Taça da Liga: que expectativas?
Hoje disputa-se o primeiro jogo de uma competição mal enjorcada que a nossa Liga decidiu criar. O plano era simples, fazer com que os quatro clubes mais fortes a nível nacional, num ano, se encontrem sempre nas meias finais e que, consequentemente, a final seja sempre disputada por dois dos grandes do futebol nacional. Para além disso, dar um prémio a alguns clubes de segunda liga que podem levar os seus jogadores a jogos competitivos, enchendo estádios e resultando em receitas interessantes.
A teoria até nos pode parecer incrível no papel, e a competição, na sua base de fundação, poderia representar uma mini-Champions local, que apaixonaria clubes e adeptos. Acontece que a teoria falhou redondamente e uma bola de neve criou-se desde o primeiro ano. Os clubes mais pequenos sabem que existem poucas expectativas de passar num grupo com quatro equipas, e fazem as devidas poupanças, pois no fim-de-semana é altura de amealhar pontos preciosos. Os ditos “grandes” reconhecem esta poupança e fazem, eles também, uma gestão de plantel quase ao limite, estreando juniores, jogadores de equipa B, rodando suplentes e integrando reforços. Resultado? Jogos com pouca assistência, com muito pouco fio de jogo, algum entusiasmo para ver jogadores que pouco se mostram e pouco mais do que isto.
As soluções para abrilhantar esta competição já foram discutidas, mas parece existir pouco interesse ou poucas condições para mudar este vazio competitivo. Fazer jogos por eliminatória, como o que acontece com a Taça de Portugal, mas apenas entre clubes de Primeira Liga? Aumentar o número de grupos e, consequentemente, mais umas eliminatórias até à final? Ou assumir que o nosso futebol é demasiado pequeno para três competições nacionais?
Ainda assim, a verdade é que vamos entrar em campo hoje para disputar mais uma Taça da Liga. Não temos nenhuma, e isso tem de ser corrigido urgentemente. Um clube com a grandeza e historial do Sporting, num país com tão poucos candidatos a títulos, tem de contar com uma Taça da Liga no seu CV, ainda mais quando já perdeu duas das finais disputadas.
Esperamos hoje, de Jorge Jesus, que faça a devida rotação, pois Sábado joga-se pela liderança e só a vitória nos interessa.
Veremos, certamente, Boeck, Esgaio, Tanaka, André Martins e até Matheus em campo, existindo ainda a possibilidade de ir integrando de novo Mané, ver o que rende Schelotto, e dar mais minutos de jogo a Aquilani, que muito nos poderão ser utéis no jogo contra o Porto. A descansar ficarão alguns dos habituais titulares, que podem aproveitar para ver o que as suas sombras rendem em campo.
Ainda assim, hoje seria um excelente dia para dar a merecida estreia de Francisco Geraldes e Domingos Duarte, bem como de Gauld e Podence esta época. Claramente são os quatro que mais se vão destacando da equipa B e, confesso, é com alguma estranheza que os vejo arredados das opções há tanto tempo. Queremos miudagem, mas também os três pontos. Queremos que se pense no Sábado e na importância desse jogo, mas também que se dispute a Taça da Liga, uma vez que estamos já arredados da de Portugal e já vencemos a Supertaça. Três títulos nacionais este ano, tem de ser essa a ambição, por muito que um deles seja uma competição com pouca utilidade. Para além disso o Paços foi uma das três equipas que nos roubou pontos, ainda por cima em Alvalade. Confesso que gostava de, de uma vez por todas, ganhar aos castores por números claros e expressivos, já que há anos que não o fazemos na Liga.
*às terças, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
É um estádio bonito, novo, arejado
Sporting Clube de Portugal – Paços de Ferreira
20h00
Estádio José Alvalade
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
A tempestade trouxe a bonança e o pessoal está a ressacar bola, por isso aposto em 25 mil almas leoninas a empurrarem a sua equipa para uma vitória e para um extra de motivação para sábado.
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
O Paços é uma das equipas sensação da Primeira Liga, ocupando o sexto lugar, em igualdade pontual com o 5º classificado (Vitória Setúbal). Apesar do jogar em 4-5-1, a equipa desdobra-se bem em 4-2-3-1 e consegue criar muita gente em situações atacantes (nomeadamente em transições), como se viu na recente visita ao Dragão que Carlos Xistra resolveu a favor dos azuis e brancos (2-1). A goleada (6-0) ao União da Madeira e o empate em Braga são os mais recentes cartões de visita de uma equipa que também foi eliminada da Taça de Portugal (1-2 com o Rio Ave).
