Recuemos ao início desta temporada atribulada, intensa e imprópria para cardíacos. Começámos o campeonato tal como terminámos o transato – com um saboroso título, ainda mais arrecado a quem foi! (O Algarve teve mais encanto vestido de verde e branco). Começámos bem! E todos, mas todos mesmo, em todas as frentes, desde o plantel aos adeptos, desde o staff à curva sul, de norte a sul do país, nas ilhas e por todo o mundo, envergámos as nossas cores e com dentes cerrados partimos para a luta!
Ao longo de todos os minutos disputados, os nossos rapazes deixaram a força anímica em campo e nós, nas bancadas, demos as nossas vozes (que nem mesmo roucas se calaram). Transformámos uma onda verde num brutal tsunami arrasador! Arrepiámos tudo e todos com “O Mundo Sabe Que”. Protagonizámos vitórias históricas e bailámos ao ritmo dos golos soberbos assinados pela turma do leão rampante! Vivenciámos reviravoltas históricas e cheia de garra! Assinámos por baixo a revolta de uma impunidade sentida no campeonato português, que o nosso Presidente fez chegar aos holofotes da comunicação social.
No entanto, e em grande parte devido ao último ponto que acabo de enunciar, a luta foi 90% das vezes desigual. O sentimento de injustiça apoderou-se, com toda a certeza, de toda uma nação verde e branca que ainda acreditava, que se a justiça divina existe-se, havia-se de “escrever direito por linhas tortas”. Mas no fim, nada disso aconteceu. No entanto, desengane-se quem ache que este império de corações de leão gravado deitou a toalha ao chão. Somos daquela raça que nunca, mas nunca verga. Caímos de pé nesta luta desigual e apesar de campos inclinados e jantaradas pelo Museu da lampionagem, perdão, Cerveja, à mistura, soubemos ser uns autênticos leões e a nunca desistir porque a crença naquela equipa era mais que muita.
Eles e nós fizemos o nosso trabalho, a nossa parte, aquela que nos competia. Muitos foram os jogadores, do nosso plantel, a agradecer o apoio avassalador que ao longo da época foi prestado. Não têm de quê. Obrigada, nós rapazes! Obrigada por nunca terem desistido e por terem verdadeiramente honrado esta verde e branca tão especial. Esta época foi um verdadeiro espelho, do que é o nosso lema. O esforço impressionante, uma dedicação sem igual, uma devoção sem limites e a glória, essa, não foi sentida nos níveis apoteóticos que gostávamos que tivesse atingido, mas fica com toda a certeza um sentido de dever cumprido, porque agora o Sporting Clube de Portugal está onde merece, no topo e na luta, para futuramente se voltar a pintar Portugal de verde e branco.
E em agosto quando tudo começar de novo, quando voltar a sentir as pulsações a mil, porque o Sporting vai jogar, nós estaremos todos lá. Tal como em todos os jogos que se disputou por esta temporada fora. E vai ser tal e qual como aquele cântico, que os que foram apoiar a nossa equipa nos derradeiros 90 minutos na pedreira entoaram: “Cá estaremos cá estaremos, Para o ano outra vez, Na liga da mentira, No campeonato português.” A bazófia lampiã levou a melhor, mas com certeza não será sempre assim.
ESCRITO POR Margarida Bibe
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
18 Maio, 2016 at 15:16
Nos tempos do Cabeça de Cotonete e do Godo, provavelmente eu ter-me-ia contentado em sentir que “caímos de pé”, tal era o sentimento de frustraçã. Hoje em dia, já nem isso me alegra!
Acho que é sintomático de alguma coisa…
18 Maio, 2016 at 15:27
E agora que a época terminou…. alguém tem alguma “inside” sobre o que se passou com o Jefferson para não calçar nas convocatórias desde o derby?
É que se bem me recordo… inicialmente era “lesão”, mas depois desapareceu do boletim clinico…
18 Maio, 2016 at 15:28
Falta de qualidade. 🙂
18 Maio, 2016 at 16:07
É a tua opinião que respeito…. mas tomara o Marvin fazer metade das assistências de golo que o Jefferson fez.
