Sou completamente insuspeito para falar sobre Renan. Nunca percebi o porquê da contratação de um guarda redes de 28 anos que, no arranque de 18/19, era apenas mais um a juntar a um plantel onde, pela lógica, teria Viviano como redes titular. E, pior, para um #formaçãolover como eu, era mais um para tapar a progressão de Max.
Depois, ao longo da época, Renan nunca mostrou ser um guarda redes capaz de encher-me as medidas. Mediano na saída em mancha, mediano na resposta a cruzamentos, demasiadas vezes a mostrar-se nervoso e pouco consistente na abordagem aos lances. Em compensação, muito forte entre os postes, sobre a linha, nomeadamente em lances que obriguem a reflexos apurados.
E, depois, as Taças. Primeiro a da Liga, depois a de Portugal. Renan foi de vilão a herói com estiradas impressionantes que o tornaram decisivo no desempate por grandes penalidades.
Obviamente que eu não passei a adorar Renan. Continua a ser o mesmo guarda redes que não vemos como a última muralha. E eu continuo a desejar que Max se assuma como o dono da nossa baliza. Mas, hoje, quando soube que o contrato de Renan, válido até 2023, tinha sido revisto em alta para contemplar um aumento salarial previamente acordado, dei comigo a pensar que este “ajuste” não me incomoda tanto assim.
Renan fez o suficiente para merecer começar a nova época a titular, defendendo um lugar que, embora meio aos tombos mas sempre com entrega total, conquistou. Com toda a certeza, vai irritar-me vezes sem conta. E vai fazer-me berrar para deixarem jogar o Max. Mas isso acaba por fazer parte do “charme” de ser Renan, o mal amado.
17 Julho, 2019 at 22:48
Fizeste me lembrar uma música brasileira… Faz gostoso…
Hahahahahah
17 Julho, 2019 at 22:49
Que o Nelson o faça evoluir como fez evoluir o RP.
17 Julho, 2019 at 22:51
Aos 28? LOL
17 Julho, 2019 at 22:55
Ha sempre espaço para evoluir. Ou paraste nos 25? Quando acabou a epoca, Renan ja era melhor gk do que quando começou
17 Julho, 2019 at 23:09
Claro que há sempre margem para evoluir, mas a carreira de jogador é curta. Não evoluis com a mesma velocidade aos 30 que aos 20.
Max all the way!
17 Julho, 2019 at 23:11
Tambem prefiro apostar no Max. Mas um gk normalmente atinge o pico aos 29/30 anos, ainda ha espaco para melhorar
17 Julho, 2019 at 23:24
O Renan melhorou imenso durante a época indicando que pode melhorar ainda mais. O mesmo é válido para o Max que pode atingir um nível maior até pela.capscidade delirar com a pressão específica da posição que revela. Nisto tudo o que realço é que Nelson é uma mais valia e a evolução de Renan veio comprovar que teve muita.responsabilidade no crescimento do Patrício.
17 Julho, 2019 at 23:33
Atingir o pico, não me parece que tenha a ver com velocidade de evolução. Os grandes guarda-redes já o eram muito jovens, só ficaram soberbos com a idade…
17 Julho, 2019 at 22:50
O Renan que se foda. Faz-me lembrar o Ricardo. Não são guarda-redes para ganhar campeonatos.
17 Julho, 2019 at 22:58
Boa comparação. Ricardo também era fera nos penaltis, mas o resto deixava muito a desejar. Os campeonatos não se ganham em séries de pénaltis.
Por alguma razão, os rivais investem sempre forte nessa posição.
18 Julho, 2019 at 9:45
“Por alguma razão, os rivais investem sempre forte nessa posição.”
Tal e qual.
Relembro que fomos campeões ai fim de 18 anos de seca com um guarda-redes de topo mundial.
18 Julho, 2019 at 9:46
*ao fim de
18 Julho, 2019 at 10:07
E com o nelson e tiago também em 2001/2002..
18 Julho, 2019 at 10:10
Foste campeão apesar disso e porque tinhas uma equipa DO CARALHO, 10 vezes melhor do que qualquer outra do campeonato…
18 Julho, 2019 at 13:57
É verdade, mas como escreveu o Tiago, foste campeão APESAR DE teres Nelson e Tiago na baliza. Foram bons guarda-redes, mas não foram “craques da baliza”.
Não te esqueças que tiveste o tridente Marius Niculae (até à lesão deste), João Pinto (no ano seguinte, por causa de ter dado um murro no árbitro no Mundial, esteve suspenso) e o grande goleador Mário Jardel, em vésperas de Mundial (depois, como não foi seleccionado por Scolari, entrou em parafuso).
