Tem calma Pau,
Podes sempre ler e verificar por ti.
O relatório está dentro daquilo que foram os anteriores, apenas agravado com o facto de estarem incluídas despesas na aquisição de 3 novos atletas para a época actual no valor de cerca de 11 Milhões de euros (Alan Ruiz, Spalvis e Petrovic).
Deve andar no mundo da lua só pode para ter essa afirmação.
A unica diferença é que estão alocados cerca de 10M€ das compras deste ano (Alan Ruiz e Splavis)
Era fazer contas, quase de merceeiro se em 9 meses tivemos prejuizo de 17M€ em 12 teriamos de proporcionalmente ter 22 ou 23 ou não?
Juntando a isso essas compras e ai está o resultado.
O que me interessa mesmo são as receitas operacionais, e ai atingimos 68M€, o valor mais alto de sempre, mesmo sem champions e patrocinio nas camisolas no 1º semestre.
Ainda assim os custos operacionais foram de 78M€. ou seja sem vendas tivemos prejuizo de 10M€. Penso que nesta época voltaremos ao equilibrio neste aspecto.
Já conheço bem a peça. É difícil de ver porque as cobras não são fáceis de ver, rasteja, anda sempre escondida e ataca de formas inesperadas (neste caso já começam a ser previsíveis).
Contas em linha com o 3º trimestre do ano passado.
Os 32M€ seriam 22M€ negativos se não fosse a inclusão de algumas aquisições já deste ano, como Alana Ruiz (8M€) e Spalvis(1,7M€)
Com a inclusão do valor a pagar à Doyen era previsivel.
De resto naquilo que me interessa 68M€ de receitas operacionais (maiores de sempre) e 78M€ de custos operacionais, não tendo publicidade nas camisolas no 1º semestre e sem champions, faz-me acreditar que este ano tenhamos resultados operacionais positivos sem vendas.
A contabilidade não se faz assim e eu sei do que falo porque é a minha área.
Quando se compram jogadores, esse valor de compra não representa custo no exercício em causa. O valor é amortizado pelo número de anos do contrato, ou seja, vamos supor que gastámos 10 ME em jogadores com contratos de 5 anos, então nesse exercício o gasto em amortizações será de 2 ME (10 ME : 5 anos).
Já analisei brevemente as contas e o resultado está em linha com o previsto depois do relatório do 3º trimestre (17 ME negativos). A diferença de cerca de -10 ME tem a ver com o facto de na rubrica “Outros rendimentos e ganhos” – que tem a ver essencialmente com a presença nas competições europeias, o valor final do 4º trimestre ser igual ao do 3º trimestre, assim como não se terem registado transacções de jogadores no 4º trimestre.
No 1º trimestre 2016/2017 (1 Julho a 30 Setembro 2016), com as vendas de Slimani e J.Mário este resultado negativo será todo absorvido e neste ano temos o prémio da Champions e não há caso Doyen.
Bom dia. Green Lion, afirmei aqui há uns dias que aprendia muito aqui na Tasca.
Como sou muito mau na área que lhe é afecta, muito agradeço o seu esclarecimento. Deixa-me mais tranquilo.
Já o mesmo não posso dizer em relação ao preço do Alan Ruiz!
Esperemos que saiba justificá-lo em campo!
SL
Preocupa-me mais o valor que pagámos pelo A.Ruiz (em especial terem sido 5,3 do passe + 3 de comissões) do que as contas anuais que já eram esperadas nesse sentido.
Boa Analise de Green Lion. A Contabilidade também é a minha área.
Em 2015/2016 teria sido mais prudente ter de imediato constituído a previsão do Rojo. O resultado não seria tão positivo, mas agora também seria tão negativo.
Julgo que optaram por esta forma de proceder para atingir as metas de fair play em 2015/2016 que eram exigidos.
a Mim o que me preocupa é ver que os custos do pessoal dispararm, sabendo que este ano vão subir ainda mais frutos das novas contratações.
Sabemos que as mais valias geradas poderão cobrir esse problema este ano. mas a nível de resultados operacionais o desvio vai crescer. Só podendo ser salvo com receitas operacionais ( entrada na champions, bilheteira, merchandising, publicidade, direitos televisivos)
Não gostei do resultado final ( -32ME só me vem à cabeça os numeros do Godinho Lopes e isso faz-me arrepios). É muita fruta.
Tenho consciencia que para o ano não haverá doyen e que ha liga dos campeões. Mas os custos com pessoal poderão absorver esse diferencial.
Vamos ver.
“Tenho consciencia que para o ano não haverá doyen e que ha liga dos campeões. Mas os custos com pessoal poderão absorver esse diferencial.
Vamos ver”
Isso seria uma verdadeiro barbaridade, vejamos se a Doyen (15M€) e a diferença de receitas via champions (20M€) fossem consumidas só por salários, seria dizer que passamos de 48M€ para 83M€ de custos com pessoal, o que me parece totalmente fora de questão, se o ano passado existiu esse grande aumento de custos parece-me normal porque fomos para um patamar próximo dos 50M€.
Acredito que irá para perto de 60M€ os custos com pessoal, mais do que isso não me parece, até porque acredito que somos geridos por pessoas com os pés bem assentes no chão.
Quanto à questão Doyen acho muito bem que não tenha entrado nas contas antes, além do impacto imediato de cerca de 10M€/ano a menos provenientes de participações e bilheteira nas provas da Uefa, isso nem seria o mais grave, acredito que deixaríamos de ganhar facilmente 100M€/150M€ nos próximos anos ou alguém pensa que fora das competições europeias se negoceiam contratos de TV e publicidade como os que foram conseguidos? E isso sim seria catastrófico para as contas e o futuro do clube.
mfm,
Compreendo o teu raciocíonio, mas se analisares o relatório perceberás que não entrámos na champions o ano passado, mas a liga europa tb proporcionou receitas. Analisando os números, parece-me mais prudente considerarmos que a Champions League representa um incremento de aproximadamente 10 ME.
No entanto tb acredito que as receitas operacionais vão subir significativamente, pois subimos de patamar. No entanto só se as espectativas forem correspondidas é que o aumento das receitas operacionais se verificarão.
Vitórias….títulos.. atraem patrocinadores, investidores, clubes compradores e ainda mais sócios.
Entendo que estamos no caminho certo….mas é preciso que para o ano este Resultado nas contas, ou próximo, não se verifique. Nem pensar!
O Alan é Bom jogador… Falta lhe confiança de balneário.
Ele é um 10, que só funciona se ganhar o respeito e confiança da equipa.
o Sporting tem lá neste momento um Bryan, Adrien, Patricio, William e ultimamente o JPereira…
Não é fácil a este miúdo chegar e dominar esta gente toda!
Tempo …. Nessecita de tempo!
Necessita de mais tempo do que um gajo que seprinta pelas laterais.
E assim sendo o “grau de exigência” para com o Alan Ruiz vai aumentar…. pois um “gajo” que custa 8 milhões ao Sporting tem que ser alguém para se assumir a curtíssimo prazo e fazer a “diferença”.
No que já se viu…. ficou claro que tem potencial….
Agora é passar do Potencial à certeza…
Nao vai ser facil. Com Bryan, Dost, Caistaignos, Markovic e Campbell.
Mas pode tambem ser preparado para a proxima epoca, onde ja nao estarao Marko e Joel. No entanto, nao deixa de ser um valor elevado por um gajo que ainda pouco tinha mostrado.
Do que vi gostei, mas nao me parece que va fazer a diferenca no curto prazo.
Isto é aquele tipo de cena que o JJ disse, para grandes ambições não podem existir recursos pequeninos. E o que tem se alguns destes vão ter de sentar no banco mais vezes? Prefiro ter uma lesão e um recurso a um jogador que tem qualidade, que ter uma lesão e ver que tem de se adaptar o Esgaio à posição. (Com todo o respeito ao Esgaio). O ano passado viu-se que não tínhamos jogadores suficientes para todas as competições, agora temos, agora não há desculpas. (Pessoalmente continuo a cagar-me para a taça da liga).
Acho um e exagero tanto dinheiro por Alan. Espero estar enganado, mas no jogo contra o Porto lembro me de estar a pensar que o A. Ruiz não tem intensidade para jogar aquele tipo de jogos.
Vamos ver mas parece me que este ano não vai ser primeira opção.
O Alan Ruiz foi pago ao peso por isso é que custou 8M, actualmente já está de acordo com os tais 5,5M …
Não é por acaso que os políticos estão sempre a dizer para nos livramos das “gorduras” (despesas desnecessárias no estado)…
Pode até vir a ser titularissimo, acho estupidamente arriscado um sul americano de 23-24 anos por esse valor sem nunca ter jogado na Europa.
Ainda aceitava para um ponta d lança (posição nega deficitária no SCP)
E desculpem do que vi em campo, não justifica quase 10 m…. e não me venham com tretas que ainda se viu pouco….. um gajo de 24 anos nota-se em 10 minutos se vale esse dinheiro.
A custar 8 m, para jogar 3-4 épocas, para compensar (além do desportivo) terá de ser vendido por 25-30m. .. Não acredito mas espero bem que chegue lá…..
Digo o que disse desde que foi contratado.
Por este valor, tem de ser titularissimo já.
Porra, aceito bem melhor os 3,4 m do Teo.
Incerteza por incerteza…..
Pá, extremamente preocupado e chateado com estes números. 20 milhões jantar já esperava, mais nao. Bem sei que os tempos de compras e vendas de jogadores não se compadecem com fechos de relatórios a 30 de Junho. De qualquer forma, mais importante que ganhar o campeonato eh garantir a sustentabilidade, que isso não se esqueça!!!
tínhamos 17 dos 3 primeiros trimestres era previsível que esse valor subisse para 20 e poucos, até porque no ultimo trimestre existem menos receitas e as despesas continuam.
Só que entretanto compramos o Ruiz, o Spalvis e o Petrovic (cerca de 11M€ no total), dai esse valor.
Confesso que estou um pouco desiludido com este relatório de contas.
Já devíamos estar a apresentar outros resultados.
Preocupa me também as nossas contas estarem tão dependentes de a bola entrar ou não.
Era o previsível, bastava ter estado atento ao ultimo trimestre, agora estas compras colocadas neste relatório claro que agrava em mais quase 11M€.
A mim o que me interessa são receitas e custos operacionais e ai tivemos resultado negativo de 10M€. E este ano com champions e patrocinio nas camisolas o ano todo penso que iremos equilibrar a balança isso sim é importante.
Agora numeros baseados em resultados extraordinários, vendas e compras não me deixam preocupado.
Também não vou ficar eufórico quando no primeiro trimestre tivermos um resultado positivo de 40M€. Isso não quer dizer nada. É momentâneo.
Não podes tratar um exercício anual como momentâneo. Esses são os trimestrais. Tens de olhar para os exercícios anuais anteriores e avaliar. Este, foi claramente mau.
