Kenedy Có, um nome que apareceu com surpresa na lista de marcadores de um amigável disputado pelo Sporting B, chegou este ano para alimentar uma frente de ataque que já conta com Rafael Leão, Pedro Marques, Pedro Mendes e Ronaldo Tavares.

Este facto indica-me duas coisas:

  1. Que provavelmente teremos uma equipa B a jogar à imagem da equipa principal, com dois avançados a assumir a primeira linha de pressão, apenas dois médios centro e dois alas. Era tempo de entender que, para que os rapazes da equipa B estejam mais prontos quando chegar a altura de jogar pela equipa principal, têm de ser integrados num modelo semelhante ao de Jorge Jesus, que parte da mesma ideia de jogo e não apenas da mesma táctica.
  2. Que a média de idades vai descer drásticamente na formação secundária e isso terá as suas consequências desportivas. Neste momento temos vários atletas de 18 e 19 anos a fazer parte das primeiras opções e alguns mais novos nas segundas linhas. Impensável pensar que esta equipa, tão pouco experiente, consiga manter uma consistência louvável ao longo dos 10 meses que compoem a época desportiva. Apenas desejo que o Sporting mantenha esta ideia e convicção, não promovendo qualquer revolução na equipa B a meio da temporada.

O novo reforço leonino chegou do rival Benfica, onde esteve integrado na equipa de juniores depois de ser adquirido ao Nacional a meio da temporada. Fez apenas alguns meses no Seixal, 12 jogos e nenhum golo na equipa sub-19.

Kenedy Có é um avançado possante, uma presença de respeito na área e com apenas 18 anos apresenta uma estampa física assinalável. Um guineense à procura do seu espaço no futebol de formação em Portugal, que certamente fará valer o seu metro e noventa nos penosos campos da Segunda Liga, contra os matreiros defesas que a habitam. Um avançado muito mais na linha de Ronaldo, muito mais pinheiro e a verdadeira referência na frente de ataque. Já fez dupla com Pedro Marques e facturou frente ao Praiense, agora teremos de o acompanhar “in loco”.

Para o último jogo, Luís Martins fez alinhar um onze que não deverá andar longe daquilo que teremos ao longo da temporada:
Stojkovic
Kiki, Ivanildo, Demiral, Sualehe
Bubacar, Rafael Barbosa
Pedro Delgado, Pedro Marques, Kenedy Có, Jovane Cabral

A primeira partida oficial do Sporting B realiza-se no dia 6 de Agosto, frente ao Sp. Covilhã, fora de casa.

 

img_770x433$2017_07_26_01_21_22_1294455

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)