Várias vezes, apontei os erros de comunicação do mandato de Bruno de Carvalho. Não vou revisitar esse “dossier”, mas relembro a velha questão da “forma e conteúdo” e do muito que tantos concordaram em discordar que era de facto importante a escolha do timing, o meio, o interlocutor e o estilo escolhido para comunicar.
Apesar de não considerar uma falha fundamental no anterior mandato, infelizmente outros erros pagaram-se mais caros, desajudou brutalmente a imagem que ficou estabelecida do próprio presidente como um belicoso destemperado e equívoco dirigente, incapaz de encaixar na arte de um cinismo político que é o modo survival essencial para quem não obtém conquistas constantes e significativas.
Ora bem, o CD que se lhe seguiu está a fazer tudo ao contrário, passando de um absurdo 80 para um pobre 8. Vejo que entenderam o erro e nas últimas semanas corrigiram a mira e há de facto mais actos de comunicação, há de facto mais vontade em não deixar as polémicas rebentar nas paredes de Alvalade, há de facto a preocupação com a erosão provocada por silêncios que não beneficiam ninguém. Não sei se é uma linha para continuar a ser desenvolvida e melhorada, mas temo que não, que uma vez volvidos alguns assuntos considerados “extraordinários”, voltemos à tal “gestão silenciosa”, a tal linha que serve a evidência que Varandas não é Bruno de Carvalho.
O que tem escapado espetacularmente a quem aconselha Varandas no capítulo da comunicação é a necessidade absoluta de transformar este CD numa outra coisa aos olhos de grande margem dos associados e adeptos do nosso clube. Os rótulos de “incapazes”, “desconfiados”, “hesitantes”, “impreparados”, “autistas” ou “arrogantes” têm aderido à imagem destes dirigentes com um sucesso crescente. Alguns estarão baseados em factos, outros em preconceito, alguns poderão até ser injustos, mas de uma coisa tenho a certeza, sem melhorias sobretudo no futebol tenderão a ser os alicerces onde serão construídos os aríetes que podem vir a derrubar ao seu mandato.
Será essencial preocuparem-se com isso? Será importante mostrar que são considerações injustas? É importante que mudem o registo com que “falam de e com o clube”? Respondo eu, talvez por muitos outros, sim. E acrescento, é urgente.
Varandas e quem o acompanha, tem de entender definitivamente uma coisa – ser líder do Sporting não é só fazer boas escolhas, dar estabilidade ou procurar competência nas várias áreas com que se dirige um clube ou uma SAD. É também inspirar os sócios, motivar os adeptos, transmitir o carisma necessário a toda uma massa adepta que o elemento com mais poder, saberá comandar cada um de nós em direção ao melhor futuro para o clube.
Acima de tudo há imensas feridas abertas nos adeptos, graves, profundas, que não podem ser deixadas a cicatrizar por si mesmas. Por muito que custe ao entendimento de LPM’s e afins, a insatisfação e a não aceitação deste CD como legítimo é a causa de uma jogada macro-política feia, repleta de gestos e pactos velados, que deixaram milhares de associados órfãos de aquilo que queriam ver continuado no seu clube. Tornaram-se sócios de 2ª categoria? Proscritos? Desprezáveis e desprezíveis? Não foi isso que tanto chocou e “levantou” tantos sócios contra Bruno de Carvalho? Se querem ou desejam ser e fazer melhor que o presidente que se uniram para derrubar, comecem – minha sugestão – por estarem atentos ao que agrada a estes sócios e adeptos.
A leitura mais primária de quem parece estar a ajudar este CD a gerir a sua linha de comunicação é que o clube é composto por facções e basta agradar às que possuem a maioria dos votos, para sustentar um mandato. Ou seja, basta agradar aquela porção de associados com a grande margem dos votos, sócios que privilegiam a “tranquilidade”, o “bom nome”, o “saber estar”, a “estabilidade”, as “boas contas”, a “boa relação” com a imprensa e com outras “instituições”. Eu acho manifestamente equívoca esta “segurança” de Varandas e um desperdiçar impressionante das alas mais ativas, mais interventivas e aguerridas de sócios. É como se passássemos de um clube de combate para um salão de chá, rasgando e deitando fora a utilidade de um meio-termo, tão mais aproveitador como necessário para sobreviver no futebol português.
Esta “demanda” pela inversão do que é e como se relaciona um clube com tudo ao seu redor, serve um propósito que acho mesquinho e desconsiderador do papel e da inteligência dos sócios. Ao tentar enterrar a “via popular” debaixo das provas forenses dos equívocos de Bruno de Carvalho, Varandas prepara-se para ferir de morte não a própria figura presidenciável de Bruno, mas sim toda a incrível força e vontade de lutar de muitos sócios que se reviam numa perspetiva de um Sporting farto de ser secundarizado, enganado, roubado, gozado e menosprezado pelo tal “sistema” do futebol português. É uma estupidez tão grande, que terá graves consequências, tão grandes como abrir uma cisão que pode resultar em última análise, na criação ou separação da força do nosso emblema.
Não vou ser hipócrita e deixem que vos diga que sou totalmente contra todos aqueles que fazem vida, minuto atrás de minuto, hora atrás de hora, a distorcer, a desinformar, a intoxicar as várias comunidades leoninas contra este CD. Movidos por vingança, ódio e apetites destruidores, trabalham arduamente para fazer cair uma direção. É esse o papel de um sócio ou adepto? Não foi isso que tantos de nós nos insurgimos quando BdC era presidente? Qual é a coerência de fazer exactamente exactamente aquilo que criticamos? Qual é o grande proveito que terá a falência do mandato de Varandas? Quem sairá vitorioso e feliz sobre as cinzas de mais um falhanço directivo do nosso clube?
Nesta sucessão de “vinganças”, todas elas óbvias e sagradas para quem defende cada lado, quem acaba mais ferido é o próprio clube, vítima de uma incapacidade crónica de encontrar a força dos seus adeptos. Vítima acima de tudo de uma incapacidade para conseguir amar o clube e não os seus dirigentes. Em amar a equipa e não os seus treinadores. Em amar o emblema e não a sua posição na tabela. É neste jogo de incompreensões que se torna errada toda a linha “pacifista” e “mecânica” de Varandas. Errada porque falha no seu objetivo primordial – assumir-se como uma teia inteligente de argumentos (orgulho, defesa, combate, agregação, semelhança) que motivam e aproximam os sócios. Há milhões de anos que a espécie humana entendeu que a forma mais fácil de sobreviver e prosperar é estabelecendo, em grupo, as mesmas prioridades e as atenção às maiores necessidades.
Será assim tão fácil deitar por terra a herança, que todos os outros sportinguistas que vieram antes de nós, construíram? Do presidente ao adepto, estamos todos a fazer o melhor pelo Sporting?
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
20 Março, 2019 at 14:50
Bravo!
Touche…
20 Março, 2019 at 17:09
Amigo Cherba:
Desta vez o 06 é 012! Passou-se realmente da marmita e produziu um texto que, sem dúvida, para mim, está ao nível do seu próprio texto em que fala dos cheiros e sabores do nosso querido Sporting, pegando, no entanto, no corpus da questão por um lado diferente mas, sem dúvida, nãon menos importante ou definitivo, no que ao resolver dos problemas da instituição Sporting diz respeito!É que é isso tudo que ele diz, sem tirar nem pôr!
20 Março, 2019 at 14:51
Bom texto, a pedir uma reflexão por todos !
20 Março, 2019 at 14:56
Não sou, nem fui, defensor de FV e, depois de eleitos, da sua direção, a qual acho que tem uma versão distorcida das necessidades do clube.
Compreendo que necessitariam de “arrumar a casa” às suas necessidades, conforme os bons costumes portugas. O que não compreendo, uma vez que que não o entendo como intencional, é como é que uma das suas principais prioridades não foi (nem é, por enquanto) a manutenção da grande força que vinha a crescer desde há 5 anos e o seu não aproveitamento para reforçar sublinhar todas as outras prioridades que estarão a ser geridas através desta atitude “silenciosa”, as quais se tornariam mais fáceis de alcançar…
20 Março, 2019 at 14:57
…reforçar *e* sublinhar…
20 Março, 2019 at 15:13
“A leitura mais primária de quem parece estar a ajudar este CD a gerir a sua linha de comunicação é que o clube é composto por facções e basta agradar às que possuem a maioria dos votos, para sustentar um mandato.”