Sporting: Neymar moçambicano reforça juniores
Avançado de 18 anos chegou por empréstimo da Liga Desportiva de Maputo, ficando a SAD leonina com opção de compra
Amâncio Canhembe, mais conhecido por Neymar, chegou esta segunda-feira a Lisboa para reforçar a equipa de juniores do Sporting.
O avançado que completou 18 anos no passado mês de novembro já viajou para Alcochete, onde ficará a viver pelo menos nos próximos seis meses.
Neymar chega ao Sporting por empréstimo da Liga Desportiva de Maputo, ficando a SAD leonina com opção de compra do passe.
Em Moçambique, o jovem avançado, que se destaca pela velocidade e irreverência no ataque, já representava desde os 17 anos a equipa sénior da Liga Desportiva de Maputo, que é orientada pelo português Litos.
Neymar viajou para Portugal, de resto, na companhia de Reinildo Mandava, lateral-esquerdo de 21 anos que vai tentar convencer os responsáveis do Benfica a avançar para a contratação. Os dois jogadores foram recebidos pelo também moçambicano Clésio.
Sim, porque alguns Sportinguistas vão meter o carvão na brasa, mesmo sabendo que aqui ainda não entram as vendas do João Mário e Slimani, mas já a de alguns reforços.
É que aqui o pessoal só não sabe que esses 32 se devem a Doyen mais contratações de junho e que a falta de champions não ajudou a equilibrar isto temporariamente.
Daqui a uns tempos se por acaso ele vencer o caso Doyen (sei que é difícil) e se somaram ao saldo positivo esses 22 milhões, estou para ver se aparecem aqui tipo como o pau, esse anti.
Depois de ter visto as primeiras decisões, duvido que mudem de opinião no caso Doyen.
Mas como disse, desde o primeiro momento, mesmo que tivessemos que pagar mais à frente, era dinheiro que era IMPRESCINDÍVEL naquela altura. Poderemos pagar neste momento em que o futuro do clube já não está em causa e temos verba para tal.
Em termos gerais os números são os esperados e não são maus…. sabendo o que já aconteceu após o período analisado.
OS 30 milhões explicam-se facilmente por:
—> não se ter provisionado a Doyen quando era suposto. Mas percebo e apoio a decisão de não se ter feito a provisão na devida altura, pois era preciso cumprir o fair-play financeiro. Certamente que levámos uma reserva por parte dos Roc’s, mas tranquilo 🙂
—> Ausencia da champions.
–> Ausencia de Vendas significativas
Como após o período analisado vendemos o João Mário e o Slimani (e o Naldo) pelos valores conhecidos…. facilmente se percebe que bastava ter vendido 1 deles antes do final de Junho e os resultados teriam sido positivos. Mas também é provável que vendendo em Junho…os valores de venda seriam mais baixos.
Assim… estas vendas basicamente cobrem o resultado do exercício 2015 /2016 e ainda parte do exercício de 2016 /2017.
Em 2016/17…. temos champions…. não há doyen… temos patrocicio desde o inicio da época… pelo que fazendo vendas de 20 milhões (Adrien…20 / 30 milhões) ainda esta época “facilmente” voltamos ao verde já em 2016/17.
2017 /18 —> começam a ser contabilizados os valores da NOS ….
Em suma, os resultados de 2015/16 são os que são…. por razões muito especificas, mas fica claro que o trabalho está a ser bem feito.
Por isso espero bem que não me tentem contar histórias de embalar…. como por exemplo a da dupla provisão da doyen e a que não pagamos comissões. E já agora gostava que de futuro não voltasse a descobrir “outro Ruiz” que afinal em vez de custar 5…. custou 8.
Penso que hoje no jornal Sporting sai o detalhe de todas as compras e vendas feitas neste mercado de transferências, como é habitual desde que Bruno de Carvalho chegou à presidência do clube.
Claramente o maior factor de desequilibro é a necessária provisão há Doyen, juntando o custo das aquisições, tendo em conta que não vendemos ninguém antes de 30/06 e fizemos uma aposta forte para entrar na Champions, consegue-se justificar o valor final apresentado.
Causa algum desconforto, “prejuizo” é aquela palavra que ninguém gosta de ler, mas acho que não nos deve preocupar tendo em conta os valores realizados em 2016/2017.
Atenção hoje entrevista com o BOSS, certamente que o tema relatório de contas será explorado.
Eu diria que fica provado que o Sporting com a estrutura que tem hoje está obrigado a fazer entre 10 e 15M de Mais valias de vendas de jogadores para ter um resultado nulo ou perto disso! E isto sem comprar praticamente nada (10M)…
Eu acreditei no presidente quando disse que não precisava de vender…mas a realidade diz o contrário…
Com a “estrutura” que tem, é quase obrigatório ir à Liga dos Campeões. Indo, não só valoriza jogadores, como obtém prémios monetários, além de assistência.
Vai ver a diferença de rendimento entre os exercícios do ano passado e deste ano a percebes que a diferencá não foi abissal! Daí os 10/15M de mais valias…resultado, -15 para a Doyen e menos a diferença entre os exercícios de competições europeias (ano do MS havia champions, ano passado não por isso é exacto…).
“Eu acreditei no presidente quando disse que não precisava de vender…mas a realidade diz o contrário…”
Tás a gozar, certo?
O Presidente disse (e bem na minha opinião) o que tinha que dizer, pois quem quer vender e Bem não pode anunciar aos 4 ventos que está vendedor, porque a partir desse momento fica logo a saber que as propostas serão sempre “por baixo”.
Ou seja, para vender bem… uma das regras é dizer que não estou vendedor e só vendo pela clasula ou se for uma proposta “irrecusável”
Eu não disse que não percebia. ..eu disse que acreditei nele e o defendi aqui que o que dizia era verdade…no entanto hoje percebo que o defendi (não haver necessidade de vender) mal porque não era verdade…
“Eu acreditei no presidente quando disse que não precisava de vender…”
Sério?
Eu aceito que se tenha esse discurso, até para não os outros não pensarem que vêm cá comprar jogadores à 1ª oferta, mas qualquer clube português tem de vender jogadores. A não ser que não haja compras, não haja renovações, etc…
As vendas de valor superior às compras, sendo que ainda sobeja para baixar
passivo, se li bem.
Mas mantendo-nos nas contas deste exercício. São fortemente afectadas pela provisão à Doyen, que já se esperava, ao que se junta o injusto não acesso à Liga dos Campeões.
É negativo, claro.
Mas os 15M do Rojo foram ESSENCIAIS na altura que necessitámos deles. Os milhões da LC também seriam extremamente importantes.
agora fora de brincadeiras: parem com essa merda do carvão por tudo e por nada. Perde o efeito. E, já agora, não me parece inocente o lançamento deste R&C no dia em que o presidente vai ser entrevistado, em horário nobre, na SIC
Obviamente os resultados em si do R&C, não são carvão, referimos-nos apenas ao carvão que irá ser depositado em breve por comentários ou noticias de jornaleiros. E sim, nada inocente, também acho isso, ele sabendo como se extrapola as noticias do Sporting de forma negativa, já se prepara para evitar capas estúpidas.
Cherba, já devias saber que #Carvão tal como #Cogumelo, #Croquete, #Seguidista, #Brunete e outros que tais, vieram para ficar e não dá para controlar e em alguns deles até tens grande responsabilidade nisso.
gosto muito de ter responsabilidade na utilização do termo Cogumelo. Quanto ao resto, acho que és capaz de estar equivocado, mas sabes que mais? #QueSaFoda
Os custos estão ao nível de 12/13 mas as receitas tiveram um aumento de + de 50%
Se somarmos na próxima época :
A mesma receita + entrada na champions + patrocínio da camisola, as receitas sobem para valores aproximados dos 90M€!!! Enquanto os custos, se o de pessoal se manter baixa para os 63M€
O post tem sempre que existir. Faz parte do nosso sportinguismo. O que depois se faz com a informação propicia o carvão vermelho e croquetteiro. A hashtag é para alertar de antemão para o que aí vem.
Em primeiro lugar, a transparência. Os valores cá fora e só faz carvão disto quem quiser.
Obviamente que temos de vender. Mas todos os clubes o fazem, mesmo alguns tubarões. Uma grande venda por ano é suficiente para equilibrar contas e reforçar o plantel. E quando essa “grande” venda não existir, as receitas e a LC servirão para manter tudo controlado.
Percebo que alguns fiquem de pé atrás com os valores do Alan Ruiz, mas esta análise só farei mais à frente. Conto que jogue e que renda desportivamente… será fácil vender e lucrar. O único senão é que no plantel deste ano vai ter de trabalhar muito para ser titular.
Uma opiniao que li noutro site e que partilho a 100%!
“Houve uma provisão do pagamento da Doyen, correcto? Entrou para as contas do trimestre, correcto? Pagou-se até ao fecho das contas? Não. Então retirava-se essa parcela
AS receitas da Champions este ano são de 20M à cabeça. Estão asseguradas desportivamente desde que dia? Poderiam ser contabilizadas neste relatório a partir do momento que estão 100% garantidas. São nossas a partir daquela data
É o comportamento mais correcto? Talvez não, mas se a Doyen é excepcional e o desvio excepcional, deveriamos ter tomado isso em conta e excusavamos de passar por esta situação. Principalmente quando também excepcionalmente conseguimos fazer quase 80M de receitas extraordinarias que já equilibram o proximo ano
É que Doyen e Champions representam 35M de receitas, e estariamos a apresentar um lucro de 3M em vez de um prejuizo de 32M
Para o ano, com as vendas já feitas, e as que previsivelmente vamos ainda fazer SE tivessemos de pagar à Doyen esse valor seria diluido no brutal aumento das receitas .
Uma coisa que acho interessante é a forma mais transparente como se comunica, mas sou sincero, incomoda-me uma vez que isso não é pratica nos rivais. Ou isto é para todos, ou já parávamos de mostrar aos outros cada bufa que damos
É que eles estão fartos de aldrabar, mas deles não sabemos um pintelho…”
Este relatorio de contas nao serve os interesses do Sporting e este nivel de transparencia, também não!
Mesmo porque ja ficou claro que muitos sportinguistas também nao merecem esta boa-fé por parte da direção, visto que ela nao é reciproca!
Apesar deste desagrado o meu carneirismo continua intacto!
Provavelmente essas “manobras” foram equacionadas…mas acho que conseguimos viver com estas contas e este prejuízo…e proximas contas, daqui a um ano teremos as contas mais positivas de sempre (associadas ao sucesso da epoca desportiva), e ao procedermos desta forma este ano estamos a garantir contas ainda mais positivas proximo ano….
Sim, mas em Março tens eleições. E isto vai ser usado se outras coisas não estiverem a correr muito bem.
Por muito que me custe, e custa, porque de mentiras sobre o nosso Sporting já levei com a minha dose durante muitos anos (não, não foram apenas os croquettes que mentiam sobre o Sporting, antes também se mentia e não era pouco), o que é sugerido nesse post podia ter sido feito (com mais ou menos nuances).
Não sou contabilista, nem percebo nada de relevante sobre a matéria, mas não vejo nada de ilegal ou até de moralmente reprovável se tivéssemos procedido assim.
