Podia e devia ter sido diferente. Com uma vitória. Com mais gente. Numa tarde de sol, à moda antiga. Mas foi como foi e a noite de ontem foi maior do que qualquer embirração e do que qualquer derrota. Foi a noite em que o Sr. António cumpriu o sonho de voltar a Alvalade.

Com recorda Bruno Roseiro, no Observador, a história teve início numa fotografia nas redes sociais e foi escalando com o passar dos dias até ganhar a dimensão que hoje se viu em Lisboa. António Ferreira, um utente do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, participou no desafio da associação que tinha por objetivo completar a frase “Antes de morrer quero…” – que já merecera outras reportagens – e escreveu “Voltar a Alvalade”.

“O António esteve na inauguração do estádio José Alvalade e fala disso com enorme paixão. Foi durante muitos anos sócio do Sporting e desde que está connosco, há dois anos, é o fanatismo pelo seu clube que mais o caracteriza. As consequências de um AVC impedem-no de realizar muitas das suas coisas, mas em nada afetou o seu amor pelo Sporting e cada vez que falamos em um dia voltar a Alvalade, os olhos brilham de esperança e de vontade. ‘Antes de Morrer ele quer… Voltar a Alvalade’ e nós acreditamos com ele que o fará”, escreveu o Centro Comunitário na sua página do Facebook.

“Foram e são muitas as pessoas que nos ligaram a querer realizar o sonho do António, adeptos do clube, adeptos de outros clubes, jogadores da equipa de futebol do Sporting, de futsal, andebol, etc. Será então o Sporting que os representará a todos e amanhã concretizará o sonho do nosso António e ele não podia estar mais feliz por tudo isto acontecer. Até amanhã Alvalade”, anunciou esta terça-feira a associação de Gafanha do Carmo.

E assim foi: horas antes do encontro, o senhor António chegou ao estádio, esperou perto da porta 10-A para cumprimentar todos os convocados e esteve no relvado. Tudo gravado pelo Facebook Live do Centro Comunitário, num dia inesquecível para todos. Também são estas pequenas vitórias que fazem do futebol grande, mesmo em noites frias, de chuva, a meio da semana, às 21h15, em véspera de feriado e a contar para a Taça da Liga.