Sou apoiante deste Conselho Directivo. Decidi começar assim, desta forma tão directa, porque daqui para a frente só segue o texto quem assim o entender, e quem se encontrar de mente aberta para tal. Desta forma posso dizer que não induzi ninguém em erro, logo, guardem no bolso as possíveis futuras ofensas.
Na realidade estou a escrever porque sinto necessidade de partilhar convosco o que me move nesta semana(mais uma…) tão importante para o nosso clube. Tanto para aquilo que ele é hoje, como para o que será amanhã. Se comecei por partilhar convosco que sou apoiante de Bruno Carvalho é porque sei como isso muda a forma como alguns irão encarar estas palavras daqui em diante. Sei, porque tenho plena noção que este extremar patético de posições entre os apoiantes do Bruno, e os seus não apoiantes também me leva a mim a, por vezes, não conseguir ser razoável na interpretação de ideias e lamentos de quem pensa diferente de mim. Numa coisa somos iguais, neste momento estamos todos com o pensamento moldado e formatado à medida do nosso gosto, ou não, pela pessoa do nosso presidente.
Basta percorrer as caixas de comentários de qualquer blog Sportinguista para perceber a quantidade de vezes que já demos piruetas de pensamento e opinião. E que atire a primeira pedra quem não defendeu a demissão de Jorge Jesus o quanto antes, para depois dar por si a achar que a sua saída foi errada. Ou o oposto.
Nada pessoal. É apenas a paixão a falar mais alto.
Acreditem ou não, nestes dias dizer que se apoia Bruno de Carvalho é um fardo. É semelhante a dizer que se apoia um qualquer grupo de extremismo religioso. Nós dizemo-lo, e logo de seguida olham para nós com aquele ar incrédulo, questionando “como é possível?”, e dizendo para si próprios “este tipo é um caso perdido…”. Aliás ainda ontem Vítor Ferreira na CMTV me chamou “estúpido, cego e intelectualmente desonesto”. São opiniões.
A verdade é que hoje somos menos. Muito menos do que há uns tempos atrás fomos. Sim, porque ao contrário do Bruno, eu sinto-me cada vez mais isolado na sua defesa. Talvez a culpa esteja no tipo de educação que recebi em pequeno. E essa mesma educação não me permite hoje deixar cair quem tropeçou a defender uma das coisas mais importantes da minha vida. O clube que amo!
Sei que o Bruno no seu estilo, tantas vezes errado, colecionou guerras e inimigos. Fê-lo pelo seu ego, mas também o fez por nós. Em nossa defesa e do Sporting Clube de Portugal. E se há coisa em que todos concordamos é que o Sporting nunca ficou a perder nos seus reais interesses para que o seu presidente pudesse ficar bem em alguma fotografia tirada pela opinião pública.
O Bruno é completamente fora da caixa. Mas surpreendeu alguém nisso? Nós sabíamos como o Bruno era. E foi por isso que o escolhemos. Foi porque vimos o nosso clube ser engolido por tudo o que eram interesses alheios. Foi porque decidimos dizer BASTA! Foi porque decidimos que daqui para a frente a nossa filosofia seria que para besta, besta e meia!
Uma das mais repetidas críticas/acusações é a de Bruno estar preso a um salário. E honestamente eu espero que sim! Que esteja. Em cinco anos no clube, não ter acumulado riqueza suficiente para viver tranquilamente sem trabalhar é para mim um excelente indicador.
Obviamente que não defendo o post de Madrid. Tal como não consigo traduzir em palavras a desilusão que sinto a cada vez que ele decide pegar num telefone e entrar em direto num qualquer programa televisivo. Mas a verdade é que também não posso ignorar as emoções que todos sentimos no desfrutar da obra que se construiu ao longo destes 5 anos. Com o pavilhão e a pujança das nossas modalidades à cabeça.
