Vamos lá ver se acabamos de vez com a ideia de que o Sporting precisa investir loucamente no mercado para ter uma equipa capaz de conquistar o campeonato!
Baliza
??? (infelizmente)
Salin
???
Defesa
Cristiano Piccini
Stefan Ristovski
Sebastián Coates
Jérémy Mathieu
Domingos Duarte
Marcelo / André Pinto / Demiral
???
Acuña
Meio Campo / Centro
Rodrigo Battaglia
João Palhinha
Josip Mišic
Wendel
Bruno Fernandes
Francisco Geraldes
Extremos / Alas
Gelson Martins
Matheus Pereira
Raphinha
???
Avançados / Pontas de Lança
Bas Dost
Montero
Rafael Leão
Daniel Podence
Carlos Mané
p.s. – o Rui fazia todo o sentido a defender este regresso às origens
29 Maio, 2018 at 22:15
o Rui é bem vendido… já não estava cá.
e quem sai do Sporting para assinar pelo nápoles, assina por qualquer um.
vulgaridade.
Entra o Pedro na nossa baliza. O Inácio que se deixe de filmes.
29 Maio, 2018 at 22:19
outro dos capitães que sai sem um adeus…
dinheiro no bolso e viva a vida.
espero que a empregada italiana cozinhe bem para a maria não ter de pilotar o fogão.
29 Maio, 2018 at 22:28
Já que estamos numa de sugestões, deixo a minha. (parto do princípio que vamos vender Rui, William e Acuña).
Como já vi aqui e concordo, altura de voltar ao projecto inicial de 2013. Aliás já o foi dito por Inácio.
Aposta na formação (com treinador com ideia de futebol positiva) mas nunca prescindindo de ir busar jogadores acima da média para compor. Também devemos ir buscando jogadores como Fábio, Mathieu, Coates para dar experiência, traquejo e “manha” ao plantel. No entanto, devido a 3 anos de JJ (leia-se 3 camiões de jogadores), este ano só contrataria 1 GK e 1 PL, o resto já cá temos (e, ainda, muitos excedentários).
Como também já vi aqui, o regresso ao projecto de formação devia implicar regresso a 4x3x3, com variantes em função do jogo/advesário. Podiamos jogar com um 6 e dois 8; um 6, 8 e 10; ou até dois 8 e um 10 (espécie de 4x2x3x1) ou um 6 e dois 10 (jogos em casa com equipas 80% das equipas portuguesas). As hipóteses são infinitas, tanto pelo desenho como pelas caracteristicas dos jogadores, sendo que verdadeiramente importante é a filosofia e, sobretudo, a dinâmica.
GK: Contratação, Max e Pedro Silva – os mais novos: um a ir ao banco e outro a jogar nos sub-23, à vez. A jogarem as taças e prontos para qualquer eventualidade. A minha sugestão: Rulli, 26 anos, Real Sociedade. Ou como 2ª escolha e mais dificil, Romero, 31 anos, Man. Utd.
DD: Piccini e Ristovski – um mais defensivo outro mais ofensivo, conforme adversário, complementam-se bem.
DE: Coentrão e Lumor – sugestão de alternativa a Coentrão: Afonso Figueiredo
DC de marcação: Coates, André Pinto e Domingos
DC: Mathieu e Marcelo
MDf “6”: Battaglia, Palhinha e Misic
MC “8”: Wendel, Bruno César e Wallyson – Bruno César (muito útil a médio,
nunca a extremo ou a DE – ver jogos da champions do ano passado)
MCo “10”: Bruno Fernandes, Chico e Gauld
ED/E: Gelson, Matheus, Podence, Mané e Raphinha
PL: Dost, Slimani e Leão – um fixo, um hibrido e um vagabundo
Como disse mais acima os 3 médios não têm de ser um dos 6 um dos 8 e um dos 10. Tanto podemos jogar para a Liga Europa com um Arsenal da vida com um meio-campo: Batta atrás, Bruno César a 8 mais pela esquerda e Bruno Fernandes a 8/10 mais pela direita; como jogar em casa com o Moreirense (com todo o respeito) e jogar com Palhinha atrás a encostar nos centrais com estes a abrir e os laterais lá em cima e Chico a 10 pela direita e Gauld 8/10 pela esquerda.
