Belíssima entrevista de Daniel Sampaio ao DN.
Dividido entre o lançamento do seu livro Do telemóvel para o mundo, os afazeres profissionais e os últimos acontecimentos em Alvalade, o psiquiatra condena quem diagnosticou uma doença a Bruno de Carvalho, a quem continua a apoiar indefetivelmente, e espera que o presidente tenha encerrado de vez a página de Facebook. Curiosa a forma como valoriza a oposição.
Eclodiu depois de Madrid uma crise em Alvalade após o post no Facebook do presidente a questionar os jogadores. Era uma crise evitável?
Não foi uma grande crise, foi muito barulho por pouca coisa. Há uma peça de Shakespeare “Muito barulho por nada”. Neste caso não foi por nada, mas foi por pouca coisa. Não concordei com o post, achei que foi um erro do presidente, mas foi tudo muito aumentado, sobretudo a parte que me faz falar neste momento ao Diário de Notícias e que tem a ver com a crítica pessoal que foi feita ao presidente no que diz respeito à sua saúde. Quando analisamos a questão do post não temos os dados todos, a dinâmica de uma equipa de futebol, a relação dos jogadores com o treinador e com a direção é algo muito complexo, é preciso estar lá dentro. Mas volto a dizer, o post foi um erro, porque desencadeou a tal crise, seria, portanto, evitável, mas temos que por outra hipótese.
Qual?
Bruno de Carvalho, que muitas vezes aparece como uma pessoa impulsiva, já nos tem surpreendido em certas situações. Por exemplo o caso dos vouchers e depois verificou-se que não foi tão impulsivo como isso. Eu ponho a hipótese, é uma mera hipótese, de que esse post tivesse a função de espicaçar um pouco a equipa. Não foi feito da melhor forma, não foi correto, mas teve um resultado porque a equipa nunca mais perdeu. Aquele post devia ter-se evitado, devia ter havido uma conversa com os jogadores, mas o resultado não foi mau. O que se passou à volta disso… estou muito crítico das reações.
Eduardo Barroso disse que o presidente Bruno de Carvalho estava em burnout. Dias Ferreira disse mesmo que o presidente podia ter algum problema de saúde. Dada a sua especialidade profissional subscreve este diagnóstico?
Não, não subscrevo. Burnout foi dito pelo meu grande amigo e padrinho de casamento Eduardo Barroso. É um termo muito usado pelos cirurgiões, que quando estão muito fatigados dizem que estão em burnout. Significa cansaço e é verdade que naquele período Bruno de Carvalho estava muito cansado, daí a dizer que está doente é um salto que não podemos dar. Burnout significa cansaço e desilusão. Vi alguns sinais de cansaço em Bruno de Carvalho, nunca vi a menor desilusão.
Nem com os resultados?
Nem com os resultados. Espera mais mas tem sempre esperança em dar a volta à situação. Falei com ele ontem antes do jogo com o FC Porto e só pelo telefonema que tivemos percebi que não estava em burnout. Dizia-me “temos de ganhar”, “vamos ganhar”, “tenho total confiança na equipa”. Esta conversa foi uma hora antes do início do jogo. Compreendo que se tenha usado o termo burnout, já os termos perturbação da personalidade, psicopatia, personalidade narcísica… ditos por uma psicóloga e outras pessoas que apareceram na televisão dizendo que tinham consultado livros de medicina eu acho isso lamentável. Não se pode fazer o diagnóstico de uma pessoa sem falar longamente com ela. Eu tenho 40 anos de experiência em psiquiatria e é muito raro fazer o diagnóstico ao fim de uma hora de conversa. Falar de uma pessoa que não se entrevistou clinicamente e por-lhe um diagnóstico… por exemplo outro licenciado em Medicina, o Dr. Artur Torres Pereira, disse que tinha informações de que o presidente estava muito doente. Isto são afirmações gravíssimas porque atacam o homem. A gestão de Bruno de Carvalho é suscetível de todas as apreciações, o homem tem que ser defendido. Custam-me muito ataques à pessoa.
Já disse que não concordou com o post de Bruno de Carvalho. Disse isso ao presidente?
Todos nós lhe dissemos isso.
E qual foi a reação?
A reação foi retirar a sua página de Facebook, isso significa que ele pensou e espero que retire de vez, pois já uma vez tinha prometido retirar e não retirou. Espero mesmo que retire de vez, não é uma boa forma de comunicar com os sócios, teve alguma utilidade nalgumas questões mas não é a melhor forma.
