Custou um pouco mais tempo do que o esperado, principalmente nesta fase final da temporada, mas os Juniores do Sporting (que até já tinham batido o recorde de vitórias na primeira fase) sagraram-se finalmente campeões nacionais, no terreno de quem nos tinha levado o título durante duas temporadas consecutivas.

Ao longo deste ano, cumpriram-se 35 jogos nas competições nacionais, 29 foram vitórias, 5 empates e apenas uma derrota, contra o lutador Vitória de Guimarães. Os Juniores marcaram 99 golos e sofreram apenas 24, o que dá uma média extremamente interessante, principalmente no ataque. Foram quase 3 golos marcados a cada jogo, com claro destaque neste campo para a dupla de avançados Pedro Marques e Rafael Leão. Os dois marcaram 33 golos neste percurso e mereceram até a estreia no futebol profissional do Sporting.  

Mais adiante faremos o destaque individual de cada um dos campeões nacionais e até de outros jogadores que foram claramente mais valias para as restantes equipas. Para já, é tempo de celebrar este triunfo suado e tão necessário para a nova afirmação da Academia de Alcochete como epicentro da formação em Portugal.

Para além de ser uma conquista do talento, dos jogadores e do seu treinador, é também um merecido prémio para uma geração que conta com muitos dos que o ano passado se sagraram campões de Juvenis. A juventude da equipa, misturada com claras mais valias à espera da promoção à equipa B, não foi impedimento para o compromisso de vitória que têm quando vestem a camisola do Sporting.

A concorrência não teve qualquer chance e benficiámos ainda da grande desilusão da temporada, o FC Porto (que tinha imensa qualidade esta temporada) e da simples falta de interesse do Benfica, que continua a promover juniores à equipa B que não são depois promovidos à equipa principal. Uma prática que ainda terão de me provar que traz algum efeito prático. Um jogador apenas beneficiou até ao momento com este modelo e o seu nome é Renato Sanches. Tirando isso pouca tem sido a utilização de elementos promovidos à equipa B.

Os meus sinceros parabéns ao Tiago Fernandes, um homem que soube pegar numa equipa que andava arredada de lutas, conseguiu igualar o melhor registo de vitórias no seu primeiro ano e bater o mesmo no ano seguinte.
Dia 3 de Junho os Juniores fecham a temporada em Alvalade, num jogo em que mostrarão o seu troféu à nação leonina, no estádio onde todos um dia sonham jogar.

Nos restantes jogos da semana, os Juvenis bateram o SC Braga por 2-1 e continuam no primeiro lugar do apuramento de campeão, a apenas um ponto do Benfica.
Bernardo Sousa desbloqueou o jogo com esta obra de arte, Diogo Brás marcou o segundo e, depois de sofrermos um golo do Braga, foi altura de gerir um resultado extremamente importante para as nossas aspirações.

Próxima partida será frente ao Oeiras, fora, no mesmo dia que o Benfica se desloca ao Olival. A perda de pontos dos principais rivais seria a cereja no topo do bolo, para arrancarmos para o derby a precisar apenas de um empate para nos sagrarmos campeões nacionais. De qualquer forma, altura de pensar final a final, ganhar todos os jogos e tentar acumular mais um troféu nos principais escalões de formação.

Nos Iniciados, a tarefa está cada vez mais complicada, mas temos de acreditar até ao último segundo do último jogo. A vitória por 4-0 frente ao Anadia deixa tudo na mesma e o jogo decisivo é já esta semana, no dia 4 de Junho pelas 11h00, no Seixal.
Tiago Ferreira (que belíssimo lateral ali temos) foi claro destaque e até se juntou à lista de marcadores aos 66 minutos. Rodrigo Costa, o grande goleador desta equipa, marcou mais dois e confirma uma grande época, Rafael Fernandes fechou as contas.

Custa um pouco pensar que esta equipa, que marcou 129 golos e sofreu apenas 14 em 33 jogos, possa ficar sem o seu troféu. Mas a verdade é que nos dão indicações fantásticas, provam todos os jogos que merecem usar a nossa camisola e poderão regressar um ano depois, mais maduros, para atacar um novo campeonato. Perder não será o fim do mundo, mas o princípio de boas carreiras, que todos esperamos poder acompanhar.

Para terminar tudo em beleza, deixo-vos um vídeo da alegria dos nossos depois de conquistarem o campeonato nacional e com a frase do extremo gigante Jefferson Encada: “Somos campeões. Respeitem a nossa história”.