Depois de uma AG agitada, mal conduzida e organizada, com grandes responsabilidades para Jaime Marta Soares, os principais pontos polémicos (6 e 7) foram adiados para dia 17 fevereiro.
Neste momento os sócios já têm suficiente informação sobre quais as alterações propostas, em alguns casos foram explicadas as razões para a mudança, as quais satisfizeram/esclareceram mais uns que outros. De qualquer modo, as pessoas estarão mais que nunca preparadas para votar em consciência se concordam ou não com as mesmas.
Continua, ainda assim, por responder porque surgiu este tema numa altura crucial da época e qual a real necessidade e urgência das medidas propostas. Aliás inicialmente foi dito que só entrariam em vigor dentro de três anos e aí ainda menos se compreendia essa urgência. No entanto, nos últimos dias foi anunciado que afinal o regulamento disciplinar iria entrar em vigor de imediato e não depois do final deste mandato.
Foi também referido o exemplo dos rivais, que podem ter normas que terão semelhança com as agora anunciadas, mas tal não será propriamente o argumento mais convincente, até porque sinceramente nunca os vimos exatamente como modelo a seguir pelo nosso clube… não esquecer que estas novas normas que facilitarão muito mais a suspensão/expulsão de sócios passarão a ser válidas não apenas para esta direcção, mas para toda e qualquer futura, exceto se por sua iniciativa as vier a alterar.
Alega o presidente que a maioria das alterações tem a ver com questões linguísticas… obviamente que numa embalagem as pessoas pouco se preocupam se esta tem muito ou pouco papel de embrulho, mas com o verdadeiro conteúdo.
Não há dúvida que BdC tem sido bastante atacado pelos rivais, por uma comunicação social hostil, e também por um ou outro adversário interno. Terá assim razões para se sentir amargurado e acossado, embora não possa negar que trava demasiadas batalhas, muitas das quais desnecessárias e que apenas o desgastam, tanto respondendo ao presidente do rival como ao comentador de vão de escada. A publicação de uma lista onde misturou pessoas que nem sequer são sócias (logo que nunca poderão estar sob a alçada disciplinar interna com os novos estatutos), com outras que fazem oposição lamentável como o Sporting Independente ou comentadores hostis como Ribeiro Cristovão, com outros que apenas o têm criticado mais ou menos intensamente, além de ter acusado diretamente um sócio de ter entregado um vídeo ao Record sobre a AG – uma coisa é a autoria eventual do vídeo outra é se foi ele a entregá-lo que são duas questões diferentes e ambas muito complicadas de provar, foi um ato incompreensível e mesmo irresponsável. Tornou estas pessoas alvos da ira de sócios sem juizo crítico e sem capacidade de pensar no que sentiriam se em vez de outros fossem eles a ser assim acusados, de forma leviana, tendo alguns de imediato começado a retransmiti-la. Ou seja, fez-se uma condenação sem julgamento e decretou-se uma sentença, mesmo antes do CFeD ter podido analisar os vários casos.
Posteriormente e com apenas dois dias de antecedência viria a convocar os listados para uma “sessão de esclarecimento” que foi filmada para as câmaras da Sporting TV onde de facto deu para perceber a variedade de acusações que pendia sobre cada pessoa, dando a entender que se tratavam de publicações em grupos fechados ou páginas pessoais de facebook, ficando por saber como teve acesso a tais conteúdos.
Quando justificou a remarcação desta AG, alegou que já não pode ir ao café, que vive com um recluso em casa, sofrendo pois muitas limitações na sua vida pessoal. A questão que surge de imediato é se de facto uma mudança nos estatutos vai alterar esta situação, ou se são os ataques ou críticas internas que lhe provocam todas estas situações. Penso que a resposta é claramente negativa. Também não me parece que seja por causa dos estatutos que a equipa de futebol está a entrar numa fase da época em que se nota o cansaço dos jogadores e em que as pessoas questionam mais uma vez as opções e o discurso do treinador, embora todas acreditemos ainda que nos vai dar mais alegrias… E de qualquer modo se a questão é impedir as críticas nas redes sociais, o que impedirá um sócio depois de expulso de o fazer, ainda com vigor mais redobrado, nem que seja com um perfil falso? Serão os novos estatutos?
Porém, neste momento já não está em causa o que os sócios pensam sobre estas alterações. Porque sabem que se menos de 75% votarem a favor destes pontos, o presidente apresenta a demissão, de acordo com o que prometeu quando marcou a AG. Ou seja, o que vai ser votado é um plebiscito sobre a continuidade ou não do presidente.
Ora, isto é colocar uma pressão difícil de entender sobre os sócios e entrar por um caminho perigoso, onde sinceramente acho que ninguém sairá vencedor e o Sporting poderá ser o maior derrotado.
Bruno de Carvalho foi reeleito com 86% dos votos numa votação muito concorrida, há quase um ano. Embora esta percentagem incluísse pessoas de diferentes sensibilidades, incluindo alguns que tiveram sobretudo temor da alternativa que se perfilava na figura de PMR, a legitimidade deste presidente ficou bastante reforçada. A franja de sportinguistas que não deseja que o presidente continue ou termine o mandato é muito reduzida. Portanto não se percebe porque se sente na necessidade de subir a parada deste modo. Capricho? Insegurança? Medo que a equipa de futebol baqueie e que isso possa levar a descontentamento que recairá sobre si e para isso sentiu necessidade de arranjar esta manobra de diversão?
Se esta fosse a razão, BdC devia ter mais confiança nos sportinguistas. A maioria saberá verificar e valorizar as condições únicas que têm sido dadas ao treinador Jorge Jesus e no final da época, (que é quando se deve fazer o balanço) depois de 3 épocas em que se investiu como nunca e se cedeu ao modelo preconizado pelo técnico, se as coisas correrem mal, será o treinador que deverá ser responsabilizado. De qualquer modo ainda estamos na luta pelas 3 competições, depois de termos vencido a Taça da Liga. Os sportinguistas confiam aliás que BdC também saberá fazer essa avaliação sobre a atuação do técnico. Além disso, não esquecem a excelente carreira do Sporting nas várias modalidades, em que, ainda recentemente se conquistaram mais dois títulos europeus em atletismo e em que estamos a discutir o título em andebol, hóquei, futsal (onde vamos mais uma vez disputar a final da UEFA Futsal Cup) e voleibol, além da excelente prestação no ténis de mesa. Ou seja, se as coisas correrem mal no futebol no resto da época, ninguém vai pedir a demissão de BdC. Nem tal faria sentido algum. Para além disso, o Carnide e o seu presidente estão finalmente a ser pressionados sobre o conteúdo dos emails e várias outras situações vergonhosas, que não permitiram mais à CS continuar a fingir-se de morta em relação ao tema. Obviamente que esta polémica no Sporting caiu que nem uma bênção dos céus por aquelas bandas e se houvesse dúvidas bastava ver o contentamento de escroques como Rui Gomes da Silva e André Ventura a comentarem as incidências da AG do Sporting.
Considerando tudo isto, chego então ao título do post. Haverá forma de ainda se poder encontrar uma solução aceitável e que não acentue as fraturas internas que se antevêem e se não desejam quer no dia 17, quer principalmente depois dessa data?
Analisemos os cenários… uma das hipóteses seria BdC nem sequer ter avançado com o reagendamento das propostas, tendo em conta a controvérsia gerada e a sua não urgência. Infelizmente, depois de ter insistido na sua votação e dramatizado a questão já não parece lógico supor que pura e simplesmente desista da ideia.
Por outro lado, tem obviamente a possibilidade de manter tudo como está em relação aos 3 pontos, avançar para a AG exercendo pressão sobre os sócios, que deixarão de votar sobre as propostas mas sobre a sua continuidade, correndo sérios riscos de provocar várias cicatrizes e fraturas no interior do clube, como se vê já em pessoas que apesar de tudo continuam a apoiar a sua permanência e a reconhecer o seu trabalho. Na verdade, muitos votarão a favor das medidas, não porque concordem com elas, mas porque querem que ele continue à frente do clube, mas a partir de agora terão muito menos disponibilidade para continuar a dar o mesmo crédito ao presidente que davam até aqui.
