Muito se tem falado e especulado acerca dos castigos a jogadores, que forçam o 5.º amarelo de modo a “limparem” o castigo num jogo conveniente. Ora todos concordarão, que este “forçar”, desvirtua o campeonato, pois é passível de beneficiar ou prejudicar um determinado adversário específico.
Para além desta situação especifica, existem ainda os casos onde o calendário dita que todos os adversários que joguem numa semana contra um “grande”, na semana seguinte jogarão conta outro grande, saindo normalmente beneficiado o “grande” que joga em segundo, pela maior propensão a acontecerem incidencias disciplinares contra este tipo de adversários.
Introduzido o problema, fica então uma ideia para uma solução, a aplicar apenas em provas do campeonato:
o eventual castigo decorrente da indisciplina num determinado jogo, não seria aplicado obrigatoriamente no jogo seguinte, mas sim num jogo ou jogos a sortear, nos que restem até final do campeonato.
Isto diversificava os benificiários de um determinado acto de indisciplina decorrente de um jogo, em que o atual adversário não teve qualquer influencia, e dificultava a tarefa do jogador que queria por algum motivo forçar a sua exclusão de um jogo frente a um determinado adversário.
O que acham?
ESCRITO POR RMiquelino
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
27 Abril, 2016 at 12:35
Se tudo funcionasse com transparência e sem corrupção, era uma hipótese a ter em conta.
Com o domínio lampiónico era apenas mais uma ferramenta que iriam usar a seu favor.
Por coincidência, se um jogador importante de uma equipa levasse com o 5º amarelo, o sorteio ditava que falhava o jogo com o benfica, fosse este quando fosse.
Depois faziam a coisa bem feita e ao Sporting até calhavam mais jogadores adversários castigados (“escândalo!!”, “são sempre favorecidos!!”, “calha sempre ao mesmo! podem encomendar as faixas”, “colinho!!”) mas seriam sempre jogadores mais banais e mais facilmente substituíveis.
27 Abril, 2016 at 12:39
Como só perguntas o que achas, e felizmente não pedes a minha idea (não tenho nenhuma 🙂 ) aqui vai o que acho… Não me parece grande ideia… levanta uma série de questões práticas para resolver. O que funciona é não haver “vitores pereiras” e “arbitros nascidos no benfica lab”.
Z
27 Abril, 2016 at 13:04
Alguém me sabe dizer se o SPORTING já acabou????
(I.M.O.)
Nunca te cales, Bruno!
(Nota: Para quem souber de Leis… Sendo a SAD do Sporting cotadas em bolsa e sendo SISTEMATICA E REITERADAMENTE VITIMA da maldicência da C.S., não seria possível colocar em tribunal a ESCUMALHA do costume por reiterada CALÚNIA, DIFAMAÇÃO, e exigir por isso indemnização devida?)
27 Abril, 2016 at 13:10
1) SEIS EM RISCO PARA O BENFICA:
« Nelo Vingada tem seis jogadores em risco de suspensão para o jogo da penúltima jornada da Liga, contra o Benfica. Além de Deyvison, Tiago Rodrigues, Alex Soares e Edgar Costa, que já estavam na lista, os amarelos que João Diogo (8º) e Patrick Vieira (4º) viram diante do Arouca colocaram-nos igualmente em perigo de falhar o embate com os encarnados.
Domingo, no Estoril, o técnico maritimista não vai contar apenas com o influente Fransérgio, que acumulou 9 cartões amarelos, o que o vai obrigar a alterar a estrutura habitual do meio-campo verde-rubro. »
_________
2) FINAL NOS BARREIROS PODE SER REALIDADE. Há recetividade à ideia (Taça da Liga)
_________
É só de mim, ou esta merda tresanda por todos os lados…
Quero ver o que vai dizer o “inquilino habitual do Seixal Lab” do Orelhas durante as próximas semanas…
O FUTEBOL PORTUGUÊS NÃO MERECE O SPORTING…
27 Abril, 2016 at 13:12
off-topic: Agora o renato sanches tem um quisto…
http://www.tuvaisvencer.pt/silence-of-the-lamps/
27 Abril, 2016 at 13:29
Isso já era sabido… chama-se benfiquismo.
27 Abril, 2016 at 13:43
Chama-se benfiquisto, ainda por cima é turista, já passou do esquerdo para o direito, nada que provoque desconfiança na cs ou nos comedores de gelados carnidenses. Eles andam encantados com o novo binya!