Temos muita qualidade dentro de portas, com muitas soluções e variadas. Todos os jogadores a serem utilizados ao longo da época e todos a poderem ser opção a qualquer altura. Não há desculpas para lesões e cansaço. O plantel é para ser usado por igual e sem sobrecarregar quem quer que seja.
Vendas: Rui, William e Acuña – 75/80 milhões
Dispensas: Salin, Douglas, Jonathan, Jefferson, André Geraldes, Fokobo, Petrovic, Slavchev, Guima, Mattheus Oliveira, Bryan, Rúben Ribeiro, Héldon, Éloi, Alan Ruíz, Spalvis, Castaignos, Montero, Doumbia, Ponde
-> nas dispensas (falo no conjunto e não jogador a jogador) tudo o que seja recuperar tudo o que foi gasto no total: passe + comissão/prémio assinatura + salários é positivo; se tivermos lucro e/ou se mantivermos algumas percentagens de passes, é fantástico.
Empréstimos: Ivanildo, Demiral, Riquicho, Mama, Empis, Rafa Barbosa, Delgado, Ary Papel, Leo Ruíz, Dala – tudo para primeira liga, mas para treinadores com bom histórico de aposta nos nossos emprestados (Luís Castro, Couceiro), não vale a pena a emprestar para estarem encostados.
Compras: GK e Slimani: empréstimo ou aquisição até 5 milhões (não acredito que consigamos este preço, por isso, empréstimo seja)
Por último, jogadores a jogar nos sub-23 mas com um pé na A (prontos para serem 3ªs opções em caso de lesões e castigos), e que gostava que tivessem pelo menos 2,3 aparições no banco ao longo da época (se resultado estiver feito, alguns minutos): Tiago Djaló, Verde, Abdú, Thierry, Paz , Bragança, Paulinho, Miguel Luís, Túlio, Jovane, Elves, Brás, Encada, Bruno Tavares (talvez seja cedo), Benny Sousa, Pedro Marques, Ronaldo Tavares
P.S.: de certeza que me estou a esquecer de jogadores.
P.S.2: tenho aqui muita ideia que não é minha (mas que concordo), que fui tirando da tasca e de outros locais
P.S.3: não sou hater nem lover de ninguém nem de JJ, acho que tem coisa boas e más. Fiquei contente quando veio, concordei com renovação e que fizesse a 3ª época do tira-teimas (depois de uma boa e outra má). Agora acho que é a altura de sair.
P.S.4: desculpem ter-me alongado, até nos p.s.’s
29 Maio, 2018 at 22:48
Faltou só o recém chegado Marco Túlio. Partilho de quase tudo o que diz, principalmente no retorno ao projecto de 2013. Discordo só com o Slimani. Não pelo que oferece à equipa, mas pelos custos que acarreta e porque acho que não terá vontade de jogar cá depois de passar pela Premier. Não vejo também com bons olhos a continuação do Bas. Ofereceu muito, tem uma média de golos incrível, mas o seu estilo de jogo seca quem partilha com ele o campo e torna o jogo muito mais previsível. Acho que ficarmos atrás do Braga em golos marcados é um pouco por causa disso. O resto está lá, voltar atrás no tempo e nas politicas e mais uma vez caminhar sem pressas para o sucesso.
SL
29 Maio, 2018 at 23:34
Túlio pus na lista dos sub-23 com vista para a A. Não conheço, mas pela idade ou era isso ou empréstimo (duvido que seja material imediato para a A). Acho bem que para primeira adaptação a Portugal comece lá e em Janeiro se estiver preparado pode ser emprestado a 1 liga.
Isto serve para todos. Em Janeiro tem que se fazer avaliação e ver se o patamar competitivo está adequado e fazer as alterações necessárias. Jogadores a brilhar é subir o patamar e jogadores com poucos minutos é descer (melhor jogar abaixo que não jogar).
Só mais uma coisa. Na minha opinião os empréstimos deviam ser de 6 meses automaticamente renovável se fizer X jogos/minutos. Assim, em janeiro, se estiver sem jogar volta e, ou vai para os sub-23, ou é emprestado a um clube onde tenha hipótese de jogar.
