Semana de sentimentos contraditórios no que toca à nossa formação, com um desaire da equipa B à mistura, mas com o principal objectivo cada vez mais perto de se concretizar: o campeonato nacional de Juniores. E é exactamente por aqui que pretendo começar, antes de nos focarmos nos resultados de mais uma semana e quais os destaques a assinalar.
O Sporting não vence um campeonato nacional na principal categoria de formação desde há muito. E o mesmo foi conseguido graças a uma geração de qualidade estratósférica que, como se previa, foi a que mais milhões de euros rendeu ao clube na sua história, a que mais se integrou na equipa principal e a que mais continua a poder dar em termos desportivos e financeiros (alguns desses jogadores ainda pertencem aos quadros técnicos). O feito conseguido com aquela geração, ainda assim, ficou aquém do esperado em termos desportivos mas muito do conseguido foi consequência da criação das equipas B numa altura em que o Sporting passava pela a maior crise da sua existência. Sem aqueles jogadores tão perto da equipa principal, teria sido sempre muito complicada a sua integração quase imediata com o passar dos meses.
Hoje, o Sporting e Alcochete têm a calma e a estabilidade que lhes permite trabalhar um modelo que não esteja assente numa espécie de salvação imediata na tabela ou uma ilusão de futuro melhor, com esperanças desmedidas depositadas em qualquer artista de 19 anos. Mas ainda não tinha surgido uma geração composta por tantos jogadores com tanto potencial.
Nesse sentido, e para que a própria equipa B possa regressar ao seu modelo original e aquele que julgo ser o predilecto do universo leonino, existe uma ânsia que tem de ser respondida no imediato: vencer o campeonato nacional sub-19. E, depois de conseguido este feito, a integração de grande parte do plantel na equipa B para serem (ao que tudo indica) trabalhados pelo mesmo técnico que os tem vindo a orientar, juntamente com outros jogadores de enorme potencial que já se encontram na mesma equipa e que até foram treinados pelo mesmo homem.
E tudo isto, sabendo nós que existem muitos jogadores naquela espécie de limbo competitivo e com uma oportunidade ao virar da esquina às ordens de Jorge Jesus (Domingos, Iuri, Francisco Geraldes, Ryan Gauld, Tobias) que podem suprimir as necessidades da equipa principal no imediato por já estarem completamente formados. O campeonato nacional de Juniores tem de ser conquistado já esta temporada. E depois disso é tempo de subir jogadores como Pedro Marques, Bruno Paz, Jefferson Encada, Abdu Conté, Jovane, Gil Santos, Demiral, Pedro Ferreira ou Elves Baldé (muitos já com minutos no futebol principal mas sem a continuidade necessária).
Esta semana, tudo ficou mais encaminhado nesse sentido. Os míudos souberam sofrer, souberam marcar e dominar um jogo complicado, contra uma equipa que já na primeira volta nos obrigou a suar. Bruno Paz (de penalty) e Conté (num grande golo) construiram a vantagem, mas um golo marcado aos 65′ pelo Rio Ave fez-nos ter de lutar muito até ao apito final. Construímos oportunidades, sem as concretizar, e com isso mantivemos o adversário no jogo. Aproveito para destacar um jogador do Rio Ave, Manuel Namora, jovem ponta-de-lança que soma já 20 golos esta temporada e que é o melhor marcador do apuramento de campeão com 6 tentos. Um jogador a ter em conta como projecto de futuro, sem dúvida.
Com a vitória do Belém frente ao Vitória, o Sporting é agora mais líder e tem 6 pontos de vantagem no primeiro lugar. A partir de agora todos os jogos são finais e estamos a 5 de concretizar o sonho dos rapazes. A próxima vítima será a Académica, às 16h00 de dia 5 de Maio.
Os Juvenis deslocaram-se até ao Porto para um jogo que se adivinhava tudo menos fácil e que seria importante para continuarmos em igualdade de pontos no primeiro lugar, colados ao Benfica. Um golo de Tiago Rodrigues aos 66′ parecia encaminhar tudo nesse sentido, mas ao cair do pano é assinalada grande penalidade a favor dos dragões, num lance extremamente duvidoso que fez exaltar os ânimos de parte a parte.
O empate é injusto em termos desportivos, pois somos a melhor equipa, e em termos mentais por ter sido da forma como foi. Cabe agora à rapaziada continuar a lutar pois o primeiro posto está só a dois pontos e ainda faltam sete partidas por disputar. Atirar a toalha ao chão não faz parte da postura do Sporting em lado nenhum, muito menos quando falamos da maior escola de formação em Portugal, com tudo o que isso tem de representar para os nossos atletas. A próxima jornada é frente à Académica, seguindo-se depois o Benfica e o Braga. Vencendo esta sequência de partidas, voltamos ao sítio onde queremos estar.
Os Iniciados regressam à competição no dia 7 de Maio, frente ao Paços de Ferreira.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
3 Maio, 2017 at 21:28
Peço desculpa à Maria (e o Cherba vai-me bater), mas prometo comentar o post…
… no intervalo do hóquei 🙂
Os sub20 recebem agora os lampiões.