Apôs a decisão do TAS nada mais podia ser feito a não ser incluir os valores nas contas, com ou sem recurso. Se tal não fosse feito, quer o ROC quer os auditores, ou mesmo o conselho fiscal poderiam recusar certificar as contas.
Já a parte das receitas da Champions admito que pudessem ser incorporadas nestas contas, se não foram a situação deverá ter sido devidamente avaliada e não terá existido preocupação nesse sentido talvez para eliminar mais um foco de critica.
Alias, os critérios contabilísticos não podem ser mudados só porque dá jeito, a serem mudados deveriam muito bem fundamentados e o critério contabilístico neste caso tem sido incorporar as receitas das competições europeias apenas no exercício onde ocorrem.
Enquanto sócio e com alguns conhecimentos da área, sinto-me bem mais confortável com esta apresentação, pois fica resposta a realidade das contas e apresenta a real situação.
Agora, estas contas, porque no ano anterior não existiu a preocupação de incluir um possível desfecho negativo da Doyen (por motivos perfeitamente entendiveis) devem ser vistas em conjunto, que nos leva a um resultado no conjunto dos dois anos negativo de 12M, justificável com o facto de ter existido um investimento que previa uma maior receita das competições europeias.
Este investimento, causando resultados negativos, por outro lado trouxe uma valorização de activos, cujo reflexo será bem visível em contas futuras, para não falar noutros factos, e temos pavilhão.
Uma opinião muito interessante, discordo no entanto em relação á transparência. O clube é gerido para os Sportinguistas, logo é de todo o interesse sabermos em detalhe certos aspectos das finanças do clube.
Se os outros manipulam as contas para apresentar resultados bonitos, problema deles, mesmo que varras o lixo para debaixo do tapete, ele não desaparece por magia, continua lá mas escondido.
A diferença para eles é que nós sabemos exactamente aquilo com que contamos, basta ler o relatório para perceber de onde vem o prejuízo, e não é nada que não se estivesse à espera, tendo em conta que não fizemos receitas extraordinárias de relevo.
Concordo contigo num aspecto, há muitos “sportinguistas” que não merecem este nível de transparência, disso tens toda a razão, basta ver como andam os “camarotes”.
“Uma opiniao que li noutro site e que partilho a 100%!
“Houve uma provisão do pagamento da Doyen, correcto? Entrou para as contas do trimestre, correcto? Pagou-se até ao fecho das contas? Não. Então retirava-se essa parcela
”
Não percebes rigorosamente nada de Contabilidade, certo?
É que se percebesses minimamente sabias que a Doyen deveria ter sido provisionada no exercício em que aconteceu (2014 /2015). E o Carlos Vieira e o Bruno de Carvalho sabem isso, mas não o fizeram por causa do fair-play financeiro. E agiram BEM!
Parece obvio que so tu é que percebes de contabilidade, posto isto, deveria mas nao foi e BEM como tu referes.
E agora a provisão deveria ter sido transferida para o proximo exercicio, mesmo porque as receitas penhoradas da Uefa fazem a famosa dupla almofada, nao existe o minimo risco de sermos apanhados com as calças na mão!
Provisão é um simples lançamento contabilístico e não implica qualquer pagamento ou recebimento!
Essa conversa da dupla almofada foi uma das parvoíces que ouvi e não gostei na altura, porque o Bruno sabia perfeitamente que estava a ser populista e demagogo nessa afirmação.
Até no Secundário se aprendiam os princípios básicos… que pela tua argumentação facilmente se percebe que percebes tanto de contabilidade como eu de História de Arte da Rep. Centro Africana. Ou seja… percebes BOLA!
Não percebes que não é uma questão de vontade? ! É de regras! A tua vida pode ser mais fácil se um gajo desaparecer mas não o podes pura e simplesmente matar. ..
Não podes tirar a parcela da Doyen…a provisão não tem nada a ver com o pagamento, tem a ver com o reconhecimento do custo e esse data da sentença do tribunal! Não seria aceite de outra forma e não era possível contabilizar de outra forma…essa ginástica foi feita antes e por isso é que o custo vem todo este ano!
Quanto à champions é o mesmo…só se pode considerar proveito na altura em que ele ocorre e é apenas no próximo exercício. ..
Tudo o que dizes é ilegal e não terias contas assinadas…
Na parte dos emprestados dá para ver quem conta (quem tem opcao anti-rival) e quem nao. E nesse aspecto…pobre Jonathan 🙁
PS Ocorreu-me que o Sporting podia deixar expirar o contrato do M. Lopes e depois recontratá-lo por salários mais baixos e sem cláusulas malucas, para ser backup do Schellotto, porque entretanto o J. Pereira está com 33 anos…
Se vais participar na champions, assume-se que esses valores são possíveis de comportar. Se para o ano não estivermos na champions (cruzes credo), aí seriamos obrigados a vender para equilibrar as contas.
Estou tranquilo, do outro lado, há quem vá longe na champions e mesmo assim teve de vender uma das suas promessas para não apresentar prejuízo.
Sim, comparei com o benfica, eles são os campeões, faz sentido que o faça.
A boa notícia é que as receitas do Slim e do JM não estão contempladas e vão-se refletir no próximo exercício. Não ter pago comissões a empresários é de louvar também.
A má noticia é que podíamos perfeitamente ter evitado algumas compras. Se era para investir em jogadores a sério, escusávamos de andar a comprar Spalvis, Petrovic, Meli e…Alan Ruiz.
De resto, politica de investimento mudou e reflete-se obrigatoriamente no orçamento. Com Jesus estamos a subir o nível e não há milagres. Por outro lado, estamos a faturar em transferencias como nunca fizemos antes. Faltam os títulos, mas isso é uma questão de tempo.
Não é de risco, porque custou apenas 1,6 milhões. Mas, a partir do momento em que contratas Dost, Castaignos e André….passa a ser dispensável.
O Alan sim, é de risco. 8 milhões são muita massa para quem nunca jogou na Europa. E a partir do momento em que tens Campbell e Markovic,….passa a ser dispensável também.
Eu resumia assim o nosso mercado
1ª parte (alan, spalvis, petrovic e meli) foi péssima.
2ª parte (elias, Dost, campbell e markovic) foi excelente.
O pessoal está muito assustado…Leiam o relatório e nao se deixem levar pelo carvão:
Os custos e as receitas não incluem transferência de jogadores
Os custos de 15/16 incluem a provisão da doyen e as receitas mais que dobraram da época 12/13
Mesmo sem receitas extraordinárias em 16/17 tendo em linha de conta que os custos com pessoal se irão manter, os resultados operacionais serão positivos!!!!
Bem acabei de ler o relatório… e acho o que vai originar mais carvão será o fato de o Sporting ter gasto em contratações (já com prémios de assinatura e comissões e a contar com as contratações feitas pós 30 Junho) perto dos 40 milhões (se passou foi pouco).
Mas tendo em conta os valores que ainda não foram contabilizadas, 15 milhões da LC, mais os 52 milhões das vendas do Slimani e Pantufas, (e falta contabilizar as outras vendas), e tendo em conta os aumentos dos valores a receber com a publicidade e televisão, creio que o Sporting tem neste momento as contas muito bem controladas.
Tudo irá ficar elucidativo no próximo relatório.
Fiquem calmos, e nada de entrar em stress… Hoje o dia vai ser novamente de muito carvão de pessoas que não entendem nada de finanças.
A Silcoge até hoje não investiu UM cêntimo na valorização do Alvaláxia. Aquilo está ainda pior do que antes de ser vendido. A falta de manutenção e limpeza é tal que quando se passa ao lado das casas de banho nos cinemas cheira a mijo…
A Silcoge tinha um arranjo muito confortável, com o Sporting a dar-lhe o “ganha-pão” no Alvaláxia, sem essa empresa lá meter um tostão. O Sporting quando tirou a Loja Verde do Alvaláxia sinalizou que não pretendia dar mais um cêntimo aos parasitas da Silcoge.
Ao Sporting interessa que aquilo fique ainda mais podre para poder recomprar, acabar de vez com o Alvaláxia e usar aquele anexo para seu proveito, como parte que é do Estádio José Alvalade.
Para desanuviar e especialmente dedicado ao Green Lion e outros tasqueiros ligados à área da Contabilidade, conto esta história, que sei desde 1973 (lembro-me bem porque nessa altura, tirei um curso de contabilidade por correspondência…) e um velho amigo contou-ma a propósito.
Um contabilista de uma determinada firma, assim que entrava na sua sala de trabalho, sentava-se, aplicava as célebres mangas de alpaca, olhava para o interior de uma gaveta da sua secretária e começava a trabalhar.
Este procedimento durou anos e provocava a curiosidade dos seus colegas.
Mas nunca ninguém pôde saber o que havia no interior dessa gaveta.
Até que um dia o sujeito morre. E os colegas, imediatamente tomaram conta da chave da secretária e leram num papel colado no fundo da mesma: A COLUNA DO “DEVE” FICA DO LADO DA JANELA.
Assim faria eu se tivesse seguido Contabilidade…
SL
Passei por aqui e já me estou a ver à janela de uma carruagem puxado por uma locomotiva a carvão.
Esperar pelas 20.00 horas, isto, certamente vai ser tema de debate com o nosso líder, ansiosos de nos quererem desestabilizar em vésperas de mais uma jornada, em que os lampiões jogam sem pontas de lança (parece não interessar a ninguém).
Ou Alan Ruiz vai ser um grande jogador e fizeram tudo para o ter e nesse caso no futuro será um bom investimento ou então é um negócio ruinoso
para o Sporting com responsabilidades de quem comanda. Aguardemos para ver.
Caro consorcio tenho dois filhos sócios do Sporting um neto com um ano que também é sócio desde o primeiro dia de vida
e se o Sr. Fight for your Right estivesse atento ás minhas intervenções veria que era impossível estar ligado a tal gente
e é pena que na sua intervenção o Sr. tenha sido tão deselegante, sendo que o Cherba pessoa com quem ainda no último jogo que ele fez de futebol fui jogar lá com o meu filho, devia ter chamado
a atenção para a sua intervenção infeliz. Com pessoas que são
intolerantes quem fica a perder é o Sporting.
não discuto o seu sportinguismo naturalmente mas a sua intervenção deu a entender outra coisa e se me enganei só posso pedir desculpa, ando um bocado nervoso com esse pessoal do camarote e crediveis hehehe.
quando erro não tenho problemas em assumir e agradeço a sua chamada de atenção.
ps: o presidente séra sempre responsabilizado pelos seus actos, sejam positivos ou negativos e como presumo que já tera uma idade mais avançada do que a minha a perfeição simplesmente não existe, mas sim o esforço, dedicação, devoção.
e como todos sabemos o futebol ( industria ) é um mundo cão e se fores uma pessoa de bem séras comido de cebolada lol
Não gosto lá muito de ter a jogar emprestados sem opção de compra, mas é algo a que estamos sujeitos e temos que aceitar, o problema é se eles fazem uma época boa, depois para os contratar é um filme…
Sim, claro não coloco isso em causa…a questão é se formos campeões e eles sairem valorizados, o meu receio é vê-los que acabem desviados pelos nossos rivais
Mesmo assim tenho dúvidas que consigamos chegar aos dois. Talvez o Campbell, bem conversadinho e se o jogador estiver farto de aturar as palermices do Wenger (se entretanto os fans do Arsenal não se fartarem, dele primeiro…), pode preferir ficar por cá. Apesar de tudo o clima é mais parecido com o deles do que o inglês…
Esse é o único factor que também me desagrada, a não existência de opção de compra.