Pensa que Bruno de Carvalho pisou uma linha ou como os resultados foram bons há a possibilidade de haver uma reincidência?
Espero que não reincida e ponho a hipótese de ter sido uma questão tática. De qualquer forma há uma linha que é a crítica técnica aos jogadores e essa linha não pode ser passada. Quando um presidente faz isso está a entrar num terreno que não é o melhor. Penso que o pode dizer. Lembro-me de João Rocha entrar no balneário e criticar os jogadores, espicaçar. Em síntese, houve um erro, foram muito aumentadas as consequências desse erro e esse erro está ultrapassado. Espero que não haja mais página de Facebook, que os jogadores comuniquem diretamente com o presidente e vice-versa.
Foi uma das pessoas que tentou convencer Bruno de Carvalho a deixar o Facebook?
Nós temos-lhe dito várias vezes para não utilizar esse meio.
Nós quem?
Não vou entrar em nomes, mas há um grupo de pessoas próximas de Bruno de Carvalho. O importante que ele perceba é que não se pode responder sempre. Não é só o Facebook, é também a televisão e os jornais. Quando o meu irmão foi eleito Presidente da República em 1996 teve uma frase que disse assim: “Não há portugueses dispensáveis.” Eu já era um psiquiatra conhecido, andava na rua e uma senhora veio ter comigo. “O seu irmão disse uma coisa gravíssima, disse que não há portugueses dispensáveis. Então e os toxicodependentes?”. Eu respondi que os toxicodependentes se devem tratar mas não são dispensáveis. Contei depois esta história ao meu irmão, que teve um trabalho importante junto da toxicodependência. Isto tudo para dizer que Bruno de Carvalho tem de perceber que não há sportinguistas dispensáveis, mesmo aqueles que o criticam. Isso implica uma posição de ser o presidente de todos os sportinguistas. Discordo que ele tenha dito que haja sportinguistas e sportingados. São todos sportinguistas, uns são apoiantes, outros não são apoiantes. Numa organização como o Sporting, com o número de adeptos que tem, haverá sempre pessoas que não concordam com ele e ele tem que perceber isso e conquistar cada vez mais pessoas para a sua causa e para o seu trabalho para ser cada vez mais o presidente de todos os sportinguistas. Se ele interiorizar isso um bocadinho este ponto de vista não responderá imediatamente a todas as coisas, algumas profundamente injustas. O local para falar é nas Assembleias Gerais.
E está confiante de que Bruno de Carvalho vai mudar a sua postura?
Acho que a notícia da queda de Bruno de Carvalho foi manifestamente exagerada. Bruno de Carvalho não vai cair, a minha esperança é de que faça o seu mandato até ao fim. As pessoas dizem-me uma coisa interessante “Grande presidente, dos melhores que o Sporting teve”, isto dizem as pessoas mais velhas. Os mais novos dizem “Grande presidente, está a fazer boas coisas, mas tem um feitio… é impulsivo, comete erros”. O que eu digo a esses sócios é: “Preferem ter um presidente muito querido, muito simpático, mas que não faça obra ou preferem um presidente polémico que faça obra?” O que se passou de 2013 a 2018… só posso dizer que fez um trabalho extraordinário. O Sporting estava para fechar. Em reuniões dos órgãos sociais em 2013 várias vezes não havia dinheiro para pagar a água e a luz. Isto é real e pode ser dito hoje. Isto era constante e depois o Sporting estava em 7.ºlugar e mudava constantemente de treinador, não falando nas modalidades que praticamente não existiam. Isto não é uma questão de dívida, os sportinguistas não devem nada a Bruno de Carvalho.
Bruno de Carvalho falou em falta de gratidão dos adeptos.
Isso é a pessoa que sente pessoalmente, essa não é a maneira correta de analisar a situação. Ele fez o seu dever e fê-lo bem, de uma forma extraordinária. Equilibrou o clube financeiramente, as modalidades subiram, fez-se o pavilhão e a equipa de futebol ganhando a Taça da Liga, a Taça de Portugal e disputando o campeonato até ao fim tem que se considerar a época como positiva.
No dia a seguir aos assobios ouvidos ao presidente no jogo com o Paços de Ferreira…
(interrompe) mas os assobios e os lenços brancos foram completamente manipulados. Os lenços foram distribuídos, estava lá perto e há imagens de como tudo foi feito. Aquilo corresponde a um setor da oposição que resolveu aproveitar a oportunidade.
