Findo o primeiro terço de prova, chega agora a vez de levarmos o “leão” de Jorge Jesus ao laboratório, para perceber como a versão actual se diferencia no que toca ao desempenho apresentado na época passada.
Não são apenas os quatro pontos que separam o Sporting do Porto que diferenciam “leões” de “dragões” na época em curso. Ao contrário dos “azuis-e-brancos”, o Sporting manteve o treinador. E também em directa divergência do que sucedeu no Dragão, os “verde-e-brancos” registaram um defeso animado no que toca a entradas e saídas. Posto isto, o que caracteriza o desempenho leonino findas as primeiras 11 jornadas? Vamos aos números.
Os sinais emitidos pelo Sporting de Jesus são consideravelmente menos uniformes do que os apresentados pelo Porto de Conceição. Se por um lado o Sporting está menos rematador do que nunca desde a chegada de Jorge Jesus, e nem sequer apresenta um índice de pontaria (remates enquadrados) digno de destaque, a verdade é que vai conseguindo concretizar ainda melhor os remates que realiza, face ao já positivo registo do ano passado, o que dá muito jeito na hora de perseguir um líder de prova que se apresenta em alta em praticamente todos os domínios.
Se há quem identifique um Sporting menos criativo neste arranque, com os números a mostrar um um Gelson menos disruptivo, a verdade é que o “leão” até apresenta um número médio de ocasiões flagrantes usufruídas acima da média do ano passado, embora as aproveite com bastante menos eficácia do que aquela com que fechou a Liga 2016/17.
Mas se há domínio em que o Sporting está claramente melhor é na hora de trancar o acesso às redes da sua baliza, e aí o mérito vai quase todo para Rui Patrício, que melhorou substancialmente a taxa de eficácia com que trava remates contrários, um tema que analisámos recentemente em detalhe.
O “leão” vai deixando, até ver, um sentimento “misto”: por um lado mais eficaz na concretização mas menos rematador, por outro a deixar fugir pontos importantes mas resguardado por um guardião em plena forma que tem aparecido em jogos decisivos para a classificação “verde-e-branca (ex: versus Porto, Rio Ave…).
Fechamos com algumas notas/curiosidades soltas sobre o emblema leonino à 11ª jornada:
-
- Bruno Fernandes é o “leão” mais rematador (25 disparos), seguido de Bas Dost (20), isto mesmo tendo menos minutos que o holandês (832 vs. 980)
- O médio “bombista” é também o “leão” com mais remates enquadrados (12), mas apenas mais um que Dost. Ambos são os únicos no plantel com mais (ou sequer perto) de dez disparos enquadrados.
- O argentino Acuña é o maior criador de ocasiões flagrantes nos “leões” (4), seguido de Gelson (3). Depois surge um conjunto de quatro nomes, todos com duas ocasiões claras de golo criadas.
- Bas Dost é, sem surpresa, o “leão” que dispõe de mais ocasiões flagrantes para marcar. Foram 12, sendo que o holandês aproveitou precisamente metade. A seguir surge Gelson, com cinco situações de golo iminente, mas o extremo apenas aproveitou duas. No plano negativo aparece Podence: o promissor avançado já esteve cara-a-cara com o golo em três ocasiões, todas desperdiçadas.
- Rui Patrício já enfrentou 37 remates enquadrados na Liga , parando com sucesso 81% desses disparos. O campeão europeu tem assim o melhor registo de eficácia da Liga, a par de Casillas, mas o espanhol enfrentou apenas 16 remates enquadrados até perder a titularidade.
- Piccini, Mathieu e Coentrão são os únicos “leões” que somaram erros resultantes em remates, um cada, mas o erro do português resultou em golo sofrido (frente ao Moreirense).
Artigo originalmente publicado no site GoalPoint
14 Novembro, 2017 at 8:07
De modo geral, estamos fortes. Não fosse o arranque invulgar do porto e estaríamos em primeiro com distinção e não surgiriam dúvidas acerca das nossas capacidades. Conseguimos a entrada na champions onde estamos a fazer uma participação digna face aos colossos europeus que nos calharam. estamos claramente na luta pelo titulo e até maio muito vai acontecer.
14 Novembro, 2017 at 11:25
Se analisares o 1º terço do calendário da Liga vais ver que o nosso foi muito mais fácil que o dos rivais. E vais 4 pontos atrás do Porco e 1 à frente do Vergonhoso…
Não vejo de onde tiras esse “De modo geral, estamos fortes” quando ganhaste vários jogos “in extremis” e um sem saber como, para não falar na quantidade de golos que sofres nos últimos 10 minutos de jogo…
Temos um longo caminho a percorrer até estarmos fortes!
14 Novembro, 2017 at 13:06
E esse longo caminho na tua opinião passa porque tipo de alterações?
14 Novembro, 2017 at 16:11
Passa pelo Jesus pôr a equipa a jogar futebol…
Já devias ter percebido que não sou adepto de grandes alterações durante a época – aliás, se lês o que escrevo, nem entre épocas. Sou adepto dum projecto que suba o patamar do clube um degrau de cada vez, mas sustentado, sem o perigo de rebolares pela escada abaixo! 😉
14 Novembro, 2017 at 8:09
Mundial sem Italia e sem Holanda.
Dois históricos deixados para atrás.
E a Argentina tb podia ter ficado pelo caminho.
Coisinha para dar que pensar a muita gente…
14 Novembro, 2017 at 8:32
É o futebol. Ainda bem que é assim; triste para essas grandes nações de bola mas felicidade para quem toma o seu lugar.
O que nós dizemos da seleção portuguesa e da influência do Mendes se calhar ainda é pior noutros lados
14 Novembro, 2017 at 10:28
Fiquei com muita pena de Buffon e outras das enormes figuras da selecção italiana. Mas têm de olhar para isto como uma lição. Estão a ser um pouco arrogantes ao achar que é só enfiar a azulinha e está ganho.
Sem treinador, com jogadores que não calçavam na selecção portuguesa nunca, sem ideia de jogo, sem fio, sem nada. Eles até mostraram alguma vontade, mas era uma anarquia.
14 Novembro, 2017 at 10:32
Qualquer selecção tem jogadores que não calçavam na seleção Portuguesa…
Para mim é apenas uma questão de treinador. Esta selecção Italiana está muito mal aproveitada, não me parece que seja muito inferior à dos últimos 10 anos…
14 Novembro, 2017 at 10:58
Parece-me algo fraca. Já no Euro me parecia muito fraca. Mesmo assim eliminaram Espanha, graças ao Conte claro.
14 Novembro, 2017 at 11:26
Uma seleção com Buffon na baliza e os 3 defesas da “juventus” (sei que o Bonucci foi para o Milan) e com avançados como o Immobille, Insigne e Belloti….. desculpa lá mas é tudo menos fraca.
Digamos que o “treinador” é que não percebe nada daquilo e pior que isso até os jogadores tinham essa noção, pois só assim se explica a reacção do De Rossi no banco 🙂
14 Novembro, 2017 at 11:30
Mesmo…E outros aparecerão.
Eu acho que eles agora vão buscar um treinador…quem sabe o Ancelotti…e acho que daqui a 2 anos, teremos um selecção supostamente envelhecida porque vão aparecer os típicos gajos de 27/28 anos que não têm grande nome até ao Euro e fazem o nome no euro e vamos ter uma selecção muito forte e muito italiana…
14 Novembro, 2017 at 12:09
Fraca para Itália. Que é uma das maiores potências futebolísticas do mundo. Candreva, Darmian, aquele bacano do Southampton que senta o Insigne, cujo nome não me atrevo a tentar escrever. Tem zonas do terreno que são banais.
