Taça da Liga: que expectativas?
Hoje disputa-se o primeiro jogo de uma competição mal enjorcada que a nossa Liga decidiu criar. O plano era simples, fazer com que os quatro clubes mais fortes a nível nacional, num ano, se encontrem sempre nas meias finais e que, consequentemente, a final seja sempre disputada por dois dos grandes do futebol nacional. Para além disso, dar um prémio a alguns clubes de segunda liga que podem levar os seus jogadores a jogos competitivos, enchendo estádios e resultando em receitas interessantes.

A teoria até nos pode parecer incrível no papel, e a competição, na sua base de fundação, poderia representar uma mini-Champions local, que apaixonaria clubes e adeptos. Acontece que a teoria falhou redondamente e uma bola de neve criou-se desde o primeiro ano. Os clubes mais pequenos sabem que existem poucas expectativas de passar num grupo com quatro equipas, e fazem as devidas poupanças, pois no fim-de-semana é altura de amealhar pontos preciosos. Os ditos “grandes” reconhecem esta poupança e fazem, eles também, uma gestão de plantel quase ao limite, estreando juniores, jogadores de equipa B, rodando suplentes e integrando reforços. Resultado? Jogos com pouca assistência, com muito pouco fio de jogo, algum entusiasmo para ver jogadores que pouco se mostram e pouco mais do que isto.

As soluções para abrilhantar esta competição já foram discutidas, mas parece existir pouco interesse ou poucas condições para mudar este vazio competitivo. Fazer jogos por eliminatória, como o que acontece com a Taça de Portugal, mas apenas entre clubes de Primeira Liga? Aumentar o número de grupos e, consequentemente, mais umas eliminatórias até à final? Ou assumir que o nosso futebol é demasiado pequeno para três competições nacionais?

Ainda assim, a verdade é que vamos entrar em campo hoje para disputar mais uma Taça da Liga. Não temos nenhuma, e isso tem de ser corrigido urgentemente. Um clube com a grandeza e historial do Sporting, num país com tão poucos candidatos a títulos, tem de contar com uma Taça da Liga no seu CV, ainda mais quando já perdeu duas das finais disputadas.
Esperamos hoje, de Jorge Jesus, que faça a devida rotação, pois Sábado joga-se pela liderança e só a vitória nos interessa.
Veremos, certamente, Boeck, Esgaio, Tanaka, André Martins e até Matheus em campo, existindo ainda a possibilidade de ir integrando de novo Mané, ver o que rende Schelotto, e dar mais minutos de jogo a Aquilani, que muito nos poderão ser utéis no jogo contra o Porto. A descansar ficarão alguns dos habituais titulares, que podem aproveitar para ver o que as suas sombras rendem em campo.

Ainda assim, hoje seria um excelente dia para dar a merecida estreia de Francisco Geraldes e Domingos Duarte, bem como de Gauld e Podence esta época. Claramente são os quatro que mais se vão destacando da equipa B e, confesso, é com alguma estranheza que os vejo arredados das opções há tanto tempo. Queremos miudagem, mas também os três pontos. Queremos que se pense no Sábado e na importância desse jogo, mas também que se dispute a Taça da Liga, uma vez que estamos já arredados da de Portugal e já vencemos a Supertaça. Três títulos nacionais este ano, tem de ser essa a ambição, por muito que um deles seja uma competição com pouca utilidade. Para além disso o Paços foi uma das três equipas que nos roubou pontos, ainda por cima em Alvalade. Confesso que gostava de, de uma vez por todas, ganhar aos castores por números claros e expressivos, já que há anos que não o fazemos na Liga.

*às terças, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa

____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________

É um estádio bonito, novo, arejado
Sporting Clube de Portugal – Paços de Ferreira
20h00
Estádio José Alvalade

Uma humidade relativa, muito superior a 100%
A tempestade trouxe a bonança e o pessoal está a ressacar bola, por isso aposto em 25 mil almas leoninas a empurrarem a sua equipa para uma vitória e para um extra de motivação para sábado.

A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
O Paços é uma das equipas sensação da Primeira Liga, ocupando o sexto lugar, em igualdade pontual com o 5º classificado (Vitória Setúbal). Apesar do jogar em 4-5-1, a equipa desdobra-se bem em 4-2-3-1 e consegue criar muita gente em situações atacantes (nomeadamente em transições), como se viu na recente visita ao Dragão que Carlos Xistra resolveu a favor dos azuis e brancos (2-1). A goleada (6-0) ao União da Madeira e o empate em Braga são os mais recentes cartões de visita de uma equipa que também foi eliminada da Taça de Portugal (1-2 com o Rio Ave).

Este homem é um Mister!
Jorge Simão é um dos treinadores que, mesmo optando pelo contra-ataque, procura implementar um futebol positivo.

Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
O jovem Diogo Jota tem sido uma das revelações deste campeonato e o presidente do Paços não perdeu tempo em iniciar um leilão (diz-se que não quer negociar o avançado abaixo de 4 milhões). Bruno Moreira é o goleador da equipa, com sete golos, muitos deles criados por Christian.

A vantagem de ter duas pernas!
Nunca deixo de fascinar-me ao ver que gajos como Edson Paraíba se tornaram profissionais de futebol, sensação que se repete quando ouço o nome Rodrigo Antônio. O defesa Miguel Vieira recorre bastante à falta, portanto podemos explorar esse factor.

E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Jorge, contando com a preciosa ajuda de um senhor do apito chamado Manuel Oliveira, o Paços já nos roubou dois pontos esta época. Em Alvalade. Nós não entrámos bem no jogo, depois falhámos golos, o árbitro cometeu vários erros e ele empataram naquele penalti manhoso do João Pereira que não seria marcado na área contrária. Será importante marcarmos cedo, pois o Paços é uma equipa que defende razoavelmente bem (5ª melhor defesa), mas que começa a dar espaço quando é pressionado ou obrigado a subir as linhas (e, nessas alturas, há bastante espaço entre os centrais e os laterais). Depois, a grande curiosidade: tendo em conta que nenhum jogador da equipa B foi chamado, como irás gerir a equipa de forma a não descurar o jogo de sábado?
SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!

Vamos jogar no totobola
Sporting – Paços de Ferreira 1