Fica o aviso para quem quiser ver na Sporting TV.
3 Maio, 2017 at 21:31
Desculpe, brave, mas já que estamos em OFF, parece que teremos as meninas a jogar em Alvalade no domingo!
E as desculpas à Maria.
3 Maio, 2017 at 21:58
Qual o resultado, é que nem o twitter do Sporting diz!?!? Que tristeza!!!
3 Maio, 2017 at 22:00
Estamos a ganhar por 1-0, faltam 3:18 para terminar a primeira parte. Golo obtido há instantes de gp.
3 Maio, 2017 at 22:03
Ok, obrigado!!! Boas notícias então!!! 🙂
3 Maio, 2017 at 21:40
Os jogos dos juvenis e da equipa B em casa dos andrades foram uma vergonha e não nos deixaram ganhar! mostrámos ser superiores enquanto os reforços do apito não inclinaram o campo
3 Maio, 2017 at 21:48
Estava a ver o hóquei e, face às intervenções havidas, agradeço as informações dos dois e particularmente ao luisvt que , como eu, manifesta muito entusiasmo pela nossa equipa feminina.
Aproveito o ensejo para perguntar à Maria Ribeiro se achou acertada a saída do Pedro Marques. Não gostei particularmente da exibição dos nossis juniores, com alguns a alardearem algum vedetismo, particularmente o Rafael Leão.
Foram jogos diferentes mas contra o Braga não vi esses individualismos.
Concordo com o seu comentário sobre o avançado do Rio Ave. Aliás o Carlos Padrão também o referiu.
3 Maio, 2017 at 21:51
Os juvenis vão ser equilibrados ou um Sporting-benfica?
4 Maio, 2017 at 11:13
Sinceramente, o Porto aqui vai dar muito mais luta do que nos Iniciados (nos juniores pensei que seria uma luta Sporting-Porto mas começaram pessimamente o apuramento de campeão) mas não tem chances de vencer o campeonato (pelo menos na teoria).
3 Maio, 2017 at 22:04
Muno, a Maria Ribeiro avançará com a sua opinião sustentada. Adianto a minha. Vi uma boa parte dos lampiões com os fruteiros e houve equilíbrio. Poderá ser uma luta a três.
3 Maio, 2017 at 22:06
* Nuno. Desculpas.
3 Maio, 2017 at 22:09
Quanto ao post:
Vi a segunda parte da equipa B e estivémos muito bem até à expulsão, e pelo que vi foi uma derrota injusta. Cada vez gosto mais do Ryan…
Dos juniores não vi nada, mas ganharam como lhes competia e o título ganha força – e merecem-no, grande geração!
Os juvenis deixaram um amargo na boca… Mas tendo em conta o que jogámos, o empate acaba por aceitar-se. Pena ter sido como foi.
Estamos bem na formação e isso só nos pode orgulhar.
4 Maio, 2017 at 0:07
Yep.
O gauld e um patinho feio. Mas duvido que consigamos sacar um 8 tao bom como ele no mercado. Salvaguardadas as devidas diferencas de patamar, esta com um estilo de jogo modric. Entre isso ou um elias…
3 Maio, 2017 at 22:24
O penalti é um bocado forçado mas houve um outro penalti, não assinalado, e estúpido, uns minutos antes.
O resultado acabou por me parecer justo, pelo esforço do Porto para chegar ao empate. Não soubemos matar o jogo nessa altura – nem me pareceu que houvesse muita vontade para isso, o que até estranhei! – e a haver um vencedor tínhamos de ser nós!
3 Maio, 2017 at 22:39
2-1 para nós. Faltam 18 minutos.
3 Maio, 2017 at 22:46
2-2. 14 mns para o final.
3 Maio, 2017 at 22:49
3-2 para o Sporting. 13:35 para jogar.
Interessa-lhe saber, Pedro Filipe?
3 Maio, 2017 at 22:57
Esta décima falta para os lampiões foi para rir. Mesmo a nona foi muito forçado, mas esta não esta existe.
GOLOOOOO!!! TOMAAAAA!!!! 4-3 e ainda vamos para a décima falta!
3 Maio, 2017 at 23:00
Desperdiçámos agora o livre directo da décima falta. Gaita.
3 Maio, 2017 at 23:04
Escutei agora na TVI24…
Rafael Barbosa foi expulso e apanhou 4 jogos…
Pelo que me apercebi…por palavras aos adeptos…
Alguém que saíba o porquê desses 4 jogos pode explicar…?
Obrigado…
SL
3 Maio, 2017 at 23:06
2 jogos pelo cartão vermelho directo e 2 por insultos aos adeptos.
3 Maio, 2017 at 23:18
Obrigado…
Espero que não seja só para os nossos…
Somos sempre “os primeiros”…quando toca a ter “mão pesada” …na aplicação de qualquer castigo…
SL
3 Maio, 2017 at 23:23
Max já sabe que é só para os nossos! Quando toca a outros não se passa nada.