14 Novembro, 2017 at 12:21
“aquele bacano do Southampton que senta o Insigne, cujo nome não me atrevo a tentar escrever. ”
Lá está…. Treinador 🙂
14 Novembro, 2017 at 11:21
Concordo!
O treinador fez a diferença pela negativa…
14 Novembro, 2017 at 13:10
É para se ver a falta que faz, mesmo jogando no banco, de um capitão como o Totti
14 Novembro, 2017 at 11:40
Gialuigi Buffon llora tras quedarse fuera del Mundial y despedirse de la Selección Italiana
https://www.youtube.com/watch?v=ftQxcffpB2U
Até dá dó…
14 Novembro, 2017 at 17:22
A holanda pura e simplesmente não tem qualidade técnica nem tática o seu futebol perdeu o comboio da modernidade e exceptuando o Ajax que continua a apresentar ideias muito boas (com jogadores muito jovens e também nem sempre de qualidade) tem nas outras equipas modelos e comportamentos tácticos a anos luz do resto que se faz nos melhores campeonatos da Europa.
A itália é precisamemente o contrário o seu campeonato está em plena renovação de modelo de jogo e a selecção em breve colherá esses frutos assim coloque um treinador a sério ao comando. Insigne no Banco (talento e decisão trabalhada por 3 anos de ser treinado por Sarri) a precisar de desmontar uma equipa a jogar sempre em organização defensiva enfim…
14 Novembro, 2017 at 8:28
Estatísticas que demonstram que a equipa esgotou o seu potencial de crescimento, seja devido aos métodos do treinador, seja pela motivação, seja por saturação…estamos num campeonato onde uma equipa teoricamente pior do que a nossa (os ultimos 4 anos comprovam-no) está “overperforming” ou então somos nós e lâmpadas que estamos “underperforming”. Se calhar uma mistura de ambos.
É incompreensível. Estamos em PT, uma liga com 3 tubarões mais 2/3 surpresas habituais em cada ano. Tudo o resto é (ou devia ser) “cilindrável” face ao investimento que se fez. Ainda nem acabámos a primeira volta e já estamos no limbo (se a distância aumentar é quase o fim). Por outro lado, estamos melhores na Europa e aumentámos a nossa cotação nesta competição.
A época não está a ser boa. Não estamos a ser regulares, sobretudo em termos exibicionais (o que leva dps à perda de pontos). Acho que isto nem sequer tem discussão.
14 Novembro, 2017 at 8:37
Completamente de acordo.
14 Novembro, 2017 at 11:27
Concordo!
Acrescento a isso uma coisa que pouca gente fala: o nosso calendário na Liga até agora foi mais fácil que o dos nossos rivais. Daqui para a frente vai ser ao contrário!
14 Novembro, 2017 at 12:12
Essa questão do calendário tem muita teoria mas na prática esfuma-se.
Na teoria, ir a Guimarães é complicado. 0-5.
Na teoria, jogar em casa com o Estoril é pouco complicado. 2-1 á rasquinha.
Tudo depende do momento de cada equipa, nossa e dos outros.
14 Novembro, 2017 at 13:12
O benfica já jogou connosco ou com o Porto?
14 Novembro, 2017 at 16:17
“Sendo que qualquer jogo fora requer uma atenção especial para que qualquer um dos candidatos não seja derrotado, as 8 saídas mais difíceis são, na minha opinião: as 2 idas aos campos dos rivais, Pedreira, Madeira, Vila do Conde, Bessa, Guimarães e Chaves. Teoricamente mais ou menos por esta ordem – é sempre um pouco relativo porque depende do momento das 2 equipas.
O Porco, que leva 4 pontos de avanço a nós, já fez metade desses jogos, sendo que já foi à Pedreira (V) e a Alvalade (E) – duas das 3 saídas mais complicadas – tendo ganho também em Vila do Conde e no Bessa. Nós, que vamos a 4 pontos do Porco, só fizemos 2 dos 8 jogos, tendo ganho em Vila do Conde (sem saber como) e em Guimarães (provavelmente com o melhor jogo da época). Falta-nos tudo o resto – 6 das 8 saídas mais difíceis.
O Vergonhoso, que vai a 5 pontos do Porco e a 1 de nós, já fez 5 das 8 saídas mais difíceis, faltando-lhes as 3 mais complicadas: Dragão, Alvalade e Pedreira. Portanto, não vamos só a 4 pontos do 1o lugar. Há outros indicadores que nos dificultam o que resta do campeonato, desde o estado em que a equipa se encontra ao calendário que teremos de fazer face aos nossos rivais. Portanto, no início de Novembro o panorama já não é famoso.”
Está aqui…
Na tua opinião, Tadeu, ordena lá entre os 3 quem teve o calendário mais difícil e o mais fácil até agora…
14 Novembro, 2017 at 8:30
Em termos de futebol jogado, a intenção parece ser maior solidez defensiva, com uma evolução enorme do Gélson e os upgrades tanto de Acuña como Battaglia.
A falta que Adrien faz, como várias vezes é referida, para mim não é defensiva (aí estamos bem no meio campo e Bruno Fernandes também é bastante competente no seu posicionamento defensivo) é na ligação com os alas que Adrien fazia tão bem, timing e passe de imensa qualidade, e os nossos ataques em posse são menos consequentes acho eu. Dito isto temos melhor eficácia mas isso tem principalmente a ver com as bombas do BF e menos com um refinamento táctico, acho eu.
Noto que cruzamos cedo mais do que no início da época e isso também aproveita mais o Dost. Quando vamos à linha ainda há muito desperdício dos passes atrasados mas isso melhora com o treino: várias vezes falta alguém a tempo no segundo poste ou à entrada da área. Creio que Gélson podia aprender com Podence neste aspecto de levantar a cabeça e decidir o passe: parece que o faz impulsivamente muitas vezes.
Campanha positiva na Champignons, pena o danoninho que falta – isso é experiência e maturidade. JJ apontou isto logo quando veio: é preciso estar habituado a estas andanças, inclusive em momentos chave do campeonato.
É difícil imputar ao treinador completamente a responsabilidade por incutir “mentalidade” e “motivação” nos jogadores, para mais um que não é exactamente o melhor comunicador e o seu próprio estilo não agrada a todos.
Isto se calhar devia ser feito por um especialista. Tantas vezes temos falhado nas situações limite , seja a deixar fugir um bom resultado, seja depois de roubalheiras em que a equipa baixa os braços.
Por fim, quando estamos a ganhar em jogos difíceis a equipa recua imenso. Eu sei que é mais provável manter o resultado reforçando a solidez no meio campo etc, mas com algum romantismo preferia tentar o golo da tranquilidade mais vezes, mantendo um Podence para os pressionar e manter em sentido nos contra ataques, e um Doumbia para lhes esticar a linha defensiva com umas bolas nas costas.
Já agora, o Doumbia irrita-me um pouco quando entra com pouco tempo para jogar e não pressionado nada. Não há necessidade de gerir esforço nenhum.
