14 anos. E 14 anos não são 14 dias. É este o tempo durante o qual Iuri Medeiros foi do Sporting. Primeiro, um puto artista. Canhota lixada, finta curta, uma espécie de falso lento. Foi-se aprimorando. Os movimentos de fora para dentro e as cortadas ao segundo pau. Os livre directos. As assistências açucaradas. E nós (sim, porque não sou só eu), à espera que o gajo chegasse à equipa principal.
Chegou o verão de 2013 e o Sporting participou na recuperada Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa. Levou os putos todos que podia levar, no fundo a equipa B que era orientada por Abel Ferreira. Estava lá o Esgaio, o Riquicho, o Nuno Reis, o Fokobo, o Betinho, o João Mário. Também estavam o Jeffren de Cristal, o Diego Rubio e o Valentin Viola. E, claro, o Iuri.
No primeiro jogo, frente a um benfica que alinhou com Jardel, com o avançado Rodrigo ou com o enorme monstruoso André Gomes, os jovens Leões venceram por 2-1 e rumaram à final onde haveriam de encontrar o Estoril de Marco Silva. Os canarinhos não fizeram poupanças, os verde e brancos voltaram a atirar lá para dentro a miudagem, deste vez com Victor Golas na baliza. O jogo ficou 3-3, Iuri marcou um dos golos e nos penaltis a Taça veio para as nossas mãos.
Passaram seis anos. Nos dois primeiros, Iuri continuou na equipa B. 57 jogos e 12 golos, fora as assistências. A meio de 14/15, ruma ao Arouca. Em 15/16 ao Moreirense. E em 16/17 ao Boavista. Sempre em crescendo, sempre em destaque, ao ponto de liderar a lista de jogadores com mais assistência e com mais golos de livre na nossa liga (inesquecíveis aqueles dois em pleno galinheiro).
Aos 23 anos, dizia-se estar no ponto para regressar ao Sporting. E regressou. Para fazer número e entrar a cinco minutos do final, quando o iluminado mascava a chicla da aposta na formação. A meio da época, emprestado ao Génova. Boas prestações quando teve oportunidade de jogar, limitações de um empréstimo que obrigava os italianos a pagarem 12 milhões se ele jogasse um determinado número de minutos. Nova época, novo empréstimo, menos oportunidades, toca a fazer novamente as malas e ruma à Polónia, para meia época com as cores do Legia.
E cá estamos nós em 2019. Iuri vai para a Alemanha. Definitivamente. Quatro anos no Nuremberga, a troco de três milhões de euros + 10% de uma futura transferência. Sou-vos sincero: estou-me a cagar para o valor da transferência.
Incomoda-me, sim, a forma como, uma vez mais, tratámos um inegável talento. Os iluminados dirão que lhe falta intensidade e empenho nos treinos e que se não ficou foi porque os treinadores não lhe viram qualidades suficientes para tal. Eu continuo a defender que teria sido obrigatório alguém ter-lhe dado uma sequência de 7, 8, 9, 10 jogos. Ter-lhe mostrado que acreditava naquele talento. Tê-lo feito sentir importante. Mas, para treinadores que são uma merda como condutores de homens, é mais fácil colocar de lado jogadores com feitios especiais. Dirão que é a bem do grupo, eu continuarei a dizer que são uma merda a liderar homens.
Tal como continuarei a dizer que se o Medeiros se chamasse Iuricic ou Iuri Ruiz, teria visto abrirem-se-lhe as portas de Alvalade com toda a pompa. Teria sido contratado em vez de um Heldon, de um Shikabala, de um Sacko, de um Dramé, de um Marcelo Meli, de um Lazar Markovic, de um Alan Ruiz, de um Ruben Ribeiro, de um Diaby… no fundo, Iuri, a culpa é dos teus pais, do teu nome e desta estranha forma de promover a aposta na formação. Tirando isso, rapaz, podíamos ter feito coisas bonitas.
18 Julho, 2019 at 16:06
Cherba, 100 pct de acordo. Está tudo aí. Podes começar a preparar outro post com a venda do Matheus.
É simplesmente triste ver um clube como o Sporting desperdiçar jogadores com este talento.
18 Julho, 2019 at 16:07
Quando penso na quantidade de jovens de qualidade que o Sporting CP desperdiçou pelos erros de casting que foram Jorge Jesus, Peseiro e agora Keizer…
Custa assim tanto encontrar um treinador que não tenha medo de invistir nos jovens da formação? Metam-me lá que eu resolvo isso. Não percebo nada de treino mas pelo menos sabia construir um plantel com jogadores que nos iriam render milhões em poucas épocas.
18 Julho, 2019 at 17:09
Paulo Bento…
18 Julho, 2019 at 16:08
Ruben Ribeiros, Alan Ruizes, Diabys é que são bons, os nossos não prestam. Não sei quanto dinheiro foi metido nessas 3 anedotas que mencionei mas nenhum deles faz com 2 pés o que o Iuri faz com 1. Enfim…
18 Julho, 2019 at 16:09
Também me soa um pouco “a falso “ esta situação…
Sempre achei ( mesmo não podendo ir mais além porque não percebo muito do assunto…) que o Iuri nos daria muitas alegrias com a verde e branca vestida…
Afinal o destino ( traçado na palma da mão como “reza” o fado…) “traçou” outros horizontes no futuro do Iuri…
Apenas posso desejar que seja feliz…
SL
18 Julho, 2019 at 16:09
Este merda é incompreensível.
18 Julho, 2019 at 16:11
Iuri, ainda adolescente…
https://www.youtube.com/watch?v=barDusWE3oU
18 Julho, 2019 at 16:15
Completamente de acordo.
