A pouco mais de 24 horas para o Clássico que determina o papel do Sporting nas contas da Primeira Liga e sabendo todos que encontraremos tudo menos facilidades (até pela amostra que já tivemos esta temporada) é tempo de percebermos, afinal o que vale este FC Porto? Como podemos remendar a nossa equipa cheia de lesões, gripes e claras ausências de forma? Aqui vai.
Assente num 4x4x2 móvel, com Marega a desempenhar uma dupla função de avançado e médio ala e Brahimi encarregue das despesas mais criativas, tem sido do lado direito do ataque que mais dificuldades o Porto tem encontrado para arranjar alternativas. Corona (até pelos problemas pessoais que teve este ano) está longe de ter confirmado tudo aquilo que se projectava no seu futuro quando o Porto pagou algo como 8 milhões pelo seu passe, Marega apresenta força e capacidade de progressão, mas está longe de ser um extremo magnífico, e a presença quer de Herrera como André André daquele lado cedo se revelou como um 4x3x3 disfarçado, até pelas características dos jogadores em questão. Se repararam que não me referi a Hernâni, repararam bem.
No meio-campo, Danilo, Sérgio Oliveira e Herrera têm dado conta do recado de forma fantástica. A lesão do médio-defensivo ditou a titularidade de Sérgio Oliveira e a verdade é que o rapaz mostra um enorme entendimento com Herrera, tem contribuído com golos e assistências, para além de oferecer outra mobilidade aquela zona do terreno. Se o Sporting quer anular o Porto, engolir Sérgio e Herrera, não permitir que tenham bola ou que saiam a jogar é o primeiro passo para sermos bem sucedidos. Sem aquele meio-campo, acaba a profundidade e essa é a verdadeira arma deste Porto. Atacam o espaço como prioridade e a construção em posse não é mais que uma consequência natural do seu valor face à maioria dos adversários.
Frente ao Liverpool, o futebol vertiginoso trouxe um sabor amargo. A tendência de imprimir velocidade, aproveitar as costas dos adversários, jogar nos limites do equilíbrio pode resultar sempre bem contra o Tondela, mas frente a experientes equipas, com melhores interpretes, o resultado será quase sempre negativo. Foi assim frente ao Besiktas, Leipzig, Liverpool e esse é o motivo pelo qual o Porto ainda só conseguiu marcar um golo nos quatro clássicos que já disputou, apesar de ser a maior força ofensiva em Portugal.
Na defesa, o fantástico Alex Telles contribui efectivamente para o jogo ofensivo da equipa, Ricardo é dificilmente apanhado em falso e os centrais Felipe e Marcano são, na minha opinião, banais. Um é excessivamente violento, outro tem problemas em quase todos os capítulos do jogo, excepto no futebol aéreo. É essencial que o Sporting não se foque no “cruzabol” que tantas vezes aparece em alturas de maior aperto. O jogo interior é a nossa maior arma e precisamos que esta seja a maior aposta em termos ofensivos.
No fundo, o Porto apresenta-se num momento de forma muito superior ao Sporting, não há que negar, tem construído goleadas e tem um plantel quase todo com muitos minutos nas pernas. O Sporting tem vindo a sobreviver aos normais atropelos do futebol. Entre lesões, árbitros, más opções técnicas e momentos de forma pouco aconselháveis, a equipa lá se vai reerguendo nos minutos finais, somando os três pontos de forma consecutiva e quase sempre com o coração.
O Clássico representa a última oportunidade para que os leões acreditem no título, mas para o Porto será apenas mais uma semana no primeiro lugar. Esperemos que Jesus saiba imprimir essa garra, essa vontade e essa crença e que a mesma se sobressaia frente ao descontraído rival, que não depende deste jogo para as suas contas. Se quisermos muito mais que eles, a vitória não nos escapará.
Por fim, é sempre perigoso que se trate um gigante do futebol português da forma que o Sporting tem sido tratado na última semana. O país desportivo está convencido de que a vitória não foge ao Dragão, de forma clara, e que no Sábado a prioridade leonina se vai transformar na Liga Europa. Conclusões tão assertivas em torno de um clube que tantas vezes já mostrou que não desiste, com uma massa adepta tão especial e com um treinador tão experiente têm tanto de absurdas como de arrogantes. Que o plantel saiba capitalizar tudo isto numa crença enorme.
O meu onze (4x4x2)
Rui Patrício, Ristovski, Coates, Mathieu, Coentrão, Bruno César, William, Battaglia, Bruno Fernandes, Bryan e Dost.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
1 Março, 2018 at 21:59
Nada de invenções, 4-4-2, tudo bem apoiado, o melhor 11 e metia o chuta chuta nesse 11.
