Mais uma semana, mais talento que nos chega de Alcochete e merece o seu destaque neste ilustre cantinho da Tasca.

Estamos fartos de discutir, entre comentários e conversas, que o Sporting continua a formar os melhores extremos do nosso país, essa que é uma das posições que projectou a nossa Academia e a posição que nos fez chegar 4 bolas da Ouro com o carimbo Sporting. Nos mais novos, já demos destaque a Iuri e Podence, para além dos 3 jovens que se encontram no nosso plantel principal e Jovane Cabral. Mas podemos ainda descer mais dois escalões e encontrar mais talento que chegará, esperamos todos nós, com algum destaque à equipa principal.

Gil Santos – Um extremo, capaz de actuar nas duas alas e a ponta de lança, de fino recorte técnico e com bastante velocidade. Forte nos apoios e fisicamente, Gil Santos será um dos jogadores com melhor técnica a sair da formação Sporting nos últimos anos. Remate fácil, bom passe, mas a precisar muito de melhora na tomada de decisão e na forma de ler o jogo. Gil poderá crescer, e muito, a actuar na posição 9,5 ou a médio ofensivo puro. Os seus movimentos interiores permitem-lhe essa adaptação, mas oferece uma velocidade nas alas que certamente não será desperdiçada (Iuri versão 2?). No Sporting desde a temporada passada, altura em que foi contratado ao Oeiras para melhorar a nossa equipa de Juniores. E bem que precisávamos de mais talento assim naquela geração.

Leandro Tipote – Mais explosivo, mais extremo puro e a actuar ainda nos nossos juvenis. É um dos jogadores que mais se destaca nessa escalão, onde somos reis e senhores, e podemos até considerar que será a estrela maior da companhia. É um nome que há muito circula entre os adeptos leoninos e não é caso para menos. Leandro Tipote oferece velocidade, raça, capacidade de luta, golos e um pé direito daqueles que fazem com que os adeptos se levantem da cadeira só para ver uma finta. Estará sempre à frente do seu tempo, pelo menos na minha visão, porque apresenta uma qualidade e capacidade de decisão muito superior a quase todos os seus colegas. No Sporting desde 2007, altura em que foi chamado para ficar na Academia, depois de observado nos “Leões Altivos”, Leandro deverá ser aposta de presente e futuro, pois não encontraremos talento jovem mais barato e eficaz do que este.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)