Em fim-de-semana que marcou o arranque da Liga Revelação, do campeonato de juniores e do campeonato de juvenis (a Maria há-de contar-vos tudo ao pormenor), foi com redobrado interesse que li a entrevista dada por Virgílio, fazendo um ponto de situação em relação ao estado da nossa Academia.
Antes, no entanto, gostaria de chamar a atenção para alguns números que estiveram na base na criação da Liga Revelação, também conhecido por campeonato sub-23
– em 2017-18, a percentagem de portugueses entre os 19 e os 23 anos nas três provas nacionais, baixou consideravelmente. Na Liga NOS foi de 16,3%, na 2ª Liga foi de 15,7% e no Campeonato de Portugal de 8,7%
– os dados da FPF mostram uma taxa preocupante de desistências de futebol. Em cada uma das últimas três temporadas, cerca de 30 mil futebolistas, incluindo futsal, deixaram de ser federados. Este número é particularmente grave acima dos 18 anos: juniores A e seniores representam mais de 40% do total de desistências em 2017/18
Atentemos, então, nas palavras de Virgílio, das quais destaco as seguintes passagens.
«Encontrei a Academia em muito más condições e ninguém me ouviu dizer que as coisas não estavam bem. Em primeiro lugar, a formação é um valor importantíssimo da marca Sporting e, portanto, nunca se deveria dizer publicamente algo que afectasse esse património»
«O que se faz hoje em Alcochete é o que se faz de melhor em Portugal e no Mundo. Uma coisa é não sabermos o que se faz ou como se faz, outra é não ter sido feito. Uma das razões que me levam a não querer voltar à Academia é achar que o meu trabalho está feito e há algo que me deixa muito satisfeito: ninguém sabe como está feito, como está organizado, quais são as estratégias que estão a ser seguidas. Quando cheguei, havia uma reunião de manhã e à tarde já estava tudo cá fora»
«Dizem que o Sporting nada ganhou no ano passado e que na época anterior tinha vencido em sub-17 e sub-19. Mas fiquei mais feliz este ano, porque se mostrou que nos escalões mais jovens, sub 14, 15 e 16, o Sporting tem os melhores jogadores e as melhores equipas. E tudo isso é fruto do trabalho destes cinco anos»
«Se continuarmos a trilhar este caminho, dentro de dois anos teremos todos os escalões com as melhores equipas e jogadores. Não tenho qualquer dúvida»
«Na minha opinião, naquilo que depende do clube existiu uma deficiente gestão das carreiras quando os atletas chegaram aos seniores. Compreendo perfeitamente a frustração manifestada por Matheus ou por Francisco Geraldes, pois depois de todas as provas dadas mereciam uma oportunidade de jogar no Sporting. Em 2013 o projecto era esse e eu continuo a pensar rigorosamente da mesma forma que pensava em 2011 e 2013»
«Não chega responsabilizar o treinador. Os plantéis são construídos de acordo com as orientações das administrações e treinadores, portanto há responsabilidade de toda a gente, incluindo minha que, se calhar, devia ter-me batido mais para que eles ficassem. No Sporting sempre houve aproveitamento dos jogadores de qualidade, mas nos últimos anos não aconteceu»
«Estas coisas não se traduzem em números. Tem a ver com a qualidade dos jogadores. Se existirem quatro para entrar, devem entrar quatro. Tem a ver com fornadas. E eu sei que nos próximos anos vão sair da formação excelentes jogadores»
«Chegou-se à conclusão que as equipas B não tinham futuro, até porque o processo formativo não tem continuidade na equipa B. Continua a haver necessidade de um patamar entre os sub-19 e o futebol profissional. Na segunda liga joga-se pouco futebol e os jogadores apenas crescem fisicamente, no combate. Mas o processo que ele assimilou… desapareceu»
«Há um aspecto em que o Sporting é claramente deficiente: as infraestruturas físicas. Isso tem a ver com o facto de ter sido a primeira Academia a ser construída e durante anos não ter havido investimento. Há dois anos, voltou-se a investir. Há uma série de projectos que estão em andamento – campos, balneários, instalações de apoio – mas é preciso ter dinheiro»
«Disponibilizei-me para falar com todos os candidatos, pois entendi que seria minha obrigação passar a informação de que disponho. Apenas um deles mostrou interesse e talvez por isso seja aquele que tem dito menos asneiras»
«Não vou envolver-me nas eleições, mas posso dizer que um candidato apresentou organogramas para futebol profissional, formação e recrutamento e no caso deste último está muito aquém do que temos neste momento. Esse projecto de alterações funcionais na formação está implementado a 80% e traduzia-se num acréscimo de 1 milhão de euros ao que já se gasta na formação, sendo que 60/70% dessa verba vai directa para o recrutamento. Esse departamento é hoje, muito provavelmente, o mais organizado do país. Está devidamente implementado sem que ninguém tenha dado por ele. Durante seis meses houve pessoas a trabalhar no terreno sem que os nossos rivais dessem por isso. E quando vejo propostas que representam metade do que está feito, obviamente que fico preocupado»
20 Agosto, 2018 at 9:10
Seria importante dizer qual é o candidato com uma perspectiva mais realista acerca da formação.
20 Agosto, 2018 at 9:22
+1
20 Agosto, 2018 at 9:30
ele escusou-se a dizer o nome
20 Agosto, 2018 at 9:48
O das organogramas deve ser o Ricciardi. Hilariante o que está no programa do Ricciardi.
20 Agosto, 2018 at 10:40
Pois, mas seria bom ter mencionado, mas entendo a reserva.
20 Agosto, 2018 at 11:08
Escusou-se e bem!… Compete a cada um de nós saber quem é esse candidato e o que apresenta cada um dos outros.
E temos as palavras de Virgílio para servirem de luzinha…
20 Agosto, 2018 at 9:34
Ao menos sabemos o candidato ( ou presidente ), com a ( ainda ) melhor proposta.
Isso de escolher o “menos mau”, pensei que já era passado.
E como disse.
Se BdC entrou há 5 anos, é agora, passados esses 5 a 8 anos, que se começa a ver o desenvolvimento na Academia/Formação.
Colarem os ratos, que já estavam “formados” e dizer que se faz merda na Formação, é desonesto.
Como se pode ler neste post, os putos que entraram com 10 anos ou à volta disso, ou 12, são os que andam a dar frutos nos iniciados e juvenis.
O Sporting estava para “rebentar” ( falando de forma positiva ), e dá para ver financeiramente, desportivamente, e com os resultados nas várias modalidades e escalões.
Com PdC e lfv a darem as últimas, e os escroquettes a mesma coisa, era finalmente o tempo do Crónico.
Mas aconteceu a … Golpada.
E os golpistas continuam.
E depois os coniventes com isto tudo, a quererem colocar uma “pedra” no passado, e que temos de seguir em frente, e temos de nos unir e que BdC é passado.
Temos é de continuar com a mesma pessoa, no mesmo caminho.
20 Agosto, 2018 at 10:40
O BdC não vai a eleições, logo, a malta está a analisar quem vai. Não dá para votar BdC.
20 Agosto, 2018 at 10:55
E desde quando alguém MANDA no Sporting sem serem os SÓCIOS?
20 Agosto, 2018 at 11:04
Os sócios (70%) correram com a direção BdC…. lembram-se??!!??
Foram os sócios não foi mais ninguém….
Ganhem vergonha na cara e “move on”… vamos dobrar a página BdC.
SL
20 Agosto, 2018 at 11:34
Desde sempre, basta ver os últimos meses.
A maior parte dos sócios nem sabem o que querem, ou melhor saber sabem, querem ganhar sem isso os afeitar a vidinha.
Sendo vão atrás da cenoura sem saber que no fim ainda vão estar piores.
20 Agosto, 2018 at 14:39
Boa alegoria.
20 Agosto, 2018 at 22:13
Qual a parte dos 80% já implementada que não foi perceptível ?
Ou foi algum dos outros 7 candidatos e ninguém sabe/sabia ?
Oh well
20 Agosto, 2018 at 11:15
A golpada aconteceu em 15 de Maio, mas começou a ser anunciada no Facebook algum tempo antes… logo após o Atleti-Sporting, recordas-te?
Por outro lado, a Academia “está entregue” a Aurélio Pereira -tira o teu santo da equação, porque ele só autorizou os financiamentos necessários, ali não metia prego, nem estopa! (talvez por isso a Academia parecia querer recuperar)
20 Agosto, 2018 at 11:38
Infelizmente o Sr. Aurelio esta ausente a mais de 1 ano …
SL
20 Agosto, 2018 at 22:14
Nova cartilha ?