14 Novembro, 2017 at 11:32
Não concordo com algumas coisas…
A diferença defensiva entre o Adrien e o Bruno Fernandes é muito grande. Isso nota-se muito quando o meio é William/Bruno Fernandes. A diferença para um meio com William/Adrien é enorme, defensivamente.
“É difícil imputar ao treinador completamente a responsabilidade por incutir “mentalidade” e “motivação” nos jogadores, para mais um que não é exactamente o melhor comunicador e o seu próprio estilo não agrada a todos.”
O Porco do Conceição demonstra inequivocamente que incutir “mentalidade” e “motivação” faz parte do papel do treinador. Eles têm quem faça isso. Nós não…
14 Novembro, 2017 at 13:15
Depois vem todos os jogadores a dizer que o JJ os tornou melhores jogadores.
Em que ficamos?
14 Novembro, 2017 at 13:22
Não sei se serão todos…
Mas muitos já os ouvi dizer isso.
Deve ser da máquina lampiolha a falar…
14 Novembro, 2017 at 16:19
Fala-se de “mentalidade” e “motivação”, não de ser melhor jogador ou pior jogador…
14 Novembro, 2017 at 12:25
O danoninho que falas também se aplica ao treinador. Melhorámos com ele mas também devido à sua (in)acção temos jogos onde ficamos com a sensação que poderia ter sido diferente.
14 Novembro, 2017 at 13:17
Tens uma equipa a quem não lhe falta um danoninho… falta lhe um plantel ao nível do Porto e benfica e só me refiro ao orçamento.
No dia que podermos gastar tanto como eles… com este treinador és campeoao até contra o sistema!
14 Novembro, 2017 at 16:20
Vai ver nos ultimos 3 anos quanto gastou o Sporting, o Benfica e o Porto…
Depois mete aqui os números para debatermos isso…
15 Novembro, 2017 at 0:26
Os orçamentos é que ganham campeonatos? Sendo assim, para quê o JJ? Íamos buscar um mais barato, poupávamos dinheiro e encurtávamos distâncias para os rivais.
14 Novembro, 2017 at 8:30
Bom dia para a Familia da Tasca…
Eu acredito…que é época de festejarmos…
Spoooorting…!
SL
14 Novembro, 2017 at 13:18
+ 1906 😉
14 Novembro, 2017 at 8:37
A estatística não explica, mas ajuda.
Um terço de campeonato, o lider perdeu 2 pontos, e na casa do 2º. Arrisco dizer que, caso os dois primeiros se mantenham, por esta ordem ou trocado, vamos ter profundos debates sobre a competitividade da Liga.
Não esperem Porto a largar muitos pontos, digo-vos já. E a tendência é a piorar.
Da qualidade de jogo não posso opinar, deixo para quem sabe falar (a não ser que o prof JJ ou Dr. Bruno cá venham, vai ser uma caixa vazia).
14 Novembro, 2017 at 9:18
Eu acho que o Porto ainda vai perder bastantes pontos. Mas com esta inconsistência exibicional tenho dúvidas que consigamos aproveitar
quando isso acontecer. O próximo clássico pode definir mta coisa. Se reduzirmos distâncias, a luta reabre. Não podemos é voltar colocar-nos em situação limite onde perda de pontos pode signoficar passar a 6 ou 7 com toda a carga psicológica que isso traz. De resto, a ganhar por meio a zero e a jogar mal, venham os pontos. Mas eu ainda acredito que uma equipa que joga está mais perto de ganhar. E isso n está a acontecer. Tb acredito que podemos melhorar integrando mais jogadores na rotação.
14 Novembro, 2017 at 9:33
A questão é mesmo essa. O fcp vai perder pontos, mas também nos vamos.
14 Novembro, 2017 at 10:14
Sou altamente céptico quanto à competitividade e exigência do nosso campeonato.
O fecepe (não vejo todos os jogos) nem joga nada de especial, mas é eficaz na defesa e no ataque, e tem 2 ou 3 elementos muito acima da média, como Brahimi, que ajudam a desbloquear jogos. A não ser que dêem o estouro físico, basta ir jogando qb para vencer a maior parte dos jogos. O ano passado, mesmo sem jogar patavina, bastar-lhes-ia ter um PL do nível do Bas Dost (ou mesmo do Abuba) e tinham sido campeões com a maior das calmas.
Não esquecer que já tivemos um ano em que 1º e 2º chegaram à penúltima jornada invictos.
14 Novembro, 2017 at 11:43
Volto a referir que em termos de calendário o nosso é mais difícil que o do Porco e que o do Vergonhoso. Teoricamente isto quer dizer que estaremos mais sujeitos a perder pontos que eles, o que torna a coisa complicada porque estamos no limite da distância que ainda permite ter esperança e ilusões. Mais 2 (1 empate) ou 3 (1 derrota) pontos de desvantagem e podem dizer adeus ao campeonato.
O campeonato é super desequilibrado. Em condições normais metade das equipas perdem sem sequer dar luta – isto só não acontece quando a equipa mais forte joga MUITO abaixo do expectável. Dos 3 candidatos a única equipa que já perdeu pontos num jogo destes fomos nós. E são estes pontos que fazem toda a diferença no fim – hoje estaríamos a 2 pontos e não a 4, o que é uma diferença significativa.
Além da diferença pontual para o 1º lugar, da diferença de consistência entre uma equipa e outra, a diferença competitiva entre o que o Porco tem mostrado e o que nós temos mostrado é grande. São 3 factores onde a vantagem é azul…
14 Novembro, 2017 at 13:20
Tecla 3
14 Novembro, 2017 at 8:47
Num campeonato como o nosso, em que tirando 2/3 equipas, todas as outras sao muito inferiores à nossa e seriam para ganhar sem problemas.
Mas nao é isso que se trm visto. Temos jogado mal e ganho muitos jogos com bastante mais dificuldades do que seria expectável.
O nosso modelo de jogo está estagnado, qualquer treinador de equipa pequena consegue contraria-lo. Nao ha imaginação no ataque.
Percebo a preocupacao defensiva em jogos com Barca e Juve, e em ultimo caso o fcp, mas todos os outros que fizemos seriam para termos um maior caudal ofensivo.
Exemplo disso é Gelson, neste momento defende mais e melhor do que ataca, mais um pouco é LD.
Modelo de jogi sem evolução, facilmente anulavel, e isto com um investimento avultado e em jogadores escolhidos pelo Mestre.
Até agora tem sido uma época abaixo das expectativas, principalmente em termos exibicionais
14 Novembro, 2017 at 11:45
Esse é um dos problemas.
Futebol muito previsível e que qualquer treinador minimamente competente sabe contrariar.
14 Novembro, 2017 at 13:21
🙂
14 Novembro, 2017 at 9:04
Está a ser uma época um pouco abaixo do esperado no campeonato com os 4 pontos de atraso para os andrades que se encontram fortes, no entanto está tudo ainda muito em aberto, falta muito campeonato até ao fim. Quanto à Champions a nível exibicional temos brilhado ao nível das melhores equipas do Mundo ainda que alguns resultados não nos tenham satisfeito, no entanto temos melhor calendário que a Juventus e poderemos ainda passar aos oitavos-de-final. Nas Taças, somos candidatos à vitória final e apesar do empate com o Marítimo tem decorrido tudo dentro do normal.