No entanto é compreensível, pela mais valia desportiva imediata que poderão dar e seriam jogadores aos quais não poderiamos chegar em condições normais.
Já a nível financeiro é discutivel, e poderá tapar um pouco Gelson Martins ou Matheus.
9 Setembro, 2016 at 7:26
Não convém dizer o resultado, não é? Ainda me lembro do destaque dado ao resultado noutros tempos
9 Setembro, 2016 at 7:46
Tem calma Pau,
Podes sempre ler e verificar por ti.
O relatório está dentro daquilo que foram os anteriores, apenas agravado com o facto de estarem incluídas despesas na aquisição de 3 novos atletas para a época actual no valor de cerca de 11 Milhões de euros (Alan Ruiz, Spalvis e Petrovic).
9 Setembro, 2016 at 7:59
Não tinha lido o relatório do 3º trimestre?
Deve andar no mundo da lua só pode para ter essa afirmação.
A unica diferença é que estão alocados cerca de 10M€ das compras deste ano (Alan Ruiz e Splavis)
Era fazer contas, quase de merceeiro se em 9 meses tivemos prejuizo de 17M€ em 12 teriamos de proporcionalmente ter 22 ou 23 ou não?
Juntando a isso essas compras e ai está o resultado.
O que me interessa mesmo são as receitas operacionais, e ai atingimos 68M€, o valor mais alto de sempre, mesmo sem champions e patrocinio nas camisolas no 1º semestre.
Ainda assim os custos operacionais foram de 78M€. ou seja sem vendas tivemos prejuizo de 10M€. Penso que nesta época voltaremos ao equilibrio neste aspecto.
E atenção não existirá Doyen todos os anos.
9 Setembro, 2016 at 8:02
e já agora a compra do Petrovic também 1M€
9 Setembro, 2016 at 8:14
Para os mais distraídos gostava que me dissesse qual era a diferença entre receitas e custos operacionais nesses anos que refere.
Diga-me por favor, as contas de 2012/2013?
2012/2013
receitas operacionais 32M€
custos operacionais 66M€
ou seja as receitas operacionais não cobriam metade dos custos operacionais
Prefiro pensar que essa afirmação resulta de ignorância.
9 Setembro, 2016 at 9:08
enquanto o pau vai e vem….folgam as costas !
9 Setembro, 2016 at 9:10
Realmente o teu nick faz-te mesmo juz, de tanto pau que chupas dos credíveis.
9 Setembro, 2016 at 9:12
Desculpa.. “credíveis”.
9 Setembro, 2016 at 9:52
O homem andava desaparecido, mas foi o primeiro a comentar ❗
9 Setembro, 2016 at 9:58
Já conheço bem a peça. É difícil de ver porque as cobras não são fáceis de ver, rasteja, anda sempre escondida e ataca de formas inesperadas (neste caso já começam a ser previsíveis).
9 Setembro, 2016 at 10:33
eu acho que os credíveis já eram. Mas acho fixe a presença do pau. Contrabalança com os pipis
9 Setembro, 2016 at 11:01
😆
9 Setembro, 2016 at 11:23
Pica-pau????
9 Setembro, 2016 at 14:15
Será que este pau é de Cabinda?
10 Setembro, 2016 at 0:15
Não ou estou completamente enganado ou é do Alentejo
9 Setembro, 2016 at 10:33
O Heraclides quando chega?
9 Setembro, 2016 at 7:51
Contas em linha com o 3º trimestre do ano passado.
Os 32M€ seriam 22M€ negativos se não fosse a inclusão de algumas aquisições já deste ano, como Alana Ruiz (8M€) e Spalvis(1,7M€)
Com a inclusão do valor a pagar à Doyen era previsivel.
De resto naquilo que me interessa 68M€ de receitas operacionais (maiores de sempre) e 78M€ de custos operacionais, não tendo publicidade nas camisolas no 1º semestre e sem champions, faz-me acreditar que este ano tenhamos resultados operacionais positivos sem vendas.
9 Setembro, 2016 at 8:53
A contabilidade não se faz assim e eu sei do que falo porque é a minha área.
Quando se compram jogadores, esse valor de compra não representa custo no exercício em causa. O valor é amortizado pelo número de anos do contrato, ou seja, vamos supor que gastámos 10 ME em jogadores com contratos de 5 anos, então nesse exercício o gasto em amortizações será de 2 ME (10 ME : 5 anos).
Já analisei brevemente as contas e o resultado está em linha com o previsto depois do relatório do 3º trimestre (17 ME negativos). A diferença de cerca de -10 ME tem a ver com o facto de na rubrica “Outros rendimentos e ganhos” – que tem a ver essencialmente com a presença nas competições europeias, o valor final do 4º trimestre ser igual ao do 3º trimestre, assim como não se terem registado transacções de jogadores no 4º trimestre.
No 1º trimestre 2016/2017 (1 Julho a 30 Setembro 2016), com as vendas de Slimani e J.Mário este resultado negativo será todo absorvido e neste ano temos o prémio da Champions e não há caso Doyen.
Tudo controlado portanto.
SL
9 Setembro, 2016 at 9:06
Bom dia. Green Lion, afirmei aqui há uns dias que aprendia muito aqui na Tasca.
Como sou muito mau na área que lhe é afecta, muito agradeço o seu esclarecimento. Deixa-me mais tranquilo.
Já o mesmo não posso dizer em relação ao preço do Alan Ruiz!
Esperemos que saiba justificá-lo em campo!
SL
9 Setembro, 2016 at 9:09
Bom dia jmfs1947,
Preocupa-me mais o valor que pagámos pelo A.Ruiz (em especial terem sido 5,3 do passe + 3 de comissões) do que as contas anuais que já eram esperadas nesse sentido.
SL
9 Setembro, 2016 at 10:34
só espero que os 3 milhões em comissões não tenham sido para o irmão do Alan, senão o gajo apanha-se em Sintra e ainda compra a Piriquita!
9 Setembro, 2016 at 11:40
GARGALHADA
9 Setembro, 2016 at 12:07
lol
9 Setembro, 2016 at 13:59
Agora com o Núcleo na Portela, a Periquita já era 🙂
9 Setembro, 2016 at 9:11
Agradecimento que torno extensível ao mfm.
SL
9 Setembro, 2016 at 12:32
Boa Analise de Green Lion. A Contabilidade também é a minha área.
Em 2015/2016 teria sido mais prudente ter de imediato constituído a previsão do Rojo. O resultado não seria tão positivo, mas agora também seria tão negativo.
Julgo que optaram por esta forma de proceder para atingir as metas de fair play em 2015/2016 que eram exigidos.
a Mim o que me preocupa é ver que os custos do pessoal dispararm, sabendo que este ano vão subir ainda mais frutos das novas contratações.
Sabemos que as mais valias geradas poderão cobrir esse problema este ano. mas a nível de resultados operacionais o desvio vai crescer. Só podendo ser salvo com receitas operacionais ( entrada na champions, bilheteira, merchandising, publicidade, direitos televisivos)
Não gostei do resultado final ( -32ME só me vem à cabeça os numeros do Godinho Lopes e isso faz-me arrepios). É muita fruta.
Tenho consciencia que para o ano não haverá doyen e que ha liga dos campeões. Mas os custos com pessoal poderão absorver esse diferencial.
Vamos ver.
9 Setembro, 2016 at 13:59
“Tenho consciencia que para o ano não haverá doyen e que ha liga dos campeões. Mas os custos com pessoal poderão absorver esse diferencial.
Vamos ver”
Isso seria uma verdadeiro barbaridade, vejamos se a Doyen (15M€) e a diferença de receitas via champions (20M€) fossem consumidas só por salários, seria dizer que passamos de 48M€ para 83M€ de custos com pessoal, o que me parece totalmente fora de questão, se o ano passado existiu esse grande aumento de custos parece-me normal porque fomos para um patamar próximo dos 50M€.
Acredito que irá para perto de 60M€ os custos com pessoal, mais do que isso não me parece, até porque acredito que somos geridos por pessoas com os pés bem assentes no chão.
Quanto à questão Doyen acho muito bem que não tenha entrado nas contas antes, além do impacto imediato de cerca de 10M€/ano a menos provenientes de participações e bilheteira nas provas da Uefa, isso nem seria o mais grave, acredito que deixaríamos de ganhar facilmente 100M€/150M€ nos próximos anos ou alguém pensa que fora das competições europeias se negoceiam contratos de TV e publicidade como os que foram conseguidos? E isso sim seria catastrófico para as contas e o futuro do clube.
9 Setembro, 2016 at 14:30
Por acaso arrisco referir que talvez a rubrica de custos com pessoal não seja assim tão mais elevada este ano.
Saíram tipos cujo ordenado pesava bastante. O Labyad, o Viola e os próprios Slimani e João Mário.
10 Setembro, 2016 at 0:20
Aquilani, Teo, Barcos,
9 Setembro, 2016 at 16:45
mfm,
Compreendo o teu raciocíonio, mas se analisares o relatório perceberás que não entrámos na champions o ano passado, mas a liga europa tb proporcionou receitas. Analisando os números, parece-me mais prudente considerarmos que a Champions League representa um incremento de aproximadamente 10 ME.
No entanto tb acredito que as receitas operacionais vão subir significativamente, pois subimos de patamar. No entanto só se as espectativas forem correspondidas é que o aumento das receitas operacionais se verificarão.
Vitórias….títulos.. atraem patrocinadores, investidores, clubes compradores e ainda mais sócios.
Entendo que estamos no caminho certo….mas é preciso que para o ano este Resultado nas contas, ou próximo, não se verifique. Nem pensar!
9 Setembro, 2016 at 8:11
O Alan Ruiz foram 8M? Dass
9 Setembro, 2016 at 8:14
Sim acho demasiado caro. Veremos no futuro mas à partida parece um exagero.
9 Setembro, 2016 at 8:19
Bem longe dos 5M ou 5.5M que eram falados.
9 Setembro, 2016 at 8:20
E ainda veio com o irmao, que foram mais uns 250mil
9 Setembro, 2016 at 10:40
Entao o que dirão os do Inter …. Sobre o JMario 🙂
O Alan é Bom jogador… Falta lhe confiança de balneário.
Ele é um 10, que só funciona se ganhar o respeito e confiança da equipa.
o Sporting tem lá neste momento um Bryan, Adrien, Patricio, William e ultimamente o JPereira…
Não é fácil a este miúdo chegar e dominar esta gente toda!
Tempo …. Nessecita de tempo!
