Em Alvalade, o sector que sofreu mais mexidas foi mesmo a defesa, particularmente no eixo central. Rúben Semedo, Paulo Oliveira e Douglas abandonaram o clube, e para os seus lugares entraram, para já, Jérémy Mathieu, André Pinto e Tobias Figueiredo. Terá ficado o Sporting melhor ou pior neste sector em particular? Essa é a pergunta à qual nos propomos responder de seguida, depois da análise individual a cada reforço, assim como da sua comparação com os titulares da época passada.
Jérémy Mathieu
33 anos, ex – Barcelona
É, dos três, aquele que menos apresentações requer. Campeão europeu e mundial de clubes ao serviço do Barcelona, depois de ter passado cinco épocas no Valência, que o vendeu aos catalães por 20 milhões de Euros, Mathieu era um lateral-esquerdo com grande estampa física que acabara por ser convertido em defesa-central.
No Barcelona foi bastante utilizado na primeira época (2014/15), mas a partir daí deu-se um natural ocaso, na utilização e nas exibições, tendo em conta o avançar da sua idade. Mathieu perdeu velocidade, mas perdeu também o poder de choque que revelava nos duelos, sobretudo aéreos, tendo passado de 76% de eficácia em 14/15 para os 57% das últimas duas épocas, que o colocam como o mais pobre dos quatro centrais nesse aspecto.
Tendo em conta o papel pouco notório da rectaguarda do Barcelona, não seria de esperar que Mathieu apresentasse números médios muito elevados nos aspectos defensivos, mas, entre os que apresenta, destaca-se aquela que é cada vez mais a sua maior qualidade: a capacidade de ler em jogo em antecipação.
Em resumo, tendo em conta o nível de dificuldade da liga portuguesa relativamente à espanhola, é previsível que Mathieu ainda seja garantia de segurança a nível interno. No entanto, o francês está, na nossa opinião, um degrau abaixo de Coates, e é provável que isso se torne mais óbvio na Liga dos Campeões.
André Pinto
27 anos, ex – Braga
Foi a primeira contratação do Sporting para a época 17/18. André Pinto é um defesa-central com escola de FC Porto e que chegou a ser internacional A num amigável contra Cabo Verde, no qual acabaria expulso.
Depois de passagens por Vitória Setúbal, Portimonense, Olhanense e Panathinaikos, André Pinto estabilizou no Sp. Braga, pelo qual fez 67 jogos na Liga NOS, divididos entre quatro épocas. No pico da sua maturidade futebolística, regressa agora a um clube grande, depois de não ter renovado com os minhotos.
Estatisticamente, André Pinto é um defesa-central de contrastes. Quase imbatível no jogo aéreo, venceu uns impressionantes 80% de duelos defensivos pelo ar nas últimas duas épocas. O estranho é ter disputado apenas 1,8 a cada jogo, um número raro e que revela desde logo algo que André Pinto tem em comum com Mathieu, a pouca agressividade. Ao contrário de Coates e Rúben Semedo, por exemplo, será muito raro ver André Pinto tentar um desarme, algo que se torna mais preocupante tendo em conta que não compensa isso com números altos nas intercepções. Efectivamente, mesmo jogando numa equipa que defende tendencialmente mais que o Sporting, André Pinto registou apenas 2,4 intercepções por jogo, contra as 3,1 de Coates, 3,2 de Semedo e 3,0 de Paulo Oliveira.
Resumindo, causa até uma certa estranheza a contratação de André Pinto, atendendo ao perfil de defesa-central que Jorge Jesus privilegia: força, agressividade e rapidez são características que não fazem parte do portefólio do ex-arsenalista.
Tobias Figueiredo
23 anos, ex – Nacional (empréstimo)
Um regresso a casa numa altura inesperada. Depois de uma época de empréstimo que ficou muito aquém das expectativas, ao ponto de, com três cartões vermelhos, ter sido o jogador mais vezes expulso na Liga NOS 16/17, Tobias Figueiredo estará de regresso para integrar o plantel.