A equipa está mais forte que a época passada, tem mais e melhores soluções, mesmo alguns jogadores que não têm praticamente jogado podem acrescentar mais-valia à equipa, por isso é de esperar um Sporting forte, a lutar pelos títulos nacionais em que está envolvido. Existe ainda o mercado de Janeiro que poderá trazer reforços, portanto a tendência é para a performance da equipa ir gradualmente melhorando até ao final da época.
14 Novembro, 2017 at 9:24
Para Janeiro, investir num LE titular por troca com o Jonathan se este quiser voltar para a Argentina.
Bryan será um excelente reforço. Matheus Oliveira perde espaço e pode sair.
Entretanto dar minutos a Iuri, Ristovski, Palhinha, Petrovic (ou mesmo emprestar o Palhinha), Podence e Doumbia.
Trabalhar mais a troca de flancos entre Gelson e Acuña, com Podence atrás de Dost para abrir autocarros.
14 Novembro, 2017 at 9:33
Jonathan – out
Reforço def esq – in
14 Novembro, 2017 at 9:33
Bom dia.
Concordo com o comentário do Sá.
Incompreensível e, espero que não irrecuperável, foi o empate em Moreira.
O empate com os fruteiros, até pelas dificuldades reveladas, bem que é aceitável.
Sei que muitos vão achar os últimos dois pontos como desperdiçados, mas eu não dramatizarei tanto…
Na época passada perdemos. Há duas épocas, vindos talvez da melhor exibição do campeonato, em Setúbal, tivemos aquela dificílima vitória por 3-2.
Os andrades tiveram a felicidade de encontrar os lampiões do norte bem abaixo do que estão agora. Os lampiões, idem, a que acresce a actuação do VAR (não foi, ó Salvador?).
O que mais me preocupa é a inconstância exibicional, a fraca produção atacante, mesmo com as estatísticas avançadas.
Doumbia ainda não justificou, sobretudo internamente, esperanças que nele tínhamos.
E temos as repetidas lesões.
Queria enganar-me mas estou apreensivo.
Jogos com o Famalicão e, principalmente, com o Olympiakos, irão dar-nos respostas interessantes…
SL
14 Novembro, 2017 at 9:39
A diferença está claramente numa defesa mais equilibrada, de resto apresentamos problemas semelhantes ao do ano passado em termos de fio de jogo. Por outro lado Bas Dost tem agora mais companhia na arte de fazer golos, algo que o ano passado nem se vislumbrou. Bruno Fernandes, Gelson e Acuña apresentam melhores números que os companheiros de ataque da temporada passada. Mesmo em termos de passes para golo.
Agora só há um caminho continuar a vencer e esperar que os rivais vençam menos que nós.
14 Novembro, 2017 at 10:17
Defesa mais equilibrada??
Sofrer golos de estoril, feirense (2), oleiros(2), Olympiacos(2) em 5 minutos, braga (2) em 8 minutos, não me parece um bom registo de uma defesa equilibrada.
14 Novembro, 2017 at 10:22
Tens razão, está muito pior. O Piccini e o Coentrão são nódoas ao lado dos defesas laterais que tínhamos a temporada passada. Mathieu é um cepo e não temos suplentes.
14 Novembro, 2017 at 10:23
Se olhares para a fotografia toda vais ver que está mais equilibrada.
E bastante digo eu.
SL,
14 Novembro, 2017 at 13:24
🙂
14 Novembro, 2017 at 10:11
Temos de comprar mais 10 jogadores em Janeiro.
Só com 12 aquisições não vamos lá.
14 Novembro, 2017 at 10:17
Finalmente alguém que coloca o dedo na ferida. O plantel é curto, ainda mais para todas as frentes.
Até porque Iuri, Matheus, Palhinha, Tobias, Dala, e talvez Podence, precisam de rodar até ficarem no ponto.
Muito assertiva a intervenção do Dr. Balboa.
14 Novembro, 2017 at 10:27
Iuri nao tem cabeça
Matheus é mole
Palhinha nao decora guiões
Tobias dá pau
Dala precisa de experiência de 1a liga
Podence fica.
Tem que explicar os motivos Dr.
14 Novembro, 2017 at 11:07
Só faltou escreveres que um dos jogadores não fica porque só quer saber do penteado 🙂
14 Novembro, 2017 at 11:14
Porra, esqueci-me dessa 🙂 tiques de vedeta
14 Novembro, 2017 at 11:21
Essa foi a razão para o Matheus Pereira ser encostado e posteriormente emprestado
14 Novembro, 2017 at 10:38
Já chegou o B. Ruiz…agora para termos um plantel completo só falta subir o Marques, o Leão, o Barbosa, o Demiral, o Dala, o Papel e mandar voltar o Gauld, o Matheus, o Domingos Duarte, o Geraldes e o Leo Ruiz…
14 Novembro, 2017 at 10:39
Mandar vir, mas para a B.
14 Novembro, 2017 at 10:46
Nada disso…para a A! Só assim seremos campeões…
14 Novembro, 2017 at 11:03
Rafael Leão e Rafael Barbosa têm pedido oportunidades! Estão os dois a crescer imenso.
Dos que citaste (para o imediato) faz-nos falta Geraldes e Domingos Duarte.
14 Novembro, 2017 at 11:19
Se merecessem as tais oportunidades já as teriam tido.
Têm de jogar os melhores, e normalmente são esses os 18 que entram na convocatória.
Leão já teve oportunidade, a cartilha esquece esse pormenor, respondeu, mas foi contra o Oleiros.
Não se podem queimar etapas, é deixar os jogadores crescerem.
14 Novembro, 2017 at 12:10
Eu não estou a dizer para jogarem frente ao Barça, mas podem aparecer contra o Famalicão ou na Taça da Liga.
14 Novembro, 2017 at 13:24
🙂
14 Novembro, 2017 at 10:14
Fico sempre impressionado com a quantidade de balanços que se fazem à época do Sporting. Balanço atrás de balanço, de 2 em 2 semanas (no máximo) se faz um balanço…
O balanço que eu faço é…estamos na luta. A equipa tem muito por onde crescer, especialmente nas opções. Não podemos perder pontos até o Porco perder por isso todos os jogos são finais.
14 Novembro, 2017 at 10:23
Disseste tudo Tiago. Estamos em Novembro e já se fazem todos os balanços e mais alguns. No final fazemos as contas, agora estamos na luta.
14 Novembro, 2017 at 10:29
O anormal neste momento são os 31 pontos do porco. Os nossos 27 estão em linha com o que se tem feito antes (nos 2 últimos anos o melhor à 11 jornada tinha 29 pontos e só há 2 anos o 2º melhor tinha 27, sendo que nos restantes tinha menos. No ano do MS, nesta altura tínhamos 20 pontos vs os 28 do primeiro (na altura os lampiões) por exemplo…no ano de LJ tínhamos 26 pontos…
Tudo anos com desfechos muito diferentes…a verdade é que estamos lá, estamos na luta e ninguém faz puto de ideia de o que vai acontecer amanhã…ou na próxima jornada…
14 Novembro, 2017 at 10:47
+ 1
14 Novembro, 2017 at 10:48
Pois, Tiago, basta ter um visão equilibrada e contextualizada.
14 Novembro, 2017 at 11:17
Disseste tudo agora.
O unico balanco que deviamos fazer era no final de Dezembro, que é historicamente o mês onde o Sporting perde o campeonato. Passando Dezembro, que será uma subida de montanha, teremos apenas de correr a direito em direccão à meta.