Quem comanda esse setor?
Não sei, mas é oposição a Bruno de Carvalho e acho lindamente que haja oposição. A oposição foi humilhada nas eleições de 2017, na qual fui mandatário de Bruno de Carvalho.
Hoje seria novamente mandatário?
Se fosse hoje seria.
O presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG), Jaime Marta Soares, após os assobios dos adeptos ao presidente no jogo com o Paços de Ferreira garantiu que estavam “esgotadas as hipóteses” de manutenção da atual presidência. Mas até hoje não disse mais nada…
Muito bem, fácil de perceber, teve um gesto impulsivo. Criticam tanto Bruno de Carvalho pela impulsividade e esse foi um gesto impulsivo e foi um erro. Se os sportinguistas pensarem o que eu e Eduardo Barroso fizemos em 2013, limitámo-nos a dizer que a situação era muito grave e tinham que ser encontradas soluções, não fizemos ataques pessoais a Godinho Lopes. Eu falei com os bancos e os bancos, BCP e BES, não queriam dar nem mais um cêntimo. O Sporting estava a falir. Godinho Lopes e Nobre Guedes tinham um PER como se fosse uma empresa falida. A situação era muito grave. A MAG disse aos sócios que a situação era grave e tinham que ser encontradas soluções e os sócios fizeram um requerimento para uma AG de destituição e a MAG limitou-se a conferir as quotas e o cartão do cidadão dos sócios. Depois os órgãos sociais demitiram-se mas a AG estava convocada. Um presidente da MAG representa todos os sócios. Na minha opinião o presidente Marta Soares podia ter pedido aos sócios para se pronunciarem. Mas disse que o presidente se devia demitir. Não devia tomar partido, isso foi um erro. O Sporting não pode passar a vida em Assembleias e eleições, o clube precisa de estabilidade. Do meu ponto de vista foi um erro o presidente do MAG ter posto a hipótese de demissão do presidente do Conselho Diretivo. Nunca o poderia fazer, nunca dissemos isso sobre Godinho Lopes publicamente. A MAG tem é que dar voz aos sócios que por sua vez têm um caminho estatutário a seguir. Pedem uma AG de destituição, estão no seu direito. Eu acho que essa AG não faz sentido mas é um direito da oposição, que foi humilhada em 2017 e novamente derrotada em fevereiro de 2018. Recolham assinaturas e peçam uma AG de destituição. Eu estou contra mas é um direito dos sócios.
Se isso acontecer vai à AG colocar-se ao lado de Bruno de Carvalho?
Se nada de diferente se passar, que no futebol é tudo muito rápido, estarei nessa AG a defender a continuidade de Bruno de Carvalho até final do mandato. Depois logo se vê se se recandidata. Deixe-me fazer um apelo, tivemos uma grande vitória com o FC Porto, uma vitória que veio no momento “X”, no momento que devia ter vindo. Foi bom depois desta crise ver os jogadores unidos, ver o estádio a aplaudir com entusiasmo, ver o presidente a não ser assobiado e muito curiosamente se fotografarmos e filmarmos o banco do Sporting quem era a pessoa mais calma? Bruno de Carvalho. Existe em Bruno de Carvalho alguma pressa em responder mas não pode ser dito que seja uma pessoa que não sabe o que está a fazer. Quando se diz que uma pessoa está doente significa que não sabe o que está a fazer e quando se insinua que há um problema psiquiátrico sem falar com a pessoa mais grave é porque não há maior estigma que a doença mental. Como professor catedrático de psiquiatria acho isso uma coisa lamentável e farei tudo para acabar com esses falsos diagnósticos
Voltando a Jaime Marta Soares, pensa que tem condições para se manter como presidente da MAG?
Penso que sim porque não prevejo nenhuma AG sangrenta nos próximos tempos.
A coabitação com Bruno de Carvalho é possível?
Evidentemente que é difícil, mas acho que a bem do Sporting Bruno de Carvalho devia reconhecer junto de Marta Soares o erro do facebook e Marta Soares devia reconhecer o erro do pedido de demissão. As pessoas falam sobre o “estranho silêncio de Marta Soares”. Para mim foi uma pessoa que refletiu. Eu sei que ele falou com o Conselho Fiscal e Disciplinar, sei que falou com vários sportinguistas, falou comigo também.
