Para mim é indiscutível que o melhor desta pré-época e, sem dúvida, o melhor do estágio na Suíça foram…os adeptos. A dimensão de um clube ficou expressa na 2ª parte do jogo frente ao PSV, que apesar da equipa estar a perder 5-0, nunca cessou de apoiar os jogadores e mais do que isso, gritar bem alto a sua devoção ao emblema. Mais do que penar pela ineficácia da equipa, orgulhei-me de quem nós somos, da nossa incontestável e inabalável paixão e fé no futuro. Foi uma inspiração que deve ser relevada e transportada para toda a temporada, que vos asseguro, será muito mais dura que a anterior. Os nossos rivais estão a reforçar-se e não darão tréguas a este Sporting, agora sim, ameaça à bipolarização que os tranquiliza.
Mas infelizmente não são os adeptos quem conquista títulos, ajudamos e muitas vezes até empurramos, mas não nos cabe a nós defender penaltis, nem marcar golos. Esse papel cabe a quem entra nas 4 linhas e enverga a camisola de jogo. Nesse campo, os 5-0 do PSV, como os 4-1 do Mónaco ou os 4-2 do Zenit apontam mais dificuldades que facilidades quanto objectivo expresso de ser o melhor nas competições internas e um dos melhores na Europa. Essa é a percepção geral, claramente fundada nos acumulados de 13-3 destes 3 encontros. Poucos se destacaram pela positiva, muitos mais exibiram falhas que lhes compromete o estatuto de candidatos à permanência no plantel ou na titularidade.
A questão central é: estes jogadores só valem isto?
Podia fazer um ensaio com todas as conjecturas que explicariam em muitas alíneas as razões que levam bons jogadores a fazer más prestações, mas verdadeiramente todos sabemos que nenhum dos clubes de topo do futebol português tem um plantel em que as segundas linhas sejam capazes de ombrear com as primeiras opções de clubes como o Mónaco e o Zenit. Isso seria fantástico, mas infelizmente, não é o caso. Confundimos muitas vezes acasos com tendências, coincidências com igualdade. Os nossos 3 grandes não são, nem financeiramente, nem desportivamente, emblemas da “primeira divisão europeia” e como tal, a pré-temporada do Sporting podia ter sido pontuada de melhores resultados, mas haveria sempre mais razões para duvidar das reais hipóteses de uma equipa com Palhinha, Petrovic ou Zug a fazer as vezes de Adrien, William ou Patrício.
E se quisermos mesmo usar de toda a dose de realismo que formos capazes, a verdade é que também será aceitável compreender que mesmo o onze titular da época passada, na sua melhor forma, teria de estar a um nível muito concentrado para levar de vencida os mesmos adversários. Ser capaz de disputar o título até à ultima jornada é uma coisa, levar de vencida bons emblemas europeus é outra. Fazê-lo com uma mistura ainda caótica de titulares com candidatos a titulares, é ainda outra e bastante mais diferente que as demais. Esta consideração foi tida em conta por JJ e restante departamento no desenho do estágio? Sim, não tenho a mínima dúvida e penso aliás que todas as dificuldades encontradas foram desejadas, o que é bem diferente de dizer que nestes responsáveis cabia a dimensão das derrotas…mas fico com a minha…JJ quis expor todos os jogadores a um nível de dificuldade muito elevado, evitando o endeusamento de alguns jovens e uma posterior desilusão, especialmente quando chamados a tomar o lugar em competições como a Champions.
De grosso modo, este foi um estágio “ou vai, ou racha”, quer em termos físicos, quer mentais…e a maior parte dos jogadores disponíveis exibiu talvez o nível mínimo da sua contribuição. A partir daqui, com um escalonamento de 11´s mais realista e especialmente com cargas de treino mais standartizadas, a equipa poderá estabilizar e começar a solidificar o chamado “fio de jogo” (organização e movimentação táctica). Para trás irão ficar os jogadores em que JJ não viu capacidade, ou maturidade para ser mais valia para a equipa. Para a frente será projectada a saída dos que deixarão vaga para novos reforços. Tudo dentro da normalidade, sem motivo algum para precipitações. Não é segredo para ninguém que todos os clubes têm os plantéis que podem ter e o Sporting não fugirá a esse paradigma… e sempre que penso nisso lembro-me do crescimento de J.Mário ou Ruben Semedo. O Sporting não deve entrar em histeria e “queimar” a esperança nos seus activos, mas sim trabalhar para que se consigam afirmar, seja em casa, seja por empréstimo. Em 6 meses, podem, podem mesmo, estar de volta.