29 Maio, 2018 at 23:38
Evitavam-se merdas como do Gauld em Setubal e Aves, e do Chaby e Rafa Barbosa, ambos no União.
29 Maio, 2018 at 23:41
Exato, foi exatamente a pensar nesses casos que sugeri.
30 Maio, 2018 at 9:04
As merdas em Sétubal evitavam-se com um presidente normal.
30 Maio, 2018 at 11:13
Não sabes falar em mais nada?
30 Maio, 2018 at 12:04
Lol
30 Maio, 2018 at 12:09
verdade…
… o presidente do setubal é uma merda.
29 Maio, 2018 at 23:57
Nunca pensei nas coisas por esse prisma, mas faz todo o sentido um empréstimo a 6meses, faz bem mais que um a um ano, pois dá muita mais margem de manobra a quem empresta
29 Maio, 2018 at 23:52
Penso que Slimani teria todo o gosto em voltar. Esteve 2 anos a jogar muito pouco e a ser criticado por adeptos e imprensa. Aqui sabe que é acarinhado e que tem minutos.
Gosto da ideia do regresso até porque acho que aquela garra é o que faltou este ano em muitos jogos e serviria também, nesse sentido, de modelo a seguir pelos nossos mais novos (particularizando, seria uma espécie de Obi-Wan de Leão).
30 Maio, 2018 at 0:06
Sem dúvida traria muito mais à equipa que Bas, e seria sempre acarinhado pelos adeptos, mas continuo a achar que precisamos de um avançado mais forte que o Slimani em termos técnicos, que tenha uma técnica parecida com a do Montero ou melhor. O resto acho que o Super Slim oferece. Outro ponto que queria referir. Acho que este ano deve ser o ano do Palhinha, o vai ou racha. Oferece quase o mesmo que o Batta, com menos intensidade mas mais técnica, e acho que pode transitar para central nos jogos do sufoco onde tenhamos de jogar num 3-5-2 o que trás uma margem táctica maior. Espero que pelo menos tenha mais oportunidades
30 Maio, 2018 at 0:23
Exato, acho o mesmo, meu caro. Também referi isso “como jogar em casa com o Moreirense (com todo o respeito) e jogar com Palhinha atrás a encostar nos centrais com estes a abrir e os laterais lá em cima”, aqui a ideia era mais uma espécie de 3x4x3 (a atacar), a jogar com Mané e Leão como falsos extremos a vir para dentro e a dar a linha aos laterais.
Mas a ideia é a mesma. Saindo William, Palhinha terá espaço para jogar mais alternando com Batta e Misic, em função do jogo. Batta este ano fez 57 jogos!! Impensável.. depois claro que chegaram ao fim de gatas.
Acredito muito na sua qualidade e penso que estes 2 anos foram de uma injustiça enorme (Petrovic). Veremos..
30 Maio, 2018 at 0:47
O Batta foi para mim a maior surpresa e o maior prazer este ano. 3,5M+Esgaio foi barato para tudo o que ele oferece em campo. O Braga não tem lá nenhum melhor e vendeu-o por uma pechincha. Apesar do Esgaio ser bom, não era bom o suficiente para nós. A continuar assim, temos um meio campo de luxo com várias possibilidades e parece-me ser impossível chegarmos ao estado que chegamos no fim da época. Rezar para que ou a cabeça do JJ se ilumine, ou que este vá para as arábias afundar-se em petrodolares
29 Maio, 2018 at 22:33
Palpita-me que quem se vai rir dessa do “projecto inicial de 2013” vai ser JJ, lá para meados de Dezembro.
29 Maio, 2018 at 23:36
Agora já andam preocupados com o bom humor do JJ…
Silly season…
29 Maio, 2018 at 22:44
Olha o passarinho!!!
Subtil de Sousa confirmou que vai encabeçar uma lista ao Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting. Em declarações o antigo vice-presidente dos leões deixou ainda um recado a Jaime Marta Soares e assegurou estar do lado de Bruno de Carvalho.