Este homem é um Mister!
Jorge Simão é um dos treinadores que, mesmo optando pelo contra-ataque, procura implementar um futebol positivo.
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
O jovem Diogo Jota tem sido uma das revelações deste campeonato e o presidente do Paços não perdeu tempo em iniciar um leilão (diz-se que não quer negociar o avançado abaixo de 4 milhões). Bruno Moreira é o goleador da equipa, com sete golos, muitos deles criados por Christian.
A vantagem de ter duas pernas!
Nunca deixo de fascinar-me ao ver que gajos como Edson Paraíba se tornaram profissionais de futebol, sensação que se repete quando ouço o nome Rodrigo Antônio. O defesa Miguel Vieira recorre bastante à falta, portanto podemos explorar esse factor.
E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Jorge, contando com a preciosa ajuda de um senhor do apito chamado Manuel Oliveira, o Paços já nos roubou dois pontos esta época. Em Alvalade. Nós não entrámos bem no jogo, depois falhámos golos, o árbitro cometeu vários erros e ele empataram naquele penalti manhoso do João Pereira que não seria marcado na área contrária. Será importante marcarmos cedo, pois o Paços é uma equipa que defende razoavelmente bem (5ª melhor defesa), mas que começa a dar espaço quando é pressionado ou obrigado a subir as linhas (e, nessas alturas, há bastante espaço entre os centrais e os laterais). Depois, a grande curiosidade: tendo em conta que nenhum jogador da equipa B foi chamado, como irás gerir a equipa de forma a não descurar o jogo de sábado?
SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
Vamos jogar no totobola
Sporting – Paços de Ferreira 1
29 Dezembro, 2015 at 21:32
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLOOOOO
ESPECTÁCULO!!!! CLASSE!!!!!!!!!
RUIZ 3-1.
29 Dezembro, 2015 at 21:32
ruiz = classe 🙂
29 Dezembro, 2015 at 21:33
pois
29 Dezembro, 2015 at 21:33
GOLAÇO! Grande Ruiz!
29 Dezembro, 2015 at 21:35
Já se adivinhava este golo. É o que dá equipas pequenas que só jogam para o empate tentarem assumir a posse de bola e discutir o jogo pelo jogo. Fizessem isto mais vezes, se calhar não levavam golos tão facilmente.
29 Dezembro, 2015 at 21:35
fdx grandfe golo do Bryan.
Logo a seguir o Gelson tem uma paragem e perde uma bola que não pode, a aprendizagem tem destas coisas.
29 Dezembro, 2015 at 21:38
Ó Paços, se continuas a abrir as pernas, hoje levas 5.
29 Dezembro, 2015 at 21:38
Merecia era um golaço é Matheus e não é rose , É NOSSO !
29 Dezembro, 2015 at 21:39
Fonix, nem vi o golo!!
29 Dezembro, 2015 at 21:47
O Slim que falhe todas as que precisa falhar hoje e guarde a pontaria para o próximo. Ficamos a dever 2 ou 3 golos ao Paços.
29 Dezembro, 2015 at 21:47
A equipa dos 14 milhoes de seguidores ganhou 1-0.
Não foi de catedral, mas foi à capela.
Exibição do apitador como no Museu da Cerveja… com discrição.
29 Dezembro, 2015 at 21:51
Houve roubalheira “a capella”?
29 Dezembro, 2015 at 22:48
O Lisandro amarelado fez duas faltas que… pois…
E há um lance na área dos vermelhos em que há jogo perigoso nítido (era livre indirecto, encostado à baliza).
Não foi gamanço descarado, mas… ele estava lá.
Diga-se que o nacional só perdeu porque deu o estoiro, e o esseelebê não jogou caracol. Cheira-me que há ali meia dúzia já com guia de marcha
29 Dezembro, 2015 at 21:48
Gosto muito de ver Aquilani a jogar a 6.
29 Dezembro, 2015 at 21:50
Esta displicência era escusada!