Outrora grande esperança da formação leonina e da selecção nacional, Tobias nunca sofreu verdadeiramente o upgrade de qualidade desejado, e continua a revelar o mesmo tipo de erros que mostrou na época de Marco Silva, na qual tambémfoi expulso duas vezes em apenas 14 jogos, graças às muitas faltas que faz em zonas perigosas do terreno.
Fora isso, Tobias até apresenta alguns números interessantes. Forte pelo ar em ambas as áreas, o jovem remata muito de cabeça e com bastante precisão, fazendo ainda uso da sua boa visão de jogo para tentar passes verticais com frequência, que até resultam num número elevado (para um central) de passes para ocasião de remate.
Caso corrija as falhas momentâneas de concentração e até mesmo alguns momentos de indisciplina, Tobias pode subir na hierarquia de centrais, mas há muito trabalho a fazer. Sete expulsões numa ainda curta carreira de profissional não são um bom cartão de visita.
Tendo em conta as opções disponíveis, Coates e Mathieu formarão neste momento a melhor dupla de centrais do Sporting. Se o francês e (principalmente) o uruguaio dão garantias, a falta de alternativas com a mesma qualidade na ausência de qualquer um deles é motivo de preocupação.
Globalmente, as quatro opções desta época não são melhores do que as da anterior, e, se a saída de Rúben Semedo se compreende pelo encaixe financeiro, a de Paulo Oliveira (5.81) custa muito a entender se atenderemos aos seus substitutos.
Há ainda um jóquer que pode ser jogado por Jorge Jesus: João Palhinha. O ex-Belenenses fez grande parte da sua carreira como defesa-central e tem números que o avalizam perfeitamente para esse lugar, não sendo, neste momento, uma opção menos válida que André Pinto ou Tobias Figueiredo.
Tem a palavra Jorge Jesus, nas opções que tomará e naquilo que conseguirá tirar das mesmas. No entanto, comparando com a profundidade do meio-campo e do ataque, a defesa é claramente o ponto mais frágil do Sporting versão 17/18.
28 Julho, 2017 at 23:12
#nãohádesculpas
28 Julho, 2017 at 23:33
Porra… uns querem mais um DE porque Jonathan não é sei lá o quê, outros querem mais um central porque os centrais até aos 22 anos são sei lá o quê, outros querem mais um PL porque a alternativa a Bas Dost é sei lá o quê… e ja contratámos 11 jogadores…
Vocês são mesmo os melhores amigos do JJ…
28 Julho, 2017 at 23:45
🙂
29 Julho, 2017 at 0:46
Eu não quero mais um central…pelas minhas contas temos 4…estamos bem. Nem precisamos de comprar mais nem de vir o Demiral para o plantel principal…
29 Julho, 2017 at 11:27
Evidente !
28 Julho, 2017 at 23:38
Para Demiral é muito cedo.
Já Palhinha sempre lhe vi mais potencial para ser central do que médio face à sua capacidade destruir jogadas adversárias ao mesmo tempo que sabe sair com a bola nos pés.
Quem sabe se não estará aqui a surpresa deste ano.
29 Julho, 2017 at 0:02
Engraçado que o futebolista prestes a bater o recorde de transferências…tem 18 anos.
E Varane quantos tinha quando entrou na equipa do Real? E Dembele?
Deixem se de teorias…tem valor,é apostar!
29 Julho, 2017 at 0:03
E com valores desses em casa…andamos a contratar contentores de jogadores duvidosos.
29 Julho, 2017 at 2:55
AHAAHAHAHAHAHAHAHA
Sempre de ‘faca na liga’ …
Siga a marinha que o exército já lá vai …
29 Julho, 2017 at 8:23
Enquanto isso, jj engorda a conta bancária.
29 Julho, 2017 at 11:08
E tu tivesse sido treinador 🙂 de equipa grande
29 Julho, 2017 at 11:29
E …?
Eu nunca me governei nem com o bem nem com mal dos outros … Educações …
Fico até muito satisfeito quando alguém atinge um patamar superlativo na sua profissão por MÉRITO … Lá está principios e valores …
Agora, agendas, cartilhas, etc, etc … Isso é ali pros lados do Colombo …
29 Julho, 2017 at 1:03
Concordo.