1 Março, 2018 at 22:06
Vencemos a final dos campeões europeus porque ficamos sem Ronaldo?
Nada disso … foi por causa das borboletas!
Amanhã quero sentir as borboletas todas a bater as asas!
1 Março, 2018 at 22:08
Afinal és um coração delicado.
1 Março, 2018 at 22:20
Sempre!
1 Março, 2018 at 23:29
Ahahahaha.
1 Março, 2018 at 22:11
Se inventar e colocar bruno fernandes na direita é goleado
1 Março, 2018 at 22:12
Rui,ristovki,mathieu,coates,coentrao,william,batta,bruno cesar na direita,acuna,bruno fernandes e doumbia
2 Março, 2018 at 0:23
Para mim era o ristovsky à frente do piscini. Não invente é com o extremo esquerdo pois o ricardo vai fazer pelo menos um penalty sobre o acuna.
1 Março, 2018 at 22:14
Imaginando um empate no Dragão e a vitória dos lampiursos nesta jornada.
Ficamos a 5 do porto e a 3 do benfic@.
Depois, um empate entre nádegas na Luz (e nós ganhando os jogos até lá) ficaríamos a 3 do porto e a 1 do benfic@. Ganhando ao benfic@ em Alvalade, passaríamos a ter mais dois pontos que as galinhas e ficaríamos a 3 do porto.
Melhor, o benfic@ ganha ao porto na luz e nós em Alvalade ao benfic@, e aí ficamos melhor no confronto directo com o benfic@ e a dois do porto. Ou seja o porto tem o caminho aberto para o título.
Só mesmo uma vitória no Dragão nos pode possibilitar a conquista do título.
Cenários !:-)
1 Março, 2018 at 22:23
Ficamos a 2 das galinhas (tem penas, tem asas, lógico que são mesmo galinhas) e não a 3.
1 Março, 2018 at 22:41
Correcto, fiz mal as contas embora não mude o hipotético cenário 🙂
1 Março, 2018 at 22:40
Estamos na fase simples da época. Faltam 10 jogos, ou ganhamos os 10, incluindo ladrão, galinhas em casa e pedreira, mais as cascas de banana que têm teimado em aparecer ou é esquecer o campeonato. Agora é a eliminar.
1 Março, 2018 at 23:37
Essas cascas de banana é que mais preocupam, temos um histórico, que já não é lei de murphy mas sim síndroma de murphy, a funcionar.
Quando não estamos bem, é que aparecem os merdas dos padres a tentar forçar o enterro, não precisamos que nos beneficiem, mas foda-se nestas alturas que não nos prejudiquem.
Ao contrario, os rivais quando estão mal, é que aparecem os vigários a ajudar dando a mãozinha que necessitam.
O que sucedeu na jornada passada foi tudo menos inocente, interessava a muita gente nesta altura já estarmos afastados. Ainda estamos vivos e com espírito de leão vamos à luta do mata-mata.
1 Março, 2018 at 22:15
Julgo que dentro dos disponíveis sao estes os mais agressivos.
So espero q nao entre com ruiz de inicio
1 Março, 2018 at 22:15
Maria… Estamos muito limitados mas um 11 com Bryan de inicio no Dragão é algo que não consigo conceber.
O Sporting auto-limitou as suas opções criativas na frente e sem Gélson (e talvez sem Dost) é imperioso sacar um joker… Só temos um e chama-se Rafael Leão. Entra de caras no onze amanhã. Acuña também tem que jogar.
Como acho que o Fábio não vai recuperar…
Vamos contra eles com… Rui; Stefan, Seba, Geremy e Marcos; William, César, Rodrigo e BFF; Seydou e Rafa!
Z
1 Março, 2018 at 22:22
Não desgosto dessa equipa. Preferia lançar o Leão no jogo numa fase com mais espaço.
1 Março, 2018 at 22:24
Permite-me perguntar então em que cenário o lançarias? Tempo e resultado…
Z
1 Março, 2018 at 23:35
Em todos os cenários, lá para os 60.
A ganhar para explorar as costas da defesa adversária desprotegidas. A perder, no tudo por tudo. A empatar, para agitar o jogo.
Sou fã do miúdo, mas já podia ter mais rodagem feita. Houve oportunidade para isso. No jogo com o Moreirense não gostei de alguma apatia sem bola, com bola é sempre entusiasmante. Passada larga, irreverência e golo.
