O Sporting Clube de Portugal tem a sexta formação mais produtiva da Europa, de acordo com um ranking publicado pelo Observatório do Futebol esta segunda-feira, sobre os 31 campeonatos primodivisionários da UEFA. A equipa portuguesa conta com 58 atletas formados na academia de Alcochete, (mais quatro do que em 2017).
O estudo, que tem em conta atletas que atuaram nos clubes durante pelo menos três temporadas, entre os 15 e os 21 anos, é feito com base em duas listas: uma com as 31 ligas europeias e outra com os cinco principais campeonatos da Europa. Também nesta o Sporting surge no top 10, com 21 jogadores formados, mais cinco jogadores do que no ano passado.
O Ajax lidera a tabela mais abrangente, com 77 jogadores formados no clube de Amesterdão a jogarem nos 31 principais campeonatos europeus. Segue-se o Dínamo de Kiev e o Partizan de Belgrado, ambos com 69, o Dínamo Zagreb com 66 e o Estrela Vermelha com 61. FC Porto e Benfica, com 45 jogadores, surgem mais abaixo na tabela, empatados com Olympique Lyon, e PSV, em 14.º lugar, e são os outros únicos representantes portugueses. Os Dragões têm tantos jogadores como no ano anterior. Já as águias têm menos sete.
Na lista mais restrita, que abrange os cinco principais campeonatos europeus (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha), é o Real Madrid que dá cartas, com a formação merengue a dar 36 jogadores. Seguem-se Lyon, com 35, Barcelona com 34 e At. Bilbao com 36. PSG, Rennes e Manchester United formaram 24 dos jogadores. Da Real Sociedad saíram 23 e do Estugarda 22.
Agora é trabalhar, e muito, para não perder este estatuto e, se possível, cimentá-lo.
29 Outubro, 2018 at 22:11
A propósito do projecto de remodelação do “Nou Camp” tropecei num dado curioso – o centro de treinos e formação do Barça fica a apenas 4,5 km do estádio e além do futebol também abarca modalidades de pavilhão.
É certo que, pelos constrangimentos financeiros, não será neste momento a maior das prioridades repensar a localização e as valências da nossa Academia, mas continuo a achar que a localização actual (a mais de 35km de Alvalade, numa zona totalmente isolada) não faz muito sentido.
Gostaria de ver uma nova Academia, que englobasse também valências para as modalidades, aqui mais perto, em Loures, por exemplo, a não mais de 10km da nossa casa principal. Terrenos há. Vontade política da CM Loures em ter a Academia Sporting também haverá (por exemplo, já repararam nas vezes que se fala de Alcochete à pala do Sporting?). Falta o guito… Já agora, quanto valerão actualmente os actuais terrenos da Academia em Alcochete?
SL
29 Outubro, 2018 at 22:32
Teoricamente, o facto da nossa Academia ser mais isolada, devia ser visto como algo muito positivo …
Infelizmente parece que nos últimos tempos não tem sido o caso … No entanto, continuamos a ter e produzir grandes talentos e, muitos deles têm sido profundamente injustiçados no que às convocatórias para as selecções jovens diz respeito … Mas isso tem a ver com o “polvo encarniçado” que ainda temos a ‘espernear’ cá pelo burgo …
29 Outubro, 2018 at 22:35
A academia vai ser vendida , e o dinheiro vai voar como sempre que os croquetes tiveram à frente do clube , nunca criaram património .
29 Outubro, 2018 at 23:41
Mas foram os croquetes que fizeram a Academia
29 Outubro, 2018 at 23:56
Com o dinheiro do banco que ainda se esta a pagar. A Academia é um leasing.
30 Outubro, 2018 at 0:06
E qual foi o presidente que fez alguma obra para o Sporting do bolso dele ? É que se ouve eu gosto de saber.
30 Outubro, 2018 at 0:11
Não é isso que está em causa, fazer do próprio bolso, mas sim fazer obra sem deixar divida e pelo que sabemos, vamos ver se é desmentido o Pavilhão JR foi pago por quem mandou construir.
O Estádio tens as vmocs para pagar, a academia esta a ser paga em prestações.