De qualquer forma o meu balanco pessoal é muito positivo, estamos na frente a 4 pontos do primeiro, com alguns roubos de arbitragem e algumas exibicões menos grandiosas, estamos na CL apesar de termos um dos grupos mais dificeis, estamos na taca de Portugal e é isso que importa. Obviamente a taca da carica serve para limpar o rabo.
Futuramente iremos jogar na Liga Europa e espero que não se invista muito ai, para manter a equipa focada no que é realmente importante.
O porco irá perder pontos e continuará na CL o que irá aumentar o desgaste. Irão ter lesões e serão igualmente roubados pelas arbitragens.
O Sporting tem tudo para ser campeão mas tudo pode acontecer, logo não vamos fazer filmes sem necessidade.
14 Novembro, 2017 at 11:45
Ninguem ganha o campeonato em Novembro, mas pode perde-lo, e nós, estamos longe de perder o campeonato.
Sinceramente, acho que a equipa só pode melhorar 🙂
14 Novembro, 2017 at 11:57
Tiago,
Todos os anos estamos na luta até deixarmos de estar…
O ano passado foi antes do Natal, com a derrota em casa com o Braga, que nos colocou a 8 pontos do 1º lugar!
Vamos ver este ano… Como só vamos à Luz em Janeiro, em principio passamos o Natal ainda na luta. A não ser que percas pontos até lá. Como a equipa está, não há um jogo que se diga que vamos ganhar de certeza antecipadamente. E tens de ir a Paços de Ferreira e Bessa antes da Luz, jogos tradicionalmente difíceis e onde se requer uma equipa que dê tudo em campo e corra mais que o adversário!
14 Novembro, 2017 at 12:06
Se, a não ser que, difícil…
14 Novembro, 2017 at 13:26
És Lamp! Ou és otario!
14 Novembro, 2017 at 21:05
são sinónimos
14 Novembro, 2017 at 15:56
Propostas de 25m€ não se fazem até se fazerem…
#LaPalisseRules
14 Novembro, 2017 at 11:57
Números? Em novembro? Vale o que vale mas o único que me interessa é o 4. A diferença para o primeiro…
Temos um bom plantel, estamos na luta. Não é curto, curta tem sido a gestão do mestre. Há matéria prima para aproveitar, ensinar até, numa perspectiva a médio prazo. Há indiscutíveis, mas não podem jogar sempre.
Vamos ver que mexidas serão feitas em janeiro e no final elogiá-las ou responsabilizar quem de direito.
A minha grande dúvida é até que ponto a Liga Europa vai influenciar a nossa prestação na liga.
14 Novembro, 2017 at 12:00
A EL tem o grande problema de ser jogada à 5ª feira, o que te obriga a jogar depois à 2ª feira e isso nem sempre é possível! Tem ainda um problema acrescido que é ter mais uma eliminatória.
Vai, com certeza, influenciar o desempenho no campeonato.
Por isso eu gostaria que o Porco e o Vergonhoso também passassem para a EL… Ao menos assim as 3 equipas ficavam todas com o mesmo problema.
14 Novembro, 2017 at 12:56
O carnide vai de vela, nem à LE vai.
O porco em principio fica na CL.
Mas o Sporting passa para a LE mas ninguem nos obriga a ficar lá o resto da epoca. Passa-se uma fase, se der uma segunda, e mais nada. Não vamos arriscar numa competicão da treta, quando o que precisamos é focar a atencão no campeonato.
Jogos até ao limite como foi com a Juve e Barcelona foram precisamente o que levaram a equipa ao desgaste que vemos agora. O porco terá de comecar a jogar a serio na proxima fase da CL, ao contrário de nós que não temos essa preocupacão na LE.
14 Novembro, 2017 at 16:30
Eu quero que o Sporting entre em cada jogo para ganhar e que meta uma equipa para isso.
Depois logo se vê até onde vamos…
Prescindir de competições não é o ADN do meu clube!
O plantel é bom, acredito que ficará ainda melhor em Janeiro, e o que é preciso é gerir o plantel, jogo a jogo, com sabedoria.
14 Novembro, 2017 at 14:10
Precisamos de pontos. Isto de ser pote 4 é tramado.
Quero ir o mais longe possível. O plantel não é curto.
14 Novembro, 2017 at 14:30
Muito bem dito Dr.
Ressalvaria apenas que o plantel não é curto até Direcção ou Treinador dizerem que é.
14 Novembro, 2017 at 14:30
E esta época já fizemos mais pontos que na época passada e neste momento estamos iguais há 2 épocas atrás.
Esta época tem “tudo” para ser a nossa melhor nas 5 que conta para a definição dos potes da próxima época.
https://pt.uefa.com/memberassociations/uefarankings/club/index.html
14 Novembro, 2017 at 14:32
Eu no dia 16 de Maio ás 19:45 quero estar em Lyon a ver o Sporting 🙂
14 Novembro, 2017 at 14:54
Obvio. Vao la dizer ao Mourinho para cagar na LE. DEu jeito para ir á LC
14 Novembro, 2017 at 13:29
Toalhinha no chão!???
Cada vez mais Calimero!
14 Novembro, 2017 at 12:09
Vejo que já há muita gente com pressa para perder a Liga. Se calhar para lhes reforçar os argumentos. Coisa que o umbigo explica, que eu nem dr sou.
Faltam 23 jogos, e quem quiser ter olhinhos percebe que os plantéis dos outros nem é muito melhor nem menos melhor recheado. Diz o outro que não é como começa mas sim como acaba.
Estatísticas. Essa dualidade. São porreiras porque ajudam a ver pelo lado que dá mais jeito.
Diz que temos menos remates mas estamos mais objectivos. Pessoal gosta é de criatividade. Menos remates, menos criativos. UAU. Holanda, aquela máquina criativa vai ao Mundial… Em sonhos. Itália, essa máquina tática… Em sonhos.
Eu cá, não atirei a toalha ao chão. Aguardo o evoluir da época. Estamos na corrida. Os outros não são melhores. Vão cair. Vão hesitar. Vão falhar. Temos de estar lá. Objetivamente. Nem supercriativos nem supertaticos. Objetivos e eficazes, a eficiência que venha com o tempo.
Para ser campeão é preciso mete-las lá dentro. Rodriguinhos não valem pontos.
Precisamos ser campeões esta época. Sem falta. E vai continuar a ser preciso homens e nada de histeria.
If you cant stand the heat…
14 Novembro, 2017 at 12:09
Na minha opinião a chave desta época está em perceber o que JJ consegue sacar de jogadores como Doumbia, Iuri e Alan Ruiz. Temos um excelente 11 falta conseguir aproveitar o potencial de outros elementos do plantel. E gerir bem o grupo!
Até porque a época é longa e vai haver taças, liga europa e o mais importante campeonato.
Na 5a feira estes 3 tem de jogar.
14 Novembro, 2017 at 12:17
e é para limpar tudo.
14 Novembro, 2017 at 12:24
O problema é que muitos querem limpar é o chão… Com o treinador como trapo.
14 Novembro, 2017 at 12:41
A sede de vitória tem de ser essa, Maria!
Quem joga no Sporting só pode pensar assim!
14 Novembro, 2017 at 14:12
Isto.
14 Novembro, 2017 at 12:18
A equipa está mais consistente, sobretudo a nível defensivo.
Sem lesões, tem um 11 muito mais forte do que no ano passado.