Não criticarei JJ se o colocar de início, seria audaz, mas acho que podemos tirar mais partido dele com o jogo partido. E não temos grande coisa para lançar a partir do banco.
1 Março, 2018 at 23:41
… e se estiveres a perder por 2 aos 60 minutos? Não digo isto para te provocar. Digo-o porque não me parce que consigamos virar o resultado se estivermos a perder. Apesar de tudo já se viu que somos melhores a defender quando estamos focádos nessa missão. Para mim o mais perto que vamos estar da vitória será quando fizermos o 0-1. Por isso Rafa lá para dentro. Prefiro que saia quado estivermos a ganhar 😉
Z
2 Março, 2018 at 13:48
Bom…. Veremos o que vai acontecer.
1 Março, 2018 at 22:21
Estou como Tadeu, Dost e Gelson não jogam mas qual é o problema? Apetrechámos a equipa quer no início da época quer em Janeiro com aquisições à altura, escolhidas a dedo por Jorge Jesus. Se sempre manifestámos confiança nele porquê a choraminguice agora? Só os bois do apito é poderão impedir-nos de ganhar os 3 pontos. Para cima deles e Sábado temos beiça de porco para o almoço!
1 Março, 2018 at 22:25
… Esconde-te…
Z
1 Março, 2018 at 22:29
Atrás do Tadeu? Ora, ora, ora…
1 Março, 2018 at 22:26
E se por acaso cedessemos os 2 ou até mesmo os 3 pontos continuo a não ver qual é o problema, estamos vivos, ainda haverá 27 pontos para disputar.
1 Março, 2018 at 22:27
Não te escondeste bem… tenta outra vez…
Z
1 Março, 2018 at 22:30
Vai falar como Tadeu.
1 Março, 2018 at 22:28
Foda-se…..mais alguém? Mau demais para ser verdade.
1 Março, 2018 at 22:43
Saraiva a fazer grande elogio à TAsca!
No Verde e Branco na SportingTV
1 Março, 2018 at 22:47
Avençado, o Saraiva, claro 🙂
1 Março, 2018 at 23:33
Motivo?
2 Março, 2018 at 8:39
Do grande relevo de alguns Blogs na divulgação do Sportinguismo e da verdade desportiva e contra ponto com a CS em geral.
1 Março, 2018 at 23:42
Por acaso tive para comentar que não tava a gostar da prestação do gajo.
Tava o Dias Ferreira Jr a dar uma sova valente no Otário Ribeiro e vai o Saraiva de interromper para divagar sobre os prós e contras da despenalização do ato de tirar a camisola. Sintomático. Muita divagação. Falar certeiro e menos confusão. A regra diz que é amarelo, já nos tinham perdoado um (ficou baralhado o outro ladrão com o golo do Coates), logo não é Timing para discutir o tema. 5 minutos depois, lá se voltou a bater no outro suíno, mas o ímpeto foi quebrado.
2 Março, 2018 at 8:40
Também sou capaz de concorda com o falar um pouco mais que há dose.
Mas cada um é como é…. e ele não deixa nada por dizer!
2 Março, 2018 at 13:51
Experimenta mandar um curriculum resumido e assertivo vs curriculum ultra detalhado e cheio de palha. É uma questão de eficácia e não ficar embriagado com a sua própria voz. A mensagem é x, há que a passar com o mínimo ruído possível. E temos falhado nisso nos últimos anos. Criticar… Para melhorar. Sem auto critica não há sucesso.
1 Março, 2018 at 22:46
A não ser o jogos “grandes” as nádegas tem um autentico passeio até ao fim; e nós temos jogos de elevado grau de dificuldade!!
Temos esperança mas vai ser muito difícil chegarmos lá!!
Mas… para começar temos de ganhar amanhã!!!
SL
1 Março, 2018 at 22:46
Partindo do pressuposto que todos estão disponíveis, amanhã deveremos entrar com:
Re1
Piscini, Coates, Mathieu, Fábio Coentrão
Risto, Battaglia, William, Acunã
Bruno Fernandes Dost
Opção 2
Re1
Piscini, Coates, Mathieu, Fábio Coentrão
Bruno Fernandes, Battaglia, William, Acuña
Bruno César Dost
1 Março, 2018 at 22:54
Comparação individual para amanhã (forma+qualidade+o que poderão dar ao jogo):
Casinhas/Re1 (2)
Maxi/Risto (=)
Felipe/Coates (1)
Marcano/Mathieu (2)
Dalot/Fábio (2)
Sérgio Oliveira/William (2)
Herrera/Battaglia (1)
Otávio/Bruno Fernandes (2)
Brahimi/Acuña (1)
Marega/Doumbia (1)
Gonçalo Paciência/Bruno César (=)
1 Março, 2018 at 22:54
Doumbia por Dost e Risto por Piscini
1 Março, 2018 at 22:56
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Sem Gelson Martins, Bas Dost e Piccini.