Pode revelar o que Jaime Marta Soares lhe disse?
Disse-me que a situação estava difícil, era preciso que os sócios se pronunciassem e eu respondi-lhe que os sócios podem pronunciar-se sempre mas que, na minha opinião, não era o momento. E a seguir houve um silêncio. Que foi bom, foi de ouro. Foi muito bom que durante 15 dias Bruno de Carvalho e Jaime Marta Soares estiveram em silêncio.
Estão condenados a entender-se?
Acho que sim, estão condenados a entender-se.
José Maria Ricciardi retirou o apoio ao presidente e, consequentemente, há quem tema pela saúde financeira da SAD. Há razões para alarme? O reembolso do empréstimo obrigacionista vai ser adiado em seis meses…
Sei que isso está a ser tratado, o meu filho mais velho, João Sampaio, é o presidente da AG da SAD. E tenho confiança porque não é possível que a situação esteja pior do que em 2013, aí havia uma situação completamente desesperada. Sei que há questões que estão a ser resolvidas, como o empréstimo obrigacionista, e tenho toda a confiança que a AG da SAD resolva o problema.
Mas é natural que os sportinguistas associem uma potencial fragilidade financeira à retirada de apoio de José Maria Ricciardi a Bruno de Carvalho?
Conheço muito bem José Maria Ricciardi e tenho estima pessoal por ele. Penso que José Maria Ricciardi não gostou do que se passou, não penso que fosse uma razão financeira a pesar na sua saída do Conselho Leonino, que, aliás, é um órgão de completa inutilidade. Sou completamente a favor da extinção do Conselho Leonino, não serve para nada, é uma feira de vaidades, em que as pessoas gostam muito de falar para os jornais.
Como viu o surgimento de potenciais candidatos à presidência do Sporting? Rogério Alves, Bruno Conceição, Pedro Madeira Rodrigues…
(interrompe) João Benedito, que aparece sempre… a minha opinião é que não vai haver eleições neste momento. Quando for a época eleitoral darei a minha opinião sobre os candidatos. Dos nomes que surgiram o único que conheço pessoalmente é o Doutor Rogério Alves, por quem tenho estima. Mas não disse nada. João Benedito não disse nada. Mas, como já disse, a notícia da queda foi manifestamente exagerada, Bruno de Carvalho não vai cair nos próximos tempos e acho que vai cumprir o mandato até ao fim e dentro de três anos vai reequacionar se deve recandidatar-se e eu, nessa altura, darei a minha opinião.
Bruno de Carvalho prometeu dois títulos nacionais de futebol neste mandato?
Sim, é verdade, não sei se o vai conseguir, é muito difícil ganhar um campeonato nacional, mas se ganhar a Taça de Portugal salva a época no futebol, porque as modalidades estão muito bem.
Como viu o comportamento de Jorge Jesus durante este processo?
Muito bem, excelente comportamento, noção exata do que é ser treinador de futebol, muito ao lado dos jogadores, não falando da crise diretamente mas mostrando que era fundamental estar ao lado dos jogadores. Tenho muita consideração por Jorge Jesus, acho que é um bom treinador mas fiquei agradavelmente surpreendido.
Superou as suas expectativas?
Sim, superou porque teve capacidade para falar sempre, nunca se negou a falar mas nunca falou demais nem de menos, falou o essencial.
Ao colocar-se ao lado dos jogadores, Jorge Jesus não está um bocadinho contra o presidente?
Não, acho que se pôs do lado dos jogadores. A ideia de que o presidente está contra os jogadores e os jogadores contra o presidente… pode ter havido um período de dificuldade, não o nego, mas não penso que isso vá resultar. E temos um tónico fundamental que foi a vitória contra o FC Porto. Godinho Lopes dizia-me sempre “Daniel, isto está muito mal, mas se a equipa começar a ganhar vai tudo melhorar”. O problema é que a equipa não ganhava. Teve pouca sorte, se a equipa tivesse ganho as coisas tinham melhorado. A vitória de ontem (quarta-feira) é um tónico para resolver os problemas.
É a favor de que Jorge Jesus permaneça e cumpra o ano de contrato que lhe resta?
É um treinador competente, sabedor, que esteve muito bem na crise. Sobre a continuidade devo dizer que não conheço a relação de Jorge Jesus com os jogadores e como psiquiatra e psicoterapeuta a relação humana é para mim o mais importante. Após a Taça de Portugal deve-se analisar a continuidade. Do ponto de vista da competência, a minha resposta é sim, do ponto de vista da relação não sei como estão as coisas.