30 Outubro, 2018 at 0:15
Caro. Malcolm, quando sair cá para fora a auditoria da gerência anterior, nós vamos voltar a falar deste assunto.
30 Outubro, 2018 at 0:20
Ninguém pede que se faça obra do bolso de ninguém.
Só não queremos que ninguém meta nada ao bolso.
30 Outubro, 2018 at 0:27
Nisso estou totalmente de acordo, na auditoria ao Godinho, provou-se que havia ali qualquer coisa menos bem, por isso foi de frosque.
30 Outubro, 2018 at 7:47
Vai ser vendida mas com a SAD. Logo fica tudo na mesma, excepto que deixa de ser do Sporting e passa para o novo sporting.
De qualquer forma, sem futebol não precisamos da Academia para nada, nem do Estádio que tb iremos perder.
29 Outubro, 2018 at 22:42
Se fosse mais perto até dava para a juve leo ir a pé atacar a academia,a juve leo aprova
29 Outubro, 2018 at 22:31
Muita qualidade tem a nossa formação , o pior não é os jornais a deitar a nossa formação a baixo e a dos lampiões do Dubai nos picaros , é isso partir de alguns que se dizem do Sporting , tomem nota deste nome Joelson Fernandes .
SL
29 Outubro, 2018 at 22:35
Era óbvio que era nestes rankings a sério e não em prémios patrocinados pelo Dubai ou Jorge Mendes que iríamos aparecer.
As notícias da morte da nossa formação são manifestamente exageradas.
Portugal foi campeão da Europa em 2016 com a espinha dorsal de jogadores formados cá.
Assim como fomos campeões do Euro sub-19 este ano com alguns jogadores nossos.
E temos continuado a formar bons jogadores, veja-se Xico Geraldes, Palhinha, Jovane, Rafael Leão, Domingos Duarte, Miguel Luís, Bragança e mais.
Se esses jogadores são depois aproveitados é outra questão.
Agora é natural que o FCP e o SLB também produzam bons jogadores ou não?
Ou só nós é que podemos ter o monopólio da formação?
É como na ciência, há vários países e centros de investigação em competição. Nem sempre os mesmos ficam por cima.
É verdade que o SLB nos últimos anos tem formado grandes valores, como o Jota mas o que é que podemos fazer?
Tentar continuar a formar, perceber o que está mal, mudar e ver que isto também é cíclico. Já houve um tempo em que o FCP formava centralões.
A meu ver o problema não está em formar mas sim em aproveitar lançar e apostar de forma consistente e paciente nesses mesmos jovens.
29 Outubro, 2018 at 22:47
promessa desta direção…
departamento de treino/ performance.
– estudar melhor os jogadores.
– alterar o tipo de treino, aposta no treino personalizado.
– diminuir as lesões.
atenção à mudança de regras: os empréstimos vão ser muito reduzidos. Cada vez mais justificada a eliminação da equipa B.
30 Outubro, 2018 at 6:03
Esse é dos pontos em que o Varandas tem credibilidade
29 Outubro, 2018 at 22:56
Ate ven a proposito
https://maisfutebol.iol.pt/depois-do-adeus/selecao/jogou-11-anos-no-sporting-treinou-com-scolari-e-agora-e-caixa-no-lidl?fbclid=IwAR1bEMcJ5uHVZhbELQ52ttOtYuQRrvixQ2oV5czbKb-XwBvsVrKxAeA3sgg
29 Outubro, 2018 at 22:58
“A SAD leonina até queria renovar, mas entretanto surgiram várias propostas.
«Por influência do meu empresário fui para o Génova no primeiro ano de sénior. Estava em fim de contrato com o Sporting, o meu agente apareceu com a proposta do Génova e nem pensei em mais nada. O contrato que me ofereciam era muito melhor do que ficar no Sporting», recorda.
«Para mim foi um grande erro. Era um jovem, tinha 18 anos, e Itália valorizava muito os centrais trintões: Maldini, Cannavaro, Nesta… Tinham uma mentalidade de jogadores maduros.»
A mudança para Itália significou o início do declínio de uma carreira que até então tinha sido sempre a subir: uma carreira que parecia lançada para altos voos, aliás.”