Os ficarem no plantel, sejam eles quem forem, não devem ficar agarrados a nenhum estigma. O que lá vai, lá vai. Já frente ao Lyon não há sequer um motivo para não acreditar na vitória, nem recear a derrota. Somos leões e os primeiros, tal como os adeptos na Suíça, a mostrar aos jogadores que os ânimos não baixam e ninguém nas bancadas (cheias…vamos lá malta) hipoteca temporadas em jogos amigáveis. Copiem-nos.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
20 Julho, 2016 at 11:09
no jogo contra o Lyon será o normal…
tentar jogar 60-70 minutos em bom nível.
os problemas na defesa serão certamente abordados nesta semana de treinos.
a construção do ataque sem os campeões europeus também será de melhor qualidade.
é preciso paciência, a equipa está a evoluir.
20 Julho, 2016 at 11:10
após o jogo de apresentação ainda nos faltam mais 4 jogos de nível elevado.
há muito tempo ainda para corrigir.
Vamos ver se o problema do Spalvis não é nada de grave. Esperemos que não.
20 Julho, 2016 at 11:18
As pessoas estão preocupadas porque isto não é habitual. Muitas derrotas e tal… mas e será que é habitual fazerem 4 jogos num periodo de uma semana? Não!
Não vamos stressar. Foi mau sim, mas não é problemático até porque a equipa tinha comecado a trabalhar há pouco tempo.
Durante a epoca é que precisamos de estar ao mais alto nivel, mas mesmo aí não iremos fazer 4 jogos por semana, nem 3…
20 Julho, 2016 at 11:25
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
A questão da “gestão do plantel” deixa-me pior que estragado.
Estava aqui a ver a “notícia” que o Barcos não tinha chegado a acordo com o São Paulo (o que significará que está de saía) e dei por mim a pensar “sim, sr., o substituto do Montero chegou ao SCP, não fez absolutamente nada e vai embora 6 meses depois”.
Mas, afinal, para que é que se vendeu o Montero?
Relembro que foi após a venda do mesmo que o SCP foi afastado de uma competição (Liga Europa) e “hipotecou” a vitória no campeonato (num mês e uma semana empates com Rio Ave e Guimarães e derrota com os milhafres). Nos 7 jogos após a venda do Montero, o Barcos fez 36 minutos de jogo.
Agora, vamos emprestar o Gauld. Após mais de €4M gastos e duas épocas a jogar na segunda divisão, ainda não se conseguiu qualquer retorno do investimento. Ao menos não andamos a pagar o ordenado ao Slavchev.
Agora, fala-se da necessidade de contratar mais não sei quantos jogadores. Para suprir as “lacunas”. Este treinador está há um ano no Clube, avalizou a contratação de – salvo erro – 15 jogadores e pelos vistos não chega….
E agora isto: “JJ quis expor todos os jogadores a um nível de dificuldade muito elevado, evitando o endeusamento de alguns jovens e uma posterior desilusão, especialmente quando chamados a tomar o lugar em competições como a Champions.”
Não sei o que isto significa, nomeadamente a referência a “endeusamento” (de quem? porquê?). Sei que neste momento se há algum efeito prático conseguido é a má imagem dada pelo Clube para o exterior e as dúvidas que a qualidade do plantel provoca nos adeptos, para o interior.
Rejeito, por completo (e porque seria absurdo!!!!) que o presente plantel não tenha a qualidade POTENCIAL para abordar, com segurança, a próxima época, de forma a vencer o campeonato (tem que ser este ano!), lutar pela Taça de Portugal e fazer boa figura nas competições internacionais.
Deixe-se a equipe técnica trabalhar e exija-se que o plantel que a mesma constituiu se desenvolva de forma a atingir os nossos objectivos!
SL
20 Julho, 2016 at 12:10
Essas “noticias” só passam a noticias mesmo quando há contrato firmado, antes disso é só carvão.
E já o disse antes noutro post e volto a repetir, o que realmente é importante é ganhar o primeiro jogo para o campeonato, e todos os outros a seguir.
É sempre mau perder, sobretudo por estes números, mas derrotas na pré-época contam 0.
Se (ou melhor quando) formos campeões ninguém se vai lembrar dos 5-0 que levamos do PSV.
20 Julho, 2016 at 12:21
Foi o Montero que pediu para sair. Mas foi uma pena, ainda recordo com saudade as suas fantásticas celebrações das centenas de golos que marcou, juntamente com a sua garra e energia em campo em todos os jogos em que participava!
(ironic mode off)
Agradeço-lhe no entanto o golo contra o braguilha na final da taça e o outro com a académica o ano passado, de resto, acho que foi tarde.
Já o Barcos revelou-se um erro de casting, não tem nada a ver com o gajo que marcava muitos golos no Brasil, mesmo o campeonato português sendo mais forte que o brasileiro sempre tive esperança que ele pudesse render mais.
20 Julho, 2016 at 12:34
Caro Sérgio Leão,
Parece-me pouco crível que o jogador tenha querido sair em Janeiro…
E ainda bem que fala do jogo contra a Académica, porque só aumenta a “coincidência”: Jogador X marca o golo da vitória em jogo para o campeonato; é vendido de seguida; o seu “substituto” foi uma nulidade; no espaço de um mês perdemos duas competições.