“Lamento tudo o que se tem passado no Sporting. A verdade é que a maior parte dos candidatos foram assalariados do Sporting. Ainda não há eleições e já há uma série de candidatos. Jaime Marta Soares devia dedicar-se mais aos bombeiros. Só tem arranjado complicações. Eu também era ‘vice’ do Sousa Cintra, verificaram-se uma série de coisas com as quais não concordei, demiti-me; era isso que devia fazer: se está mal, demita-se”, afirmou.
“Sempre tenho apoiado Bruno de Carvalho. Não o conhecia antes do Sporting. Houve eleições recentemente, na última AG teve um apoio de 89%. Há uma série de gente que gosta de aparecer. Dizem-se sportinguistas, mas depois só falam mal do Sporting. E depois, só se fala, 24 horas por dia, da crise do Sporting. Não há vouchers, não há emails…. Todos os sportinguistas deviam contribuir para o desenvolvimento do Sporting. Foi por isso que decidi avançar”
29 Maio, 2018 at 23:02
Creio que Marta Soares, apesar de ser um incompetente (e já o era antes desta barraca) só continuou como PMAG depois das eleições de 2017 porque BdC não contava que daí viesse nenhum problema. Teria de haver um motivo para preterir esse político para este mandato, e pois seria mais um a destilar veneno. Mas neste clube nunca se pode dar nada por adquirido e é o que se vê…
E quem pensa que a MAG não tem interesse, só se for noutros clubes, porque neste todos dão o cu e oito tostões para ter protagonismo. Por isso é que até para a MAG se desunham para lá estar. E não é de agora.
Lembro-me da guerra que estalou entre José Eduardo Bettencourt e Rogério Alves, ambos da mesmo “linhagem”, porque o JEB escolheu Dias Ferreira para ser o PMAG da sua lista em 2009. Rogério Alves era o PMAG do Soares Franco e não gostou que a direcção seguinte não o escolhesse também. Passou a PMAG da SAD, mas esse é um papel que tem muito menos visibilidade, porque as AGs da SAD têm muito menos importância mediática do que as do clube. A partir daí ficou contra o JEB e começa uma guerra da atrito, com indirectas contra JEB e uma campanha de desgaste na blogosfera, através do blogue Centúria Leonina, liderado pelo irmão do Dr. Varandas, que é advogado e trabalha no escritório de Rogério Alves. Claro que o JEB nem precisava de ajuda para se enterrar, mas se fosse preciso, estava lá a Centúria Leonina para meter veneno e ir abrindo caminho a Rogério Alves…
Portanto meus amigos, lamento, mas isto (também) é o Sporting.
29 Maio, 2018 at 23:27
+ 1906 Jordão
29 Maio, 2018 at 23:40
Muito bem visto. Ainda havia aqui gente a dizer que era ‘culpa’ de BdC ter lá o JMS. As coisas não são simples e cada decisão requer compromisso e risco
Interessante o dado sobre RA. Infelizmente mesmo as pessoas mais cultas comportam-se como crianças
29 Maio, 2018 at 22:52
OFF: Futebol Feminino
Andreia Norton (ex-braga) assina por clube alemão.
Lá se foi a melhor jogadora da concorrência.
Ou se reforçam ou para o ano vai ser um passeio (mais um).
29 Maio, 2018 at 23:14
Cherba, nada contra o post, mas com a confusão que vivemos atualmente é muito complicado brincar à Silly Season.
Isto é mais um Nightmare Season.
É verdade que temos muita juventude com qualidade, sedenta de aprender. Na minha opinião precisamos de treinador…
Mas olhando para o que aconteceu na Academia, honestamente não sei que quem ficar ou quem vai pedir para ser vendido. Em rescisões não acredito.
Só depois de perceber quem fica irei jogar FM.
29 Maio, 2018 at 23:28
Completamente de acordo brave
29 Maio, 2018 at 23:53
Com todos os nomes que já foram colocando como presenças quase certas para a próxima época, fico com um sorriso na face. Porque gosto de velocidade num jogo, mas ao mesmo tempo de posse. E temos esses jogadores.
Gelson, Matheus, Raphinha, Mané, Leão, Podence; Geraldes, Bruno Fernandes, Misic, Wendel.
Para equilibrar estes jogadores, precisamos de um 6 de luta – Battaglia e Palhinha.
Bem, resta conseguir adaptar o futebol para o Bas Dost, pois está visto que não é rapaz de grandes feitos, a não ser “encostar”.