Talento não tem idade.
Tenho a certeza que daqui a uns meses o Podence será adorado por todos e ninguém se vai lembrar das reservas ainda hoje colocadas por alguns. Há um mês, era indiscutível, para muitos, que Alan era o melhor parceiro para dost.
Mas o puto é fodido, aproveita todas as migalhas para mostrar serviço.
29 Julho, 2017 at 0:20
Não é ser amigo do JJ… detecto determinadas lacunas … e, confesso, estou algo apreensivo face ao sector defensivo…
1) alternativa ao PICCINI… melhor, PF!
2) Mathieu e A PINTO terão determinadas fragilidades físicas… que pode, admito
Tobias devia rodar mais um ano…
Então precisamos de mais um central … q pode ser, eventualmente, PALHINHA!!!!!!
JJ tem de avaliar rapidamente… solução interna ou atacar mercado ?!?!
3) Continuo a achar q JONATHAN é uma alternativa fraca ao COENTRÃO…
SL
29 Julho, 2017 at 0:32
Entao tens que concluir que a pre epoca esta a ser mal preparada… quando se deixa sair R. Semedo e P. Oliveira e tens assim tantas duvidas sobre A. Pinto e Mathieu…
Ja foram 11 contratações… venham de lá mais duas (DD e DC)… 13 jogadores! E ainda não saiu nenhum dos internacionais AA…
Por isso que me espanta ainda ver quem fale em contratar mais um DE e outro PL!!! Fodasse… 15 contratações? 15????? Acabamos de sair da 2ª divisão?
29 Julho, 2017 at 0:37
E ao primeiro empate/derrota é mudar esses 13 ou 15 por outros 13 ou 15….
29 Julho, 2017 at 0:45
Se amnhã precisarmos de um Central “rijo” de marcação, talvez a Missão calhe a Palhinha. Como a táctica defensiva no Sporting, não pode ser essa senão precisaremos de 10 centrais de reserva sob pena de termos dois sempre de fora por castigo, então, gostaria de ver “a Pérola Turca” ocupar uma das posições no centro da Defesa.
O jogo não será a feijões mas, o facto é que também não é a “dobrões”, isto é, infelizmente, não nos dará ( nem à Fiorentina) qualquer ponto para o Campeonato.
Por mim, seguiam Tobias e Demiral, sem mais hesitações, para o centro da defesa, no jogo de amanhã.
29 Julho, 2017 at 0:55
Pois eu testava… percebo os riscos inerentes … PALHINHA + DEMIRAL …
É arriscado e nunca irá acontecer …
Amanhã verei in loco
FORÇA SCP !!!!!!
Sempre!!!!!
SL
29 Julho, 2017 at 0:52
MUITO Mais do que esta pré-temporada estar estar a ser mal preparada …. parece-me EVIDENTE q a ANTERIOR foi muito mal preparada e, neste contexto, muitos jogadores tiveram que sair pois não tinham QUALIDADE para envergar o MANTO SAGRADO!
Muitos saíram em Janeiro … outros sairão / saíram a breve trecho…
Rúben : foi um bom negócio
P Oliveira : dei essa notícia em primeira mão aqui na TASCA … a da sua aquisição.., fiquei contente… mas confesso q esperava mais evolução … e não houve!
Resumo:
1 LD (sem duvida)
1 DC sse o PALHINHA não for solução!
1 DE caso seja possível vender o JONATHAN e ainda haver no mercado LÊ superior
PETROVIC + ALAN RUIZ não hesitaria em vendê-los caso houvessem propostas q garantissem a ausência de prejuízo…
SL
29 Julho, 2017 at 0:55
Parte da magia do Sporting é a capacidade de fazer o sublime e o tragico.
29 Julho, 2017 at 1:27
Adrien – bruno fernandes
Gelson, iuri
Podence das bost
29 Julho, 2017 at 2:57
Cagoó …
29 Julho, 2017 at 4:12
Se der para fazer dinheiro com Beto, o francês é bem vindo, o RU1 fica até ao Mundial, há tempo para escolher um sucessor. Se não há baliza na 1ª para P. Silva, titular nos B, 3º nos A parece-me o ideal. O puto do Guimarães ofereceu a certeza do título e a taça aos bocas de piano mas é novo e é bom e o nosso talvez tivesse ali uma Baliza… Este ano, além de boas transferências, houve um mínimo denominador de dignidade nos empréstimos que ainda nos interessam.