Defende mal? Sim, tal como o Marvin e o Bruno Cesar, o que em termos de campeonato português é “quase” irrelevante, pois passamos a maioria dos jogos a atacar.
Na minha opinião Jefferson não defende pior que o Marvin e o Bruno Cesar e ataca melhor que o Marvin, sendo que face ao BCesar coloco-o ao mesmo nível.
Falaram dos erros defensivos do Jefferson que custaram golos….
união da madeira —> o lance deveria ter sido invalidado por fora de jogo.
Por isso…. cheira-me que o Jefferson deve ter feito merda em algum treino com o JJ e por isso…. o JJ encostou-o, pois em termos ofensivos não ficou a perder com o Bruno Cesar.
braga (taça) —> jogou mal, mas o que nos custou caro nesse jogo foram os 2 golos invalidados e a expulsão perdoada ao luiz carlos na 1º parte com 1-0 no marcador.
tondela —> é preciso dizer que jogamos com 10 o jogo quase todo porque nos marcaram um penalty em que o jogador do tondela chutou na relva?
18 Maio, 2016 at 16:47
É preciso dizer que o Jefferson tem vindo a ser comido de cebolada desde os amigáveis da Era LJ em bolas para as costas.
Mas se quiseres, só assim de repente, Marítimo fora em 2013/2014, Arouca fora em 2013/14 (que o Maurício mete auto-golo), Lazio (5V) 2014/15, Braga em Alvalade x2 2015/16, Tondela nem uma semana depois.
Este último tirou-nos o título (sim, disse-o à saída do Estádio quando ainda tinhamos 4 pontos sobre o Porto).
18 Maio, 2016 at 17:06
E os que não deram golos mas que te deixam com os nervos em franja? 😉
O Jeff, na minha opinião, sempre foi uma nódoa. Fez algumas boas assistências, mas acerta quantas nas que faz? Lembro-me bem de um jogo em que não falhou uma assistência…. no trombil do adversário. 🙂
18 Maio, 2016 at 17:12
Isto
18 Maio, 2016 at 17:14
Percebo o que dizes, mas repara que eu não digo que o Jefferson é a ultima coca-cola do deserto. Apenas digo que apesar das limitações (óbvias) a defender é ainda assim o nosso melhor defesa esquerdo.
18 Maio, 2016 at 17:43
Jefferson sempre foi um molengas…isso nunca irá mudar, nem com JJ nem com ninguém.
Aquela forma de jogar como se estivesse num shopping nunca me entrou na cabeça…depois do jogo da taça contra braga acabou para mim
18 Maio, 2016 at 18:32
não posso estar de acordo contigo. numa determinada altura até foi… não tínhamos os outros dois.
Bruno César… faz o papel e defender nos limites do aceitável porque não tem rotinas…. mas contra mais de metade do campeonato… tens é de ter um tipo que saiba jogar à bola lá à frente… e ai o Bruno é muito mais jogador.
Contra os Grande que tens de defender mais … metes o Holandes e tens mais pulmão, mais músculo e mais altura.
Depois o Jefferson …. já o ano passado fez chantagem antes de um jogo contra o Porto. Quem é o manager dele? Pois…. se calhar está na hora de ir de viola ou fazer-lhe companhia.
18 Maio, 2016 at 15:33
Não se passou nada, não se passa nada! São opções! Provavelmente o JJ preferiu não quis arriscar muito com um jogador fora de forma, não havia margem de manobra. Isso tb observou-se do lado de lá, onde um luisão era titular indiscutível e depois da lesão nunca mais calçou!
18 Maio, 2016 at 15:48
A história do Luisão, ainda hoje, está muito mal contada. É bom não esquecer que houve ali não uma, mas duas operações e que, ao fim da primeira, a versão oficial era que ele estava praticamente apto. Mas depois, quase como que por magia, descobriu-se que, afinal, ele teria que ser operado outra vez.
18 Maio, 2016 at 16:23
O Cabeçudo das galinhas simplesmente não podia jogar com uma defesa tão subida, nunca foi rápido, e os anos são um peso considerável na agilidade, portanto como era o capitão houve a necessidade de criar uma “estória” para o afastar em glória (lesionado contra o SCP) e já não volta mais a calçar.