Seja em 4-3-3 ou em 4-4-2, o mister (seja qual for) que escolha.
PS. – Isto a contar com as saídas de RP, WM, MA – 50/60 M€, não seria mau.
PS. 1 – Uma oportunidade ao Pedro Marques. O miúdo tem classe, precisa de alguém que o ensine um pouco mais. Gostava de o ver jogar com este grupo.
29 Maio, 2018 at 23:59
Brinquem ao FM, enquanto a melancia lá estiver… não há nada para ninguém…
PS – melancia = JJ, melancia porque apreendeu a ser trapaceiro em carnide….valores como pessoa e profissional = zero, logo melancia !!! Aliás o único treinador que deu dinheiro a BdC era mesmo VERDE !!!! o outro era um TOMATE MAL PARIDO e este é uma MELANCIA….
30 Maio, 2018 at 0:12
Precisamos de avançados do séc XXI
Possantes e rápidos (volta slimani)
Se repararem a melhor época do Wc e Adrien é com slimani. Slimani facilita o processo ofensivo porque da profundidade e vai a todas. E porque no processo defensivo é o primeiro a pressionar, obrigando as equipas adversárias a jogar mal, o que facilita o papel dos médios.
Bas Dost é um a menos no processo defensivo (principalmente nos jogos grandes) e coloca os médios sempre em inferioridade (depois é fácil acusar Wc e restantes e culpa los)
30 Maio, 2018 at 3:11
Jordan Ayew.
Dos mais rápidos da Premier League, bom jogador, forte, profissional.
Swansea desceu.
30 Maio, 2018 at 0:54
Penso que sairão o Rui, o William, estes 2 infelizmente, e Acuña, que sinceramente não acho nem o lateral nem o ala que necessitamos.
Também o Fábio penso que será só um sonho. Jefferson ou Jonathan para segundo lateral servem.
Domingos Duarte para quarto central é queimá-lo.
Mané, um jogador com golo, incógnita pela época em branco, mas sempre defendi que pode ser o nosso melhor segundo avançado, nunca ala como o JJ queria.
Assim sendo
(Rui) Beto / Salin / Max
Piccini / Ristovsky
Matthieu / Coates / Marcelo / André Pinto
(Fábio) / Lumor / (Acuña) Jefferson
(William) Palhinha / Battaglia / Wendel / Misic
Bruno Fernandes / Xico
Gelson / Podence / Matheus Pereira / Raphinha
Bas / Mané / Leão / Montero
Com as duas alas a funcionar Bas é o nosso avançado, com Mané nas costas. Sli e Bas não me parecem compatíveis, mas falta-nos a agressividade do Sli na saída de bola dos adversários.
Bruno Fernandes, Gelson vamos ver se ficam. Gelson vai ter vida difícil na selecção, pois acho que vai jogar o Bernardo Silva. O Bruno Fernandes, terá mais hipóteses de ser titular, mas só o Fernando Santos o sabe.
Depois há “n” nomes, principalmente no meio campo, que não tiveram hipóteses com JJ, estiveram emprestados, mas poderão na pré época mostrar o que valem. E outros, como Bruno César, que podem ser mais valias pela polivalencia.
Relativamente aos comentários, ressalvando que todos temos o direito à nossa opinião, considero que as críticas ao Rui são injustas e são muito baseadas nas críticas do Presidente. O Rui foi um dos 3 melhores jogadores da época. Ao que parece enfrentou (não afrontou porque quem estava num sítio que não devia não era ele) os invasores da garagem. Para quem é mimado… Se realmente já tencionava sair tenho pena. Mas o Sporting também precisa que alguns dos melhores jogadores saiam para fazer dinheiro. Não se passe o lado de diabo a um jogador a quem devemos muitos pontos esta época e cuja falha no último jogo não apaga o que fez no resto da época. Se nós deitamos abaixo os nossos com esta facilidade, como podemos querer compromissos eternos?
30 Maio, 2018 at 8:59
100% de acordo: quer nas permissas a fazer o plantel sugerido, quer ns escolhas do plantel, quer nos comentários ao Rui.
Penso exactamente o mesmo!