Aceitemos de uma vez por todas que o desporto em Portugal está podre! É tendencioso e desonesto! O próprio país mostra a cada dia que passa estar com as suas prioridades e valores totalmente trocados. A complexa questão da eutanásia foi abafada por Alcochete, e o processo Cashball está a nível de uma operação Marquês. Só isso explica que Oliveira e Costa, Ricardo Salgado, ou até o próprio Bibi, da Casa Pia, sejam autênticos meninos ao lado de Bruno de Carvalho no que a actos de vilanagem diz respeito. Pelo menos a julgar pelo tratamento aplicado pela nossa comunicação social. E por falar em comunicação social, é só a mim que não me sai da cabeça que destituir o Bruno é também dar razão às Tânias Laranjo desta vida?
Percebo muitas das críticas ao presidente, mas creio que hoje, mais do que nunca, é de alguém como ele que precisamos. Devo também dizer que, mesmo apoiando o Bruno, não concordo que isto seja “o Bruno ou o caos”. Mas sei que a minha idade me permitiu conhecer apenas dois tipos de Sporting até hoje. Este e o anterior. Posso dizer orgulhosamente que estive sempre presente em ambos, e acreditem que mesmo com todos os defeitos do Bruno, eu escolho claramente este Sporting!
Por fim, gostava apenas de deixar umas palavras a quem decidiu rescindir contrato com o clube. Respeito e lealdade. Foi o que o momento vos exigiu. Respeito por um clube que tanto vos deu, e lealdade a nós que tanto vos apoiámos. Mas apelar a tais valores parece ser pedir demasiado a criaturas de espírito e alma tão tacanhos como vocês mostraram ser. Nós, sócios e adeptos, às turras ou aos abraços continuaremos por cá. Não temos o vosso dinheiro, mas temos a sorte de poder sentir um amor como este.
Obrigado a quem ficou. Já as nossas bancadas cantam: “Vocês sabem lá”…
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Ricardo Dias
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
21 Junho, 2018 at 13:47
Optimo texto. Revejo-me completaente no que disse o Hadji acima, portanto nao vou opinar mais 🙂
Tenho so uma questao que é:
Os estatutos nao mencionam que a demissao do PMAG tem efeito imediato (e carece de aceitacao)? Para os que dizem que a demissao do PMAG nao foi formalizada, como é que este se refere a si proprio como “demissionario”?
Estas sao duas questoes simples que se alguem puder esclarecer, agradeco (honestamente).
Ja agora novo post de BdC no facebook, chamando a atencao para esclarecimentos hoje na SportingTV as 21:00.
21 Junho, 2018 at 14:22
Não, é o contrário.
A demissão do PMAG NÃO carece de aceitacão, basta dar conhecimento da mesma.
O que se passou é que agora dizem que ele tem de dar conhecimento por escrito (o que nem sequer vem nos estatutos). Para a maioria ele apresentou a demissão em directo e isso serve como “dar conhecimento”.
O FDP agora é que diz que afinal não se demitiu, está demissionário porque, segundo ele, foi o unico da MAG que não se demitiu, mas como a mesa está demissionária irá cair. Ou outra treta qualquer. Tens de ver que os estatutos não servem para mais nada porque ele não os respeita, apenas lê a parte que lhe interessa.
Nos estatutos ele tem de convocar novas eleicões para os orgãos que cairam e não o faz.
Nos estatutos ele tem de convocar AG para aprovar as contas ou o CD cai sem poder se recandidatar, não o faz.
Nos estatutos ele tem de respeitar a vontade dos sócios e pelo menos responder quando estes lhe pedem algo, não o faz.
Nos estatutos ele teria de enviar os novos estatutos aprovados na ultima AG para o Diario da Republica para entrarem em vigor, e ainda não o fez desde…. FEVEREIRO!!!