Necessita de mais tempo do que um gajo que seprinta pelas laterais.
9 Setembro, 2016 at 8:24
Pelos vistos sim….
E assim sendo o “grau de exigência” para com o Alan Ruiz vai aumentar…. pois um “gajo” que custa 8 milhões ao Sporting tem que ser alguém para se assumir a curtíssimo prazo e fazer a “diferença”.
No que já se viu…. ficou claro que tem potencial….
Agora é passar do Potencial à certeza…
9 Setembro, 2016 at 8:34
Nao vai ser facil. Com Bryan, Dost, Caistaignos, Markovic e Campbell.
Mas pode tambem ser preparado para a proxima epoca, onde ja nao estarao Marko e Joel. No entanto, nao deixa de ser um valor elevado por um gajo que ainda pouco tinha mostrado.
Do que vi gostei, mas nao me parece que va fazer a diferenca no curto prazo.
9 Setembro, 2016 at 9:18
Isto é aquele tipo de cena que o JJ disse, para grandes ambições não podem existir recursos pequeninos. E o que tem se alguns destes vão ter de sentar no banco mais vezes? Prefiro ter uma lesão e um recurso a um jogador que tem qualidade, que ter uma lesão e ver que tem de se adaptar o Esgaio à posição. (Com todo o respeito ao Esgaio). O ano passado viu-se que não tínhamos jogadores suficientes para todas as competições, agora temos, agora não há desculpas. (Pessoalmente continuo a cagar-me para a taça da liga).
9 Setembro, 2016 at 8:38
Acho um e exagero tanto dinheiro por Alan. Espero estar enganado, mas no jogo contra o Porto lembro me de estar a pensar que o A. Ruiz não tem intensidade para jogar aquele tipo de jogos.
Vamos ver mas parece me que este ano não vai ser primeira opção.
9 Setembro, 2016 at 9:15
Ainda antes de saber sobre este valor que achava que amanhã na frente tem de ser Alan e Dost. Ou seja, eu já espero muito dele.
9 Setembro, 2016 at 8:37
Custou 5 o passe + 3 de outros. Outros???
9 Setembro, 2016 at 9:19
Lol. Não. Outros.
9 Setembro, 2016 at 11:46
pauzinho
os outros foram o irmão e os primos.
o ronaldo também leva sempre a familia toda e ninguém se queixa .
pauzinho arranja um pipi.
9 Setembro, 2016 at 12:11
Não quero que lhe falte informação nenhuma, porque assim aproveita-se para esclarecer a si e também aos sportinguistas.
Então é assim segundo o Jornal Sporting (que em outros tempos não tinha esta clareza vá la saber-se o porquê)
Alar Ruiz custo total 8,04M€, dos quais 3,2M€ para outros
E quem são os outros?
2,2M€ prémio de assinatura do jogador
1,0M€ comissões (dos quais 0,7M€ para Admira Partners e 0,3M€ para Costa Aguiar Sports)
Espero que tenha ficado esclarecido
9 Setembro, 2016 at 13:57
Um jogador com passe, recebe prémio de assinatura?!?
9 Setembro, 2016 at 14:01
Claro se existirem vários interessados e pagarem o mesmo ao clube de origem porque não?
O jogador assina por quem quiser e por quanto quiser.
9 Setembro, 2016 at 14:47
Acho absurdo.
Percebo num jogador livre.
num jogador com passe nao.
Nota, não sei se é prática comum. Não me lembro de ver isso… Se é, bem enfim..
Já li a versão que é para baixar salários…. Se for assim menos mau. Ou nada mau
9 Setembro, 2016 at 15:39
Agora que esclareceste nem aparece, típico da cobra, lançou o veneno e bazou.
9 Setembro, 2016 at 11:36
O Alan Ruiz foi pago ao peso por isso é que custou 8M, actualmente já está de acordo com os tais 5,5M …
Não é por acaso que os políticos estão sempre a dizer para nos livramos das “gorduras” (despesas desnecessárias no estado)…
9 Setembro, 2016 at 13:56
Dass, nao….
Foda-se mesmo.
5 m já eram muito para mim.
Pode até vir a ser titularissimo, acho estupidamente arriscado um sul americano de 23-24 anos por esse valor sem nunca ter jogado na Europa.
Ainda aceitava para um ponta d lança (posição nega deficitária no SCP)
E desculpem do que vi em campo, não justifica quase 10 m…. e não me venham com tretas que ainda se viu pouco….. um gajo de 24 anos nota-se em 10 minutos se vale esse dinheiro.
A custar 8 m, para jogar 3-4 épocas, para compensar (além do desportivo) terá de ser vendido por 25-30m. .. Não acredito mas espero bem que chegue lá…..
Digo o que disse desde que foi contratado.
Por este valor, tem de ser titularissimo já.
Porra, aceito bem melhor os 3,4 m do Teo.
Incerteza por incerteza…..
9 Setembro, 2016 at 8:30
o “champignon” Bruma ainda é jogador o Galatasary?
Pensava que tinha sido vendido à Real Sociedad, mas pelos vistos (futura mais-valia) ainda é jogador do Galatasary
9 Setembro, 2016 at 8:48
Tem estado em destaque por lá…se calhar ainda vai a tempo de recupera o tempo perdido. Pena ser tão burro!
9 Setembro, 2016 at 9:00
Não ofendas os burros!
9 Setembro, 2016 at 9:20
Em Espanha não esteve à altura. Na Turquia é um campeonato mais fácil.
9 Setembro, 2016 at 8:34
Pá, extremamente preocupado e chateado com estes números. 20 milhões jantar já esperava, mais nao. Bem sei que os tempos de compras e vendas de jogadores não se compadecem com fechos de relatórios a 30 de Junho. De qualquer forma, mais importante que ganhar o campeonato eh garantir a sustentabilidade, que isso não se esqueça!!!
9 Setembro, 2016 at 8:38
tínhamos 17 dos 3 primeiros trimestres era previsível que esse valor subisse para 20 e poucos, até porque no ultimo trimestre existem menos receitas e as despesas continuam.
Só que entretanto compramos o Ruiz, o Spalvis e o Petrovic (cerca de 11M€ no total), dai esse valor.
9 Setembro, 2016 at 8:34
Confesso que estou um pouco desiludido com este relatório de contas.
Já devíamos estar a apresentar outros resultados.
Preocupa me também as nossas contas estarem tão dependentes de a bola entrar ou não.
9 Setembro, 2016 at 8:44
Era o previsível, bastava ter estado atento ao ultimo trimestre, agora estas compras colocadas neste relatório claro que agrava em mais quase 11M€.
A mim o que me interessa são receitas e custos operacionais e ai tivemos resultado negativo de 10M€. E este ano com champions e patrocinio nas camisolas o ano todo penso que iremos equilibrar a balança isso sim é importante.
Agora numeros baseados em resultados extraordinários, vendas e compras não me deixam preocupado.
Também não vou ficar eufórico quando no primeiro trimestre tivermos um resultado positivo de 40M€. Isso não quer dizer nada. É momentâneo.
9 Setembro, 2016 at 10:04
Não podes tratar um exercício anual como momentâneo. Esses são os trimestrais. Tens de olhar para os exercícios anuais anteriores e avaliar. Este, foi claramente mau.
9 Setembro, 2016 at 10:15
Ninguém disse que foi, bom, mas era o previsível bastava ver as contas do terceiro trimestre
9 Setembro, 2016 at 8:47
Amansio Canhembe??? Quem é este cromo???
Segundo o ZeroZero está no Sertanense, mas esteve nos nossos juniores???
9 Setembro, 2016 at 11:04
Sporting: Neymar moçambicano reforça juniores
Avançado de 18 anos chegou por empréstimo da Liga Desportiva de Maputo, ficando a SAD leonina com opção de compra
Amâncio Canhembe, mais conhecido por Neymar, chegou esta segunda-feira a Lisboa para reforçar a equipa de juniores do Sporting.
O avançado que completou 18 anos no passado mês de novembro já viajou para Alcochete, onde ficará a viver pelo menos nos próximos seis meses.
Neymar chega ao Sporting por empréstimo da Liga Desportiva de Maputo, ficando a SAD leonina com opção de compra do passe.
Em Moçambique, o jovem avançado, que se destaca pela velocidade e irreverência no ataque, já representava desde os 17 anos a equipa sénior da Liga Desportiva de Maputo, que é orientada pelo português Litos.
Neymar viajou para Portugal, de resto, na companhia de Reinildo Mandava, lateral-esquerdo de 21 anos que vai tentar convencer os responsáveis do Benfica a avançar para a contratação. Os dois jogadores foram recebidos pelo também moçambicano Clésio.
http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/transferencias/sporting-neymar-mocambicano-reforca-juniores
29 dez 2015, 00:41
9 Setembro, 2016 at 8:49
30 milhões é muita pasta e coisa para deixar alguns sócios desconcentradíssimos.
Pessoalmente, vejo este resultado com desconforto, assim tipo aqueles dias de mar em que se traz mais areia do que sal.
Os exercícios anteriores permitiram esta folga e já no próximo trimestre vamos estar em terrenos bem mais positivos.
Mas a aposta tem riscos.
Agora vou ler o documento com atenção, conforme sugere o dono da tasca.
9 Setembro, 2016 at 8:59
A saída desse relatório onrtem se calhar explica em grande parte a entrevista de hoje do Presidente. Para apagar carvão vermelho e vouchers.
9 Setembro, 2016 at 9:23
Sim, porque alguns Sportinguistas vão meter o carvão na brasa, mesmo sabendo que aqui ainda não entram as vendas do João Mário e Slimani, mas já a de alguns reforços.
9 Setembro, 2016 at 9:32
Aqui, já começaram.
Mas eu gosto disto. Noutros lados ainda não sabem sequer qual é o valor do patrocínio de uma linha aérea sediada nos Emirados Árabes Unidos… 🙂
9 Setembro, 2016 at 9:37
É que aqui o pessoal só não sabe que esses 32 se devem a Doyen mais contratações de junho e que a falta de champions não ajudou a equilibrar isto temporariamente.
Daqui a uns tempos se por acaso ele vencer o caso Doyen (sei que é difícil) e se somaram ao saldo positivo esses 22 milhões, estou para ver se aparecem aqui tipo como o pau, esse anti.
9 Setembro, 2016 at 9:38
*se não sabem é porque não querem
9 Setembro, 2016 at 10:34
Depois de ter visto as primeiras decisões, duvido que mudem de opinião no caso Doyen.
Mas como disse, desde o primeiro momento, mesmo que tivessemos que pagar mais à frente, era dinheiro que era IMPRESCINDÍVEL naquela altura. Poderemos pagar neste momento em que o futuro do clube já não está em causa e temos verba para tal.
Boa gestão.
9 Setembro, 2016 at 10:43
+10000000000
9 Setembro, 2016 at 18:50
Nunca deixará de ser o empréstimo mais barato de sempre, seja qual for a decisão final.
9 Setembro, 2016 at 8:59
Em termos gerais os números são os esperados e não são maus…. sabendo o que já aconteceu após o período analisado.
