Junho de 2011 e novamente Mavericks vs Heat na grande decisão da época, depois de em 2006 a vitória ter sorrido aos Miami de Wade e Shaq, desta vez os anéis ficaram em Dallas! Jason Kidd, Chandler, Maryon, Terry, JJ Barea mas especialmente Dirk (com médias de 26 pts, 9.7 ressaltos e 2ast ) conquistaram o primeiro e único título para os Dallas Mavericks de Mark Cuban.
No verão os Dallas aproveitaram-se da contratação de Durant nos Warriors e foram buscar Bogut e Barnes e aos Kings o “Curry mais novo”. No geral foram bons negócios apesar de Barnes ter sido caro. Felton e Pachulia sairam mas não é por aqui que os Mavs terão problemas se Bogut estiver a 100%, além de Chandler Parsons que nunca conseguiu assumir o papel desejado.
Olhando para o plantel pode-se concluir que serão uma das equipas a ter em atenção. O “pequeno” JJ Barea (1,83!) deve ser um dos titulares da formação com Derron Williams (se conseguir superar as lesões… Ainda sou dos tempos em que se discutia se seria ele ou Chris Paul o base de topo da NBA) e Devin Harris à espreita mas o porto-riquenho é o meu preferido e à partida levará alguma vantagem.
Depois Wesley Matthews e Seth Curry (final de temporada bom para o irmão de Curry que tem aqui uma excelente oportunidade para marcar posição). Matthews veio de lesão , e talvez por isso, algo irregular mas atingiu o máximo de carreira 36 pontos (10 triplos) e tornou-se no segundo jogador no ativo a atingir os 1000 triplos com menos jogos (melhor só o Curry dos Warriors), além de ser um excelente defensor.
Harrison Barnes agora vai assumir um papel menos secundário e terá de “justificar” o esforço feito com o seu contrato. E Justin Anderson no segundo ano na NBA.Mais perto do cesto, o jovem promissor Dwight Powell se evoluir como esperado vai ser o suplente de Dirk, Quincy Acy que veio dos Kings e Bogut que espera-se que não dê muito trabalho ao departamento médico.
Mas na hora da verdade será o capitão Dirk a assumir o controlo da bola. O alemão é o 6º melhor marcador de sempre na NBA e apesar dos 38 anos ainda dá provas de que consegue aguentar o ritmo (18 pts e 6,5 ress de média nesta época). Imagem de marca com o ” fadeaway jump shot”/ “one-legged fadeaway” penso que é unânime como o melhor de todos. Pode estar perto do fim uma grande carreira…daquele que provavelmente é o melhor europeu neste “jogo de americanos”.
Acredito que depois de Clippers, Spurs e Warriors (preferencialmente por esta ordem) teremos Dirk e Cª no 4º lugar do Oeste, embora Portland, Memphis ou Oklahoma prometam dar luta. Depois nos play-offs logo se vê quão longe podem chegar…
Entretanto, já há calendário para a fase regular! Dia 25 de outubro vai começar tudo de novo com os Cavs e os Knicks; Blazzers vs Jazz e Warriors vs Spurs.
*às sextas o ILLUMINATOR saca um lançamento do meio-campo e conta-nos o que de melhor vai acontecendo na NBA (e depois vai comer o maior hambúrguer que conseguir)
12 Agosto, 2016 at 16:01
A minha opinião é que o “basquete” já foi mais técnico…
12 Agosto, 2016 at 16:49
já foi mais físico
12 Agosto, 2016 at 16:16
Dirk, um jogador que não quer fazer 50 pts num jogo e 10 no seguinte. Para ele a média é para cumprir em todos os jogos. Sereno e assertivo, mas a veterania já começa a pesar tal como aconteceu a Tim Duncan. Espero que se retire a tempo de não se andar a arrastar em campo
12 Agosto, 2016 at 16:35
Os meus Parabéns ao tasqueiro Keita! Abraço e SL!
12 Agosto, 2016 at 16:49
Utah vai aos playoffs.
O grupo já era forte (não fossem as lesões do gobert e do favors, já lá tinham chegado), e os reforços foram de peso: George Hill e Joe JOhnson, e também o Diaw. Mais os regressos de Exum, Burks, há ali equipa para aspirar a chegar ao 4º posto.
