O dia 15 de Dezembro aproxima-se e a AG que decidirá a a manutenção das suspensões aos ex-CD’s também. Cada sócio pensará pela sua cabeça e avaliará, espero eu, com tranquilidade e bom senso a justiça que se deve a estes ex-dirigentes. Pela minha parte, sempre o disse, até que existam provas concludentes que praticaram actos de gestão intencionalmente prejudiciais ao Sporting, estarão a salvo de qualquer punição disciplinar.
Entendo os argumentos de quem vê a criação e participação em órgãos transitórios criados à margem dos estatutos como decisões que podem ser interpretadas como abusos de poder, mas não tomo como certo que esse recurso tivesse em vista a constituição de um poder autocrático definitivo. Olho para a medida como um desesperado gesto de quem tentava manter o mínimo de governabilidade à margem de uma MAG completamente hostil que visava objetivamente cessar o mandato do Conselho Directivo.
No jogo de poder e no jogo da Justiça dos Tribunais, prevaleceu a tese da MAG e Comissão de Gestão. Perdeu o ex-CD. Para já, porque mantêm-se ações legais em curso. A meu ver, não existem certezas absolutas que os dirigentes em causa terão abusado dos seus poderes e como tal não podem existir punições absolutas com base em desconfianças ou teses por comprovar. Muito menos devemos influenciar-nos por casos mediáticos como o ataque a Alcochete, Cashball ou estas últimas “broncas” que o CM tem vindo a desenterrar dos “ficheiros secretos” da ex-Comissão de Gestão.
Sinceramente confesso-me farto de guerrilhas internas. Cansado de dividir sportinguistas entre o que votaram e o que defenderam nestas incessantes AG’s de gritos e insultos, nesta longa e fratricida narrativa de conflitos onde fica difícil saber quem defende melhor o Sporting ou quem é que o está a tratar pior. Sinceramente olho para esta AG como uma gigantesca oportunidade para todos os sócios colocarem o clube em primeiro lugar e deixarem de promover, voluntariamente, o ódio e a incompreensão.
Podem achar os mais motivados por defender ou atacar o anterior status quo, que tudo o que poderem esgrimir contra aquilo que consideram o “inimigo” é bem usado e as vezes que forem precisas. Ninguém para um segundo para pensar. Ninguém vê além de um conceito de “guerra” muito particular, um conceito para além dos factos, para além do razoável, para além do bem-comum. Podem não conseguir vê-lo agora, mas incorporam muitos dos comportamentos e irracionalidades próprios de facções extremistas, de ideologias não negociantes, de “purismos” perigosamente fundados em notícias de jornais e boatos de vão de escada.
Se para uns o “Sporting morreu”. Para outros urge “matar o Brunismo”. Andamos nisto. Entre um luto que jura vingança, custe o que custar. Entre uma senda persecutória que tem receio até da sombra de BdC, que tenta apagar a história. Nenhum vencerá o que quer que seja. Nem BdC terá alguma restituição de poder, pelo menos nos tempos imediatos. Nem serão capazes de cessar o poder desta nova direcção. Não erradicarão o “Brunismo” como forma de viver o clube e as suas ambições. Não apagarão da história, nem sequer da agenda mediática, a figura de BdC.
Tenho muita pena que muito poucos dos sócios que estão nestes dois lados da barricada não consigam entender o esforço inglório que empregam em combater o futuro e o passado do Sporting, como se fossem troféus de caça, como se reescrever o destino do clube fosse uma ferramenta de uso contra algo ou alguém. Como se atrevem? Que arrogância. Ninguém é dono da verdade, nem dono do Sporting e apenas concepções de democracia (ou desconfiança dela) muito falhas, permitem que se opte por não respeitar a mesma, espezinhando-a com vista a eleger “bíblias de propaganda” como guias de conduta ou fé.
Sou e serei sempre Brunista, no sentido que quero um Sporting ativo, combativo, ambicioso, que se respeite como grande emblema, nunca recusando uma batalha por mais perigosa que seja. Seja contra quem for, coloco o Sporting em primeiro. Não acho que devo um vintém a qualquer outro sócio, não tenho dever de obediência a qualquer “figura paternal”, não aprecio líderes que se sentem legitimados para mais que o seu mandato obriga. Mas da mesma forma, abomino uma visão de clube sectária, de castas e estatutos, de nobrezas e notabilidades. O sócio que se fez “num minuto” é tão válido como o sexagenário das Avenidas Novas com quatros apelidos francófonos.