Não teme que esta crise leve os jogadores do Sporting a quererem sair no final da época?
Essa crise está ultrapassada, vai é ser difícil manter todos porque temos grandes jogadores mas a maioria vai ficar.
21 Abril, 2018 at 14:31
Muito boa entrevista!!!
21 Abril, 2018 at 14:34
Palavras sensatas…
De um sportinguita sensato…
Disse tudo…
Nada a acrescentar…!
É de palavras e atitudes sensatas que o ” Mundo Sporting” necessita…!
Obrigado prof Sampaio…!
Sporting Sempre…
“Acima das nossas vaidadezinhas…!!
SL
21 Abril, 2018 at 14:38
Excelente entrevista!
Já tinha lido, mas é um prazer voltar a fazê-lo.
21 Abril, 2018 at 14:42
O mais equilibrado que li até hoje. Espero que os dois comuniquem com regularidade, pois Daniel Sampaio
21 Abril, 2018 at 14:44
… parece ser verdadeiramente amigo.
21 Abril, 2018 at 14:43
Off
Parabéns a um enorme atleta
https://revistaatletismo.com/20-abril-aniversario-de-nelson-evoratriplo-salto-cheio-de-podios-internacionais/
21 Abril, 2018 at 16:00
Gostas te da entrevista?
21 Abril, 2018 at 17:31
Muito boa.
E tu. Les-te tudo ou só as partes que interessam-te?
21 Abril, 2018 at 14:48
Ao invés de a imprensa ir buscar os incendiários a procura de palco, uma entrevista com este homem após o post de BdC teria resolvido tanta coisa.
Este sim é um verdadeiro notável cuja voz deve ser ouvida, no fundo faz parte das elites sportinguistas e mantém se com
Bruno de Carvalho.
Sl
21 Abril, 2018 at 15:37
Só funciona quando o palco tem espectadores.
21 Abril, 2018 at 14:49
José Diogo Quintela vem na mesma linha.
Sl
21 Abril, 2018 at 15:01
OLha, não?!
Ai, há, há… Então não há!
E Daniel Sampaio sabe-o muito bem…
21 Abril, 2018 at 15:12
Estava à espera dessa entrevista há mais tempo , veio por os pontos nos is. A quantidade de “sábios” que apareceu a dar diagnósticos foi impressionante, e… a velha guarda do reumático sportinguista! Burnout , ainda poderia ser….pessoas que se dedicam a um trabalho, uma causa, 24 horas por dia., trabalho com grande stress; os mandriões estão imunes.
Bons conselhos dados pelo psiquiatra ilustre.
SL
21 Abril, 2018 at 15:15
“O local para falar é nas Assembleias Gerais.”
Ui, ainda bem que não fui eu que dise isso agora…
21 Abril, 2018 at 15:25
Daniel Sampaio, um Senhor!
21 Abril, 2018 at 15:28
tuka… na bilha ! Ganda entrevista!
21 Abril, 2018 at 15:42
Mas que grande entrevista.
21 Abril, 2018 at 15:50
Desculpe mas ha sportinguistas dispensaveis, aqueles que prejudicaram o clube em funçao dos interesses pessoais e todos aqueles que querem levar de assalto o clube em beneficio proprio, esses e correr com eles !!!! Todos aqueles que difamam o SCP tambem e correr com eles !!! Acabar com a mama a conta do clube que ainda continua….
21 Abril, 2018 at 16:02
Tens razão … mas agora não é o momento.
21 Abril, 2018 at 17:38
Estou surpreso. Alguma sensatez. Não há que perder tempo com madeiras Rodrigues desta vida. São distrações inúteis.
21 Abril, 2018 at 16:58
Também concordo.
21 Abril, 2018 at 20:01
Sim…só que Daniel Sampaio “estragou as vendas”…
Uma entrevista com o “Madeira caruncho…teria muito mais aplausos”…
Dos “inimigos” do Sporting e de BC…!
SL
21 Abril, 2018 at 16:02
volta godinho
volta soares franco
volta duque
volta etc.
volta idem,idem, aspas, aspas
estáo todos “perdoados”…
(e carunchos Rodrigues, e paivas, e cristóvaos, etc,etc, ) grandes sportin.. perdao adeptos/sócios a dar “lucros” e bom nome ao Clube…
(ao menos “falam” bem e náo sáo adeptos…)… pois, náo sáo, náo…
21 Abril, 2018 at 16:02
Era bom…
Porto a perder ao intervalo contra o óquei de barcelos.
