Este foi mais um fim de semana de afirmação do nosso Futebol Feminino. Os escalões mais jovens, Sub13 e Juvenis sub17, folgaram por estarem paradas as suas competições devido às férias de Carnaval. Também houve interrupção da Liga BPI, ou 1ª Divisão senior, mas devido aos compromissos da Selecção Nacional A no já muito prestigiado Torneio Internacional do Algarve. Assim, tivemos os seguintes resultados (e respectivas “fichas de jogo”).
Sábado, dia 2, 15h00m, Estádio do Complexo Desportivo de Rio De Mouro, Campeonato Nacional de Juniores sub19, Futebol de 9, 1ª Fase, Série E, (última jornada). Sporting CP 8 – Rio de Mouro 0: as nossas Juniores carimbaram a passagem à 2.º fase. Os golos leoninos foram marcados por Marta Ferreira (2 golos, 16 anos, 1,64m), Raquel Ferreira (2 golos, 17 anos – 7 fever.), Margarida Caniço (2 golos, 16 anos -8 fever.), Bárbara Lopes (1 golo, 17 anos – 15 janei.) e Nicole Araújo (1 golo, 16 anos).
Domingo, dia 3, 11h00m, Estádio Universitario (Campo Nr.5), Campeonato Nacional Senior da 2ª Divisão, Série D, Jornada 18 (última) – Sporting CP B 15- UFC Almeirim 0: a vitória da nossa equipa B confirmou o acesso à Fase final do Campeonato. Os golos foram marcados por Marta Ferreira (6 golos, 16 anos, 1,64m ), Alicia Correia (2 golos, 15 anos), Inês Gonçalves (3 golos, 17 anos), Maria Joao (2 golos, 17 anos), Nicole Araújo (1 golo, 16 anos) e Beatriz Conduto (1 golo, 18 anos).
De salientar o facto de várias atletas terem disputado os 2 jogos acima citados, com um intervalo de apenas 20 horas de diferença entre ambos. E com a peculiaridade de o jogo de sábado ser de futebol 9 e do escalão sub 19 e o de domingo ser de futebol de 11 e do escalão sénior. Mas basta repararmos na vasta lista de goleadoras e apenas 1 Beatriz Conduto tem idade de sub 19 (e jogou o jogo das séniores); todas as outras têm idade de sub17.
Duas repetiram, não apenas os jogos, mas também o seu contributo com golos para os mesmos: a inevitável Marta Ferreira, de 16 anos, que marcou 2 golos na vitória das sub19 em Rio de Mouro na tarde de sábado e voltou a marcar na goleada às seniores do Almeirim, desta vez a módica quantia de 6 (seis!) golos; mas também uma outra jovem de 16 anos, Nicole Araújo, marcou nos dois jogos, um golo em cada. Se a apetência para o golo da Marta é notável, quem veja a Nicole Araújo a jogar nunca deixará de se maravilhar com a sua qualidade técnica.
No que se refere ao compromisso da principal equipa das quinas, nove atletas leoninas foram convocadas para a Selecção Nacional A, para disputar disputar a Algarve Cup, que se realiza de 25 de Fevereiro a 10 de Março. São elas Carole Costa, Patrícia Moraes, Tatiana Pinto, Diana Silva, Carolina Mendes, Inês Pereira, Ana Capeta, Bruna Costa e Joana Martins (as duas últimas cumprem a primeira convocatória para competições da Selecção A).
No primeiro jogo luso do Torneio, frente à poderosa selecção sueca, participaram cinco leoas: Inês Pereira, Carole Costa, Tatiana Pinto, Ana Capeta e Diana Silva. Portugal venceu por 2-1 e Diana Silva marcou o último golo luso. Portugal que integra e comanda o grupo D, defronta hoje, 2ª Feira, dia 4, a selecção helvética, bastando um empate para garantir lugar na meia-final do Torneio.