30 Dezembro, 2015 at 8:38
Tiveste aqui a noite toda a dizer mal… Vai te catar
Deves ser lampião
29 Dezembro, 2015 at 21:51
Que bom é assistir a futebol melhor ainda quando é o Sporting que o joga.
29 Dezembro, 2015 at 21:53
Parabéns ao Paços pois tentaram assumir a posse de bola e discutir o jogo pelo jogo, vieram jogar futebol e isso é de aplaudir.
29 Dezembro, 2015 at 21:53
2ª no barrote. Como é que não marcamos mais 2 ou 3 golos, caraças?
29 Dezembro, 2015 at 21:58
E então o Schellotto (?!), passa na audiência preliminar da tasca? Não desgostei, se bem que é daquelas posições lixadas porque se tem pouca bola e se joga sempre em brasas, seja a atacar ou a defender. Deixou pelos menos uma bola passar na defesa na 1ª mas até esteve bem na frente, onde uma melhor decisão do Gelson na 2ª podia ter-lhe dado uma jogada de perigo. Boa atitude, tb.
29 Dezembro, 2015 at 23:34
Estive a ver o jogo com o meu cunhado italiano. Disse me que o Schellotto é bom jogador … Uma espécie de Aquilani… Prometeu muito no início de Carreirra….
O que vi hoje …. Pelo lado dele não fizeram sopa. Se era um jogo de risco? Não. Mas deu para confiar!
29 Dezembro, 2015 at 22:07
Só pude ver a 2ª parte, mas jogámos muito à bola.
O Schelotto tem uma passada impressionante e pinta de extremo, não de defesa. Pareceu-me mais alto que o Paulo Oliveira!
Grande joga do Gelson, quando lhe dão espaço…
O Ruiz é pura classe, faz-me lembrar os golos do Balacov.
Nota positiva para química João Mário-Aquilani no miolo, o nosso italiano tem golo à entrada da área.
29 Dezembro, 2015 at 22:09
Gostei do Esqueleto.
29 Dezembro, 2015 at 23:17
??
Só vou dar-lhe outra oportunidade porque tenho em consideração o que escreves.
29 Dezembro, 2015 at 22:09
E Boeck….foda-se já não há pachorra para estes frangos. Um erro técnico de infantil. É o que dá cristalizar a carreira, parecia o Tiago que passou 27 temporadas seguidas a aquecer o banco. Para quê?
29 Dezembro, 2015 at 22:13
É preocupante saber que não temos alternativa a Patrício.
29 Dezembro, 2015 at 22:09
O JJ é o maior.
Está na flash interview como se estivesse no sofa com uma bola na mão.
Reforcos? Com que guit…? hum… Quando não se tem muito dinheiro, arrisca-se ou então olha… ninguém. 🙂
Grande
29 Dezembro, 2015 at 22:11
jola na mao.
As vezes apetece mandar o corrector automático para o…
29 Dezembro, 2015 at 22:12
problemas na net s me deixaram comecar a ver a 2a parte depois do 3-1…
por momentos pensei que o JJ lhes tivesse dado uma “ensaboadela” ao intervalo…mas depois comecei a ouvir falar em B.Ruiz, J.Mrio e confirmei, (especialmente, como vi o nosso meio campo a trocar a bola, e os olhos aos gajos do Pacos), que por muito esforcado, batalhador, abnegado, (oque lhe insistam em chamar)…Adrien “estraga” o que aquele meio campo pode apresentar…
nao desculpando o frango do Marcelo, que paragem cerebral foi aquela na falta que resulta no golo sofrido? para que?…
aceito que haja quem goste dele…para mim é “prejudicial” ao andamento que o “nosso meio-campo” pode apresentar…
imaginem este carrossel da 2a parte frente aos “los pategos”…ahahah, entram na onda demolidora do JJ, as lamparinas já lá teem 3 arroxadas para contar, agora é altura de nos virarmos para os porcos, ahahah
29 Dezembro, 2015 at 22:16
Gostei do Sporting. Equipa muito solta e a trocar a bola em velocidade que foi o que faltou na Madeira. Verdade que o Paços veio jogar o jogo pelo jogo. Louvor ao treinador dos gajos.
Exibição péssima dos lampiões. E o renato sanches daqui a pouco vale tanto como uma bifana e uma imperial.