Ganhou poder de remate com BF/Acuna, e poder de choque com Battaglia.
Tem-nos faltado, talvez, mais uma opção de ataque, uma vez que Doumbia não está a render tanto como o esperado. Um extremo, que até pode ser Bryan, também ajudava.
Com o porto do ano passado, estaríamos em primeiro.
Estamos a 4 pontos e eles já foram a braga e Alvalade.
É rezar para que quebrem, lá mais para a frente e percam pontos. Porque o nosso campeonato é aquilo que é: uma merda.
14 Novembro, 2017 at 12:29
O porto do ano passado já não existe.
Aparentemente o SPORTING do ano passado tb não. Ainda bem.
O porto ganhou uma coisa que tem sido por muitos desprezada: Motivação! O “somos porto” do NES era oco. SC não precisa gritar para fora isso pois o faz lá dentro, nos treinos, que é onde precisa ser ouvido. E a diferença muitas vezes se ganha na motivação. Curioso que aqueles que desprezam esse fator no SC não se cansam de berrar que foi o excesso de basofias o ano passado que deu e alimentou a … Motivação… Ao Carnide para acabar à frente. Curiosidades…
14 Novembro, 2017 at 13:04
Acima de tudo ganharam o abubakar, o marega e um brahimi renovado.
Eles já tinham consistência defensiva, faltava-lhes um avançado mortífero (silva não era), uma locomotiva e um artista, que andava ali meio perdido.
14 Novembro, 2017 at 14:15
Estão motivados. Conceição tem mérito.
O mesmo Conceição pode rebentar com aquilo. Assim espero…
14 Novembro, 2017 at 19:15
Yep… deixa o ter um dos seus ataques de furia quando correr menos bem… ou que a estrutura lhe diga alguma coisa…
14 Novembro, 2017 at 19:49
A motivação é quase sempre um bom “tempero” para um bom “prato”, porém, como reagirão os “comensais” após a primeira indigestão, tipo…carne estragada!?
Viva o Sporting Clube de Portugal, a Maior Potência Desportiva Nacional!
14 Novembro, 2017 at 12:36
Defensivamente, melhorámos em relação à época passada, caso contrário estaríamos afastados da corrida para o título por esta altura; ofensivamente, estamos melhores que o ano passado mas ainda abaixo da primeira época.
Continuamos a ter um jogo tremendamente prevísivel e um aproveitamento ridículo das bolas paradas.
Um terço do campeonato já passou e num calendário mais favorável, como o Miguel já demonstrou, e estamos a 4 pontos do líder. Não podemos perder mais pontos.
Quanto ao número de golos sofridos, não acho que se deva apenas ao RP, que está melhor que no primeiro terço da época passada, mas a todo o processo defensivo. Claro que isso também tem custos e neste caso, refiro-me ao Gelson.
Vamos ver como as coisas correm nos próximos jogos mas seria bom não colocar o BF a fazer de Adrien e rodar mais jogadores, caso contrário, ainda acabamos a época com os júniores.
14 Novembro, 2017 at 14:16
BF é para estar na frente, sem dúvida!
14 Novembro, 2017 at 12:38
O resumo até agora só pode ser de…desilusão:
Liga
-4 pontos que o 1º quando já recebemos esse mesmo líder e Braga. A OBRIGAÇÃO era estar em primeiro!! nem que fosse em igualdade numérica.
Taça de Portugal
Serviços minimos…mesmo assim sofrer 2 giolos de uma equipa do CNS não é bom sinal
Taça CTT
Empate com maritimo em casa nunca é bom.
CL
Só depois de assegurada a presença na LE poderei afirmar se foi ou não positiva
14 Novembro, 2017 at 13:05
Nas Taças só existe uma análise a fazer. Ganhámos? Correu bem. Perdemos? Correu mal. Não importa como, nem que futebol apresentámos. A medida do sucesso é apenas o troféu.
14 Novembro, 2017 at 13:18
Obrigação?!
Muito gostam de falar em obrigação!
Qual é a TUA enquanto adepto? Sócio? Simpatizante?!
Qual?!
14 Novembro, 2017 at 14:28
Sócio pagante.
Tendo em conta o nível de bazófia de presidente e treinador sim, considero uma obrigação.
14 Novembro, 2017 at 15:42
Não sabia que os clubes que participam em competições são obrigados a ganhar a partir do momento que entram na basofia como lhe chamas…
Espero que haja muitos 1ros lugares.
Então deixa cá ver…
O SC já disse depois de alvalade que iam ganhar… Basofia!
O Carnide enfim… Rumo ao penta, o SCP já não vai ganhar nada, nem que venham meia dúzia em Janeiro… Basofia!
O Braga agora entrou em modo arrogante e vem de novo com a bandeira do 4o grande… Basofia!
Bom, juntando aqui o SCP… Já são 4 pelo menos que tem obrigação de ganhar.
Em que ficamos…?
14 Novembro, 2017 at 19:50
Estou na mesma, desiludido.
E baralhado agora com esse comentário sem sentido nenhum.
14 Novembro, 2017 at 20:16
Baralha e dá de novo
14 Novembro, 2017 at 20:27
http://rr.sapo.pt/noticia/72439/bruno_de_carvalho_exige_titulos_ainda_esta_epoca
Pelos vistos não sou o único.
14 Novembro, 2017 at 20:28
Pronto.
Agora estamos em pé de igualdade.
É que eu tb não entendo 99% dos teus… apesar de serem de conteúdo muito restrito e especifico.
14 Novembro, 2017 at 12:48
O que é que nos falta, neste momento, para sermos Campeões no final da época?
1. Falta-nos Adrien
2. Faltava-nos quem pudesse render Acuña eficazmente
3. Falta-nos um avançado eficaz capaz de dividir com Bas Dost assistências e golos. (a exemplo de TEO e não a exemplo de Doumbia).
4. Falta-nos um verdadeiro extremo direito capaz de render Gelson.
5. Piccini e Ristovski; Coentrão e Jonathan têm de ser capazes de cruzar com maior eficácia.
6. Falta-nos um Alan Ruiz capaz de ser tão eficaz como o foi na segunda volta da época passada.
Destes seis factores críticos de sucesso a questão Acuña pode estar resolvida, a prazo, com o regresso de “Brian Barbosa”. Não é um extremo mas, é um jogador imprevisível quando joga na sua posição. Não pode, porém, tornar-se no substituto de Acuña e de Gelson, simultâneamente.
Pode ser que Alan Ruiz esteja disponível desse modo na Segunda volta.
Quanto a Adrien há que esquecer.
Quanto ao ponta de lança, a melhor notícia seria a de termos Slimani, por empréstimo, até final da época, à conta do Mundial. Não me parece possível desencantarmos na Janela de Janeiro um ponta de lança disponível barato ou por empréstimo que se assemelhe a um Teo ou mesmo a um Montero. Ou vem Slimani ou teremos de pensar em Rafael Leão.
Para apoiar a rotação no meio campo deveríamos fazer regressar o Xico Geraldes e para apoiar a rotação do lado esquerdo do nosso ataque deveríamos fazer regressar Matheus Pereira e Gelson Dala que me parece um pouco “perdido” na B.