29 Outubro, 2018 at 22:59
“Trabalho no Lidl há cerca de um ano”
30 Outubro, 2018 at 7:53
Quando se vê apenas dinheiro à frente temos esse resultado.
É como tudo nada vida, se existe uma oferta para outro trabalho e vamos apenas pelo dinheiro, podemos perder, pois a empresa pode ficar mais longe, os colegas serem uma merda, o chefe ser o maior cabrão do mundo, etc… Claro que tudo pode correr bem, mas normalmente trocar o certo pelo incerto dá merda quando apenas se pensa no dinheiro.
O Sporting era um clube muito protector dos novos jogadores, e mesmo que nem todos fossem parar à primeira equipa, todos tinham oportunidade para crescer.
Vemos o caso do cepo da musgueira que conseguiu ser o pior jogador do campeonato alemão e no ano seguinte o pior do campeonato inglês. É raro ser-se tão bom em ser-se tão mau.
29 Outubro, 2018 at 23:13
“E-Toupeira: ‘CM’ revela que PJ encontrou depósitos de milhares nas contas dos funcionários judiciais”
…mas vamos lá falar dos novos sms do BdC.
29 Outubro, 2018 at 23:17
E agora tem aí mais um circo do Vieira a despachar o Barrotes através do… Boaventura.
Já dá para perceber os ataques deste badocha Boaventura aspirante a viagens a Istambul ao BdC???
Esta merda é tão suja, suja…
29 Outubro, 2018 at 23:31
Cesar Boaventura, o tal que denunciou o Marcos Trindade e que tem recebido ameaças por isso !
29 Outubro, 2018 at 23:37
SMS ou em voz alta na tribuna? ah espera foi um sms em alta voz feito na tribuna .
Cada puta de história.
Dia de orelhas e lá vem histórias de sms como sempre, como não gostar.
29 Outubro, 2018 at 23:42
Todos os anos sai este estudo efectuado pelo Observatório do futebol.
Como diz o próprio estudo, são contabilizados os jogadores formados em cada clube que jogam nos campeonatos da UEFA e nas principais ligas em cada ano.
Logo, os 58 atletas formados no Sporting e que jogam nas Ligas da UEFA foram formados nos últimos 10/12/14 anos – supondo o que é uma carreira normal de um jogador sénior.
Quando se diz que a formação do Sporting, actualmente, perdeu muita da qualidade que tinha, fala-se na actualidade – 1/2/3 anos – e não que sempre foi uma merda.
Portanto, meus caros, uma coisa é o que representou a formação do Sporting na ultima década e/ou na ultima década e meia, e outra coisa é o que é a actual formação do nosso clube, que estagnou de há 5, 6 ou 7 anos para cá, perdeu muita qualidade e deixou de ter talentos às carradas para ter um ou outro jogador interessante por escalão.
Não ver isto é não querer ver isto.
Os próprios dirigentes do Sporting falam nisto.
Os próprios treinadores do Sporting falam nisto.
O primeiro passo para se melhorar é assumir os erros e a necessidade de os corrigir!
Não fazer isso, só para dizer que somos os maiores da formação – a nossa grande medalha no futebol uma vez que títulos são muito poucos – é estúpido!
Já dominámos, completa e absolutamente, a formação em Portugal – por isso tivémos a maioria dos jogadores formados no clube no Euro2016 e no Euro sub21 um ou dois anos antes – mas hoje o panorama é bem diferente!
É preciso arrepiar caminho e voltar a sermos aquilo que está no nosso ADN: um clube formador por excelência!
30 Outubro, 2018 at 0:02
Nunca tivemos funcionários a trabalhar na federação para que os nossos miúdos fossem selecionados e com isso ganhassem currículo e projeção internacional…eram selecionados com base na sua inquestionável qualidade…nem tínhamos parcerias com empresários para depois serem vendidos ainda sem sequer terem mostrado algo que justificasse os valores transacionados!! Grande parte do mérito da formação do carnide é uma farsa e é essa mesma farsa que serve de termo de comparação para se dizer que a nossa formação vai pelas ruas da amargura!! Temos que olhar para nós, percebermos o que está menos bem e melhorar mas SEM ANDARMOS A REBOQUE DE OUTROS…!!!