21 Junho, 2018 at 14:34
Sim, correcto. Expressei-me mal 🙂
Pois, acho estranho que um PMAG que declarou em directo para todo o pais que se tinha demitido e que se refere a si proprio como demissionario, cuja demissao nao necessita de aceitacao e tem efeitos imediatos, possa aos olhos de qualquer tribunal ter alguma legitimidade.
O facto de nao ter cumprido com as suas obrigaçoes (marcando essa AG e eleicoes para os orgaos demissionarios) nao faz com que tenha motivos para ser destituido por alguma entidade? Que, como vejo muitos dizerem aqui, nao poderia ser o CD porque um orgao fiscalizado nao pode demitir o seu orgao fiscalizador (o que faz sentido semanticamente pelo menos).
Mas neste caso quem seria entao?
21 Junho, 2018 at 15:05
Não quero estar a induzir em erro, mas acho que em condições normais seria o CDeF que é o outro órgão de fiscalização, mas este também se demitiu. Daí toda esta confusão com os estatutos, porque os estatutos não prevêem o que se passou. O CD diz que se apoiou na lei civil para criar a CT o que face ao vazio dos estatutos e de poder no clube faz sentido, não sei se é totalmente legal. Há que, urgentemente, resolver isto, e melhorar os estatutos para que isto não se volte a repetir, mas com o cuidado de não transferir para o CD todo o poder.
21 Junho, 2018 at 15:16
Exactamente. A logica de recorrer á lei civil para resolver esta “lacuna” faz sentido.
Houve muita gente, incluindo penso que o Songue que tenho em grande consideracao desde ha muito tempo, dizer que nao ha lacuna nenhuma.
Eu sem ter conhecimentos juridicos so gostava mesmo de ver isto resolvido. 🙂
21 Junho, 2018 at 13:58
O que eu gostaria de saber é qual a posição do Cherba!!!
Vá lá Cherba, ganha coragem e emite o teu sentido de voto! Faz lá um favor a quem te leva este espaço, bastião de sportinguismo, aos ombros!
És a favor ou contra a destituição do BdC?
Para aqueles que acham que quando o BdC sair do clube não terá onde cair morto… hehehehehe. Acham mesmo? É óbvio que será convidado como paineleiro!!! Sabem porquê? Porque as pessoas controversas ajudam a aumentar as audiências, e caso seja despachado, não lhe faltarão convites para ganhar mais de 5 mil euros mensais para abrir a boca.
Há pessoal que só dá vontade de rir com tanto disparate!
21 Junho, 2018 at 14:07
Não faças figura de imbecil, porque se há coisa que jamais me faltou foi coragem para escrever o que penso.
não sei se vais conseguir dormir com a excitação, mas amanhã:
«Não esquecerei o que fizeste ao meu Sporting – Cap 4: Bandidos engravatados e soldados da paz apardalados»
«Não esquecerei o que fizeste ao meu Sporting – Cap 5: Amar como Jesus amou»
«Não esquecerei o que fizeste ao meu Sporting – Cap 6: A Comunicação Social e a nossa comunicação»
«Não esquecerei o que fizeste ao meu Sporting – Cap 7: Tanto que podia ter sido diferente, Bruno»
21 Junho, 2018 at 14:13
Imbecil… uauuuuu… que educação!
Responde-me Cherba à minha questão, não remetas a tua resposta para os teus posts!
Eu sou imbecil… hummmm… vou tentar conter-me, porque olha que tenho algumas coisas atravessadas na garganta.
21 Junho, 2018 at 14:15
num lado queres um post que te faça chorar, aqui já não queres post. Indecisões à parte, não vale a pena esperneares: esperas pelo post e logo sabes o que penso
21 Junho, 2018 at 14:59
Amanhã bates o record de comentários…
21 Junho, 2018 at 14:39
Cherba, figura pública digital, reconhecida, tem a obrigação de emanar publicamente, a sua intenção de voto ou sofrerá as consequências… digitais?