Acaba aliás mais um pretexto que tem sido invocado para os problemas e menor desempenho do clube, sobretudo no futebol, embora não se entenda como dois ou três casos isolados ou mais graves como o de André Figueiredo que trocou mails com Pedro Guerra, são assim tão uma ameaça tão relevante para o clube. Ou seja, BdC pagará na mesma uma fatura, apesar de aparentemente ficar com o seu poder e força reforçados. Será mais um capital de crédito que gastará, apesar de obviamente também existirem pessoas que nem pestanejarão na hora de votar favoravelmente as propostas. Além disso, criar-se-á mal estar, seguindo-se tentativas de ajustes de contas e vendetas internas que só criarão mais instabilidade no nosso clube e que não trarão nada de positivo. E relembro que os atuais estatutos já prevêem penalizações para quem desrespeite ou difame os órgão sociais…
Sendo assim, quais as alternativas? No meu entender há duas:
Na primeira hipótese, BdC mantém tudo como está, mas adia a AG para o final da época. Os sportinguistas podem assim focar-se no apoio à equipa e em tentar inverter este ciclo negativo que se iniciou recentemente, tentando ajudar à obtenção dos êxitos que todos queremos. Entretanto a temperatura interna arrefecerá, o próprio presidente que parece atravessar um período de alguma saturação e perturbação, poderá serenar e tranquilizar mais os adeptos e provavelmente a discussão nessa altura será muito mais calma.
Na segunda hipótese, BdC manterá a data do dia 17, deixando apenas de vincular a sua permanência no clube à condição dos 75% de aprovação dos 2 pontos iniciais. Pode na mesma submeter o ponto 3 (a sua continuidade) a votação e não tenho grande dúvidas que muitos que não quererão aprovar as alterações nos estatutos (pelo menos na totalidade das que são propostas) lhe dirão que querem que ele continue. Não se tratará de uma cedência mas de demonstração de consideração pelos sócios e pela sua sensibilidade, ao mesmo tempo que mantém a coragem de se submeter (e sem que fosse necessário) novamente a um “subfrágio” menos de um ano depois de ter sido reeleito por uma votação expressiva.
Qualquer destas duas alternativas me parece preferível à que se perfila e reforçará claramente a posição interna do presidente e defenderá os interesses do clube. Resta agora ao presidente Bruno de Carvalho e aos que o rodeiam, que infelizmente parecem muitas vezes contribuir mais para o agravar da agitação do que para serenamente encontrar as melhores soluções, refletir adequadamente sobre o assunto e sobre o que será mais positivo para a direção, adeptos, sócios e sobretudo para o futuro do Sporting Clube de Portugal.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Leoníssimo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
14 Fevereiro, 2018 at 10:18
Bom texto Leonissimo. Sempre bom ler o que escreves. Abraço
14 Fevereiro, 2018 at 10:20
Confesso que não entendo esta tempestade num copo de água criada por BdC.
Mas onde é que MAdeira Rodrigues e sus muchachos podem ser considerados oposição ??
Com isto só estamos a dar importância a gente que não a tem para a actualidade e futuro do Sporting.
Se a alteração dos estatutos nao for aprovada BdC devia continuar por não está escrito em nenhum lado no programa eleitoral que temos que aprovar todas as alteraçoes que queira fazer.
Chega de birras e chega de post sem sentido nenhum no Facebook toca a trabalhar que o tem feito muito bem até agora.
14 Fevereiro, 2018 at 10:46
Se achas que a oposição é o madeira rodrigues, olha melhor. A oposição é muito mais que isso, está é toda camuflada, só vem a terreiro as caras que sabemos.
14 Fevereiro, 2018 at 10:47
86 % há menos de 1 ano nas eleições com maior participação de sempre!!
Oposição? Deixem de ver fantasmas onde eles não existem!!
14 Fevereiro, 2018 at 10:51
Tu pensas de uma forma, eu penso de outra. Há oposição sim e bem manipulada
14 Fevereiro, 2018 at 11:15
Nem eu. Metem-se a ler blogs e facebooks e tomam a árvore pela floresta.
14 Fevereiro, 2018 at 10:24
Caro Leonissimo, desde que aqui escreves, eu de uma forma geral tenho concordado contigo. Pareces ser uma pessoa ponderada, com juízos de bom senso e que contribui de forma geral para a elevação do ambiente aqui na tasca.
Nesta vez não concordo contigo nalgumas conclusões e pressupostos. Há tempos para tudo e este não é o tempo de adiamentos nem voltas para trás é na minha opinião o tempo de apoio a quem tudo fez para salvar o nosso clube de uma morte anunciada e que sendo uma pessoa de ruturas, que todos conhecemos e elegemos por isso necessita dessas ferramentas para levar o trabalho até ao fim.
Chamaria a atenção para o facto de estas alterações aos estatutos não serem apenas um trabalho de Bruno de Carvalho, mas de todo o elenco governativo do clube eleito há menos de um ano, como ficou demonstrado na conferência/reunião transmitida no passado fim de semana pela Sporting TV.
Perguntar-me-ias se eu teria no lugar do presidente feito tido da mesma maneira e eu respoder-te-ia que não, teria esperado por um melhor timing e nunca poria em causa uma maioria absolutissima dada pelos sócios, mas eu não sou Bruno de Carvalho e este sendo único, foi por isso eleito e reeleito da forma como o sabemos e pelos motivos que conhecemos, apesar da azia dos nossos rivais e de alguns sportinguistas.
Por tudo isto eu irei pela primeira vez a uma assembleia geral sem ser eleitoral, para apoiar as alterações e a continuidade de toda a direção.
14 Fevereiro, 2018 at 10:32
Um dos que não teve tomates ou/falta de coluna vertebral para comparecer à convocatória dos “sportingados”, mas que tem tomates para escrever cartinhas abertas nos jornais:
Em primeiro lugar gostaria de esclarecer todos os sportinguistas sobre as razões que me levaram a escrever esta missiva num órgão de comunicação social. Com efeito, só o faço por recear que na assembleia geral do próximo sábado, 17 de fevereiro, não venha a ser possível realizar um debate assente em ideias livres expressas de forma livre e sem qualquer tipo de espartilho ou constrangimento que possa pôr em causa a liberdade de expressão de todos.
Mais: é importante referir que esta conclusão não acarreta em si uma crítica à assembleia geral do clube. Contudo, as clivagens agora existentes, motivadas por discursos exacerbados e pouco conciliatórios, criaram um iniludível clima, infelizmente propício a comportamentos menos adequados em dissonância com o espaço de reflexão e discussão séria como deveria ser a assembleia geral de qualquer instituição e deste clube.
Tendo ainda em conta a forma como, ao longo destes anos, o presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, partilhou as suas ideias e acusações, muito para além da comunidade leonina (estendendo-as mesmo a todo o país), quantas vezes servindo os interesses dos clubes rivais em questões que deveriam ser do foro interno do Sporting Clube de Portugal mas que, por via dessa permanente exposição mediática, se tornaram demasiado públicos e, não poucas vezes, demasiado confrangedores e alvo da chacota dos nossos rivais, acresce assim que me sinto legitimado a fazê-lo igualmente por este meio.
Como sócio deste grande clube, quero deixar a todos vós algumas reflexões que me parecem importantes para o futuro do nosso querido Sporting Clube de Portugal.
Começo por perguntar a todos vós se, do ponto de vista societário, é normal um responsável máximo de uma organização falar aos seus acionistas e/ou sócios da forma como o nosso presidente o tem vindo a fazer nestes últimos tempos, o que não deixa de ser ainda mais curioso quando somos todos nós, associados devotos e cumpridores do Sporting Clube de Portugal, quem lhe paga o salário para o adequado desempenho da sua missão. Será que os deveres de urbanidade e respeito a que estão obrigados os gestores das sociedades comerciais não é extensivo aos clubes desportivos?
É no âmbito da minha atividade profissional, e como advogado responsável, que nos últimos tempos fiz uma intervenção mediática com vista a suscitar por parte dos corpos sociais do Sporting Clube de Portugal uma reflexão relativa à forma como se devem proteger os direitos televisivos vendidos aos canais desportivos de acesso condicionado, pois as receitas provenientes da venda destes direitos são demasiado importantes para que não haja uma postura proativa dos clubes na defesa e proteção dos mesmos. Nesta mesma intervenção, sem qualquer intenção de criar polémica, afirmei que não me revia numa parte do discurso público do nosso presidente, tendo também afirmado ter votado nele no último ato eleitoral. Para minha surpresa, no dia em que o artigo foi tornado público, para além de ter sido qualificado de “azeado”, coisa que não sou, fui ‘carinhosamente’ apelidado de uma série de nomes que, por uma questão de educação e sentido ético, me escuso de repetir. Mas não seria mais importante, em vez de reagir a qualquer crítica da forma como tem feito, fazer um juízo de autocrítica e tirar desse mesmo juízo ilações para um Sporting mais ético e mais coeso?
PUB
A este propósito, não posso deixar de referir que reina hoje a forte convicção de que as organizações, tal como a sociedade, necessitam de um debate de ideias e propostas discutidas livremente, sem que coloquem em causa, obviamente, o rumo traçado no plano de atividades dos órgãos sociais eleitos.
Será que isto põe em causa o desenvolvimento de um mandato? Sinceramente parece-me que não, até porque qualquer oposição que exista, se é que existe neste momento, não tem massa crítica para pôr em causa o normal funcionamento dos órgãos sociais do clube – a não ser que se esteja a tentar encontrar um bode expiatório para algum eventual desaire em termos desportivos.