Lembram-se certamente de um jogador de nome Ricardo Nascimento, que jogou entre outros, no Rio Ave.
Jogador de trato difícil, qualidade inegável, dono de uma certa loucura própria. Tratado com pinças pelos treinadores, porque viam ali uma mais valia para a equipa. Não foi mais longe por essa loucura.
Nós por cá, não há meio termo, não há ajuda/apoio ao crescimento dos atletas de valor. Toca a emprestar, pode ser que …
Plata, Camacho, entre muitos outros, vêm jovens, têm lugar no plantel. Os da casa, com conhecimento do clube …
Roda, roda e vira, solta a roda e vem
Me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém
Roda, roda e vira, solta a roda e vem
Neste raio de suruba, já me passaram a mão na bunda
E ainda não comi ninguém
18 Julho, 2019 at 16:16
A propósito da questão da necessidade de saber lidar com feitios especiais, tive uma formação fabulosa acerca desta temática, onde me foi apresentada uma ferramenta fabulosa que daria imenso jeito a muitos líderes. Chama-se programa de desenvolvimento natural, e pode ser analisado no site http://www.inathu.com.br
SL
18 Julho, 2019 at 16:19
Feitio especial tinha o Teo Gutierrez que até tinha direito a teletrabalho.
18 Julho, 2019 at 18:11
Hahahaha no ponto
Uma ginja para a Maria.
18 Julho, 2019 at 20:26
Gloria a Dios.
19 Julho, 2019 at 17:04
Pois, mas esse feitio do Té o “mestre da táctica”, o “fair-play é uma treta”, o “tinha que nascer 10 vezes” aturou bastante e bem! Não era português e foi uma escolha sua! O facto é que tirou dele um bom rendimento. Porque houve a paciência que NUNCA houve para outros!
SL
18 Julho, 2019 at 16:21
Tudo para ser um jogador de topo, dizia eu qd o vi pela primeira vez.
Depois do vendaval do ano passado, pensei que com Peseiro (as coisas que passam na cabeça de um gajo…) era gajo titularíssimo, um ala contrário a fazer aqueles remates em arco, assistências em trivela e livres na gaveta.
Os problemas começaram já com Abel, mas aí não foi o único, desvalorizo. Excelente qd emprestado… uma carreira mal gerida por nós e por ele.
Boa sorte.
18 Julho, 2019 at 16:22
Um talento incrivel a sair pela porta pequena.
Iuri era gajo para ser vendido acima dos 30M, bem facil. So lhe faltou srr no Sporting o que foi nos outros lados, aposta.
Incompreensível esta gestão de carreira do Iuri e de todos da geração dele, como o Geraldes e o Matheus.
JJ não foi só um rombo nos cofres do Sporting, foi um rombo nas aspirações destes putos.
18 Julho, 2019 at 16:23
E uma mensagem péssima para os mais novos…
18 Julho, 2019 at 16:31
O actual treinador podia tentar passar uma mensagem diferente mas também não está a fazer muito por isso. A diferença entre os 2 é que um é um monte de merda e outro até parece um gajo porreiro.
18 Julho, 2019 at 16:52
Ehehe
Nem mais caro Sheffield
18 Julho, 2019 at 16:31
foi só o jj ?
este ano acho que está no brasil
18 Julho, 2019 at 17:37
Tendo em conta o ano em que eles apareceram e a duração de JJ no Sporting, não foi só mas foi o principal
18 Julho, 2019 at 18:08
Tivestes a época passada e tens esta.
Dizer que a culpa é só jj é desresponsabilizar a actual estrutura.
A época passada foi a ideal para inserir jogadores como palhinha- Geraldes -Matheus -Iuri -domingos Duarte.
Que jj é uma besta está fora de questão mas passar paninhos quentes a estes também não passo.
18 Julho, 2019 at 18:27
A epoca passada não foi planeada pela actual estrutura, foi pela CG.
18 Julho, 2019 at 18:48
Oficialmente foi isso mas tenho uma interpretação diferente.
Mesmo assim kaizer não deu hipóteses a ninguém e teve oportunidades para isso.
18 Julho, 2019 at 18:55
A mim o que me interessa é a versão oficial.
18 Julho, 2019 at 18:52
A época passada nos lampiões também não foi planeada pelo Lage e deu no que deu.
18 Julho, 2019 at 18:53
Também não foi planeada pelo Vitória
18 Julho, 2019 at 18:54
Tamos a falar de CD vens falar de treinadores. Nem percebo a comparação
18 Julho, 2019 at 20:48
Estamos a falar do CD que teve de Setembro até Janeiro para corrigir deficiências no planeamento.
Os reforços do Porco no inicio de Janeiro já jogavam, nesta época e na anterior, no SCP começaram a jogar em em Março.
18 Julho, 2019 at 18:31
E uma coisa é apoatar no Iuri com 21 ou 22 anos, outra é com 25. O que digo do JJ é que foi o culpado de falhar o timing certo para apostar no Iuri
18 Julho, 2019 at 18:51
Temos opiniões diferentes, o jj teve a sua culpa e principalmente até no demiral e o kaizer continua a saga
18 Julho, 2019 at 18:11
O ano passado teríamos de pagar para ter Iuri!
18 Julho, 2019 at 18:51
Seja como for não se trata unicamente de iuri
18 Julho, 2019 at 16:33
“JJ não foi só um rombo nos cofres do Sporting, foi um rombo nas aspirações destes putos.”
Coisa que meia dúzia disseram aqui desde a primeira hora, enquanto uma multidão aplaudia e os chamava de lampiões e filhos da puta…
18 Julho, 2019 at 16:41
Pode ter sido, mas esta é a segunda época sem o gajo e … tudo como dantes.