Existia uma óptima solução para isto, se a maioria dos sócios assim o quisesse…
Excelente texto javardeiro!
20 Março, 2019 at 15:18
Mas a maioria dos sócios não chega, nem para eleger direções, quanto mais para alterar o status quo que tanto jeito dá…
20 Março, 2019 at 15:22
Sinceramente a mim parece-me que nem isso estão a conseguir fazer.
Penso que no máximo dos máximos mantêm quem votou neles. O que só foi suficiente porque havia muitos candidatos.
Pelo menos eu não conheço ninguém o quase ninguém que não tenha votado Varandas mas que esteja a achar que está a fazer um bom trabalho.
As únicas pessoas a quem parece estarem a agradar é às que têm um ódio visceral ao antigo presidente…e como a sua ligação é essa (o ódio e não a convicção pela solução) são altamente voláteis a alguém que não seja o antigo presidente e apresente uma solução se o próximo ano começar tremido…
A comunicação toda deste direcção está a ser feita pela negativa e nunca pela positiva. Pela fractura e não pela junção. Pela vingança e são pela paixão. E isso é letal…
Posso estar completamente enganado…mas é a sensação que tenho, quer no que se passa comigo quer com quem vou falando…
20 Março, 2019 at 15:19
Ainda bem que há alguem que vê a luz ao fundo do tunel, que vê essa mudanca, porque eu não vejo nada disso.
Se acham que todas as medidas tomadas até agora beneficiam o clube que continuem a debater essas merdas de comunica/não comunica. Se acham que o clube está a ser enterrado todos os dias um pouco mais fundo que se mexam….
A minha opinião é conhecida, a SAD está a ser limpa, aparada, adubada e tudo com um belo lacarote, para ser vendida o quanto antes. Se nessa altura ainda quiserem discutir CI estamos bem porque é isso que o pessoal gosta, circo e palhacos. Pois porque se não estiverem de acordo pouco poderão fazer nessa altura. A-poia e cala, A-poia e cala como um bom banana.
20 Março, 2019 at 15:19
Um texto interessante que toca pontos importantes.
Tenho algumas duvidas que a Direcção do Varandas esteja a pensar que está salvaguardada por uma “porção de associados com a grande margem dos votos, sócios que privilegiam a “tranquilidade”, o “bom nome”, o “saber estar”, a “estabilidade”, as “boas contas”, a “boa relação” com a imprensa e com outras “instituições”.”
A mim, o que me parece, é que esta é a postura do DNA do Varandas e do Zenha (um pouco menos), que são, com o Miguel Cal e o Miguel Albuquerque, os grandes rostos desta Direcção.
Como o Miguel Albuquerque está focado nas modalidades, que estão a funcionar dentro do normal, não é para aqui chamado. Restam os outros 3 que são quem está ligado à parte do dinheiro e do futebol – para onde vai o grosso do dinheiro.
Com o Miguel Cal, que é o mais expansivo e melhor comunicador dos 3, “alocado” mais à parte do Marketing, sobram o Varandas (mais para falar de futebol) e o Zenha (mais para falar de dinheiro). E sendo pessoas com um poder de comunicação reduzido, tendem a só comunicar (quase) quando “são obrigados”.
Acredito que esta Direcção tenha a noção de que a sua margem de erro é curta, muito curta. A minha ideia é que vão apostar tudo no trabalho e manter a comunicação a um nível “mínimo”. Apostam na resolução deste problema económico, numa boa ponta final da época – 3º lugar e ida à final da TP – e na construção de um plantel melhor e mais equilibrado que o deste ano. Acham que, conseguindo isto, haverá alguma acalmia e poderão iniciar a época com alguma tranquilidade. Isto é o que eu acho que eles pensam!
Eu tenho dúvidas que isto corra bem porque acho que tudo isto está muito sustentado em cima dos ombros do Keizer e eu acho que o Keizer não tem capacidade para levar a equipa a fazer uma ponta final de época que tranquilize os sócios e os adeptos. Ser eliminado pelo Benfic@ é perfeitamente possível – acho até que é o mais provável – e a jogar desta maneira não vai ser fácil aproveitar as perdas de pontos que o Braga terá – porque nos arriscamos a também os perder.
O Varandas colocou-se nas mãos do Keizer e isso pode ser-lhe fatal!
20 Março, 2019 at 15:23
Só para acrescentar mais uma coisita…
Esta guerra Varandas-Bruno, quem é melhor, quem é pior, não leva a nada. O nosso problema não é o Presidente! O nosso problema é um país corrupto que desvirtua tudo, prejudicando uns em prol de outros!
20 Março, 2019 at 15:36
Agora disseste uma grande verdade: o nosso problema não é o presidente (e eu acrescento, não era!…), tanto que o maior problema (e a sua origem) do anterior presidente foi precisamente essa corrupção que se encontra disseminada por este país de merda…
20 Março, 2019 at 15:53
Sim, foi muito prejudicado por isso. Estou de acordo.
Num país normal, nunca teria tido os problemas que teve e a possibilidade de ainda hoje ser presidente era grande!
20 Março, 2019 at 16:42
Se tivessem pensado nisso antes, tinham-no protegido e nada do que aconteceu, teria acontecido…
20 Março, 2019 at 17:03
“Nos últimos dois anos tive duas hipóteses: ou me juntava aos interesses ou a vocês. Escolhi juntar-me a vocês. Agora têm de estar comigo, caso contrário os interesses acabam comigo num instante”
20 Março, 2019 at 17:28
E pronto, Nalitzis, tudo se resume a isto! Mais nada. Ponto. O resto (o ódio, a ingratidão, a desonestidade intlectual, o linchamento público do dirigente e do Homem, etc), é o que nos fará, a muito breve trecho, perceber o que de mais abjecto e repugnante fizemos, como um todo (adeptos e, sobretudo, sócios) há poucos meses atrás – no fundo, não a BdC, mas sim ao nosso clube. E esta tomada de consciência é inevitável. E todos o sabem, mesmo aqueles que não o admitem. Mas sabem. Porque o que agora vigora é o regresso do único real ADN do clube, nas últimas cerca de 3 décadas. E todos, mesmo aqueles que não o admitem, com maior ou menor “bondade” de opiniões, sabem muito bem o que se seguirá. A repetição cíclica da renovação do tal real ADN (agora, “adubado” pela perspectiva de dinheiro fresco em grande quantidade). É triste, isto? Claro que sim. Mas é o que é. E será a passagem do tempo a fazer todos os “acertos de contas” – e tenho a sincera impressão de que será bem mais cedo do que o que se perspectivava inicialmente. Assim sendo, SIGA! SL
20 Março, 2019 at 19:04
lol… não fui eu que disse mas concordo com o Malcom.
20 Março, 2019 at 21:44
Peço desculpa, a ambos. 😉 Queria dizer Malcolm, claro! 🙂
20 Março, 2019 at 18:06
Se ele tivesse 2 dedos de testa, não se tinha metido no buraco em que se meteu…
20 Março, 2019 at 18:31
Qual dos “buracos”, pode-se saber, meu caro Rf? O relativo “”…ou me juntava aos interesses”” ou o relativo “”…a vocês”” (sócios, subentendido)? Ou há a menor dúvida na cabeça de alguém minimamente bem intencionado de que se BdC fosse um cínico, ou qualquer outra coisa bem pior (se ele fosse, no fundo, realmente aquilo que dele querem fazer), que teria sido facílimo para ele evitar tudo o que aonteceu? Seria tão, tão fácil, que até dói, só de pensar! Aliás, isto sim, teria sido realmente “fácil, fácil”. 😉 E será a definitiva tomada de consciência de TODOS desta realidade que vai fazer, a seu tempo, que TODOS percebam o que realmente esteve (e está em causa), que disso não haja a menor dúvida! Ainda há quem duvide? Então, esperem só mais um bocadinho, que já não tardará assim muito. SL
20 Março, 2019 at 18:40
Aliás, já está, por sinal! Sendo assim, SIGA!! 🙂
20 Março, 2019 at 18:15
Então não entendo para quê a destituição?