18 Julho, 2019 at 0:14
A respeito de ganhar campeonatos… vi o Sporting ser campeão duas vezes (não vou contar com 82, pois tinha cinco anos acabados de fazer): uma com um monstro chamado Schmeichel, outra com dois bons rapazes, o Nélson e o Tiago, cujos recursos assim assim ficavam para segundo plano à conta de um tal Jardel
Das duas vezes em que nos roubaram o campeonato, o redes era o Patrício, primeiro ainda verde, depois já como o rei da mancha
Antes do título, fomos às meias de Uefa com um Tomislav Ivkovic capaz de desafiar o Maradona e de levar chapéus de meio campo do Jorge Couto… e ganhámos a taça de Portugal ao marítimo com um barrete chamado Lemajic na baliza, verdadeira aberração num plantel que merecia outro redes (veio este gajo em vez do Rufai…)
18 Julho, 2019 at 1:18
Grande dupla Nelson e Tiago! Lembro-me de ficar zangado quando o Nelson ia para o banco e jogava o Tiago
18 Julho, 2019 at 6:12
O GR na final com o Maritimo foi o Costinha, mas entre esse e o outro que venha o Renan.
18 Julho, 2019 at 9:47
Fomos à meia final da UEFA mas para mim custou-nos o campeonato nessa altura não termos um grande GR. Tal como nos custou no ano em que os lampiões foram campeões com o Trappatoni…
18 Julho, 2019 at 11:12
Roubaram-nos o campeonato 3 vezes sem espinhas… Uma era o Ricardo o guarda redes… Neste século!
No anterior também nos roubaram o campeonato algumas vezes! Jozic, Queirós… Assim que me lembre, sem ter de ir à procura…
18 Julho, 2019 at 11:52
Miguel com Queirós e algum tempo com Robson sabes bem quem eram os gr. A dupla Costinha/Lemajic que tantos pontos nos custou e até quem sabe alguns títulos!
18 Julho, 2019 at 12:15
Isto…..o Renan é um mediano. Muitos sportinguistas deixaram-se iludir pela prestação nas taças, ou melhor, nos penaltys, que numa competição como o campeonato são pouco mais que irrelevantes. Um bom guarda-redes dá campeonatos.
Renan não é GR para o Sporting, até podia ser um dos suplentes, nunca o titular.
17 Julho, 2019 at 22:53
Subscrevo praticamente tudo, menos o “charme” 🙂
Mesmo a melhoria salarial não me faz confusão, pois ele deve ter vindo a ganhar pouco e se já estava no contrato há que cumpri.
Agora o resto é o que penso! estamos carenciados de guarda-redes.
17 Julho, 2019 at 22:56
E não concordo também que seja muito forte entre os postes. Não dá frangos monumentais, é verdade, mas sofre muitos golos defensáveis.
18 Julho, 2019 at 9:53
O Patrício também os sofria. Aquele segundo golo em Madrid, marcado pelo Morata aos 94 minutos, naquela derrota em que toda a gente deixou para segundo plano devido à excelente exibição da equipa frente aos merengues, também era defensável.
Foi uma cabeçada ainda longe da baliza, quase à figura, for God sake!
https://www.youtube.com/watch?v=6Y7Bne10p_Y
17 Julho, 2019 at 22:59
Renan atingiu o ponto alto da sua valorização é de aproveitar para vender.
Entre Renan e Max prefiro o que é nosso e é jovem.
Por último, não sou ingrato e reconheço qualidade e competência no Renan pelo que nos deu na última época.
17 Julho, 2019 at 22:59
O Renan não é redes para o Sporting. Não transmite confiança a ninguém, especialmente aos colegas. As conquistas das taças não alteram em nada o facto de o Renan ser bastante incompleto e de não dar confiança à equipa. Redes precisa se. Por mim, avança Max
17 Julho, 2019 at 23:01
Eu peço mesmo muitas desculpas, mas tenho quase a certeza que o Renan fez grandes defesas na passada época.
17 Julho, 2019 at 23:01
Embora com uma ou outra falha (quem não?) Renan tem cumprido e a ele muito devemos as duas Taças conquistadas. O problema é ter tirado o lugar a um italiano barrigudo e bigodudo. Nada de novo por aqui…
17 Julho, 2019 at 23:04
Acho que o problema não é esse. Não me importo quem seja o redes, desde que tenha valor e tenha qualidade para ser titular do Sporting, coisa que o Renan não tem.