18 Julho, 2019 at 17:52
Perdeste: Patrício, Piccini, William, Gelson, Leão… Só substituíste, à altura, o Gelson pelo Raphinha! Quase meia equipa!
Deixaste de ter um gajo a mamar 8M€ por ano para teres um a ganhar 1M€… 7M€ de poupança só no treinador! Ganhaste mais em 2018/19 que em 2017/18.
Não tens um anormal a rebaixar o clube em cada conferência de imprensa…
Se quiseres ir mais atrás, ainda perdeste o Adrien que era o pulmão do meio campo!
E, na minha opinião, duvido que o Keizer tivesse tratado o Palhinha, o Geraldes, o Iuri e o Matheus como o Jesus os tratou há 4 anos atrás… É que na altura eram todos jovens promissores e hoje, 4 anos depois e exactamente com os mesmos defeitos e virtudes, são jogadores medianos, ou nem isso!
Não perceber que o contexto é completamente diferente… 😉
18 Julho, 2019 at 17:54
Esta VAI SER… Não sabes ainda o que será!
O Keizer tem 7 meses de trabalho, tendo chegado com a época em andamento!
18 Julho, 2019 at 19:12
A época vai estar sempre em andamento até o despedimento final…
19 Julho, 2019 at 7:09
O giro da epoca estar em andamento é que no inicio a equipa goleava e jogava que se fartava…. e quanto mais o tempo passa pior fica…. deve ser esse andamento de que falas.
Até ele se pôr a andar, será sempre “andamento”, porque o Sporting é muito andamento para ele.
18 Julho, 2019 at 17:59
Eu sei, fazia parte da meia dúzia
18 Julho, 2019 at 17:01
Dava um filme:
“As incríveis costas largas de JJ”.
O que vale é que JJ já não está cá e por isso todos esses problemas só podem estar resolvidos.
Irui, Geraldes e Matheus passam por 5 ou 6 treinadores que não apostaram neles, andam de empréstimo em empréstimo e resume-se a culpa a … JJ.
Entretanto deu para ver o rombo nas aspirações do João Mario, do Gelson, do Semedo, do Podence, do Rafael Leão.
Tudo jogadores com as pernas cortadas por JJ.
Já o disse aqui: insultarem o JJ é para o lado que durmo melhor, o problema é que ao se identificar mal o problema com certeza que não se encontrará a solução.
19 Julho, 2019 at 9:06
O Geraldes tem 24 anos e o Matheus 23. Chegaram às mãos do JJ com 20 anos e 19. Quem tinham sido os 5 ou 6 treinadores que não apostavam neles? É que eu só consigo encontrar 2, o JJ e o inenarrável Peseiro. Vá lá , 3 no caso do Geraldes porque nesta época em que voltou para vender GB também não foi aposta do Keizer.
JJ nestes casos estragou a natural progressão dos jovens numa idade fundamental, entre os 19 e os 23, tentar fugir a isso é que é seguir um caminho errado na procura da solução.
19 Julho, 2019 at 16:02
TW
Então só o Sporting é que tem treinadores e os jogadores quando não ficam vão para uma cave e ficam de castigo?
O Matheus entrou quando entrou o Gelson, o Geraldes foi chamado quando foi o Podence.
Uns ficaram, outros não. A culpa será só do treinador?
E o que tem ter 23 ou 24 anos?
Quer dizer que quando JJ saiu tinham 22 e 21.
Qual era a idade do Adrien quando com JJ passou de não convocado da seleção para titular da campeã europeia de seleções?
Que idade tinha João Mário quando passou de substituo de Carrillo para jogador de 40 milhões de euros.
Que idade tinha o Semedo quando passou de empréstimos sucessivos para titular do Sporting?
Se JJ saiu e os jogadores tinha 21 e 22 anos, agora com 23 e 24 continuam sem ser aposta e a culpa é do JJ?
O Keizer é mesmo o treinador certo no lugar certo, um gajo simpático para uma exigência simpática.
18 Julho, 2019 at 17:45
Mas o JJ já nós sabíamos que era assim.
O treinador dos camiões de aquisições.
JJ já anda a “espalhar magia” pelo Flamengo e a música por aqui continua na mesma. Com a diferença que, a situação financeira apontaria a um bem maior aproveitamento do pessoal da casa.
Foi o Geraldes, foi o Iuri, vai certamente o Matheus, vamos ver se não vai o Jovane.
Não é por irem. É por irem sem oportunidades. As mesmas que foram dadas a Diaby, as mesmas que são dadas ao Illori. As mesmas que JJ deu a Alan Ruiz, a Markovic. As mesmas que, cheira-me, vamos dar a Vietto, a Camacho.
Geraldes, como Palhinha e não sei se Matheus não se enquadrará, penso que terão contas a pagar relativamente ao final da outra época.
Iuri não o enquadro aí.
Poderia não ser jogador para o Sporting. Nunca saberemos.
Já está, já está.
Felicidades!
18 Julho, 2019 at 18:12
Não foi só o JJ.
18 Julho, 2019 at 16:22
Estou tão de acordo com isto, Cherba. Os putos ao fazerem 18 anos têm de ir ao registo civil e mudar o nome. Iuri Riberovsky, Dani Braganza, Mike Lewis, Xico Heraldez, Lewis Max, Thierry Rosier, Dudu Dominguez, Ivanildovic … Com o nome certo eram todos jovens craques!