Das melhors, se não a melhor defesa da NBA.
12 Agosto, 2016 at 23:36
E tem também o Hayward…sendo que o Joe Johnson já não pode ser considerado um reforço de peso 😀 não vi muito deles mas o Gobert é uma máquina e provavelmente este ano ainda vai estar melhor.
12 Agosto, 2016 at 17:03
Eu quero é espectáculo xDD Mas se poderem ganhar os GoldenState… 😀
OFF: Faz hoje 32 anos que o nosso Carlos Lopes ganhou a medalha de ouro em Los Angeles!!
12 Agosto, 2016 at 17:46
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Os Mavericks são uma equipe “do meio a tabela” na Conferência Oeste, e que não farão (novamente) grandes ondas nos playoffs.
Juntamente com os Blazers, Memphis e Utah são aquela equipe que aspira, no máximo, a ganhar uma série nos playoffs.
Dirk foi um grande jogador, no seu auge, mas actualmente não é bom sinal uma equipe ter como o seu melhor jogador Dirk Nowitzki.
SL
12 Agosto, 2016 at 22:20
Mavericks são o Liverpool na divisão 😀
Na NBA sou verde, Celtics 😀
12 Agosto, 2016 at 23:11
Estou fodido, tirando os Splash Brothers, Barnes era o único que não queria que saísse. Claro que entrou KD para a mesma posição mas o Barnes? O Barnes, Kerr?
Foda-se.
12 Agosto, 2016 at 23:29
O Nutcracker é o melhor jogador da equipa
12 Agosto, 2016 at 23:39
E prepara-te para no primeiro jogo levarem tareia dos Spurs… Leonard a marcar o KD e Pau Gasol e LaMarcus a dominar o garrafão!
13 Agosto, 2016 at 8:25
Aqui está um jogo que me diz muito pouco ou nada. Lembro-me de ver o Sporting no pavilhão de Alvalade e mais tarde na Nave. Lembro-me de termos sido campeões Nacionais de basket vezes sem conta mas quando via o basket era por estar à espera do Hóquei ou do andebol ou porque havia jogo no Estádio nesse domingo e calhava ser a modalidade que jogava antes ou depois do jogo e calhava ver. Ia normalmente com um amigo do Liceu que jogava. Ele tinha 1,80 aos 13 ou 14 anos e eu, 1,70 (não jogava). Ele fazia salto em altura no Liceu, eu fazia 60 metros que, como juvenil e nessa longínqua época, era a corrida de velocidade. Havia uma coisa chamada de “Mini-basket” que se jogava no Liceu até ao final do 4º ano, ou seja , actual oitavo. Tratava-se de um cesto a 2 metros de altura sobre um suporte tubular em aço e uma base em cimento. Os miúdos iam brincando ao basket durante os intervalos. Porém , apesar de haver uma pista de atletismo, um campo de Vólley, um de Basket e um de Andebol ao ar livre, além de termos um “ginásio” moderníssimo que, era efectivamente um poli desportivo de excelente qualidade e duas mesas de ping-pong, a modalidade rainha, era o Andebol. A maior parte dos miúdos queria brilhar nesta modalidade, um dos “professores de ginástica” tinha sido jogador de Andebol no Belenenses e levava os miúdos todos atrás dele. Na região, o Clube onde os melhores se inscreviam, era o “Campo de Ourique”. Bons tempos.
Lamento não me entusiasmar com as crónicas da NBA mas, agradeço a dedicação e o esforço para divulgação da modalidade aos Sportinguistas que ainda voltarão, mais cedo que tarde, a vibrar com os jogos de basket no Pavilhão. Aí, até eu os irei ver, certamente.
No meu Liceu o basket era uma modalidade mal amada.
13 Agosto, 2016 at 9:53
Bogut (se se manter saudável) e Barnes (se aguentar a pressão de ter maior protagonismo)…. Serão as chaves do (in)sucesso da equipa do DIRK….
NY KNICKS vão começar a epoca com uma vitoria frente aos actuais campeoes…..
😉
SL