30 Outubro, 2018 at 0:22
Sim é isso tudo , e ainda os ditos Sportinguistas , com a ajuda destes dirigentes e o manco do treinador que manda, Palhinha , Geraldes , Mateus , embora e vem para aqui os Migueis desta vida tentar que a malta coma gelados com a testa .
30 Outubro, 2018 at 9:10
Eu não tento que tu comas nada.
Limito-me a ficar a ver-te debitar merd@…
30 Outubro, 2018 at 7:57
Nem mais. Até temos o caso do Adrien, que apenas entrou no Europeu depois da seleccão ter feito merda e quase ter ficado de fora durante a fase de grupos.
Todos viam que ele deveriam ser titular, e nem sequer entrava, até que devem ter achado que sair da competicão era pior do que usar um jogador do Sporting.
E depois temos o cepo da musgueira que até foi eleito o homem do jogo, quando todos viam que Pepe tinha sido o melhor em campo. Um dos piores jogadores a representar a Seleccão, e de longe o pior do torneio.
30 Outubro, 2018 at 9:09
Isso também é verdade mas foi mais verdade há 5/6 anos do que é agora.
Quem não é faccioso percebe que hoje os jovens do Benfic@ tem talento. Quem não é faccioso percebe que o Benfic@ tem trabalhado bem na formação e nós não.
Em termos de talento, temos o Jovane, temos o Elves e temos o Joelson. Depois temos mais 2 ou 3 num nível abaixo mas que também podem vir a dar jogadores interessantes.
Essa resistência aos jogadores do Benfic@ é uma estupidez. Recua 3/4 anos e não tinhas 1 jogador do Benfic@ para selecionar. Hoje tens o Semedo, o Cancelo, o Ruben Dias, o Renato, o Gedson, o Bernardo… Gajos desta geração do Sporting tens quem? O Gelson. Ponto. Não perceber isto é não querer ver a realidade.
29 Outubro, 2018 at 23:52
o cesar bilha não é o porco gil?
29 Outubro, 2018 at 23:53
o porco gil não é o marinho?
ou será o pisca (paulo gonçalves)?
30 Outubro, 2018 at 0:00
Continuamos a ter valor.
Mas não jogamos “sozinhos”, como era na altura da construção da Academia.
Muitos escrevem que queriam ver uma Academia em Lisboa.
Mas a Academia não devia estar isolada?
O que tem de mal Alcochete?
A maioria tem ali tudo ao pé na mesma, escolas, vida noturna (também têm direito), um centro comercial, zona de lazer.
Mesmo em caso de faculdade, de Alcochete a Lisboa é um “pulo”.
Claro que o que escrevi em cima na capital, tinham tudo em dobro e ficariam mais perto do estádio.
Quanto ao percurso…em acabar no Lidl.
A maioria desses casos, aconteceram nos inícios de 2000′.
Por acaso gosto de ir lendo essas histórias, nem todos os casos, acabam como o Tiago Pires.
Mesmo não tendo uma carreira no futebol, muitos conseguem ter uma boa carreira noutros empregos, não dá os mesmos €€€ que o futebol obviamente, mas dá para viver bem na mesma.
Portanto á casos e casos.
O futebol hoje em dia esta bem diferente e mais facilitado em ter uma carreira.
Um gajo que faz um contrato profissional com um clube grande e não só, com alguma cabeça, começa a juntar algum…esse algum, pode investir numa licenciatura no futuro ou em algum negócio, o mundo do futebol ainda para mais hoje em dia, abre diversas “portas” em outras áreas de “trabalho”.
Agora claro abre também muitas “pernas” no dia e noite, começam a surgir os amigos de ocasião, aquele “primo” que agora quer se colar, e ai ou conseguem ter carola, ou vão de vela.
Mas não é só no futebol que isso acontece…
30 Outubro, 2018 at 0:25
O Carlos Vieira referiu uma vez que entre o Seixal e a Academia muitos miúdos e pais de miúdos escolhem o Seixal porque é menos isolado.
Se eu escolheria o Seixal, não.