20 Março, 2019 at 20:15
A destituição foi dos erros que cometeu no 2º mandato que começaram com o casamento e a puta da gala, com a merda no anuncio que ia ser pai em pelo estádio (uma merdice mas acaba por somar também), pela imposição das alterações aos estatutos, pela figura ridícula que fez na AG de Janeiro, pela AG de Fevereiro que afinal queria perder, pelo artigo onde expôs a NRF antes de estar concluída e assinada, pelo post estúpido pós Madrid, pelo post inacreditável onde suspende o plantel via Facebook, pela irresponsabilidade demonstrada ao criar toda esta turbulência numa altura em que se negociava e concluía a NRF e o EO, e tudo que se passou depois disso que é consequência de tudo isto!
Pode-se sempre argumentar que tudo isto vem na sequência dos ataques que sofreu durante os 4 anos do primeiro mandato… Mas, como presidente, tinha de manter uma postura responsável e pensar nos interesses do Sporting sempre em 1º lugar – o que eu acho que não aconteceu!
22 Março, 2019 at 10:35
Acho que não Miguel.
a destituição aconteceu, por terem convencido as pessoas que BdC ordenou o ataque à Academia.
E não é verdade…
E nós deixamos… (quer dizer, eu não)
20 Março, 2019 at 15:42
Tal como nunca achei que o BdC fosse refém do JJ, também acho que o Varandas não está agarrado ao Keizer. Penso que no final da época vão chegar a um acordo simpático para todos e o Keizer será dispensado sem grande alarido e acho que a esmagadora maioria dos adeptos vai compreender a decisão. Claro que haverá os que acham mal a dispensa e acham mal a contratação mas a maioria penso que compreende muito melhor a saída do Keizer do que a continuidade. Só, eventualmente, ganhando a taça e ficando em 3º mas mesmo assim…
Tal como acho que o BdC tinha perfeitamente condições para dispensar o JJ quer no final do 2º ano dele quer no final do 3º. Ele só foi refém do JJ se foi na cabeça dele. A grande maioria dos adeptos no inicio de 2019 estava com o BdC e contra a continuidade do JJ. Da mesma forma acho que o Varandas só está agarrado ao Keizer se quiser insistir no erro (na minha opinião é um erro) quando tem todas as condições para corrigir o tiro. E até acho que faz muito bem em aguentar até ao fim da época, mesmo já tendo percebido que foi um erro, de forma a não ficar com rótulo de queima treinadores…
20 Março, 2019 at 15:51
Concordo com a ideia geral do teu comentário.
Espero que tenhas razão e o Keizer vá embora. Mas isto a ser verdade, já se devia estar a trabalhar no novo treinador, que devia estar contratado até fim de Abril, no máximo, de modo a ainda poder ver estes jogadores a jogarem e treinarem. Não aproveitar este final de época com um eventual novo treinador é uma pena.
Jesus podia ter saído ao fim do 2º ano, sem custos. O Bruno não quis. Depois disso só voltou a ser possível sair como saiu. Noutra qualquer altura tinha custado uma pipa de massa ao Sporting! Se o Bruno não estivesse “preso” ao Jesus, tinha-o posto a andar em Dezembro de 2017!
20 Março, 2019 at 16:02
Concordo que o novo treinador no principio de Abril deverá estar acordado e a preparar a próxima época e a conhecer os jogadores que farão parte do plantel. Mas acho importante fazer isto na sombra e manter o Keizer até ao final para a direcção não ganhar reputação de queimar treinadores. Manter a reputação de dar tempo para trabalhar é muito importante para o próximo treinador sentir alguma segurança e não perder o pé aos primeiros desaires.
Quanto ao JJ nem creio que para o BdC fosse uma questão de dinheiro. Tal como com o Marco Silva não foi. Creio que o BdC ficou com ele por convicção e não por estar “amarrado”, o que quer que ele diga agora para tentar reescrever a história. E o post pós Madrid é prova disso. Preferiu atirar-se a um plantel inteiro em vez de atirar ao mais óbvio. E isto foi o mais claro, ele teve “n” oportunidades para ir minando o treinador antes se quisesse mesmo despachá-lo….
20 Março, 2019 at 16:06
Ou talvez o problema tenha começado no plantel (e em quem o aliciava) e, mais tarde, alastrou a sua ‘influência’ ao treinador.
JJ não começou mal de todo. Quando chegou parecia com vontade de ganhar. Depois de 2015/16 é que a situação se parece ter complicado.
20 Março, 2019 at 16:11
Eu acho que o treinador só “mudou” de lado quando percebeu que o puder (os adeptos) estavam na sua grande maioria com os jogadores e não com o presidente.
Aí veio o instinto de sobrevivência do JJ e deu a facada nas costas do presidente.
Até aí eu acho que o JJ estava com o presidente e o presidente com ele…
20 Março, 2019 at 16:13
Isso já foi bem explicado e é exactamente como dizes. Ponto alto da coisa, a celebre volta olímpica apôs a vitoria com o colosso de paços.
20 Março, 2019 at 15:53
“…Penso que no final da época vão chegar a um acordo simpático para todos e o Keizer será dispensado sem grande alarido e acho que a esmagadora maioria dos adeptos vai compreender a decisão..”
Em perfeita sintonia ctg mas temo que não seja o que vá acontecer.
Kaiser é um erro enormíssimo do atual CD.
Sinceramente espero que tenham a capacidade de acertar a sua saída o quanto antes.
20 Março, 2019 at 19:06
O Fivelas não está refém de nada, até pq pouco manda.
O Fivelas é cúmplice.
20 Março, 2019 at 15:55
Que o fantoche está em guerra com o Bruno todos sabemos, agora que o Bruno está em guerra com a marionette, poderias fundamentar com factos, sff.
20 Março, 2019 at 18:04
Não me referia a eles mas aos adeptos que os apoiam…
Não leva a nada.
E a guerra entre eles, que existe, também não. Deviam estar calados até saírem os resultados da auditoria. Depois logo esgrimiam argumentos.
Tudo isto só enfraquece o Sporting num contexto onde já nos enfraquecem a toda a hora!
(vais ver o roubo hoje no andebol)
20 Março, 2019 at 20:50
Admitindo que possam haver algumas excepções, ninguém apoia o Bruno, apoia-se sim as ideias, o compromisso, a exigência, a transparência que ele personificou durante o seu mandato.
Tu e muitos outros não querem perceber isso, pois não encaixa na narrativa, e tentam defender a todo o custo o fantoche pois querem provar que aquilo que foi feito é fácil e qualquer um faz e dessa forma nunca ireis assumir o erro enorme da destituição sobretudo na forma ou no processo que foi feito.
20 Março, 2019 at 22:03
Precisamente, Malcom.
Mas eles sabem que é assim.
Trata-se simplesmente de má fé.
20 Março, 2019 at 15:26
Grande verdade miguel. Como quase sempre uma leitura correcta e de grande lucidez.
Em relação á posta é sem dúvida muito bem vista esta crítica.
A comunicação para as massas é nis dias de hoje fundamental.
…”Não vou ser hipócrita e deixem que vos diga que sou totalmente contra todos aqueles que fazem vida, minuto atrás de minuto, hora atrás de hora, a distorcer, a desinformar, a intoxicar as várias comunidades leoninas contra este CD. Movidos por vingança, ódio e apetites destruidores, trabalham arduamente para fazer cair uma direção. É esse o papel de um sócio ou adepto? Não foi isso que tantos de nós nos insurgimos quando BdC era presidente? Qual é a coerência de fazer exactamente exactamente aquilo que criticamos? Qual é o grande proveito que terá a falência do mandato de Varandas? Quem sairá vitorioso e feliz sobre as cinzas de mais um falhanço directivo do nosso clube?…”
Tão isto!!!
20 Março, 2019 at 15:29
Olha que dois!
20 Março, 2019 at 15:54
Eu e tu?
20 Março, 2019 at 16:34
Tu e eu…
20 Março, 2019 at 18:05
Porreiro, pá!