O teu comentário é tão despropositado que, não percebes que apenas a postura e opiniões únicas do Cherba, te têm permitido a ti a e a mim, dar as opiniões mais absurdas desde que delas emane sportinguismo. E isto já há uns anos…
21 Junho, 2018 at 20:30
Todos os outros blogs e sites já “revelaram” o que apoiam, e/ou quem apoiam.
Não percebo o problema.
A não ser algum “receio” que dixe de aparecer tanta gente, ou de o criticarem que é por este ou por aquele.
Mas se ele nos proporciona esta espaço para todos nós, e comenat de vez em quando ( comparando com todos nós ), nem insulta as pessoas ( mais uma vez, sejam por este ou por aquele ), não percebo porque havia alguém de ficar chateado com ele, ou algo parecido.
É uma curiosidade normalíssima.
Não vejo nada de anormal aí.
Mas claro que ele é que sabe se a partilha com os tasqueiros, ou não.
21 Junho, 2018 at 14:06
O “problema” do BdC não é o facebook, é o que ele escreve lá.
Unanimidade é impossível, nem o JC, mas ele nunca encarou bem os 10%.
Ser beligerante não é defeito, defeito é não saber escolher as guerras. E ele não sabe.
Nem arregimentar aliados, nem seleccionar timings.
Ter cojones de aço é bom, mas andar com eles sempre à mostra é mau sinal.
21 Junho, 2018 at 14:07
Faz-me um filho!!! Hehehehehe.
Estás a falar sério ou estás a brincar? Vou atirar a moeda ao ar!
21 Junho, 2018 at 15:15
Eu falo sempre a sério mesmo quando estou a brincar.
Não reajas a quente, vá.
21 Junho, 2018 at 14:24
Tanto disparate junto que nem vale a pena comentar.
Adoro estes posts onde se fazem acusacões vagas, porque quando se usam factos reais são rebatidos imediatamente.
21 Junho, 2018 at 15:14
“factos reais”.
Não são acusações, são constatações.
A realidade das mesmas é inversamente proporcional à discordância.
Tal como os comentários lúcidos e factuais são apenas e só os que agradam.
21 Junho, 2018 at 20:35
Percebo muito bem o que escreves.
Até nas palavras que ele utilizava há algum tempo ” Os sportinguistas ” e o pessoal começou a corrigi-lo, ” Presidente, diga ALGUNS sportinguistas “.
E ele começou a utilizar essa palavra.
Mas até aqui, o pessoal que diz que ele só ” divide “, ele quer juntar esses mesmos 10% a todos os outros..
A coisa seguinte que ele tem de perceber, é que sempre existirão esses 10%, na sua grande maioria por interesses e/ou por ódio cego.
Que ele podia ser campeão em tudo, todos os anos, que não iam gostar dele.
Ele não tem de querer agradar a quem não gosta dele, isso cabe a cada um abrir a sua mente.
Assim como cabe a ele abrir a mente, que não tem de agradar a essas mesmas pessoas, que são uma pequena percentagem.
Explicaste de forma perfeita o que o BdC precisa de ouvir, o que eu sinto, por vezes, necessidade de fazer.
Gosto muito do teu lado sarcástico ( I also speak sarcasm, with pleasure ) e irónico, mas também gosto destas “breves passagens”.
És outro “fora da caixa”, assim como o BdC ou eu.
🙂
21 Junho, 2018 at 15:19
Os meus parabéns, meu caro Ricardo. Gostei do que li. Excelente texto, revelador de uma pessoa que, para além de ter uma opinião que subscrevo por inteiro, a consegue dizer de forma desassombrada (sim, porque actualmente é preciso uma certa dose de desassombro para se defender o presidente BdC e restante CD, mesmo entre sportinguistas, por mais incrível que tal possa parecer!), honesta, coerente e, acima de tudo, grata e esclarecida (e esclarecimento e capacidade de análise, numa perspectiva futura de curto e médio prazo, mesmo até de longo prazo, é algo muito necessário nesta fase tão surreal e de tanta divisão contra-natura da vida do nosso clube).
