Mais uma janela de transferências que se fecha e como não podia deixar de ser foi em Inglaterra que se gastou mais. O investimento ascendeu aos 1,4 mil milhões de euros , valor recorde, situação originada pela assinatura do novo contrato das receitas televisivas, permitindo que 14 das 20 equipas da Premier League efetuassem a contratação mais cara da sua história neste verão! Por exemplo, o Aston Villa que foi despromovido arrecadou 87 milhões…

Pogba, jogador mais caro da história do futebol, Stones e Sané foram os jogadores mais dispendiosos. Sendo que o City de Guardiola foi a equipa que mais investiu aproximadamente 220 milhões. Não deixando de ser curioso que, na minha opinião, a melhor contratação, Zlatan, tenha sido a “custo zero”.

Nos últimos dias e com a pressão do mercado a acentuar foram efetuados alguns negócios “tardios”. Sissoko foi para o Tottenham por 35M , à última da hora uma vez que tinha exames médicos no Everton! Excelente reforço para os Spurs veremos se Pochettino o irá utilizar na ala ou no meio-campo, mas tem tudo para ser uma das figuras da equipa. Por outro lado, o Chelsea depois de aproveitar o conhecimento de Conte da liga italiana foi buscar o lateral esquerdo Marcos Alonso (27M Fiorentina), Eduardo (será uma espécie de Hilário ) e… David Luis por 40M naquele que será o pior e mais estranho negócio do verão. Desesperados por um central, o presidente do Nápoles diz que os blues ofereceram mais de 50M por Koulibaly, a opção recaiu no brasileiro que não é um central muito fiável para uma equipa de topo (quando havia Garay também disponível…).

Falando em centrais, o Arsenal despertou e foi buscar Mustafi ao Valencia por 41M e o alemão fará uma dupla de respeito com Koscienly. Além disso, Lucas Pérez chega do Deportivo (20M) numa contratação que deixa algumas dúvidas.

E resumidamente: Boufal vai para o Southampton (muita atenção a este jogador!); o WBA mexeu-se bem e foi buscar Chadli por 15M, Nyom ex-Watford e Kanu PL que se destacou no Europeu pelo País de Gales; Arbeloa no West Ham; Mbokani e Mason no Hull City; Bony e Martins Indi no Stoke; Wilshere emprestado ao Bournemouth; Hendrick (gostei muito de o ver no Wuro!) no Burnley e no Leicester… Slimani!

“Tens de ver isto”: Manchester United vs Manchester City (sábado às 12:30) por razões diferentes não vai ser um Pogba vs Touré ou Ibrahimovic vs Aguero nem um jogo decisivo mas um derby em que ambas as equipas só têm vitórias e o primeiro Mourinho vs Guardiola é um jogo que ninguém quer perder… Arsenal vs Southampton (sábado às 15H).

*às segundas o ILLUMINATOR saca do seu livro de receitas da Premiere League e confecciona um fish&chips com sabor ao futebol mais entusiasmante do planeta