17 Julho, 2019 at 23:29
Claro que o problema não é esse Dani. Só na cabeça de quem em 2011 já chamava brunetes aos outros.
18 Julho, 2019 at 2:18
E o prémio de dirigente do ano pro Godinho? Ainda não criaram?
Ou vem como tu gostas? De costas 😀
17 Julho, 2019 at 23:02
Ainda a poucos dias tive uma “discussão” com o meu pai acerca do valor do Renan,onde ele defendia o Renan,onde eu dizia que é daqueles gr que não me dá segurança nenhuma na baliza,não acho que tenha qualidade para ser titular no Sporting,mas também admito que ele teve bem nos desampates por pênaltis que tivemos e também não foi por culpa dele que não fizemos melhor no campeonato,agora acho que não tem qualidade para ser titular num grande,mas em relação ao salário o homem devia ganhar muito pouco e parece ser sem dúvida um gajo importante no grupo de trabalho.
17 Julho, 2019 at 23:02
E tenho quase a certeza que entre os postes é forte, não tanto a sair deles.
17 Julho, 2019 at 23:04
Bem com a chegada de Perin no benf@ e quem sabe Trapp no porto.
O Sporting passe ter com alguma margem o pior guarda redes dos 3 grandes.
Ou vinha alguém de créditos firmados, ou então, ficaremos sempre a perder. (até pior com Max no lugar do Renan, normal para a idade e falta de experiencia do puto, o Rui Patrício foi igual)
Só porque aqui já começa o desnível dos planteis e veremos como chega no fim do mercado.
Quanto ao Renan, é uma opção de recurso.
Será o titular, devido ao que eu escrevi em cima, agradecido pelas Taças e melhorou durante a época, é um facto, mas preferia ver uma aposta no Max, que a curto prazo ia ser pior, mas a longo prazo ficaríamos melhor servidos…bem melhor.
Mas lá está a malta fala em lutar por titulos e bla bla bla, estaria preparado para levar com Max na baliza e as “dores de crescimento”?
17 Julho, 2019 at 23:06
É pior guarda redes do que Salin mas obviamente não foi surpresa nenhuma ver o francês ser dispensado porque vinha do tempo do “outro”. A sua contratação é mais um mistério a juntar ao rol de diabyces desta Direção, mas como tem “charme” não se pode dizer mal.
17 Julho, 2019 at 23:09
O Renan foi contratado pelo Cintra e pelo Peseiro
17 Julho, 2019 at 23:17
Dr. Pires se faz favor, vamos lá dar nome aos animais.
17 Julho, 2019 at 23:23
… tal como o diaby, já agora…
18 Julho, 2019 at 11:13
Estragaste o sonho do chirola..
17 Julho, 2019 at 23:20
Pior do que o Salin? Em quê?
17 Julho, 2019 at 23:29
No francês
18 Julho, 2019 at 0:07
Ahahahhah
17 Julho, 2019 at 23:07
GR médio.
Não acho com valor suficiente para ser “aquela” mais valia. Por mim, Max seria titular!
17 Julho, 2019 at 23:16
Já agora, esta situação do Viviano é só mais um exemplo do clube de loucos que somos. Alguém já explicou o porquê de não ser aposta??
Só merda.
17 Julho, 2019 at 23:18
É gordo, tem bigode, tem patilhas, é italiano e fuma. Chega?
17 Julho, 2019 at 23:30
E foi contratado pelo Gordo Drogado.
17 Julho, 2019 at 23:46
Fdx.
Outra vez essa conversa?
18 Julho, 2019 at 0:16
Estou a gozar pahhh
18 Julho, 2019 at 10:14
Mathieu também fuma.
17 Julho, 2019 at 23:10
Tal e qual.
Ganhou o direito a um aumento e a começar a época como titular.
Desejo-lhe o banco de suplente para o Max assumir.
17 Julho, 2019 at 23:16
GR médio.
Não é preciso ser grande especialista. Não é mau, não é muito bom.
17 Julho, 2019 at 23:18
O Renan melhorou imenso durante a época e acabou em bom nível mesmo excluindo desempates de pênaltis. Não compromete. Percebo que se guarde investimento para outras posições. O Rui Patricio nos 2 3 primeiros anos comprometia mais do que ele. É ir apostando no Max que tem mais potencial. Mas não se enganem irá errar mais.do que Renan neste momento.
17 Julho, 2019 at 23:18
Caso o Ristovski e o Gaspar sejam relegados para o banco, passa a ser o elo mais fraco da equipa, mas não acho que seja dramático, acho-o um bom guarda-redes.