Hoje gostava de ver Figueiredo, Palhinha e Mathieu como trio de centrais, bem como o SIR E Battaglia a meio-campo. Suicida, mas a Fiorentina começou mal. Espero que ganhemos e consigamos usar os excedentários para fazer algum/um lateral novo. Ou, por ex.: rifar ambos os Ruízes, comprar um Martinez 3:)
29 Julho, 2017 at 8:33
Ponto 1: Nunca teria vendido RSemedo. Se proposta irrecusável, que n o foi, venderia mas ficava com POliveira. Assim ficamos sem o central Titular e o seu suplente.
Ponto2: Muitas reservas nas laterais
Ponto3: Acho que Batagglia e Acuna são efectivamente reforços. Doum bia pode fazer estragos tb.
Ponto4: N gosto da saída de Beto.
Ponto5: Hoje apostava em Demiral, sem medos
Ponto6: A confirmar se Salin…vamos em 11 contratações. Como o mestre da táctica gosta. Continuem a dar lhe trela…
29 Julho, 2017 at 8:57
A única contratação desnecessária até agora, parece-me, é a do Bebeto. Algumas foram para precaver saídas, outras para reforçar sectores onde faltavam opções de qualidade. Eu acho que ficamos a ganhar, pelo menos em teoria, estamos mais fortes no ataque e na defesa.
14 milhões por um central é coisa rara no Sporting e nem sequer estamos a falar de um Coates. Oliveira recusou a renovação e a verdade é que em 3 épocas nunca se impôs como titular absoluto. 3,5 milhões é razoável por um suplente no último ano de contrato.
Na baliza só se mexeu por Beto quis sair.
29 Julho, 2017 at 9:23
+1
Vamos ver o que faz durante a época M. Oliveira.
Se tiver pouquíssimos minutos então prefiro assim pq as alternativas da casa precisam de jogar.
Tem bons pés, vamos ver onde encaixa.
29 Julho, 2017 at 9:35
Tb o ano passado estávamos mais fortes…e foi o que foi.
Por vezes o mudar só porque se ganha uns trocos…perde se noutras vertentes.
29 Julho, 2017 at 11:35
Já o criticar só por criticar ou por causa dos “ódios de estimação” e ‘ganhar uns trocos’ para fazer certas figuras em blogues e sites de jornais desportivos …
Já isso … . .. . ..
29 Julho, 2017 at 9:49
Ha sempre justificação.
A verdade é que, outra vez, entra uma “equipa” nova. Zero estabilidade. Da época do LJ (não foi ha uma década) sobram Patricio, William e Adrien. Pouco.
Sucessão de jogadores a curto prazo, um ou dois anos, máximo.
Na minha opinião, a rever.
Mas haverá sempre quem aceite.
A verdade é que, em Junho, bastavam 3 ou 4 reforços, quando aqui disse que contassem com 9/10 chamaram de tudo. Afinal, não só tinha razão (será ser bruxo?? Ou lei das probabilidades?), como até fazia sentido.
29 Julho, 2017 at 10:03
3 ou 4 sd não saísse ninguém, não é?
Ora saíram ou vao sair BR, PO, RS, esgaio ,Jeff e não vinha ninguém?
E que argumento falacioso é esse de que saíram não sei quantos *?
Quem saiu que não devia ter saido ou que não se fez um esforço para ficar (não deve ter sido pelo SCP essa falta de esforço como provam as melhorias contratuais dos basilares)?
Deve ser o montero ou AM que faltam.
Porra não se trata de defender Jesus. Mas caralho, tudo serve para o atacar!
* se me vierem falar em jogadores que foram contratados já com jj e que já foram embora, isso é outra conversa. E obviamente, algo correu mal ou foi mal feito
29 Julho, 2017 at 10:06
Que essas saídas poderíamos ter colmatando com a academia e não contratar fora também é outra discussão.
