Junho de 2011 e novamente Mavericks vs Heat na grande decisão da época, depois de em 2006 a vitória ter sorrido aos Miami de Wade e Shaq, desta vez os anéis ficaram em Dallas! Jason Kidd, Chandler, Maryon, Terry, JJ Barea mas especialmente Dirk (com médias de 26 pts, 9.7 ressaltos e 2ast ) conquistaram o primeiro e único título para os Dallas Mavericks de Mark Cuban.

No verão os Dallas aproveitaram-se da contratação de Durant nos Warriors e foram buscar Bogut e Barnes e aos Kings o “Curry mais novo”. No geral foram bons negócios apesar de Barnes ter sido caro. Felton e Pachulia sairam mas não é por aqui que os Mavs terão problemas se Bogut estiver a 100%, além de Chandler Parsons que nunca conseguiu assumir o papel desejado.

Olhando para o plantel pode-se concluir que serão uma das equipas a ter em atenção. O “pequeno” JJ Barea (1,83!) deve ser um dos titulares da formação com Derron Williams (se conseguir superar as lesões… Ainda sou dos tempos em que se discutia se seria ele ou Chris Paul o base de topo da NBA) e Devin Harris à espreita mas o porto-riquenho é o meu preferido e à partida levará alguma vantagem.

Depois Wesley Matthews e Seth Curry (final de temporada bom para o irmão de Curry que tem aqui uma excelente oportunidade para marcar posição). Matthews veio de lesão , e talvez por isso, algo irregular mas atingiu o máximo de carreira 36 pontos (10 triplos) e tornou-se no segundo jogador no ativo a atingir os 1000 triplos com menos jogos (melhor só o Curry dos Warriors), além de ser um excelente defensor.

Harrison Barnes agora vai assumir um papel menos secundário e terá de “justificar” o esforço feito com o seu contrato. E Justin Anderson no segundo ano na NBA.Mais perto do cesto, o jovem promissor Dwight Powell se evoluir como esperado vai ser o suplente de Dirk, Quincy Acy que veio dos Kings e Bogut que espera-se que não dê muito trabalho ao departamento médico.

NBA: San Antonio Spurs at Dallas Mavericks

Mas na hora da verdade será o capitão Dirk a assumir o controlo da bola. O alemão é o 6º melhor marcador de sempre na NBA e apesar dos 38 anos ainda dá provas de que consegue aguentar o ritmo (18 pts e 6,5 ress de média nesta época). Imagem de marca com o ” fadeaway jump shot”/ “one-legged fadeaway” penso que é unânime como o melhor de todos. Pode estar perto do fim uma grande carreira…daquele que provavelmente é o melhor europeu neste “jogo de americanos”.

Acredito que depois de Clippers, Spurs e Warriors (preferencialmente por esta ordem) teremos Dirk e Cª no 4º lugar do Oeste, embora Portland, Memphis ou Oklahoma prometam dar luta. Depois nos play-offs logo se vê quão longe podem chegar…

Entretanto, já há calendário para a fase regular! Dia 25 de outubro vai começar tudo de novo com os Cavs e os Knicks; Blazzers vs Jazz e Warriors vs Spurs.

*às sextas o ILLUMINATOR saca um lançamento do meio-campo e conta-nos o que de melhor vai acontecendo na NBA (e depois vai comer o maior hambúrguer que conseguir)