Ele e o Keizer, que vai ter de provar o que vale este ano.
Não é top ou óptimo, é bom.
17 Julho, 2019 at 23:30
Irrita-me o tempo que demora a repor a bola em campo, tal como o Patrício me irritava.
Tem pouca visão de jogo para lançar contra-ataques e não se percebe o critério para reter a bola.
17 Julho, 2019 at 23:20
Vendíamos o Renan por 3M€ (a bitola atual) íamos buscar o Cláudio Ramos por 500 mil e ainda poupávamos na diferença salarial.
17 Julho, 2019 at 23:21
Como sei de fonte segura que o Max será titular, tudo bem. Por aqui está tudo bem. Entra nos jogos a eliminar, para os penalties.
17 Julho, 2019 at 23:28
Tudo dito, um bom guarda redes precisamos de um guarda redes muito bom se quisermos lutar pelo título. Para apostar em Max é preciso tomates, é das posições se não a posição mais ingrata. Gostava de ver Max fazer uma época a titular numa equipa que lutasse para a Europa e para o ano voltar com outra rodagem. As dores de crescimento no Sporting são muito maiores, lembrar os primeiros anos do punhetas e só mesmo a teimosia do P Bento e a certeza da sua capacidade que demonstrava no trabalho diário o seguraram quando todos pediam a sua cabeça. Lembro me de uma conversa com o meu colega Luís Dias(outro que foi de arame) questionando a opção RP ao qual me respondeu está para a posição como CR7, pontuação máxima, um fora de série como ainda não tinha visto na Academia. Demorou mas lá chegou ao patamar dos muito bons guarda redes.
Referir ainda que a maioria dos GR ao contrário de outras posições atinge o auge da carreira por volta dos 30 e que existem bons guarda redes, muito bons guarda redes e excelentes guarda redes.
17 Julho, 2019 at 23:37
Excelente comentário.
Eu apostaria no Max, mas ao primeiro “pato” ia levar com os assobios e criticas, agora é tudo muito bonito, mas lá dentro é totalmente diferente, quando tiveres de andar a ganhar pontos e o puto falhar…
Assumir aposta, mas também o risco.
17 Julho, 2019 at 23:58
Se corre bem o treinador é o maior mas se corre mal…com outra condicionante, a posição de GR exige jogar com muita regularidade, não é uma posição onde possa jogar 10, 20, 30 minutos por jogo. Não se fazem substituições de GR a não ser por um motivo de lesão.
17 Julho, 2019 at 23:32
Não me enche as medidas mas Merece a renovação.
17 Julho, 2019 at 23:41
Prefiro as dores de crescimento com o Max, porque temo-las com o Renan.
É um redes que não dá cobertura aos centrais. Um redes de equipa grande tem de funcionar quase como um líbero, porque geralmente, a defesa joga subida no terreno. Renan é muito fraco neste ponto. A expulsão contra o Aves é um bom exemplo. Antes da expulsão houve um lance idêntico.
Cruzamentos é outra nulidade. Não se assume no ar, não é um guarda redes que dê segurança nas bolas altas.
Pequena área.. bolas na pequena área são do redes. Renan não dá garantias e bolas na pequena área.
Entre os postes é competente, mas banal.
17 Julho, 2019 at 23:54
O Max tem que ir rodar
18 Julho, 2019 at 10:19
É isto.
17 Julho, 2019 at 23:43
Bonzito entre os postes, mau a sair, péssimo nas saídas a bolas em profundidade.
Apesar de tudo achei que evoluiu ao longo dos meses.
Mas também pode ser influência das taças.
É o que temos.
Acerca do Perin, dos jogos que vi dele também não o achei assim tão maravilhoso como tenho visto em alguns comentários. Mas com esse posso eu bem, quantos mais frangos,melhor.
O Renan, que aprenda e evolua com o mago Nelson.
17 Julho, 2019 at 23:45
Wow, what a dry and boring post.
One word, Viviano.
18 Julho, 2019 at 0:18
Eu quero que o Viviano se foda
18 Julho, 2019 at 2:20
Não é melhor que o Renan?
18 Julho, 2019 at 7:00
não conta. E se tiver que fazer cavalo de batalha por alguém, faço pelo Max
18 Julho, 2019 at 10:25
Porque é que não conta ?
17 Julho, 2019 at 23:49
Não me parece que o Renan seja “ o patinho feio “ da equipa…
Não me recordo de algum jogo em que ele nos “tenha enterrado “ assim sem quaisquer dúvidas…
Ou que tenha sido por ele que não fomos campeões…
Mas o que me lembro foi que em parte lhe devemos os 2 troféus conquistados…
SL
17 Julho, 2019 at 23:53
O Sporting o ideal era apostar em alguém que viesse aqui e ainda fazia 4 ou 5 épocas ao mais alto nível.