29 Dezembro, 2015 at 22:18
Parece que o Presidente vai falar após as conferência de imprensa dos técnicos
29 Dezembro, 2015 at 22:18
Estou a ver o resumo do boifica e aquilo foi uma vergonha. Gostava de saber a nota do capela.
29 Dezembro, 2015 at 22:19
O William não jogará mesmo no sábado ou serão mind games do JJ?
29 Dezembro, 2015 at 22:19
Off-topic. Há alguém que tenha dois lugares no sector B32 (ou próximo) que não possa ir ao jogo com o Porto? Eu tenho dois lugares (com presença garantida) no B32 mas preciso de outros dois. É por uma boa causa. Trata-se de firmar o sportinguismo de uma criança de 10 anos que não vive em Lisboa mas que estará cá no fim-de-semana (obviamente, carece de acompanhante). Estou disposto a compensar quem mos faculte.
Contacto: [email protected]
P.S. Vou “repostando” isto com a esperança de que alguma “alma caridosa” que não esteja no período da passagem do ano em Lisboa me leia, contando com a compreensão do Cherba, que antecipadamente agradeço.
29 Dezembro, 2015 at 22:20
lambretas no nosso jogo e capelas no outro não foi coincidência, só faltou o chousa no outro gémeo .
29 Dezembro, 2015 at 22:21
fdx o borego do treinador do paços queixa-se do talhante!!!
Contra nós todos reclamam mesmo sem razão, com os outros riem-se e dão palmadinhas nas costas.
29 Dezembro, 2015 at 22:22
BORREGO queria dizer.
29 Dezembro, 2015 at 22:21
O Pedro Henriques em grande esforço para justificar a roubalheira do lampião Capela.
Não há vergonha na cara desta gente…
29 Dezembro, 2015 at 22:27
É verdade, nos penaltis diz que foram contactos normais na disputa de bola.
Não me esqueço do penalti contra os cabeçudos que ele não marcou, apesar do fiscal o ter assinalado.
29 Dezembro, 2015 at 23:06
E uma mão do katsuranis dentro da área, que o fiscal-de-linha assinalou e o gajo desautorizou. Contra o Sporting, claro.
29 Dezembro, 2015 at 23:07
Desculpa, ASousa, não li o que tinhas escrito e disse o mesmo. Pelos vistos não sou só eu que me lembrarei para sempre desse lance.
29 Dezembro, 2015 at 22:22
Mateus!!! se não se transformar num extraordinário jogador, é porque os deuses não gostam de futebol. E frangos…, até os maiores guarda-redes não conseguem escapar ao gozo dos deuses e dos homens…
SPOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRTINNNNNNNNNG!
29 Dezembro, 2015 at 22:24
O william em principio nao recupera para sabado, péssimo péssimo péssimo
29 Dezembro, 2015 at 22:28
Tem sido uma época estranha para o William.
O Jesus parece-me algo desiludido com a sua prestação.
Ainda não se viu o dedo de Jesus nele.
29 Dezembro, 2015 at 22:29
É verdade que ele tem estado bastante irregular, mas é bastante importante defensivamente para a equipa, pelo menos na minha opinião
29 Dezembro, 2015 at 22:35
Claro que sim, o William mesmo a 60% é titularíssimo e ninguém o pode substituir, porque…é único.
29 Dezembro, 2015 at 22:39
Mas sinceramente também concordo na parte em que dizes que o jj esperava mais dele
29 Dezembro, 2015 at 22:29
Sério? Não sabia que estava lesionado. Só tinha lido que Teo não era opção.
29 Dezembro, 2015 at 22:31
lesionou se ontem ou anteontem, e pelo que se fala dificilmente recuperará
29 Dezembro, 2015 at 22:39
máinde gaimes do JJ??
para que? o lopatego já nao tem cérebro, para que tentar atrofiar o que já está atrofiado?? ahahah
29 Dezembro, 2015 at 22:28
Este treinador do pacos não e parvo a falar.
29 Dezembro, 2015 at 22:29
O gajo é bom treinador, nota-se que sabe treinar e não gosta de autocarros.