20 Março, 2019 at 18:36
JHC, let’s find out who’s Peter Griffin….. 😉
20 Março, 2019 at 15:36
Junto mais dois textos recentes que encaixam aqui: https://oartistadodia.blogspot.com/2019/03/uma-questao-de-transparencia.html
https://misterdocafe.blogspot.com/2019/03/prioridades-trocadas.html
20 Março, 2019 at 15:38
pois eu sou daqueles que quero que esta direção caia, não sou hipocritica, posso estar errado e fazer juizos injustos mas sempre fui frontal nas minhas considerações.
varandas nunca podia ser presidente do Sporting, depois do que aconteceu em alcochete, varandas tem uma ligação a alcochete e ficaram muitas duvidas no ar ( não o estou a acusar de nada ) e veremos mais para a frente como vai acabar o filme.
varandas teve o slogan unir o clube na sua campanha mas o que tem feito é desunir ainda mais o clube, quando as coisas apertam vai buscar ao que acha que é a sua tabua de salvação, que é os variados assuntos da anterior direção e até faz conferencias de imprensa ridiculas nesse sentido expondo o clube ao gozo dos rivais.
defendo bdc neste bloq muitas vezes perante varias injustiças que lhe fizeram e ainda lhe fazem mas como não sou cego também sei onde errou e alguns erros bem graves.
com tudo isto não quero bdc neste momento novamente no clube porque a desunião iria continuar, isto não teria fim, e também não vai ter com o varandas e por esse motivo desejo a queda desta direção.
defendo uma 3 via que consiga um consenso entre as duas partes, porque ambas as facções não vão desaparecer do Sporting, os croquetes ou brunistas como queiramos chamar fazem parte do Sporting.
defendo alguém que entre de roupa lavada, sem manchas, que consiga captar algo nos croquetes como nos brunistas, que consiga estabelecer uma ponte de ligação porque por muito que ambas as partes se odeiam neste momento, tem uma coisa em comum, são Sportinguistas e acredito que todos nós queremos o melhor para o Sporting mesmo com opinões diferentes no que achamos que devia ser a gestão do clube, mas essa ponte tem de ser feita o mais rapido possivel ou o Sporting se perde pelo caminho.
anseio por alguém que venha estabelecer essa ponte e não séra de certeza o varandas nem o bdc no presente e no futuro proximo.
20 Março, 2019 at 15:45
Hear, hear.
20 Março, 2019 at 15:48
Hear, hear para a parte da “3ª via”, entenda-se.
20 Março, 2019 at 15:53
“3ª via” era fácil fácil, não era?
20 Março, 2019 at 15:57
Claro. Até apareceram 6 candidatos.
Canja.
20 Março, 2019 at 16:45
Em 3,5 milhões de adeptos, de certeza que iria haver uma 3ª via… Só que não!!!
20 Março, 2019 at 22:05
Como era óbvio.
Falta-me pachorra para este contorcionismo todo.
20 Março, 2019 at 15:44
“Façam uma lista e vão a eleições”
Esta expressão caiu em desuso..
20 Março, 2019 at 15:47
Foi substituído por:
“Se tens soluções vai para lá tu fazer melhor”.
hehehehe
20 Março, 2019 at 15:49
É.
Aquela cena dos sacos do Lidl não ajudou muito.
20 Março, 2019 at 15:52
Não quero eleições assim também não tenho expectativas.
Já não estava habituado, vai demorar algum tempo, mas irei regressar ao velho habito de perder ou ganhar é desporto e qualquer conquista acima do 4º lugar será festejada como um titulo e ganhar um campeonato será memorável, será recordado por varias décadas.
20 Março, 2019 at 15:55
Não vais ganhar campeonato nenhum, Malcom.
Só voltas a ganhar se o comprares (por acordo com benfica e porto) ou, em alternativa, se uma das nádegas for condenada. Mas condenada a sério.
Não vai acontecer.
A única alternativa é continuar a tentar desmascarar a podridão e aguentar o suplício.
20 Março, 2019 at 15:59
Tendo em conta que o ultimo que ganhamos foi ha uns 17 anos, já faltou mais para estar quase a ser lembrado há 2 decadas
20 Março, 2019 at 16:11
Se não contares com o roubado em 15/16 que o fantoche ficou de esclarecer, sim e para mim também o campeonato de LJ teve muita influencia externa, ainda recordo o BASTA que vivi com intensidade.
Como disse, moderadas as expectativas, será apenas um regresso à normalidade.
20 Março, 2019 at 16:17
O campeonato de 15/16 foi roubado. Mas com ele foi tambem roubada a nossa alegria, os nossos festejos. O campeonato é nosso por direito. Mas os festejos nunca mais os recuperaremos. E isso é ainda mais imperdoável
20 Março, 2019 at 16:53
“Mas os festejos nunca mais os recuperaremos. E isso é ainda mais imperdoável”
Isto!!!
20 Março, 2019 at 16:01
É um texto extraordinário no qual me revejo totalmente. Bem haja. Saudações leoninas.
20 Março, 2019 at 16:13
Correr com este presidente, marionette do AssholeB, o quanto antes é o mínimo que exige a quem sente um pingo de Sportinguismo.
Uma coisa são vitórias e glória, outra é orgulho e verdade.
O maior aldrabão da História deste Clube.
Pior que ele, só os que votaram nele.
Estamos fodidos.
Este pinoquio e sus muchachos vao acabar com o Sporting, se entretanto não houver quem ponha mão nisto.
20 Março, 2019 at 16:19
“vítima de uma incapacidade crónica de encontrar a força dos seus adeptos”
Esta sim é a nossa maior derrota!
20 Março, 2019 at 17:00
Assumo que o meu combate total é para provocar a queda desta direcção, porque a acho lesiva para o Sporting. Tudo o resto é secundário.
Eu não faço mal nenhum ao clube, mas quem está no poder faz.
21 Março, 2019 at 13:58
Aceitar esta direcção é aceitar o golpismo. Essa é logo uma diferença de base. As outras estão todas à vista
20 Março, 2019 at 17:05
Estou convencido com os meus 72 anos que enquanto não estiver tudo apurado em relação á destituição de BC e da recusa das votações serem acompanhadas por representantes de cada uma das partes além da não permissão de BC ir a eleições,estaremos sempre na dúvida como eu estou e NUNCA mais haverá paz no Sporting.Se o tivessem deixado ir mais o Vieira a eleições nada disto teria acontecido.No entanto como eles devem ter a malária tal não foi permitido pelo bombeiro.Para mim o Sporting ACABOU pois nunca gostei de processos dúbios.SL.
20 Março, 2019 at 17:53
Como o compreendo, António…
20 Março, 2019 at 19:13
+ 1
20 Março, 2019 at 17:33
Este texto talvez tenha sido das melhores coisas que li sobre o Sporting nos últimos meses.
É para emoldurar.
20 Março, 2019 at 17:36
” Por muito que custe ao entendimento de LPM’s e afins, a insatisfação e a não aceitação deste CD como legítimo é a causa de uma jogada macro-política feia, repleta de gestos e pactos velados, que deixaram milhares de associados órfãos de aquilo que queriam ver continuado no seu clube. ”
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Esta parte do texto do Caro ZeroSeis é-me perfeitamente escandalosa.
1- Este CD não é legítimo??? Há quem o pense???
Que regras do Clube foram quebradas?
Que leis gerais?
Os Tribunais não se pronunciaram já sobre estas questões (e várias vezes)?
É-me perfeitamente violento estar a ler que aos sócios do SCP, AFINAL, não lhes é concedido o direito de escolher o rumo do Clube, no que toca aos seus órgãos sociais. Quando é que isto aconteceu? E porque “carga de alma”? Que subversão das regras é esta?
O direito dos sócios decidirem é SOBERANO! Podem decidir bem, ou mal, mas esse direito é INALIENÁVEL!
Não se confunda não se gostar da escolha (mesmo que com todo o direito de não gostar, diga-se!) com a escolha ter sido falseada!
2- O que é que os “milhares de associados sócios” gostariam de “ver continuado”?
Isso é o que eu ainda não percebi!
É o estilo de comunicação (se bem que BdC já o tinha começado a mudar drasticamente)?
É a aposta nas modalidades?
É o quê, que futebol não é (pois não pode ser, atento o estado em que BdC o deixou)?
E, já agora, porque raio uma minoria de sócios deveria determinar o rumo de um Clube???????