21 Abril, 2018 at 16:05
Já viraram.
21 Abril, 2018 at 16:26
Há aqui duas coisas:
Como dizia a gaja da Pepsi, a crítica é sempre bem vinda e deve ser encarada como consultadoria grátis.
A questão dos dispensáveis é correcta, mas também politicamente correcta por isso, sobre a crítica destrutiva, é não ligar. É esse o problema do BdC. Liga a qualquer voz sem importância. Volto a dizer, não que me chateie, mas ainda há muita gente a quem parece mal o estilo e a linguagem e é uma vitória fácil não criar anticorpos desses sportinguistas.
Mas os parasitas do clube ou são sportinguistas dispensáveis ou então não são sportinguistas. A esses que lhes nasça um pinheiro no cu.
21 Abril, 2018 at 16:33
»Ele há coisas do diabo. Atão não é que com os sinais de acalmia e dinâmica de vitória criada, já começam os ataque dos pasquins?
É vê-los no panfleto da Cofina afirmando que estamos vendedores da quase totalidade da equipa«.
Agora em português corecto,
VÃO PARA A PUTA QUE OS PARIU!!!
Então n
21 Abril, 2018 at 17:14
O Professor Daniel Sampaio tem uma opinião quase coincidente com a minha. Para mim as atitudes de Bruno de Carvalho foram aparentemente emocionais e na realidade foram totalmente racionais.
Tínhamos perdido em Madrid com duas “casas tipo “apalaçado” de cada um dos nossos dois centrais, o esteio defensivo da equipe.
O “gabinete da crise” dos nossos inimigos preparava-se para lançar uma campanha de humilhação da nossa equipe nas televisões, na rádio e nos Jornais.
Bruno de Carvalho, tal como o fez após Guimarães, interpôs-se entre a equipe e o fogo inimigo, concentrar as atenções sobre ele-mesmo e dar paz e sossego à equipe técnica e à equipe para prepararem os jogos cruciais que aí vinham:
1º Era preciso vencer o Atlético de Madrid para “calar” os inimigos. Vencemos e demos a Portugal o maior acervo de pontos da temporada. Tivemos ocasião para relembrar que a equipe do benfica só ganha com corrupção pois, onde conta, onde os árbitros não são portugueses, são 6 jogos, seis derrotas, 14 golos sofridos, 1 marcado, e cinco a zero de uma equipe da Segunda Divisão Europeia.
Bruno de Carvalho teve um parcial muito favorável, até aqui.
2º Era necessário espicaçar a equipe. Bem engendrado, melhor feito.
Novo parcial vitorioso para Bruno de Carvalho.
3ºA feira tinha de durar mais de 72 horas. O gabinete da crise do benfica engoliu tudo, isco, anzol, chumbada, bóia, e cerca de mil metros de fio de pesca para tubarões, um celácio pré-histórico que reage ao cheiro de sangue. O Presidente da Liga dos Bombeiros foi bispo no nosso tabuleiro. Fez uma diagonal e envolveu uma data de sportinguistas aguilhoados pelas derrotas eleitorais e pela inveja de Bruno de Carvalho. Vieram à tona. Foram identificados. Ficámos a saber para que lado disparam as espingardas deles.
Bruno de Carvalho marcou mais uma porradaria de pontos. Os seus apoiantes sabem da necessidade premente de vigilância e sabem a que têm de estar atentos e preparados para um confronto que será naturalmente fratricida, nas próximas eleições, dentro de dois anos.
A crise não durou 72 horas, durou todinha a santa semana. Vencemos o porco. Estamos na Final da Taça de Portugal. Para onde estão relegados os nossos adversários nesta matéria? Lá para trás. nem porto que, perdeu connosco a meia final a duas mãos, nem benfica que, foi eliminado por um qualquer “mija na escada” vão estar no Jamor. Nós lá estaremos, para disputarmos com o Desportivo das Aves a conquista de mais uma Taça de Portugal.
O Futsal está na final four da liga dos Campeões de Futsal que, este ano ainda se chama “UEFA Footsal Cup”. A meia-final foi um passeio na praia. Não sei, sequer, se chegou a servir como um “bom treino”.
Disputa a Final amanhã. De todos os sectores das nossas múltiplas actividades, vêm dedicação de golos ao Presidente e dedicação de vitórias. O Goalball disse mais que isso.