Bom saber de antemão.
🙂
20 Agosto, 2018 at 12:34
O candidato é João Benedito.
Não sei até que ponto tudo o que o Virgílio conta na entrevista é real. Aquilo que salta a vista é um claro retrocesso no aproveitamento sim mas também um défice de qualidade nos jogadores que chegaram ao patamar dos 18/19/20.
Diz Virgílio que dos juvenis para baixo irá aparecer nos próximos anos grandes valores. Resta esperar e sobretudo educar. Pois o jogador saído da Academia raramente respeita o clube..
SL
Miguel Damas
20 Agosto, 2018 at 12:45
Pelo que percebi ontem do que disse no debate terá sido o Benedito…que até disse que os outros antes de dizerem coisas que já existem deviam era falar com quem lá está ou esteve para não fazerem figuras tristes…
20 Agosto, 2018 at 14:33
Será que o facto de ter o Carlos Pereira (irmão do Aurélio Pereira) será o bastante para se perceber isso?
20 Agosto, 2018 at 22:16
Mas foi, exactamente isso, o que aconteceu com a entrada de BdC há 5 anos.
Alteração de mentalidades, e os putos que entraram na altura, são agora os iniciados, juvenis, alguns juniores.
A mentalidade dos que já lá estavam ( que fogem que nem ratos ), vem de trás, com muita merda das dinastias.
20 Agosto, 2018 at 9:29
Talvez com a continuação das entrevistas entre candidatos cheguemos a essa conclusão …
O Virgílio afirma que não se quer envolver com nenhuma candidatura…não vai concerteza dizer quem falou com ele…
SL
20 Agosto, 2018 at 9:30
por aquilo que percebi falaram todos, Max, mas apenas um mostrou real interesse pela informação que lhe foi passada
20 Agosto, 2018 at 9:58
Um, não. Dois porque o Bruno de Carvalho também conta.
20 Agosto, 2018 at 10:24
Sobre isso, espero uma semana interessante…
20 Agosto, 2018 at 10:49
… para as avestruzes!
20 Agosto, 2018 at 10:56
grita MMMMÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!
20 Agosto, 2018 at 16:34
Estou à espera que uma merda que tu digas aconteça há mais de 2 anos… Vai dar tempo a fazeres o 12º ano antes que isso aconteça, puto!
20 Agosto, 2018 at 11:19
Conta?… Talvez sim… talvez não!
Enviar sms aos jogadores antes do jogo de sábado foi uma provocação feia, desajustada – e mais um indício de que aquela cabeça não anda a funcionar nada bem.
20 Agosto, 2018 at 11:53
Provocação? Já leste o SMS?
20 Agosto, 2018 at 13:19
vindo do CMERDA deve tipo CASHBALL!
20 Agosto, 2018 at 14:48
És assim tão otario???
20 Agosto, 2018 at 15:32
A maior provocação é ter gente que emprenha pelos ouvidos com capacidade eleitoral.
20 Agosto, 2018 at 16:11
Exatamente, esperemos ter novamente BdC a eleições, pois não se pode esquecer o trabalho que desenvolveu nos 5 anos e pouco que lá esteve. O resto para a frente faz parte da golpada que fizeram ao nosso Clube e continuam a fazer. Viu-se ontem, pelo debate entre os 7 candidatos que era uma mão cheia de nada, só vontade de poder, arrogancia, e tacho…
20 Agosto, 2018 at 9:36
Aos poucos…”vai ser mais fácil” fazermos escolhas…
Ontem já alguns se “auto-excluíram”…
Abr e SL
20 Agosto, 2018 at 9:47
Já há uns dias perguntei isto. Qual a relação custo-benefício da formação? Em termos financeiros e em termos desportivos. Dados para os últimos 10 anos, por exemplo. Alguém mencionou um custo anual de 4 milhões de euros, se não estou errado. Se for isto, foram 40 milhões nos últimos 10 anos. João Mário, sozinho, pagou o custo. Assim, financeiramente, parece-me que é inquestionável a bondade do negócio.
Já desportivamente, parece-me muito mais difícil explicar aos sócios o que se obtém da academia. Ídolos, que rapidamente saem e que, com excepções que confirmam a regra, nos deixam sem títulos. A cereja no topo do bolo são os nossos formandos que se transformam em símbolos dos nossos adversários, como Futre, Moutinho, Quaresma, Sabrosa, por exemplo.
A formação, neste momento, parece-me mais um produto emocional do que qualquer coisa tangível. É uma tradição do Sporting. O famoso ADN (analogia muito em voga e que não faz sentido nenhum…). Para nós sempre foi um meio para aumentar a identificação com os 11 que corriam em campo por nós. Muitas vezes uma forma de desculpar o insucesso desportivo por comparação com os rivais, cujas equipas estavam cheias de estrangeiros. Quem não se lembra do Chelsea-Benfica, em que a equipa Portuguesa era o Chelsea?
Uma vista de olhos rápida pelo panorama internacional, mostra que a formação não é uma fórmula que garanta nada. Quando havia alguma capacidade de reter por algum tempo jogadores formados em casa, houve de facto equipas que tiraram dividendos desportivos dessa actividade. Suponho que o Ajax será o melhor exemplo. Hoje, isso é uma miragem. Um clube como o Sporting não tem essa capacidade. Na verdade, apenas vejo dois clubes a formarem jogadores e que depois os retêm com sucesso desportivo: Real Madrid e Barcelona.
Assim, para mim faz sentido pensar na formação em termos estritamente financeiros. É uma fábrica de futebolistas em que o produto Sporting é reconhecido e vale bom dinheiro. Os jogadores, alguns, passam para a equipa sénior para se valorizar o produto. Se têm mercado e o negócio é atractivo, é vender. Já não pode haver dúvidas de que a retenção de jogadores com a ilusão que estão dispostos a dar mais em campo do que os de fora é um disparate. Que têm mais amor à camisola, não me lixem. Quem sabe foi a única coisa boa destas traições de que fomos vítimas. O fim da nossa inocência em relação aos jogadores da formação.
Dito isto, há que manter e exponenciar a excelência da nossa academia. Mas com um fito claro: gerar mais-valias financeiras que ajudem a tornar o clube mais competitivo.
20 Agosto, 2018 at 11:13
Concordo contigo Iorda9.
Esta na altura de deixarmo-nos de romantismos em relação à formação.
Primeiro se temos custos de 4 milhões ano, primeiro ha que realizar dinheiro para os custos, depois não perder negócios de 5, 10 ou 15 Milhões que podem ser importantes para a viabilização do clube e se aparecer um ou dois jogadores que possam ser interessantes para a equipa A, apostar neles a sério, se têm capacidade para jogar jogam, não é para andar num carrocel de empréstimos que ns maior parte dos casos só da prejuizo ao clube.
Ter uma formação com lugares cativos na equipa A, onde depois não jogam, nem é bom para o clube nem para os jogadores, que ganham odio ao clube em vez de amor por quem os formou.
20 Agosto, 2018 at 11:15
Concordo
20 Agosto, 2018 at 10:10
A Aposta real na formação presupõe muito menos volume de entrada de jogadores e isso torna a vida de um certo tipo de treinadores e dirigentes menos atractiva. É apenas por isso que não se seguiu este caminho no Sporting, e noutros clubes.
Z
20 Agosto, 2018 at 11:22
Na mouche!
20 Agosto, 2018 at 11:33
word.
20 Agosto, 2018 at 10:20
Preocupante apenas um candidato ter mostrado interesse em falar com o Virgílio
20 Agosto, 2018 at 10:42
MUITO!!!
20 Agosto, 2018 at 10:31
Não é formação, mas é algo a ter em atenção.
Qd se diz que Diaby vem assinar, dá que pensar ver o Dala a jogar e bem no Rio Ave.
Voltou a marcar…
20 Agosto, 2018 at 10:49
E o Mané? Não acredito que o Diaby seja mais jogador que ele. Dala e Mané na liga Belga também faziam figura, o Mané sem lesões não sei se ainda cá estaria e o Dala nem merece aposta, eu gostei do pouco que se viu dele ainda com JJ.
20 Agosto, 2018 at 10:51
Confesso que gostava de ver o que vale agora o Mané depois da experiência na Alemanha.
Mas para isso era preciso que alguém o metesse lá dentro.
20 Agosto, 2018 at 11:24
Para já, é preciso que recupere – e não vai ser fácil, infelizmente.
20 Agosto, 2018 at 12:19
Não entendo. O Mané não jogou uns minutos no 5 Violinos ou no jogo de apresentação? Teve uma recaída?
