O Sporting Clube de Portugal tem a sexta formação mais produtiva da Europa, de acordo com um ranking publicado pelo Observatório do Futebol esta segunda-feira, sobre os 31 campeonatos primodivisionários da UEFA. A equipa portuguesa conta com 58 atletas formados na academia de Alcochete, (mais quatro do que em 2017).

O estudo, que tem em conta atletas que atuaram nos clubes durante pelo menos três temporadas, entre os 15 e os 21 anos, é feito com base em duas listas: uma com as 31 ligas europeias e outra com os cinco principais campeonatos da Europa. Também nesta o Sporting surge no top 10, com 21 jogadores formados, mais cinco jogadores do que no ano passado.

O Ajax lidera a tabela mais abrangente, com 77 jogadores formados no clube de Amesterdão a jogarem nos 31 principais campeonatos europeus. Segue-se o Dínamo de Kiev e o Partizan de Belgrado, ambos com 69, o Dínamo Zagreb com 66 e o Estrela Vermelha com 61. FC Porto e Benfica, com 45 jogadores, surgem mais abaixo na tabela, empatados com Olympique Lyon, e PSV, em 14.º lugar, e são os outros únicos representantes portugueses. Os Dragões têm tantos jogadores como no ano anterior. Já as águias têm menos sete.

Na lista mais restrita, que abrange os cinco principais campeonatos europeus (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha), é o Real Madrid que dá cartas, com a formação merengue a dar 36 jogadores. Seguem-se Lyon, com 35, Barcelona com 34 e At. Bilbao com 36. PSG, Rennes e Manchester United formaram 24 dos jogadores. Da Real Sociedad saíram 23 e do Estugarda 22.

Agora é trabalhar, e muito, para não perder este estatuto e, se possível, cimentá-lo.

academia