Tinha apenas uma década de vida quando deu nas vistas (no hoje extinto clube lisboeta Foot 21) e despertou a cobiça de vários olheiros da formação — com os de Benfica e Sporting à cabeça. Rafael Leão escolheria o Sporting.
E passou-se uma década desde que pela primeira vez vestiu de verde-e-branco. Esta noite, na Taça de Portugal e contra o modesto Oleiros, Jorge Jesus deu-lhe a opotunidade que ambicionava desde menino e Leão pisaria o relvado a vinte minutos do final. Tempo suficiente para, assistido por Podence, “molhar a sopa” logo na estreia.
É coisa rara de se ver o que Leão fez nos “leões”. Tão bom quanto ele só um tal de Cristiano Ronaldo, que igualmente na estreia (em 2002) na Taça de Portugal, em Alvalade e contra um também modesto Estarreja, marcou quando se estreou na prova-rainha. Mas Ronaldo até foi melhor: é que tinha somente dezassete anos e Rafael chegaria à maioridade em junho passado.
Leão não é mais o extremo “lingrinhas” que era quando o Sporting o contratou. Cresceu. Cresceu muito (é altíssimo e ganhou “músculo” no último ano, preparando-se para ascender esta temporada ao Sporting B) e tornou-se num matulão, deixando a banda do relvado (ainda é driblador e técnica é coisa que não lhe falta) e assumindo o centro do ataque como pouso. Faro pelo golo Rafael tem. E esta temporada, ainda com idade de júnior, fez três golos em seis jogos na II Liga.
Aliás, com o golo na Taça, o ponta-de-lança chegou a outro feito que não toca a qualquer um: foi a terceira competição em que abanou as redes da baliza esta época, tendo-o também feito no Nacional de Juniores e, repita-se, na II Liga. Mas dificilmente Leão retornará aos juniores. É que em Alvalade apostam nele (não é de agora que é tido como “pérola” da Academia de Alcochete) como alguém que fará tilintar os cofres com milhões. Como Ronaldo o fez.
Ou Quaresma. Ou Bruma. Só estes três (todos aos 17 anos) se estrearam mais cedo a marcar pelo Sporting após a viragem do século.
13 Outubro, 2017 at 10:54
Curiosamente, Rafael Leão marcou ontem no mesmo Estádio onde Ronaldo fez 4 golos pelos juvenis aquando da inauguração.
Bom prenúncio!
13 Outubro, 2017 at 11:06
Belo jogador dala e ele têm de ser aposta, rodando a partir do banco. E rodando na b para manter o ritmo.
13 Outubro, 2017 at 11:11
Este puto é ouro, deixem-no ter um crescimento sustentado que vão ver o que vem daí…
13 Outubro, 2017 at 11:11
Next pearl.
Haja cabecinha que o talento não engana.
13 Outubro, 2017 at 11:12
Alguém sabe se o jogador já renovou contrato?
A última informação que tinha era que o contrato terminava em 2018 mas não acredito que tivéssemos a lança-lo e a apostar nele se não tivesse já renovado!
Esses tempos já acabaram no Sporting!
SL
13 Outubro, 2017 at 11:15
Vi agora no transfermarket que efetivamente o seu contrato termina a 30.06.2018 mas o clube tem opção por mais 2 anos!
13 Outubro, 2017 at 13:02
Bruma case study…
Cuidado com isso.
Acredito que estejamos atentos.
13 Outubro, 2017 at 11:43
Esta semana tem sido muito boa.
Ténis de Mesa, Futsal, Andebol, Iniciados e ontem o futebol de 11 para a taça.
Em relação a este último ponto, temos que perceber as dificuldades inerentes ao tipo de piso e à clara falta de entrosamento entre os jogadores.
Considerando estas fortes condicionantes, e o facto de alguns jogadores terem jogado fora da sua posição habitual (Petrovic e Matheus) acho que fizemos um jogo interessante.
Gelson Dala queria muito marcar um golo e foi traído por isso. Algo fácil de melhorar. Mas que tem toque de bola tem. As rotações dele são muito boas, e parece ter espírito lutador. Bem trabalhadinho vamos ter aqui jogador.
Podence – Aquele Freitas Lobo já queria enterrar o homem logo após uma transição falhada – “Bom com a bola nos pés, mas tacticamente fraco”. Acabou a noite a dizer – “Com a bola nos pés é o maior. Tacticamente ainda pode melhorar”. Três assistências irrepreensíveis vergaram Freitas Lobo.
Matheus – Tem uns grandes pézinhos. Falta-lhe alguma intensidade. Gostava de o ter visto jogar no meio, em vez do B. César, pois acho que ele lê bastante bem o jogo e tem perfil de construtor.
Iuri – Mais uma desilusão. Não consigo compreender. Parece que tem uma espécie de “bloqueio Sporting”. Tem uma capacidade técnica brutal, mas não consegue explodir. Um caso de estudo.
B. César – O jogador que todos os treinadores querem ter no plantel. Não é propriamente muito bom em nenhuma posição, mas tapa todos os buracos que o “mister” pede e joga contra o Oleiros como quem joga contra a Juve.
Palhinha – Acho que JJ foi injusto para Podence ao mencionar apenas Palhinha, mas de facto o “matulão” fez um grande jogo e mostrou pormenores que eu desconhecia na condução de bola. E 2 golos, são 2 golos.
Jonathan – Continua bom a atacar e fraco no posicionamento defensivo. Mas acho que está a melhorar. Ainda é bastante novo e pode vir a ser um belo LE.