20 Agosto, 2018 at 15:34
Quem precisa de descanso somos nós.
20 Agosto, 2018 at 14:50
A experiência no hospital?
20 Agosto, 2018 at 14:06
Calma porque só depois de jogar é que se sabe… não é por serem os 3 pretos e baixinhos que jogam o mesmo…
Concordo que não usamos bem os jogadores por nos formados mas o pior de tudo é o dinheiro deitado ao lixo com contratações falhadas. Precisamos de contratar jogadores, têm é de ser claras mais valias. Eu não conheço este Diaby… no final direi, “porra para isto estava cá o dala” ou então “porra grande achado”!
Se o conheces, tudo bem. Se não conheces, espera ver.
20 Agosto, 2018 at 15:24
Não conheço.
20 Agosto, 2018 at 11:10
É completamaente ridiculo! E assim se vê a falta de norte desta direção (e do Bdc com o JJ)…
É tão simples fazer bem feito…
Z
20 Agosto, 2018 at 10:35
Relativamente à formação existe um aspecto “lateral” em que o Sporting esteve mal no passado. Se não estou enganado ainda durante a desgovernação de godinho lopes por falta de dinheiro (penso eu de que) acharam que era uma excelente ideia acabar, ou limitar bastante, com o transporte dos miúdos para o polo universitário. Este transporte que o Sporting assegurava era mais um factor de diferenciação face aos rivais, por exemplo o toupeirense não o fazia. Alguém sabe se esta questão do transporte foi entretanto alterada?
20 Agosto, 2018 at 10:38
Não sei como é com os mais pequenos, mas para Alcochete há transporte.
No entanto, penso que o tempo que os miudos perdem em viagens é enorme e paga a escola por isso. Salvam-se os que ficam em Alcochete.
20 Agosto, 2018 at 10:41
O candidato que ele fala é o homem de Coimbra.
20 Agosto, 2018 at 10:58
Estávamos no bom caminho , reconhecimento do que a direção anterior estava a fazer de bom , sem deixar de apontar que também é responsável pela menor aposta na formação , em relação ao candidato pouco me importa pois não vou votar em nenhum , vender a sad e vender os terrenos da academia é o caminho traçado ganhe quem ganhar .
20 Agosto, 2018 at 11:00
O Virgílio fala verdade.
Nos últimos meses há profissionais da formação do Sporting que cobrem o país…
Um projeto discreto mas muito presente com as famílias dos atletas envolvidos, que começará a ser mais visível no próximo mês, com o início da nova época dos escalões pré-Alcochete.
Um senhor, que também não deixa de criticar o período JJ… que resultou numa inversão do programa inicial do BdC.
20 Agosto, 2018 at 11:08
+1
20 Agosto, 2018 at 11:15
+1
20 Agosto, 2018 at 11:13
grande respeito que tenho e sempre tive por virgilio.
20 Agosto, 2018 at 12:47
Levou tanta porrada há 3 anos… depois ganhámos quase tudo na formação e já era o maior.
Os adeptos do Sporting são fodidos. 🙂
20 Agosto, 2018 at 14:52
São o que???
São os maiores pá! Os maiores… finas de sabão que há em Portugal!!!
Os eternos 3.ºs!!!
20 Agosto, 2018 at 15:41
o virgilio brave é um homen das bases.um gajo simples e de bom trato, um grande Sportinguista, fez um exclente trabalho invisivel, não é perfeito, é humano e merece palmas pela sua dedicação.
20 Agosto, 2018 at 16:23
Sim, mas é incrível a contradição de opiniões de um ano em que só ganhas uma camada o outro onde só não ganhas uma.
O Virgílio pode ser tudo o que quisermos, mas a grande maioria vai sempre comentar com base nos resultados do momento.
20 Agosto, 2018 at 11:14
Convém parar com a ideia de que somos os maiores porque sim, e de que os lampiões são uns nabos bebados. Méritos a quem os tem, copiar o que de bom se faz.
Trabalha-se bem na formação em Portugal, mesmo fora dos três grandes já há boa capacidade de prospecção e técnicos competentes.
O Sporting tem de promover a excelência, e explorar os factores diferenciadores.
Não ajuda a chegada à equipa principal ser complicada, não ajuda a localização de Alcochete, e não ajuda ver os jovens do clube em constantes empréstimos.
É preciso perceber que mesmo no futebol jovem, isto do Sportinguismo não chega. Muitos pais querem as melhores condições (logísticas e humanas) para os filhos, e outros, tristemente, mas factual, fazem das escolas de formação um (seu) investimento para o futuro. Portanto sim, escolhem o clube que põe os putos de 18 anos a jogar, o clube que transfere a criançada por 15M.
20 Agosto, 2018 at 11:16
+1
20 Agosto, 2018 at 11:38
A realidade é que neste momento o Sporting é tudo menos um clube apetecível para os mais jovens:
Condições (físicas) da academia desajustadas
Desinvestimento humano de formação
Pouco/Inexistente aposta da equipaA (em detrimento de pernas de pau)
Referências do clube “escorraçadas”
Clube em estado guerra
E títulos…é o que sabemos!
20 Agosto, 2018 at 11:42
Formação e mais Formação…
E devemos ser o único clube do campeonato (pelo menos dos grandes é) que não tem um miudo da formação no onze. Nos outros 2 grandes até já marcam giolos e são decisivos…e nós??
20 Agosto, 2018 at 11:44
(não conto com Nani, obviamente)
20 Agosto, 2018 at 11:45
Esquecimento do dossier das rescisoes … GR, Podence, Rafael, William e Gelson … quantos seriam titulares 3 ou 4???
Domingos é melhor que Coates?
Palhinha é melhor que Bataglia?
Geraldes é melhor que Bruno Fernandes?
SL
20 Agosto, 2018 at 11:55
Não consigo responder a nenhuma dessas questões… tinha que os ver a jogar uns jogos… o JJ e o Peseiro obviamente pensam que não…
20 Agosto, 2018 at 12:03
“Esquecimento do dossier das rescisoes … GR, Podence, Rafael, William e Gelson … quantos seriam titulares 3 ou 4???”
Paulis,
Não é esquecimento. Simplesmente não estão cá, não fazem parte do presente.
Quanto ás referênias do ser melhor/pior do que os que jogam, já muito foi falado e discutido. e não vale a pena perder mais tempo a bater nessa tecla. O que sei é que os jogadores da casa NÂO têm tido as mesmas oportunidades que outros, só isso. Com a agravante de as oportunidades que, raramente, têm é num contexto totalmente oposto do que deve ser um projecto de formação.
Palhinha nas antas…
Matheus nas antas….
Poucos minutos de Iuri no campeonato (sempre com resultados desfavoráveis)
Rafale Leão (empatada) e Jovane Cabral empatada)
É isto formação?
20 Agosto, 2018 at 12:16
“Domingos é melhor que Coates?”
Este é um exemplo e olhando para plantel do ano passado por exemplo.
Defesa experiente e com um grande Patrão Mathieu, não teria sido o “ambiente” indicado para fazer crescer Domingos Duarte? Fazer uns jogos a titular na taça da liga? Em casa no campeonato??
Andámos anos e anos com a bazófia que a equipa não era experiente o suficiente para os mais novos entrarem…Então e agora??
20 Agosto, 2018 at 12:10
Demiral tinha lugar no plantel como 4º central, pelo menos.
Palhinha não é pior que o Petrovic nem que o Misic. Tinha lugar no plantel em vez dos 2 e poupavas para cima de 3M€!
Geraldes era o suplente indicado para o Bruno Fernandes. Tivesse sido trabalhado nos 3 anos de sénior que já levou e muito provavelmente hoje tinhas um meio campo com o Battaglia, o Geraldes e o Bruno Fernandes…
Trabalhado antes, já tinhas o Matheus numa das alas também. Tinhas como opção ao Battaglia, a 6, o Palhinha. Podias ter o Iuri no plantel também.
Mas para isso era preciso alguém com cabeça e visão a 2 ou 3 anos… Como a aposta é ser sempre campeão este ano, nunca somos campeões e desperdiçamos os talentos…
20 Agosto, 2018 at 12:56
Projecto…
Mal ou bem, nos dois primeiros anos a ideia passava por usar pessoal da casa, juntando jogadores do mercado secundário, a preços acessíveis e idade que permitisse valorização. Pode ter sido mal executado, para mim veio sempre gente a mais (até porque vieram as tais “oportunidades de negócio”, que nunca percebi; se é para trabalhar e valorizar juventude, há bastante cá dentro), mas mal ou bem existia uma estratégia.