29 Julho, 2017 at 10:08
Lourenço, essa argumentação essa para ser usada ha 2 meses, não hoje.
Ha 2 meses, schelotto era “titular”, Marvin dava para suplente, palhinha e Petrovic preenchiam a posição 6, nunca deviam sair 3 dos centrais, b Ruiz ficava, etc. Quem dissesse o oposto era do malhão.
29 Julho, 2017 at 10:44
Schelloto ainda dá para suplente.
Com certeza é extra futebol.
Marvin dava também mas o que faríamos a Jonathan.
Se sai jonathan e fica marvin era a não aposta nos jovens.
Nuno, tudo é um pau de dois bicos. Ponto.
Ou uma faca de dois legumes.
O problema para mim, é que com Jesus é sempre pelo bico torto ou pelo gume que não corta.
Semedo e Oliveira saírem na mesma época, pode ser mau. Mas saíram bem por razões diferentes.
Porra, até o Semedo já andava aqui a ser malhado depois de alguns jogos maus. Se foi malhado pelo malhao ou pelo vira não sei mas que foi foi.
(Xi até o Oliveira)
29 Julho, 2017 at 11:32
Ponto 0 … Tá tudo mal, é o KAOS, a desgraça …
A tristeza aqui é que já há muito tempo que não enganas ninguém …
Vai comentar as noticias do teu clube … daqui pra fora …
29 Julho, 2017 at 9:08
Acho que Jesus tem é de olhar menos para sistemas táticos (que encham o ego) e mais para os jogadores que tem à disposição. Devem jogar os 11 melhores, independentemente do sistema tático. Ponto.
Por exemplo, se Adrien não sair, um jogador com a qualidade do bruno não pode ficar no banco.
Tem de jogar num meio campo a 3.
Outra: Doumbia tem de jogar, porque oferece a equipa coisas que Bas não pode dar. Se há coisa que ficou patente na época passada é que em Portugal não se ganham campeonatos com um ponta de lança, por muito bom que seja e muitos golos que marque, como foi o caso de Bas Dost. 2 avançados que façam golos ê meio caminho andado para desbloquear jogos do nosso campeonato. Veja-se o que o conceição está a tentar fazer nos Andrades, mesmo sem uma grande equipa,
está a tentar solidificar 2 gajos com golo no ataque.
A equipa parece outra…
29 Julho, 2017 at 9:27
Já foi testada a dupla Bas Doumbia??
29 Julho, 2017 at 9:57
Não e não percebo porque. Eu sei que Dost defende com os olhos, mas a equipa precisa de ter outra referencia na área para além do holandês e que tenha jogo interior e diagonais. Senão corremos o risco de voltar aquele futebol de cruzamentos para a área…
29 Julho, 2017 at 10:45
Também sempre gostei dum treinador que muda o sistema conforme os jogadores que tem e não adapta os jogadores ao sistema dele.
Como tudo na vida são abordagens com vantagens e desvantagens.
29 Julho, 2017 at 11:38
O conceição o quÊ? O foicomputas??!?
Aquilo é plantel de remendados, parece uma manta de retalhos, vão jogar sempre os mesmos os jogos todos?!? Que 2ªs linhas tem o plantel do foicomputas?!?
Tenham juízo …
29 Julho, 2017 at 9:45
Ao contrário de muitas opiniões, para mim a defesa do Sporting não é um problema, tendo até este ano melhorado a sua qualidade. O problema de sofrermos tantos golos tem outras explicações que vêm da forma como a equipa defende como um todo. O futebol de JJ exige uma coesão defensiva a toda a equipa e isso nem sempre sucede, senão vejamos.
Há dois anos fomos a defesa menos batida do campeonato português e quem eram os defesas? Começámos com J.Pereira, P.Oliveira, Naldo e Jeferson terminámos com Schelloto, Coates, Semedo e Marvin. Nos dias que correm pelos jeitos só se aproveitava Coates.