18 Julho, 2019 at 16:26
Just another day at the office. Quem será o próximo? Depois da raspadinha a sortear uma ida a uma assembleia, bem que se podia criar o placard, sendo que este consistiria em apostar em quem vai sair, se no defeso se depois, se por menos de 3 milhões, se por 3 milhões ou se por mais de 3 milhões. Quem acertasse o pleno, teria direito a assistir a um jogo no camarote. Um prémio atrativo, uma vez que daria a oportunidade de dizer umas coisas a quem manda nisto tudo. E não, não estou a falar do sor presidente.
Felicidades para o Iuri.
18 Julho, 2019 at 16:26
Quanto ao talento especial, aos tiques de vedeta e essas merdas que dizem dele e do Matheus, a verdade é que isso só parece ser problema no Sporting.
Vão para outros clubes e jogam, fazem a diferença, são dos melhores jogadores da equipa.
Só no Sporting é que não se sabe lidar com este tipo de personalidade. Problema dos jogadores, ou problema do Clube?
É que esse tipo de personalidade não faz diferença quando é um jogador de fora como o Teo ou o Alan.
Só os da formação é que não podemnter personalidade.
18 Julho, 2019 at 16:28
Fdx, o meu aplauso de pé a este comentário do camarada VL.
Não diria nem mais nem melhor.
18 Julho, 2019 at 16:38
Bem…fazer, faz.
É verdade que lhes dão oportunidades atrás de oportunidades. Mas no final, nenhum vinga.
18 Julho, 2019 at 16:51
Pois.
Tudo isso.
18 Julho, 2019 at 17:49
Concordo a 100%.
Nos outros clubes é a saudável irreverência.
No Sporting é um crime.
Dá a ideia de que a Academia formou um aborto.
18 Julho, 2019 at 18:45
Clap, clap, clap
18 Julho, 2019 at 16:26
Eu só queria deixar aqui o statement:
– ide pó crl, anteriores e actuais, que não colocam putos talentosos a jogar, em detrimento de mancos sul-americanos. Só para engordar a conta bancária.
Adeus Iuri (é válido para o Xico Geraldes e para o Matheus Pereira).
18 Julho, 2019 at 16:30
Bom post Cherba.
Está muita verdade aí.
Não me vou alongar porque entre ontem e hoje já disse tudo o que tinha a dizer sobre a merda que acho que é o Sporting desperdiçar talentos destes porque não tem um acompanhamento profissional na formação que possa potenciar jogadores deste calibre a valerem 20 ou 30 M€, com certa facilidade!
18 Julho, 2019 at 16:32
Gestão de carreira… que gestão?
Hoje roda no Boavista, amanhã no Moreirense. Para quê, ao certo, o que é dois(/!!) anos de empréstimo a equipas medíocres capacitam o jogador a actuar pelo Sporting.
Roda no Rio Ave, sai, volta à B (???) para que não desçam, pré na A, mais um empréstimo…
Vão-se lixar com efe.
Ah e tal, precisa de tempo, precisamos de alguém no imediato.
Depois vem um Ruiz (com o prémio de ser um super profissional) e… eh pá, não está adaptado à Europa, precisa de tempo, mas só se adapta jogando, portanto tem de ter minutos.
Tudo em modo tentativa e erro.
No JJ em particular (o menos culpado, ele é o que é), fez no Sporting o que fizera antes. Não gosta do cheiro, borda do prato sem sequer provar. Já se pode dizer isto, não? Podemos falar à vontade do que fez ao Benito ou ao Urreta (alguém vê os paralelismos?).
18 Julho, 2019 at 16:50
+1 . escadinha
18 Julho, 2019 at 16:55
Efe maiúsculo.
18 Julho, 2019 at 18:00
Isto
18 Julho, 2019 at 16:35
Época do Iuri no Sporting em 2017/2018:
163 minutos – Taça de Portugal
85 minutos – Taça da Liga
128 minutos – Campeonato
O equivalente a 4 jogos completos (apesar de ter tido algumas participações de meros minutos, o que termina por não ser igual a fazer 1/2 jogo ou jogo completo, como aconteceu algumas vezes).
Teve mais minutos nos seguintes jogos:
90 minutos contra o Oleiros para a Taça de Portugal (Zero golos, zero assistências);
73 minutos contra o Vilaverdense para a Taça de Portugal (Zero golos, zero assistências);
56 minutos contra o Marítimo para a Taça da Liga (Zero golos, zero assistências);
59 minutos contra o Tondela para o Campeonato (Zero golos, zero assistências);
Estatisticamente não serve.
De acordo com o Transfermakt o seu maior valor de mercado foram 5 milhões, no final da época de 2015/2016 após a boa época no Moreirense. Atualmente vale 4,5 milhões. Foi vendido por 3 milhões mantendo-se 10% do passe. Parece-me um bom negócio face à idade, ao valor de mercado e ao que já demonstrou com o Leão ao peito e nas montras europeias.
Se for assim tão bom como preconizam valerá facílmente 20 milhoes, com 2 possíveis milhões a virem cair no nossos bolsos (perfazendo 5 milhões no total). Se a partir daqui for sempre a descer, ficámos com 3 milhões no bolso que podiam ser zero euros no futuro. O tempo dos all in já lá vai, mas vale 3 milhões, possíveis 5, no bolso, que eventuais 10 ou 20 e zero no bolso.
18 Julho, 2019 at 16:39
eh eh eh
18 Julho, 2019 at 16:40
vai pró caralho, meu! Mas tu pensas que estás a falar com o imbecil do Rahim, que ainda na merda do editorial desta semana, do jornal Sporting, diz que o estágio na Suíça superou todas as expectativas?!?
18 Julho, 2019 at 16:47
Mas ainda alguém lê o jornal Sporting?
