Caros companheiros Sportinguistas,
a AG de dia 23 já aconteceu, os sócios decidiram e há eleições marcadas: 8 de Setembro. Até lá, são dois meses de muito barulho, barulho da CS e dos rivais, mas não nosso.

Nos próximos 30 dias vão aparecer e desaparecer várias candidaturas, vai haver candidatos a candidatos e candidatos a sério. Vai haver candidatos reais e outros inventados pela CS. Agora é tempo de nós, todos, defendermos o Sporting Clube de Portugal.

Defender o clube significa não sermos os primeiros a chafurdar na lama dos boatos e das mentiras, a denegrir a imagem dos candidatos, mesmo quando não gostamos deles. O motivo é simples: Todos são, inevitavelmente, Sportinguistas e todos são (porque o têm de ser para ser candidatos) apoiados por outros Sportinguistas. Podemos, e devemos, criticar, debater e escrutinar as candidaturas e os seus programas. Mas, olhando para as redes sociais, a reacção às duas candidaturas assumidas e à candidatura hipotética já apresentadas (Varandas, Tavares Pereira e Benedito) tem sido quase sempre a mesma: o insulto fácil, muitas vezes baseado em rumores, boatos ou mitos urbanos. Chega.

É inconcebível que perante a candidatura de um médico e militar como Frederico Varandas, antigo atleta e fervoroso Sportinguista se leiam coisas como: “ficou a rir-se dos jogadores em Alcochete”, “É só lampiões na comissão de honra”, “está vendido” ou “é um traidor”. É inconcebível que perante a hipotética candidatura de um símbolo do Sporting como João Benedito se leiam coisas como: “Agora que acabou carreira não tem onde cair morto, quer ser Presidente”, “Não sabe um boi da vida, um analfabeto para Presidente?” ou “outro dos que só é Sportinguista porque nunca lhe ofereceram mais no outro lado”. É inconcebível que perante a candidatura de um sócio cinquentenário como Tavares Pereira, homem de negócios de sucesso e com uma vida profissional que não depende do sporting, se escreva: “Mais um para o tacho”, “olha outro croquete a ver se mama aqui também”, “não conheço mas é mais um abutre”. É inconcebível.

É inconcebível entrar num blogue ou grupo do Sporting e ver escritas, sem qualquer fonte fiável, confirmação ou sequer noção real coisas como “o Augusto Inácio é o novo treinador, está mais que confirmado”, “A Tânia Laranjo da CMTV é a nova directora de comunicação” ,”O Queiroz foi a Paris reunir com o Cintra e já assinou”, “A SAD vai paralisar pelo menos um mês e o Sporting vai perder já a maioria da SAD”, “Já está a ser negociada a venda do Pavilhão”, “sei de fonte segura que para o ano as Modalidades vão acabar porque este não querem investir nisso”, “A Gala foi adiada para poderem muar os nomeados para os seus amigos”, ”

O mesmo se aplica à Comissão de Gestão e aos membros da SAD até às novas eleições. Pode-se gostar, pode-se não gostar, mas são as pessoas que vão liderar o clube durante 60 dias. Devemos criticar, escrutinar e debater as decisões tomadas, mas colocar constantemente em causa o carácter dos outros Sportinguistas é estarmos a minar o Sporting. O Debate enriquece o Clube, o insulto divide.

Todas estas citações foram tiradas de comentários de Sportinguistas (tive o cuidado de verificar no perfil de cada um se era mesmo assim), escritos em grupos fechados de Sportinguistas no Facebook. Não pode ser. Nenhum candidato vai ser perfeito, todos estão e devem estar sujeitos à critica e ao escrutínio dos restantes Sócios do clube, mas que que sejam criticados pelas suas ideias, pelo seu cv ou pelas suas acções passadas, mas sempre com elevação, respeito e sobretudo Sportinguismo.

Em cada candidatura não está um candidato, mas sim uma equipa e muitos apoiantes da mesma, pessoas que se sentam ao nosso lado no estádio ou no pavilhão, pessoas que abraçamos nos golos e que defendemos nos cortejos a caminho dos estádios rivais. É nosso dever proteger o clube de boatos, mentiras invenções. Força Sporting!

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Vasco Galhofo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]