Nesta esteira, aproveito para agradecer e reconhecer o bom trabalho desenvolvido por este Conselho Diretivo quanto à forma como conseguiu devolver ao Sporting Clube de Portugal um espaço que é seu por direito próprio nas atividades desportivas ditas amadoras. Não menos importante foi o aumento do nível de competitividade da equipa profissional de futebol com um treinador de inquestionável valia que nos recolocou no mapa da discussão dos títulos. Contudo, para nós, sportinguistas, infelizmente ao cabo de cinco anos de gestão do clube pelo nosso presidente ainda não conseguimos ser campeões nacionais. Por isso penso que devemos todos refletir sobre se nos limitaremos a satisfazer a ideia de um mito ou se, ao invés, iremos todos, em conjunto e sem fraturas, arregaçar as mangas para devolver ao nosso clube a grandeza e a dimensão que continuam por atingir.
Ora, por tudo isto, e porque não vejo necessidade de uma maior concentração de poderes nos atuais órgãos sociais, apesar de muitas das alterações estatutárias propostas serem positivas, não me parece, por desnecessário, a criação de um regulamento disciplinar aparentemente virado contra aqueles que tenham a veleidade de discordar por razões técnicas e/ou éticas dos órgãos sociais. A este propósito, mais uma vez suscita-me dizer que ainda antes de Portugal ser um país democrático, já o Sporting o era por força dos seus estatutos e ‘governance’.
Por tudo isto espero poder debater estas questões na próxima AG de 17 de fevereiro livremente e sem constrangimentos.
Saudações Leoninas
António Paulo Santos
Sócio 39.919
14 Fevereiro, 2018 at 10:34
Linguística para boi manso dormir.
14 Fevereiro, 2018 at 10:44
bons falantes, fiquei com sono.
14 Fevereiro, 2018 at 11:14
BALELAS!
BALELAS!
FALAR DAS ALTERAÇÕES E DO RD… NÉPIAS!
Estes aziados é tudo igual… Levantar espiga, sim… Discutir quando chega a hora… levantam-se e fazem de Margaridas, Ruis e João Pedros…
Não se perdia nada se o nº de sócios caisse um pouco. Há purgas necesárias.
14 Fevereiro, 2018 at 11:18
Mais um com saudades do clube-empresa…
tafoder home!
14 Fevereiro, 2018 at 10:39
este é mais um post insidioso escrito de maneira a levar os Sócios a abster-se, votar contra ou nem aparecerem.
respondendo ao titulo, trapézio com ou sem rede? está nas mãos dos sócios, ou BdC (rede) ou os outros (sem rede)
14 Fevereiro, 2018 at 10:50
Okenite, eu considero os sportinguistas inteligentes e que pensam pela propria cabeca.
Não somos manipulaveis por este tipo de post ou por certos comentários.
Espero não estar enganada.
14 Fevereiro, 2018 at 11:10
Isso não invalida que o post seja insidioso.
Dia 17 vamos saber se os sócios são tudo isso.
Não esquecer que por “inércia mental” passamos 20 e tal anos de croquetes…
Vamos ver se caimos de novo por uma questão de ódios e estados de espirito.
14 Fevereiro, 2018 at 10:48
posso chamar depois ao benedito, madeira etc ( nome ficticios ) de drogado, ladrão , vigarista, cabrão etc ?
14 Fevereiro, 2018 at 10:56
Nao digo que nao mereça porque o gajo e um verdadeiro palerma mas se o madeira rodrigues ficasse muito afectado com o que lhe chamam ja se tinha suicidado…
14 Fevereiro, 2018 at 11:09
então vais ter supresas que nem imaginaste que seria possivel se alguns desses forem presidentes.
14 Fevereiro, 2018 at 11:31
tens duvidas que esse palerma NUNCA vai ser presidente?
As vezes nem sei o que andamos para aqui a discutir…
14 Fevereiro, 2018 at 11:54
esse palerma é carne para canhão, falta o capitão.
14 Fevereiro, 2018 at 12:08
Esse não é da Young Network?
14 Fevereiro, 2018 at 12:09
Esse (que por sinal gosta muito de ti )só vai aparecer aqui na 6ª feira para tentar dar a catequese
14 Fevereiro, 2018 at 12:30
também a dás diariamente, pagam bem ?
não me digas que é voluntariado
14 Fevereiro, 2018 at 13:18
5000 e ir por mês + carro + despesas mensais 🙂
14 Fevereiro, 2018 at 14:18
declarados ?
é que eu não acredito na tua gente, não sei porque
14 Fevereiro, 2018 at 14:21
Ébvio que é pela porta do cavalo!
E é pago em cash.
Quanto ao carro é de uma empresa onde um dos financiadores é Administrador 🙂
14 Fevereiro, 2018 at 15:04
agora já sei a razão de nunca ter confiado em ti, um croquete nunca deixa de ser um croquete mhammhammahammm.
14 Fevereiro, 2018 at 12:11
Como outros já foram… Mas como já lá não estão, agora é disparar à vontade.
14 Fevereiro, 2018 at 13:13
Foram. Porque tiveram palavra. Coisa que é desconhecida para ti
14 Fevereiro, 2018 at 15:47
Faz o que queres que o BdC faça: Tás caladinho e não respondes!
Xô!
14 Fevereiro, 2018 at 12:29
falta o capitão sonso.
vai pela sombra.
14 Fevereiro, 2018 at 18:30
São dois e irmãos. Também escrevem na página do Saraiva e na do presidente, como consta do auto sobre um processo de difamação perdido por este último.
14 Fevereiro, 2018 at 11:02
BdC vai de vela, única e exclusivamente, porque quer.
Da minha parte vou estar eternamente agradecido pelos 2 primeiros anos da sua presidência e agradecido pelos restantes.
14 Fevereiro, 2018 at 11:07
Quem vier, também vai agradecer… certinho!
14 Fevereiro, 2018 at 11:10
É o único consolo, que os compromissos assumidos com os bancos permitam uma gestão responsável por quem vier.
14 Fevereiro, 2018 at 11:15
Responsável…
Pois.
Tá bem.
14 Fevereiro, 2018 at 11:06
Mas os Sportinguistas são um bando de atrasados que não conseguem separar o que é “administrativo” do que é “operacional”???
Esta merda de “coitadinhização” é que me deixa piurso.
Só vota quem for maior de 18 anos… logo, é adulto e responsável pelos seus actos.
Agora uma das hipoteses era adiar a AG? Eu imagino o que não seria…
Mas por acaso as alterações e o RD implicam assim tanta paranoia que não possa ser discutido em qq altura? Coitadinhos dos sócios… só podem pensar em abanar a bandeirinha e levantar o cachecol…
Querem votar CONTRA, votam CONTRA!
Querem votar a FAVOR, votam a FAVOR!
Acabou…
Agora… façam-no em consciência. Leiam. Informem-se. Esclareçam-se.
Agora isto de fazer os Sócios de “inimputáveis”? Mas não eramos nós os diferentes? Mas somos nós que fazemos lançamento de cadeiras nas AG’s?
As alterações estão feitas. Ponderem e decidam. PONTO! Sejam homenzinhos e mulherzinhas, assumam a vossa atitude e deixem-se de xiliques e de traumas…
É o Sporting que está em causa, não o estado de espirito de NINGUÉM!
14 Fevereiro, 2018 at 11:16
Só no SCP é que ainda podem restar duvidas entre a continuidade ou não da direção.
Acordem.
14 Fevereiro, 2018 at 11:23
Pergunto só isto, para mudar a agulha até sábado:
Nesta fase de hipotéticas eleições, onde estão as alternativas para darem confiança aos sócios que acham que o clube não volta ao passado?
Não seria de apareceram agora?
É que só vejo o PMR ou Severino. E isto é corja.
14 Fevereiro, 2018 at 11:27
Eu vejo a coisa de forma diferente.
Somos mais de 150 k sócios.
Não tenho dúvidas nenhumas que neste universo temos muita gente capaz de levar o barco para a frente! Não alinho na teoria “Bruno ou os Croquetes”
E estou a falar de gente que não é “oposição” ao Bruno e por isso não tem que assumir rigorosamente nada agora.
Gente que só se assumirá em cenário de eleições e se Bruno não for candidato!
Ou seja gente…que apesar de não gostar de muita coisa em Bruno, em termos globais continua a querê-lo como Presidente.
14 Fevereiro, 2018 at 11:35
“Não tenho dúvidas nenhumas que neste universo temos muita gente capaz de levar o barco para a frente!”
Ultimas eleições: BdC vs… PMR!!!
Tá uma lista de gente que nunca mais acaba.
