A poucas horas de se celebrar o Natal em família, os jovens de Alcochete ainda competiam nos seus respectivos campeonatos, num fim-de-semana totalmente vitorioso que nos permite dizer que também a formação ajudou este Natal verde, o mais verde de que há memória.
Numa partida disputada e em que os leões tiveram de cerrar os dentes e ir à procura do resultado, mostrando dificuldades em criar reais chances de golos, os Juvenis venceram o Sintrense e mantiveram a liderança da sua série (ainda que tenham um jogo a mais que o rival Benfica).
O Sintrense começou melhor, teve oportunidades claras para abrir o marcador mas haveria de pagar o preço dos seus falhanços depois da meia hora de jogo. Carlos Silva, o capitão e defesa de 16 anos, marcou o primeiro e descansou os corações leoninos numa altura que seria determinante para o resto da partida. Quatro minutos depois, Nuno Cardoso é agredido dentro de área, o jogador rival é castigado com vermelho directo e o mesmo Nuno converte o penalty que estabeleceu o 2-0 final.
O resto da partida foi um arrastar de tempo, sem que o Sporting conseguisse avolumar o resultado mesmo com mais um jogador e perante um Sintrense sem conseguir rematar à baliza leonina.
Neste momento a equipa tem 10 golos marcados e apenas um sofrido nos cinco jogos já disputados e só voltará a competição no dia 7 de Janeiro. Os sub17 apresentam uma equipa jovem, com muita qualidade individual e que parece finalmente ter encontrado o seu equilíbrio dentro de campo, estabelecendo uma sequência muito positiva neste final de ano. Bruno Tavares, Umaro Baldé, Carlos Silva, Nuno Cardoso, Jorge Ferreira e Felix Correia foram alguns dos maiores destaques nesta primeira fase da temporada, esperemos que muitos mais venham a surgir.
Já os Juniores deslocaram-se até ao Estoril e venceram a equipa da casa por 2-0, com golos de Pedro Mendes e Douglas Aurélio.
O Sporting entrou bem na partida, mostrou ao que vinha desde muito cedo e procurou o golo de forma a encarar o resto do jogo de forma mais tranquila. Logo aos 13 minutos, Elves Baldé assiste Pedro Mendes de livre e o mesmo inaugura o marcador num lance estudado. Foi o controlo total dos campeões nacionais a partir desse momento. Aos 24’ novo momento de laboratório, com a bola a chegar a Ricciuli que assiste Douglas Aurélio e fecha as contas da partida.
O Estoril conseguiu apenas um remate à baliza defendida por Gonçalo Pinto durante todo o jogo e ainda sofreu alguns sustos. Os sub19 tiveram várias oportunidades para golear, mas falharam na concretização.
A equipa ocupa o segundo lugar nesta fase (tem menos um jogo que o rival Benfica e clara vantagem no confronto directo) e será apenas uma questão de tempo até regressar à liderança e continuar o processo de crescimento numa posição privilegiada.
Uns primeiros meses de altos e baixos mostram um grupo ainda em construção, com menos qualidade individual que na passada temporada, mas vontade de dar a volta à situação. Tiago Fernandes tem agora a missão de continuar a vencer, a fazer crescer estes jovens atletas e a preparar miúdos para a vida de jogador profissional. Um caminho cheio de peripécias e responsabilidade, ou não fosse esta uma das melhores academias da Europa.
Para a segunda fase da temporada, pede-se mais consistência, mais rotação da equipa e que o título nacional volte para a casa onde nascem os grandes jogadores, se possível com uma excelente prestação europeia.
Bom ano a todos os atletas da Academia de Alcochete e que nos tragam mais alegrias!
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
26 Dezembro, 2017 at 18:08
O Natal…é uma vez por ano…!!
Mas Sporting…é todos os dias…!
Continuação de Boas Festas…!!
SL
27 Dezembro, 2017 at 0:05
Realmente o Natal não é “sempre que um homem queira”, é agora, na data definida que a tradição consumou.
Os efeitos do Natal em cada um de nós, como costumamos nós dizer, as “Graças”, essas sim, operam sempre e quando “um homem quiser” mas, muito particularmente, a 24 e 25 de Dezembro de cada ano, aquela em que a sua Comunidade decidiu (à falta de “opção científica” que, pelos vistos, nenhuma falta noz fez nos últimos 2.000 anos). Porquê? porque o fazemos em comunidade, todos em conjunto, todos com o mesmo fito. Assim, para quem o deseje, recebamos a entrada de Deus na História Humana e na História de cada um de nós, beneficiando da Graça que nos é dispensada em Belém de Judah.
Nesse espírito de Esperança; nesse espírito de Justiça e nesse espírito de Amor Familiar está presente o meu Amor ao Sporting também, porque ele é hoje um veículo da Justiça e da Verdade no mundo em que vivemos, Justiça e Verdade que, todos desejamos e nessa perspectiva, garanto ser bem aceite e bem vista a grande esperança que também me assiste que é a de que se nos faça Justiça em Verdade e o Sporting seja coroado este ano com o título de Campeão Nacional, no mês do Ano que mais me diz, o Mês de Maio.
Assim sendo a todos os meus Amigos Sportinguistas, católicos ou não, sem discriminações seja de que natureza que a nossa irmandade verde jamais previu, os votos de um muito Feliz Natal e que a Felicidade agora vivida se prolongue, sem intermitências nem hesitações pelo ano de 2018 fora, até final, incluindo as necessárias celebrações de VITÓRIA, no Marquês de Pombal, um gajo que provavelmente e se vivesse hoje viria a ser presidente do benfica, na senda de Vales, Azevedos e Vieiras e dos quais certamente se tornaria o expoente máximo, sem direito a contestação…
Abraços a todos.
26 Dezembro, 2017 at 18:27
Link para ver treino do Sporting, têm por favor ?
26 Dezembro, 2017 at 18:53
Então está a dar na Sporting TV…!
Os links que tinha deixaram de funcionar…
Abraço e SL
26 Dezembro, 2017 at 19:20
Off
Reforços no voleibol?
um colombiano e um gringo.
Quem siga a modalidade que diga de sua justiça…
26 Dezembro, 2017 at 20:08
Gringo?
26 Dezembro, 2017 at 20:10
Sie werden vorgestellt.
26 Dezembro, 2017 at 22:27
Desculpem o OFF, mas que absurdo os preços para sexta no Restelo…
Apetece mesmo já não ir.
26 Dezembro, 2017 at 22:52
Marcelo
Pitt
Slimani
Vietto
Vai ser um longo janeiro
26 Dezembro, 2017 at 23:04
A Maria Ribeiro não merece a desconsideração de passarmos ao lado do seu menu gourmet -agradeço o seu excelente resumo, óptimo para quem está em pausa de “mesa natalícia”
Deixo-vos uma sobremesa extra:
http://misterdocafe.blogspot.pt/2017/12/carregueirabenfica.html
Como estamos em época de boa vontade, da minha parte já escrevi que os apoio totalmente.
Se se sentem bem ali, como se estivessem em casa, só lhes digo que se deixem ficar, estão no sítio certo -quem sou eu para os contrariar?
26 Dezembro, 2017 at 23:09
manter o projeto de equipa em juvenis…
acrescentar-lhe mais algumas opções.
ainda há muito trabalho.
27 Dezembro, 2017 at 0:47
Off: bilhetes para a luz em Alvalade para quando à venda?
27 Dezembro, 2017 at 9:52
Na juve já há. 35.