14 Novembro, 2017 at 12:53
Posso estar a perceber mal, mas a tabela não faz uma comparação rigorosa. Os números da época anterior dizem respeito à média após 34 jogos. Os desta época só reportam às primeiras 11 jornadas. Seria mais interessante e honesto comparar com os primeiros 11 jogos da época passada. Pormenores…
14 Novembro, 2017 at 13:34
Isso é que era bom 😉
14 Novembro, 2017 at 13:14
https://twitter.com/reidaselva2017/status/930411395836973056
Tá fixe
14 Novembro, 2017 at 13:49
Espero que saia um artigo destes em Janeiro, em Março e em Maio. Era mesmo bom sinal, significaria que estaríamos na luta por títulos.
No final da época fazem-se os verdadeiros balanços. O que tiver ser mudado. Assim o será. Agora é prematuro, pois estamos na luta por todos os títulos que disputamos.
14 Novembro, 2017 at 14:00
Off:
Estão preparados para o arquivamento do caso emails antes do ano acabar?
14 Novembro, 2017 at 14:07
Arquivamento de quê?
14 Novembro, 2017 at 14:18
Quais emails? Há emails?
14 Novembro, 2017 at 15:51
Não sube de emails nenhuns! Isso são grupos organizados de palavras.
14 Novembro, 2017 at 20:03
De bytes.
14 Novembro, 2017 at 20:43
Bit a bit enche a galinha o papo
14 Novembro, 2017 at 15:43
Arquivo é de outro tempo…
Agora vai tudo pra nuvem.
Por merdas destas é que não chove!
14 Novembro, 2017 at 14:08
Há alguma coisa de errado quando em Novembro estamos a pedir reforços para Dezembro . Tivemos mais do que tempo de preparar está época . Em janeiro já estávamos arredados do título . O plantel não dá garantias ? Há falta de soluções ? Mas quem é que o escolheu ??? Pois . Eu estou a vontade . Já o ano passado dizia que haviam muitos jogadores que não faziam sentido fazer parte de um plantel que quer ser campeão . Falei em jogadores como Bruno César , palhinha , podence , petrovic , Tobias por ex . E só ir ver os meus comentários . Entendeu se que deviam ficar , tudo bem , então provem me que estou errado. Falei que coentrao e Mathieu provavelmente vinham presos por arames . Para já enganei me só em Mathieu , coentrao e o que se sabe . Acho que para além de se ter insistido em ficar com jogadores que não acrescentam nada , faltou nos ir buscar um extremo , um médio centro e um ponta de lança . Em dezembro e que vamos corrigir ? Nao me parece , dezembro e já um mercado de segundas escolhas , mpenzas, andres cruz e Cesar Prates não andam aí aos pacotes . Dito isto, volto a referir que face ao que se passou ate agora , o que mais me preocupa e não ter confiança no futebol da equipa. Nunca sabemos o que esperar . Se o sporting que jogou com o Moreirense ou o sporting que jogou contra a Juventus .
14 Novembro, 2017 at 14:42
Não posso estar satisfeito. Estamos a 4 pontos do primeiro e com um de vantagem face a um Benfica miserável. Esta parece-me ser a comparação que interessa. Fizemos bastante pontos e o Porto ainda fez mais. Tivemos oportunidade de os ter obrigado a perder mais dois e, por conseguinte, ter somado dois adicionais. Não compreendi a segunda substituição apenas aos 90 minutos. A sorte protege os audazes.
Depois tivemos um calendário teoricamente mais favorável, ainda que as deslocações tenham sido sempre a norte. A minha experiência diz-me que é mais provável perder pontos nas Aves ou Moreira de Cónegos do que em Setúbal ou na Amoreira. Mas esta percepção não tem por base qualquer evidência estatística. Só anos a ver campeonatos a ir pelo galheiro nos quintais de Barcelos e afins.
O mais preocupante, para mim, é a percepcao de que a equipa está demasiado espremida para a altura da época.
Soluções? Se não as der, é porque só se sabe criticar, se as der é porque tenho a mania que estou a jogar FM e que as pessoas capacitadas são as que lá estão. Então ficamos todos calados e fecha-se este (e outros) tascos.
Não me agrada muito este regresso de Bryan. Acho que já não tem andamento para o Sporting. Pouco intenso. Preferia lançar as feras um imaturo com tudo a provar, como Rafael Leão, do que reaproveitar um acomodado, em fase final da carreira. São filosofias.
Reduzia o plantel para o tornar mais coeso. Temos umas quantas redundâncias. E não ia buscar um camião de jogadores. Ia buscar o Francisco Geraldes. Dá mais soluções do que umas outras 3, no seu somatório, do actual plantel. Se fosse possível, trocava o Jonathan por um tipo mais fiável e acrescentava um elemento desiquilibrador do meio campo para a frente (PL ou extremo).
Agora estamos no fio da navalha. Não podemos vacilar antes dos outros dois. Mas também digo que não gosto de ver o Sporting na frente muito cedo. Com a nossa tendência de dar tiros nos pés (tipo gabarolices cretinas do gênero de pedir aos outros para darem mais luta) de meio mundo a querer abster-se, prefiro andar atrás, mas perto, até lá pra meados de Fevereiro. Aí é meter uma abaixo e prego a fundo até final.
PS: Enalteco o esforço do Presidente no último Domingo em parabenizar pessoalmente todos os cerca de 700 sócios homenageados com o leão de prata. Foi uma maratona. Mas julgo que valeu a pena. Os sócios são o bem mais valioso do Sporting é tem de ser reconhecidos. Que seja para manter esta tradição.
14 Novembro, 2017 at 15:24
Muito bom!!!
14 Novembro, 2017 at 15:44
Totalmente de acordo. Grande posta
14 Novembro, 2017 at 15:46
O porto perdeu um campeonato para o SPORTING no quintal de Barcelos… Onde saiu derrotado.
Salvo erro no dia em que fomos ao salgueiros…
14 Novembro, 2017 at 16:21
Se o Sporting vencesse em Vidal Pinheiro como aconteceu o resultado do Porto era indiferente.
14 Novembro, 2017 at 15:51
Pena que nem todos percebam o pulmão que o presidente tem para maratonas…
Há quem aos 1000 metros já tenha os bofes de foras…
Há quem exija que o Sporting já devia levar um puta dum avanço aos 10 KMS desta maratona.
Faz lembrar aquelas fugas giras no ciclismo. Andam gajos a borrar-se todos KMS a fio até 2/3 KMS da meta, o pelotão abafa-os e depois na decisão quem se chega à frente são os sprinters. Sprinters esses que tb correram os mesmos KMS para lá chegar.
Engrassade…
14 Novembro, 2017 at 15:52
#wannabeasprinter
15 Novembro, 2017 at 7:29
Pois, ainda para mais quando fomos roubados há dois anos do campeonato, estivemos em primeiro quase a epoca toda. Aliás, até perdemos o primeiro lugar durante o natal…. para o porco…. para o recuperar no primeiro jogo da epoca frente ao…. porco. Passámos a primeira volta em primeiro tendo sido campeões de inverno, e na recta final fomos passados pelo…… carnide.
Sim, andam todos com o pito aos saltos mas esquecem que para se ganhar o campeonato basta estar em primeiro na ultima jornada, não é preciso ganhar o titulo no primeiro terco. Tradicionalmente o Sporting acaba a epoca em melhor estado do que quando comecou, ao contrário do porco que perde-se sempre.
O carnide é o habitual correr de trás para a frente, sendo que o trás é o jogar normalmente, e a frente é quando a APAF vê que sem ajudas aquilo não chega lá.
