Muitos “notáveis” têm avançado com suas (des)respeitáveis candidaturas, apresentado nomes “sonantes”, projectos vazios de conteúdo, propalando paz e união entre Sportinguistas. A imprensa chama-lhe vitalidade democrática. Eu, infelizmente, discordo dessa qualificação, achando mais apropriado subsumir tudo isto a vergonhoso colaboracionismo!
Todos os VERDADEIROS Sportinguistas, independentemente de “veias croquetes”, “devaneios brunistas” ou qualquer outra “maleita” de que padeçam, estão naturalmente preocupados com o inaceitável ‘status quo’ vivido em Alvalade. Penso ser pacífico aludir às muitas horas de sono perdidas, por todos NÓS (os VERDADEIROS!), à conta dos actos “correntes” praticados por esta transitória e, sobretudo, não sufragada, comissão de gestão. A falta de transparência é total. A ausência de informação fidedigna é absoluta. Os canais utilizados são os mais duvidosos. Tudo, no fundo, tresanda a esturro desde o momento da apresentação dos seus membros.
Tendo perdido a inocência há muito tempo e sendo homem realista, confesso que as circunstâncias em que nos encontramos correspondem simultaneamente àqueles que eram os meus receios e as minhas expectativas. Tristemente, o tempo tratou de confirmar a assertividade das minhas “previsões”, desmascarando a verdade “triste, nua e crua”, apresentada sob a capa da salvação Leonina. Não deixa de ser curioso que o dicionário da Língua Portuguesa defina leonino também como algo pérfido e/ou fraudulento…
Contudo, o que mais me preocupa é o silêncio ensurdecedor dos candidatos quanto à gestão “corrente” desta comissão verdadeiramente leonina, no sentido pejorativo e não naquele emanado do nosso símbolo, o mais nobre dos felinos: o Leão!
Entre anúncios de regressos “triunfantes” (Bruno Fernandes), vendas de jogadores abaixo do real valor, comissões desconhecidas, ausência de informação quanto a processos na FIFA e discursos miserabilistas quanto às finanças da SAD, não vislumbro nenhum dos futuros presidentes a pedirem devidos esclarecimentos a Sousa Cintra e companhia. Para quem promete um Sporting pujante, unido e cumpridor dos seus verdadeiros princípios – sejam lá quais forem…(!) –, vejo nenhuma preocupação na herança a receber deste tenebroso período e no conseguinte impacto reflectido no subsequente mandato a cumprir.
Todo o “santo dia” é “pintado um quadro” de insolvabilidade sem retrocesso possível, com absoluta conivência duma comissão de “liquidação” e – pasme-se! – de candidatos que fazem juras de reerguer este histórico Clube. Por cada ‘fake news’ sobre as nossas finanças, há consequentes reflexos nefastos nas mesmas e, por inerência, nasce na esfera dos nossos legais representantes a obrigação de os proteger, até porque esta NOSSA (por enquanto…) sociedade está cotada em bolsa. Ora, neste capítulo, todos os indicadores apontam para missão redondamente incumprida, pois o caos financeiro do Sporting para além de ser já uma realidade na comunicação social, ainda por cima é confirmado por aqueles que deviam ser os primeiros a negá-lo.
Senhores candidatos, peço-lhes que cumpram os “mínimos olímpicos”, designadamente dando o vosso contributo no desmontar desta mentira propagandeada sobre o estado financeiro da SAD e pedindo esclarecimentos públicos sobre todos os sobreditos actos de gestão duvidosa/ corrente à “estimada” comissão. Caso não o façam, apenas poderei considerar não partilham das NOSSAS justificadas aflições e que estas são algo dispensável, de somenos, vindo de SPORTINGUISTAS plebeus/ incomodativos que ignoram o seu devido lugar…
Por último, com o intuito de elucidadar eventuais leitores, termino afirmando ser acérrimo detractor da maneira como se destituiu o Presidente eleito do Sporting e de toda a negra, incansável e reiterada campanha contra ele orquestrada!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Leão da Cruz de Pau
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
11 Julho, 2018 at 17:14
Que jogador vendemos abaixo do real valor?!
11 Julho, 2018 at 17:14
https://www.youtube.com/watch?v=iK67ZUkVWWA
11 Julho, 2018 at 17:30
DIGA UM! DIGA UM! ahahaha! Sempre um clássico!