A competição senior principal de Clubes, a Liga BPI, só regressará, por força destes compromissos da Selecção A, no dia 16 de Março, cabendo ao Sporting deslocar-se a Albergaria, ao Estádio Municipal António Augusto Martins Pereira , para, num jogo com início previsto para as 15h00m defrontar o actual 4º classificado da competição. Já o Braga, único competidor na luta pelo Título, terá uma curta deslocação ao Porto, para, no mesmo dia e à mesma hora, defrontar o Boavista que terá como sua casa, o Estádio do Parque Desportivo de Ramalde (do INATEL),
Até lá, contentemo-nos em apoiar a selecção das quinas e em especial leoas que a representam, desejando-lhes óptimo sucesso e que este seja mais um passo na valorização das suas carreiras.
* às segundas, o Álvaro Antunes faz-se ao Atlântico e prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino
4 Março, 2019 at 17:28
Sempre bem explanados e explícitos os post do meu “conterrâneo” Álvaro Antunes (alô Ilha de Stª. Maria daqui Ilha Terceira)!!
SL
PS- E com informação excelente das nossa “meninas” do Futebol que com certeza não a teríamos de outra forma.
Obrigado
4 Março, 2019 at 18:03
Obrigado amigo…
SL
4 Março, 2019 at 18:07
Só vim mesmo agradecer ao Álvaro, por dar a conhecer a cada semana realidade do futebol feminino.
4 Março, 2019 at 18:42
Temos tantas internacionais portuguesas (9) e não vamos á frente do campeonato, Porque ? O Braga tem muitas internacionais de outros países ?
4 Março, 2019 at 19:04
O Braga tem 11 estrangeiras no plantel! Algumas de muita qualidade.
SL
4 Março, 2019 at 18:58
A Diana Silva marcou o primeiro golo frente à Suécia e de cabeça!
Precisávamos do empate para ir à final (faltava ver se o segundo do outro grupo fazia mais pontos ou somava os mesmos pontos, mas com melhor goal average). Pelo menos foi isso do que percebi dos cromos da tvi. Mas como perdemos e ficamos todos com os mesmos pontos. Portugal ficou em último do grupo devido à diferença de golos.
4 Março, 2019 at 19:28
Pavel, o jogo de hoje foi contra a Suiça. Teoricamente a selecção mais fraca tecnicamente, mas muito possante fisicamente. E a arbitragem foi muito permissiva ao choque físico, de que as helvéticas abusaram. O lance do primeiro golo é clara falta sobre a patrícia Moraes; antes disso hove duas entradas a meio-campo bem rasgadinhas (uma delas, sobre a Dolores, de carrinho e sem tocar na bola, nem falta marcou). Mas Portugal, fez um mau jogo: muitas más decisões no último terço, muito rodriguinho da Dolores (a CS tem muita culpa, pela forma como endeusam o “boneco para a fotografia”), pouca concentração na defesa, caindo muitas vezes na ratoeira de disputar os lances fisicamente, quando o deveriam fazer por antecipação, posicionamento e dobra.
Mas é para isso que serve este Torneio (parabéns por mais uma excelente organização): Portugal e mais 11 equipas de muito bom nível é uma oportunidade privilegiada de aprendizagem, experiência e crescimento.
SL
4 Março, 2019 at 21:40
Só vi a partir dos 59 minutos. As “cavalonas” suíças jogam muito com o corpo e marcaram um golo ilegal, mas dois legais. O nosso mal é no ataque, criámos demasiadas oportunidades para os golos que fazemos
4 Março, 2019 at 21:06
Obrigdo Alvaro pelas suas sempre preciosas cronicas do Futebol Feminino.
SL. Abraco.
4 Março, 2019 at 22:54
Álvaro Dias Antunes, para além dos jogos de Portugal,viste mais algum jogo?
Alguma jogadora apetecível para nós?
Dos resumos que vi no canal da fpf, a china foi a seleção mais azarada/azelha, especialmente no primeiro jogo.
6 Março, 2019 at 15:24
Pavel, são tudo selecções de muito bom nível e em todas elas há várias jogadoras interessantes. No entanto, acredito que o seu custo seja algo ainda proibitivo para o nosso projecto. Se e quando a SAD encarar o Futebol Feminino como um desporto de enormíssimo potencial financeiro (directo e indirecto, porque pode ajudar a fidelizar muitas novas associadas), talvez seja possível pensar nesse tipo de contratações até lá, veria de bom grado a contratação da Dolores ao Atlético de Madrid (e é portuguesa) e a prospecção séria nos EUA, Canadá e Noruega.
Saudações leoninas