Agora sim, sabe bem chegar-se à frente. Na merda é que poucos ou nenhuns querem mexer…
14 Fevereiro, 2018 at 11:38
Abrindo uma excepção…
Se fosses um gajo HONESTO, que não és…. tinhas citado esta parte
“Gente que só se assumirá em cenário de eleições e se Bruno não for candidato!
Ou seja gente…que apesar de não gostar de muita coisa em Bruno, em termos globais continua a querê-lo como Presidente.”
P.S. Arranja uma Mulher ou um Homem que te ature, pois é esse claramente o teu problema!
P.S. 2 Não voltas a ter resposta minha tão depressa, pelo que podes ganir à vontade!
14 Fevereiro, 2018 at 11:48
Tu, fazes aquilo que queres obrigar o BdC fazer:
Ficas mas é caladinho e não ligas ao que eu escrevo!
PONTO!
14 Fevereiro, 2018 at 15:34
Um gajo esperto escreveu, a propósito disso:
“… alguns adeptos do Sporting (…) foram revelando (a meu ver) alguma falta de imaginação (…) ansiando por um Presidente mítico, que seja um leão com a Doyen e um cocker spaniel na tribuna, um Bonaparte na sala de reuniões e uma Elena Ferrante na sala de imprensa, uma louca na cama, mas uma lady na mesa”
“Talvez haja um Bismarck potencial em cada esquina do Campo Grande, mas num clube em que, nos últimos atos eleitorais, se apresentaram alternativas tão empolgantes como Pereira Cristóvão, Zeferino Boal, Madeira Rodrigues, Carlos Severino e o treinador do Setúbal, não será má ideia atenuar alguma dessa fé no património interno de talento, carisma e qualidades de liderança”
14 Fevereiro, 2018 at 11:29
por ai ves a cobardia, estão a espera que a direção caia para se assumirem como salvadores da patria, amen.
nunca gostei de cobardes, sonsos, sombras.
14 Fevereiro, 2018 at 11:36
Porque razao haveria alguem de pensar o que fosse sobre isso nesta altura da vida do clube?
Ha o severino e o PMR que nao contam. Agora a 3 anos das eleiçoes porque haveria de haver alternativas viaveis? Nao ha nem vai haver. Se por acaso BDC nao obtiver os votos e aparecer alguem “novo” 1 ou 2 semanas depois da AG nao tem para mim credibilidade.
Se BDC sair so acredito numa alternativa que se forme a partir dessa data e isso leva tempo.
SL
14 Fevereiro, 2018 at 12:18
Sim, no imediato.
Mas depois da confusão e tendo em conta a situação que o próprio bruno se colocou (e ao clube), não seria de esperar no tal universo de 150k sportinguistas o tal “benedito”, ou “andorinho”, ou sei lá quem?
Atenção às aspas 🙂
Alguém que tu pudesses dizer: “quero ler as propostas deste gajo Estou curioso sobre o rumo que pretende para isto, numa fase em que o clube está apetecível”.
É que o PMR, Severino, Abrantes Mendes, etc… alguém quer sequer ouvir?
14 Fevereiro, 2018 at 12:37
Se esse cenario se colocar tenho a certeza que alguem com valor vai aparecer.
Esta teoria da “obrigatoriedade” do regresso ao passado nao tem pes nem cabeça (o ultimo a dizer eu ou caos chama-se Godinho Lopes…) embora perceba bem a preocupaçao.
Acho tambem que vai ser muito dificil perceber bem as intencoes de cada um porque os croquetes nao morreram e nem todos tem “croquete” (atençao as aspas – e aos apendices) escrito na testa como o PMR. No entanto ja mostramos uma vez o que queremos e vamos continuar a fazer o mesmo.
Nao tenho conhecimento de nada do que se escreve por ai de candidatos que sao testas de ferro do benfica e etc… (acredito que mesmo quem escreve isso deve saber pouco ou nada mas enfim…) mas nao me custa acreditar nessa possibilidade (estado lampianico no seu melhor). Por isso e escutar tudo com muita atençao e ter um olho em cada cabelo para nao sermos aldrabados.
Continuo a achar que se por acaso bdc “cair” nesta AG, se vai candidatar apos “periodo de reflexao e pedidos de varias familias” por isso… E igual ao litro porquea sua lista tera outra vez vitoria com maioria significativa.
14 Fevereiro, 2018 at 12:42
Ireland e Brave, , com muitas aspas ou sem aspas e apêndices é tão enternecedor e confortante ouvir estes comentários, que dou comigo a pensar, se realmente se estão a referir ao Sporting e a BdC.
14 Fevereiro, 2018 at 14:04
Estou aqui para te confortar.
Missão cumprida.
14 Fevereiro, 2018 at 18:10
Malcolm,
Desculpa mas nem percebo o que queres dizer com isso.
14 Fevereiro, 2018 at 18:18
Conforta e não questiones.
14 Fevereiro, 2018 at 18:32
É melhor 🙂
14 Fevereiro, 2018 at 18:27
Fácil, acho que estamos perante uma situação bastante complicada e extremamente importante para o futuro do clube, admito que desnecessária, e perante quer o teu, quer o comentário do Brave, parece um cenário de “normalidade”.
Por exemplo, achares que BdC, se cair se recandidata, gostava muito de acreditar nisso. Achares que alguém de valor vai aparecer, duvido que alguém credível esteja disponível para enfrentar o lodo que é neste momento o futebol em PT.
Basicamente, foram 5 anos de muitas batalhas, de muita exposição, de constantes ataques vindos de todos os lados, batalhas que estão ainda longe de terminar, admitir que possa aparecer alguém para assumir a luta, parece-me irrealista, quando muito, pode aparecer alguém para negociar as tréguas, resta saber a que custo!.
Por isso, gostava de ter o v/ optimismo, mas não tenho e quero muito acreditar que eu esteja errado.
Podia desenvolver um pouco mais as ideias, mas não me parece que seja relevante e tornava esta pequena explicação demasiado extensa.
14 Fevereiro, 2018 at 12:10
Como diz o Ireland, as eleições são só daqui a 3anos, porque haveria de existir alguém ja com tudo preparado?
14 Fevereiro, 2018 at 12:12
HAHAHAHAHAHAHAAHAHA
14 Fevereiro, 2018 at 12:12
Noticia de ultima hora:
“Bruno de Carvalho vira D. Quixote e luta contra moinhos de vento. “
14 Fevereiro, 2018 at 11:25
Crise?
Eu só vejo crise de histeria com as bandeirinhas do 25 de abril e cravos nos dentes.
Deixem de ser ridiculos, leiam e votem em consciência!
Sejam sérios com o Sporting e deixem-se de MERDAS!
14 Fevereiro, 2018 at 11:26
Sejamos claros.
É do domínio público, que há sócios que são traidores, ou desleais, existido ainda entre eles os tais que sofrem de azia constante (para não lhes chamar outra coisa), que têm andado a enviar E-mails com informações particulares do SCP (para inimigos externos do nosso Clube).
É este o procedimento desta gente hipócrita, desde que perderam as últimas eleições. Há um ano que andam nisto. Ou mais. E não esquecer, fazem-no com a ajuda dos slb, (participando em almoços e jantares de grupinhos) que também não tem interesse nenhum que exista um SCP forte e unido.
Numa primeira oportunidade, pimba, pumba, aí estão eles, a destabilizar, a bloquear , se possível, o excelente trabalho desta direção. Refiro-me concretamente à última Assembleia Geral. Pessoas como Carlos Severino e Madeira Rodrigues foram exemplo disso que estou a escrever.
Com desfaçatez, estes mesmos, e mais alguns elementos do grupo, de certeza, que irão estar presentes no dia 17, mas por outro motivo, votar contra o projeto de Bruno de Carvalho.
Este, sim, é o grande objetivo deles. Derrubar Bruno de Carvalho.
Sejamos precisos e concisos, esta tal minoria, está-se completamente a borrifar para a alteração dos Estatutos e da criação de um regulamento disciplinar para o SCP.
Este é que é o foco principal deles.
Querem eles lá saber dos Estatutos e Regulamentos Disciplinares para alguma coisa!
Dia 17, há que votar e legitimar as pretensões destes Órgãos Sociais do SCP que apenas pretendem modernizar e engrandecer a Instituição que honram!
Bolas. Que tristeza. Há pessoas que não querem entender. Não querem mesmo. Ou tentam fazer dos outros idiotas. Especialmente com falinhas mansas.
Mas estou certo, que hoje em dia, maioritariamente, os Sócios do Sporting Clube de Portugal já sabem distinguir o joio e o trigo.
E no dia 17 que o façam definitivamente!
Força SCP.
Força Bruno de Carvalho.
SpooooorrrrrrrrrrrrrtiiiinG!!!
14 Fevereiro, 2018 at 11:28
Estranho…
Ainda não ouvi ninguém a dizer que o Carlos Vieira está a fazer birra.