Obviamente não estou com isto a dizer que se o Montero tivesse continuado teríamos ultrapassado o Leverkussen e não tínhamos perdido 7 pontos em 3 jogos… Mas acho que teríamos mais possibilidades de sucesso.
Mas, como se constuma dizer por aqui: “quem lá está é que sabe”…
SL
20 Julho, 2016 at 13:19
Caro Livramento, digo que ele quis sair porque dava a entender todos os sinais, pouca vontade em campo, não celebrava os golos e depois aquela entrevista do JJ onde revelou que o Montero ia ter com ele todos os dias por causa das propostas da China onde efetivamente iria ganhar muito mais dinheiro, e onde o seu próprio esforço como futebolista seria muito mais reduzido, um pouco ao nível do que ele tinha nos USA, menos esforço e um salário muito mais elevado.
Agora, a bem da verdade, era um jogador com uma técnica acima da média e uma calma extrema que a mim me tirava do sério mas que por vezes poderia servir para desbloquear alguns jogos, se isso teria ajudado no que restava de campeonato e liga europa, jamais saberemos, são suposições. O erro foi trazer o Barcos fora de forma para colmatar a saída do Montero, e eu fiquei bastante desiludido com ele, sempre defendi o Barcos porque o vi jogar muito aqui no Brasil e achei que pudesse dar mais de si, mas não resultou, pelo menos até agora, e acho que não vai ter mais tempo para mostrar, vamos ver.
20 Julho, 2016 at 14:14
De qualquer forma, pelo menos no campeonato, aqueles 5 jogos mais ou menos onde pairou o castigo vai não vai, qual espada de Dâmocles sobre a cabeça do Slimani teve muito mais influência do que o Montero ter ou não ficado, além do que todos sabemos, vouchers e companhia.
20 Julho, 2016 at 14:18
Já que estás mal informado a malta ajuda.
O Montero foi embora porque foi isso que quis. Foi explicado publicamente.
Qual é o clube que não erra nas contratações? O Slimani foi uma grande descoberta porque foi barato, mas este que foi caro e não rendeu é um mau negócio.
Já agora, quem fala da necessidade de contratar não sei quantos jogadores? Já agora, dos 15 jogadores que tu falas, “apenas” 5 eram titulares na época passada. Coisa pouca para o teu nível de exigência.
20 Julho, 2016 at 14:25
Caro Bruno Cardoso,
A “explicação pública” de que fala é a mesma que o Caro Sérgio Leão refere? Ou tem outros elementos?
Não me estou a referir a qualquer “erro em contratação”. Estou a referir um momento CRUCIAL das competições em que se vendeu o nosso melhor atacante “do banco” e em “troca” veio… nada. Absolutamente nada (pelo menos relativamente à época em causa).
Quem “fala da necessidade de contratar”? Ora, dezenas de Caros Tasqueiros que aqui escrevem.
“5 titulares”? Claro! Os restantes (e melhor jogadores do plantel) já lá estavam!
E quanto ao acerto nas tais 15 contratações veremos o que este defeso trará de novidades….
SL
20 Julho, 2016 at 16:42
Term razão, o Semedo é melhor que o Coates, e o Gelson muito melhor que o Bryan Ruiz. Falha minha. E nem vou mencionar o João Pereira relativamente ao Schelotto.
A tentativa de se esquivar à evidência dos factos é tão óbvia que já não quer falar dos “tais” 15 e apenas “prevê” que virão mais.
20 Julho, 2016 at 18:07
Caro Bruno Cardoso,
Se calhar fui eu que não percebi a sua questão.
O que eu disse é que este plantel foi constituído pela actual equipe técnica. A mesma avalizou a entrada de – salvo erro – 15 jogadores. É, por isso, que rejeito por completo que se diga que se TEM que reforçar ainda mais a equipe.
Às nossas “joias da coroa” Patrício, William, Adrien, João Mário e Slimani juntaram-se jogadores da valia do Bryan Ruys, Coates, Téo Gutierrez, etc.
Acho, nesse seguimento, que temos um plantel com quantidade e qualidade, e que foi construído pela actual equipe técnica (única que com a actual Direcção teve a possibilidade de “transitar” de época.
Estar a defender que, sem vendas, é necessário contratar MAIS jogadores significa que alguma coisa correu mal, certo?
SL
20 Julho, 2016 at 11:31
Nada preocupado. Estamos no início e faltou-nos meia equipa titular. Os que são bons, nós sabemos que o são. Os que não estão à altura, a maioria de nós já sabia quais eram. Esta pré-época facilitou as dispensas ao treinador.
20 Julho, 2016 at 11:48
Li agora uma notícia em que o jimenez do carnide custou 24 milhões segundo o presidente do marselha. O carvão dizia que eram 10!