OS 30 milhões explicam-se facilmente por:
—> não se ter provisionado a Doyen quando era suposto. Mas percebo e apoio a decisão de não se ter feito a provisão na devida altura, pois era preciso cumprir o fair-play financeiro. Certamente que levámos uma reserva por parte dos Roc’s, mas tranquilo 🙂
—> Ausencia da champions.
–> Ausencia de Vendas significativas
Como após o período analisado vendemos o João Mário e o Slimani (e o Naldo) pelos valores conhecidos…. facilmente se percebe que bastava ter vendido 1 deles antes do final de Junho e os resultados teriam sido positivos. Mas também é provável que vendendo em Junho…os valores de venda seriam mais baixos.
Assim… estas vendas basicamente cobrem o resultado do exercício 2015 /2016 e ainda parte do exercício de 2016 /2017.
Em 2016/17…. temos champions…. não há doyen… temos patrocicio desde o inicio da época… pelo que fazendo vendas de 20 milhões (Adrien…20 / 30 milhões) ainda esta época “facilmente” voltamos ao verde já em 2016/17.
2017 /18 —> começam a ser contabilizados os valores da NOS ….
Em suma, os resultados de 2015/16 são os que são…. por razões muito especificas, mas fica claro que o trabalho está a ser bem feito.
Por isso espero bem que não me tentem contar histórias de embalar…. como por exemplo a da dupla provisão da doyen e a que não pagamos comissões. E já agora gostava que de futuro não voltasse a descobrir “outro Ruiz” que afinal em vez de custar 5…. custou 8.
9 Setembro, 2016 at 11:32
JM e Slim nao valiam em junho o q foi pago em fins de agosto.
9 Setembro, 2016 at 12:01
“Mas também é provável que vendendo em Junho…os valores de venda seriam mais baixos.”
9 Setembro, 2016 at 9:15
Penso que hoje no jornal Sporting sai o detalhe de todas as compras e vendas feitas neste mercado de transferências, como é habitual desde que Bruno de Carvalho chegou à presidência do clube.
SL
9 Setembro, 2016 at 9:16
O resultado líquido foi de uma alarvice de Milhões de euros negativos, por causa deles, se não fossem eles, isto.
Porque se tivéssemos ganho a Champions dava lucro!
9 Setembro, 2016 at 9:58
😈
9 Setembro, 2016 at 9:18
Claramente o maior factor de desequilibro é a necessária provisão há Doyen, juntando o custo das aquisições, tendo em conta que não vendemos ninguém antes de 30/06 e fizemos uma aposta forte para entrar na Champions, consegue-se justificar o valor final apresentado.
Causa algum desconforto, “prejuizo” é aquela palavra que ninguém gosta de ler, mas acho que não nos deve preocupar tendo em conta os valores realizados em 2016/2017.
Atenção hoje entrevista com o BOSS, certamente que o tema relatório de contas será explorado.
9 Setembro, 2016 at 9:26
Eu diria que fica provado que o Sporting com a estrutura que tem hoje está obrigado a fazer entre 10 e 15M de Mais valias de vendas de jogadores para ter um resultado nulo ou perto disso! E isto sem comprar praticamente nada (10M)…
Eu acreditei no presidente quando disse que não precisava de vender…mas a realidade diz o contrário…
9 Setembro, 2016 at 9:30
E a champions?
Com a “estrutura” que tem, é quase obrigatório ir à Liga dos Campeões. Indo, não só valoriza jogadores, como obtém prémios monetários, além de assistência.
Calma, portanto.
9 Setembro, 2016 at 12:59
Vai ver a diferença de rendimento entre os exercícios do ano passado e deste ano a percebes que a diferencá não foi abissal! Daí os 10/15M de mais valias…resultado, -15 para a Doyen e menos a diferença entre os exercícios de competições europeias (ano do MS havia champions, ano passado não por isso é exacto…).
9 Setembro, 2016 at 12:59
A diferença de rendimentos provenientes das competições europeias…
9 Setembro, 2016 at 9:39
“Eu acreditei no presidente quando disse que não precisava de vender…mas a realidade diz o contrário…”
Tás a gozar, certo?
O Presidente disse (e bem na minha opinião) o que tinha que dizer, pois quem quer vender e Bem não pode anunciar aos 4 ventos que está vendedor, porque a partir desse momento fica logo a saber que as propostas serão sempre “por baixo”.
Ou seja, para vender bem… uma das regras é dizer que não estou vendedor e só vendo pela clasula ou se for uma proposta “irrecusável”
9 Setembro, 2016 at 11:07
+1
9 Setembro, 2016 at 13:01
Eu não disse que não percebia. ..eu disse que acreditei nele e o defendi aqui que o que dizia era verdade…no entanto hoje percebo que o defendi (não haver necessidade de vender) mal porque não era verdade…
9 Setembro, 2016 at 9:53
Fdx ó Tiago!
Mas o pessoal aqui não tem noção que 22 são relativos à Doyen? Ou não querem saber? Estes 22 milhões não vão aqui estar todos os anos.
9 Setembro, 2016 at 10:46
22M?
9 Setembro, 2016 at 10:49
My bad, 15M, seja. Pensei que fosse esse valor.
9 Setembro, 2016 at 10:52
Porra. Ia tendo um treco! 😀
9 Setembro, 2016 at 11:15
😛
9 Setembro, 2016 at 10:47
“Eu acreditei no presidente quando disse que não precisava de vender…”
Sério?
Eu aceito que se tenha esse discurso, até para não os outros não pensarem que vêm cá comprar jogadores à 1ª oferta, mas qualquer clube português tem de vender jogadores. A não ser que não haja compras, não haja renovações, etc…
9 Setembro, 2016 at 13:02
Eu fui ingénuo na altura…
9 Setembro, 2016 at 9:29
O passivo aumentou.
9 Setembro, 2016 at 9:30
Vai baixar este ano, graças às vendas-record. Correcto?
9 Setembro, 2016 at 9:44
Vendas recorde foram acompanhadas de compras recorde. 2 aparentemente!
9 Setembro, 2016 at 9:52
As vendas de valor superior às compras, sendo que ainda sobeja para baixar
passivo, se li bem.
Mas mantendo-nos nas contas deste exercício. São fortemente afectadas pela provisão à Doyen, que já se esperava, ao que se junta o injusto não acesso à Liga dos Campeões.
É negativo, claro.
Mas os 15M do Rojo foram ESSENCIAIS na altura que necessitámos deles. Os milhões da LC também seriam extremamente importantes.
9 Setembro, 2016 at 10:02
De acordo com o relatório, o aumento do passivo tem também muito a ver com a Doyen.
9 Setembro, 2016 at 9:51
Sim, vai baixa. Diria até, vão ser engolidas.
9 Setembro, 2016 at 11:15
*baixar
9 Setembro, 2016 at 14:39
Este ano irá baixar forçosamente devido à obrigatoriedade de alocar parte dessas vendas a abater os financiamentos.
9 Setembro, 2016 at 9:45
Hoje vai ser #diadecarvao !
Z
9 Setembro, 2016 at 9:50
Devia haver uma # para temas destes, tipo.. #CalcoesVerdes ou #CarvaoDoDia.
9 Setembro, 2016 at 10:37
agora fora de brincadeiras: parem com essa merda do carvão por tudo e por nada. Perde o efeito. E, já agora, não me parece inocente o lançamento deste R&C no dia em que o presidente vai ser entrevistado, em horário nobre, na SIC
9 Setembro, 2016 at 10:52
Obviamente os resultados em si do R&C, não são carvão, referimos-nos apenas ao carvão que irá ser depositado em breve por comentários ou noticias de jornaleiros. E sim, nada inocente, também acho isso, ele sabendo como se extrapola as noticias do Sporting de forma negativa, já se prepara para evitar capas estúpidas.
9 Setembro, 2016 at 12:12
Cherba, já devias saber que #Carvão tal como #Cogumelo, #Croquete, #Seguidista, #Brunete e outros que tais, vieram para ficar e não dá para controlar e em alguns deles até tens grande responsabilidade nisso.
Saudações leoninas e barreirenses.
9 Setembro, 2016 at 14:13
gosto muito de ter responsabilidade na utilização do termo Cogumelo. Quanto ao resto, acho que és capaz de estar equivocado, mas sabes que mais? #QueSaFoda
9 Setembro, 2016 at 13:24
tambem eu acho o mesmo 🙂 estou a espera de ouvir com toda atenção
9 Setembro, 2016 at 9:54
Hoje vai ser a loucura…vamos lá acalmar os arautos da desgraça:
Sem aquisição de passes e sem venda de passes:
12/13
Custos operacionais: 66M€
Receitas operacionais: 32M€
Sem aquisição e sem venda de passes
15/16
Custos operacionais: 78M€ (inclui 15M€ doyen)
Receitas operacionais: 68M€!!!!!
Percebem a diferença
Os custos estão ao nível de 12/13 mas as receitas tiveram um aumento de + de 50%
Se somarmos na próxima época :
A mesma receita + entrada na champions + patrocínio da camisola, as receitas sobem para valores aproximados dos 90M€!!! Enquanto os custos, se o de pessoal se manter baixa para os 63M€
Keep calm e relaxem 🙂
9 Setembro, 2016 at 12:14
cuidado o efeito Doyen não está nos custos operacionais. No entanto não deixa de ser impressionante a subida das receitas
9 Setembro, 2016 at 10:04
Cherba, adaptando as sugestões do Zando e do Algarvio, sugiro uma # para estes posts:
#DoseCarvaoDiario
9 Setembro, 2016 at 10:08
Mas este post tem que existir….temos ver saber quais as contas, e falar sobre isso….qual o drama?!
9 Setembro, 2016 at 10:20
Não, não, se calhar não me expliquei bem.
O post tem sempre que existir. Faz parte do nosso sportinguismo. O que depois se faz com a informação propicia o carvão vermelho e croquetteiro. A hashtag é para alertar de antemão para o que aí vem.
9 Setembro, 2016 at 10:26
Evidentemente!
Z
9 Setembro, 2016 at 10:06
Estou perfeitamente tranquilo.
Em primeiro lugar, a transparência. Os valores cá fora e só faz carvão disto quem quiser.
Obviamente que temos de vender. Mas todos os clubes o fazem, mesmo alguns tubarões. Uma grande venda por ano é suficiente para equilibrar contas e reforçar o plantel. E quando essa “grande” venda não existir, as receitas e a LC servirão para manter tudo controlado.
Percebo que alguns fiquem de pé atrás com os valores do Alan Ruiz, mas esta análise só farei mais à frente. Conto que jogue e que renda desportivamente… será fácil vender e lucrar. O único senão é que no plantel deste ano vai ter de trabalhar muito para ser titular.
9 Setembro, 2016 at 10:07
Uma opiniao que li noutro site e que partilho a 100%!