14 Fevereiro, 2018 at 11:38
estranho não é ?
estão a tentar não mexer nesse assunto para não provocar mossa de tanto o elogiaram e que era mais importante que bdc.
não é bdc que cai é todos os orgãos sociais.
carlos vieira está farto de colocarem o seu trabalho em causa, a sua sinceridade por via bdc quando atacam as finanças do clube, as desconfianças, as calunias, as mentiras de quem tanto deu ao clube.
se eu fosse carlos vieria ?
vão para o caralho que vós foda
14 Fevereiro, 2018 at 11:40
Não queria por nada que a direcção caisse…
Mas confesso, para andar lado a lado com gente merdosa, um pedacinho de mim gostava que a Direcção fosse à sua vida e que deixasse a criança no colo dos iluminados. Claro que os primeiros tempos seriam tranquilos porque a coisa está sob controlo… Eu queria era ver depois.
14 Fevereiro, 2018 at 11:47
acredita, eu não quero ver nada disso, porque já se sabe que o “depois” ia ser uma bela merda!
Íam mamar até secar tudo, pois para os “outros” que lá estiveram o clube que se fodesse, a feira de vaidades estava acima de tudo.
14 Fevereiro, 2018 at 11:57
Eu faria o funeral no meu coração e cagava de alto.
Esta gente merdosa NÃO PODE SER (D)O SPORTING.
Por isso…
14 Fevereiro, 2018 at 11:40
Eu vou lá, vou votar sim, porque já li as alterações e nada vejo de prejudicial nelas, quem passa a vida a insultar a direcção e acima de tudo o Presidente, poderá estar contra esta alteração dos estatutos, aqui não se quer liberdade de expressão, quer-se poder soltar a lingua e dizer mal de tudo, dia sim dia sim, mas estejam descansados, a direcção não vai mandar a policia judiciária vir cá investigar quem são os nicks para lhes poder aplicar a medida disciplinar, e como quem aqui diz mal, alguns não são sócios, outros são mas não vão ás AG´s e se vão estão lá no canto calados…nada têm a temer.
Quem te a temer são os Severinos e outros montes de esterco parecidos, os que publicam o número de telefone da mulher e filha do Presidente para que elas sejam insultadas, esses são merda pior que a lampionagem.
Mas lá está, também gostavam que alguém começasse a chatear as vossas familias com telefonemas anónimos.
Pimenta no cú dos outros é refresco, não é?
Por isso eu vou á AG, voto SIM e espero que a votação seja de braço no ar, para que se veja quem não concorda com o trabalho desta direcção.
Os estatutos neste momento estão obsoletos e obviamente terão de ser revistos, se não for agora será noutra altura, mas há tanta gente que opina e não leu nada que tenha a ver com as alterações propostas na AG de dia 17.
A coisa é tão simples como isto:
– Se as pessoas agirem normalmente e nada de grave fizerem só poderão estar tranquilas pois o regulamento disciplinar nunca lhes será aplicado.
– Quem acha que o trabalho desta direcção tem sido positivo e o clube estã bem melhor que há 5 anos atrás, vota SIM.
– quem acha que o facebook é mais importante que o trabalho feito e que a direcção está a lesar o clube, vota NÃO.
Tudo o resto, são apenas ressabiadisses, as quais tenho dificuldade em adjectivar.
Fiquem bem e votem em consiência (se a tiverem)
14 Fevereiro, 2018 at 11:42
CARALHO, POR AQUI?!
BONS OLHOS TE VEJAM!
FALTAM AQUI MAIS UNS QUANTOS PARA PÔR O DEDO NO NARIZ.
ABRAÇO, MÃOS DE FERRO!
14 Fevereiro, 2018 at 11:44
abraço Saké Man!
Agora vou aparecendo mais amiúde, pois não prometi a ninguém que nunca mais aparecia por cá, apesar de uns quantos me quererem ver pelas costas, não é por eles que vou deixar de cá vir dar a minha opinião, que é tão válida como a de todos.
Há quem, escreva muito e não diga nada, eu escrevo pouco mas fica claro o que penso.
SL
14 Fevereiro, 2018 at 11:55
Eu disse várias vezes que saia e não voltava… que batia com a porta.
Mas que culpa tenho eu que a porta seja rotativa… 😉
E como eu já assumi que é dificil largar o habito, fico com a minha consciência tranquila. 😀
14 Fevereiro, 2018 at 12:02
saí na altura porque não concordei com a distinção que o Cherba estava a dar aos clientes, para uns era vinho de pacote, para outros era do Dão, e eu como não bebo do de pacote saí e fui beber para outro lado.
Mas lá está, tenho aqui amigos verdadeiros, não virtuais e isso pesa um bocado, pesa também equilibrar as forças, pois a conversa do “eu sempre votei BdC mas….” é conversa para croquete dormir.
Cá estarmos para o que der e vier!
14 Fevereiro, 2018 at 23:06
Bons olhos te vejam Mário
14 Fevereiro, 2018 at 15:39
Muito bom!
Acabar-se de vez com este patético “ele vai comer criancinhas ao pequeno almoço”.
SL
14 Fevereiro, 2018 at 17:23
exactamente Placebo, há pessoas que assim pensam, infelizmente!
14 Fevereiro, 2018 at 18:44
Ainda não foi acusado de pedofilia… o que me admira.
Isso e ser necrófago, como as ienas que o atacam…
14 Fevereiro, 2018 at 11:59
Votei Bruno e votava ainda outra vez, mesmo que ele não ganhasse o campeonato nestes três anos. Grande trabalho na gestão. Na comunicação é que já torço o nariz. Resumo dos acontecimentos como os entendo. BdC precisava levantar a voz para se fazer ouvir, marcar o seu território, fazer com que os adversários tivessem que contar com ele – CERTO. BdC responde e ataca Vieira, Pinto da Costa, e apaniguados – CERTO. BdC responde ao porteiro do prédio da sogra que o insulta no Facebook- ERRADO. BdC atira-se a sócios sportinguistas que não concordam com ele -ERRADO. BdC diz que há falta de militância, porque ele trabalha 24 h por dia e nós não – (NEM SEI QUE DIGA). BdC vai-se embora se não lhe dermos conforto eleitoral a cada 10 meses – BOA VIAGEM!
14 Fevereiro, 2018 at 12:06
“BdC atira-se a sócios sportinguistas que não concordam com ele -ERRADO.” ERRADO!
“BdC diz que há falta de militância, porque ele trabalha 24 h por dia e nós não ” ERRADO, NUNCA DISSE ISSO (quem conta um conto… acrescenta um “e nós não”)
“BdC vai-se embora se não lhe dermos conforto eleitoral a cada 10 meses”
ERRADO… Que eu saiba, está no clube há 5 anos e foi eleito duas vezes.
14 Fevereiro, 2018 at 12:00
E voltam à carga com as conversinhas de merda….
Dia 17 lá estarei para aprovar TODOS os pontos necessários para garantir o futuro do Sporting.
Espero que todos os Sportinguistas com a mínima noção façam o mesmo.
14 Fevereiro, 2018 at 12:19
Quero realçar que há aqui malta que acha que esta AG é um capricho/birra do Presidente.
No entanto percebam que as alterações já faziam parte do programa que 86% votou !
O presidente só quer que o deixem trabalhar como ele acha melhor !
Se isso implica alterar estatutos pouco modernos e pouco flexíveis não vejo qual é o drama !
Faço minhas as palavras do Álvaro num post mais acima:
Facto 1 – As alterações aos Estatutos são um imperativo legal (para os adequar ao novo Código Associativo), são o cumprimento de promessas do Programa sufragado nas últimas eleições por 90% dos sócios que votaram nas eleições mais concorridas da História do SCP, e são, sobretudo, um instrumento de modernização do clube (que completa a sua democratização).
Facto 2- A criação de um Regulamento Disciplinar são uma ferramenta imprescindível para enquadrar com mais justiça e mais direitos de defesa e poderes de acusação as situações de eventual infracção disciplinar.
Facto 3 – quer as alterações aos Estatutos, quer o Regulamento Disciplinar não são um capricho do Presidente; para além de serem uma imperativa necessidade do Clube eles nem foram proposta de BdC (a redacção esteve a cargo de um grupo coordenado por Carlos vieira e o Regulamento foi pedido pelo CFD)
Facto4 – No Regulamento Disciplinar proposto para o Sporting, as infracções ficam sob alçada do CFD que inquire o infractor , ouve as testemunhas arroladas ao processo e decide pela sanção ou sua ausência; desta decisão do CFD pode sempre o inquirido recorrer à AG, tendo esse recurso efeito suspensivo imediato da sanção até à realização dessa AG.
FACTO 5 – O Presidente e o conjunto dos Órgãos Sociais do SCP entenderam (e bem) os acontecimentos da última AG como uma ausência de apoio militante à sua (dos Órgãos Sociais) visão de modernização e eficácia estatutária para garantir melhores possibilidades de sucesso na gestão do Clube.
