafres (que ficaram em 3º)).
SL
21 Dezembro, 2015 at 12:50
Fds….o Sporting tem mesmo algo contra passarmos um Natal tranquilo! Foi o filme do ano passado, foi a descida ao 2º lugar este ano…já não me lembro de aconteceu alguma coisa à 2 anos! Antes disso nem vale a pena lembrar que ainda era mais trágico…
21 Dezembro, 2015 at 12:58
É o nosso karma, Tiago. Desde miúdo que sofro com o Natal do Sporting.
Ouvia sempre a piadola rasteira do “Sporting não chega ao Natal!”.
Tudo desabava nesta altura, ou era um grande frango do IvKovic, uma eliminação esquisita aos pés de uns gafanhotos, treinador líder despedido, enfim tudo nos acontecia.
O ano passado, até o gajo do catering quis dar uma obi wan kenobi.
21 Dezembro, 2015 at 13:14
Isso é tudo tanga…
Uma coisa não tem nada a ver com outra… ISso é mais uma daquelas mentiras que contada muitas vezes “passa a verdade”…
21 Dezembro, 2015 at 13:20
Subscrevo este comentário.
Esta história do Natal para mim não passa de discurso de perdedor.
Nós temos é que mandar foder e ganhar ao porto em Alvalade.
21 Dezembro, 2015 at 12:54
«João Mário por Aquilani»
É uma clara tentativa de melhorar algo que falta no último terço: mais remates e mais qualidade de passe.
Porque aquilo que faltou, apesar da desconcentração da defesa, foi um ataque com killer instinct. Fala-se muito do GR adversário, que defendeu isto e aquilo, mas a generalidade dos remates foram à figura.
21 Dezembro, 2015 at 13:18
Gostava de ter visto o B. Ruiz a 8 neste jogo… O J. Mário ia para a direita e o Gelson para a esquerda por exemplo ou entrava o Matheus por J. Mário
21 Dezembro, 2015 at 12:56
Perdemos o caso Doyen… que semana meus senhores, que semana.
Renascença avança que teremos de pagar 15 milhões + juros
21 Dezembro, 2015 at 12:57
Que bom…perdemos o caso com a Doyen…
Vai ser um festival….fds….
21 Dezembro, 2015 at 13:04
Isso é que é uma valente merda.
21 Dezembro, 2015 at 13:02
Toda esta bola de neve começou numa falta não assinalada sobre o William. Incrível..
21 Dezembro, 2015 at 13:06
Esta derrota da Doyen irrita-me! Disse na altura…só se “rasga” um contrato com a certeza de que a razão está do nosso lado…
Agora para além do diz que disse todos têm motivos para cultivar que o Sporting só não queria pagar e que é um clube que não quer cumprir os seus compromissos…fds…isto é bom para angariar parceiros e patrocínios…
21 Dezembro, 2015 at 13:08
Bons dias , como ê fodida a azia , já me tinha esquecido , ontem perdemos porque aconteceu futebol , ainda assim nao fomos competentes , razao tem JJ , nao temos equipa para fazer 2 jogos por semana , se calhar aquela vitoria na Russia ainda nos vai sair cara.
21 Dezembro, 2015 at 13:09
Ontem o principal problema foi a nossa entrada em jogo…os primeiros 30 minutos são para ASFIXIAR!!! Depois houve muito demérito na finalização da nossa parte (nem acho que o redes deles tenha estado muito bem) especialmente Slimani [aos 27 e quase a acabar o jogo] e Montero [ aos 46\47] têm de marcar!
Depois no golo sofrido culpa-se muito o Esgaio mas Ruiz , Jefferson (UMA AVENIDA!!!) e Naldo têm mais culpa no lance…
Conseguimos rematar muitas vezes mas é preciso pelo menos acertar na baliza, golos de canto ou livre poucos ou nenhuns, dos centrais só Tobias marcou esta época, Mané faz muita falta nestes jogos, Jefferson é uma nulidade e da parte comunicativa do Sporting preocupamo-nos pouco com o União… Para o ano há mais!
PS: Já são 5 pontos perdidos com autocarros fora de Alvalade!!!!!
21 Dezembro, 2015 at 13:13
Agora que perdemos o caso Doyen quem vamos vender?Slimani?William?Adrien?
Fodas pá. Só se rasga contratos com provas e certeza que se tem razão. Agora temos uma bela merda para se resolver. E a imagem negativissima que isto passa do clube…
Olha merda. Puta de semana.
21 Dezembro, 2015 at 13:14
Recurso para o tribunal processual Suiço… 🙂
Z
21 Dezembro, 2015 at 13:16
Evidente.
21 Dezembro, 2015 at 13:16
Pois…mas não vale a pena criar ilusões. Quanto muito adia o assunto (o que já não é mau).
21 Dezembro, 2015 at 13:19
Neste caso certamente tens de pagar…depois não sei por onde mais podes reclamar para outras instâncias mas se não me engano aqui tens mesmo de pagar…
21 Dezembro, 2015 at 13:15
Acho que imagem negativa por se opor à Doyen não passa de certeza, como aliás já foi visto pelo destaque pela positiva que o Sporting tem tido nesta matéria.
Z
21 Dezembro, 2015 at 13:16
Eles que levem o Carrillo!
21 Dezembro, 2015 at 13:18
Era uma boa alternativa.
Existem várias formas de negociar este caso.
21 Dezembro, 2015 at 13:20
Não me cheira. Vão exigir a guita toda para nos obrigar a vender jogadores, meter o título em risco e abrir uma avenida para os fruteiros.