28/29 anos.
Trapp ao ser verdade é uma jogada do caralho lá de cima.
Na sombra cresce o Diogo Costa.
17 Julho, 2019 at 23:56
A grande maioria dos golos que sofremos teve muito pouco a haver com o GR. Eu pessoalmente já gostava do Renan no Estoril e acho que cumpre bem o papel…Se há melhor? certamente, mas custam milhões neste mercado de loucos em que os benfas pagam 15M pelo 3º GR da Juventus que teve 2 ruturas de ligamentos nos joelhos e passa o tempo lesionado…Para se investir, que se faça onde há lacunas – faz falta um médio centro de qualidade ao Sporting e dois laterais…que se gaste o dinheiro aqui que de GR estamos bem servidos…Para quem diz que com 28 é velho, um GR atinge o seu pico aos 30 / 32, onde a agilidade vale menos que a inteligencia e colocação entre os postes…Quanto a Viviano, compreendo a saída…deve ser caro em salários e por alguma razão os clubes Italianos não o vem buscar de volta…
18 Julho, 2019 at 0:09
Eu gosto do Max, tem potencial mas… dizer que já é melhor que o Renan… ou criticar o nervosismo do Renan e esperar que o Max comece a jogar na baliza da equipa principal sem cometer os mesmos, ou mais, erros que o Renan…
A formação do Sporting é boa. Daí a que assumam a titularidade na Equipa Principal só porque já chegaram ao escalão, calma. Ainda para mais no nosso campeonato, do compadrio entre alguns e do jogo sujo para outros…
18 Julho, 2019 at 0:25
Não gosto.
Prefiro o Max.
Para memória futura.
18 Julho, 2019 at 0:33
Começo por dizer que tenho imensa pena que a política tenha impedido que Viviano pudesse ser o dono da baliza do Sporting. Dito isto tenho de admitir que Renan foi para mim uma grande surpresa, pois não acreditava que tivesse estofo para agarrar a baliza como o fez.
Para mim Renan é um bom guarda-redes, com uma mentalidade forte, e que faz com que transforme as críticas em força. A forma como entrou no Sporting, debaixo de uma chuva de críticas e desconfiança, lembra-me um pouco Piccini, também ele alvo do tribunal de Alvalade.
No entanto, apesar de achar que é um bom guarda-redes, não há como esconder que possui determinadas lacunas que dificilmente conseguirá colmatar aos 28 anos, como a falta de qualidade a sair a jogar com os pés (algo que Patrício conseguiu melhorar com os anos) e não sair debaixo dos postes. Como pontos fortes destaco os reflexos e o sangue frio nas grandes penalidades. Mas até o momento cumpriu e merece ser elogiado pelo que fez até o momento no Sporting. Conseguiu algo que o seu antecessor não conseguiu que foi ganhar dois Títulos na mesma época e ser herói em ambos os jogos. Portanto, Renan melhor que Patrício!
Se tivéssemos uma equipa excepcional e com grandes ambições, diria que necessitaríamos de um guarda-redes que valesse pontos nos jogos a doer.
Para um campeonato viciado, com dois rivais carregados de milhões da Champions para atacar os mercados de verão e inverno e encontrar segundas linhas ao nível das primeiras, e onde somos, como no passado, o underdog, não será por Renan que o Sporting não será Campeão. Faremos melhor que o terceiro lugar como nos garantiu o presidente.
Temos uma dupla de centrais que teve uma época fantástica (caso contrário estaríamos feitos!) e que garantiram a Renan muita tranquilidade durante a época. Se na frente conseguíssemos marcar em 2019/2020 como em 2018/2019, voltaríamos a disfarçar as enormes fragilidades que a pré-época tem posto a nu.
E não podemos esquecer que foi Bruno Fernandes quem salvou o Sporting, Marcel Keizer e Frederico Varandas na época passada.
Portanto tudo resumir-se-a a Bruno Fernandes (o elogio aos centrais não é extensivo a grande parte da equipa), que graças a pobreza do modelo de jogo de Keizer torna a equipa totalmente dependente do rasgo do nosso maestro.
A sua saída retirará muita qualidade ao nosso jogo, deixando expostas as limitações de Keizer, e por conseguinte as fragilidades do plantel, incluindo Renan.
18 Julho, 2019 at 16:58
BINGO !
Podemos fechar isto por hoje !