Pergunto pq acho que só tu.
18 Julho, 2019 at 16:49
leio. Penitência.
18 Julho, 2019 at 18:24
Eu assino e leio o jornal Sporting.
19 Julho, 2019 at 23:03
Essa merda explica muita coisa…
18 Julho, 2019 at 19:12
Boa capa:
https://twitter.com/Sporting_CP/status/1151886234077339648?s=20
18 Julho, 2019 at 16:49
😉
18 Julho, 2019 at 17:57
Pode ter superado, noutros aspectos… 🙂
18 Julho, 2019 at 18:15
Em selfies, o Marcelo que se cuide
18 Julho, 2019 at 19:00
É a minha opinião. E também podes ir para o caralho que te foda. Estás frustrado com a questão do Iuri temos pena. Querias palminhas e vivas ao Cherba? És o dono do tasco mas n significa que não possas ir para o caralho mais velho.
18 Julho, 2019 at 19:11
Meu, podes mandar as caralhadas que quiseres, até podes mandar o dono do tasco para o caralho, mas já ninguém dá um tostão por ti, percebes? Ninguém te leva a sério, já toda a gente te topou. Quando escreves aqui é o mesmo que estares a falar sozinho num planeta deserto e muito distante. É o mesmo que não escreveres. Com ou sem caralhadas.
18 Julho, 2019 at 19:14
Ótimo, assim posso escrever sem ser ofendido.
19 Julho, 2019 at 9:16
És um bidé. Muda de nick. Melhor… finge que vais levar nas nalgas e desaparece
18 Julho, 2019 at 17:06
Foda se. Há aqui pessoal que para defender um ponto de vista usam e abusam da hipocrisia. Eu não gosto de apontar falhas de carácter, mas é impossível ter conversas a este nível.
18 Julho, 2019 at 17:21
Que infelicidade teres o mesmo nome que um belíssimo jogador que o Sporting teve…
18 Julho, 2019 at 17:27
O Daniel Bragança? O pretérito perfeito também se pode aplicar ao Bragança.. Não quero ser associado ao modelo…
18 Julho, 2019 at 17:29
Não era para ti, era para o Marco Aurélio, até porque tu dizes coisas com sentido
18 Julho, 2019 at 18:27
Fiquei na dúvida, mas era para esclarecer que, em caso de associação, prefiro o Bragança. O Marco Aurélio era um belíssimo jogador. Saudades desse Marco Aurélio.
18 Julho, 2019 at 17:24
Li o comentário todo e, quando cheguei ao fim, voltei para cima para ver quem tinha escrito – não tinha reparado. Fiquei logo esclarecido.
18 Julho, 2019 at 18:09
Bem justificado… a avença que a SAD te paga.
Quando “dermos” o Bruno Fernandes por meia dúzia de tostões hás-de vir aqui dizer que foi uma necessidade, que o jogador não valia mais.
Eu quero que o Transfermakt se foda!
Andamos (andam) doidinhos por despachar o entulho e o que não é entulho. Há que pagar aos Illoris.
Oportunidades! É o que precisam. Não é um jogo de três em três meses.
Este não presta, o Florentino é que é “muita” bom!
Enquanto uns valorizam os seus, nós (eles CD) desvalorizam os nossos! Quando até o nosso melhor jogador é desvalorizado pelos representantes do Clube. Há que despachar a qualquer preço. O meu lamento por concordares com isso.
18 Julho, 2019 at 18:19
Em todo o lado tem de existir um marco Aurélio, e ainda bem.
18 Julho, 2019 at 16:37
A gestão do potencial que formamos é mesmo amadora. Muito fraca mesmo!
E há aí uma grande falácia que tenho lido aqui na tasca e parece que já é assumida como uma verdade…”Ah e tal não temos jogadores de grande qualidade na nossa cantera…quais é não apostámos e deram jogadores de grande classe?”
Há aqui um erro de análise gigantesco. Há muitos jogadores com potencial em determinada idade que se não tiverem oportunidades (a sério!), se não se fizer uma boa gestão de carreira, se forem parar às mãos de treinadores errados…simplesmente não transformam esse potencial em rendimento efectivo. Ou seja tem de haver POTENCIAL mas também tem de haver OPORTUNIDADE para cumprir esse potencial. Só um dos 2 conceitos não chega.
E pronto, bora lá tb prescindir do Matheus Pereira…po crl oh Kareca!
18 Julho, 2019 at 16:46
Vir culpar esta direcção (independentemente do Varandas ou outro qualquer) por estar a colocar as ex-jovens promessas, é bastante injusto.
O Iuri tem 25 anos, desde os 20 anda emprestado, nos últimos 2 anos, mal jogou ou teve uma sequencia de jogos positiva.
Ele tinha obrigatoriamente de ver a sua vida resolvida quando vem do empréstimo ao Moreirense.
Era aposta, vendido ou colocar lá fora com uma clausula nos 8/10M.
Optou-se por Markovic’s, Campbell’s e o caralho (nada “contra” na altura, é o tal beneficio da dúvida, mas a bola não entrou e torrou-se uns milhões)
E segue o Medeiros para o Boavista, ou seja um “novo” Moreirense, carrega de novo o piano, era fácil para ele jogar a esse nível, começa aqui a estagnação de um grande talento.
Um caso parecido ao de Domingos Duarte, mas o central nunca teve o hype do Iuri.
O Iuri nunca contou para o director geral do Futebol/Treinador JJ, portanto levou com 5 a 10 minutos, de 3 em 3 jogos e segue para o Genova.