Gostaria que esse pedido de esclarecimento fosse feito pelos candidatos à actual comissão de gestão, pois as “notícias” publicadas indicam vendas abaixo do valor de mercado e com a ‘longa manus’ do Mendes (o Jorge e não o Fernando!
SL
11 Julho, 2018 at 17:33
E desde quando noticias / rumores…. são factos??
Posto isto…. qual foi a venda feita abaixo do valor de mercado??
Custa assim tanto dar um nome….ou a resposta são “rumores”?
11 Julho, 2018 at 17:39
Factos! Ora aí está um conceito importante que muito tem sido esquecido. Ou melhor, tem sido usado consoante os interesses.
Para destituir alguém foram apenas precisos rumores, pois factos, verdadeiros, com direito a contraditório, nem vê-los.
Os jornais andam a insistir nas vendas de William e Gelson, em negócios com contornos que, a confirmarem-se, são lesivos para o Clube.
Não vejo nenhum candidato a pedir esclarecimentos quanto à veracidade desses negócios, nem dos respectivos contornos. Isto sim é um facto!
Como ambos partilhamos coração de Leão, penso que conseguiu atingir o propósito do meu desabafo!
SL
11 Julho, 2018 at 17:41
Moral da história —> ao dia de hoje NENHUM jogador foi vendido abaixo do valor de mercado, certo?
11 Julho, 2018 at 17:47
Não sei e gostava de ver isso devidamente esclarecido por quem transitoriamente gere os destinos do clube. Mais, adorava que os candidatos, tão preocupados que estão com contas, uniões e morais, abertamente fizessem essa pergunta que acabou de me fazer, mas a quem de “direito”: CG.
Afinal são eles (candidatos) que vão herdar aquilo que de bom e de mal for feito pela CG. Penso que era o mínimo fazer algumas das questões que apresentei no meu texto. Muitas outras haverá que não tenho sapiência para me lembrar, mas certamente outros tasqueiros mais qualificados, como o Ricardo, terão!
SL
12 Julho, 2018 at 1:00
Tem toda a razão. Concordo com a totalidade do seu texto.
11 Julho, 2018 at 17:50
Calma capachinho, que se o Gelson e William forem por menos de 30 milhões são ligo 2 para passares a esponja do Sobrinho em cima.
11 Julho, 2018 at 17:51
Esta resposta é para o Ricardo capachinho de Leão.
11 Julho, 2018 at 17:57
Esclarecimentos à CG. Acho que era o mínimo exigível à CG.
Lion Up, pelos vistos há pelo menos uma pessoa que sente mesmo. Por momentos pensei ser um louco! Obrigado por defender a sanidade mental que me resta!
SL
11 Julho, 2018 at 22:42
Ao dia de hoje ainda não foi apresentada a justa causa necessária e obrigatória pelos estatutos para se marcar uma AG de destituição Art 40 nº 2 dos estatutos do SCP, mas não pareces nada preocupado com isso….
11 Julho, 2018 at 22:46
1º Heldon-250 mil———-Valor de mercado 1,5M (TF)
2º Slavchev-0 ———–Valor de mercado 1,1M(TF)
11 Julho, 2018 at 23:00
Ribeiro ?
Podence ? ( Aguarda )
Patrício ? ( Aguarda )
Fernandes ? ( Além de não ter entrado nenhum valor, ainda se pagou ao gajo, é obra. Uns jornais escreveram que foi renovação… Um gajo livre, mas escrevem renovação LOL )
Com BdC já estariam 3 jogadores ( bem vendidos ) por esta altura, e não haveria a tal fatla de liquidez, de “míseros” 7M.
E que seria positiva na AG de dia 30 de Junho..
Mas que nem aconteceu.
Para pegarem nisso, para dizerem que há dívidas e gestão danosa lol
Estão é a ver como fazer, como fazer com as datas.
11 Julho, 2018 at 23:02
Esse foi um grande ato de gestão, mostrou como se faz, a direcção anterior gastou 8 ou 9 milhões para o contratar e o CGeriatrico segundo parece conseguiu contratar de borla, ou melhor, talvez tenha dado uns “empurrõezinhos”.
