O Sporting Clube de Portugal é um clube reconhecido internacionalmente pelo seu ecletismo e pela sua formação. O futebol profissional é o expoente máximo desta forma de estar no desporto, sendo a maior prova desse prestígio a formação de jogadores tais como Figo ou Cristiano Ronaldo.
Mas nem só de futebol vive o homem e o Sporting sempre soube direcionar os mesmos princípios para as modalidades. Os escalões de formação de futsal têm sido uma boa prova disso, onde temos sido ao longo dos últimos anos donos e senhores e, para além dos resultados alcançados, salta à vista a qualidade daqueles que frequentam a nossa academia e que aprendem com os que melhor sabem ensinar e tirar superior partido do que cada jovem atleta poderá oferecer ao clube. Os campeonatos nacionais de futsal de Juniores (desde 2010/2011 com exceção da época 2012/2013 ganho pelo Caxinas) e Juvenis (desde 2012/2013) conquistados nos últimos anos são a prova mais evidente de que o Sporting tem a melhor escola e os melhores atletas de futsal a nível nacional.
No seguimento da aposta no jogador nacional, o Sporting propôs há cerca de dois anos uma alteração aos regulamentos, fato referido em entrevista dada pelo nosso diretor do futsal Miguel Albuquerque acerca das alterações implementadas este ano pela FPF: “Há 2 anos, enquanto outros clubes utilizavam estrangeiros a mais, o Sporting propôs a perda de pontos e a FPF respondeu que não era possível. Passados 2 anos, reajustámos os nossos objetivos internacionais e achamos que não é o facto de não podemos utilizar mais do que cinco jogadores formados localmente que protege o jogador português”. O dirigente leonino afirma ainda: “Posso ter um plantel com 15 atletas nessas condições e nenhum poder jogar na Seleção Nacional. Onde é que estamos a proteger realmente o futsalista português?”.
Claramente que foi passada uma valente rasteira ao nosso clube em todo este processo. O que não era possível há 2 anos atrás foi implementado de uma época para a outra, sem dar tempo aos clubes para se prepararem para esta mudança. Quem está a sofrer na pele estas mudanças repentinas? O Sporting, pois claro!
Ao verificar que a política de aposta no jogador nacional não traria efeito por parte da FPF, o Sporting decidiu mudar a sua própria política e tentar construir uma equipa que além de garantir a competitividade a nível nacional, fosse capaz de ombrear com os melhores emblemas da modalidade, com a perspetiva da conquista da principal prova de clubes da UEFA em futsal (UEFA futsal CUP). Foram contratados jogadores internacionais de créditos firmados nos últimos 2 anos: Marcão, Merlim, Fortino e Cavinato (2015) e já este ano Leo, Deo e Dieguinho.
O Sporting vai ridiculamente poder utilizar todos eles nas provas da UEFA, mas no entanto nas provas nacionais vai ter de fazer rotação entre eles. Se esta questão não põe sequer em causa a qualificação do clube para o playoff e até serve para dar minutos a todos os jogadores, o mesmo não se poderá dizer dos jogos das finais, muito provavelmente contra o carnide, onde o treinador Nuno Dias vai ter de gerir uma situação complicada, deixando de fora jogadores com valor seja qual for a sua decisão.
Mesmo tentando ser muito ingénuo e querendo acreditar que estas regras não foram um ataque planeado às pretensões do clube leonino no que ao futsal diz respeito, não se conseguem vislumbrar nenhumas vantagens nem qualquer sentido nesta decisão. Constata-se que as mesmas nem protegem o jogador português, nem acrescentam valor e qualidade ao futsal praticado em Portugal, querendo até nivelar por baixo esta modalidade, o que por si só é completamente desprestigiante para o espetáculo e um castigo demasiado pesado para os verdadeiros amantes do futebol praticado por essas quadras de norte a sul do país.
Entretanto o Sporting soma e segue 100% vitorioso, ao triunfar neste sábado sobre o CS São João por 4-0. Os golos foram marcados por Cavinato, Fortino (2) e Deo. No próximo sábado é tempo de receber os Leões de Porto Salvo, no Casal Vistoso, pelas 16 horas, onde esperamos o apoio de todos os que possam estar presentes para juntos celebrarmos mais uma conquista.
*às segundas, o Wolfish mostra os caninos para roubar o quadro táctico ao Nuno Dias e contar-nos tudo o que vai fazendo a nossa equipa de futsal
7 Novembro, 2016 at 13:04
Vai ser no Casal Vistoso o jogo de sábado .
7 Novembro, 2016 at 13:47
corrigido, thanks
7 Novembro, 2016 at 13:10
No meio disto tudo, o que me impressiona mais, é a UEFA autorizar uma lei que claramente vai contra a Lei Bosman.
