O Sporting Clube de Portugal é um clube reconhecido internacionalmente pelo seu ecletismo e pela sua formação. O futebol profissional é o expoente máximo desta forma de estar no desporto, sendo a maior prova desse prestígio a formação de jogadores tais como Figo ou Cristiano Ronaldo.

Mas nem só de futebol vive o homem e o Sporting sempre soube direcionar os mesmos princípios para as modalidades. Os escalões de formação de futsal têm sido uma boa prova disso, onde temos sido ao longo dos últimos anos donos e senhores e, para além dos resultados alcançados, salta à vista a qualidade daqueles que frequentam a nossa academia e que aprendem com os que melhor sabem ensinar e tirar superior partido do que cada jovem atleta poderá oferecer ao clube. Os campeonatos nacionais de futsal de Juniores (desde 2010/2011 com exceção da época 2012/2013 ganho pelo Caxinas) e Juvenis (desde 2012/2013) conquistados nos últimos anos são a prova mais evidente de que o Sporting tem a melhor escola e os melhores atletas de futsal a nível nacional.

No seguimento da aposta no jogador nacional, o Sporting propôs há cerca de dois anos uma alteração aos regulamentos, fato referido em entrevista dada pelo nosso diretor do futsal Miguel Albuquerque acerca das alterações implementadas este ano pela FPF: “Há 2 anos, enquanto outros clubes utilizavam estrangeiros a mais, o Sporting propôs a perda de pontos e a FPF respondeu que não era possível. Passados 2 anos, reajustámos os nossos objetivos internacionais e achamos que não é o facto de não podemos utilizar mais do que cinco jogadores formados localmente que protege o jogador português”. O dirigente leonino afirma ainda: “Posso ter um plantel com 15 atletas nessas condições e nenhum poder jogar na Seleção Nacional. Onde é que estamos a proteger realmente o futsalista português?”.

Claramente que foi passada uma valente rasteira ao nosso clube em todo este processo. O que não era possível há 2 anos atrás foi implementado de uma época para a outra, sem dar tempo aos clubes para se prepararem para esta mudança. Quem está a sofrer na pele estas mudanças repentinas? O Sporting, pois claro!
Ao verificar que a política de aposta no jogador nacional não traria efeito por parte da FPF, o Sporting decidiu mudar a sua própria política e tentar construir uma equipa que além de garantir a competitividade a nível nacional, fosse capaz de ombrear com os melhores emblemas da modalidade, com a perspetiva da conquista da principal prova de clubes da UEFA em futsal (UEFA futsal CUP). Foram contratados jogadores internacionais de créditos firmados nos últimos 2 anos: Marcão, Merlim, Fortino e Cavinato (2015) e já este ano Leo, Deo e Dieguinho.

O Sporting vai ridiculamente poder utilizar todos eles nas provas da UEFA, mas no entanto nas provas nacionais vai ter de fazer rotação entre eles. Se esta questão não põe sequer em causa a qualificação do clube para o playoff e até serve para dar minutos a todos os jogadores, o mesmo não se poderá dizer dos jogos das finais, muito provavelmente contra o carnide, onde o treinador Nuno Dias vai ter de gerir uma situação complicada, deixando de fora jogadores com valor seja qual for a sua decisão.

Mesmo tentando ser muito ingénuo e querendo acreditar que estas regras não foram um ataque planeado às pretensões do clube leonino no que ao futsal diz respeito, não se conseguem vislumbrar nenhumas vantagens nem qualquer sentido nesta decisão. Constata-se que as mesmas nem protegem o jogador português, nem acrescentam valor e qualidade ao futsal praticado em Portugal, querendo até nivelar por baixo esta modalidade, o que por si só é completamente desprestigiante para o espetáculo e um castigo demasiado pesado para os verdadeiros amantes do futebol praticado por essas quadras de norte a sul do país.

Entretanto o Sporting soma e segue 100% vitorioso, ao triunfar neste sábado sobre o CS São João por 4-0. Os golos foram marcados por Cavinato, Fortino (2) e Deo. No próximo sábado é tempo de receber os Leões de Porto Salvo, no Casal Vistoso, pelas 16 horas, onde esperamos o apoio de todos os que possam estar presentes para juntos celebrarmos mais uma conquista.

*às segundas, o Wolfish mostra os caninos para roubar o quadro táctico ao Nuno Dias e contar-nos tudo o que vai fazendo a nossa equipa de futsal