Depois apareceu o JJ, e o BdC deu uma de tuga chico-esperto, viu no Jota aquela oportunidade de ouro de atalhar caminho. E passou-se a comprar jogadores feitos, sem grande margem de valorização (assumidamente, é complicado ter lucros com B. Ruiz, Teo, Mathieu ou Doumbia, pela idade, e pelos salários que auferem são menos “transferíveis”… aliás, das entradas nos anos jj, quantos jogadores foram valorizados de forma a cobrir custos mais salários?), constantes entradas e saídas, montar planteis anualmente, e nunca usando a equipa B como backup.
O resultado é uma catrefada de tipos caros para colocar, uma massa salarial elevada, e jogadores perdidos em empréstimos eternos.
Esta CG, Peseiro incluído, está a pensar a curtíssimo prazo. Pede-se que a próxima Direcção pense diferente, e execute um plano bem definido, com plantel curto (23/24 jogadores é mais que suficiente, pese um cataclismo de lesões), com jovens prontos a contribuir, redução do número de emprestados, e aquisições limitadas às necessidades prementes do plantel.
20 Agosto, 2018 at 13:51
Pois, concordo com essa ideia, ainda que de projecto os 2 primeiros anos nada tiveram. Tiveram uma ideia, que é diferente de um projecto, de ir subindo um patamar de cada vez – um bocado obrigados porque não havia dinheiro. Portanto, e uma vez que foram 2 anos onde foi obrigatório fazer isso, é difícil perceber os méritos da Administração no que se fez, até porque muito do que se fez foi mal feito.
Sempre se contrataram 10 ou mais jogadores por época – a média anda nos 14 ou 15, só para a equipa A. Ora não se pode dizer que há um projecto quando contratas meio plantel novo por época. A única diferença que houve, dos 3 primeiros anos para os 2 seguintes foi que nos primeiros anos dares 3M€ por um jogador era um balúrdio e depois passaste a comprar jogadores de 10M€!
Não consigo ver que houvesse um projecto, sinceramente.
Havia uma ideia que estava baseada na falta de dinheiro. Mais nada.
Aliás, para a equipa B e para os juniores também se contrataram jogadores a mais, sem qualidade nenhuma. O Abel saiu por causa disso!
20 Agosto, 2018 at 11:49
Só no último jogo o Nani marcou dois, e o último dos quais a passe do Jovane…
20 Agosto, 2018 at 12:04
Está no meu comentário…fazer parte do Onze!!
20 Agosto, 2018 at 11:14
Esta conversa fiada do “está tudo (bem) feito” é a retórica Brunista no seu melhor!!
Resultados dos escalões de formação no último ano?… BOLA!!!
Resultados da equipa B?… Desceu de divisão!!!
Resultados da equipa principal?… “Sovada” por energúmeros brunistas que achavam que estavam acima da lei, na véspera da final da Taça de Portugal que, a ser vencida, significaria o cumprimento de 2 dos 4 objetivos do ínicio da época (Taça da Liga+TaçaPortugal+EuropaLeague+Campeonato).
Virgílio deve estar calado neste periodo do Sporting em que ainda lambemos as feridas abertas pelo seu presidente e cuja participação dele (Virgílio) ainda está por inventariar…
20 Agosto, 2018 at 11:27
Este é o campeonato mais português de Portugal em muito tempo. Isso é sinal de vários factores financeiros mas também de que o Sporting não está sozinho na formação do jogador português de excelência. Só este fim de semana, Gedson, Diogo Leite e Jovane foram importantes nas vitórias das suas equipas. Mas também no excelente Braga Santa Clara, quatro golos portugueses. E existem muitos mais exemplos.
Os outros clubes actualizaram-se, copiando o modelo Sporting, e se dou crédito a quem o tem não posso deixar de o dar ao Sporting de igual forma. Por muito que façam, que formem, continuamos a ser o maior viveiro da selecção portuguesa e a equipa com maior aproveitamente desportivo da sua formação. Que os rivais nos acompanhem são excelentes notícias para o futebol português.
E para muitos dos que dizem que não temos talento, a equipa que entrou nos sub23 faz quase toda parte de uma geração de luxo de Alcochete, com nomes como Thierry, Daniel Bragança, Djalo, Bruno Paz, Diogo Brás, Elves Baldé e o Miguel Luís (que já treina com a principal) têm todos tudo para chegar à equipa A. Assim queiram e assim tenham sorte,
20 Agosto, 2018 at 11:27
Formacao .. formacao … formacao …
Tudo enche a boca sobre formacao, mas pouco ou nada de concreto se ouve. Vamos ao basico …
Para que serve a formacao? A formacao serve para ter acesso a RH qualificados a baixo custo, pois no negocio futebol o principal custo sao as remuneracoes e o valor dispendido nas aquisicoes dos RH.
Como se faz a formacao? Atravez da identificacao em tenra idade dos RH com talento e dando lhes as melhores xondicoes para que possam potencializar esse talento.
O problema do SCP foi que deixou de inovar e deixou de investir … e de uma posicao de liderança do mercado passamos a uma posicao secundaria. O benfas em termos de infraestruturas fisicas esta muito mais avancado e em termos de investimento tambem.
O declinio iniciou com GL e continuou no 1o mandato de BC. Neste segundo mandato atraves das academias de proximidade ( algarve, coimbra, aveiro, porto e braga ) e atravez de uma alocacao de mais investimento estavamos finalmente a dar passos para diminuir o fosso que existe para o nosso adeversario directo.
Olhemos para a equipa do Benfas, quem la esta hoje? Pedro Mil Homens, Pedro marques, Jean Paul, Bruno Maruta, Bruno simoes … tudo gente ha dez anos estava na nossa academia. Quem temos hoje na academia a liderar a formacao? Ate Aurelio Pereira infelizmente hoje nao esta oresente … falta-nos experiencia, lideranca e estrategia. Espero que a proxima admjnistracao olhe com atencao e que faca as alteracoes e os investimentos necessarios para que consigamos voltar a ter uma posicao de destaque.
Nao venham com o argumento dos campeonatks pois uma coisa nao tem nada a ver com a putra. Alias um dos problemas do primeiro mandato de BC foi o facto de se ter pressionado resultados de forma a mascarar a menos qualidade em termos de talento de algjns escaloes. 1998, 2001 sao dois exemplos de falta de talento gritante.
SL
20 Agosto, 2018 at 11:31
O carnide já nos passou na formação. O novo presidente tem de restaurar o projeto formação. Formar um modelo de jogo dos infantis aos seniores e apostar nos nossos jovens. Estava a ser bem feito até chegar o mestre das arábias.
Podiamos ter presidente para 30 anos. A Joana e o mestre das arábias roubaram-nos o presidente lucido que tinhamos.
20 Agosto, 2018 at 11:58
A Carochinha e o João Ratão, versão Shikabala. 😀
20 Agosto, 2018 at 12:23
Já não há mestre das Arábias. Parece que também não há Joana… Tens aí o teu presidente…
20 Agosto, 2018 at 12:39
O Carnide não nos passou na formação. O Carnide dedicou foi um dos tentáculos a, também na Federação, ter lá “amigos”. É ver as convocatórias de há meia dúzia de anos para cá. Isso e os negócios de 15 milhões que podem dar a entender que é só craques a saírem do Seixal. Atenção, não estou com isto a dizer que não há miúdos com qualidade. É só mesmo a rebater essa coisa tão em voga de dizer que os encarnados nos ultrapassaram na formação.
20 Agosto, 2018 at 11:56
https://www.youtube.com/watch?v=I8orEyKKcTo
20 Agosto, 2018 at 11:58
A FORMAÇÃO é uma das coisas que me preocupa porque, da maneira que eu vejo a coisa, é impossível ter um projecto decente sem ter uma boa formação. Uma boa formação passa por:
a) apanhar os talentos o mais jovens possível porque existindo qualidade no jogador tudo fica mais fácil; um miúdo como o Gedson é contratado ao Frielas, dirigido por um sportinguista, por 250€ (!) mais 50 bolas e futebol pelo nosso rival porque nós andámos a “engonhar” na decisão se vinha directamente ou se precisava de prestar provas; isto é ridículo e não pode acontecer.
b) desenvolver as qualidades intrínsecas dos jogadores o máximo possível, dando-lhes espaço para crescerem e errarem
c) desenvolver as qualidades tácticas dando-lhes informação sobre os vários sistemas e o que se espera dum jogador em cada posição
d) desenvolver e fomentar o sportinguismo e o respeito pelo clube porque quanto mais o clube for defendido mais defendidos e valorizados os seus atletas estarão
e) desenvolver uma atitude competitiva porque num clube como o Sporting a vitória é sempre o objectivo, sabendo que os adversários também querem ganhar e que nenhuma equipa ganha sempre; perder não é um problema mas não fazer tudo para ganhar é!