18 Maio, 2016 at 15:35
Apesar do seu pendor ofensivo foi claramente ponto fraco da equipa defensivamente e JJ percebeu isso. Depois da sua saída curiosamente foi só vitórias. Claro que também há alguma coincidência, e teve algum azar, mas seja como for…
Factos são factos, e atente-se ao seguinte:
Golos sofridos pelo seu flanco como em Braga (taça), em casa com o Tondela ou na Madeira com o União custaram-nos muito caro, e foram lances claramente displicentes da sua parte. E provavelmente estou a esquecer-me de alguns…
18 Maio, 2016 at 15:39
Por falar em laterais esquerdos, o Estugarda este ano desceu de divisão na Alemanha e eu não me importava nada de voltar a ter o Insua entre nós…
18 Maio, 2016 at 16:43
Se for o touro da primeira época, sim senhor.
Se for o gordo da segunda época, não obrigado.
18 Maio, 2016 at 18:33
gajos que descem de divisão para o lugar de quem??? deixa lá isso
18 Maio, 2016 at 15:43
Um dos que não me importava de ver vendido indo buscar uns euritos…
Se calhar sofreu o mesmo que o P. Oliveira…volta da lesão já tarde e numa altura em que quem jogou rendeu e por isso já não voltou a jogar este ano…
18 Maio, 2016 at 15:36
E impressão minha ou esta equipa de PT no euro sub 17 é “muito adulta” como disse o outro?! Há aqui alguém do Sporting?!
18 Maio, 2016 at 15:44
https://atascadocherba.com/2016/05/10/de-pequenino-ruge-o-menino-uma-esperanca-na-nova-geracao/
18 Maio, 2016 at 15:51
Muito Obrigado Cherba!
Acho que nenhum é titular com a Holanda…
18 Maio, 2016 at 15:45
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
“Caímos de pé”, é verdade. Ajuda a minorar um pouco a tristeza. A questão será se nos conseguimos manter “de pé” para a próxima época (isto é, conseguirmos chegar ao tão desejado título).
O nível de exigência que o Presidente trouxe para o Clube demanda que continuemos a nossa trajectória ascendente. E esta terá como objectivo “obrigatório” para a próxima época a vitória no campeonato.
Vamos a ver o que o defeso nos traz (certamente existirão relevantes alterações no plantel)…
SL
18 Maio, 2016 at 16:01
Hoje deu-me para discordar.
Não aceito o chavão de »caímos de pé«. Não ganhámos o campeonato (também por culpa nossa) mas nunca caímos. Estamos firmes e com os pés bem assentes. Já levo quase 55 anos de consciência Sportinguista (nos outros dez só me babava com as riscas verdes e brancas) e muito poucos foram os tempos que senti este clube tão firme.
Torna-se claro, até para os menos atentos, que a campanha já começou: JJ vai para o FCP, a mãe de Renato Sanches, o gato de Renato Sanches, as declarações de Manuel José, etc.
Esta corja, não tarda uma loja de barbeiro, reclama o epíteto de geringonça aos outros.
18 Maio, 2016 at 16:25
Então o tal “post” sobre a época que terminou?
18 Maio, 2016 at 17:59
Perdão?
18 Maio, 2016 at 20:40
Falha minha.
18 Maio, 2016 at 16:55
O Esgaio acabou de renovar! Será para apostar nele? aquela entrada em braga é para dar moral?
https://twitter.com/Sporting_CP/status/732962313611927552
18 Maio, 2016 at 16:57
Muito contente!! Eu sei que muitos não acham mas eu acho que o Esgaio vai dar jogador…tem de se especializar num lugar mas tem tanto lá para mostrar! Esta renovação para mim prova que o JJ vê o mesmo que eu!
18 Maio, 2016 at 17:20
Estou tão contente com esta merda que nem vos passa. Dispensar o Esgaio seria um enorme erro.
A renovação é a prova que é aposta do clube. Já merecia.
18 Maio, 2016 at 17:25
😀
Verdade. Sou testemunha que és uma Esgaiodependente.