11 Julho, 2018 at 18:06
Diga um, como exemplo ou… não há?
Verborreia vejo eu muita, mas cingir-se a factos é que é o caraças.
Foi pena não ter começado o seu texto pelo último parágrafo, pois tinha-me poupado o desagrado de ter lido tudo.
Meu caro, BdC é finito – o que fez bem e de bom está aí, ninguém o poderá apagar; mas também está aí o divisionismo que causou e as suas consequências (e isto também ficará para a história).
PS: Já que falei em divisionismo, aconselho-o a ler e rerler a 1ª linha do 2º§.
Sporting Clube de Portugal. Sempre.
SL
11 Julho, 2018 at 18:15
«Foi pena não ter começado o seu texto pelo último parágrafo, pois tinha-me poupado o desagrado de ter lido tudo.»
Ainda assim agradeço-lhe o sacrifício da leitura.
BdC é finito. Certo tal como tudo na vida o é!
O meu sentido de Justiça, aquele que julgo ser certo, determinou o não aceitar a forma como se destituiu um Presidente eleito, fundamentando tão gravoso acto em conceitos indeterminados tais como: divisionismo, burnout, bipoliaridade, madurismo, facebookismo e outros ismos.
Contudo, é com felicidade que o vejo devidamente esclarecido quanto a putativas vendas. Quanto às restantes questões que coloco, presumo (e não presume) que partilhe das minhas dúvidas…(?)
Provavelmente até terá outras questões, bem mais pertinentes, que gostasse de ver esclarecidas pela CG e perguntadas por um dos candidatos em que votará(emos). Pena não as partilhar…
SL
11 Julho, 2018 at 20:54
Heldon.
11 Julho, 2018 at 20:54
Heldon.
11 Julho, 2018 at 17:33
Detectei uma “gralha” ou outra no texto. Peço desculpa, mas isto de escrever a meio do trabalho, para além de poder levar a despedimento, não permite tempo para rever devidamente os textos!
Ficou aqui mais um desabafo!
Cherba, obrigado, outra vez, por publicares desabafos deste Leão em sofrimento!
SL a todos!
11 Julho, 2018 at 17:50
Boa posta!
11 Julho, 2018 at 17:55
Obrigado.
Como disse foi só um desabafo de quem anda preocupado com o Clube. Nada mais. Nada menos.
SL
11 Julho, 2018 at 23:01
Boa posta, “colega” da Margem Sul, onde já fui muito feliz.
^^
12 Julho, 2018 at 13:31
Obrigado por apreciar o desabafo aqui deste anónimo Sportinguista!
Margem Sul rules!
SL
11 Julho, 2018 at 17:44
Eu também gostava de uma palavrinha sobre a “putativa” comissão que o BdC nomeou.
Entretanto e num off: Nani é oficial.
11 Julho, 2018 at 17:53
Cara Maria,
A legalidade CTMAG foi questionada por todos aqueles que ao se transformarem em candidatos deixaram de ter dúvidas.
Houve programas na Sporting TV com BdC e membros da mesma.
Se os esclarecimentos não a convenceram, estamos então a falar de coisas diferentes.
Há processos disciplinares interpostos contra os membros da CTMAG, pelo que a legalidade, ou não, da sua constituição deverá em “breve” ser esclarecida, nem que seja por um Juiz (ou Juíza) de Direito!
De resto, pelo menos partilhamos o desejo de ser devidamente esclarecidos.
SL
11 Julho, 2018 at 17:46
Nani apresentado às 18h00.
A apresentação está marcada para 18h00, numa conferência de imprensa que irá decorrer no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José de Alvalade.
Nani vai assinar um contrato válido por duas temporadas, com mais uma de opção.
11 Julho, 2018 at 17:56
Isto é o cúmulo do compactuar com o golpe.
PMAG força demissão do CD. PMAG recusa se a marcar AGs a que os estatutos obrigam. Jogadores rescindem. PMAG marca uma AG destituitiva pela alínea em que há justa causa. Depois de a marcar nomeia uma comissão publicamente hostil ao CD para elaborar a justa causa que fundamenta a AG marcada antes… Interesses alimentam uma campanha na caixa de merda Tv e outros OCS. Sportinguistas fartos de barulho destituem o CD. O serviço do golpe continua com o trabalhar da comissão de fiscalização nomeada, e pela comissão de gestão que cheira a fritos. E os sportinguistas que foram tão lestos a atacar o CD que fez crescer o clube como a maioria de nós nunca viu, assobiou para o lado quanto ao golpe e assobia para o lado quanto a Sousas Cintras, Futres e Mendes.