Daqui por poucos dias decidiremos mais um pouco do nosso futuro e como digerimos ou não o nosso passado. Infelizmente sei que todas estas palavras não encontraram eco na consciência de quem deviam. Quem for para a AG com a missão de a destabilizar, continuará a fazê-lo. Quem for à AG com o garrote da intolerância, não o deixará porventura em casa no dia decisivo. Ninguém está disposto a deixar o Passado passar. Poucos quererão dar Futuro ao Sporting. Pelo menos um futuro mais estável, onde estas “justiças” deixem de dar guarida a tantas frustrações próprias, a tantas messiânicas utilidades, a tanta “tralha psicológica” que nada tem a ver com o Sporting.
O Leão continuará dividido. A culpa é toda nossa.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
13 Dezembro, 2018 at 14:08
Votação inicia de imediato, é chegar votar e andar.
Os esclarecimentos fazem-se na CMTV, isto para quem pode pois até o jornal já mais parece o jornal de uma qualquer ordem profissional, é só vaidades.
Judo campeão, vitorias nas competições!!! Who cares!?
13 Dezembro, 2018 at 14:18
Pior, até as conquistas passadas andam a ser branqueadas e eliminadas.
Dantes era a FPF que não contava os titulos, agora é o proprio clube.
BdC: Presidente que lutou para 3 titulos nacionais do Sporting serem contabilizados como tal.
varandinhas: presidente (letra pequena claro) que retirou um titulo europeu ao novo sporting (mas agora resta saber qual foi esse titulo, porque até isso não explicou).
13 Dezembro, 2018 at 17:23
Penso que nao esteja a contar com o Goalball, não sei a razão, mas se for por ser uma modalidade paralimpica é um autentica estupidez
13 Dezembro, 2018 at 14:26
Sinceramente acho que é como a AG de destituição. Quem vai votar tem uma ideia fixa do que vai fazer e nada do que for dito vai mudar isso…
Não estou a ver como é possivel um discurso de BdC fazer mudar de ideias quem lá vai de propósito para manter a suspensão ou o contrário…
13 Dezembro, 2018 at 14:42
Os 15 mnts eram mesmo para?? Pois é, circo, só espero que tenham a decência de não anunciar novamente setenta e um.
13 Dezembro, 2018 at 17:32
Se fosse só isso, desde editarem imagens dos festejos de campeao nacional de volei, por forma a não aparecer o BdC a festejar com os jogadores (ultima transmissao na sporting tv), a desculpa esfarrapada que deram pela edição das imagens ainda foi pior que a propria edição.
Desde agredirem verbalmente sportinguistas no twitter, o sr. LPM é uma autentica besta e pelos vistos é ele o responsavel pela nossa comunicação.
As ultimas capas do jornal sporting são uma lastima, então esta ultima sem qq tipo de relevancia ao campeonato europeu de Judo conquistado.
Deve ter sido um grande tacho que o LPM arranjou para ter ficado com o lugar, e tanto a comunicação da YN foi criticada, e no meu entender não fizeram tanta porcaria como esta que esta a ser feita nos ultimos tempos desde que a comunicação do Sporting mudou de maos.
É tudo lamentavel
13 Dezembro, 2018 at 14:45
A ver se entra aqui, com pequena correcção, é resposta a uma questão do RicardoCL
Isso é ainda mais grave.
O argumento não foi esse, já houve eleições anteriores e nunca esteve em causa, começar a AG pela leitura e aprovação da ultima AG ordinária.
O argumento foi jurídico, pois a acta estava validada pelo notário e não podia ser alterada por isso é desnecessária a leitura.
Não tenho conhecimentos e nem vou procurar argumentos jurídicos ou estatutários que contrariem esta tese, acredito que seja valida, mas abre um precedente gravíssimo pois diminui o poder dos sócios.
A partir de agora qq direcção PAGA a um notário e este elabora e valida a acta e essa maçada dos sócios aprovarem a acta anterior desaparece, bem que podem retirar esta norma dos regulamentos já é desnecessária.
Mas o foco principal do assunto, deveria ser, o marta e o bruno fizeram merda, sobretudo o marta e por isso é que já não estão lá, não é por esse facto, que agora os idiotas actuais podem fazer a merda que lhes apetecer.
Farto de ouvir argumentos, o Rogério não leu a acta, o marta tb não, a marionette divide, o bruno criou os sporti.nga.dos …. desta forma o clube nunca mais vais sair da latrina onde voluntariamente se enfiou.