E a ter que ganhar o jogo?
Patrício
Ristovksi – Coates – Mathieu – Coentrão
William
Ruben Ribeiro – Bruno Fernandes – Bruno César – Acuña
Doumbia
SL
1 Março, 2018 at 23:00
Esquece o Rúben Ribeiro.
Perante os disponíveis a dúvida é se entra o Bruno César ou o Bryan. Eu acho que entra o Bruno César e o Bruno Fernandes vai para a direita.
Acho que será isto:
Re1
Risto, Coates, Mathieu, Fábio
Bruno Fernandes, Battaglia, William, Acuña
Bruno César
Doumbia.
Pressão alta, a campo inteiro, laterais subidos, Bruno e Acuña a fugir para dentro e bolas em velocidade para Doumbia.
1 Março, 2018 at 23:03
No banco: Salin, André Pinto, Lumor, Palhinha, Bryan, Montero e Rafael Leão
1 Março, 2018 at 23:43
É certo que Picini fica de fora?! Fdx. O gajo equilibra muito a defesa.
1 Março, 2018 at 23:00
fORA do sítio, mas que se dane
https://www.facebook.com/ostruques/posts/748909255306365
1 Março, 2018 at 23:04
Um dos elementos dessa página é o responsável pelo baluarte do dragão e com assento naquele programa do porto canal onde o fjm divulga mails.
1 Março, 2018 at 23:35
Divulgava.
A cotação do mail tá ao nível duma bit coin…
1 Março, 2018 at 23:45
mais de 8000 €?! 😉
Z
1 Março, 2018 at 23:09
Boa partilha. Obrigado!
1 Março, 2018 at 23:19
Vi agora os convocados e chegamos ao Dragão sem 3 indiscutíveis, Piccini, Gelson e Bas Dost.
Amanhã fica decidido o nosso campeonato, ao Sporting só interessa a vitória…é triste que assim seja, mas aqueles pontos perdidos em Setubal por exemplo, faz deste jogo o mais importante da época.
Não sei muito bem o que esperar de um Sporting sem o seu principal desequilibrador e sem o seu Goleador máximo.
Já aqui escrevi apostava fácil no Rafael Leão no lugar de Gelson…oxalá me engane mas jogar com Bruno César e Ruiz nas alas num jogo deste nível, é esperar um futebol lento e previsível, Bruno Fernandes tem que ficar no meio…ir para ala, fora do seu habitat, e com 3 baixas, não me parece muito inteligente.
Por tudo isto ia com Rafa Leão a titular.
Para mim não á muito que iventar…por exemplo a ideia 3 centrais, sem a velocidade de Gelson, era dar o jogo ao Porto.
Vamos lá ver o que acontece.
1 Março, 2018 at 23:35
“apostava fácil no Rafael Leão no lugar de Gelson”
Não vejo porque não !
1 Março, 2018 at 23:39
Tenho muitas dúvidas em Battaglia. No meio e com equipas pressionante ele tira capacidade da equipa sair a jogar. Para além de não se entender particularmente bem com o William (para não dizer que se entende particularmente mal). Mesmo aqueles jogos da champions correu bem porque ele tinha missão de marcar 1 jogador (Messi ou Dybala) e por isso fugia mais da posição do William.
Por isso eu ia a jogo com:
RP
Risto, Coates, Mathieu e FC
William, BF e BCesar
Acuna Doumbia e Bryan
O 343 que tinha em mente para mim cai por terra sem Piscinni…a ideia era 3 centrais com jogadores nas pontas que saem bem a jogar e que cobrem bem a ala… Mathieu e Piscinni… A. Pinto não serve.
Em qualquer cenário, o Rafael Leão entra na 2. Seja para aproveitar espaço se eles tiverem mais subidos, quer para desequilíbrios se eles estiverem a ganhar…era o elemento que vem trazer velocidade e irreverência ao jogo. O Joker. Se ele jogasse de início (que desde logo acho um erro atirar assim o miúdo para um jogo desta exigência táctica) tira-nos banco para mudar alguma coisa na 2 parte…
1 Março, 2018 at 23:47
Bryan… A sério!? Já agora porque não Ruben Ribeiro? 🙁
Z
2 Março, 2018 at 0:00
Porque ainda ontem revi o jogo de quarta e mantenho a opinião inicial. O BR praticamente não perdeu 1 bola e esteve em praticamente todos os lances de perigo da equipa. Para além de ter estado sempre bem a fechar quer trocando com o Acuna (quando este subia ele fechou algumas vezes como lateral) quer no meio quando era o BF a subir). Está a subir de forma e acho que está bem melhor que o RR nesta altura.