29 Dezembro, 2015 at 22:36
ahahah (depois da desinfecao), ahahah
á cerca de um ano, ou mais que nao visitava o camarote…mas, como me estava a divertir no NGB com as cambalhotas, voltas e reviravoltas que o benfica by gb tenta dar as encavadelas que vai levando do grande lider dele, reparei no titulo dum post do camarote, (num blog benfiquista, atencao), e depois de muito repelente para insectos, protectores solares, radioactivos e todos esses mecanismo de defesa contra infeccoes…entrei no “espaco”…qual é o meu espanto quando vejo que o ataque feito ao Presidente desta vez é feito com um post transcrito na integra dum blog benfiquista…(pois o NGB, o mesmo que lhes dá guarida na lista de blogs a seguir), ahahah
tristes do caralho… sao mesmo rastejantes…ahahah (pelo menos vacinou-me para mais 2 ou 3 anos sem lá por os pés, ahahah
30 Dezembro, 2015 at 3:13
Sherlock eu até me divirto em ir lá e ler os tios, aquela azia toda da gosto e relembrame o que não quero ver mais no sporting.
Chamei de porco nojento ao ditador tio Rui , além de mentiroso devo confessar e sou constantemente editado o que não me importa mas fico feliz por o ditador tio Rui ler os meus coments para os editar .
Pensavam que o sporting lhes pertencia por direito cambada de croquetes.
Agora que os milhões vão entrar é vê-los a sair das tocas, até vão fazer fila.
Nós é que alimentamos o grande Sporting Clube de Portugal, nós é que somos o grande Sporting Clube de Portugal e se esses tios querem voltar ao poder vão ter de enfrentar muito punho pela frente.
Claro que é gente cobarde sempre foram, frente à frente está quieto, podem-se sujar e despentear o cabelo a betinho.
Queremos união , claro que sim mas com essa gente é impossível , portanto é dar-lhes forte e feio e que desapareceram do mapa, podem no entanto continuar com o bloq da treta para meia dúzia deles se entreterem e até é bom como já referi para nós não nos esquecermos do passado.
Com isto quero também dizer que não sou um soldadinho como eles gostam de chamar aos seguidores de bdc e sempre que achar que bdc esteja mal direi a minha opiniao.
Mas acima de tudo sou anti tios que mancharam o nome do sporting.
29 Dezembro, 2015 at 22:44
entretanto o “garoto” deixa resposta no Facebook…
“Através da sua conta de Facebook, Bruno de Carvalho respondeu a Abrantes Mendes, questionando o antigo candidato à presidência do Sporting sobre os 515 milhões de euros esta terça-feira garantidos no acordo com a NOS chegam para o convencer, isto depois de Abrantes Mendes ter exigido que os leões conseguissem um acordo similar ao que foi alcançado no início do mês pelo Benfica.”
29 Dezembro, 2015 at 22:45
não gasto as fichas todas porque quero muito vencer o jogo de sábado… sim, acredito muito na nossa equipa apesar do mister ter hoje revelado que nem Teo nem William vão a jogo com os fruteiros…
uma semana positiva depois de uma véspera de natal que foi uma merda. Fruteiros eliminados da taça da liga, salvo milagre (e costuma haver milagres sem dolo nesta competição) os fruteiros não serão nossos adversários nas meias…
até lá temos de dar o nosso melhor e o jogo de portimão vai doer.
29 Dezembro, 2015 at 22:49
Pumba na SIC!
29 Dezembro, 2015 at 22:50
Pumba no Carnide!
29 Dezembro, 2015 at 22:52
pumba , embrulha fdp de aziados , embrulhem fdp
29 Dezembro, 2015 at 22:53
Só para todos perceberem quem fez melhor acordo…o q são 400 M para cada um dos clubes:
Sporting ..Ativo : 239,4 M……..400M são 167% do ativo
Benfica Ativo : 445,6M ….. 400M são 89% do ativo
Porto Ativo: 411,7M………400M são 97,1% do ativo
Ja perceberam o q representa 400M para cada um?
E ate tou a usar fontes não verdes para ativos!
http://3.bp.blogspot.com/-Wm2KYxzGDbE/Vl4aL3XDoRI/AAAAAAAAAi0/4A8CkvIGk54/s1600/SLB_3grandes.jpg
30 Dezembro, 2015 at 3:20
Frost, eu acho que a Malta ainda não percebeu essa diferença e estão a comparar somente os milhões versus anos.
Um clube que não ganha a décadas , que estava falido, que tem um activo muito inferior aos concorrentes recebe mais milhão menos milhão o mesmo ou até mais.
O melhor negócio foi o do sporting sem duvida nenhuma.