SL
20 Março, 2019 at 18:07
Não posso falar pelos outros sócios, mas o que eu gostaria de ver continuado no Sporting era a transparência com que as informações eram facultadas aos sócios, a defesa intransigente dos interesses do Sporting puxando para a discussão pública tudo que o que tem sido descoberto relativo a viciação de resultados e controle do desporto em Portugal por parte do benfica, um discurso que não desvalorizasse os nossos jogadores e a nossa formação, um discurso que não enxovalhasse a nossa casa falando de buracos e colchões de forma displicente e amadora apenas por revanchismo (só um imbecil desvaloriza os seus activos). A tal da união está a ser servida em vários sabores a medida da testa do freguês nas capas da Cofina.
Estou farto deste amadorismo. Estou farto desta opacidade. Estou farto de Frederico Varandas.
20 Março, 2019 at 18:13
+1906 aqui, JHC, e de que maneira! SL
20 Março, 2019 at 19:18
Bela Sticada!
20 Março, 2019 at 19:21
+1
20 Março, 2019 at 18:19
Muitíssimo bom comentário!
100% de acordo!
20 Março, 2019 at 18:33
Caro Livramento,
1- Não vou dar aulas sobre “golpadas”, mas a queda do último CD não começou com a AG de destituição. O caminho para lá chegar tem muitas histórias e algumas mostram mais do que respeito acérrimo pelos estatutos.
2- Em relação à pergunta que faz, deixa-me na dúvida como é que pode “unir” um clube quando se olha para o “rumo do clube” através de “minorias” ou “maiorias”.
20 Março, 2019 at 20:22
Caro javardeiro,
Antes de mais, espero que não tenha levado a mal. Gosto de todos os seus posts, com que tem a gentileza de nos agraciar aqui na Tasca.
Menos deste.
1- Uma vez no tempo, dois Sportinguistas reuniram apoio. Derrubaram um CD.
Foi “golpada” também?
Godinho Lopes deveria ter continuado?
Obviamente, a queda do anterior CD não começou com a AG de destituição. Começou antes. Bem sei que está na “berra” (pun intended) vir com teorias da conspiração. Ok. É a natureza humano, presumo. O que tem piada é que os “mentores” da conspiração vão variando, consoante os tempos e as vomtade.
Era o Ricciardi. Era o Sobrinho. Era um. depois o outro. Depois o Vieira. Depois os “notáveis”. Depois outra vez o Sobrinho. Depois o Rogério Alves. Depois a CS. Não, espere, a CS foi antes dos “notáveis” e depois do Ricciardi. Etc., etc., etc..
Não me vale a pena estar a voltar a escrever tudo… Está tudo pisado e repisado. Olhe, Caro javardeiro, pergunte ao Dr. Barroso o que se passou.
2- Como já escrevi aqui várias vezes, estou-me a borrifar para a “união”, que é um mote absolutamente inócuo. O que eu preciso é que o SCP ganhe! Isso é que traz a “união”.
O Caro javardeiro sabe tão bem como eu (ou melhor!) como se rege uma entidade como o SCP: pela vontade (final) dos seus sócios. Isso não quer dizer que essa vontade seja unânime, claro. Isso é quase impossível de acontecer.
O que não se pode é subordinar os destinos de um Clube aos desejos (por mais bem intencionados que sejam – que não são!) de uma minoria de associados. Não é assim que as coisas funcionam. Nem como devem funcionar, obviamente!
Outro questão que me parece relevante: se as redes sociais não espelham o que os sócios deliberam, se calhar tem que se questionar o porquê de isso acontecer.
O Sporinguismo vê-se nas AG, em Alvalade e no João Rocha. Não na net.
SL
20 Março, 2019 at 20:33
Comparar Godinho a Bruno?
Passam-se os anos mas você continua igualzinho.
20 Março, 2019 at 21:36
“1- Uma vez no tempo, dois Sportinguistas reuniram apoio. Derrubaram um CD.”
Errado, não conheces a historia recente do teu clube.
Em 2013, dois Sportinguistas reuniram assinaturas e o dinheiro necessário para a marcação de uma AG. Solicitaram a marcação ao PMAG da altura, vendo que não a poderia evitar o Godinho demite-se.
Em 2018, tivesse sido esse o processo e poderiam contar com a minha assinatura e com 100 euros para realizar a AG.
Cansado de quem tenta reescrever a historia e do Livramento sei que não é falta de memoria e só posso levar para a má fé.
20 Março, 2019 at 22:12
Caro Malcolm,
Tem razão, eu devia ter sido mais preciso.
Em vez de dizer “2 Sportinguistas reuniram apoio” deveria ter dito “2 Sportinguistas reuniram assinaturas e dinheiro”.
Pffff.
SL
20 Março, 2019 at 22:19
Má fé mesmo, sei que percebeu mas finge que não e tenta ser engraçado, o problema não está em 2013 mas sim no que fizeram em 2018 que não tem comparação possível.
20 Março, 2019 at 22:28
Caro Malcolm,
Leia pf o seu próprio post.
SL
20 Março, 2019 at 22:36
Em 13 os sportinguistas juntaram-se e reuniram condições e houve um presidente que por via disso se demitiu.
Em 18 houve um pmag que excedeu as suas competências e marcou uma AG destituitiva cujo resultado foi a destituição.
Quando vê semelhanças nas duas situações, para mim isso é revisionismo. E já nem falo nas condições ditatoriais da votação.
Foi isto que escrevi, ou melhor é esta a ideia que o meu comentário procurou transmitir, se não consegue deduzir isto do comentário e não está de má fé, terei de rever o processo de escrita e passar a escrever de forma mais detalhada.
20 Março, 2019 at 23:28
Não tens de rever a tua escrita malcom é mesmo má fé.
20 Março, 2019 at 23:54
Confirmo que é SEMPRE má fé associada a muita estupidez.
Mais uma das muitas viuvas do Carvalho…
20 Março, 2019 at 18:36
Uma stikada das grandes oh livremento.
Grande comentário. Assino por baixo
21 Março, 2019 at 14:00
Os sócios não tiveram direito a escolher livremente quem queriam….achar o contrário é que é escandaloso….enquanto não perceberem que este é um factor decisivo na ruptura do sporting deve andar com os olhos colados de remela.
20 Março, 2019 at 18:22
Embora torrar 65M!
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/oficial-sporting-confirma-acordo-com-a-apollo
20 Março, 2019 at 18:29
Acho que é mais… embora pagar os calotes
20 Março, 2019 at 18:32
Sim a desculpa foi essa, vamos ver se assim vai ser! Os Chineses até já riem!
20 Março, 2019 at 18:50
Continua com a tua desostinidade.
Se varandas sair em maio por exemplo vai deixar os calotes para os outros pagarem?
É que daquilo que li os jogadores contratados em janeiro não foram totalmente pagos aliás nem parcelas sequer.
Quando se quer carregar carrega-se.
20 Março, 2019 at 18:51
Desonestidade
20 Março, 2019 at 19:04
Claro…com o contrato que o maluco conseguiu…já os gênios da gestão é o que se vê…
20 Março, 2019 at 19:21
Para além das chaves vamos comprar a muralha da China?!!!
20 Março, 2019 at 18:28
“Acima de tudo há imensas feridas abertas nos adeptos, graves, profundas, que não podem ser deixadas a cicatrizar por si mesmas.”
Caro Livramento, esta frase chega antes do que fala, exactamente para contextualizar a coisa que a si lhe parece inconcebível…
A outros adeptos não está fora de consideração que um “atentado” à anterior união que se vivia, não confundir com unanimidade, foi perpetrado…
Para mim tenho que de tudo fizeram para desmobilizar o clube, tanto externa como internamente, a fim de fazerem cair o anterior presidente e seu concelho directivo e não foi em Madrid, como podem pensar.
Não estou a dizer que o final de mandato a coisa estava dentro dos meus parâmetros de exigência, aí foi por desespero ou se quiser por pura teimosia e acabou da forma que sabemos…
O que quero dizer com isto tudo é que neste momento já devíamos estar separados das coisas do passado.
O que vejo para o futuro, pelo presente das declarações, é mais do mesmo, estão sempre a bater no antigo para justificar o futuro, politizou-se o clube…
Para mim só termina com uma direcção que acabe de justificar más acções com erros passados!
