De acordo com o ‘The Guardian’, representantes dos clubes da Primeira Liga Inglesa vão reunir-se em setembro para discutir uma mudança que passará a impedir os treinadores de trazerem novos jogadores a partir do momento em que a época oficial tem início. O esperado é que, com esta novidade, as equipas fiquem prontas quando a temporada tiver início, não sofrendo mais alterações a partir desse momento.
O mesmo jornal avançou ainda que o Watford FC, orientado por Marco Silva, é um dos poucos clubes que se tem mostrado contra esta medida, mas é expectável que a grande maioria dos clubes . A mudança pode ser implementada já a partir da próxima época caso dois terços da Liga Inglesa – ou seja, 14 clubes – votem a favor. O novo esquema não seria aplicado às divisões inferiores inglesas e iria manter a janela de transferências de janeiro.
Vários treinadores da Liga Inglesa já demonstraram publicamente o seu desagrado com o atual formato, que faz com que os plantéis sejam muito imprevisíveis até começar setembro. Paul Clement, treinador do Swansea City, foi um deles, tendo falado depois do empate a zero com o Southampton FC para a primeira jornada do campeonato. Clement revelou ainda que os treinadores, em reunião, discutiram esse assunto.
“É frustrante. Penso que, se a janela estiver fechada antes da época começar, tudo está tratado e podemos continuar com o futebol. Na nossa reunião de treinadores da Premier League na semana passada, falámos sobre isso. A maioria dos clubes está a favor, mas talvez seja preciso estarem todos para isso avançar”, assumiu o técnico inglês.
Também Jurgen Klopp, treinador alemão à frente dos destinos do Liverpool FC, mostrou-se a favor do fecho madrugador do mercado de transferências. “Teria-nos ajudado este ano [fechar o mercado mais cedo]. Há um fenómeno e depois as pessoas procuram soluções. Faz sentido que quando a época está a começar o planeamento termine. Mas também percebo que algumas coisas demoram mais tempo”, considerou o ex-Borussia Dortmund.
A Sky Sports avança que esta medida poderá ser aplicada a partir de 2018/19.
17 Agosto, 2017 at 11:48
Boa medida
17 Agosto, 2017 at 11:52
Sem dúvida mas atenção que só se aplica à Premier League – o resto do mundo (divisões abaixo em Inglaterra idem) mantêm o fim de Agosto.
Esperemos é que seja o catalizador para o resto dos países.
17 Agosto, 2017 at 12:08
É uma excelente medida, na minha opinião.
Tem muitas vantagens do ponto de vista desportivo e ajuda no planeamento da época.
Por outro lado impede reforços de última hora com jogadores que afinal deixam de fazer parte das contas do clube que detém o passe.
Acaba com “roubos” e pressões dos mais ricos já com a competição a rolar.
Querem comprar? Façam-no antes. Todos têm tempo para se preparar.
17 Agosto, 2017 at 12:14
Espero que a UEFA generalize a medida para todos os campeonatos europeus.
A meu ver só tem vantagens para a competição, mas se calhar é a minha visão redutora, porque não ganho nem lavo dinheiro com esta brincadeira do compra, vende, rouba e empresta…
SL
17 Agosto, 2017 at 13:47
+1
Completamente de acordo.
17 Agosto, 2017 at 12:21
Boa ideia… e espero que seja implementado.
Se acho que vai acontecer em toda a Europa? Tenho duvidas, pois é nesta ultimas semanas de Agosto onde o dinheiro (maioria sujo) circula mais intensamente. Vai haver muita resistencia.
17 Agosto, 2017 at 12:27
Convinha que isto fosse articulado com todas as federações da UEFA para não ficarem uns a ganhar e outros a perder.
17 Agosto, 2017 at 12:37
Bem, haverá sempre os resistentes. Londres sempre foi um antro de lavagem de dinheiro. Por trás daquela transparência e credibilidade dos Sirs e Lords sempre houve uma tremenda hipocrisia e uma moral… Suiça.
Dos oligarcas russos às recentes incursões do mendes e do raiola no pote dourado da premier league não há nada de novo, se pensarmos, por exemplo, em zahavi. Até o vouchers já tem plano para lá meter a mão.
Ou seja, acho difícil.
Como difícil acho que os clubes ingleses se permitam passar um mês inteiro a poder perder os seus melhores jogadores sem hipótese de se reforçar.
Interessante também que um dos responsáveis citados numa das notícias sobre isto e, alegadamente, impulsionador ser do… Fiambre do Oeste. Esse clube preocupadíssimo em fechar o plantel antes de levar forte e feio no lombo e ainda mais preocupado em que não se perturbe os clubes com assédio aos seus melhores jogadores durante o Agosto inteiro.
17 Agosto, 2017 at 12:38
A medida é absolutamente necessária.
Uma autêntica vergonha a lei existente.
Mais uma que a mafia do Futebol impôs, com o benefício a recair para os mais poderosos.
Mais havia a dizer sobre isto, mas não quero desviar-me de um tema que será, obviamente, gerador de enorme consenso.
17 Agosto, 2017 at 12:39
Tão lógico.
17 Agosto, 2017 at 12:39
Terá que ser a UEFA a legislar para abranger todos. Não é correcto expor os clubes ingleses a uma regra que só funcionará num sentido. Ou seja coarta-se-lhes a possibilidade de adquirirem mas deixa-se, teoricamente, a possibilidade de ficarem sem equipa por compras não solicitadas de terceiros através do mecanismo do exercício de cláusulas rescisórias.
17 Agosto, 2017 at 13:03
Acho uma medida excelente e que permitiria que se começasse a época com o plantel estabilizado.
E sendo a PL o campeonato que mais dinheiro movimenta, se espalhe e “contagie” os restantes.
17 Agosto, 2017 at 13:03
Não faz sentido o modelo actual.
Excepto para jogadores, clubes (SAD) e empresários.
17 Agosto, 2017 at 13:23
Excelente iniciativa dos clubes ingleses, espero que dê frutos
17 Agosto, 2017 at 15:40
»Rule, Britannia! rule the waves…«
17 Agosto, 2017 at 17:01
Nesta momento do futebol, minado pelos interesses obscuros das ‘lavandarias tipo a do mendes e Cª Lda’ … Isto é tão só … UTOPIA …
MAs quero acreditar que se vai caminhar nesse sentido …
17 Agosto, 2017 at 18:02
Abre-se a lavandaria mais cedo…
Isso do fecho antes dos campeonatos começarem só vai servir para os treinadores. O resto manter-se-á…
17 Agosto, 2017 at 18:25
Cá em Portugal o GATUNOS arranjava logo uma maneira de dar a volta a esse texto. Contrtava jogadores á última da hora para a EquipeB e depois jogavam na A,já que aqueles que contratou em pacotes para a A e B jogam agora nos seus clubes satélites (Arouca,por exemplo)…
17 Agosto, 2017 at 22:28
Ya isto é romantismo