FACTO 6 – Em função desse acontecimento, os Órgãos Sociais querem fazer (e bem) da próxima AG uma prova de fogo no teste à verdadeira militância dos sportinguistas. Essa ruptura é a ruptura mais necessária de todas: mostrar que queremos realmente apoiar a mudança, que queremos realmente que o Sporting seja dos Sportinguistas.
É um risco? Pois é, mas felizmente votei num Presidente que não tem medo de assumir o risco pelo bem do Clube. Porque este não é um risco fútil ou um capricho do Presidente. Não este é um momento de VERDADE para o Sporting e os Sporinguistas. E estas rupturas não escolhem timings. Isso era para os “politicamente correctos” do antes de BdC; esses momentos não existem com este Presidente; não há timing certo ou errado para mudar o Clube; com esta Direcção , finalmente, o timing certo para a mudança é ONTEM … porque querem um amanhã melhor.
14 Fevereiro, 2018 at 12:22
Para não dizer que o trabalho feito não é só do Presidente.
Querem apontar birras, apontam birras a TODA A DIRECÇÃO: Ao Bruno, Ao Carlos, Ao Rui…
Mas pronto… o BdC é que é o Birrento!
PS: Continuo admirado porque ninguém criticou a Birra do Carlos Vieira em relação ao João Pedro Rodrigues no Domingo. Muito curioso…
14 Fevereiro, 2018 at 12:58
A “birra” do Carlos Vieira foi uma entrada a pé juntos. Adorei a forma como ele trucida o coiso.
🙂
14 Fevereiro, 2018 at 12:19
Alguém me sabe dizer quem raios é a Maria Cavaco que constava na Lista dos Azedos?
É a mulher do Cavaco Silva? Ou será que…
14 Fevereiro, 2018 at 18:50
Pois … em termos de azia … até poderia ser ….
14 Fevereiro, 2018 at 12:22
Em relação à AG:
– BdC vai obter as %s exigidas sem qualquer dificuldade. O receio que os croquettes voltem ajudará muitos indecisos a votar favoravelmente;
– Acho estas exigências totalmente descabidas e é um contradição entre o que ouvi na AG e o que agora sabemos;
– As eleições em Março traziam instabilidade mas uma AG em princípios de Fevereiro, não;
– As alterações aos estatutos, pelo menos no que toca a regulamento disciplinar, vão evitar BOLA;
– Dizer que o método de Hondt falhou porque a lista vencedora ficou com os lugares todos é uma péssima razão e falacciosa;
– Obrigar as listas a terem que apresentar uma candidatura a todos os órgãos é diminuir a pluralidade de representação nos mesmos;
– Totalmente a favor da extinção do CL. Extinção mesmo não substituição por um órgão consultivo que prestará “homenagem” aos anteriores conselheiros.
Para mim, a posição de BdC não sairá reforçada deste episódio mas espero celebrar com ele e JJ no Marquês este ano.
14 Fevereiro, 2018 at 12:29
– Comparar eleições com AG´s… TOP! Check!
– BdC vai obter as %s exigidas sem qualquer dificuldade. Claro que sim, por isso ele colocou a fasquia baixinha…
14 Fevereiro, 2018 at 12:38
A fasquia que ele colocou ter sido baixa ou alta é irrelevante para o que escrevi. A grade que o Schaars me deve aposto-a aqui: BdC vai obter acima dos 80%. Na boa.
14 Fevereiro, 2018 at 12:45
Peço desculpa… Retifico o que acima escrevi.
A fasquia foi colocada pela DIRECÇÃO!
E as %s exigidas também foram exigidas pelas DIRECÇÃO!
Assim sim!
14 Fevereiro, 2018 at 13:20
A fasquia foi colocada porque tinha que ser colocada nesse valor. Não foi arbitrário, não foi para mostrar que não tinha medo ou seja o que for:
“Artigo 69°
(Alteração dos estatutos)
As deliberações sobre alterações dos estatutos exigem a maioria qualificada de, pelo menos, três quartos dos votos dos associados presentes.”
14 Fevereiro, 2018 at 13:26
Olha outro. Isso assim não vale:)
14 Fevereiro, 2018 at 15:12
Caro RICARDO LEÃO já aqui disse que o amigo tem a haver com o Ricardo Leão do Camarote Leonino como o Sr me disse que eu devia ter bebido demais e como eu não bebo álcool, solicitava ao Cherba e ao Sr. um encontro em Alvalade para tirarmos todas as dúvidas. Se não for assim como eu tenho a certeza que é,vou-lhe pedir muitas desculpas.
14 Fevereiro, 2018 at 15:13
“como o Sr me disse que eu devia ter bebido demais”
Errado!! Está a fazer (mais uma vez) confusão
Essa resposta foi para o Marokas.
14 Fevereiro, 2018 at 18:33
É pá, não queimes o homem por inteiro. A ignorância em relação aos Estatutos, à História e a tudo o que se relacione com o Sporting é gritante, mas queimá-lo assim é complicado de recuperar.
14 Fevereiro, 2018 at 18:43
Nem chegas a madeira… és apenas serradura.
Agora tá caladinho e não ligues ao que digo, faz como queres amordaçar o Presidente.
Seja coerente.
14 Fevereiro, 2018 at 12:47
Olha, já agora…
O que achaste da inacreditável BIRRA do Carlos Vieira? Então ele vai responder daquela maneira bruta ao JPR? Estranho… Nem parece dele!
Venha de lá essa critica.
14 Fevereiro, 2018 at 13:30
Comparas uma resposta do Carlos Vieira a um sócio dada numa sessão de esclarecimento com uma atitude tomada pelo Presidente numa AG, onde começou por dizer que os sócios eram soberanos e que votassem como quisessem para depois mudar e colocar como condição para a sua continuidade? Check!
14 Fevereiro, 2018 at 13:41
Isso é manipular um pouco a cadeia de acontecimentos.
a) A AG, no meio de muito ruído e insultos, preparava-se para adiar a discussão/votação de um trabalho efectuado pela Direcção.
b) Considerando o exposto em a) , a Direcção sentindo-se desrespeitada decide não esperar sequer pela decisão/votação do adiamento e retirado os pontos contestados da agenda e informa que na 2ª Feira em reunião dos OS tomava uma decisão.
c) Na segunda feira, apôs reunião de TODOS os OS, a decisão de TODOS os OS é marcar nova AG para discussão e votação dos pontos boicotados e tendo em consideração o exposto em a) e b), considera a sua aprovação essencial para a continuidade de TODOS os OS.
14 Fevereiro, 2018 at 14:44
Manipular? É que eu ouvi BdC no discurso de abertura dizer que os sócios eram livres de votar os pontos como bem entendessem. Chegou inclusivamente a dizer que era irrelevante ou não queria saber (não posso precisar e não pretendo dizer ipsis verbis) como os sócios votariam porque seria a sua vontade e como tal acataria.
Depois mudou e passou a ser condição sine qua non para a sua continuidade. Onde está a manipulação, na posição de BdC?
14 Fevereiro, 2018 at 17:45
Percebo que para ser melhor entendido, necessito de alterar (em maiúsculas o comentário anterior. Aqui vai, talvez fique mais claro a cadeia de acontecimentos:
a) A AG, no meio de muito ruído e insultos, preparava-se para adiar a discussão/votação de um trabalho efectuado pela Direcção, CUJA APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO, DEIXOU CLARO, RESPEITAVA A VONTADE DOS SÓCIOS.
b) Considerando o exposto em a) , a Direcção sentindo-se DESRESPEITADA E INSULTADA decide não esperar sequer pela decisão/votação do adiamento e retirado os pontos contestados da agenda e informa que na 2ª Feira em reunião dos OS tomava uma decisão.
c) Na segunda feira, apôs reunião de TODOS os OS, a decisão de TODOS os OS é marcar nova AG para discussão e votação dos pontos boicotados e tendo em consideração o exposto em a) e b), considera a sua aprovação essencial para a continuidade de TODOS os OS.
14 Fevereiro, 2018 at 14:27
check
carlos vieira está farto que colocam via bdc duvidas sobre a sua pessoa em relação as finanças do clube, calunias. mentiras.
não é bdc que cai mas sim a estrutura toda com o homen forte que contribuiu fortmente para o plano da recuperação do clube.
check
14 Fevereiro, 2018 at 15:37
Ah, foi uma mera resposta…
14 Fevereiro, 2018 at 15:38
Impressão minha ou os sócios continuam a poder votar como quiserem?
14 Fevereiro, 2018 at 17:35
Impressão tua.
14 Fevereiro, 2018 at 12:28
Excelente texto. Bem escrito e com opiniões bem fundamentadas.