Triste o caminho tortuoso que nos espera, vai durar anos e com dois finais extremos, a desagregação total do clube ou cisão entre facções para sempre, qualquer das duas não nos fortalece…
Ponderação nos argumentos, aquilo que pediram ao BC, mas que agora tendem a copiar o lado negativo!
20 Março, 2019 at 19:23
Apoiado
20 Março, 2019 at 20:29
“O que quero dizer com isto tudo é que neste momento já devíamos estar separados das coisas do passado.”
“Para mim só termina com uma direcção que acabe de justificar más acções com erros passados!”
Caro violino verde,
Antes de mais: concordo consigo!
Mas, meu Caro, só passaram seis meses! Não há “compartimentos estanques” em seis meses, temo… E nem vou perder tempo a lembrar o que o anterior CD andou, durante ANOS, a falar do passado!
Posso estar a ser ingénuo, ou demasiado optimista, mas o que eu quero é que até ao final desta época seja feito um definitivo “corte com o passado” no que toca a “justificações” (não lhe chamo “desculpas”, porque algumas podem ser razoáveis). Mais não seja porque aí poderemos começar a avaliar devidamente o trabalho efectuado. Quando o trabalho efectuado estiver livre das “amarras” do passado (atenção que isto sucede com todas as Direcções, não estou a referir-me apenas à de Varandas para com a de BdC!)
SL
20 Março, 2019 at 18:36
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD Sociedade Aberta Capital Social: €67.000.000 Capital Próprio aprovado em Assembleia Geral de 30 de Setembro de 2018: € (13 324 000) Capital Próprio a 31 de Dezembro de 2018: € (9.082.000) Sede Social: Estádio José de Alvalade – Rua Professor Fernando da Fonseca, Lisboa Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa com o número único de matrícula e de identificação fiscal 503.994.499
COMUNICADO
A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD (“Sporting SAD” ou “Sociedade”), vem, nos termos e
para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º-A n.º 1
do Código dos Valores Mobiliários, informar o mercado, nos seguintes termos:
1. A Sociedade procedeu, na presente data, à cessão dos créditos decorrentes do contrato de
cessão de direitos de transmissão televisiva e multimédia, de exploração da publicidade estática
e virtual do Estádio José Alvalade, de distribuição do canal Sporting TV e direitos de patrocinador
principal, celebrado a 28 de Dezembro de 2015, entre a Sporting SAD, a Sporting Comunicação e
Plataformas, S.A. e a NOS Lusomundo Audiovisuais, S.A. 2. Os créditos cedidos servirão para colateralizar a emissão de obrigações titularizadas até ao
reembolso integral das mesmas, tendo ficado assegurados mecanismos contratuais necessários,
que permitirão à Sporting SAD recuperar a titularidade ou benefício económico dos créditos,
simultaneamente com o reembolso das obrigações titularizadas, o que poderá acontecer
antecipadamente e a qualquer momento na sequência de solicitação da Sociedade. 3. Esta operação permitiu o encaixe financeiro no montante de € 65.000.000, destinando-se as
receitas líquidas da mesma a substituir passivos, financeiros e não-financeiros.
Lisboa, 20 de Março de 2019.
20 Março, 2019 at 19:37
O 1º dia do fim do SCP …
20 Março, 2019 at 20:18
Cederam os direitos do contrato durante quantos anos? Alguém que explique isto em português? Sou um leigo nestas merdas.
20 Março, 2019 at 18:55
Não sou fã de textos onde se tenta ser perfeito.
Dar umas no cravo e outras na ferradura.
Há que simplificar as coisas.
Nas forças armadas há 3 aspectos a ter na passagem de uma mensagem na lógica de bem comunicar.
A mensagem terá de ser clara l, curta e concisa.
Deixem-se de textos românticos porque o estado do clube não está para floreados.
A mensagem a passar é que para ser presidente deste clube há que reunir determinadas características.
E no caso do Varandas, não estão reunidas.
Nomeadamente, falta de carisma, falta de coerência, falta de palavra e acima de tudo falta de competência para o cargo.
Carisma, não sabe articular um discurso acertivo.
Coerência, critica gastos de outras direções e faz “protocolos” que não lembram a ninguém.
Palavra, prometeu em campanha questões que não cumpriu, a começar pelo seu lema.
Competência para o cargo, quando precisa de antecipar 65M de receitas quando antes dele houve quem tivesse recuperar de situações bem piores e não era nem estagiário do Barclays.
Posso criticar esta direção sem querer Bruno de Carvalho de volta?
Posso criticar esta direção sem querer o mal ao clube?
Posso querer um presidente mais capaz que este que já me deu provas que não é?
Então aqui está….
20 Março, 2019 at 20:14
“Deixem-se de textos românticos porque o estado do clube não está para floreados.”
Fizeste me lembrar o Ricciardi. E olha que o gajo tinha umas ideias
20 Março, 2019 at 19:04
Há uma hipervalorização da comunicação que me causa estranheza.
A santa aliança como Mendes e, como consequência, com o Benfica, não é uma questão de comunicação. A negociata com a Apolo, de que já se falava antes das eleições, também não é uma questão de comunicação. Tratam-se de opções estratégicas de fundo que não há comunicação, por mais imaginativa que seja, que consiga disfarçar.
O clube vive um momento sórdido. Não há palavras para o asco de ver Rui Pedro Brás a dizer que o Sporting tem que ser ajudado e, na mesma noite, termos o pénalti do Bessa. Apadrinhado pelo Mendes, Vieira tenta concretizar com Varandas o projecto de domínio que em tempos propôs a BC. Ele não tinha dito num e-mail que já estava a trabalhar para unir o Sporting?
Quanto à Apolo, vêm pelo imobiliário. É ver a carreira dos NJ Devils desde que foram comprados por eles em 2011 para se ter uma ideia do interesse que têm em projectos desportivos.
Por isto tudo, não percebo estes apelos à união. Se o Varandas lutasse como um leão contra os verdadeiros inimigos do clube uniria o Sporting em dois tempos. O problema é que não pode. E isto não tem nada a ver com comunicação.
20 Março, 2019 at 19:25
Os N.J Devils só ainda não foram recolocados pq a NHL opõe-se, visto ser uma franchise com alguma história em NJ.
Tb têm os 76sters, que usaram basicamente para um gigante negócio imobiliário com o Wells Fargo Center, mas que o Mayor de Philly recusou. O que aconteceu? Desvalorizaram a franchise até ao limite e ameaçaram recoloca-la até cederem os terrenos do antigo Spectrum, hoje W.F Center.
Penears….
20 Março, 2019 at 19:57
Eu aqui olho para a Apollo como um banco, nada mais que isso. Os proveitos do negócio para a Apollo são os 10 milhões de euros dos juros. Bem bom!
O que me deixa preocupado é o destino do dinheiro, como será utilizado.
Penso que iremos adquirir a maioria da SAD com esta operação mas falta saber que percentagem. O restante será para garantir o cumprimento das responsabilidades que temos com os fornecedores até o final do ano.
Para mim a maior dificuldade foi encontrar uma instituição que avançasse com o dinheiro agora. A operação em si foi a preparada por Bruno de Carvalho e Carlos Vieira.
No entanto uma direcção com respeito pelos sócios faria hoje uma CI de esclarecimento na SportingTV ou em canal aberto.
20 Março, 2019 at 21:12
A Apollo não é nenhum banco.
Tira isso da ideia e vê mais longe.
20 Março, 2019 at 21:50
Caro JHC penso que tem uma visão errada.
Comece por ler isto, dito por Carlos Vieira:
“E se eu sair de cá amanhã o processo fica cá e serei bastante atento se se manterá esse ou se irá negócio para outra entidade qualquer com interesses de pessoas que estão a atacar o Sporting neste momento.”
A entidade internacional com quem o CD anterior negociava nada tem a ver com a Apollo e o âmbito era bem maior, pois envolvia a reestruturação total do Passivo. Tudo isso foi explicado pelo CV e BdC nas sessões de esclarecimento antes da destituição.
O que é feito agora é um factoring que apenas permite regularizar obrigações vencidas com os bancos e pagar despesas correntes. A reestruturação, pelo menos na forma como a víamos, que permitiria recuperar a vmocs a 0.30, julgo que para já cai, espero que não definitivamente, é só aguar mais algum tempo.