Acredito com outro treinador tinha tido uma chance, porque outro treinador tinha que baixar a bola perante o Presidente, ao contrário de JJ.
Tenho pena que saia assim, foi uma guerra minha e de muitos durante a estadia de JJ, mas que o treinador acabou por vencer a mesma.
Iuri, 25 anos, sem espaço no plantel atualmente.
Precisa de estabilidade e de jogar a titular, não sei se é vedeta ou não, mostrou serviço sempre que jogou em Portugal…
Boa Sorte.
3M acaba por ser razoável.
18 Julho, 2019 at 21:25
Nem mais nem menos, apenas isto!
18 Julho, 2019 at 16:51
Que clube especial que temos. Repletos de bandeiras politicas (“clube da formação”; “aqui nasceram duas bolas de ouro”), mas sem qualquer tato da realidade.
Temos talento, disso não me restam dúvidas mas é preciso apostar sem medo, confiando que o talento emergirá. Lembro por ex. o rato do Patricio nos 1 anos de PB a frangalhar por todo lado e depois, depois, é a história que conhecemos. Keizer não é nem nunca será um homem de leme firme com olho para a formação (bastava ver o Gudjeli a jogar semana após semana), para tal teria de lhe ser imposto.
18 Julho, 2019 at 16:57
Azar do iuri nao ter sido criado nas galinhas…hj estava a sair por 100 milhões para um grande europeu…mas nós é que apostamos na formação…
18 Julho, 2019 at 19:01
Não duvide que iremos pagar caro estas decisões. Aliás já estamos a pagar com a saída de vários jogadores para o rival.
Vale bola dizer que teremos a melhor Academia em 2022 quando vemos jovens de 12, 13, 14 anos a trocarem de clube ou a escolherem iniciar no rival a sua formação.
Em 2022 vamos ter a Academia mais bonita, remodelada e com o melhor equipamento, e vazio de jovens promissores, porque entretanto optaram por outras Academias.
18 Julho, 2019 at 21:18
Os pais tem medo que os filhos levem no focinho… simple as that!!!
18 Julho, 2019 at 16:58
Quem o acusa de falta de intensidade, que se lembre daquela carraça veloz, André Gomes, que foi aposta nos corruptos 2.0 e foi para o Barcelona por milhões ou mendilhões!
Claro que serão sempre uns ingratos e uns filhos da ****, mas cada vez mais percebo os putos que se querem por a milhas do Sporting.
Ou são emprestados até saturar e acabar o contrato, ou nunca têm oportunidades(minutos jogados de forma regular) como a estrangeirada de qualidade duvidosa ou andam a ser gozados a entrar aos 90+4, para queimar tempo contra um “Tondela”
18 Julho, 2019 at 16:58
Volto a escrever o que escrevi antes sobre o Iuri
Sobre o Iuri Medeiros, tenho dois pontos a referir.
Gestão de Carreira e Timings
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/zenit-ofereceu-12-milhoes-de-euros-por-iuri-medeiros
De duas uma, aquando da altura critica, que era quando tinha 21, 22 anos, ou se apostava ou vendia-se.
Só que ficou nem carne nem peixe demasiado tempo, e a carreira dele foi que deu, com o preço de mercado a ser um reflexo disso mesmo
Conclusão, a formação é muito bonita, mas tem prazos de validade, e quando não se aposta na altura certa, mais vale deixar ir.
18 Julho, 2019 at 17:09
Nem na altura certa nem em nenhuma. Não se aposta. Ponto. O benfica tem actualmente a melhor formação porque aposta.
A Juventus acabou de comprar o Demiral por 18 milhões e, em resposta ao interesse do Milan, respondeu com 40 milhões. Foi vendido pelo Sporting por 3,5 milhões de euros em janeiro.
18 Julho, 2019 at 17:18
Concordo …
Por isso, ser importante fazer já um trabalho de raiz e olhando se calhar até mais para os jovens que agora têm 18 anos ou menos, do que ficarmos a carpir mágoas sobre casos como do Iuri que ficaram infelizmente perdidos no caminho.
A culpa não deve morrer solteira, mas há tantos culpados, que a lista seria gigante se fossemos enumerar todos.
E já agora, um dos culpados também são os próprios adeptos em Alvalade, que normalmente são bem cruéis com os jovens assim que têm uma falha, falhas estas que acontecem sempre e são típicas das dores de crescimento num processo de formação.
18 Julho, 2019 at 17:24
Claro que sim, também concordo que os adeptos são demasiado impacientes com alguns jovens da formação. O Nani foi um bom exemplo. O Matheus Pereira não é um caso como o Iuri e parece que vai pelo mesmo caminho (apesar de não considerar Iuri um caso perdido. O Iuri precisa ser acarinhado e sentir confiança). Acerca do Matheus dizem que se arma em vedeta… é o argumento que é utilizado. Lembro-me de muitas vedetas que passaram pelo Sporting. Um acabou de ser contratado. Saiu do Liverpool porque não quer jogar a LD e já reafirmou que a LD não joga.. humildade, dedicação… são estas qualidades que se pretende
18 Julho, 2019 at 18:29
o carrocel que para aí não vai…
18 Julho, 2019 at 18:47
Mantém-te longe do carrossel, Jozic.
18 Julho, 2019 at 17:19
Totalmente de acordo com isto…. Ou é aposta segura ou então não se anda a marinar jogadores à espera que aos 25 se tornem vedetas
18 Julho, 2019 at 17:26
Você acha mesmo que a dimensão do Iuri se adequava a exigencia Sporting? Você fala a sério quando diz que o que ele não jogou no Genova se deveu a exigencias contratuais e não a critérios técnicos? Você acha mesmo que a postura, por exemplo, no Boavista, a forma como se alheava na maioria do tempo se adequava a uma equipa como o Sporting? Você acredita que a saída do Iuri é mesmo uma sórdida cabala contra miudos da formação que não chegam para as exigencias pretendidas, como naturalmente acontece entre os 80% a 95% dos formandos nos clubes da dimensão do Sporting.