Mas compreendo que a nossa Academia tem aspectos quase monásticos, de recolhimento.
Não te esqueças que falamos de miúdos que não têm carro.
Acho que para ir ao cinema até há uns anos tinham de ir de shuttle.
Enquanto no Seixal têm várias opções de diversão bem perto.
30 Outubro, 2018 at 8:02
Não deveria ser preciso apontar isto, mas a ideia é para o putos estarem isolados e se concentrarem, não para andarem em cinemas e discotecas.
O Cristiano saia à noite do quarto, mas para ir treinar, não para andar na movida lisboeta (ele nunca esteve na Academia enquanto jogador) mas muitos se perderam pelo caminho porque preferiam andar na boa vida.
Onde treinam as equipas antes dos grandes jogos? Em locais isolados para estarem concentrados e afastados da turba. Onde treinou a seleccão Antes de perder a final do euro na latrina? Em Alcochete. Onde treinou o Sporting antes de perder a final da UEFA? Em Alcochete….. Vai na volta Alcochete não é um grande talismã, mas a localizacão é adequada.
30 Outubro, 2018 at 9:16
A Academia em Alcochete é fixe para as equipas seniores. Não para a formação.
Para a formação tens de ter um local de fácil acesso e em pouco tempo. Alcochete não é esse local. Um miúdo que estude na zona de Lisboa demora quanto tempo a chegar a Alcochete de transportes?
Na altura isso foi discutido e falou-se nos acessos para os putos. Mesmo assim fizeram lá… Burrice.
30 Outubro, 2018 at 9:28
Se calhar uma é no Seixal e outra em Alcochete exactamente porque eram os únicos sítios capazes para fazer academias que tinham preços minimamente razoáveis…
30 Outubro, 2018 at 0:18
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Em 2 anos apenas a “imagem” da nossa formação sofreu uma reviravolta brutal (e não, não me interessa por aí além que existam actualmente dezenas de jogadores formados por nós em diversos campeonatos; interessa-me muito mais o retorno desportivo e financeiro que trouxeram ao nosso Clube).
Portugal foi Campeão Europeu com uma equipe recheada de jogadores do Sporting (4) ou formados no nosso clube. Este, sim, foi para mim o apogeu da visibilidade da nossa formação. Não o termos “feito” o Ronaldo, ou o pesetero narigudo.
A partir daí, as nossas vendas (mesmo as excelentes!) revelaram-se, até ao momento, verdadeiros flops (Adrien, João Mário, Ruben Semedo) e vimos sair da maneira como sairam jogadores como o William, Gelson, Rui Patrício e Rafa Leão (fora o Rui, também têm sido pouco mais do que medíocres no estrangeiro – ATÉ AGORA!)…
Mesmo o Iuri Medeiros e o Matheus Pereira, emprestados, brilham pela ausência de impacto nos respectivos clubes.
Voltamos à “estaca zero”, ou quase.
No plantel temos o Jovane Cabral, que tem muito potencial mas está muito longe de ser um jogador “feito”e.. Carlos Mané (o qual, por culpa da grave lesão sofrida, pode ter hipotecado a sua evolução). E mais ninguém.
Pouco, muito pouco. Para a nossa história como clube formador.
Está na hora de recomeçar.
Este ano muito dificilmemte tal acontecerá. O plantel deve estar “fechado” a “promoções” (excepto uma aparição fugaz ou outra).
Para o ano? Com uma nova política de aproveitamento da formação? Vamos ver…
SL
30 Outubro, 2018 at 0:37
Mas não vês que entre 2016 e os dias de hoje passou muito pouco tempo?
Não será prematuro fazer uma análise alarmista?
Se pegasses numa baliza temporal de 5 anos, agora, pegas num período tão curto…
O estado da formação não pode ser visto quase de 2 em 2 anos.
E se não formamos um grande jogador nesse período está tudo mal…
Tem de ser visto a longo prazo, contextualizado, numa análise sistémica, com vários vectores e tentativas de explicação.
30 Outubro, 2018 at 0:44
Exatamente tempo que é aquilo que não querem dar a uma direção que tomou posse á dois meses.