🙂
18 Maio, 2016 at 16:56
Eu acho que “não caímos de pé…!”
É verdade que “nos empurraram…”
É verdade que nos “passaram a perna”…
Mas nós… “tropeçámos mas não caímos…e como continuamos de pé…vão ter de levar connosco já a seguir…!!
Eu quero o Sporting Campeão…!!
SL
18 Maio, 2016 at 17:12
100 % de acordo, mas se o sistema continuar igual vai ser tremendamente difícil, uma vez que se os lampiões alcançarem 28 vitórias nos 30 jogos que existem excluindo os grandes dá 84 pontos, mesmo perdendo todos os jogos grandes.
E depois nos jogos grandes aparecendo a vaca lampiónica em 1, tal como apareceu esta época…. passa logo para 87 pontos.
Esta época fizemos 86… que representou igualar o recorde do porto campeão europeu do mourinho! E este facto demonstra bem o campeonato “brutal” que fizemos!
18 Maio, 2016 at 17:15
TOMAAAAA Esgaio renovou. É para ficar o nosso menino! Bora miúdo é para lutar para o ano pelo lugar no onze com o perna alta Galgo Schelotto.
Um dia vamos rezar para que não nos vendam o rapaz, escrevam isto que eu tenho a certeza.
18 Maio, 2016 at 17:19
+1
18 Maio, 2016 at 18:49
Acho que ele é mais jogador para o sitio do André Martins / médio ofensivo… além de ser uma alma Sportinguista e com carácter/personalidade de capitão.
Mas tenho muitas dificuldades em ver o JJ a apostar muitas vezes nele… a não ser que o JM e WC saiam
18 Maio, 2016 at 17:29
A questão é simples. Porque razão a pré época não está já a começar? Sou só eu que estou motivadíssimo?
Nunca
18 Maio, 2016 at 17:30
Nunca mais começam os amigáveis…
18 Maio, 2016 at 17:32
Nem digas nada. Esta altura da época sem Sporting é uma depressão…….
Mas ainda temos o futsal para ganhar
18 Maio, 2016 at 17:36
E o euro para entreter.
18 Maio, 2016 at 17:53
Até pode parecer mal estar a dizer isto mas tou-me bem a cagar para o euro.
Quando a selecção joga gosto que ganhe mas sou incapaz de sofrer por eles
18 Maio, 2016 at 18:56
eu também digo isso da boca para fora… porque é o que eles merecem….
mas depois vejo o nosso escudo … e só quero que os nossos ganhem!
18 Maio, 2016 at 20:14
Já não existem amigáveis.
18 Maio, 2016 at 17:31
O Esgaio tem uma polivalência e competência nas funções que desempenha que fazem dele um jogador predileto de Jesus à semelhança de andré almeida. Se o andré almeida consegue ser campeão com uma equipa de merda e ir a um mundial imaginem o que não conseguirá Esgaio, agora já assimilou as ideias de JJ.
Com JJ jogam os que treinam bem e dão o máximo nas mais variadas vertentes do treino: posicionamento, movimentação tática da equipa… Quando um jogador treina bem diariamente as lesões musculares serão inferiores àqueles atletas que se estão a borrifar para os treinos, além de que ao treinarem bem evoluem. Respondido quanto ao Jeff?
O carvão desta semana e das próximas tem que ver com a tentativa de afastar JJ do Sporting, fragilizar Bruno e levar o porco a perder a taça para o brga. Muito dificilmente o carnide tem €€€ para comprar tudo e todos como esta época. No próximo ano descem 4 e tudo vai piar muito fininho.
18 Maio, 2016 at 17:39
Esgaio poderá ser alternativa para o meio e não para DD, na minha opinião.
Com contratações de peso, poderá ser emprestado ou então o tal “polivalente que não se afirma em posição nenhuma”…
19 Maio, 2016 at 10:07
Agora que o presidente emagreceu queres contratações de peso? 😀
18 Maio, 2016 at 17:35
O Sporting anunciou esta quarta-feira a renovação de contrato com Ricardo Esgaio.
O defesa/médio prolongou o vínculo com os leões por mais quatro anos, até 2022, e vê a cláusula de rescisão fixada nos 45 milhões de euros.