20 Julho, 2016 at 12:04
Foi o que expliquei há uns posts atrás quando se falava de uma possível venda de um jogador do Mendes (André Gomes) por 65M. E eu disse que até era possível ser vendido por esse valor, mas depois iria um outro da carteira do Mendes em sentido contrário (não precisa ser na mesma altura, para disfarçar) e o saldo final ficaria próximo do zero, não é zero porque o Mendes tem de mamar a comissão, mas os dois clube ficam igual. No final os jogadores saem valorizados, tal como o activo das sads que recebe uma operação de cosmética.
Gaitán e Jiménez
20-07-2016 09:23
Afinal, Raúl Jiménez já custou 22 milhões ao Benfica
Benfica avançou para a compra dos 100% do passe. Mexicano é o reforço mais caro da história encarnada.
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/07/20/afinal-jimenez-ja-custou-22-milhoes-ao-benfica
16-06-2016 18:07
Gaitán no Atlético de Madrid por 25 milhões de euros
O Benfica confirma a saída do extremo argentino para Madrid.
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/06/16/gaitan-no-atletico-de-madrid-por-25-milhoes-de-euros
Conclusão final: O carnide trocou o Jimenez pelo Gaitan (ficou muito a perder) e o Mendes sacou 3 milhões.
20 Julho, 2016 at 12:12
O Mendes faz gato e sapato do orelhas. Só se o orelhas andar a comer por trás.
20 Julho, 2016 at 12:31
Ahahahaha, isso é especialidade lampiónica, ser comido por trás!!
20 Julho, 2016 at 12:32
E depois é ver a lampionage a ladrar que apesar de terem um passivo de quase 500M€ o ativo é muito superior e isso é que interessa…
Por isso na bolha especulativa de carnide se vendem os jogadores da caixa do Dubai à primeira oportunidade pois um jogador da formação tem uma contribuição contabilística residual para o ativo. Contribui muito mais para a aparência contabilística um qualquer “ic” que tenham custado meia dúzia de M€ e se ande a arrastar na equipa B que qualquer novo Mantorras saído do cubo mágico do Dubai. A central de propaganda e o Mendes fazem o resto.
É este esquema e esse que referes. Transferências milionárias sempre entre o mesmo grupo de Clubes ajoelhados ao Mendes com saldo praticamente zero. Não circula dinheiro real mas no papel o ativo dá um salto bruto nos dois clubes e o Mendes mete o seu ao bolso.
Os esquemas em pirâmide e as bolhas financeiras são engraçados e dá para enfiar uns gelados na testa mas têm todos, felizmente, o mesmo fim.
20 Julho, 2016 at 12:37
Pois mas o dinheiro que eles têm de pagar a quem devem, esse não é virtual…
Por falar em o carnide pagar a quem devem…Alguém sabe em que ponto está a situação do Ola John? Supostamente tinham que pagar os restantes 7/8 milhoes á Doyen o ano passado caso não o conseguissem vender e eles pediram o adiamento por um ano, ou seja este ano têm que lhes pagar caso não o vendam, alguém sabe se o badameco ainda lá está?
20 Julho, 2016 at 12:44
Por isso, apesar das vendas milionárias, das receitas recorde e da faturação sem igual, empurram as dívidas com a barriga, o passivo só aumenta e fazem empréstimos obrigacionistas cada vez maiores e menos espaçados no tempo. Vai lá ver o passivo bancário de curto/médio prazo dos nuggets…
Mas pronto, têm um ativo “muita grande” e ainda há quem lhes empreste dinheiro…
É como todas as bolhas, vão enganando o pessoal até à implosão total.
20 Julho, 2016 at 13:01
Pois a questão essencial é exactamente essa, por muita faturação que tenha, seja em vendas de ativos ou merchandising, o dinheiro “real” que entra acaba nalguns casos por ser nulo. Alguma coisa fica lá nos cofres, mas isso acaba por ser uma ínfima parte daquilo que vem na comunicação social.
Como disse Sardinha, espero que rebente com a maior brevidade e para acelerar isso eles têm que ter insucesso desportivo
20 Julho, 2016 at 13:31
Sem dúvida. Um par de anos sem sucesso desportivo e o castelo de areia treme por todos os lados.
20 Julho, 2016 at 14:14
Devem 5 milhões à Doyen . Têm os prémios da UEFA congelados.
Eles fazem isto porque sabem que basta uma “Ferreira Leite” para os safar.
O porto usa a Doyen para negociatas o benfica o Mendes.
Alguém acredita que o porto compra Imbula por 20 pouco ou nada joga e vende por 27?
Alguémj á se interrogou porque todas as grandes transferências do benfica são feitas para o Valência ou Atl Madrid e sempre xom dedo do Mendes?