Jogadores comunitários não podem ser limitados de actuar e muito menos os jogadores portugueses que por não terem sido formados localmente contam como “estrangeiros”…
Aliás, a FPF deveria ser punida pela UEFA por aplicar uma lei sem qualquer sentido e sem dar tempo para os clubes se prepararem. Nem um ano foi dado para se fazer a transicão.
7 Novembro, 2016 at 13:28
Isso, não sei se já foi feito ou se será sequer possivel, mas o Sporting deveria fazer uma exposição á UEFA relativamente a esta mudança estapafurdia.
7 Novembro, 2016 at 15:40
Sim, eu penso que existe um pedido à UEFA para analisar o caso, mas aparentemente a lei está em vigor e como tal já a temos de aplicar, mesmo que depois venha a ser anulada. Ou seja, os jogos já jogados e o planeamento toda da epoca já não pode ser alterado.
7 Novembro, 2016 at 13:30
Não tenho muitas duvidas de que mesmo com esta mudança somos o mais forte candidato a ganhar todas as competições internas, mesmo jogando 2 equipas distintas de jogo para jogo nos playoff temos qualidade mais do que suficiente para levar de vencida os carnidenses (isto se forem eles a chegar á final).
7 Novembro, 2016 at 13:37
O mais grave disto é terem-se “lembrado” de implementar de um momento para o outro… Embora também não concorde muito com a regra!
O resultado deste jogo até sabe a pouco mas estamos mal habituados… Próxima jornada em casa contra uma boa equipa e que tem também um bom treinador vai ser muito interessante!
7 Novembro, 2016 at 13:39
Entende-se a regra, não justifica é a mudança repentina numa questão de semanas.
Tendo em conta os nomes que trouxemos para o clube, do lado negro da 2ª circular, teve que haver uma reacção para nos travar, porque eles viram claramente que não tinham plantel para ombrear connosco, portanto, isto foi feito para equilibrar a balança.
O Wolfish saberá melhor do que eu, mas fico com a sensação que tínhamos intenção de contratar mais um ou dois jogadores de crédito internacionais e que graças a esta regra, tivemos que reajustar a política de contratações.
7 Novembro, 2016 at 13:47
Não assumam que sei melhor do que vocês o que quer que seja. Sou apenas mais um admirador da modalidade que decidiu dedicar um pouco do seu tempo a escrever sobre ela da melhor forma que consegue e com a informação de que dispõe. Tal como a vocês também me escaparão muitos pormenores e conto até com os comentários de todos para me alertarem sobre assuntos que possam vir a ser debatidos aqui na Tasca, até porque para mim acima de tudo a Tasca serve precisamente para isso. Não tenho conhecimento sobre a questão da contratação de mais jogadores, mas posso tentar investigar.
7 Novembro, 2016 at 13:57
Obrigado Wolfish 🙂
7 Novembro, 2016 at 13:54
“Se esta questão não põe sequer em causa a qualificação do clube para o playoff e até serve para dar minutos a todos os jogadores, o mesmo não se poderá dizer dos jogos das finais, muito provavelmente contra o carnide, onde o treinador Nuno Dias vai ter de gerir uma situação complicada, deixando de fora jogadores com valor seja qual for a sua decisão.”
Não tenho a certeza, mas pelo que percebi esta limitação no uso dos estrangeiros só é aplicável na fase regular! Digamos que é mais uma “bacorada” nos regulamentos.
Aliás…. na Supertaça não tivemos qualquer limitação e o mesmo acontecerá na Taça de Portugal e nos Playoffs
8 Novembro, 2016 at 11:20
Infelizmente não me parece ser essa a leitura que faço dos regulamentos atuais:
Regulamento Taça de Portugal:
http://org.fpf.pt/Portals/0/Documentos/RegimentosRegulamentos/REGULAMENTO%20Taca%20de%20Portugal%20Futsal%20Masc%20VF.pdf
“Artigo 50.º
Participação de jogadores
1. Apenas podem participar na Taça os jogadores que se encontrem devidamente inscritos e licenciados pela FPF e de acordo com os requisitos previstos nos regulamentos da I Divisão e II Divisão e campeonatos distritais de Futsal, consoante a competição em que cada Clube se encontre inserido.”
“Artigo 51.º
Jogadores formados localmente
Sem prejuízo do disposto no artigo anterior, os Clubes participantes na presente Prova têm obrigatoriamente de inscrever e fazer constar das fichas técnicas dos jogos o mínimo de jogadores formados localmente, como exigido no regulamento da prova que o qualifica para participar na Taça.”
Ou seja, para a Taça de Portugal a participação de jogadores rege-se pelos regulamentos do campeonato.