Se qualquer clube conseguir lançar em cada 2 epocas um ou dois jogadores na sua equipa principal (no seu melhor onze), a formação e o seu investimento estão justificados, o Sporting como qualquer outro Clube será criticado sempre que sai alguem da sua formação de forma definitva, mas felizmente quem decide está acima e tem de estar acima desse romantismo…
18 Julho, 2019 at 17:30
Você acha que a dimensão do Renan, Jefferson, Petrovic, Bruno Gaspar, Ilori, Eduardo, Alan Ruiz, Rafael Camacho (… ficaria aqui o resto do dia), se adequa à exigência do Sporting?
Peço desculpa pelo romantismo, vamos continuar…
18 Julho, 2019 at 17:45
Dani, isso na minha terra chama-se desconversar e para esse peditório não dou. O que voce escreve não tem rigoroamente nada a ver com aquilo que expus.
18 Julho, 2019 at 18:04
Desconversar? E como qualifica a sua análise em relação à postura do Iuri no Boavista? Uma fantasia para justificar a não aposta no Iuri? O Boavista resumia se a Iuri, Renato Santos e Rochinha. Boa parte das suas acções eram inconsequentes devido à qualidade da equipa.
O Demiral não ter sido aposta no ano anterior e ter saído por empréstimo com uma cláusula de 3,5 milhões foi por não ter dimensão adequada à exigência do Sporting?
Na minha terra chama se desonestidade intelectual, ou pura ignorância.
18 Julho, 2019 at 18:56
Desculpe Pedro O, mas tem tudo a ver. A categoria que se exige a um miúdo da formação tem de ser vista em comparação com o que se contrata. E eu simplesmente não entendo como é que no Sporting há lugar para o Diaby e não há lugar para o Iuri. O mesmo para Gudelj/Palhinha, Eduardo/Daniel Bragança, Camacho/ Matheus, Vietto/Dala, Renan (e eu até gosto do Renan, pela atitude e por gratidão)/Max, Rosier/Thierry, Ilori/DD, etc…
18 Julho, 2019 at 17:31
As minhas esperanças com o Iuri podem-se resumir às seguintes fases:
1: escolas e B: “fdx este gajo vai ser craque”
2: primeiros problemas na B e ser riscado todas as pré-epocas: “epa com esta cabeça não acredito que vingue”
3: após empréstimos a Arouca e Boavista – “não. Temos de lhe dar uma oportunidade e jogar alguns jogos seguidos para sentir que é opção! Pode ser que isso lhe mexa com a cabeça. Não vai deixar de ser vedeta se o continuamos a emprestar a clubes onde ele é realmente a vedeta!”
4: início da segunda época de JJ (acho) – “é desta! Vai vingar!”
5: após empréstimos a Génova e Legia – “pena… não vai lá…”
18 Julho, 2019 at 17:35
3M€. Mais um grande negócio! As saudades que eu já tinha do antigo SCP…
18 Julho, 2019 at 19:07
E o Matic era pior do que tu
18 Julho, 2019 at 17:47
Talvez devas começar a preparar post para o Matheus Pereira.
Ja foi o Geraldes, agora Iuri a seguir Matheus pois remos la um diabo que corre p’ra caralho.
Agora ja esta, ja esta.
18 Julho, 2019 at 17:52
Poderíamos fazer muitas coisas, com Iuri, com Geraldes, com Matheus, com Palhinha, com Domingos Duarte ou com Demirel, assim como tantos que passaram pela formação deste clube.
Poderíamos pelo menos pô-los a jogar e dar-lhes as oportunidades que outros tiveram. O que me pergunto é se temos no Sporting gente à altura, para tomar decisões corretas no que diz respeito ao final da formação.
Este não é um problema recente, vem bem de trás, sempre formámos bem e sempre aproveitámos ou vendemos mal os jogadores que formamos e isso aconteceu mesmo com grandes jogadores referências da nossa cantera, que acima de tudo deram proveito a outros. Futre, Figo, Ronaldo, Quaresma, Sabrosa, Moutinho e mais recentemente Gelson e Leão são o exemplo.
Os nossos jovens geralmente são mal aproveitados, porque ou demoram muito tempo a entrar na equipa e quando podem dão o salto, ou são vendidos por tuta e meia.
A incompetência está à vista no caso de Demiral, é tão premente que se torna deprimente, mas que ca#@%$€ , ninguém foi capaz de ver que ali havia um pérola? Aqui na Tasca muitos de nós perceberam que o rapaz jogava bem.
18 Julho, 2019 at 17:59
Eu diria que a esmagadora maioria do pessoal aqui na Tasca percebeu que estava ali um diamante para ser usado…
18 Julho, 2019 at 17:53
Para quem ainda não viu o remake do Rei Leão, deixo aqui um pequeno Spoiler, o pai do Simba morre a tentar salva-lo.
Lamento estragar o filme, mas a Disney tinha a possibilidade de remendar a borrada dos bonecos animados e não o fez!
18 Julho, 2019 at 17:53
O que me faz confusão é na maior crise que há memória no nosso clube não se apostar em nenhum jogador da formação.
18 Julho, 2019 at 18:22
A dimensão dos jogadores que formamos não se adequam à exigência do Sporting?