Já se sabe que poucos num plantel da formação chegarão ao final deste trajecto com possibilidade real de aspirar a entrar no plantel principal do Sporting. Temos de apontar, fazendo um trabalho sério e competente desde a base, para que, em 20 que deixem os juniores, entre 4 e 6 possam ter aspirações a fazer parte do plantel e que desses, pelo menos 2 sejam depois aproveitados. Isto todos os anos. Um clube como o Sporting não pode aspirar a menos!
É importante a gestão dos jogadores nesta passagem do juniores para os seniores.
Um bom jogador já é bom jogador aos 17, 18 ou 19… Um bom jogador não precisa de andar a rodar 2 ou 3 anos, até aos 22 ou 23 anos. Um bom jogador pode ser puxado para um patamar superior sempre antes do que a sua idade “manda” porque isso também os faz crescer na cabeça e a ter uma atitude mais competitiva. A dificuldade faz-nos crescer. Faz-nos ser mais competitivos. Faz-nos ter consistência numa atitude competitiva.
Foi aqui que o Sporting fez um dos seus grandes erros, ultimamente. Foram anos desperdiçados que passaram sobre jogadores como o Palhinha, como o Iuri, como o Geraldes. Até sobre o Matheus.
Se o problema é alguma falta de mentalidade nos jogadores, e às vezes é, arranjem profissionais que os ajudem a mudar essa mentalidade. Porque eles existem. Desperdiçar jogadores como o Geraldes ou o Iuri, é duma burrice que não tem explicação. O Sporting tem a obrigação de TUDO fazer para que um jogador deste calibre dê certo. Não pode desistir dele facilmente.
Como é que se desiste dum Palhinha para trazer um Petrovic? Como se desiste dum Geraldes? Como se desiste dum Iuri ou dum Matheus para se trazer jogadores como o Alan Ruiz, como o Campbell, como o Markovic, todos com ordenados de 2M€ ou mais? Como se desiste dum Dala ou dum Mané, para se trazer um Diaby? Até quando vai haver esta falta de visão, esta falta de ver um pouco mais à frente… Até quando vamos continuar a apostar no “este ano é que é”? Não chegaram 40 anos disso com tão miseráveis resultados? Não está à vista de todos que nunca se apostou tanto nisso como nestes 2 últimos anos e os resultados foram os mesmos de sempre? Com a agravante de se terem queimado anos de desenvolvimento em vários jogadores com talento acima da média!
Ler o Virgílio dizer que nos escalões de 14, 15 e 16 temos os melhores jogadores dá-me alguma tranquilidade pois o que eu via muito era uma aposta nos jogadores altos e fisicamente dotados africanos que fazem uma diferença substancial, pelo físico, nestas idades mas que depois quase todos desapareciam por não terem qualidade técnica acima da média. É nisso que temos de apostar. Chegar primeiro, pela calada, e trazer o jogador. Hoje não é só o Sporting que anda pelo país, e pelo mundo, a ver jogadores. Já nem só o Sporting, o Benfica e o Porto. Todos os clubes fazem isso. Ou chegamos primeiro e somos rápidos ou tudo é mais difícil.
É verdade que há 2 anos ganhámos 2 títulos na formação e o ano passado ganhámos 1 mas, caramba, quem tem olhos vê que não havia assim tanto jogador que se dissesse de caras – como se dizia dum Geraldes, dum João Mário, dum Iuri, dum Matheus, dum Dier, dum Semedo, dum Moutinho, etc – que tinham qualidade para irem para o plantel principal! A esmagadora maioria diriam até que não tinha.
Depois, e é a minha opinião, há, havia nessas equipas, alguma falta de competitividade e uma falta de atitude mais competitiva em alguns jogadores. E se isso falta quando são juvenis e juniores, depois nos seniores nota-se muito mais – e isso acontecia na equipa B de uma forma gritante.
Não tenho a certeza de que termos acabado com a equipa B tenha sido bom. Na 2ª Liga os jogadores são obrigados a serem competitivos, uma vez que jogam contra adversários mais batidos e mais velhos. Penso que isso não será um requisito fundamental nos sub23, onde se joga contra jogadores do mesmo patamar.
O mais importante é ter jogadores de qualidade, que possam entrar no plantel principal ainda juniores, aos poucos, que se afirmem razoavelmente aos 19/20 anos, sejam uma certeza aos 22/23 para serem depois vendidos aos 23/24/25, tendo já contribuído para o sucesso desportivo do Clube, contribuindo assim também para o sucesso económico.
Um projecto bem feito tem sempre de apostar no talento da formação – para isso é preciso que lá haja esse talento. O que se vai buscar fora é um extra, para o sucesso desportivo e económico Clube. São mais valias extras que se dão à equipa.
É nesta dualidade, entre o que se forma e o que se vai buscar com critério fora do clube, que assenta o sucesso hoje em dia!
20 Agosto, 2018 at 13:45
+1
20 Agosto, 2018 at 14:48
Miguel, o problema é que não me parece que seja verdade que temos os melhores nesses escalões. É que os melhores jogadores dos lampiões jogam nos escalões acima.
20 Agosto, 2018 at 16:41
Pois, isso é verdade! Fica difícil uma comparação… Mas eu acho que este ano já estão a fazer isso também no Sporting, pelo menos com alguns jogadores!
Por outro lado, isso dos “melhores jogadores” é questionável. Um exemplo… O Diogo Brás é um miúdo com uma qualidade técnica impressionante mas falta-lhe atitude, competitividade e consistência para os 90 minutos, todos os jogos. Um miúdo destes está no fio da navalha entre cair para o lado do “grande jogador” ou, por outro lado, cair para o lado do “podia ter sido grande jogador”!
Este tipo de miúdo tem de ter um acompanhamento mental para mudar a mentalidade e tornar-se realmente o que pode ser. Fazem isso no Sporting?
20 Agosto, 2018 at 12:03
E quem dá formação aos empresários/país dos jogadores? Vejo aqui muitos posts a discutir os jogadores da formação como se fossem um bem sem vontade própria ao sabor das decisões estratégicas do clube.
20 Agosto, 2018 at 12:23
Já não há mestre das Arábias. Parece que também não há Joana… Tens aí o teu presidente…
20 Agosto, 2018 at 12:24
Wrong place…
20 Agosto, 2018 at 12:28
Off-topic
Quem me explica como personalizar o ícone do Nick?
20 Agosto, 2018 at 12:32
Vai a WordPress.com e abre uma conta
20 Agosto, 2018 at 13:31
Obrigado
20 Agosto, 2018 at 12:50
Procura gravatar no google.
20 Agosto, 2018 at 12:30
Estou chocado com a % de portugueses ser tão baixa, mais ainda nos escalões secundários.
Não tenho conhecimento suficiente mas opinião do Virgílio parece contradizer alguns iluminados, que costumam vender que andamos a ser ultrapassados pelo carnide.
A questão de investir em infra-estrutura parece ser a única coisa a melhorar. Procedimentos, estratégia, staff com competência parece que temos. E é natural que a infra-estrutura precise de melhorar, tendo em conta a idade. É assim em qualquer indústria, desde que não se faça as coisas à pressa e à sovina, quem constrói mais tarde beneficia das idéias mais recentes, tecnologia, etc. Mas cuidado que nem tudo o que reluz é ouro: fala-se muito da máquina de mandar bolas do carnide (que o Bayern tem, lol, por isso se está sempre a falar de seguir o modelo do Bayern – as pessoas às vezes não têm noção do ridículo), mas aquilo tem mais valor para atrair atenção do que justificar o investimento, sem desvalorizar o valor de marketing que acaba por ter.
Mais dois pontos: não dá para ofecerer um lugar na academia aos putos da Beyonce? Nem sei se tem filhos, vejam lá…
E ninguém se iluda. Podemos formar capacidade de trabalho, atitude, compromisso, etc. Mas não vamos formar amor ao Sporting facilmente, pelo mesmo não ao nível suficiente para prevenir rescisões como as deste ano. Os jogadores têm agentes e pais desde os 10 ou 11 anos a sonharem com €€€ e a martelarem a cabeça dos putos.
Por isso é que é preciso mecanismos para acautelar os interesses do Sporting. E um presidente com colhões de aço.
20 Agosto, 2018 at 13:31
APANHADO!!!!!!
É UM GAJO DISFARÇADO DE GAJA!