O “Povo” está com o Presidente. Viu-se nas visitas que fez a dois núcleos. “Verdad? Si, sin dudas, verdad!” Verdade Pessoal. Bruno de Carvalho ainda não gastou um cartucho com a série de tiros que deu. Somou muuuuuuitos pontos.
Amanhã estamos na Final da UEFA, jogamos com o Boa-Vista. Hoje e amanhã temos o Volley no JR.
Se vencermos estes desafios, então o golpe estratégico de Bruno de Carvalho granjeou-lhe 20 valores, cum Laude, enquanto Presidente do Sporting
Se há coisa que Bruno de Carvalho sabe fazer e faz muito bem é transformar um evento adverso numa oportunidade e agarrá-la, extraindo dela, nem que tenha de ser à bruta, uma verdadeira conquista e uma verdadeira vitória. Aí está.
21 Abril, 2018 at 17:23
Faltou-me acrescentar que, nesse período mais um dos nossos atletas se sagrou Campeão Europeu (Diogo Ganchinho)
O Hóquei venceu mais uma etapa Europeia e está na Final Four da Liga dos Campeões.
O Andebol joga hoje no Dragomcaixom e é para vencermos.
Renovámos patrocínios importantes
Revelámos a parceria estabelecida coma Federação Chinesa do Desporto para Futebol, Andebol e Futsal.
Querem mais? Bruno marca pontos ao minuto….Tudo na Semana do Desastre! LOLOLOLOLOL!!!!
21 Abril, 2018 at 17:49
É a tal crise que nos querem vender.
21 Abril, 2018 at 20:18
Caro Túlio,
Falta acrescentar, embora pessoal, o nascimento de +1 Leoa,..
VIVA o SPORTING
22 Abril, 2018 at 13:20
Isso e’ que e’ noticia boa! Parabens!
21 Abril, 2018 at 17:27
Caro Mário Túlio,
É verdadeiramente refrescante ler os seus posts, atendendo à, digamos… originalidade dos mesmos.
Pelo que percebo, na sua opinião foi “jogada de mestre” do nosso Presidente, certo?
Estaremos a falar da mesma pessoa que de uma forma embaraçosa tentava a todos os custos aproximar-se dos jogadores no fim do prolongamento do jogo com os andrades? Que foi olimpicamente ignorada pelos mesmos? Que viu Jorge Jesus “fugir” do banco para ir comemorar com os jogadores? Que de tão envergonhado ficou, nem esperou as Conferências de Imprensa para se refugiar em casa? Que viu o treinador, novamente em público, colocar-se ao lado dos jogadores, dizendo (mais uma vez) que “os jogadores é que importam”? LOL
O Dr. Daniel Sampaio foi desassombrado e sério na análise. Bruno de Carvalho esteve mal. Mas nem está “louco” nem a sua Direcção está em “crise”. As coisas vão resolver-se naturalmente, e Bruno de Carvalho terá aprendido a lição. Nada mais.
SL
21 Abril, 2018 at 17:35
Caríssimo
Cada um lê o que quer.
Lembra a fábula do tipo que salvou a criancinha do leao , num jornal era herói, noutro era reaccionário priva leão de refeição.
Esqueça.
21 Abril, 2018 at 20:22
Um Leão a sério não abomina crianças, comemos Toupeiras com aroma de capoeira
21 Abril, 2018 at 18:22
Discordo. A iniciativa não terá sido “concertada” mas, é a segunda vez que BdC o faz.
Fê-lo após o desastroso jogo com o Guimarães, na ressaca de uma azelhisse Europeia e Fê-lo de novo em circunstâncias algo semelhantes.
A reacção dos media é que duplicou porque neste momento não é já uma “cartilha” do Janela que os controla mas, o tenebroso “Gabinete da Crise” anunciado por VIEIRA.
As consequências é que dispararam incontroladamente.
Para mim só faltou “concertar” a iniciativa com JJ. Nada mais.
De resto o “Ignorado olimpicamente pelos jogadores”, é mais um chavão da “propaganda vermelha do estado lampiâmico”ou “lampiónico”, como se queira. Não vi nada disso. Vi imagens do Presidente falando com os jogadores, cumprimentando-os enquanto eles o cumprimentavam também. e até revelando afecto como por exemplo uma imagem do Presidente e Coentrão.