27 Abril, 2016 at 13:48
não lhes vá estragar o pseudo-negócio com o ManchesBayernóElsea…
27 Abril, 2016 at 13:13
Uma ideia seria o que se passa no rugby… amarelo dá exclusão temporária no decorrer do jogo. Acabar com a acumulação de amarelos e penalizar a sério o antijogo. Reiteradamente se após aviso e suspensão o jogador reincorresse na mesma, castigo exemplar, nunca inferior a três quatro jogos. Acabavam os autocarros. 🙂
27 Abril, 2016 at 13:54
Autocarros não são ilegais. São por vezes a única solução e cabe ao adversário arranjar soluções.
Já o anti jogo sim… devia ser punido e bem punido.
28 Abril, 2016 at 17:31
Claro… o que quis dizer é que com o autocarro vem o pica… e o raio do gajo quando lhe dás o bilhete (a bola) nunca mais o devolve… vê qual o holofote que tem mais luz, espera que toda a gente esteja sentado… enfim… quando te dá o bilhete de volta já passaste duas estações. Aliás era giro numa situação dessas o GR apanhar cartão amarelo, 10 minutos de suspensão e livre indireto. Acabavam os passatempos. Com três ou mais excluidos, havias de ver se havia tática que resistisse 🙂 Um abraço.
27 Abril, 2016 at 13:20
Penso que não faz grande sentido esta ideia…
Além de que para acontecer limpar o cartão contra o grande, tem que ter os 4 amarelos no jogo antes..
Acontece algumas vezes, mas não assim tantas… Parece me…
27 Abril, 2016 at 13:22
era uma boa medida num campeonato são…mas como estas coisas se fazem de proposito com a finalidade de beneficiar um clube, é lógico que essa medida ficaría na gaveta.
Se estivéssemos a lidar com dirigentes a sério, tudo sería diferente e nem era necessário andarmos a pensar na nojeira que é a questão do 5º amarelo nesta fase da época, aliás, essa história do 5º amarelo é uma falácia porque não deveria de haver castigo ao 5º cartão mas sim, outro tipo de decisões mais profiláticas como por exemplo avultadas multas (crescentes) aos jogadores que são caceteiros…se isso lhes mexesse com o bolso de certeza que eles refreavam os impetos.
27 Abril, 2016 at 13:25
Para mim, não faz qualquer sentido.
Mesmo que fizesse, arranjaria-se uma forma de depois ‘condicionar’ esse sorteio.
27 Abril, 2016 at 13:44
Traria mais problemas que soluções.
Além disso, estamos a falar de uma punição disciplinar a um jogador, não a um beneficiar um adversário com a sua ausência. E a punição deve ser imediata.
Há quem abuse disso, mas tudo pode ser abusado: fazer tempo, fingir lesões para queimar tempo, etc Era uma uestão de tempo até esse “sorteio” ser desvirtuado e fonte de suspeitas e teorias de conspiração.
27 Abril, 2016 at 14:01
Também acho que não faça qualquer sentido, o principal é que o sorteio dos jogos seja isento e limpo, a partir daí a sequência dos jogos é indiferente e faz parte da sorte, piada e as dificuldades do futebol em si. O grande problema está nas atividades externas exercidas tanto pelo folcorrupto do porco durante 30 anos e agora nas galinhas de carnide nos últimos anos, isso para não viajar até aos anos 60 e 70 onde aquilo também andava tudo minado e o controle antidoping era nenhum, árbitros e depois o euzébrio ser o maior do mundo era muito fácil. Desde essa época que eles sempre fabricam a suposta “estrela maior”, e temos muitos exemplos disso, sendo a mais recente o “novo binya”.
Mas isso são outras conversas, o importante seria não desvirtuar a beleza do jogo, perder e empatar faz parte, ganhar sempre também não é saudável, mas no final existe uma coisa que dificilmente esses nossos rivais de merda não sabem dar valor que é o ganhar com ESFORÇO, DEDICAÇÃO E DEVOÇÃO, vitórias suadas mas merecidas que finalmente, nos dêem a GLÓRIA, é isso que nos torna diferentes, é isso que nos torna os adeptos mais apaixonados e loucos pelo nosso clube, em todos os momentos, estamos lá, e não há vouchers que paguem isso. SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, estamos sempre contigo!
27 Abril, 2016 at 14:14
Olha o Miquelino passou por cá para beber uns copos 😀
27 Abril, 2016 at 15:24
A idea não é grande coisa, mas não diria estupida.
O que se passa é que a regra é da FIFA, nâo é Portugal que vai mudar as regras.
Limpar os cartões dá para os dois lados. Quando precisamos também o fazemos.
28 Abril, 2016 at 16:08
Acho que pouco interessa até termos GENTE SÉRIA E HONESTA a gerir e a regular o fenómeno desportivo…
A acima de tudo ver o desporto… tal e qual ele devia ser… APENAS DESPORTO e que ganhe o melhor…!!!
#VAMOSTAPAROFOSSO
SL