13 Dezembro, 2018 at 14:58
Malcolm…
Primeiro que tudo muito agradecido pela resposta.
Sendo como tu dizes e admito que sim, por acaso tens conhecimento de quem procedeu à validação da acta em notário? Ainda foi o Jms ou foi o Rog. Alves?
Se foi o Marta Soares…. o R. Alves nada mais podia fazer.
Se foi o Rogério Alves fez mal…. pois não lhe custava nada ler aquilo.
Mas curiosamente …. aqui é o próprio Bdc que assume que o argumento do Rogério foi que a acta deveria ter sido lida na Ag. Eleitoral.
https://twitter.com/BrunodC72/status/1069314216056799232
Muito honestamente…. quem levanta a questão da acta está a fazer uma tempestade num copo de água.
A acta é do conhecimento público (de forma errada…mas é!) e a verdade é que não vi ninguém questionar a veracidade da acta e isso é o ponto fulcral.
13 Dezembro, 2018 at 18:16
A acta seria a peça que permitia levantar questões sobre a forma como foram negados dois pedidos à mesa, não lidos sequer pelo marta, que já visavam criar maior transparência sobre o pedido dos tais 800 sócios com 3500 votos… Essa tal lista que nunca ninguém viu. O tal pedido que nunca foi conhecido e que deu origem à ag de 23.
Para que ler o que fica para memória eterna do que foi a primeira destituição de um presidente?!? Não. Avancemos para a paz e união. Não é?
Ah, está no notário e na imprensa. Podem ler. Mas não podem vota la. Uau. Tudo normal no sporting de hoje, um clube de bananas que acham que não tratar com respeito e detalhe o pior momento da história do clube é o que é preciso. Não há união possível antes de haver uma versão.única e provada para o que foi alcochete. Mas mesmo assim haverá estádio cheio e a quotas em dia – estas últimas essenciais para poder participar democraticamente no clube, algo que a mesa e uma data de tasqueiros acham excessivo.
13 Dezembro, 2018 at 14:55
Não deixei uma palavra ao post do Zero Seis. Excelente reflexão.
13 Dezembro, 2018 at 17:14
Estou fartinha deste circo romano! Já acabavam com esta palhaçada, o homem já foi morto pelos leões, ainda temos que ficar a vê-los comer…?
Às vezes dou por mim a pensar… Deus queira que o Sporting não volte a precisar de um BdC (ou qq outro Manel, aqui não é o nome que interessa). É que depois do exemplo que estamos a dar no tratamento a um homem que tirou o clube da merda em que estava em 2013… Onde estavam estes todos que lá andam agora de peito cheio? Onde estavam os Sportinguistas de berço? Ou não eram sócios em 2013, queres ver?
“A culpa é toda nossa”
13 Dezembro, 2018 at 17:19
Bingo.
Jamais alguém vai arriscar meter a cabeça no cepo pelo clube.
Jamais alguém irá aceitar ser voz contra injustiças e contra o poder instituído.
Qualquer tipo que se apanhe com poder nesse clube (e é um aviso à sociedade em geral) vai ter que optar entre se fazer de morto, não afrontar ninguém e safar-se o melhor que conseguir ou então armar confusão como BdC e acabar como ele.
No fundo, foi para isso que serviu a destituição.
13 Dezembro, 2018 at 17:44
Não consigo afastar da minha cabeça a ideia de que fizemos e continuamos a fazer o jogo do inimigo… Se queremos olhar para o futuro, temos que acabar com isto!
13 Dezembro, 2018 at 18:20
Define acabar.
Para mim acabar é ter trabalho policial sério, um julgamento ético de alcochete e depois de termos noção de quem foi responsável, repor a ordem correta das coisas no clube.
Acabar não é deixar um presidente ser queimado, descobrir que fomos manipulados e seguir apoiando um fantoche por amor ao Sporting. Isso não é amor. É egoísmo e mesquinhez.
Até que morra, hei de dizer que sem culpados de alcochete não há futuro nenhum para o clube. Se fosse uma série de TV ou um filme era evidente. Como é o Sporting e damos 6-1 ao qarabag já parece perda de tempo procurar justiça.
13 Dezembro, 2018 at 18:33
Não Sotkio, o que eu quero dizer é que temos que deixar de fazer o jogo do inimigo, deixar de ir atrás das conversas dos CM desta vida, que só “acalmam” perante um Sporting manso e resignado… E isto não é de agora, é de há décadas!