30 Maio, 2018 at 9:10
30 de Maio, zero rescisões…
30 de Maio e a carta de demissão daquelas pessoas que se demitiram todas na tv ao mesmo tempo, ainda não chegou… há greve nos ctt?
30 Maio, 2018 at 9:15
e o cr7? não convence o psg a empresta-lo uma época?
30 Maio, 2018 at 9:20
Há um treinador, que nem é dos meus preferidos, mas acho que assentaria que nem uma luva no ADN do Sporting e que podia ser muito útil na actual conjuntura sobretudo se fôr para apostar nos jovens:
Arsène Wenger
– Experiente e astuto (não vai ligar a nomes e tem a autoridade para as suas escolhas não serem postas em questão)
– Gosta de trabalhar com jovens
– Gosta de um futebol total e rápido (temos putos para isso)
– Tem muito para ensinar (será uma motivação para os jogadores durante os treinos, assim como JJ tb sempre foi)
– Admirador da Academia (sempre se penitenciou de não ter vindo buscar CR7 antes do ManUtd, portanto teria agora a possibilidade de lapidar mais alguns dos nossos diamantes)
– É um senhor do futebol (o clube precisa de elevação)
O que acham?
30 Maio, 2018 at 9:26
epá… não obrigado, o arsenal nas últimas duas épocas deu-lhe tudo o que ele quis… tudo…
30 Maio, 2018 at 10:59
1- não gosto, nunca gostei de Wenger
2- tudo o que dizes é verdade, em termos de perfil caía que nem uma luva.
3- se viesse passaria a ter todo o apoio, tal como todos com o rampante ao peito
4- se tivesse sucesso, então, passaria a adorá-lo
5- duvido muito que fosse um alvo ao nosso alcance
De qualquer forma, acho excelente sugestão. O perfil é mesmo esse, seja ele ou outro.
30 Maio, 2018 at 11:25
Obrigado pelo teu comentário al-Wala.
Pois eu, como referi, tb não sou grande fã de Wenger, portanto aqui fica o desafio:
– então sugere lá outro treinador disponível/possível e que encaixe no perfil, sff
30 Maio, 2018 at 11:47
Sim, não há muitos com esse perfil. Quando penso em futebol total e aposta em jovens penso em Holanda.
Confesso que tal como Wenger, não sou de fã alguns, mas têm o perfil, assim, vem-me à cabeça: van Gaal, de Boer, Cocu (não sei se ainda tem contrato com o PSV) e até em Koeman, com toda a polémica que possa levantar.
Depois não estando disponivel mas podendo sonhar: Leonardo Jardim
30 Maio, 2018 at 13:15
Leonardo Jardim não encaixa totalmente no perfil mas seria o melhor.
Gosto de Marco van Basten mas agora está na FIFA – impossível!
Treinadores bons Holandeses até há bastantes por acaso (eu sei porque vivo na Holanda). Na wiki a lista é enorme: https://en.wikipedia.org/wiki/Category:Dutch_football_managers
A maioria peca na organização defensiva. Bons para incutir um futebol positivo mas pouco eficientes a ganhar títulos. O exemplo máximo é Co Adraanse. O contrário dos Italianos.
Há excepções.
Um treinador Holandês que talvez resultasse e com perfil próximo do que descrevi: Guus Hiddink!
30 Maio, 2018 at 13:43
SIm, Hiddink era interessante.
Eu por acaso, assim à distância parece-me que Cocu está a fazer-se bom treinador… podes dar tua opinião, estando mais a par?
Achas que seria boa opção?
30 Maio, 2018 at 15:45
Sim seria excelente, mas é impossível! Está na cadeira de sonho dele; aceitou inclusivé baixar para treinador sub-19 no clube no início da carreira para ganhar experiência; é o actual treinador campeão na Eredevisie; já treina a equipa principal do PSV desde 2014; ganhou 3 campeonatos e 2 super-taças …
Seria excelente: muito pragmático, gosta de jogadores jovens, organiza muito bem as equipas, tem vasta experiência como jogador o que ajuda a impor respeito sobretudo entre os jogadores mais jovens … daria certo de certeza. Mas tão cedo não o estou a ver a sair do PSV e quando acontecer será para um tubarão (talvez Barcelona).