3 Maio, 2017 at 23:24
O Máxi apanhou um jogo por entrar de sola e a pés juntos.
Tá certo.
Pais inho da treta
3 Maio, 2017 at 23:22
O maxi pela entrada apanhou 1 jogo!
3 Maio, 2017 at 23:39
Não matem o mensageiro.
3 Maio, 2017 at 23:43
Fui ler o relatório da liga, o Rafael apamhou 2 jogos por agressão mais 2 por ter dito aos adeptos do porco “filhos da puta, cupem-me a pissa”,, ipsis verbis
3 Maio, 2017 at 23:46
“cupem-me”?
Porra! 2 jogos? Comigo era escrever isso 100 vezes! 😛
4 Maio, 2017 at 0:25
Chupem-me
4 Maio, 2017 at 0:28
Eu fico com o castigo de escrever 100x 🙂
3 Maio, 2017 at 23:07
Uma burrice permite uma perda de bola e eles empatam a 30 segundos.
3 Maio, 2017 at 23:14
Acabou 4-4. Desperdiçámos o livre directo da décima falta que faria o 5-3 e nos minutos seguintes podíamos ter matado o jogo no contra-ataque. Quando se procurava manter a posse de bola, uma perda de bola por uma desatenção permite uma jogada de três contra dois pelos lampiões é uma stickada de meia distância empata o jogo a trinta segundos do fim. Foi pena, mas que sirva de lição, porque tivemos a vitória na mão e não a fechámos.
4 Maio, 2017 at 0:02
O penalty aos 94 foi anedotico.
Estivemos bem, mas acho que o treinador deu sinais errados com as substituicoes. A equipa encolheu se nos minutos finais e o arbitro fez o resto.
Muita atencao ao proximo jogo dos juniores, e neste tipo de jogos que nos, Sporting, esbanjamos vantagens.
Se ganharmos muito dificilmente nao seremos campeoes. Espero que o braganca jogue. Nao gosto muito do ferreira. Tem bons pes, mas e muito cerimonioso a jogar. Falta lhe sangue na guelra.
Acho que levava o conte para estagio de pre epoca, se continuarmos com as indefinicoes ao nivel de lateral esquerdo.
O rafael leao tem me surpreendido. Que portento fisico. Parece que ainda e de 1 ano. Assim sendo, tem muita margem de progressao.
4 Maio, 2017 at 5:40
Off
Segundo o jornal a bola o videoarbitro vem aí em 2017/2018 para calar ruído do futebol português.
Que se foda a verdade desportiva, o videoarbitro vem é para calar o ruido. 🙂
Independentemente do motivo, a ser verdade, é certamente um passo importante para nós. Vamos ver como corre.
Agora falta fazer a nossa parte que é fazer o possível para contratar bem em função do plantel já existente e tentar minimizar os outros factores externos como as perninhas abertas do belenenses e companhia.
SL
4 Maio, 2017 at 7:46
De uma forma geral, a nossa formação está forte e recomenda-se.
Se os Bs estão perto de segurar a manutenção (Luis Martins e “reforços” de qualidade apareceram em boa hora), os juniores estão lançados para o título.
Daí para baixo, há muita qualidade mas tb muito equilíbrio.
Dá-me um gozo enorme acompanhar estes putos e tenho pena de não ser presencialmente, mas os fds não chegam para tudo.
4 Maio, 2017 at 9:39
Não gosto de fazer análises individuais nestes escalões, mas permitam-me uma excepção:
PEDRO MARQUES – tem esta época só no Campeonato Nacional de Juniores, 21 golos. Na Youth League marcou 3 golos em 6 jogos e na equipa B (2ª liga) marcou 3 golos em 8 jogos, o que perfaz um total de 27 golos em todas as competições, em 35 jogos (média de 080 golos por jogo). Não há neste momento em Portugal um miudo desta idade (19 anos) e escalão que marque tantos golos. Como se isso não bastasse, é m jogador que além de marcar os golos que marca, farta-se de assistir, joga muito , altamente completo.
Pergunto eu: Porque é que PEDRO MARQUES, goleador máximo da equipa dominadora do Campeonato (com 6 pontos de vantagem a 5 jornadas do fim), não foi convocado para o Mundial Sub-20, na Coreia do Sul?
Isto sem falar de outros como Bruno Paz, Daniel Bragança ou até mesmo Rafael Leão.
(escusam de responder, a pergunta é retórica, todos sabemos a resposta..)
4 Maio, 2017 at 9:46
Já agora: a ultima vez que fomos campeoes em Juniroes (época 2011-2012) tinhamso jogadores como Carlos Mané, Bruma, Iuri Medeiros, João Mário, Ruben Semedo ou Esgaio. Mas também tinhamos Gsel Etock, Alexandre Guedes ou Betinho (onde é que eles estão…?) , além de tantos outros. O que prova que realmente o aproveitamento nao tem sido mesmo o melhor.