20 Julho, 2016 at 19:01
Não esquecer o Zenit e o MAnchester City nessa … “Lavandaria do Mendes e Cª Lda”…
Isto é uma MENTIRA…
22 Julho, 2016 at 11:53
O Activo é empolado pela compra dos Passes dos jogadores que é registado na rubrica ” Valor do Plantel”. O valor desta rubrica são custos suspensos que vão sendo assumidos nas contas dos próximos anos,agravando-as. Se um atleta custa 20 milhões e faz um contrato de 4 anos. O passe vai a custos, 5 ME em cada um dos 4 anos, reduzindo de igual montante o seu valor na rubrica referida. Por isso quanto mais o “valor contabilístico do plantel ” aumenta mais custos agravarão as contas de lucros e perdas futuras. Se houver vendas cruzadas entre 2 clubes, quanto mais inflacionarem os valores dos dois lados mais antecipam proveitos e empurram custos para os anos seguintes. Entendem-se assim os valores de transferência de Gaitan e Gimenez.Pela venda geraram Proveitos imediatos pela compra empurram custos para o futuro.
Como já expliquei noutro post. O melhor barómetro para avaliar a ” engenharia” é a rubrica ” Valor do Plantel”. Quanto mais inflacionarem os preços pior porque empolam os custos suspensos que irão ” cair ” na Conta de Resultados. Essa rubrica no Benfica atingia 186 ME e no Sporting 22 ME. na última prestação de contas. Então e o Passivo não baixa? Ele é pouco sensível a estas transferências estratosféricas. Vender um por 25 e comprar outro por 22 diminuiria 3 mas o JM quer o seu.
20 Julho, 2016 at 12:32
Para estes tipos é um mal obrigatório para continuar a fazer negócios com o Mendes, ainda mais agora que a esfera dele voltou a ter “pronuncia do Norte”.
Eles continuam a sacudir para debaixo do tapete, mas qualquer dia o tapete fica da altura da Serra da Estrela, por isso esta bolha vai rebentar mais cedo ou mais tarde e eu espero que seja já em 2017 com a nossa conquista do titulo de campeão.
20 Julho, 2016 at 14:07
Qualquer negócio milionário do benfica tem dedo do Mendes.
Eu sinceramente acredito que o benfica venda jovens a 15 milhões cada, mas 70% do valor vai para o Jorge Mendes.
O Jimenez não vale 22 milhões, toda a gente sabe isso. Aposto que para o ano vendem ele por 30 milhões e o dinheiro vai na sua maior parte para o Mendes.
Acho muito estranho que as maiores vendas do benfica sejam sempre feitas ao Atl. Madrid e intermediadas pelo Jorge Mendes.
Benfica Valência, Atl Madrid, Deportivo, Braga, Rio Ave fazem lavagem de dinheiro sempre com Mendes na jogada.
20 Julho, 2016 at 19:02
Mete aí o Zenit, o Man City… Uma série de equipas da Turquia…
Outros da China, outros do Dubai… e é assim que funciona a ‘lavandaria do Mendes e Cª Lda’…
20 Julho, 2016 at 12:11
André Geraldes e Ryan Gauld já estão em Setúbal 🙂
Nada preocupada com o plantel. Temos qualidade, temos um mercado aberto, temos treinador e uma direcção que faz o que pode, com o pouco que vai tendo.
O Jogo diz que Eduardo vem mesmo, contrato de dois anos, vamos depois comprar um lateral e um médio e está feito. PL caso Spalvis seja grave. O resto vai-se compondo, mas a prata da casa também tem muita qualidade e pode acrescentar muito ao longo da época.
Patrício, Eduardo e Stjokovic
Paulo Oliveira, Rúben Semedo, Coates, Naldo
João Pereira, Schelotto, Esgaio, e a icógnita do lado esquerdo
William, Adrien, Petrovic, Palhinha e incógnita
Bruno César
Gelson, Iuri, Bryan, João Mário, Matheus
Podence, Alan Ruiz
Slimani, Splavis e incógnita.
27 ou 28 jogadores muito bem capazes de trazer o caneco. No stress.
20 Julho, 2016 at 12:22
Iuri? Palhinha? não me parece
e já agora…e o Zeegelaar? não conta?
20 Julho, 2016 at 13:01
Não sei, não faço ideia. Daí ter colocar incógnita do lado esquerdo. O Jesus ora parece gostar dele ora trata o rapaz abaixo de cão.
20 Julho, 2016 at 13:01
Dessa lista saem JM e William, Zeegelar fica, a incógnita do meio campo deve ser o lucas silva.
20 Julho, 2016 at 13:10
Vamos vender os 2? Não me parece
20 Julho, 2016 at 14:45
Veremos.
A verdade é que o William anda a ser negociado e o JM já esteve quase de saída.
Eu espero que fiquem os dois, mas duvido..
20 Julho, 2016 at 13:44
Vender o William e Joao Mario nem pensar!!! Ou vendemos um ou vendemos o outro ou NÃO VENDEMOS NENHUM!
20 Julho, 2016 at 14:41
Também não me acredito que se vendam os dois ao mesmo tempo e nesta época.
20 Julho, 2016 at 12:15
Gosto dos textos do Leão de Plástico. Em muitas coisas reage como eu, noutras não.