Começa me a parecer que o Sporting foi o que foi nos últimos 30 anos porque é o Sporting que os sportinguistas querem.
Eu não vou ser pão ralado…
11 Julho, 2018 at 18:00
Pedindo emprestadas suas palavras: também me recuso a «ser pão ralado…».
SL e vou trabalhar que o despedimento é uma ameaça séria neste momento!
11 Julho, 2018 at 18:08
Adianta-te…
Rescindes, alegas falta de condições psicologicas…
Dou-te um mês e voltas pela porta de entrada com um cachecol da empresa ao pescoço e com o Gerente a trazer-te pelo braço!
Parece que funciona… 😉
11 Julho, 2018 at 18:16
Posso contratá-lo como meu empresário/ mandatário/ agente?
15% certo?
11 Julho, 2018 at 18:18
Deixe só fazer aqui o cambio entre euros e mendilhões e assinamos já o mandato/ procuração/ ou lá como se chama o documento!
11 Julho, 2018 at 23:02
😀
11 Julho, 2018 at 19:04
Mais outra que também se recusa a ser pão ralado……
11 Julho, 2018 at 18:55
ganda posta, Leão da Cruz de Pau
náo , náo estás sózinho…
11 Julho, 2018 at 18:56
Entendo o sentido do texto, mas parece-me um pouco precipitado e muito conspirativo. Quando soubermos, de facto, o que sucedera a esses jogadores poderemos julgar. Ate agora temos: o regresso de Bruno Fernandes, o que, se pusermos de parte a nossa parte mais emocional de adepto, e’ um bom acto de gestao desportiva e, sobretudo, financeira; a cartinha para o senhor Rui ja seguiu e calculo que o processo do senhor Daniel tambem tera o mesmo caminho; a ser verdade, 1 milhao pelo RR era para ontem; William e Gelson sao os processos que me deixa mais apreensivo e, portanto, entendo a preocupacao do autor; Battaglia, e’ um caso bicudo porque e’ um jogador razoavel/bom e muitos clubes veem que o equilibrio qualidade/risco de pagarem a clausula nao favorece a sua contratacao (parece-me que quem se vai foder realmente com F e’ o proprio jogador, porque nao foi um grande investimento para o Sporting); Dost e Rafael Leao, por diferentes razoes, parece-me que tem margem de manobra para serem reintegrados: um porque levou mesmo nas trombas, e, se fosse eu, tambem tentaria ir a minha vida (nao esquecer que sao seres de carne e osso como todos nos), o outro porque podera ter a desculpa de ser muito jovem e influenciavel. Julgo que temos todos de virar a pagina do BdC, com tudo o de (muito) bom que deixou e, sobretudo, aprender que ninguem esta acima do clube. Com muita tristeza minha, o Bruno descambou, achou que ele era o Sporting e que tudo se vergava perante ele (inclusivamente a data da puta da gala!). Fodeu-se. E com ele fodeu-se o Sporting. Mais uma vez. Mas uma coisa e’ certa, os adeptos estao muito mais alerta e parece-me que o tempo das AGs com menos de mil pessoas a aprovar a delapidacao do clube, como no tempo do Presidente Soares “O Sporting e’ um hobby” Franco terminou. Basta ver o programa do Varandas, que muitos ja o colaram ao chamado croquetismo (ate podera ser, a ver vamos…) para perceber que ha um novo paradigma dentro do Sporting. E isso deve-mo-lo a BdC, sem duvida. Resta-nos a nos, adeptos/socios, andar em cima da proxima direccao e garantir que segue o caminho certo. Em suma: esforco, dedicacao, devocao e gloria!
P.S. peco desculpa por enviar um texto escrito num teclado “camone”.
12 Julho, 2018 at 11:03
Excelente comentário.
12 Julho, 2018 at 13:48
Peço desculpa pelas “gralhas”, sendo que no meu caso não tenho desculpa do teclado “camone”. Foi mesmo por inépcia da minha parte.