30 Outubro, 2018 at 0:48
Mas o que é uma coisa tem a ver com outra?
O dirigismo desportivo e o crescimento futebolístico de 1 jogador?
E quanto a isso já disse que o Varandas tem que ter oportunidade para implementar o seu programa.
30 Outubro, 2018 at 1:09
Caro Espadachim,
É verdade que passou muito pouco tempo. E não estou alarmado. Pois concordo consigo, que a formação tem que ser vista a longo prazo.
Daí eu ter dito que isto seria um recomeço.
Há quem diga (como o Caro Fernando Marques infra) que vem aí muita qualidade. Espero que assim seja.
Porque estamos a precisar.
Quer do ponto de vista desportivo, quer do ponto de vista financeira, quer do ponto de vista da identificação com o Clube.
SL
30 Outubro, 2018 at 0:48
Está análise só pode ser de quem não segue a nossa formação , vem aí muita qualidade , e não esquecer que uma das maiores promessas do futebol tuga é o rato leão que foi formado na academia de Alcochete e não no Dubai , aja memória . SL
30 Outubro, 2018 at 1:12
Caro Fernando Marques,
Espero que tenha razão.
Quanto ao Rafael Leão e ser “uma das maiores esperanças do futebol tuga”, isso pouco me diz POR ENQUANTO, uma vez que 1- não joga no SCP, 2- Não nos trouxe € nenhum.
Quero que os nossos jovens jogadores brilhem com as NOSSAS cores e, posteriormente, sejam bem vendidos e nos representem bem no estrangeiro.
SL
30 Outubro, 2018 at 2:00
Claro que tem razão nos pontos 1 e 2 , mas também não deixará de me dar razão que o Rafael embora se tenha aproveitado do atac a academia para se ir encher de dinheiro foi mais um grande jogador formado na nossa academia e se juntarmos o , Palhinha , Geraldes , Mateus , Jovane Cabral , não estamos tão mal como nos querem fazer crer .
SL
30 Outubro, 2018 at 9:23
Nós firmamos o Leão. Fixe. Mais algum dessa geração?
Nessa geração o Benfic@ tem 6 ou 7 gajos talentosos, o Porto tem 2 ou 3 e até o Braga também tem um…
30 Outubro, 2018 at 9:34
Quais são os 6 ou 7 que estão firmados nos lampiões dessa geração de 20 anos? Sporting subiram Jovane e Leão. Por enquanto…
Fds…larga os outros. olha para casa. Bragança tem qualidade ou não? Elves tem qualidade ou não? Diogo Brás tem qualidade ou não? Miguel Luis tem qualidade ou não? T. Correia tem qualidade ou não? Abdu Conte tem qualidade ou não? Etc…se subirem 3 destes, já são 5 só desta geração!
Nós temos é de valorizar a formação e exigir que os treinadores apostem nos miúdos em vez de gastarem rios de dinheiro por jogadores medianos.
Isso é que interessa. Essa merda de andar sempre em comparações para valorizar os outros…fds…megafones da musica de encantar rabolha…
30 Outubro, 2018 at 16:34
Largo os outros?
Mas estamos aqui a comparar a formação ou não?
Quando se diz que o Sporting tem a melhor formação isso não é comparar?
Foda-se que já irrita esta merda…
Não concordas, segue em frente!
Queres debater, tudo bem… Estou cá para isso!
Vou dizer outra vez, para ver se tu percebes…
O Benfica colocou na selecção A, nos últimos 3 anos… Cancelo, Semedo, Rúben Dias, Renato, Gedson, Bernardo e Gonçalo Guedes. Nós, no mesmo período, o Gelson!
Se isto não te faz abrir os olhos, rapaz, é porque nada te faz abrir os olhos!
Desses todos que enumeras, vejo algum talento no Elves e no Diogo Brás, e alguma qualidade no Bragança.
Nestes 3, vejo com mais potencial para chegar à equipa A o Brás mas falta-lhe maturidade, intensidade, atitude.
É o perfeito exemplo dum puto com imensa qualidade e um excelente potencial que devia estar a ser acompanhado mentalmente para dar um bom jogador. É um gajo muito similar ao João Félix do Benfic@ mas sem intensidade e competitividade.