21 Dezembro, 2015 at 13:22
Óbvio.
21 Dezembro, 2015 at 13:24
Além disso eles têm garantido o Carrillo a custo zero…não faria sentido darem dinheiro por ele! Ou ainda não perceberam que o Carrillo vai para um clube Doyen?!
21 Dezembro, 2015 at 13:34
Claro que já percebi que é a Doyen que está por detrás desta operação, mas não sei se o Carrillo estará disposto a jogar só em Agosto de 2016… O treinador da selecção peruana já disse que se ele continuar a não jogar deixará de ser convocado.
21 Dezembro, 2015 at 13:20
Estou-me a cagar para o caso Doyen!!!
21 Dezembro, 2015 at 13:22
Ainda agora no sorteio dos 4ºs de Final da Taça de Portugal, na sede da FPF (ou será a caverna de Ali Baba e os 40 ladrões???), se pode observar como isto está tudo feito… Reparem bem a “sorte” do clube dos corruptos (que não ganha nada há 2 anos), que vai jogar na própria cidade (Aahahahah) contra a equipa mais fraca de todas da 1ª divisão… E depois (ahahahah, não consigo parar de rir), nas meias finais… cruza com o jogo do… NAcional (AHAAHHAHAHAHAHA). E como é a duas mãos, lá vão á MAdeira para rirmos todos mais um pouco. Já o clube que queria ser grande, o braguilha… ora vejam lá a sorte (ahahahahahaha), jogam, NOVAMENTE, em casa e contra o Arouca (ahahahahhahahahah)… E, se passar (ahahahahah, já me dói a barriga de tanto rir) joga com a equipa do Rio Ave (sou da lavandaria do MEndes, ahahahahaha) reeditando a meia final da época passada e também a da Taça da Liga (AHAHAHAHAHAHA)…
Em suma, tudo feito, TENHO VERGONHA DE VIVER EM PORTUGAL!!!
21 Dezembro, 2015 at 13:25
Quando se entra numa disputa na justiça sabe-se que é sempre possível ganhar ou perder. Na altura era provavelmente o melhor que o Sporting podia fazer. As hipóteses eram adiar o pagamento (em caso de perder a ação) ou não pagar de todo (no caso de a ganhar). Acredito que isto foi avaliado pele direcção até à ultima conseqüência. Acredito também que ainda tenhamos alguma carta para jogar. Vamos aguardar.
Z
21 Dezembro, 2015 at 13:29
” VAMOS SER CAMPEÕES DOYEN A QUEM DOER!!!”
Eu sei que agora muita gente vai dizer que só se rasgam contratos quando se tem a certeza do que se está a fazer…eu certezas tenho poucas: Morte, impostos, injustiça e que o Sporting vai ser campeão esta época.
21 Dezembro, 2015 at 13:31
+1!
21 Dezembro, 2015 at 13:31
não há nada ainda no site da TAS. vamos aguardar qual é a sentença…http://www.tas-cas.org/en/jurisprudence/recent-decisions.html
21 Dezembro, 2015 at 13:32
meus amigos, tudo isto era esperado, mas é agora que se vê quem tem estofo de SPORTINGUISTA!
quem ACREDITA, grite comigo…
SPOOOORTING!
21 Dezembro, 2015 at 13:39
SPOOOORTING!!!
21 Dezembro, 2015 at 13:32
Agora a derrota no caso Doyen. Parece que um mal nunca vem só… E esta é, provavelmente, a maior derrota desta direcção.
Como é evidente, o contrato só deveria ter sido rasgado com toda a razão do nosso lado. Esta machadada numa altura destas, poderá significar a venda de jogadores importantes e a ausência de reforços em Janeiro face ao rombo financeiro que isto deverá significar para os nossos cofres.
É bom não esquecer que estamos praticamente em 2016 e não temos patrocinador.
Se por um lado acho que a luta contra a Doyen foi uma tomada de posição fulcral, por outro lado tenho um enorme receio no que teremos que hipotecar com essa luta.
De um lado o coração e do outro a “razão”.
Esperemos que a decisão, negativa pelo que parece, não seja pelo menos mais do que teriamos que pagar se a situação tivesse ficado resolvida no verão de 2014.
Mais do que nunca é altura de estarmos ao lado do nosso clube. É altura de ouvirem bem alto o nosso rugido e darmos uma demonstração clara de que nada nem ninguém poderá nos derrubar.
21 Dezembro, 2015 at 13:37
Deixem-se de merdas.
Em primeiro lugar, mesmo sabendo que se I a perder seria para avançar na mesma.
Há q marcar uma posição.
E a doy doy é um cancro.
Segunda. A decisão do TAS vale nada.
O que interessa é o que bem a seguir.
Uma decisão dum tribunal que mude as coisas
21 Dezembro, 2015 at 13:39
Sobre o caso Doyen todos referem a RR como fonte, mas no site ainda não têm lá nada…
Vamos aguardar pelas comunicações oficiais…
21 Dezembro, 2015 at 14:07
“Terminado o jogo da Madeira, há duas constatações óbvias e rápidas: o resultado final é de uma injustiça tremenda”
Injustiça é para o adepto do Sporting que sofre pelo clube e, animado por estar em primeiro, leva com uma derrota daquelas. Em campo o resultado é mais do que justo. Premiou a única equipe que lutou a sério e que se superou em cada lance.
Nós jogamos de salto alto.
21 Dezembro, 2015 at 14:22
Passo cá mais logo para comentar o jogo.