Não acredito que haja duas pessoas iguais e graças a Deus, não há outra igual a mim que oscilo entre um emotivo-activo-primário e emotivo-activo-secundário. Mais um bocadinho e era bi-polar. Escapei por pouco.
Pouca gente reagiria em total desespêro como reagi perante a derrota por 5 a 0 face ao PSV.
Depois, dormi 6 horas, acordei a pensar no assunto e reflecti sobre a pré-época.
Faltaram-nos 4 campeões Europeus na equipe e quatro Campeões Europeus, cada um deles, decisivo na sua posição específica. Sem eles, teríamos jogado com a equipe que jogámos contra a Islândia e teríamos os nossos rapazes de volta muito mais cedo.
Mas não foi isso que aconteceu. O facto da ausência deles, porém, permanece.
Levámos para a Suíça segundas linhas, ex-juniores e reforços contratados agora.
Estes jogadores têm de perceber o que é jogar ao nível de topo Europeu e que tipo de responsabilidade estão a assumir ao envergarem a camisola do Sporting.
Por outro lado, era necessário perceber que tipo de emparelhamento de jogadores fazem sentido; que tipo de jogadores têm estofo natural e que tipo de jogadores têm de ser mais trabalhados, técnica, táctica e atleticamente.
Acresce que estes jogadores têm de se entrosar de imediato, têm de se solidarizar, têm de se superar, apesar das cargas físicas têm de perceber que são uma unidade, cada um responsável pelo resultado, cad um responsável pelo apoio aos colegas que dele necessitarem.
Que melhor maneira haveria de conseguir estes resultados quando o tempo escasseia? Só “à bruta”. à bruta, foi o que se viu corpos estoirados e uma sucessão de erros individuais e colectivos. É com os erros que se aprende e quem não aprenda, não tem lugar na equipe. Ponto.
O Campeonato, a Liga dos Campeões vão ser longos. As outras competições internas, Taça e Taça da Liga, não podem ser menosprezadas a não ser que comecem a colocar em risco os objectivos principais, a saber:
1. Conquista CONTRA TUDO E CONTRA TODOS do Campeonato Nacional. Não podemos falhar e o nosso objectivo é fazermos O PLENO DE PONTOS! Senão, o benfica, mesmo sem mérito, arranja maneira de fazer mais um…
2. Ultrapassar os oitavos de final da Liga dos Campeões.
3. Caso tal não venha a acontecer, vencer a Liga Europa.
4. Conquistar a Taça de Portugal.
5. Conquistar a Taça da Liga.
Precisamos de todos com o mesmo espírito, a mesma garra, a mesma disponibilidade física e mental. Que melhor modo há de assegurar esse efeito, tanto quanto possível? É à bruta, mostrando-lhes claramente que por enquanto não são nada e só serão os jogadores que necessitamos quando suarem sangue num jogo para glória do Sporting.
No próximo Sábado, mesmo sem os Aurélios, vamos mostrar quem somos e o jogo não terá nada, mas nada mesmo, a ver com aquele descalabro a que assistimos na Suíça.
Por isso, pessoal, todos a Alvalade. Eu já lá estou. Poderemos não vencer mas, vamos ver uma equipa mista de primeiros e segundos planos que vai deixar o sangue em campo para vencer, vai honrar a camisola e vai dar-nos uma primeira alegria.
Tirou-se muito de bom do descalabro montanhoso. Os jogadores vão ter noventa minutos nas pernas, nem que seja pelos glóbulos vermelhos adicionais que trouxeram das alturas Suíças.
Além das certezas que já tinha, tenho mais duas que nos vão tornar muito mais fortes: Podence e Alan Ruiz.
20 Julho, 2016 at 12:27
Depois não esqueçam os seguinte:
1. JJ sabe o que faz;
2. Bruno de Carvalho também. Vêem-no preocupado? Eu vejo-o relaxado com as certezas conquistadas.
3. Patrício, Adrien, João Mário, William NÃO VÃO SAIR ESTA ÉPOCA. Vale uma aposta? São absolutamente indispensáveis à consecução dos nossos objectivos e disso, Bruno de Carvalho não abre mão!
Todos a Alvalade. Vamos cantar “O Mundo Sabe que”, vamos apoiar a equipe com cânticos, tanto das centrais como nas curvas. Vamos criar o êmbolo de pressão que nos garante jogarmos com 12. Está na hora de apoiarmos a elevação definitiva do nome do Grande Sporting Clube de Portugal! 12 contra 15 já é qualquer coisa de útil!
20 Julho, 2016 at 12:28
Já vai ser suficiente!
20 Julho, 2016 at 12:36
Atenção, estou convencido que Patrício vai alinhar no Sábado…
20 Julho, 2016 at 13:45
N m admirava nada
20 Julho, 2016 at 12:38
Boa tarde Tasca,
Aconselho todos, repito todos a verem o programa “Primeira Parte” de hoje é que passou hoje às 11:00 na SportingTV e que contou com a presença de Carlos Dolbeth.