Não escondo a minha parcialidade, nem entendo que deva ser imparcial, pois não ocupo nenhum cargo com poderes disciplinares ou de representação. Sou um sócio votante e, conseguintemente, parcial nas minhas escolhas, sejam elas respeitáveis ou não.
Os processos FIFA e as negociações de jogadores para mim continuam sendo verdadeiras incógnitas, pois não logrei vislumbrar nenhum esclarecimento quanto a esses assuntos nas muitas aparições públicas do actual presidente da SAD.
Quanto ao regresso de BF, sem nunca colocar em causa a evidente qualidade do jogador, sou manifestamente contra, até porque acho uma péssima medida de gestão de recursos humanos. Isto não é emoção é racionalismo puro. Os que optaram por não rescindir e ser correctos acabam por ver um dos “traidores” a regressar (com ou sem aumentos/ prémios / percentagens ainda está por saber) com pompa e circunstância.
Realmente deve ser muito moralizador para Palhinhas, Mathieus, Coates, Acunas, Doumbias, Monteros etc.
Enfim, mas todos temos a nossa própria maneira de ver as coisas, pelo que resta-me terminar agradecendo o seu comentário!
SL
11 Julho, 2018 at 20:07
Bom Post, Leão da Cruz de Pau.
Sem ainda ter visto este teu post, coloquei comentários no post seguinte que se enquadram nas tuas preocupações que também são minhas e deveriam de ser de quem se preocupa realmente com o clube.
O que a CG fizer neste meses, vai influenciar significativamente o futuro do Sporting, mas parece que nesta altura, para todos, candidatos e Sportinguistas, a saúde financeira, está bem e recomenda-se, pois a preocupação com a gestão é quase nula.
11 Julho, 2018 at 20:27
Caro Leão da Cruz de Pau,
O seu post, para além de extremamente parcial, assenta em pressupostos que o próprio Caro Tasqueiro confessa (pelo menos parcialmente) não poder confirmar.
De que “vendas de jogadores abaixo do real valor” fala? Quem é que o SCP vendeu?
De que “comissões desconhecidas” fala? De que negócios?
A Comissão de Gestão não foi “sufragada”? É claro que não. Nenhuma é. Não se trata de um CD ELEITO pelos sócios do Clube. Porque andar a confundir isto?
Compreendo perfeitamente que Sportinguistas apoiantes de Bruno de Carvalho (como o Caro Leão da Cruz de Pau certamente será – por que razões, no entanto, nem consigo perceber) não estejam satisfeitos com a forma como as coisas correram e o status quo actual (nomeadamente Bruno de Carvalho fora do SCP).
Agora,
De nada adianta (nem sequer se está a fazer um bom serviço ao SCP) vir reproduzir boatos e insinuações sem apoio em qualquer facto concreto.
Que se suspeite que a Comissão de Gestão esteja a fazer um trabalho danoso para o SCP? Tudo bem, desde que haja razão para essa suspeita. Mas que razões movem o Caro Tasqueiro. Em que factos se apoia?
A Comissão de Gestão tem um trabalho específico e temporário: assumir a gestão do SCP por sensivelmente dois meses.
Graças ao estado em que Bruno de Carvalho deixou o futebol profissional esse trabalho será mais (muito mais) do que assumir a simples “gestão corrente” do Clube: estamos a falar da “gestão” do litígio com os ex-jogadores E de compor um plantel (e equipe técnica!) para a ´próxima época desportiva!
ATÉ VER, todo este alarmismo é despropositado.
SL
12 Julho, 2018 at 13:40
A sua resposta reflecte uma de duas coisas: incapacidade da minha parte em transmitir o meu pensamento ou a sua em percepcioná-lo!
Perguntas e esclarecimentos é tudo o que peço, precisamente por ter dúvidas e não detestar continuar a viver de rumores e boatos.
Mas já que fala tanto em factos – os tais que apenas servem quando dão jeito – deixo aqui um: é facto ou não que tem sido a própria comissão de gestão a falar duma situação financeira ruinosa na SAD? É facto ou não que tratando-se de sociedade cotada em bolsa, a CG deveria ser a primeira a defender a vitalidade financeira da SAD que representa, ao invés de a atacar?