Seremos campeões? Não sei. Ja estive mais confiante antes e perdemos, já vi campeonatos perdidos que depois fomos campeões (no ano em que o Jardel entrou tinhamos nos três primeiros jogos uma vitoria, um empate e uma derrota).
Confio na equipa, até porque o calendário está prestes a simplificar sem termos a CL a atrapalhar. E por muito que goste de ver o Sporting a jogar bem na CL a verdade é que esta epoca dois empates vieram nas ressacas desses mesmos jogos, e já não temos hipoteses de prosseguir). Cago na LE para sermos campeões.
14 Novembro, 2017 at 17:42
Totalmente de acordo.
14 Novembro, 2017 at 19:08
Bom comentário
14 Novembro, 2017 at 16:27
Acho que ninguém pode estar satisfeito com os resultados que o Sporting alcançou neste primeiro terço do campeonato.
Basta olhar para quem vem atrás de nós com exibições medíocres e só está um ponto do Sporting.
Em vitórias morais vamos destacados em primeiro lugar mas essas só servem ao treinador para justificar os 6 milhões de euros que ganha no final da época.
Isto vai no seguimento daquilo que ele disse : afinal ainda não perdemos…penso que foi no final do jogo com o Braga.
Perante isto chego à conclusão que possivelmente até ganhamos um ponto em Moreira de Cónegos e outro ponto com o Braga em casa…
14 Novembro, 2017 at 16:45
Aqui vês muita gente satisfeita por ir em 2º, a 4 pontos e sem 1 única derrota!
Se tivéssemos já jogado no Dragão e em Braga ou na Luz, eu estaria satisfeito e optimista!
14 Novembro, 2017 at 18:56
O Check-Up ao Sporting é muito mais que isto. Quem quiser avaliar o Estado da Nação Leonina tem mais é que olhar para a selecção Nacional, a sua composição, os seus empates e as suas derrotas.
Deve também olhar para a Selecção Feminina e descobrir que afinal também ela é de forma esmagadora, constituída por atletas do Sporting. Depois, olhe-se para as selecções dos escalões de formação e analise-se o percurso de vitórias/empates/derrotas e a composição de cada 11, identificando os resultados quando as equipes formadas incluem uma maioria de atletas do Sporting.
Já não vamos falar nas outras modalidades desportivas e nas respectivas selecções,nem nas Medalhas Olímpicas conquistadas pelos atletas do Sporting.
Também é melhor olhar para as provas Internacionais conquistadas nos últimos anos por equipas Portuguesas e perceber que essas conquistas serão maioritariamente atribuídas a equipes do Sporting Clube de Portugal.
Assim, realmente tomar-se-ia o pulso ao Estado da Nação e aí constatar-se-ia, com assombro, quão dominante o Sporting é no panorama Desportivo Nacional em inúmeras frentes.
Quem mais deve ao Sporting é a Federação Portuguesa de Futebol, claramente. Deve tudo. Até os títulos Internacionais do Futebol de Onze e do Futebol de Praia.
Há dois atletas sportinguistas que são sistematicamente considerados os dois melhores do Mundo nas suas Modalidades: Cristiano, no futebol de onze e Madjer no Futebol de Praia. A actualidade Desportiva da Federação Portuguesa de Futebol deve o incomensurável ao Sporting Clube de Portugal.
Simplesmente, a Federação Portuguesa de Futebol não só o não reconhece como o seu Presidente e os seus órgãos estão convertidos em braços armados do benfica em virtude de inconfessáveis interesses e inconfessáveis chantagens. A Federação e os seus órgãos directivos, o seu Presidente e os seus conselhos vários são tentáculos e ventosas sugadoras, parasitárias e infames dos tentáculos desse Clube Nocivo que é hoje detido pelo ESTADO LAMPIÂMICO, uma organização terrorista que se apropriou do futebol Português!
À Federação Portuguesa de Futebol os SPORTINGUISTAS dizem HOJE, NÃO!
Estamos à espera que, os Órgãos que nos representam, a nós que somos feitos de Sporting, a nós de quem o Sporting é feito digam também à Federação Portuguesa de Futebol, ao seu Presidente e aos seus Conselhos de Arbitragem e de Disciplina:
-NÃO, SEUS BARDAMERDAS!
14 Novembro, 2017 at 19:29
As contas fazem-se no final do campeonato e não quando passou um terço ou metade ou um quinto. Estas “análises” servem para por os adeptos a discutir não sei bem o quê. Hoje precisamos de um defesa esquerdo e mais não sei o quê. Se amanhã estivermos em primeiro, precisamos de muito kompensan para a azia e de Gurozan para o melão.
Onde é que nesta análise mesmo entram os pontos roubados? Ou isso só merece análise quando estamos a cascar no SLbisnhaga? Ah mas oh Lion, se jogássemos a 300% estávamos em primeiros!! Sim e o Orelhudo só disse que se dependesse dele não ganhávamos nada, porque tem muita confiança na equipa do Bitória! É tudo légal e sem corrupção!! Isto que está a acontecer combate-se com 300% de esforço!!! Os árbitros cagam-se para o VAR e cometem erros de palmatória, mas a gente entretém-se a dar uns tiros no nosso navio… Ahhh desculpem… A fazer análises.
Vamos para um tiroteio armados com facas! E depois temos uns quantos dos nossos a bradar contra o facto de não conseguirmos dar-lhes um tiro. Se não os conseguimos atingir, a culpa é nossa, porque “..eu com aquela faca já tinha despachado uns quantos e até só com as mãos os comia!!” Ou ainda melhor “…Se o machado tivesse as mesmas oportunidades que a faca, de certeza que tínhamos limpo o sarampo a muitos deles! Ah o machado é deus e invencível! Dêem uma oportunidade ao machado!”. Ou um all time classic “se utilizarem os canivetes da nossa fábrica de certeza que não nos matam assim tão fácil”
Se calhar já se entretinham a apoiar mais do que a analisar dados enviesados. O Clube e a equipa precisam do vosso apoio incondicional e não das vossas análises. Desempenhem a vossa função e deixem de querer fazer sempre a dos outros.
Mas pronto. O que interessa é aparecer.
14 Novembro, 2017 at 20:24
Cinco estrelas
15 Novembro, 2017 at 3:05
E não é só os pontos roubados, e as bolas ao poste e à trave? Os campos em mau estado? E os dois jogadores que já nos mandaram para o hospital? Tudo conta e é isso as contas só se podem fazer no final da época! A propósito, já se podem fazer as contas da época passada?
Deixem-se da merda das análises e cantem, olhem que o raio do puto que não cantava ainda me está atravessado. Bora lá então todos afinadinhos. Começamos com qual?
15 Novembro, 2017 at 7:18
Nem mais. Sem o roubo do Moreirense (-2) e o potencial roubo com o carnide b (-2) já bastaria para estarmos em primeiro, ainda para mais porque o porco recebeu mais dois pontos com o carnide b (b de belem, porque o outro é b de braga).
E claro, nada disso importa destacar…. o importante é dizer disparates como o que o calendário do Sporting foi mais facil até ao momento que o do carnide (que ainda nem sequer teve um jogo grande) e que o do porco…. quando o Sporting teve de jogar na pré-CL e ainda teve três jogos com colossos europeus quando os outros andaram a jogar com basileias e besiktas….. afinal temos um calendário super facil e ainda não tinha percebido.