Quanto ao resto que escreveste concordo em absoluto!
SL
13 Dezembro, 2018 at 20:14
De acordo.
13 Dezembro, 2018 at 18:05
Muito sábia análise, Leoa de Portugal – é tão isso! É mesmo uma questão de perguntar: onde é que estavam todos(as) eles/elas? E como é que, passados estes poucos anos, já “andam agora de peito cheio”? Porquê? Como foi tal possível? Quem criou as condições para tal, depois do fim ter estado tão próximo, como estava, de facto, em 2013? Quem pediu “ajuda”, porque sem ela o “matariam”? Quem foi que (não sendo nenhum santo”, todos/as o sabemos) definiu o lado do qual queria estar e, por isso, teve o fim que todos conhecemos, entrando numa espiral de desespero, tanta foi a violência e o despudor com que foi atacado, aos mais variados níveis? E sim, tenho também eu a mais profunda convicção de “”que fizemos e continuamos a fazer o jogo do inimigo””. Tão farto deste autêntico “circo romano”, cruel, injusto, desonesto, manipulador, alienado, também eu! SL
13 Dezembro, 2018 at 17:24
O meu 1º comentário não passou…fica aqui a correcção ao “erro”.
Dia 15 para mim será mais um dia como tantos outros.
O Sporting para mim é todos os Sportinguistas
Vejo o clube como um “hobbie” em qual tenho o gosto de participar e ajudar, sem querer nada em troca ou algum beneficio, num futuro próximo.
Sou contra qualquer expulsão de sócio, já o escrevi aqui, muitos vezes.
É tempo de assumir actos e não querer apagar a história boa ou má do clube.
Quem colocou lá Presidente Bettencourt, GL, BC e agora Varandas, foi a maioria dos sócios, ninguém foi obrigado a nada.
Quem votou, já sábia para o que ia…e teve a sua oportunidade de em outras eleições mudar o seu voto.
É triste que anterior direcção, andou a “caçar” fantasmas e a fazer listas de “Sporting.a.d…”.
O líder tem que saber liderar e contar com todo o apoio, não a criar a inimigos dentro da sua “nação”.
E hoje o jogo “virou”…e são eles que vão estar na “roda” para ser expulsos/suspensos.
Dia 15 será mais uma dia…”á Sporting”, infelizmente a minha geração (fim de 80 e inicio de 90) cresceu com um Sporting assim, que não avança, que prefere andar a procurar culpados pelo insucesso, do que procurar soluções para o sucesso.
Enquanto esta mentalidade merdosa não mudar, vai ser difícil.
13 Dezembro, 2018 at 17:47
Post notável, que subscrevo na íntegra, do princípio ao fim. Não há muito mais a acrescentar, em termos de análise – resumida, é certo, mas muito bem resumida. E esclarecida. Muito bem! SL
13 Dezembro, 2018 at 18:57
Grande post! Já é normal com o Zero Seis, mas fica sempre bem registar!
Era de emuldurar á entrada da AG!
13 Dezembro, 2018 at 21:02
Que dizer da intervenção filha da puta de um atrasado mental Baltazar qualquer coisa que parece que é de um órgão social do clube um grande asno a incentivar ao ódio e a divisão ? Que os sócios devem demonstrar na ag que o clube e dos sócios e sancionar comportamentos do anterior cd….. mas que grande cabrao . Vão ter paz no caralho. Só no dia em que já não conseguir mijar . Este tipo e todos aqueles que perfilham a mesma merda.
13 Dezembro, 2018 at 21:04
Já agora zero seis quero agradecer lhe a forma como traduz em palavras tudo o que sinto e penso sobre este assunto. Mas o que o zero seis escreve e demais para certos cérebros.
13 Dezembro, 2018 at 21:18
Dizer só mais uma coisa como o zero seis bem disse existem duas facções mais extremadas de brunistas e antibrunistas. Até compreendo que grasse muita irracionalidade no debate destes dois grupos . Agora o que é inadmissível e os órgãos sociais do clube , através do seu presidente, do presidente sombra e até agora de um qualquer caralho Baltazar fazerem parte de um dos lados extremados da barricada . Porque são esses os principais a querer exterminar não só o brunismo como o próprio homem. Por isso vão ter paz no caralho. Aliás são os principais instigadores. E já agora o ex futuro mini presidente Benedito poderia esclarecer o sentido da declaração que fez de esperar que seja uma ag democrática . Seria uma crítica implícita aos “arruaceiros “ da última ag ?