2 Março, 2018 at 0:22
Bryan Ruiz está a subir de forma.
1 Março, 2018 at 23:43
Quase 750 mil euros…os 45 minutos mais caros do futebol português. FJM confirma pagamento ao estoril uma semana antes da segunda parte do jogo!
1 Março, 2018 at 23:47
Quanto custou Carlos Eduardo para, 5 anos depois, ainda ter uma prestação de 800 mil euros para pagar?!
1 Março, 2018 at 23:47
? Conta mais….
Z
1 Março, 2018 at 23:51
90 minutos ficam por 1.5 ME, valores iguais à champions. Para quê que os clubes pequenos querem ser mais competitivos? Para pedirem mais? Com a idade as meretrizes tendem a ficar mais baratas, digo eu, sem experiência de causa.
2 Março, 2018 at 0:29
Depois do apito dourado não ter dado em nada e agora o benficagate em nada dar já não é a vontade é a vontadinha.
Tinham até finais de março para pagar ( dizem eles) mas como são uns gajos porreiros e amigos do amigo lá pagaram 1 semana antes do jogo.
Corrupção?
Não, pagamento de dívida e como bom pagadores tem desconto.
Essa de ter liquidez por causa do jogo do Liverpool dá mesmo vontade de rir , não tem mesmo vergonha na cara, este j Marques é mais um aldrabão.
Está no adn do clube, nada a fazer
2 Março, 2018 at 0:21
Diversificar as batidas de cantos e livres. Canhotos a marcar os do lado direito e vice-versa. Os nossos cantos a fugir do guarda-redes raramente resultam em golo.
2 Março, 2018 at 0:27
Jogar em 3x4x3 no dragão é um autêntico suicídio!!!
Tem de se ter especiais cautelas nos lançamentos/correrias do Marega; ganhar o meio campo;
marcação individual ao Herrera pelo Battaglia; e jogar em contra/ataque com lançamentos rápidos para o Doumbia e/ou Rafa Leão!!
E está feito!!
Só nos serve a VITÓRIA!!!!
SL
2 Março, 2018 at 0:50
Dito assim até parece fácil 🙂
2 Março, 2018 at 1:13
Isto sou a pensar alto, porque de futebol percebo muito pouco, para não dizer nada!!
O que me interessa é ganharmos, o resto é conversa e com o JJ que é o expert!!!
P’ra cima deles!!!
SL
2 Março, 2018 at 0:29
Amanhã Gloria a Dios
2 Março, 2018 at 0:41
Amanhã dava jeito 🙂
2 Março, 2018 at 0:37
Ja é #DiaDeSporting
Bora la caralho!!!
SPOOOOORTING
2 Março, 2018 at 1:08
O El País classifica o futebol português como «um barril de pólvora» e, segundo Fernando Gomes, a culpa é fundamentalmente dos dirigentes dos três grandes: Luís Filipe Vieira, Pinto da Costa e Bruno de Carvalho.
2 Março, 2018 at 1:41
https://elpais.com/deportes/2018/03/01/actualidad/1519930193_045764.html
2 Março, 2018 at 1:18
E se o F Gomes fosse levar onde as galinhas levam??!!!!
Há ai um nome a mais Bruno de Carvalho, se não fosse ele não se sabia nada dos vouchers, e’mails e demais trafulhices!!!
SL
2 Março, 2018 at 9:04
Mas é a isso que ele chama de incêndio… a fogueira das vaidades, dos compadrios, dos jantares, dos Golfs, dos Bancos bacocos e do caralho quê os foda…
O Bruno está a por tudo isso s arder!
Não é mentira nenhuma!
2 Março, 2018 at 9:35
RP
Ristovski, Coates, Mathieu, Coentrão
William , Palhinha
B Fernandes, Bryan , Acuna
Doumbia
Vamos sair vivos do clássico a 2 pontos do líder (se eles não fizerem uma transferência à ultima da hora para a APAF para pagar contas antigas)
Estão todos a dar o Sporting como morto … Hoje vamos mostrar a grandeza do Leão !
SL