Regulamento campeonato nacional:
http://org.fpf.pt/Portals/0/Documentos/RegimentosRegulamentos/REGULAMENTO%20CN%20I%20Divisao%20Futsal%20Masc%20VF%2015-16.pdf
Segundo o meu entendimento e até por fazer parte do documento acima, a segunda fase-Play-off” do campeonato faz parte do mesmo e rege-se pelas mesmas regras.
Quanto à Supertaça, não fui investigar se existiu ou não limitação na utilização de jogadores, mas trata-se de uma prova que ao contrário do que possa parecer fecha a época desportiva anterior, tanto que opõe vencedor do campeonato e taça do ano transato, fazendo por isso algum sentido reger-se pelas regras da época a que diz respeito.
7 Novembro, 2016 at 13:58
os lampiões com mais minutos de jogo até a 5 jornada:
cristian – espanhol
hemni – brasileiro
fernando wilhelm – argentino
patias – itáliano
franklin – brasileiro
elisandro – brasileiro
bruno coelho – portugues
fabio cecilio – portugues
gonçalo alves – portugues mas com 40 anos de idade.
bebe – redes portugues mas só jogou os 2 primeiros jogos.
quando foi preciso superar 0-2 no último jogo contra o braga, eram só portugueses no campo.
a coerência destes filhos da puta é total!
7 Novembro, 2016 at 14:13
com as limitações que outros cozinharam para se aproveitarem… temos de dar tudo para vencer todas as provas nacionais e esfregar o nosso sucesso na cara desses porcos!
defesa do jogador nacional?
7 Novembro, 2016 at 14:33
Vamos provar em campo que nem a FPF dnos trava…!!
E agora desculpem solocar aqui uma coisa que nada tem a ver com o post, mas que interessa a alguns de nós…
Aliás …o que a seguir podemos ler “é um presente” àqueles que (mesmo aqui) algumas vezes não são capazes de esconder que não gostam dele…
Então “tomem lá”…:
“…Ronaldo: «O Sporting deu-me uma boa educação, dentro e fora de campo»
Capitão da Seleção fala da relação com o clube leonino e destaca noite do jogo com o Manchester United em Alvalade
Por Redação Há 52 min
Facebook 209 Twitter Google+
Ronaldo: «O Sporting deu-me uma boa educação, dentro e fora de campo»
Cristiano Ronaldo voltou a falar esta segunda-feira da relação com o Sporting, a propósito de umas novas chuteiras que foram lançadas em tons verdes.
«Deram às botas a cor da história que eu tenho no Sporting e para mim é fantástico. Para mim é uma honra fazer parte da família do Sporting», referiu.
«O Sporting ajudou-me e deu-me uma boa educação, mas não dentro do relvado, mas também fora dele. Ajudou-me a fazer o meu caminho e por isso é incrível.»
Ronaldo recordou também a noite que mudou a vida dele: a noite da inauguração do Estádio de Alvalade, num jogo com o Manchester United que apresentou o jovem ao mundo.
«Foi um jogo inacreditável. Uma noite perfeita. Perfeita. Quando ouvi no final do jogo um dos meus colegas do Sporting dizer-me: «Ouve, tu vais para o Manchester. Acredita em mim»…», frisou.
«Depois Sir Alex Ferguson veio ter comigo e disse-me que os jogadores do Manchester queriam falar comigo. Fui ao balneário e apresentei-me aos jogadores. Eu era um pouco tímido, mas para mim foi divertido. Depois Alex Ferguson disse-me: «Presta atenção, eu quero-te agora.» Dois dias depois falei com o treinador, levaram-me para Inglaterra e eu estava no Manchester. Aconteceu tudo muito depressa. O que posso dizer?»…!
Ora tomem lá e embrulhem (em papel verde é claro…)…:
“… «Deram às botas a cor da história que eu tenho no Sporting e para mim é fantástico. Para mim é uma honra fazer parte da família do Sporting»…”
Boa Ronaldo…só espero é que “calces as botas ao contrário” daqui a amis uns tempos…quando voltares a pisar o relvado do “nosso grande amor…”…!!
SL
7 Novembro, 2016 at 16:24
Resumo do último jogo contra o CS São João em que vencemos por 4-0 com golos de Cavinato, Fortino (2) e Deo.
https://www.youtube.com/watch?v=jEGTRuoRiOM
7 Novembro, 2016 at 23:07
Boa vitória mas temos ali tantos golos desperdiçados…
7 Novembro, 2016 at 19:43
Wolfish, posso garantir que foi tudo preparado pelos lampiões.
A época passada aliada às contratações que íamos fazer (e se confirmaram), despoletou esse processo.
Estavam borrados, mas o que mais me surpreende é a facilidade com que isto foi aceite.
É uma inside que não posso revelar obviamente a fonte.