SL
18 Maio, 2016 at 17:48
cai de pé quem nunca se dobra…. foi um excelente campeonato dos nossos rapazes mas nem sempre acompanhado pelas nossas direcções (apoio a 100% o Presidente BdC)
Presidente acho que está na hora de passar a pasta das claques e principalmente a da comunicação a quem possa ser atacado sem atacar o SCP
“Cá estaremos cá estaremos, Para o ano outra vez, Na liga da mentira, No campeonato português.”
18 Maio, 2016 at 17:52
cai de pé quem nunca se dobra…. foi um excelente campeonato dos nossos rapazes mas nem sempre acompanhado pelas nossas direcções (apoio a 100% o Presidente BdC)
Presidente acho que está na hora de passar a pasta das “claques” e principalmente a da comunicação a quem possa ser atacado sem atacar o SCP
“Cá estaremos cá estaremos, Para o ano outra vez, Na liga da mentira, No campeonato português.”
18 Maio, 2016 at 18:12
E os clubes tugas continuam a apostar em técnicos do damaiense.
Entretanto o gordo do Duque prepara-se para apresentar Vitor Oliveira como treinador do aves, será que as declarações do papa subidas, ontem, sobre JJ não tinham sido briefadas?
18 Maio, 2016 at 19:02
Temos 4 defesas esquerdos(1 adaptado)
Jefferson-melhor a atacar do que a defender.Com o Tondela foi um anjinho de primeira.Em vez de dar uma castanhada no gajo foi logo comido no domínio de bola.Na semana seguinte o herói do Tondela estava a assinar pelo Barcelona B.
Marvin-Tem todas as qualidades físicas necessárias para um defesa moderno mas tem um senão que é ser demasiado lento a atacar.Pró pastelão.
Bruno César.Chuta chuta bem no ataque e tem bons cruzamentos.Enquadra-se bem no ataque e não tem cometido grandes deslizes na defesa.Talvez o mais equilibrado.
Jonathan Silva-Vamos ver como vai ser a sua evolução na Argentina.Lá está melhor a atacar mas muitas vezes perdido na defesa.É deixar o homem crescer.
Quanto ao Esgaio não me entusiasma o seu futebol de qualquer maneira com a sua polivalência pode tornar-se um André Almeida.Talvez 1 ano de empréstimo não fosse mau para a sua evolução.
De resto é continuar a acreditar no trabalho da direcção,no trabalho da equipa técnica,no trabalho dos jogadores e que os corruptos da APAF não continuem a desequilibrar a balança para os mesmos do costume.
19 Maio, 2016 at 9:55
Conscientes do que se passa no futebol Português, como é que pensamos que nos vai correr o ano que vem? Ou fazemos 99 pontos ou os lampiões voltam a ganhar. Como é que será possível fazermos o pleno dos pontos na nossa “Primeira Liga” (coisa ridícula, devia manter-se como Campeonato Nacional da primeira Divisão que, é aquilo que é e sempre será para todos nós). Já agora designem a competição como “Primeira Barca” para que faça juz ao nome da “premiership”…o hábito, como é bom de ver, em Portugal, não faz o monge.
Eu continuarei a chamar-lhe o campeonato dos trafulhas. BASTA!!!!!!!!!
Será que se o Real Madrid ou o Barcelona jogassem no nosso campeonato o Benfica continuava a ganhar? Continuava, não tenham dúvidas. Enquanto os Escroques que o dirigem lá estiverem, em vez de estarem atrás das grades, o Sporting, no dizer do Presidente da Etar, “obrigá-los-á a fazer o que for necessário para ganharem”.
Ainda que aquilo que fazem não seja tão só ilegítimo mas, também ILEGAL. Só uma Federação corrupta aguenta este estado de coisas.
Chama-se a isto de “Burlão consciente da impunidade”. Não tem outro nome. Fugiu-lhe a boca para a verdade.
Assim, eu não desisto enquanto for de noite no futebol Português e em todo o Portugal, afirmarei e gritarei sem cessar que, “que, quero Sporting Campeão, o benfica na Segunda Divisão e o Vieira na Prisão.