Já agora mais uma passagem das declarações de CV:
“Vamos ser claros, sem este CD o clube arrisca perder a maioria da SAD?
Neste momento o que se está a passar é um conflito entre a base dos sócios e uma elite que quer ganhar dinheiro com isto tudo.”
20 Março, 2019 at 21:56
Destaco …
“”“Vamos ser claros, sem este CD o clube arrisca perder a maioria da SAD?
Neste momento o que se está a passar é um conflito entre a base dos sócios e uma elite que quer ganhar dinheiro com isto tudo.”””
20 Março, 2019 at 20:30
“Há uma hipervalorização da comunicação que me causa estranheza.”
Isto.
Já não me sinto tão só.
20 Março, 2019 at 19:31
Uma pergunta de um leigo. O que concretamente será regularizado com o dinheiro da securitizacao do contrato Bruno/NOS?
O que querem dizer com “os créditos cedidos servirão para colaterizar a emissão de obrigações totularizadas até o reembolso integral das mesmas”… ? Quanto das VMOC recuperamos?
20 Março, 2019 at 19:46
Vmoc? Nada
Os 65M vão servir para abater passivo financeiro e não financeiro (fornecedores).
Os dinheiros da nos servem de colateral. Tipo garantia.
20 Março, 2019 at 19:31
A partir do momento em que há um grupo que nao respeita a decisao soberana e democrática da esmagadora maioria dos sócios em A.G….
A partir do momento em que há um grupo que desde o minuto zero nao para de insultar, provocar, enxovalhar o clube, os sócios, os atletas, os dirigentes eleitos, que recorre á mentira e ao boato sistemático….
Qualquer apelo á “unidade” ou é um acto de ingenuidade… ou demagogia, lamento.
nO tal grupo que se façam homenzinhos e cheguem-se á frente.
DEITEM ABAIXO O VARANDAS, ESTÁ NO VOSSO DIREITO DE ASSOCIADOS. TÉM MECANISMOS PARA ISSO. Só precisam é de serem socios com quotas em dia…
Apresentem as vossas ideias, façam propaganda das mesmas, esclareçam, mobilizem os sócios. Digam lá como reerguem o clube?
AGORA… TEM de ter é mais substrato que “vagandas”, “fantoche”, “nouvelle sporting”, “bananinhas”, “churrasquinho”, “cavalas”… E QUE ASSIM NUNCA VAO DEIXAR DE SER OS CALIMEROS DA TASCA…
vocês percebem a ideia
20 Março, 2019 at 19:34
A ignominia, a buçalidade, mas sobretudo a desonestidade em estado puro e duro …
DEus te pague que eu agora não tenho troco …
20 Março, 2019 at 20:27
Apoiado, Rute.
Mas, já agora… Dá para liderar por exemplo?
Obrigado,
SSL
20 Março, 2019 at 20:38
*pelo exemplo
20 Março, 2019 at 20:31
É muito isso, Rute!
Vão por aí e parem de gritar!
Façam isso antes que chegue o caos e se ofereça a SAD…
Caramba, mil votos não pode ser assim tão difícil.
E, Peles, qual é a desonestidade? Se são tão contra como dizem, que odeiam o homem, que é um nojo, etc, avancem! É um direito que o clube dá aos sócios – não a vocês em particular – por isso é uma boa solução para acabarem com isto. Deixem de gritar no recreio, façam-se homenzinhos e avancem…
São todos desonestos fora do vosso grupo! Sorte a do Bruno, que ficou com os Leais e os Honestos!
20 Março, 2019 at 22:03
Sorte a tua que tivestes um bombeiro alzheimarado que vos facilitou a vida, também com a sede que estavam duvido que juntassem dinheiro para a AG.
O pmag atual não só não facilita como trata de proteger os interesses dele e acredita-se que do fantoche, nem a merda da leitura de atas permite, pois contratou um notário que faz a vez dos sócios.
Caramba, caralho!
20 Março, 2019 at 22:05
Tu queres é … escadinhas …
20 Março, 2019 at 23:36
Avancem Caralho ja que dizem existir com essa maioria Avancem sou contra destituicoes e Acho que todo o mal que se instalou no Sporting foi nao terem deixado o maluco ir a votos.
Se o maluco ganhasse tinhamos de o aturar e alguns ainda na volta Xuparem-lhe as Peles.
Se perdesse isto sossegava ou nao pois se tivesse perdido o maluco iria dizer que tinha sido uma fraude ou que era uma fraude pois tudo o que nao disser bem deste Deus Iluminado e uma fraude.
Tenham orgulho caralho e visto acharem que o doutor nao serve avancem.
Eu so tou a espera do boletim milionario do Euro.
20 Março, 2019 at 21:20
Putedo que andou meses a fazer o mesmo que agora critica. Deves pensar que enganas alguém. Vai trabalhar que tá na hora. Já está tudo a buzinar no Parque Eduardo VII.
20 Março, 2019 at 20:00
Venha de lá o derby em Andebol!
Precisamos de alegrias
20 Março, 2019 at 20:18
Mauzinho de lado a lado.
2-2 aos 7 min.
Tempo de intervalo
20 Março, 2019 at 20:59
13-9… intervalo.
jogo chato onde temos de vencer mas com o menor desgaste possível porque domingo é o jogo que conta.
a ver se os rabolhos não aborrecem muito.
20 Março, 2019 at 21:13
17-11
20 Março, 2019 at 21:15
18-12
20 Março, 2019 at 21:22
19-14
20 Março, 2019 at 21:42
27-21, 2:30 para acabar
20 Março, 2019 at 21:46
29-22… acabou.
deu pra esconder boa parte da equipa.
domingo é que conta.
20 Março, 2019 at 21:50
Excelente vitória para (re)começar!
Perceber que estas equipas (mais o Sporting e o porto) tem uma valia mais ou menos similar. Vitórias e derrotas podem acontecer para cada um dos lados.
20 Março, 2019 at 22:04
adversários a cilindrarem o belém… como se esperava.
o caldeira e os gorilas devem estar a adorar.
20 Março, 2019 at 22:30
A guerra acabará rapidamente, assim que Varandas se comportar como um Homem, se distanciar dos escroques da CG e fizer justiça à Direcção anterior. Fácil, fácil…
20 Março, 2019 at 23:38
Iorda, eu não sou defensor da Direção atual, mas por alma de quem é que está Direção deve fazer justiça á Direção anterior, quando a maioria dos sócios a destituiu ? E se fosse hoje fariam o mesmo ou tem dúvidas ? A Direção anterior teve grandes méritos em muitas coisas , mas teve ações que também não foram boas que os levou á destituição.
21 Março, 2019 at 0:52
Você acredita mesmo nessa maioria ?
21 Março, 2019 at 7:20
Fazer justiça significa respeitar e não alinhar com a imprensa nojenta em ações de enxovalho público. Não libertar informações duvidosas para o público com o propósito de denegrir quem estava antes e justificar os insucessos próprios. Fácil, fácil….
20 Março, 2019 at 23:06
“Nesta sucessão de “vinganças”, todas elas óbvias e sagradas para quem defende cada lado, quem acaba mais ferido é o próprio clube, vítima de uma incapacidade crónica de encontrar a força dos seus adeptos.”
Já posso desligar a net por hoje, é isto.
20 Março, 2019 at 23:55
Completamente de acordo quando os socios nao se ligarem totalmente ao clube e remarem em direccao de um caminho unissono de gloria para o clube nunca por nunca faremos jus ao lema que em 1906 surgiu Sermos uma das grandes potencias desportivas europeias e mundiais.
Mas antes de tudo temos de nos dar ao respeito sermos respeitados e respeitadores mesmo assim vivendo numa sociedade de interesses e nao tendo o poder que outros dois tem vamos continuar em subalternidade infelizmente pelos grandes poderes nacionais.
Teremos de nos Organizar Modernizar Estabelecer o que queremos e desejamos -tracar um rumo um caminho e um horizonte o que podera levar tempo mas sem tracar rumos continuamos no mesmo designio actual divididos mais parecendo uma luta ideilogica entre partidos politicos e que nao nos leva a nada, ou seja ate leva a terceiros e quartos uma taca aqui ou acola.
Manifestamente muito muito escasso para tao grandes investimentos e este mal infelizmente roda a decadas.