20 Agosto, 2018 at 13:32
Lol
20 Agosto, 2018 at 12:35
A formação neste momento para mim é mais uma irritação que uma preocupação.
Irrita-me o desaproveitamento que fazemos dela;
Irrita-me o comportamento de quem é aproveitado;
Irrita-me que seja constantemente diminuída e que seja constantemente desvalorizada em nome de uma ideia pré-fabricada que interessa a quase todos (adversários, CS e opositores a BdC).
Preocupação?! Poderá vir a ser. No dia em que eu voltar a acreditar que podemos aproveitar o que de lá saí e que o que de lá saí tem carácter para ser aproveitado. Neste momento caguei…até o desperdício de Palhinha ou Geraldes ou DD ou Matheus…irrita-me porque são melhores e mais baratos do que o que lá está…mas se calhar seriam os próximos a fazer birra, a fechar-se para obrigar a transferência ou a rescindir por isso…
20 Agosto, 2018 at 12:36
Os títulos nos escalões de formação dizem pouco. É um indicador com vários significados, pode querer dizer talento acima da média, capacidade física acima da idade, ou disciplina táctica colectiva.
Quantos campeonatos ganhou a geração do Figo/Peixe? O Ronaldo Tavares partia tudo nos juniores, quantos jogos fará enquanto sénior do Sporting?
Uma questão, acerca do modo como se tratam os formados e como eles tratam o clube.
É bem sabido que tendemos a ser mais exigentes para com os nossos. Mas convém não transparecer uma ideia de dois pesos e duas medidas entre os da casa e os que vêm de fora. Isto também a propósito das saídas e das expectativas. Nos últimos anos; Montero saiu a meio de um campeonato disputado, disse-se que porque tinha uma proposta da China e o clube não lhe quis estragar a vida. Era necessário, mas o interesse do jogador foi acautelado. Teo decidiu voltar à terrinha, o Sporting não só perdeu dinheiro com o diferencial venda-compra como ainda perdeu um titular. Vontade do jogador cumprida. Beto queria jogar, logo saiu à sua vontade. Três casos em que o clube “faz a vontade” ao atleta. Já quando o William ou o Adrien querem ir ganhar do bom (e em qualquer dos casos, tinham dado anos ao clube), o treinador veta, o presidente adia ao máximo esticando a corda negocial, porque os interesses do clube é que valem.
À atenção de quem vem mandar nisto tudo.
20 Agosto, 2018 at 12:48
É muito difícil gerir isso, as expectativas dos atletas mas pérolas da formação são diferentes de Montero e Teo porque valem se calhar 10 vezes mais, daí que se a diferença para deixar sair um William por, say, 25M quando sabes que o vendes por 35M…é natural que pretendas defender os interesses do clube.
Por alguma razão eles foram aumentados regularmente, não sei se todos os anos.
Para mim parte da expectativa combatia-se com uma política do clube, explícita, em que jogador da formação não sai por princípio antes de cumprir determinadas etapas/objectivos, como jogos/ minutos / títulos/ um plano pessoal de objectivos, etc. Assim já sabiam à partida.
20 Agosto, 2018 at 14:17
Crente, não é fácil gerir mantendo um equilíbrio… Em caso de duvida, deve prevalecer o interesse do Clube. Disso não tenho duvida!
Mas, pegando no que disse num comentário mais acima…
“O mais importante é ter jogadores de qualidade, que possam entrar no plantel principal ainda juniores, aos poucos, que se afirmem razoavelmente aos 19/20 anos, sejam uma certeza aos 22/23 para serem depois vendidos aos 23/24/25, tendo já contribuído para o sucesso desportivo do Clube, contribuindo assim também para o sucesso económico.”
… se tiveres um projecto bem sustentado podes seguir uma ideia destas e os jogadores sabem que sairão do Clube entre os 23 e os 26, digamos, dependendo muito da valorização deles. Aqueles que valorizarem mais rapidamente terão propostas elevadas cedo e sairão aos 23/24; os outros sabem que poderão sair até aos 26, com propostas razoáveis. Um ou outro pode ficar mais tempo, inclusive fazer toda a carreira no Clube, se ambos, Clube e jogador, entenderem isso.
Uma coisa deste género ajuda a baixar o stress nas janelas de transferência e diminuiu a pressão de venda dos jogadores. O Clube não corta as pernas a ninguém por isso haja calma e atitude enquanto vestem esta camisola. E isto serve tanto para os nossos, da Academia, como para os contratados – que obviamente terão um trajecto diferente mas cumprindo etapas também.
Não me parece que seja preciso ser um génio para implementar uma cena destas. É preciso querer.
E o que eu acho, e é só a minha opinião, é que ninguém quer porque o que faz meter dinheiro ao bolso é, numa época, contratar 20 jogadores e vender outros 20 jogadores! Se meteres ao bolso 25.000€ em cada transferência, que é nada, metes ao bolso 1M€ por ano limpos, pela calada! Para mim, é aqui que reside o problema! Ninguém está interessado em vender 6 ou 7 jogadores – 2 bons, para fazer muito dinheiro, e 4 ou 5 para saírem do plantel e darem espaço a entrarem novos – e contratar 2 ou 3 (reforços) e subir mais 3 ou 4 da formação, isto no máximo, porque nem é preciso mexer tanto – 5 mexidas chegam, se forem bem feitas!
20 Agosto, 2018 at 16:01
Cada caso é um caso.
Os superiores interesses do clube nem sempre passam por manter um jogador enternamente. Depende de pessoa para pessoa, e cabe ao dep. futebol avaliar o perfil psicológico de cada um. Honestamente, o Sporting ganhou alguma coisa em manter o William 5 anos? Evoluiu, jogou melhor na última temporada comparativamente à primeira? Neste caso, mais valia ter vendido o jogador (isso do preço certo ou justo é uma falácia) há dois Verões, do que ter um tipo acomodado.
Num clube como o Sporting, manter um atleta 3 anos como primeira opção parece-me adequado. São três anos de retorno desportivo. Depois, com naturalidade, o jogador quer evoluir, quer campeonatos mais competitivos, e mais dinheiro (quem não quer?). Cabe também à estrutura precaver as saídas, algo que o Sporting NUNCA fez, antes do bdc, durante ou depois. O Porto tinha esse modelo oleado durante anos, nunca deixava sair um jogador antes de ter um “suplente” preparado para entrar. Raramente ficavam descaços, ou tinham de ir ao mercado tapar buracos.
E claro, há a vertente financeira. Amor à camisola, profissionalismo e o camandro, mas deve custar ao Gelson correr que nem um doido, e ver ao lado um Markovic a pastar, ganhando muito mais que ele. A certa altura, dá vontade de o mandar correr a ele.
20 Agosto, 2018 at 20:04
Pois, basicamente concordamos…
20 Agosto, 2018 at 14:48
Quando se fala tanto no clube como formador e depois qq cabeçudo com 2 tamancos é contratado a ganhar 10 vezes mais que os putos que sobem da formação, é difícil acreditar que esses mesmos putos vão ter o clube acima de tudo. trabalhamos todos (ou boa parte de nós) por dinheiro, jogador de futebol é igual. querem um clube formador? paguem aos putos qd sobem da formação como pagam aos coxos que chegam. e não dêm uma de ditadorzecos qd esses mesmo putos querem procurar uma melhor vida em termos financeiros. foi uma vergonha quem da formação rescindiu? claro que sim, e os casos deviam ir até às ultimas nos tribunais? faz sentido ficar com o william e o patricio tanto tempo? nenhum. péssima gestão de carreiras pelo clube.
20 Agosto, 2018 at 12:38
Off: link para a gravação do debate ontem, alguém tem?
Encontrei um só que o Safari bloqueia-mo
Agraciado
20 Agosto, 2018 at 12:41
Tens que ir às preferências e permitir os “pop-ups”. Deve ser à conta disso.
20 Agosto, 2018 at 14:22
https://www.youtube.com/watch?v=HYqOQLtMZ1g
Mas não se viu grande coisa….
20 Agosto, 2018 at 18:53
Obrigado a ambos.
20 Agosto, 2018 at 12:51
Não tenho o mínimo conhecimento do trabalho que se faz na nossa academia, assim como não tenho qualquer tipo de conhecimentos na área, mas nem tudo é tão linear como alguns fazem parecer. Nem um miúdo cheio de talento quando novo dá jogador, como uma mais “fraquito” não o poderá ser. Dou o exemplo do Ruben Neves que não era nem pouco nem mais ao menos dos melhores jogadores da sua geração e é o que é porque alguem olhou para ele de uma forma diferente quando tinha apenas 17 anos.