Petrovic – Jogo ingrato, tendo apanhado pela frente o melhor jogador dos gajos e tendo sido logo condicionado pelo árbitro com um amarelo à primeira falta. No entanto, atendendo a que jogava fora da sua posição e num relvado sintético, até não fez um mau jogo, exceptuando a péssima abordagem ao lance do primeiro golo do Oleiros.
André Pinto – Medo. Muito inseguro. Não gostei nada da exibição dele. Não é que tenha sido muito pior que Petrovic, mas porra, estamos a falar de um central de raíz, já com muita experiência.
Ristovski – Parecia que estava a jogar contra o Barça. Não arriscou nem um milímetro. Confesso que teria apreciado um pouco mais de arrojo.
Salin – Um GR banal. Esperemos que o grande Rui esteja sempre apto para os jogos a doer.
Putos que entraram – Muito bom para a sua evolução e confiança. Hoje fala-se muito do Rafael Leão pelo golo que marcou, mas confesso que tenho mais expectativas em relação aos outros dois (Jovane e Demiral).
SL
13 Outubro, 2017 at 11:48
Sim, este entusiasma-me muito mais do que o Pedro Marques. Um jogador que tem vindo a desaparecer em golos. Fico contente pelo Rafa Leão 🙂 só pelo nome merece contrato vitalício com o SCP. É este tipo de perfil de jogador que se pretende no clube: bom de bola e leão de coração.
Porque razão o Pedro Silva não estava no banco? Salin… foi contratado porque é um 2 em 1. Excelente tradutor ao serviço do JJ e um guarda-redes assim assim.
Sá: adorei o teu texto sobre o presidente da nossa federação!
13 Outubro, 2017 at 11:50
Temos dois centrais suplentes que não dão segurança nenhuma. Sempre mostrei incredulidade pela contratação do ex-braguilha. O Tobias, depois de uma temporada para esquecer ao serviço do Nacional, ficou na equipa em detrimento do Domingos Duarte. Mesmo o Demiral, ainda verdinho, já oferece mais garantias que estes dois centrais da equipa principal.
13 Outubro, 2017 at 11:54
Há tempos, por ocasião da deslocação da equipa feminina a Albergaria, onde se disputava a primeira jornada da Liga Allianz, apanhei um leão da Guiné, que dizia para quem o quisesse ouvir:
“Ai se eu fosse rico! Pagava para que o meu sangue fosse VERDEEEEEEEEEE”.
Hehehehehe
Será um exemplo de #FeitoDeSporting não?
13 Outubro, 2017 at 11:53
Dala é vitima da pressa.
Rafael Leão é pelo contrário protegido pela discrição.
São ambos muito bons e têm um enorme potencial, mas o jogo de Dala ontem foi o melhor para colocar algum gelo nos deslumbramentos.
Prefiro assim. É que meninos de ouro que não valem nada é para outros.
Ps. Podence já é dos “grandes” … já joga em outra equipa e será por isso que JJ não o destacou. E o destaque dado a Palhinha, para além de óbvio, é muito inteligente 😉 …. matou muito carvão à nascença.
Mas deve ser muito dificil para estes miúdos. A competição por um lugar na equipa A é muito dura e a existência de tantos e tão bons apra tantas posições deve tornar a ascensão à equipa principal … um tormento.
Juniores -> B -> Empréstimo -> Equipa A
Isto representa muitos anos de futebol e muitos querem ver este processo acelerado … não deve ser mesmo muito fácil para todos os envolvidos 😉
13 Outubro, 2017 at 11:55
Escondidinho, está feito o donativo.
É pouco mas é de coração.
Beijo ao Gui
13 Outubro, 2017 at 12:07
Leiam isto sff…..
Rafael Leão marcou e de imediato, enquanto corria a festejar….apontou para o símbolo no peito….
13 Outubro, 2017 at 13:00
Até ao golo não fez muito mais que perder bolas e passes errados.
Para rever.
Ontem a coisa não foi tão promissora assim. Mas fez o que se lhe pedia.
Dala vai ter de saber jogar com a equipa. Demasiado agarrado à bola. Gosto da determinação mas vai ter de ser um pouquinho mais como o Dost e olhar à volta. Não pode resolver tudo sozinho.
Ontem quem se destacou num jogo fraco foi mesmo Podence. Iuri começa, mais do que a irritar-te a sua constante “ausência”, a preocupar-me.
Não se podia esperar um grande jogo pela falta de ligação, pelo piso…
Enfim, não é jogo para conclusões, apesar dos penosos dois golos sofridos.
Ganhou-se, venha o próximo.
13 Outubro, 2017 at 13:28
Desculpem colocar aqui o link (não sei fazer de outra maneira…)
Como “se faz um campeão…”
http://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/e-impossivel-evitar-a-emocao-ao-ver-este-video-sobre-a-historia-de-ronaldo.html
Mas tomei alguns cuidados…:
http://suhimpor.com/wp-content/uploads/2017/08/oie_26184230dTXXHQjL-e1503766156742.png
SL
13 Outubro, 2017 at 14:19
Rafael na esquerda
Dala no centro.
Ary na direita.
O JJ é um sortudo
13 Outubro, 2017 at 14:55
Foot 21 curiosamente por onde também passou o Pedro Marques. Foi um clube que infelizmente durou pouco tempo mas que tinha uma visão do futebol muito positiva e que sabia ir buscar jogadores de grande técnica. Alguns ainda poderão aparecer em bom nivel a par do Rafael.