Abdu Conté nunca será jogador para a equipa A. Tens um outro puto com potencial que é o Gonçalo Costa.
Vais às camadas jovens do Benfic@ e vês muito mais talento do que vês nas nossas. Se conseguires ver de forma isenta… A equipa que foi campeã da Europa de sub19 tinha n gajos do Benfic@, todos bons. E o Benfic@ não deixou ir 2 ou 3 que já estavam a trabalhar na equipa A. Além disso, tinha mais 1 ou 2 que já não jogavam no Benfic@ mas tinham sido da sua formação.
Epá, hoje a diferença é enorme. É quase tão grande como era há 10 anos, mas ao contrário!
30 Outubro, 2018 at 19:02
Não consigo ver de forma isenta… Estranho como alguém consegue… Tenho paixão pelo Sporting e um carinho especial pelos jogadores do Sporting. Não contem comigo para ser isento…
Fds… Tu és o Rui Pedro Brás da tasca…isenção e argumento é a seleção e os convocados pelo J. Mendes?! Fds… Certo… I rest my case…
Sim.. Eles formam bons jogadores. E?! Eu quero é que o Sporting forme bons jogadores. É o que não nos falta, haja coragem para apostar neles em vez dos dispensar…
30 Outubro, 2018 at 8:08
Desculpa lá mas os tais flops são precisamente os campeões europeus, JM, Adrien, WC, ou não?
É normal um jogador que sai de um campeonato menos competitivo tenha alguns problemas em entrar logo de bandeja num futebol italiano, digo eu.
Mas nada desses jogadores revela problemas com a formacão, porque todos eles já tinham sido formados antes dessa crise de que falas, há dois anos.
Crise seria se o clube não tivesse valores a sair de tempos a tempos. Mesmo com o FDP do rafa leão vemos que é um bom jogador. O Max como GR para fazer esquecer o frangueiro, etc.
30 Outubro, 2018 at 0:58
Apesar de tantas confusões e pouco investimento na academia, que levou ao nao aparecimento de jogadores de topo, sou da opinião que temos lá alguns valores que bem podem fazer algo mais.
O que falta? Aposta!
Se a esses miúdos lhes forem dadas verdadeiras oportunidades, outros vão ter mais vontade de treinar, na esperança de chegar a vez deles.
É que jogar com melhores, até se torna mais fácil, aprende-se mais.
Verdade seja dita, nas últimas épocas as apostas foram raras. Este ano, fruto de muita coisa, parece ser igual.
Num plantel de 25, 4 ou 5 deviam ser daqueles prestes a lançar às feras.
Vejamos: Petrovic, Bataglia, Misic, Gudelj – nestes, podiam estar dois da formação.
Nos G/r, o terceiro a mesma coisa, assim como o 4° central.
De 4 extremos, 1 deveria ser um jovem prestes a lançar.
Não se tem pensado a longo prazo. Não é de agora.
Gostava que no jogo da taça da liga fosse dada oportunidade a Miguel Luis, Wendel, Abdu Conte, Elves, Pedro Marques …
Quero acreditar!
30 Outubro, 2018 at 7:12
Ora… tão simples.
30 Outubro, 2018 at 9:26
Há muito trabalho a fazer. Como sempre.
Eu não vivo de soundbytes.
Das coisas que mais nojo me está a meter é a desvalorização de Alcochete que os próprios Sportinguistas estão a fazer. Na academia trabalha-se muito bem, há MUITO talento para explorar como sempre houve. Haja alguém que o saiba explorar. Ainda no outro dia um gajo que nunca na vida viu um jogo de juniores e que não sabe nem nunca soube o nome de 1 júnior até chegar à equipa principal me dizia que estamos mal. Fds…ele NUNCA viu! Não conhecia ninguém dos sub23. Quando lhe falava de Bragança, Miguel Luís (este já conhecia mas dizia que se não tira o lugar ao Gudelj é porque não é craque mesmo…), Elves, Paulinho, Abdu Conte, D. Brás…nem o Domingos Duarte quanto mais…mas como toda a gente diz isso…jornalistas, Sportinguistas, candidatos…é porque deve ser verdade. Não há jogadores em Alcochete capazes de chegar aos A’s…Foda-se….