É acima de tudo a integração dos mais novos com os mais velhos, a exposição a um contexto de maior dificuldade que os faz evolui. Uns dá, outros não. O William, ao qual todos reconhecemos uma grande saída de bola e qualidade de passe, era um autentico tronco quando veio da belgica. Evolui, porque o contexto do SCP não é o do bruge.
Temos casos como o Varela ou o Ricardo Pereira que maturaram mais tarde, ou que um diferente modelo, uma aposta constante os fez evoluir.
Há imensas variáveis envolvidas mas parece-me haver duas constantes óbvias: apostar e dificultar o contexto envolvido. E ai é que acho que devemos e podemos mudar, e muito. Tendo uma equipa B/sub-23 deviamos usa-la como uma ponte para a equipa A. O 3º GR, o 4º DC, para citar as posições mais óbvias, pouco jogam numa época. Então, porque não preencher estas vagas com miudos, que treinem diariamente com os As e que joguem no sub-23? Quando forem chamados para um jogo da equipa senior, estarão muito, mas muito mais preparados. É preciso é querer apostar neles e deixar de vir entulho de fora que tira o lugar no banco aos nossos jovens.
20 Agosto, 2018 at 12:52
Obviamente que ha casos em que os sub23 já é curto, e não havendo grandes probabilidades de jogar nos As durante a época, o empréstimo a boas equipas é sempre benéfico.
20 Agosto, 2018 at 12:53
OFF
Não esquecer que para podermos votar dia 08/09 temos de pagar as quotas hoje.
20 Agosto, 2018 at 12:58
Boas ,
No fim de semana das eleições estarei fora de Lisboa e sem hipótese de cá vir .
Alguém sabe os procedimentos que tenho que ter para poder votar a distância ?
Por carta registada , ou outro método ?
Obrigado
SL
20 Agosto, 2018 at 13:03
Carta registada penso que é so para quem reside fora de Lisboa (50 ou 80 km acho eu). Mas não tenho a certeza, é melhor ser outra pessoa a confirmar.
20 Agosto, 2018 at 14:01
O boletim de voto vem acompanhado de instruções. Já deves ter recebido um e-mail a falar disso.
20 Agosto, 2018 at 13:20
O que Virgílio vem dizer revela essencialmente duas coisas. A primeira, que nos andaram a vender um cenário apocalíptico relativamente à formação, o objectivo era assustar os sportinguistas colocando em causa tudo o que estava e tinha sido feito, descredibilizando os,responsáveis!! A segunda, que parámos o processo devoluto o que estava ser desenvolvido e segundo as declarações dos candidatos, no que à formação diz respeito, ainda vamos é retroceder!! E volto a dizer, a procissão ainda só vai no adro… No final, o resultado desta linda destituição terá consequências para a próxima década!!
20 Agosto, 2018 at 13:21
* processo evolutivo
20 Agosto, 2018 at 14:03
E cá está o famoso SMS de BdC. Boa CMerda!!!
SIM ESCREVI : “Boa tarde. Achas que quem está assim com os atletas (ver video anexo) como família lhes faz mal? Nada tive a ver com o ataque à academia e sempre vos defendi perante todos os que vos queriam fazer mal! Boa vitória hoje! o Sporting merece, os Sportinguistas merecem! Vamos todos viver em união, segurança, paz e estabilidade. Forte abraço Bruno de Carvalho.
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1841683239258225&id=100002496997912”
E se incendiei … correu bem: ganhámos!
Como foi sempre meu hábito enviei mensagens aos atletas do Sporting CP.
Uma após o jogo de Moreira de Cônegos, pois não consegui enviar antes, a dar os parabéns pelo excelente resultado. Essa foi personalizada pois uns mereciam uma força adicional, ou pelo regresso depois de empréstimo, ou por ser o primeiro jogo oficial, ou por serem novos e necessitarem de um apoio extra.
Depois enviei uma antes do jogo do Setúbal, não personalizada, também devido ao sucedido no dia anterior na SAD e das notícias que foram logo veiculadas de um suposto mau estar, apenas recordando (com o vídeo da festa no balneário) os grandes momentos que passámos na final da Taça da Liga juntos (jogo também com o Setúbal) e dizendo que quem vive assim com a “sua familia” (atletas) jamais lhes poderia querer fazer mal e mostrando que o futebol é uma festa onde a vitória trás a alegria suprema!
Desejei que vencessem este primerio jogo em casa pelo Sporting CP e pelos seus Associados.
Disse que tinha a certeza que o Sporting CP iria sempre viver em União, Segurança, Paz e Estabilidade.
Em momento nenhum assinei Presidente mas sim assinei “com um forte abraço”.
É uma tristeza o que se passa em alguns órgãos de CS e o suposto clima de “medo” e “tensão” dos atletas de futebol perante mim, que se quer à força passar para os Sportinguistas.
E sim, mandei as mensagens por respeito de 5 anos de trabalho conjunto e porque tenho saudades deles.
Saudades de estar ali, de poder dar a minha quota parte de ajuda, de poder ser mais um naquele anel mágico antes de cada jogo, de poder ser a voz de todos os Sportinguistas em todas as modalidades do Clube, exigindo Atitude e Compromisso totais pois queremos ser felizes.
Tenho saudades dos atletas e dos adeptos pois foi com o seu carinho e apoio que chegámos até aqui. Voltar tudo atrás. Comum projecto tão bom a decorrer ir dar um “tiro no escuro”. Colocar alguém que não tem nenhuma experiência, que não está nos meandros do desporto e já os estudou e fez um percurso que os fez respeitá-lo e ao Clube, que terá de aprender tudo (mesmo tudo – interno e externo) e que terá de ter uma força sobre-humana para vencer, quando estávamos tão proximos, não é justo para os superiores interesses do Clube e dos Sportinguistas.
Já se baixou as expectativas nas modalidades dizendo que se vai desinvestir, já se baixou as expectativas no futebol dizendo que partimos atrás de todos, qualquer dia temos de voltar a pedir desculpa por sermos do Sporting CP!
Sim, não me envergonho, tenho saudades da família que escolhi e que servi com prazer, honra e profissionalismo durante tantos anos.
20 Agosto, 2018 at 14:20
Não tem de mandar mensagens.
Ponto!
O resto é conversa!
20 Agosto, 2018 at 14:31
Olha um armado em ditador para cima do ditador…
Diz-me com quem andas…
20 Agosto, 2018 at 14:34
O facto do CM mentir descaradamente, tentando malignizar o SMS não te incomoda, certo?
20 Agosto, 2018 at 15:22
Eu cago no CM e vocês deviam fazer o mesmo…
20 Agosto, 2018 at 15:30
Não tem de mandar msg porquê???
1- a maioria foi ele que contratou e trouxe para o Sporting
2-ainda é o presidente legítimo do Sporting clube de Portugal
3- a vossa azia só dá força à CS de merda que temos, que usa os vossos comentários de ódio para levantar mais poeira.
4- pro crl com esse post “não devia mandar msg”
20 Agosto, 2018 at 20:06
É a tua opinião.
A realidade diz que estás a delirar…
20 Agosto, 2018 at 16:56
Não tem de mandar msg. porquê?? Se ele é o PRESIDENTE!!!!!!
sl
20 Agosto, 2018 at 18:45
Porque o merdas quer!!!??
Tem juízo palhaçinho!!!
20 Agosto, 2018 at 14:31
Mas… Isto é mesmo verdade? Não é brincadeira?????
SL
20 Agosto, 2018 at 14:34
O quê? O SMS ou a explicação. Assumo que são ambos verdade.
20 Agosto, 2018 at 14:38
Eu…. É melhor não dizer mais nada… isto é ridículo demais…
SL
20 Agosto, 2018 at 14:39
Até estou emocionado!!
Fdx, ridiculo demais!!
20 Agosto, 2018 at 15:31
Ridículo é a vossa azia e ódio.
Pro crl
20 Agosto, 2018 at 16:09
Que nunca saibas o que é ódio…
20 Agosto, 2018 at 18:46
Tu sabes?
20 Agosto, 2018 at 18:54
Tu sabes se sei?
20 Agosto, 2018 at 14:43
Entreguem o BC ao Amarelo cá da Tasca e ao Espadinha, eles farão justiça e o problema será resolvido.
Justiça Popular
O Amarelo Moralista a Presidente.
20 Agosto, 2018 at 14:04
Eu gosto muito da formação.
É bom financeiramente para o clube porque descobre jogadores sem ter de pagar transferência.