SL
20 Julho, 2016 at 13:02
O que foi discutido por lá?
20 Julho, 2016 at 15:57
As capas dos pasquins.
SL
20 Julho, 2016 at 12:44
Essa lista dá-me vontade de beber… e não é água.
20 Julho, 2016 at 13:13
Um off: Leonardo Ruiz já é oficial, vem por empréstimo de uma época com opção de compra
20 Julho, 2016 at 13:30
Boa tarde, eu gostava de ver o leonardo ruiz a trabalhar com o jj o mais rapidamente possivel. Que grande contratacao. Este rapaz e um bicho na grande area.
20 Julho, 2016 at 13:31
Já há bacalhau.
https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/photos/a.402235511554.185820.98098491554/10153611011311555/?type=3&theater
20 Julho, 2016 at 14:13
Ta de vacances o Presidente….não esta de fato e gravata…
20 Julho, 2016 at 14:15
Olha o Presi, todo desportivo. Sim senhora.
20 Julho, 2016 at 14:28
Não eram os porquistas que também o queriam? parece que ficámos com o bacalhau…Bem o mínimo que podiamos fazer era mandar para para Norte a espinha 🙂
20 Julho, 2016 at 14:33
Curioso para ver o que este miúdo é capaz de fazer.
20 Julho, 2016 at 15:48
Vai ser uma confusão de Ruizes, quem ouvir o relato na rádio até vai parece que é sempre o mesmo que está em todo o lado.
Com um bocadinho de sorte o (Alan)Ruiz faz assistência para (Leonardo)Ruiz marcar, depois de grande abertura de (Bryan)Ruiz.
20 Julho, 2016 at 13:33
Vou aguardar serenamente, antes de tecer grandes consideraçoes.
Mas acho que estranho è, nao estar preocupado com muito do que se viu neste estagio.
Dou às pessoas que mandam o credito, e a tolerancia que fizeram por merecer. Mas nao gostei do que vi, isso è certo.
20 Julho, 2016 at 13:35
Acho que nem gostaste tu nem ninguém 😉
Só gostaram os rivais …
20 Julho, 2016 at 13:42
Um bom dia para todos.
Muito satisfeito por ver Gauld no Setúbal, pertinho de nós…
Creio que vai voltar e fixar-se na equipa principal, acredito no seu potencial.
Acredito mesmo,
Leonardo Ruiz pode ser uma muito agradável surpresa…
SL
20 Julho, 2016 at 14:01
Fala-se do Ryan Gauld como se tivesse 30 anos. E afinal chega ao Vitória de Setúbal com a mesma idade que o João Mário lá chegou, e com a mesma origem, o Sporting B.
Aliás, chega até 6 meses mais cedo.
Calma tasqueiros.
20 Julho, 2016 at 14:03
Alguém sabe quando chegam os Aurélios?
20 Julho, 2016 at 14:10
Ouvi qq coisa que estariam presentes na apresentação sabado, e começavam a trabalhar 2ªFeira…
20 Julho, 2016 at 14:08
Boa tarde para a Familia da Tasca…
E os meus PARABÉNS
Para o companheiro…: “TiagoPinto ”
Muitos anos de vida com saude e muitas alegrias dadas pelo nosso Sporting…!!
Abraço do Max e SL…!
E já agora um pedido de informação…:
Podem dizer-me por favor …a que horas é o jogo no Sábado…?
Obrigado
20 Julho, 2016 at 14:13
Só uma preocupação, e na linha avançada..
Acho que já é altura de acabar com esta indecisão em torno de Teo + Barcos…é que corremos o risco de chegar ao 1º jogo da época e termos Splavis(?) e Podence…uma vez que Slimani estará a cumprir castigo.
20 Julho, 2016 at 14:17
Ainda deve chegar um PL fixo.
20 Julho, 2016 at 15:02
Não te preocupes… Que não és pago para isso! 😉
20 Julho, 2016 at 15:18
O Slimani pode jogar na 1ª jornada. Cumpre o castigo na B que inicia o campeonato uma semana antes.
20 Julho, 2016 at 15:19
Isso é que é uma má noticia, agora como é que a equipa B se vai safar sem o Slimani na primeira jornada!!?
20 Julho, 2016 at 15:25
Tens razão, má construção frásica. 🙂
O castigo de Slimani fica cumprido com o jogo da equipa B que inicia o campeonato uma semana antes.
20 Julho, 2016 at 14:32
Ryan Gauld e André Geraldes no Setúbal (só é pena n levarem com eles o Azbe Jub mas havemos d ter outras oportunidades d nos vermos livres dele).
Leonardo Ruiz garantido (n sei em q parte do mundo Spalvis é melhor q este jogador).
Eduardo (guarda redes campeão europeu) perto de assinar.