“Houve uma provisão do pagamento da Doyen, correcto? Entrou para as contas do trimestre, correcto? Pagou-se até ao fecho das contas? Não. Então retirava-se essa parcela
AS receitas da Champions este ano são de 20M à cabeça. Estão asseguradas desportivamente desde que dia? Poderiam ser contabilizadas neste relatório a partir do momento que estão 100% garantidas. São nossas a partir daquela data
É o comportamento mais correcto? Talvez não, mas se a Doyen é excepcional e o desvio excepcional, deveriamos ter tomado isso em conta e excusavamos de passar por esta situação. Principalmente quando também excepcionalmente conseguimos fazer quase 80M de receitas extraordinarias que já equilibram o proximo ano
É que Doyen e Champions representam 35M de receitas, e estariamos a apresentar um lucro de 3M em vez de um prejuizo de 32M
Para o ano, com as vendas já feitas, e as que previsivelmente vamos ainda fazer SE tivessemos de pagar à Doyen esse valor seria diluido no brutal aumento das receitas .
Uma coisa que acho interessante é a forma mais transparente como se comunica, mas sou sincero, incomoda-me uma vez que isso não é pratica nos rivais. Ou isto é para todos, ou já parávamos de mostrar aos outros cada bufa que damos
É que eles estão fartos de aldrabar, mas deles não sabemos um pintelho…”
Este relatorio de contas nao serve os interesses do Sporting e este nivel de transparencia, também não!
Mesmo porque ja ficou claro que muitos sportinguistas também nao merecem esta boa-fé por parte da direção, visto que ela nao é reciproca!
Apesar deste desagrado o meu carneirismo continua intacto!
9 Setembro, 2016 at 10:12
Provavelmente essas “manobras” foram equacionadas…mas acho que conseguimos viver com estas contas e este prejuízo…e proximas contas, daqui a um ano teremos as contas mais positivas de sempre (associadas ao sucesso da epoca desportiva), e ao procedermos desta forma este ano estamos a garantir contas ainda mais positivas proximo ano….
Perceberam minha ideia?…..
9 Setembro, 2016 at 10:13
E essas contas mais positivas de sempre podem ser mais uteis, do que este ano ter um prejuízo reduzido ou nulo.
9 Setembro, 2016 at 10:32
Sim, mas em Março tens eleições. E isto vai ser usado se outras coisas não estiverem a correr muito bem.
Por muito que me custe, e custa, porque de mentiras sobre o nosso Sporting já levei com a minha dose durante muitos anos (não, não foram apenas os croquettes que mentiam sobre o Sporting, antes também se mentia e não era pouco), o que é sugerido nesse post podia ter sido feito (com mais ou menos nuances).
Não sou contabilista, nem percebo nada de relevante sobre a matéria, mas não vejo nada de ilegal ou até de moralmente reprovável se tivéssemos procedido assim.
9 Setembro, 2016 at 12:08
Apôs a decisão do TAS nada mais podia ser feito a não ser incluir os valores nas contas, com ou sem recurso. Se tal não fosse feito, quer o ROC quer os auditores, ou mesmo o conselho fiscal poderiam recusar certificar as contas.
Já a parte das receitas da Champions admito que pudessem ser incorporadas nestas contas, se não foram a situação deverá ter sido devidamente avaliada e não terá existido preocupação nesse sentido talvez para eliminar mais um foco de critica.
Alias, os critérios contabilísticos não podem ser mudados só porque dá jeito, a serem mudados deveriam muito bem fundamentados e o critério contabilístico neste caso tem sido incorporar as receitas das competições europeias apenas no exercício onde ocorrem.
Enquanto sócio e com alguns conhecimentos da área, sinto-me bem mais confortável com esta apresentação, pois fica resposta a realidade das contas e apresenta a real situação.
Agora, estas contas, porque no ano anterior não existiu a preocupação de incluir um possível desfecho negativo da Doyen (por motivos perfeitamente entendiveis) devem ser vistas em conjunto, que nos leva a um resultado no conjunto dos dois anos negativo de 12M, justificável com o facto de ter existido um investimento que previa uma maior receita das competições europeias.
Este investimento, causando resultados negativos, por outro lado trouxe uma valorização de activos, cujo reflexo será bem visível em contas futuras, para não falar noutros factos, e temos pavilhão.
Tranquilos …
9 Setembro, 2016 at 12:28
OK, se bem percebo depois de pores a “Doyen” já não a podes tirar.
Obrigado pelo esclarecimento. 😉
9 Setembro, 2016 at 12:11
Calma que o próximo relatório trimestral já nos põe no positivo 😉 e sem invenções.
9 Setembro, 2016 at 10:31
Uma opinião muito interessante, discordo no entanto em relação á transparência. O clube é gerido para os Sportinguistas, logo é de todo o interesse sabermos em detalhe certos aspectos das finanças do clube.
Se os outros manipulam as contas para apresentar resultados bonitos, problema deles, mesmo que varras o lixo para debaixo do tapete, ele não desaparece por magia, continua lá mas escondido.
A diferença para eles é que nós sabemos exactamente aquilo com que contamos, basta ler o relatório para perceber de onde vem o prejuízo, e não é nada que não se estivesse à espera, tendo em conta que não fizemos receitas extraordinárias de relevo.
Concordo contigo num aspecto, há muitos “sportinguistas” que não merecem este nível de transparência, disso tens toda a razão, basta ver como andam os “camarotes”.
9 Setembro, 2016 at 10:49
“Uma opiniao que li noutro site e que partilho a 100%!
“Houve uma provisão do pagamento da Doyen, correcto? Entrou para as contas do trimestre, correcto? Pagou-se até ao fecho das contas? Não. Então retirava-se essa parcela
”
Não percebes rigorosamente nada de Contabilidade, certo?
É que se percebesses minimamente sabias que a Doyen deveria ter sido provisionada no exercício em que aconteceu (2014 /2015). E o Carlos Vieira e o Bruno de Carvalho sabem isso, mas não o fizeram por causa do fair-play financeiro. E agiram BEM!
9 Setembro, 2016 at 11:23
Parece obvio que so tu é que percebes de contabilidade, posto isto, deveria mas nao foi e BEM como tu referes.
E agora a provisão deveria ter sido transferida para o proximo exercicio, mesmo porque as receitas penhoradas da Uefa fazem a famosa dupla almofada, nao existe o minimo risco de sermos apanhados com as calças na mão!
9 Setembro, 2016 at 12:04
Não queres aprender… não aprendes.
Mas se quiseres perder 2 minutos pesquisa no Google oos Principios da Contabilidade e facilmente encontras
a “Prudencia”….
Se não quiseres aprender fica com atua ignorância Contabilistica.
SL
9 Setembro, 2016 at 12:06
Sabe ao menos o que é uma provisão?
Provisão é um simples lançamento contabilístico e não implica qualquer pagamento ou recebimento!
Essa conversa da dupla almofada foi uma das parvoíces que ouvi e não gostei na altura, porque o Bruno sabia perfeitamente que estava a ser populista e demagogo nessa afirmação.
9 Setembro, 2016 at 12:23
E é exactamente por ser um simples lançamento contabilistico que deveria ter transitado para o proximo exercicio.
9 Setembro, 2016 at 12:35
Mas tu tiveste Contabilidade alguma vez na vida?
Até no Secundário se aprendiam os princípios básicos… que pela tua argumentação facilmente se percebe que percebes tanto de contabilidade como eu de História de Arte da Rep. Centro Africana. Ou seja… percebes BOLA!
9 Setembro, 2016 at 14:27
Não percebes que não é uma questão de vontade? ! É de regras! A tua vida pode ser mais fácil se um gajo desaparecer mas não o podes pura e simplesmente matar. ..
9 Setembro, 2016 at 12:14
isto!
9 Setembro, 2016 at 14:23
Não podes tirar a parcela da Doyen…a provisão não tem nada a ver com o pagamento, tem a ver com o reconhecimento do custo e esse data da sentença do tribunal! Não seria aceite de outra forma e não era possível contabilizar de outra forma…essa ginástica foi feita antes e por isso é que o custo vem todo este ano!
Quanto à champions é o mesmo…só se pode considerar proveito na altura em que ele ocorre e é apenas no próximo exercício. ..
Tudo o que dizes é ilegal e não terias contas assinadas…
9 Setembro, 2016 at 14:25
Aliás muito menos terias contas revistas…
9 Setembro, 2016 at 10:11
Têm aqui os valores das contratações:
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR61539.pdf
9 Setembro, 2016 at 11:59
Seis jogadores na B com opção de compra. Acho bem, se não servirem… vão à sua vida.
Gostava que o Fidel Escobar se afirmasse.
9 Setembro, 2016 at 12:06
Gostei! Tintim por tintim!
Na parte dos emprestados dá para ver quem conta (quem tem opcao anti-rival) e quem nao. E nesse aspecto…pobre Jonathan 🙁
PS Ocorreu-me que o Sporting podia deixar expirar o contrato do M. Lopes e depois recontratá-lo por salários mais baixos e sem cláusulas malucas, para ser backup do Schellotto, porque entretanto o J. Pereira está com 33 anos…
9 Setembro, 2016 at 13:46
O Jonathan não tem opção de compra, logo não tem clausula anti-rivais.
9 Setembro, 2016 at 10:11
O maior desafio são os custos do futebol profissional (salários e etc):
Encargos com pessoal:
25 milhões em 2014-15
49 milhões em 2015-16
Praticamente o dobro.
Duvido que dê para esticar mais esta corda.
9 Setembro, 2016 at 10:16
Pois eu acho (tenho certeza) que esta época iremos gastar mais..
9 Setembro, 2016 at 10:41
Se vais participar na champions, assume-se que esses valores são possíveis de comportar. Se para o ano não estivermos na champions (cruzes credo), aí seriamos obrigados a vender para equilibrar as contas.
Estou tranquilo, do outro lado, há quem vá longe na champions e mesmo assim teve de vender uma das suas promessas para não apresentar prejuízo.
Sim, comparei com o benfica, eles são os campeões, faz sentido que o faça.
9 Setembro, 2016 at 10:11
Apesar dos números, estou plenamente confiante em quem dirige o clube. Só não gostei dos 8 milhões para o A. Ruiz. Tem bons pés, mas 8 milhões?! Fdx!
9 Setembro, 2016 at 10:14
Eheheh. Poderemos estar certos que mais logo, o presidente não vai afirmar que o Alan Ruiz vai ser a maior venda nacional daqui a uns tempos. 🙂
9 Setembro, 2016 at 10:16
A boa notícia é que as receitas do Slim e do JM não estão contempladas e vão-se refletir no próximo exercício. Não ter pago comissões a empresários é de louvar também.
A má noticia é que podíamos perfeitamente ter evitado algumas compras. Se era para investir em jogadores a sério, escusávamos de andar a comprar Spalvis, Petrovic, Meli e…Alan Ruiz.
De resto, politica de investimento mudou e reflete-se obrigatoriamente no orçamento. Com Jesus estamos a subir o nível e não há milagres. Por outro lado, estamos a faturar em transferencias como nunca fizemos antes. Faltam os títulos, mas isso é uma questão de tempo.