É bom para o adepto ver jogos dos miúdos na Sporting TV e sonhar com o talento e no que poderá sair de um jogador como joelson e presenciar a evolução.
Agora não podemos ser inocentes.
Uma coisa é o talento demonstrado nas camadas jovens outra é com gajos de barba rija que entram com tudo.
Uma coisa é ter um miúdo a ganhar 1000 euros ou a ficar contente por dizer aos amigos e amigas que joga no Sporting outra é ver colegas a tirarem milhões lá fora ao ponto de dar suores frios à noite.
Concluindo.
Se me disserem que um Francisco Geraldes tem mais lugar que um Misic. Concordo.
Agora um Demiral ou Domingos Duarte não tem mais lugar que um Coates ou Mathieu.
Ou seja cada caso é um caso.
Temos de ter os melhores jogadores na equipa. Se forem da formação, óptimo, se encontrarmos no mercado a preços competitivos e de valor superior ao que temos em casa, siga e traga-se o atleta.
Isto é tudo muito simples não fosse uma merda lixada.
O dinheiro das comissões da merda dos empresários que controlam jogadores, treinadores e dirigentes.
O adepto como o mexilhão que se foda.
20 Agosto, 2018 at 14:52
Qt à formaçao.. É isto. Se for da formaçao tem de ter um lugar legitimado por ser fora de série, poder fazer a diferença. Foi o caso de quaresma, cr7, hugo viana, moutinho, mais recentemente Gelson etc
20 Agosto, 2018 at 14:14
A única coisa que ainda nos colocava no topo da formação era o facto de os miúdos não precisarem de mto tempo até terem a sua oportunidade, desde que a qualidade esteja identificada.
Bastaram 3 anos de JJ para foder esta vantagem competitiva que tinha sido recuperada com Jardim. Hoje vemos SC e RV a apostarem em putos acabadinhos de promover…a titular! E nós é que somos a referência na formação em Portugal (qto.mais no Mundo)? Fomos. Passado. Continuar na vanguarda de alguma coisa implica trabalhar muito, inovar e estar um passo à frente de todos. Simplesmente gerimos pessimamente aquilo que temos de mais valioso no nosso ADN.
20 Agosto, 2018 at 14:20
Isso!
20 Agosto, 2018 at 14:34
Pois é.
Passou se demasiado tempo a falar sobre os outros, normalmente a fazer piadinhas. Agora enquanto eles apostam em jovens e vendem-nos a alguns dos maiores clubes europeus, andamos entretidos a comentar trocas de sms’s e o car****.
Nunca aprendemos
20 Agosto, 2018 at 15:33
Em vez de falares nos SMS podias e devias falar na incompetência dos fdp que estão no poder. Dos jogos adiados. Dos dispensados.
Dos retornados.
Das aquisições falhadas..
Mas interessa é bater no homem
Pro crl
Força Bruno
20 Agosto, 2018 at 15:55
força!!
20 Agosto, 2018 at 18:30
Andamos? Quem passou a info ao CM? Quem disse ao CM que o SMS causou mal-estar. Fala com os cagalhões que lá estão.
20 Agosto, 2018 at 14:46
“o importante é não queimar etapas”
20 Agosto, 2018 at 15:35
+1
20 Agosto, 2018 at 14:22
Ontem o Rego (e penso que o Ricciardi concordou) afirmou a necessidade de resultados operacionais positivos.
Só possível reduzindo a despesa salarial…
20 Agosto, 2018 at 18:48
Esses estão mortos!
20 Agosto, 2018 at 14:26
Off:
Ponto de situação…do mercado:
Diaby é esperado hoje em Lisboa.
36 golos, em 3 épocas no Club Brugge.
4M, assina por 3/4 épocas.
Não me entusiasma muito…terá que mostrar em campo, se for verdade a sua vinda.
N’Jié, ao que parece a vir é por empréstimo e falta o “sim” do jogador.
Um extremo/ponta de lança.
Quando apareceu no Lyon, desiludiu na Premier League…
O que eu vejo nestes é que nenhum me parece um goleador, parecem sim mais um “montero/mané” com mais “golo”.
Para o meio-campo, o nome mais entusiasmante.
Nemanja Gudelj, jogador acima da média que preferiu ir para a China ganhar uns €€€.
Acima de tudo um médio com golo.
Faz 6/8.
26 anos.
Forte fisicamente.
Dizem que vem por 3M emprestado, com clausula de compra.
Por fim.
Hoje é apontado, nem mais nem menos, Claudio Marchisio hehehehe
Dispensa apresentação.
Jogador livre, bem era um milagre do Cintra…
20 Agosto, 2018 at 14:37
O Sporting precisa de um projecto!!
Um perfil de treinador claramente identificado e que sirva esse projecto. Sem isto só vamos acrescentar problemas.
20 Agosto, 2018 at 14:55
Marchisio é um dos médios que mais gosto há muito tempo…
Já foi bastante intermitente com muitas lesões nos últimos 2/3 anos mas é um jogador brutal…
Acho impossivel…
20 Agosto, 2018 at 15:31
Em Itália dizem que ele não tem interesse.
20 Agosto, 2018 at 14:53
Alguém tem uma ideia concreta e realista do valor desse Diaby que falam que chega hoje para nós?
O Gudelj e Marchisio eram fortes upgrades parece-me a mim.
20 Agosto, 2018 at 15:32
Se der para fazer lateral esquerdo é muito bem vindo.
20 Agosto, 2018 at 15:51
+1
20 Agosto, 2018 at 15:01
Quando o BdC chegou à direcção do SCP, a formação/prospecção estava de rastos, porque não havia dinheiro. E no primeiro ano de BdC assim se manteve. Só no último ano, por exemplo, os olheiros voltaram a receber aquilo que em tempos haviam recebido.
O Virgílio pode dizer que lhe apetecer, mas o Benfica, neste momento, está à frente bem à frente ao nível da formação e prospecção. E o Braga está a conseguir, mais recentemente, muitos miúdos daquela zona. Se não me engano, o gajo que está agora à frente da prospecção deles, era do SCP… Os nossos títulos mais recentes devem-se, essencialmente, ao facto de os melhores jogadores dos lampiões jogarem nos escalões acima. (Em qualquer caso, não é mentira que o Benfica domine a federação, o que explica algumas das convocatórias; do que me disseram, é mesmo facto ‘sabido’)
Ainda assim, as coisas melhoraram. Por ex, este ano vamos voltar a ter equipas regionais, que era um dos nossos problemas: o Benfica conseguia imensos jogadores justamente por isso. Por outro lado, alguns dos tipos bons que o Carnide tinha na formação saíram no último ano. Tinham um olheiro excelente que era para sair, mas passou agora para a prospecção a nível europeu. Para a prospecção deles, a nível nacional, voltou o Bruno Maruta (o palhaço que esteve dois anos no SCP e voltou ao Benfica), mas que, do que soube, não tem comparação. E julgo que não se deu assim tão bem como isso com o Mil Homens (que, curiosamente, tinha sido professor dele na FMH). Ou seja, temos aqui uma boa janela de oportunidade para voltar a ultrapassá-los. Mas esta merda é trabalho de uma década…
E, como aliás já li acima, não podemos ter grandes ilusões no que toca à contratação de miúdos: se não formos lançando jovens das camadas jovens, é muito mais difícil convencer miúdos e pais a virem para o SCP.
20 Agosto, 2018 at 15:02
*voltar, não, vamos passar a ter equipas regionais
20 Agosto, 2018 at 15:28
“Os nossos títulos mais recentes devem-se, essencialmente, ao facto de os melhores jogadores dos lampiões jogarem nos escalões acima. ”
Há quem não entenda a diferença que faz jogar com 18/19 anos contra gajos de 16/17… Se for 1 em 11 a coisa passa. Se forem 5 ou 6 em 11 a coisa já tem peso para influenciar um resultado com alguma facilidade.
É por isso que jogar, aos 16/17, contra gajos de 18/19 dá outra pedalada aos miúdos porque têm de se esforçar muito mais e assim crescem mais rápido.
20 Agosto, 2018 at 15:44
Porra, isto de escrever à pressa só dá merda. Mas acho que se percebem as ideias…
20 Agosto, 2018 at 15:23
O Virgílio é Sportinguista e mostrou ser muito competente.
Os resultados desportivos da formação são mt bons e o mostram futuro.
Abdicar deste projecto de sucesso será mais um tiro no pé
20 Agosto, 2018 at 16:16
O Chefe do Tasco não tem algo a dizer, ou espera por dia 9?
20 Agosto, 2018 at 17:43
Hahahaha essa foi de carrinho. É falta para cartão.