Temos de melhorar? Temos de crescer? Claro que sim! Mas esta conversa nojenta de que não presta e está tudo mal e olhem para os outros que são muita bons…é de rabolho. Foi nisto que se tornou o Sporting. O clube orgulhoso e sempre pronto para defender os seus não existe. Passou a ser o clube de quem os jogadores fazem o que querem e o pessoal tem é de os apoiar ou agradecer, o clube que perdeu o orgulho na sua formação e cujos adeptos e dirigentes (e candidatos) são os primeiros a destruir…
É nisto que vivemos…
30 Outubro, 2018 at 16:42
Não é não presta.
É perdeu a qualidade que tinha antigamente!
Foda-se! É só ver as equipas a jogar para perceber que há ali pouca qualidade, pouco talento, e muita falta de atitude que só piora o panorama!
Volto a dizer, porque é isto que está em causa: Há 7/10 anos vias jogar uns juvenis e uns juniores e tiravas 6/7/8 jogadores que apontavas como tendo potencial para ASPIRAR A CHEGAR AOS SENIORES. Desses, 3/4 chegavam e aproveitavas uns 2. Hoje, ou de há 3 anos para cá, vês 2/3 jogadores assim. Não vês mais.
30 Outubro, 2018 at 17:01
Já te pedi para me dares 2 ou 3 gerações que não a campeã de Juniores com o Sá Pinto e me digas esses 6/7/8 que vias para a equipa principal. Eu acompanho a formação do Sporting pai nos últimos 15 anos…e não me lembro de outra.
Se dizes que era banal…diz lá que eu não me lembro…certamente te lembras de 3 ou 4 gerações em que isso aconteceu…
30 Outubro, 2018 at 17:07
Vamos lá ver, se o Sporting é das equipas que formou mais jogadores que andam espalhados por essa Europa fora, deve ter tido uma formação de jeito durante uns anitos, não achas?
Não te posso dar nomes porque não e lembro.
Lembro-me de ver as nossas equipas jogarem e ver talento nelas. Lembro-me de as selecções terem a maioria de jogadores nossos. Enfim, em 2016 tinhas 10 ou 11 dos jogadores dos campeões da Europa formados por nós, por alguma razão seria!
30 Outubro, 2018 at 17:25
Eu lembro-me de alguns…William por exemplo não foi um deles. Vi jogar…nunca achei grande coisa. Gostava muito mais do seu companheiro de duo…o Renato Neto. Nessa geração havia mais o Cedric que quando desceu para lateral me pareceu prometer qq coisa e Nuno Reis, não havia mais.
Na geração antes dessa havia Wilson Eduardo, Adrien…A. Martins não lhe via grande capacidade para a A valor embora gostava…Diogo Rosado e Diogo Viana acho que eram bons projectos mas nos juniroes já pareciam perder gás. O Lima também não ajudava…
Da geração do Patrício gostava do Montinho, Carriço…Veloso sempre achei gordo, baixo e lento demais para central (onde ele jogava…), A. Santos era bom…e aqui sim havia um talento excepcional…Fabio Paim…
Portanto hoje vejo…Bragança, via o Leão, está o Jovane, Miguel Luis, T. Correia. O Abdu Conte admito que pode ser só panca minha mesmo…
A geração nova não deve NADA à grande maioria das anteriores. Só aquela geração campeã com o Sá Pinto foi absolutamente excepcional em que se via jogadores para a equipa A aos molhos (e que podiam ter sido muitos mesmo, não fosse a falta de tomates nos treinadores da equipa A…).
30 Outubro, 2018 at 17:30
Isto estão aqui misturas entre gerações porque se apanharam uns aos outros…juntei os que me lembro de ver e de gostar em equipas onde estavam juntos…
Mas está aqui quase tudo o que me lembro de jogadores jovens que me marcaram e que antevi futuro na A nos últimos 15 anos tirando aqueles 2 daquela geração fantástica…
30 Outubro, 2018 at 17:03
Mais um jogo de merda dos sub23…