Vamos SPOOOOOOOOOOOOORTING tu mereces mais e somente todos nos podemos mudar o desde a muito estado de calamidade autofagia e miseria espiritual que assola o clube.
Quem um dia surgira na vanguarda da transformacao ideologica o Sporting merece a Gloria e a maior parte dos seus adeptos e socios tambem.
Mas aqui deixo uma pergunta sera que todos os nossos socios e adeptos merecem o tal Paradigma de Gloria.
Muitos sinto que nada os move pelo clube mas so a critica e o espaco de se fazerem relevantes.
Ninguem e relevante apenas o clube portanto se querem um clube grande unam-se e coloquem as vossas criticas na construcao ou reconstrucao do maior e melhor clube desportivo de Portugal e deixem-se de bitaites e criticas muitas vezes sem saberem as verdades reais dos factos e seus processos.
Quanto a mim so mesmo me interessa a gloria do nosso clube.
Viva o SCP. Hoje e Sempre.
SL a todos os tasqueiros.
21 Março, 2019 at 0:00
Muito boa avaliação do que tem sido a postura desta direcção, se lhe retirarmos toda a nebolusidade (evidentemente não provada) das negociatas estranhas que tem feito e do total encobrimento à actuação da CG. Isso daria para outro post…
Tenho para mim que esta direção (como está dito no post) vive, e quer viver, “à mama” dos votos dos sócios com mais antiguidade. Alguns erros crassos aqui:
– O Sporting não ganha com isso.
– Não “Une o Sporting”, como tanto apregoaram.
– Actuar por oposição (de comportamento) sistemática à anterior direcção é uma péssima estratégia pois é praticamente unânime que a maioria dos actos de gestão por esta praticados foram benéficos para o clube. Significa isto, por aplicação de logica proposiocinal que vão praticar uma maoiria de actos nefastos para o clube.
– Estes sócios com mais antiguidade, não duram para sempre…
Z
21 Março, 2019 at 0:30
Hoje faleceu Salvador Marques, sócio número 1, este homem que representou o Sporting em Voleibol e ginástica, foi médico do clube e nunca recebeu um cêntimo do clube, não quer a glória do Sporting ? Por amor de Deus. Independentemente da gestão de cada um a divisão do clube começou a ser cavada por Bruno de Carvalho e essa divisão não foi criada por atos de gestão,
21 Março, 2019 at 0:54
Pois nao. Foi pelo FB.
21 Março, 2019 at 1:19
Obviamente que foi bdc que mandou colocar os outdoors e distribuir panfletos, tinha comentadores ditos Sportinguistas colocados estrategicamente nas tvs a falarem sempre mal dele, criou bloqs anti bdc.
Éramos tão unidos e não existia divisão nenhuma.
Santa paciência
21 Março, 2019 at 7:40
Todos os presidentes tiveram indivíduos a maltrata-los e a minar-lhes o trabalho, João Rocha foi o paradigma disso, então quando saiu Paulo Futre, só faltou agredi-lo e nunca teve uma atitude divisionista como teve BC. Em outra merda de clubes há indivíduos, que têm blogs, fazem propaganda contra a atual direção e não foi preciso dividir o que é preciso é trabalhar e isso até foi feito, agora responder ao Cláudio Ramos , ao coronel Vasco Lourenço, etc, etc, é que partiu tudo, fora as questões internas com a equipa de futebol que foram mal conduzidas e levaram o clube ainda mais agravar a sua situação financeira, pois por muito que falem os jogadores deixaram de ser nossos e quando se vai para tribunal dirimir assuntos de trabalho é muito complicado, por muito que alguns arautos queiram fazer ver o contrário.
21 Março, 2019 at 8:58
pois o varandas é um gajo da união, não divide minimamente.
cantas bem mas não encantas.
21 Março, 2019 at 0:38
Se o problema se resumisse à comunicação, garanto que não haveria tanto descontentamento. O problema é mesmo os constantes actos de falta de senso, profissionalismo ou competência. Culpas estão a ser atribuidas à comissão de gestão, mas situações como as dispensas de Montero e Nani, a contratação de Kaiser, a resolução (ou não) dos dossiers das rescisões, o lavar roupa suja na comunicação social quando deveria ser discutido dentro do clube, os acordos aparentemente ruinosos para injectar finanças no clube…
É demasiado para 6 meses. Se na direcção anterior existia igualmente um cepticismo no seu inicio, o trabalho sério nos primeiros anos foi reconhecido por todos. É este contraste que deixa qualquer associado a questionar a competência desta direcção.
Para mudar isto é preciso “apenas” ser-se competente e fazer um bom trabalho!
21 Março, 2019 at 5:39
DE quem em 27 de Fevereiro último disse isto …
“Na radiografia da atual situação financeira, a administração da SAD admite que, à data de hoje, o respetivo “fundo de maneio e os saldos de caixa e equivalentes não são suficientes para cobrir as suas necessidades nos próximos 12 meses, necessidades estas que se estimam em cerca de 65 milhões de euros, dos quais 41 milhões de euros até 30 de junho de 2019”, lê-se no documento.
“Estimamos que a insuficiência de recursos se manifeste no final de abril de 2019. (…) Para fazer face a estas necessidades, a emitente (Sporting SAD) pretende concluir, em março de 2019, uma operação de titularização de créditos detidos pela Sporting SAD relativos ao contrato de cedência de direitos de transmissão televisiva dos jogos disputados pela equipa principal de futebol estabelecido entre a Sporting SAD e a NOS Lusomundo Audiovisuais, SA”, confirma o prospeto. “A emitente tem a expectativa de que esta operação será bem sucedida”, permitindo só através da mesma “suprir as necessidades de fundo de maneio dos próximos 12 meses.”
Mais operações e até… venda de jogadores
A administração de Frederico Varandas anuncia ainda que “poderá, nos próximos 12 meses, realizar novas operações de financiamento, nomeadamente financiamento bancário ou emissões obrigacionistas, e obter novos patrocínios relacionados com a equipa principal de futebol, o Estádio José Alvalade ou a Academia Sporting.”
“A expectativa do emitente é que também estas ações sejam bem sucedidas”, revelam os leões, que são claros quanto às consequências negativas que podem resultar da não antecipação das receitas da NOS, aliadas às restantes medidas. “A Sociedade poderá enfrentar dificuldades de tesouraria para cumprir com as suas responsabilidades.” No limite, se isso acontecer, a SAD admite “recorrer à venda de ativos, designadamente dos direitos económicos dos jogadores de futebol de modo a satisfazer eventuais necessidades de liquidez.”
Mas que antes andou a apregoar que conhecia bem os dossiês, que tinha soluções para tudo, que o futebol era ‘fácil, fácil’ … E afinal ontem apresentou um acordo/aborto com AGIOTAS, querem o quê mesmo???
Confiança?!? Tempo?!?
Então mas esta gentalha já mentiu mais em 6 meses do que muitos de nós numa vida inteira …
A esta escumalha emproada, medrosa e cobarde que agora se passeia pelos corredores de Alvalade, mas sempre a olhar por trás dos ombros, sempre desconfiados, pois sabem bem o que fizeram, e o que estão a fazer … Só lhes desejo que tenham o dobro, ou melhor, o TRIPLO do mal que estão a fazer ao Sporting Clube de Portugal …
O Karma não falha …
21 Março, 2019 at 5:47
Reparem bem a “coincidência” … Só mais uma …
Ontem, o ‘língua viperina’ josé pedro rodrigues solicitou uma AG para aquilatar, não desta negociata com a Apollo, mas sobre negócios da anterior direcção, e por Bruno de Carvalho …
Mas alguém tem dúvidas sobre as intenções deste burro com gravata … E ao que ele andou desde que apareceu na cmtv e depois na tvi???
21 Março, 2019 at 13:52
Apoiar este cd é apoiar o desmantelamento do Sporting. Que está a acontecer. Esta direcção é lesiva dos interesses do sporting a todos os títulos. Depois do que se tem passado é inacreditável como ainda conseguem vir com discurso de união. A união era não ter sido cúmplice da golpada. A união é defender os interesses do sporting. A não ser que considerem que eles estão a ser bem defendidos. Nesse caso força. E é ridículo colocarem o enfoque nas questões da comunicação.