9 Setembro, 2016 at 12:05
O Meli está emprestado, o Spalvis é aposta de futuro, e tanto ele como o Alan sao ‘jogadores a sério.’
9 Setembro, 2016 at 12:23
O Slavchev também era.
9 Setembro, 2016 at 12:25
O Spalvis nos vídeos fazia lembrar o Niculae, e creio que com 21 (22?) anos nao é aposta de risco. Já o Alan, veremos.
9 Setembro, 2016 at 16:00
Não é de risco, porque custou apenas 1,6 milhões. Mas, a partir do momento em que contratas Dost, Castaignos e André….passa a ser dispensável.
O Alan sim, é de risco. 8 milhões são muita massa para quem nunca jogou na Europa. E a partir do momento em que tens Campbell e Markovic,….passa a ser dispensável também.
Eu resumia assim o nosso mercado
1ª parte (alan, spalvis, petrovic e meli) foi péssima.
2ª parte (elias, Dost, campbell e markovic) foi excelente.
9 Setembro, 2016 at 16:42
Atenção que pelo jornal de hoje, as mais valias com slim e JM são de 54 milhões.
9 Setembro, 2016 at 10:16
O pessoal está muito assustado…Leiam o relatório e nao se deixem levar pelo carvão:
Os custos e as receitas não incluem transferência de jogadores
Os custos de 15/16 incluem a provisão da doyen e as receitas mais que dobraram da época 12/13
Mesmo sem receitas extraordinárias em 16/17 tendo em linha de conta que os custos com pessoal se irão manter, os resultados operacionais serão positivos!!!!
Cuidado com o carvao
9 Setembro, 2016 at 10:16
Bem acabei de ler o relatório… e acho o que vai originar mais carvão será o fato de o Sporting ter gasto em contratações (já com prémios de assinatura e comissões e a contar com as contratações feitas pós 30 Junho) perto dos 40 milhões (se passou foi pouco).
Mas tendo em conta os valores que ainda não foram contabilizadas, 15 milhões da LC, mais os 52 milhões das vendas do Slimani e Pantufas, (e falta contabilizar as outras vendas), e tendo em conta os aumentos dos valores a receber com a publicidade e televisão, creio que o Sporting tem neste momento as contas muito bem controladas.
Tudo irá ficar elucidativo no próximo relatório.
Fiquem calmos, e nada de entrar em stress… Hoje o dia vai ser novamente de muito carvão de pessoas que não entendem nada de finanças.
Um bom dia pessoal.
9 Setembro, 2016 at 10:23
Que contas fizeste
: a mim da-me aprox 27M€ + 3M€ dos objectivos de bas Dost, Luc e Petrovic
9 Setembro, 2016 at 10:35
Tens o relatório dos custos das compras um pouco mais acima.
9 Setembro, 2016 at 10:37
Exato
9 Setembro, 2016 at 10:40
E eu volto a perguntar
Que contas fizeram
9 Setembro, 2016 at 10:41
Acho que acrescentaram 10 de alguém que custou 1
9 Setembro, 2016 at 10:57
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR61539.pdf
tens que juntar o valor de comissão e bónus. Deve chegar aos 35 bons os valor gasto com as contratações para a B
9 Setembro, 2016 at 11:08
Voltei pela terceira vez a somar tudo
29,630M€
Comissões e bónus incluidos
9 Setembro, 2016 at 11:12
Ok…não contei a b que foi 1,085M€ custo + comissões
29,630 + 1,085= 30,715
Ainda longe do 35 e ainda mais dos 40
9 Setembro, 2016 at 10:33
E finalmente entendi o “problema Alvalaxia”… é algo que deixa-me realmente chateado, como geriram mal este património
9 Setembro, 2016 at 11:10
Podes desenvolver?
9 Setembro, 2016 at 11:28
O fato de quem tem o direito de exploração está em litígio com o Sporting. Por isso é que aquilo está uma porcaria.
Existe um óptimo espaço e ninguém com “visão” para o aproveitar.
Espero que o Sporting consiga recuperar a Alvalaxia, pois juntando com o espaço envolvente ao pavilhão seria bom lucro garantido.
9 Setembro, 2016 at 11:55
A Silcoge até hoje não investiu UM cêntimo na valorização do Alvaláxia. Aquilo está ainda pior do que antes de ser vendido. A falta de manutenção e limpeza é tal que quando se passa ao lado das casas de banho nos cinemas cheira a mijo…
A Silcoge tinha um arranjo muito confortável, com o Sporting a dar-lhe o “ganha-pão” no Alvaláxia, sem essa empresa lá meter um tostão. O Sporting quando tirou a Loja Verde do Alvaláxia sinalizou que não pretendia dar mais um cêntimo aos parasitas da Silcoge.
Ao Sporting interessa que aquilo fique ainda mais podre para poder recomprar, acabar de vez com o Alvaláxia e usar aquele anexo para seu proveito, como parte que é do Estádio José Alvalade.
9 Setembro, 2016 at 14:33
Contratações, incluindo tudo, dá 29,63 Milhões.
9 Setembro, 2016 at 10:17
Para desanuviar e especialmente dedicado ao Green Lion e outros tasqueiros ligados à área da Contabilidade, conto esta história, que sei desde 1973 (lembro-me bem porque nessa altura, tirei um curso de contabilidade por correspondência…) e um velho amigo contou-ma a propósito.
Um contabilista de uma determinada firma, assim que entrava na sua sala de trabalho, sentava-se, aplicava as célebres mangas de alpaca, olhava para o interior de uma gaveta da sua secretária e começava a trabalhar.
Este procedimento durou anos e provocava a curiosidade dos seus colegas.
Mas nunca ninguém pôde saber o que havia no interior dessa gaveta.
Até que um dia o sujeito morre. E os colegas, imediatamente tomaram conta da chave da secretária e leram num papel colado no fundo da mesma: A COLUNA DO “DEVE” FICA DO LADO DA JANELA.
Assim faria eu se tivesse seguido Contabilidade…
SL
9 Setembro, 2016 at 10:24
Passei por aqui e já me estou a ver à janela de uma carruagem puxado por uma locomotiva a carvão.
Esperar pelas 20.00 horas, isto, certamente vai ser tema de debate com o nosso líder, ansiosos de nos quererem desestabilizar em vésperas de mais uma jornada, em que os lampiões jogam sem pontas de lança (parece não interessar a ninguém).
9 Setembro, 2016 at 10:26
Sem pontas de lança ❓ ❓
Então o Fábio Lampioníssimo também está lesionado? 😈
9 Setembro, 2016 at 11:25
Pois é…
E essa “contratação” já não é recente…”ele tem o apito perfeitamente entrosado…com as necessidades”…!
“Não se preocupem que as ajudas cehagrão no momento oportuno…”…!!
SL
9 Setembro, 2016 at 10:27
Ou Alan Ruiz vai ser um grande jogador e fizeram tudo para o ter e nesse caso no futuro será um bom investimento ou então é um negócio ruinoso
para o Sporting com responsabilidades de quem comanda. Aguardemos para ver.
9 Setembro, 2016 at 11:02
Há o Chico Faria e depois há os Chico Esperto!
Por culpa de um qualquer buraco de ozono por vezes confundem-se!
9 Setembro, 2016 at 16:46
Game, set, match!
9 Setembro, 2016 at 12:05
oh chico
a parte que gostas mais é da responsabilidade de quem comanda.
chiquinho vai brincar vai, olha que o pau está a espera e precisa de um parceiro.
9 Setembro, 2016 at 12:20
Caro amigo sou o sócio 6930 do Sporting e tenho tanto direito á minha opinião como o Sr. Fight for your Right, OK?
9 Setembro, 2016 at 14:22
ao menos aqui podes comentar ao contrario dos teus amigos no camarote de lapis azul.
parbéns por seres socio não fazes mais do que a tua obrigação.
9 Setembro, 2016 at 14:44
Caro consorcio tenho dois filhos sócios do Sporting um neto com um ano que também é sócio desde o primeiro dia de vida
e se o Sr. Fight for your Right estivesse atento ás minhas intervenções veria que era impossível estar ligado a tal gente
e é pena que na sua intervenção o Sr. tenha sido tão deselegante, sendo que o Cherba pessoa com quem ainda no último jogo que ele fez de futebol fui jogar lá com o meu filho, devia ter chamado
a atenção para a sua intervenção infeliz. Com pessoas que são
intolerantes quem fica a perder é o Sporting.
9 Setembro, 2016 at 15:40
não discuto o seu sportinguismo naturalmente mas a sua intervenção deu a entender outra coisa e se me enganei só posso pedir desculpa, ando um bocado nervoso com esse pessoal do camarote e crediveis hehehe.
quando erro não tenho problemas em assumir e agradeço a sua chamada de atenção.
ps: o presidente séra sempre responsabilizado pelos seus actos, sejam positivos ou negativos e como presumo que já tera uma idade mais avançada do que a minha a perfeição simplesmente não existe, mas sim o esforço, dedicação, devoção.
e como todos sabemos o futebol ( industria ) é um mundo cão e se fores uma pessoa de bem séras comido de cebolada lol
9 Setembro, 2016 at 10:29
Campbell e Markovic sem opção de compra. 🙁
Oportunidade para o ano para Podence e Iuri novamente.
9 Setembro, 2016 at 10:33
Não gosto lá muito de ter a jogar emprestados sem opção de compra, mas é algo a que estamos sujeitos e temos que aceitar, o problema é se eles fazem uma época boa, depois para os contratar é um filme…
9 Setembro, 2016 at 10:45
Mas se nos fizerem campeões, já justifica, mesmo que andemos a valorizar para outros. Este ano temos mesmo de ser campeões, percebe-se isso.
9 Setembro, 2016 at 10:55
Sim, claro não coloco isso em causa…a questão é se formos campeões e eles sairem valorizados, o meu receio é vê-los que acabem desviados pelos nossos rivais
9 Setembro, 2016 at 11:17
Percebo isso. Mas também acredito que se valorizarem, nem os rivais têm dinheiro para eles.
Temos mesmo de ser campeões..
9 Setembro, 2016 at 11:53
Eles vão fazer uma época boa e vai ser difícil continuarmos com eles… mas não impossível. Muita negociação pode decorrer nessa altura.
9 Setembro, 2016 at 12:35
Mesmo assim tenho dúvidas que consigamos chegar aos dois. Talvez o Campbell, bem conversadinho e se o jogador estiver farto de aturar as palermices do Wenger (se entretanto os fans do Arsenal não se fartarem, dele primeiro…), pode preferir ficar por cá. Apesar de tudo o clima é mais parecido com o deles do que o inglês…
9 Setembro, 2016 at 13:51
Tem é que ser mesmo muito bem conversadinho €€€€€€€ 🙂
9 Setembro, 2016 at 12:22
Esse é o único factor que também me desagrada, a não existência de opção de compra.
No entanto é compreensível, pela mais valia desportiva imediata que poderão dar e seriam jogadores aos quais não poderiamos chegar em condições normais.
Já a nível financeiro é discutivel, e poderá tapar um pouco Gelson Martins ou Matheus.