De resto, não vou voltar a comentar este assunto.
Sem qq paciência para BdC ou o caos, e árvores e florestas.
Aconteça o que acontecer no próximo dia 17, o Sporting sairá sempre prejudicado.
SL.
14 Fevereiro, 2018 at 12:54
As alterações aos Estatutos são um imperativo legal (para os adequar ao novo Código Associativo), são o cumprimento de promessas do Programa sufragado nas últimas eleições por 90% dos sócios que votaram nas eleições mais concorridas da História do SCP, e são, sobretudo, um instrumento de modernização do clube (que completa a sua democratização).
14 Fevereiro, 2018 at 13:03
Se o BdC quiser alterar os estatutos a dizer que tens que matar a tua mãe tb votas a favor porque estava no programa.
Querem votar a favor dos estatutos, votem. Não vejo ninguém aqui a tentar convencer-vos do contrário.
Agora vocês não dão descanso, livra.
14 Fevereiro, 2018 at 14:14
Queria era perceber o argumento para votar contra , só isso !
É só mesmo por os estatutos serem uma bíblia sagrada que ninguém deve alterar ? é isso ?
– Já vimos que não pode ser por uma nova ideia do Bruno pois já tinha sido anunciado no programa.
– Já sabemos que foi um pedido do Conselho Fiscal e não do próprio Bruno
– Tá à vista que será o próprio conselho Fiscal que irá ter as vantagens propostas, não o presidente.
Sinceramente vejo muitos a dizer mal da proposta mas ainda não percebi ao certo qual é o problema concreto.
@BrunoVL e @Barbosa08 , se puderem explicar , o post é genérico para todos.
Lamento se eventualmente já explicaram as razões mas não terei lido…
14 Fevereiro, 2018 at 14:25
Tanto que não são uma bíblia sagrada que são de 2011.
Vocês falam como se fossemos modernizar uns estatutos anteriores ao terramoto de 1755.
Por acaso até já expliquei mais do que uma vez os pontos que estou contra.
E como disse, já cansa. Nem que não tivesse motivo nenhum e fosse só porque não me apetece votar a favor.
( Mas se estás tão empenhado em tentar convencer quem está contra , podes sempre publicar aqui esse novo código associativo. )
14 Fevereiro, 2018 at 14:31
Uma ressalva….creio que os estatuos também sofreram alterações em 2013.
Para bíblia estão muito modernos.
14 Fevereiro, 2018 at 16:13
Crer …. oi ?
Já se percebeu que tu, assim como alguns poucos nem sequer leram os actuais… e já passaram mais de 10 dias após a publicação das propostas de alteração ….
Primeira frase dos actuais em vigor :
APROVADOS NA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE 23 DE JULHO DE 2011 e ALTERADOS NAS ASSEMBLEIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS DE 24 DE ABRIL DE 2012, 30 DE JUNHO DE 2013, 4 DE OUTUBRO DE 2013, 30 DE JUNHO DE 2014, 05 DE OUTUBRO DE 2014 E 27 DE SETEMBRO DE 2015.
Uuuuiiiiiiii alterar estatutos…… que bicho papão ! Na quaresma não pode ser, no Natal tb não , qd faz sol não se faz, se está vento … agora precisamos de pensar…
Vergonhoso o que se assiste !
14 Fevereiro, 2018 at 16:20
Sim. O importante ao ler os estatutos actuais e as alterações propostas é saber quando é que foram actualizados.
É isso. Tens razão.
14 Fevereiro, 2018 at 17:03
Eu não quero convencer ninguém…só queria perceber o ponto de vista de quem está contra…
contra o quê concretamente ?
Mas já vi que a discussão se tornou demasiado espatafurdia e prefiro não insistir no tema…
Que cada um vote como quiser e que no fim o Presidente continue…é o que desejo !
14 Fevereiro, 2018 at 14:38
Realmente?
“Se o BdC quiser alterar os estatutos a dizer que tens que matar a tua mãe tb votas a favor porque estava no programa.”
P*elo amor da Santa….
14 Fevereiro, 2018 at 14:39
Se não percebeste o exemplo tb não sou eu que te vou explicar.
14 Fevereiro, 2018 at 15:49
Realmente é melhor não explicares.
14 Fevereiro, 2018 at 17:40
lol tb acho!
14 Fevereiro, 2018 at 14:53
MARIA ,…..Se o BdC quiser alterar os estatutos a dizer que tens que matar a tua mãe…….. ,é este tipo de comentário que não compreendo ,a razão dada por quem vai votar contra é na base da pura ficção ,o que me parece é que quem vai votar contra vota porque não gosta do estilo do presidente e tem esse direito mas tem medo das consequências como a historia dos estatutos morreu viram-se para a ficção.
14 Fevereiro, 2018 at 15:02
Como é um nick novo aqui ( agora têm aparecido aos magotes ), vou-lhe responder .
A frase completa que escrevi é esta: “Se o BdC quiser alterar os estatutos a dizer que tens que matar a tua mãe tb votas a favor porque estava no programa.” sem as reticências que colocou no seu comentário.
É a resposta a : Ah, mas nem leram o programa? Votaram nele porque é bonito? Estava no programa a alteração de estatutos e agora estão contra?
SL.
14 Fevereiro, 2018 at 15:12
Se ele tivesse isso no programa não votava nele e ele não era presidente…
14 Fevereiro, 2018 at 15:14
O BdC tinha no programa que ia alterar os estatutos com este conteúdo?
Posta lá aqui o link, sff.
14 Fevereiro, 2018 at 15:15
Fdx. Que às vezes parece que estou a falar com paredes.
14 Fevereiro, 2018 at 15:23
“Se o BdC quiser alterar os estatutos a dizer que tens que matar a tua mãe tb votas a favor porque estava no programa.”
Respondi-te apenas a isto…se ele tivesse isso no programa não tinha sido eleito presidente…
O resto já disse tudo o que tinha a dizer sobre o assunto…
14 Fevereiro, 2018 at 15:27
Epá, oh Tiago.
Qual é a parte que não percebes, afinal?
Lá porque o BdC tinha no programa que ia alterar os estatutos temos que votar a favor?
Alguém sabia que alterações seriam essas para isso agora servir de argumento?
A sério. Estou mesmo sem paciência para esta conversa. Quem quiser/puder ir à AG, vá e vote em consciência. Já disse e repito : O Sporting vai sair prejudicado qual seja o resultado.
14 Fevereiro, 2018 at 15:32
Fizeste uma pergunta…eu respondi.
“Se o BdC quiser alterar os estatutos a dizer que tens que matar a tua mãe tb votas a favor porque estava no programa.”
Só isso…não precisas de te exaltar. A tua exaltação é a única parte que eu não percebi no meio disto…
14 Fevereiro, 2018 at 16:17
Tiago : “Se o BdC quiser alterar os estatutos a dizer que tens que matar a tua mãe tb votas a favor porque estava no programa”´
Se quiser alterar porque estava no programa alterar estatutos.
Respondeste e respondeste mal.
14 Fevereiro, 2018 at 16:28
Ok! Certo.
Então respondo:
Se tivesse na alteração de estatutos que ele propõe matar a minha mãe eu estava em Alvalade a recolher assinaturas para marcar uma AG para a saída dele do Sporting.
Se bem que me custa a perceber como teríamos eleito um gajo completamente tresloucado que fizesse uma proposta dessas…um gajo que na campanha parece-se um gajo normal e que depois proponha matar a mãe de cada um de nós…
14 Fevereiro, 2018 at 16:31
Tiago… vais ser vencido pelo cansaço.
Assim reza aquela historia…
14 Fevereiro, 2018 at 16:45
Tiago : Repito : A minha resposta é ao argumento de que estava no programa que votámos a alteração de estatutos.
Não é por constar nesse programa que vai ser proposta uma alteração de estatutos que temos que aceitar tudo o que querem alterar, certo?
Isso não faz de nós votantes no programa só porque o BdC é bonito, correcto?
14 Fevereiro, 2018 at 14:41
Respondi ao M Pereira por uma questão de respeito.
“De resto, não vou voltar a comentar este assunto.”
Podem ficar aí a barafustar. Uns com os outros.
14 Fevereiro, 2018 at 12:33
A proposito disso, já tinha questionado o mesmo, muito estranho ninguem pegar no assunto, vá lá, tu pegastes, deves ter ouvido o mesmo que eu e se calhar mais ninguém ouviu:
Malcolm
13 Fevereiro, 2018 at 0:06
Sócios, não é que tenha sido necessário, mas depois de ouvir um Sportinguista, desculpem mas tenho mesmo de dizer, Sportingado, a dizer que recebeu uma pen com imensas calunias e difamações a BdC, sua família e membros dos OS, em resposta CARLOS VIEIRA, nem foi BdC, diz-lhe que a pen tinha um PDF e as propriedades do PDF mostravam que tinha sido esse sócio a criar aquela monstruosidade que ele dizia ter recebido anonimamente, fiquei com a exacta noção do que move este tipo de gente.