Depois, é preciso não esquecer que, os “adeptos carunchosos” da bancada, se vissem o Presidente no relvado a acompanhar a equipe haviam de o vaiar e voltar aos cânticos.
Para mim, contrariamente à sabedoria de Daniel Sampaio, há “Sportinguistas DISPENSÁVEIS”. Aqueles não estão intransigente e indefectívelmente com o Presidente na hora da verdade e esses, mais uma vez vieram à tona.
Agora, enquanto se deixarem ficar por casa e pagarem as quotas, não vejo necessidade de os dispensar mas, convém que saibamos quem são…
21 Abril, 2018 at 17:42
Fdx.. lampiões vencem o ABC sem quaisquer dificuldades…
21 Abril, 2018 at 17:44
Interessante debate de ideias. Civilizado. Consigo perceber as diferentes perspectivas. Por agora, só consigo pensar nos jogos do fds e no jogo com o Boavista. Serão 3 pontos muito importantes.
21 Abril, 2018 at 17:48
Crise? Mas qual crise? A partir do post foram só vitórias!! Resumindo-se a uma final garantida e ainda a possibilidade de chegar ao segundo lugar bem como a ser campeões.
Já cheira mal esta conversa.
21 Abril, 2018 at 17:48
Bom senso.
Basta isso e consegue-se tudo ou quase tudo .
Esta entrevista é de alguém que tem essa qualidade para dar e vender e sabe do que fala com conhecimento de causa.
Quanto ao estado clínico de Presidente e do alto da sua cátedra de psiquiatria o professor Daniel Sampaio com classe critica quem considerou Bruno de Carvalho louco ou incapaz e não são só os espadinhas desta vida ou uma pseudo psicóloga ordinarinha qualquer que tem amaral no nome e que de cada vez que fala só diz merda mas também os “notáveis” do clube.
Concordo com a extinção do conselho leonino e com os elogios a JJ (de quem não sou fã) mas que neste período esteve bem.
Por mais voltas que se dê não há alternativa a Bruno de Carvalho, pode ser criticado no estilo mas deixou obra e convém sempre lembrar essas sábias palavras ” Em reuniões dos órgãos sociais em 2013 várias vezes não havia dinheiro para pagar a água e a luz”….pois… há quem se esqueça disso ás vezes.
21 Abril, 2018 at 18:25
Alfragide, a terra da memória, do equilíbrio e da profetização da VERDADE.
Melhor que o post, só este comentário!
21 Abril, 2018 at 21:04
Grande Sportinguista (com “S” grande)!
Claro que não há sportinguistas “dispensáveis” do seu “estatuto de sportinguistas”, chamemos-lhe assim….
O que há é sportinguistas que foram dispensados dos lugares de Direcção do Clube, e cuja opinião (por mais que eles não se conformem com isso) é de igual valor à de qualquer outro sportinguista, nomeadamente, à dos 90% que não concordam com eles.
O “palco” que é oferecido a esta malta sportinguista minoritária é outro problema, e tem mais a ver com “estruturas” do que outra coisa.
E é claro que BdC é o melhor Presidente para o Sporting.
E é claro que JJ é o melhor Treinador para o Sporting.
Ou seja: “touché”! Um Senhor.
SL
21 Abril, 2018 at 21:34
Excelente entrevista de uma excelente pessoa!
22 Abril, 2018 at 10:29
Excelente entrevista principalmente a parte em que não se atravessa pela continuidade do JJ…que Deus e BC o ouça!
22 Abril, 2018 at 11:19
Disse que JJ era o melhor!
Queres mais? Ele é só um Sportinguista idôneo e responsável e só disse o que lhe é permitido dizer para a família Sportinguista seguir confiante no projecto!
22 Abril, 2018 at 12:07
Se o Presidente mantiver a linha das últimas semanas, talvez tenha condições para continuar o seu excelente trabalho.
Se abrir frentes de guerra com tudo e todos na praça pública, é inapto para o cargo pois isso acabará com o Sporting a médio prazo.
Espero, sinceramente, que ele melhore a sua postura. Se o fizer, terá mais uma vez o meu voto.
22 Abril, 2018 at 14:03
Exactamente o que eu penso!
A questão, extra, que coloco é o facto de não ter apreendido grande coisa em 5 anos… Os erros que comete agora são os mesmos que cometia no inicio. è fundamental que alguém tenha alguma mão nele e que, aos poucos, vá melhorando esta faceta negativa dele!