Este ano trocamos Schelloto, por Piccini pode ser uma melhoria embora para mim Scelloto poderia ser um bom suplente e não entendo, a não ser que hajam razões extra-futebol, a sua renovação para depois ser dispensado. Trocámos Semedo por Matthieu, um jogador que pessoalmente não gosto, mas que pode ser uma mais valia, fazendo um bom negócio com o primeiro apesar de achar que Semedo vai evoluir muito e que irá rapidamente ser chamado à seleção, agora que saiu do Sporting.
Trocámos Marvin e Jeferson por Coentrão e Jonathan e aqui houve claramente mais valia, um lateral do R.Madrid e da seleção que embora ultimamente não jogasse muito, tem ainda idade para poder ultrapassar as dificuldades e limpar a cabeça. Jonathan é um miúdo que ainda acabou a formação no Sporting, duro e disponível tem muito para poder crescer, temos tendência para menosprezar alguns jogadores não lhe dando tempo para crescerem, lembram-se de Arias? E de Heinz? Para não falarmos dos portugueses Carriço ou mesmo Cedric.
Espero que esta falta de reconhecimento não venha também a afectar Tobias Figueiredo, o melhor central da formação a jogar de cabeça, é certo que erra muito, mas se o deixarmos crescer vai melhorar a acertividade e a suplente no Sporting vai ter muitas oportunidades para jogar, assim o deixem ficar. Temos ainda André Pinto que era um dos melhores centrais do Braga, não tem ritmo competitivo por estar parado a muito tempo, mas é mais valia.
29 Julho, 2017 at 9:49
Só o SCP é que renovou a defesa ,parece até….
29 Julho, 2017 at 10:05
P Oliveira não devia ter saido.
Mas se fica contrariado o bdc era mau…
Enfim, não deixar sair um jogador profissional com uma atitude 5*, no último ano de contrato qud não quer renovar, queriam quê, a treinar sozinho em Alcochete?!!
Já estou como o outro, epá matem-se
29 Julho, 2017 at 10:10
Que faça o ultimo ano de contrato e saia a custo zero. Paciência…
Desde que jogue a serio e produza…
29 Julho, 2017 at 10:39
Portanto, preferes não recuperar nada do investimento e possíveis mais valias?
Não vejo bem nem mal, tem vantagens e desvantagens mas garantidamente seria uma opção muito muito criticada….
Se algumas vendas “perdidas” em que ainda assim , a direção conseguiu ir buscar algum, são criticadas, quanto mais seria esta
29 Julho, 2017 at 10:53
Sim
(a não ser que falemos em valores bem acima dos 5M)
Por mim, até o cobra vesga peruana tinha jogado. Desde que rendesse… se avacalhasse, aí sim era pô-lo a aparar a erva com a tesoura das unhas.
29 Julho, 2017 at 10:56
Repare Lourenço, o que “critico” não é a venda do PO. É a venda no contexto do Semedo sair e do Douglas nem contar. Três em quatro bazam.
Anuiu ao slbe que refez a defesa… mal ou bem, os suplentes ficam, pelo que existe alguém rotinado, ainda que mais fraco. No Sporting saíram 7 dos 8 defesas.
29 Julho, 2017 at 11:44
Claramente, depois do “magnifico” desempenho defensivo da época passada não só deviamos manter a defesa anterior como ainda ir buscar todos os jogadores que o Presidente Bruno de Carvalho já vendeu desde que entrou no SCP …
29 Julho, 2017 at 12:16
Ouve uma coisa… TU vais ser dos PRIMEIROS A CASQUAR NO JJ quando ele acabar o contrato e for há sua vidinha !!!!
Mark my words!!!!
29 Julho, 2017 at 21:17
Repare, apre, até me arrepiei 🙂
29 Julho, 2017 at 21:25
O Paulo não estava no último ano de contrato. Não inventes.
8 Agosto, 2017 at 14:11
Quando vi este post lembrei-me de uma música, mas trabalho ao ralenti…
O chefe do tasco está virado para a musicalidade associada ao nosso Amor, por isso sugiro adotar-se para o Demiral o Art Sulivan…
Quando o Jesus precisar dele diz “hello, hello gigante Demiral”
https://www.youtube.com/watch?v=fsTgbKA0bX4
SL