Se isto parte da minha imaginação, peço-lhe então o favor de me mostrar a luz, pois, ao contrário de V. Exa., ainda não consegui sair da caverna (aquela a que Platão se refere na obra «a Rupública»).
SL
11 Julho, 2018 at 21:57
Se o pedido de perdão à comunicação social, a aproximação a empresários e fundos inimigos, a transformação do record e da cmtv em canais oficiais, a fuga selectiva de informação, junto com mais uma serie de situações não contar para nada, então o trabalho é excelente.
11 Julho, 2018 at 22:53
1º Heldon-250 mil ———-Valor de mercado 1,5M (TF)
2º Slavchev-0 ———–Valor de mercado 1,1M(TF)
3º Pedro Silva-0——–Valor de mercado 400m (TF)
Não digo 1, digo 3. E melhor, alguns até foram dados!
12 Julho, 2018 at 11:06
Nestes anos todos ninguém quis comprar o Slavchev. Jogou em vários clubes e nenhum o quis comprar, nem sequer os adversários se mostraram interessados.
O Heldon foi comprado muito acima do seu real valor. Cá dentro ninguém nos dá esse dinheiro, lá fora não tem nome, nem empresário que inflacione o preço final. Era bom ganhar mais? Era. Era possível ganhar mais com eles? Realisticamente acho que não.
11 Julho, 2018 at 23:38
A respeito de candidatos a “governar” o Sporting, só faltam uns 3 ou 4, que isto é que está a dar, vamos a ver:
Zeferino
Boal
Abrantes Mendes
Couceiro
Octávio Machado
Etc…etc.…
Vai ser um fartote de candidatos…
Se forem todos até ao fim e deixarem o BdC ir a eleições ele ganha!!!
SL
12 Julho, 2018 at 18:38
Zeferino Boal. Check!
12 Julho, 2018 at 13:23
Esta Comissão de Gestão só está lá por um motivo… E estará para servir o Sporting. Esperemos… Agora post desta indole, só serve para dividir e clivar
12 Julho, 2018 at 13:34
Dividir e clivar. Aceito o seu comentário, desde que reconheça que os efeitos da sua resposta terão necessariamente de ser os mesmos.
Limito a colocar questões, não escondendo aquela que é a minha opinião. Não será esta a tão propalada vitalidade democrática. Ou será que quando não gostamos do que outros pensam a democracia passa a divisionismo…(?)
Fica aqui o repto!
SL
12 Julho, 2018 at 14:07
Claro que sim!!! Da mesma maneira que respeito a sua opinião, mas acredito que o timing não seja o mais indicado. Vimos (e estamos) de um período deveras conturbado no Nosso clube. Não precisamos de mais divisões, precisamos sim de olhar para a solução. E acredito que a solução para os nossos inúmeros problemas, não passe pelo BC. Não sou ingrato, reconheço e votei nele no 1º mandato. Reconheço o seu valor e a ajuda preciosa que deu ao SCP, mas foi completamente ultrapassado pelos inúmeros acontecimentos. Na minha opinião, não tem condições para exercer qualquer tipo de funções no futuro SCP.
Quero e continuo a acreditar que este seja um fórum de discussão e opinião sobre o nosso GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, e não de divisão, escárnio e mal dizer.
SL
12 Julho, 2018 at 15:42
Caro António Mesquita,
“Excomungou-se” BdC com “argumentos” redondos como «timings», «estilos», «inúmeros acontecimentos» etc… Simplesmente não posso aceitar isto como minimamente justo e bater-me-ei sempre contra aquilo que considero injusto.
Este período conturbado que refere teve a sua origem, como tudo na vida tem. No meu entender não foi o trabalho de BdC mas sim o ódio interno e externo relativo a ele.
O meu post nem tinha como propósito ressuscitar BdC mas sim exigir que candidatos a presidente do SCP mostrem devida preocupação com o Clube. Quanto aquele ainda estava a dirigir os nossos destinos questionavam tudo. Agora, sabe Deus porquê, os actos da CG são um não assunto. Sinceramente custa-me aceitar esta mudança radical no nível de exigência daqueles que tanto criticaram outros.
Enfim… Não vale a pena bater mais na mesma tecla. Está tudo no texto. Uns concordarão outros não. Será sempre assim em tudo!
SL