SL
21 Junho, 2018 at 15:38
Peço desculpa ao Ricardo , mas partilhei as suas palavras que subscrevo na íntegra
Abraço
SL
21 Junho, 2018 at 17:11
Excelente post.
Apenas uma diferença para mim.
Defender BdC para mim não é um fardo, mas sim um orgulho, mesmo que esteja sozinho nisso, pois acredito que é o mesmo que defender o Sporting
Abraço de leão
21 Junho, 2018 at 20:35
Same.
🙂
21 Junho, 2018 at 17:53
Aproveito para convidar a ler o excelente comentário de brian horse. É isso mesmo. A familia SCP é só uma e devia estar sempre unida. Que club leva o seu presidente a eleições todos os meses? E porque se fala nos outros clubs? BdC incluido. E se Bruno está agarrado ao “tacho” se calhar é bom sinal. É sinal que não enriqueceu. Tou errado? Não sei se posso dizer o mesmo desses naftalinos e bombeiros. Onde andou este enquanto o país ardia? Já se tinha demitido? E da MAG do SCP? Tb que eu ouvi e muito bem! Porque ainda aqui anda? E o capitão que abandona o barco e os colegas logo para se mostrar disponivel p eleições q não existem. Foi o que aprendeu na tropa? E um juiz que dá sentenças antes de ser chamado a pronunciar-se em tribunal. Até o presidente do ACP vem a publico todo contente neste momento porque ganhou nao sei que, processo e tal, contra BdC. Isto nao é muita coincidencia? E como estas atitudes beneficiam o SCP? Se estivessem caladinhos. O presidente tinha resolvido isto ao seu estilo e o SCP continuava na maior e a pertencer aos socios. Mesmo que fosse preciso a ajuda das claques. Porque 1 só faz falta quem está. 2 dois estalos sao motivo de recisao? 3 E se fosse num bordel á noite, tb? Aí já da jeito ter a claque para ir ajudar, certo, mesmo que se levem umas galhetas porque mijamos fora do penico mas p ninguem saber, fica tudo caladinho e pronto. E porque estão os putos de Al-Cacete presos? Vao a algum lado? Ou é p depois recorrerem,como o acusado de pedofilia de Almada, que foi preso e depois, e tal pronto,desculpa, toma lá uns milhares € que o governo muda, e o Zé povinho paga. Mas estes não devem ter verba p recurso. Vamos mas é comprar accoes do SCP agora k estão baixinhas baixinhas. Porque os tubarões nao tarda estarão ai e papam tudo não nos vão deixar nada.
22 Junho, 2018 at 16:55
Caro Ricardo Dias,
Pensar pela nossa própria cabeça é sinal de inteligência. Um líder tem que demonstrar que é um líder e ter atitudes de líder. Reconheço pelo seu texto que admira o Bruno de Carvalho por tudo o que fez. Qualquer sportinguista honesto intelectualmente o reconhece, mas o que deve questionar no BdC é a capacidade de neste momento unir o clube. Neste momento, ele é mais factor de desunião do que união. O CLUBE continua e os presidentes passam. Ele teve o seu tempo. Acredito que o próximo que vier (a linguagem corporal e facial de Bruno de Carvalho revelam derrota a todos os níveis com a destituição), irá continuar a lutar com a mesma paixão pelo clube. Mas reconstruir um plantel em cacos num plantel pronto a fazer 60 jogos como no ano passado, jamais! Para o ano, independentemente do próximo presidente, é preciso afinar objectivos. Lutar pelo campeonato implica abdicar de lutar pela Liga Europa, Taça da Liga e Taça de Portugal, pois o plantel jamais aguentará tamanho ritmo.
Só os irmãos é que não se escolhem ter.
Saudações Leoninas