Esse PDF criado por esse sócio, repleto de difamações e calunias foi amplamente divulgado quer pela CS, pelos rivais e por muitos Sportinguistas nas redes sociais, será este tipo de gente rasteira que nos espera?
PORQUE NÃO SE FALA DISTO, querem o link para as declarações de Carlos Vieira? É este tipo de sócios que supostamente estamos a defender?
Enfim …
14 Fevereiro, 2018 at 12:34
Saiu no sitio errado, era para responder ao comentário do No Rules …. , mas também fica bem aqui.
14 Fevereiro, 2018 at 12:44
São esses sócios, os chamados “FDP dos PDF” e não só.
Querem defender também aqueles que são nomeados na tal lista, convidados para a sessão de esclarecimentos sobre a lista E SOBRE A ALTERAÇÃO DE ESTATUTOS E RD, comparecem sim senhor, discutem o porque da lista… e quando se vai discutir SPORTING (SIM, os ESTATUTOS SÃO SIM SENHOR O SPORTING!), levantam a peidola das cadeiras e vão à sua vida.
Os tais que ficam tristes em discutir Sporting em DIA DE SPORTING! Há tempo para discutir tricas… mas na hora de discutir o que importava MESMO, as alterações e o RD (que foi a heresia que a direcção cometeu em Janeiro/Fevereiro, imagine-se), ala que se faz tarde!
VÃO PRO CARALHO!
Metam o umbigo no cú e não descansem enquanto não conseguirem! SFF…
Sportinguedos!!!
14 Fevereiro, 2018 at 13:44
Até posso estar de acordo com muito do que o Leoníssimo escreveu, mas na realidade não há alternativas nenhumas, ou por outra, há duas: votar contra, ou a favor, da continuidade de Bruno de Carvalho, pois toda a gente sabe que ele vai até ao fim naquilo que são as suas convicções e não está interessado em conselhos pois tem pai e mãe.
Eu não poderei marcar presença na AG, mas avaliando o que está nos pratos da balança, espero que ele ganhe e é só isso que os sócios tem de pesar e decidir, o resto é retórica, pois ao impor a aprovação dos pontos 1 e 2 para submeter o 3 a votação, a discussão dos dois primeiros ficou esvaziada.
14 Fevereiro, 2018 at 15:07
engraçado, ninguém mexe no carlos vieiria.
sonsos
14 Fevereiro, 2018 at 15:15
Meus caros,
Quando vejo a cara e o discurso do denominados “Sportingados”, até fico em pele de galinha. Pois vêm-me á memória aquelas anteriores direcções de senhores bem falantes, de discurso correctissimo, mas que todos juntos não valem um. Reparem que o grande problema é sempre BC e o seu discurso, mas nunca as valiosas modificações que o nosso clube sofreu, o problema é sempre a forma e nunca o conteúdo. Alguém os ouviu um dia atacarem os nossos rivais? Alguém os viu um dia atacarem os emails, os vouchers, a comunicação social concertada em destruir o Sporting, alguém os viu uma vez que fosse atacar os cartilheiros?. Nada importa para os Sportingados, o que interessa é o quanto pior melhor. Eu na realidade por respeito aos verdadeiros Sportinguistas não lhes chamaria Sportingados, mas sim Sportingões, (Sportinguistas ao serviço dos Lampiões)…gente desta não faz falta alguma á nossa enorme família.
14 Fevereiro, 2018 at 15:47
É isso!
O acessório a sobrepor-se ao essencial, o hipotético a descrer o factual….
E assim se anda diariamente por aqui a pregar, e quem não emprenhar é uma “brunovelha”.
SL
14 Fevereiro, 2018 at 15:54
e o que é acessório? e o que é essencial?
Essencial são questões de princípio e as instituições e acessório são as pessoas ou é ao contrário ou o inverso ou o reverso?
14 Fevereiro, 2018 at 16:01
essencial:
trabalho positivo desenvolvido por determinadas pessoas, as instituições não se gerem sozinhas.
14 Fevereiro, 2018 at 16:16
Essencial (nesta AG): saída do Presidente e dos corpos sociais, e eleições antecipadas.
Acessório: questiúnculas “de vírgulas” nos estatutos, que não são o “Mein Kampf” que andam para aí a apregoar, nem nenhuma ode à ditadura de quem está a pôr o seu lugar à disposição dos sócios. E muito menos põe em causa princípios ou instituições.
Quanto às pessoas, depende das perspectivas e/ou ilusões. Se arranjarmos melhor, as que estão não fazem de facto falta nenhuma, e até seria desejável saírem. Porém, com o historial deste nosso Clube, sugeria que não se arriscasse muito nessa eventualidade. Eu sei que não arriscarei.
14 Fevereiro, 2018 at 15:58
heraldo
mais palavras para que ?
14 Fevereiro, 2018 at 17:23
B-) Eh..eh…eh..Já deu para ver que o sportingado Madeira Rodrigues deve andar por aqui disfarçado com mais alguém do camarote leonino.
Em frente, resumindo e concluindo, tornando-me repetitivo, sobre este tema, para este tipo de sócios aziados, o que está em causa no dia 17, não são os Estatutos ou qualquer outro documento que mereça discussão , mas sim a queda da direcção presidida por Bruno de Carvalho.
Dia 17, lá estarei.
Força Sporting Clube de Portugal!
Força Presidente Bruno de Carvalho!
Spoooorrrting!
14 Fevereiro, 2018 at 18:39
Um é Leão urbano, outro deve ter um lion heart… 😉
14 Fevereiro, 2018 at 17:49
Boa tarde a todos.
Sobre este assunto e depois de tanta coisa escrita só me apraz dizer isto.
A história repete-se e a memória é curta.
BdC vai “abandonar” o SCP pelas mesmíssimas razões que JRocha.
Depois de JR sabemos como foi, vamos ver como será depois de BdC.
Não é uma teoria do caos, é mera capacidade de observação.
Os melhores presidentes partilham muitas semelhanças, além dum ter a nave e outro o pavilhão.
Ambos reconhecidamente grandes sportinguistas e grandes presidentes, aparentemente, consensuais e com uma enorme percentagem dos sócios do seu lado.
No entanto, ambos com a mesmíssima queixa, a que levou ao abandono.
Falta de militância e a sabotagem interna.
Quem não vê isto andava a dormir ou tem 10 anos.
Depois de JR
Sobre este assunto e depois de tanta coisa escrita só me apraz dizer isto.
A história repete-se e a memória é curta.
BdC vai “abandonar” o SCP pelas mesmíssimas razões que JRocha.
Depois de JR sabemos como foi, vamos ver como será depois de BdC.
Não é uma teoria do caos, é mera capacidade de observação.
Os melhores presidentes partilham muitas semelhanças, além dum ter a nave e outro o pavilhão.
Ambos reconhecidamente grandes sportinguistas e grandes presidentes, aparentemente, consensuais e com uma enorme percentagem dos sócios do seu lado.
No entanto, ambos com a mesmíssima queixa, a que levou ao abandono.
Falta de militância e a sabotagem interna.
Quem não vê isto andava a dormir ou tem 10 anos.
Depois de JR
14 Fevereiro, 2018 at 18:34
Não sabia que JR também tinha sido sabotado…
14 Fevereiro, 2018 at 18:37
De outra forma, mas, sim.
A escória perpetua-se.
E ainda temos muita.
14 Fevereiro, 2018 at 17:57
Uma questão,
Alguém faz ideia de como vao ser os timings da AG
Quero eu dizer quando se votará?
Discussões e esclarecimentos na preciso.
Não iria a esta AG pois estarei de baby-sitter.
Estou convicto que a direção vai “perder”. Não vai ter os 75 nos 3 pontos.
E como quero saber que não foi pela falta do meu contributo, lá terei de ir com um puto de 11 meses até à AG mas quero estar o mínimo possível.
Depois de perdidas estas eleições, é me irrelevante se BdC se recandidata ou não.
Não votarei nele, pois significaria que já não acreditaria muito na sua palavra.
(Obviamente, se depois disto tudo só aparecer um p merda rodirigues, moralmente BdC tem de se recandidatar e terá o meu voto novamente mas aí não sera pela palavra dele, será no mal menor)
14 Fevereiro, 2018 at 18:24
Compra umas Hustlers e uma boneca insuflável e deixa o puto em casa entretido com aquilo.
Tens que ir leve.
14 Fevereiro, 2018 at 18:56
🙂
Eh eh
As insufláveis aceitam leite mas não têm leite;)
E o gajo em vez de “comer” ia morder…
Depois lá se ia o insuflável….
14 Fevereiro, 2018 at 18:56
aceitam leite mas não leite;)