As coisas estão a evoluir…
P.S. Há duas coisas q m irritamouvir sportinguistas dizer:
1. “Ryan Gauld é craque” (já toda a gente percebeu q n, é um jogador mediano, por vezes faz um ou outro bom jogo, mas pra mim Francisco geraldes é melhor)
2. Sporting perdeu o campeonato mt por causa d vender Montero. Montero fez uma boa primeira metade de primeira época dp foi uma nulidade. Ninguém s pode esquecer q qd teo s lesionou (e foi aparar sol pra colombia) em dezembro montero foi titular contra o união da madeira e fartou s d falhar golos cantados portanto foi o principal responsável por essa derrota. Perdemos 3 pontos terminamos o campeonato a 2 do benfica. Isto n quer dizer mt claro, montero n foi o grande responsável pela perda do campeonato, houve outros, mas teve mais responsabilidade q o barcos.
P.S. Este ano tenho 4× mais probabilidades d conseguir um autógrafo do Ruiz.
20 Julho, 2016 at 15:41
Perdemos o campeonato porque um dos nossos melhores jogadores ( Bryan Ruiz ) teve a infelicidade de incrivelmente ter falhado um golo certo.
É muito subjectivo, porém, com o empate seríamos campeões.
Ninguém ficou mais chateado do que o próprio Bryan em ter falhado.
Seremos campeões este ano, EU QUERO O SPORTING CAMPEÃO!!
20 Julho, 2016 at 14:37
Bom texto LdP.
Este estágio visto aos olhos do comum adepto, no qual eu me incluo, foi um pesadelo. É importante a equipa dar uma boa imagem no jogo de apresentação de sábado com o Lyon.
Continuo com a mesma preocupação do ano passado, ou seja, substituto para Slimani ou companheiro para Slimani. Chamem o que quiserem. Num campeonato em que 80% é jogado contra equipas pequenas ter 2 homens golos na frente é crucial. Vejam as galinhas com o jonas e o mitroglou, ou com o cardozo, rodrigo, lima, etc. Os gajos sempre tiveram nos últimos anos uma linha avançada forte, coisa que nós nem por isso. Vejam o porco, que desde que sairam os falcoes, jacksons e se meteram a jogar com os aboubakares e os suks o que lhes aconteceu.
Não sei o que poderá valer o Spalvis, mas mais um ano se inicia e acho que já escrevo aqui isto há 3 anos seguidos: Cuidado, mas mesmo muito cuidado com a linha avançada. Metam lá jogadores que marquem golos sem espinhas, senão estamos fodidos.
20 Julho, 2016 at 15:04
Vou dar uma de jogador de FM (nunca joguei) e de JJ.
Para mim ficou patente neste estágio que precisamos dum suplente para o Patrício. Se será Eduardo ou o Beto não sei, mas os que estiveram no estágio não me parecem oferecer segurança.
Quanto à defesa julgo que Ewerton e Jefferson são para sair. O primeiro porque a cada jogo que faz está 3 ou 4 no estaleiro e o segundo porque me parece já não estar com a cabeça no Sporting. É tentar vendê-los pelo melhor negócio possível. Qualquer coisa como 7 ou 8M€ pelos 2 já seria um negócio da China…
No meio campo defensivo, nem Petrovic nem o Palhinha me convenceram, mas como estamos ainda na pré temporada têm tempo para trabalharem e afinarem. A titularidade será do William. Mais à frente, precisamos de um 8 para suplente do Adrien. Pena que o MW esteja a recuperar da lesão, pois gostaria de o ter visto a jogar. Nas alas, temos muita quantidade mas não sei se a qualidade suficiente para enfrentar campeonato, liga dos campeões e taça de Portugal. Matheus e Iuri não sei se ficarão no plantel. Gelson, Bryan e Podence ficarão. Sobra o outro Ruiz que me parece ser uma mais valia e um bom substituto do João Mário.
No ataque penso que deveremos vender o Téo o mais rápido possível (4 ou 5M€ e siga). Barcos nunca passará de uma terceira ou quarta opção. Spalvis não deu para ver nada. Ficará a faltar o Mané. Tenho pena que não se consiga impor mas, pelo que se viu na temporada passada, temos um potencial Djaló ou Wilson Eduardo. É esperar que faça uns bons Jogos Olímpicos e vender o mais rápido possível.
Com estas vendas/dispensas, conseguiremos ganhar algum dinheiro e poupar nos ordenados (especialmente do Téo, Ewerton e Jef), canalizando-o para melhoria de contratos de algumas pérolas e contratar um DE um PL e um GR.
20 Julho, 2016 at 15:06
Em relação ao Texto do LP… Só não concordo com o peso que é retirado ao 12 jogador.
Do meu ponto de vista o 12 é o maior responsável por uma possível vitória!
A energia proveniente de uma comunidade forte chega mais depressa aos jogadores!
Se enchermos a casa no primeiro jogo de apresentação… Só não estamos a agradecer o esforço da época passada .., mas o comprometimento com a nova época e dar assim uma demonstração cabal da nossa Vontade!
Queremos o Sporting Campeão!!!!!