Apesar de continuar a ser os jogadores formados no clube que ainda vão dando algum retorno financeiro… o benfica vendia a 15 milhões, nós vendemos a 3 (preço de tabela), mesmo quando o jogador tem uma avaliação superior.
18 Julho, 2019 at 22:19
Podes crer. Teria sido claramente a melhor solução.
18 Julho, 2019 at 18:03
Em cheio Cherba. Qualquer um vê que o Iuri devia ter tido uma época a sério no Sporting.
18 Julho, 2019 at 18:10
CLAP CLAP ( palmas de pé)
E ainda vamos ouvir falar dele.
18 Julho, 2019 at 18:17
O meu texto em 2017
https://atascadocherba.com/2017/11/09/hoje-escreves-tu-eu-acredito-tanto-em-ti-iuri/
Um valente fodasse para quem o desperdiçou durante 2 anos!
Depois de 3 empréstimos onde toda a gente percebeu que merecia mais, eis que havia um genio que via em Ruben Ribeiro ou em Campbell coisas melhores.
Neste momento, e com 25 anos pouco mais podia ser feito, senão vendido assim.
Desculpem mas tivessem dado a Iuri, ou a Matheus Pereira, um quarto do tempo de jogo que deram a Gelson… um quarto chegava
Boa sorte Iuri
18 Julho, 2019 at 18:32
Eu também acreditava (e continuo a acreditar) no Iuri. A grande parte de tempo de jogo que lhe foi dado nessa meia época foi em jogos de taça e com muita rotatividade. Isso é queimar o jogador.
18 Julho, 2019 at 18:42
Concordo plenamente
18 Julho, 2019 at 18:25
Subscrevo totalmente! Ainda por cima era daqueles jogadores fetiche… Agora pronto é acompanhar o Nuremberga.
Mas o problema é que o problema mantém-se ( e agora com o problema de haver menos qualidade na formação )… Vamos ver o que há a fazer mas perdemos cada vez mais a nossa identidade
18 Julho, 2019 at 18:26
Certo dia há anos que nem me lembro quantos fui jantar com famílias amigas ao Manjar do Norte, o melhor reduto para afogar as mágoas no melhor Leitão da margem sul. Enquanto raspava costelas e suculentas e bebia um frisante fresquinho, heis que um colega me alerta, tá ali o Iuri Medeiros… para mim era bola, sabia lá eu quem era. Foi o meu 1o contacto com sua excelência.
Nunca mais o vi por lá. Deve ter encontrado um sítio melhor.
18 Julho, 2019 at 18:26
Convençam-se de uma coisa.
No futuro os putos que tenham mesmo jeito para jogar futebol só virão para o Sporting se não tiverem lugar no Seixal. Sejam eles Sportinguistas ou não.
Esta merda do empresta aqui, empresta ali, empresta acolá, boa viagem gostámos de te conhecer vai acabar com o que resta da formação.
Os putos sonham. Sonham e olham para a nova politica propagandista dos lampiões, que anunciam qualquer Florentino desta vida como um craque, olham para qualquer Ferreira a ir para Itália.
E olham para o Sporting e vêem Diabys, Gudeljs, Alans Ruizes, Markovics e até Camachos e Platas (estes dois são tão promessas como os Jovanes, os Pedros Mendes, os Mammas ou os Elves) a taparem-lhes os lugares.
É pena, mas cada clube tem o que faz por merecer.
18 Julho, 2019 at 18:31
Em complemento ( e sem entrar no campo da qualidade/ se a oportunidade é merecida ) palavras recentes de Renato Sanches:
«Se tiver uma oportunidade, posso mostrar o que valho. Caso contrário, não, e só posso esperar. Dez ou 15 minutos não são uma oportunidade. Se não jogares, perdes confiança, perdes tudo. Sou jovem e preciso de confiança. Se não jogas durante dez jogos começas a acreditar que não és suficientemente bom. Mas eu conheço-me e sei que estou bem.»
18 Julho, 2019 at 18:42
E atenção. Até o jardim teve os seu erros. Preferiu apostar no Maurício em vez do dier…
18 Julho, 2019 at 18:53
Sitio errado
19 Julho, 2019 at 0:53
e foi buscar o helton
18 Julho, 2019 at 18:42
O Renato tem apenas 21 anos.
Iuri já leva 25.
18 Julho, 2019 at 18:39
Com um treinador como ali o dos vizinhos, ele conquistava o seu espaço no plantel. É preciso saber trabalhar com jovens, claramente nem todos os treinadores tem essa vocação. Claro que o Iuri pode ter tido os seus erros, mas vejam aquele miúdo o jovic. Aqui era uma nódoa, apanhou um gajo como o kovac e conquistou o seu lugar no Frankfurt e agora vai para o Real. A sorte do bernardo silva foi ter saído para o monaco do jardim: se tivesse continuado no carnide jogava os últimos 5 minutos e era a defesa esquerdo.
18 Julho, 2019 at 18:54
E atenção. Até o jardim teve os seu erros. Preferiu apostar no Maurício em vez do dier…
18 Julho, 2019 at 22:48
Verdade. Ainda para mais quando o dier ja tinha bastantes jogos na equipa A dos tempos do Jesualdo. Certas coisas são incompreensíveis.
18 Julho, 2019 at 18:41
Ainda pode ser cedo para falar mas cada vez me prece mais que conseguimos trazer o único treinador holandês que não aposta em jovens. Incrivel
18 Julho, 2019 at 19:14
Apostar em jovens era dizer ao Matheus “tu vais ser primeira opção”?
Ou dizer a um gajo que ainda não fez porra nenhuma de relevante na carreira que “não vais ser primeira aposta mas vais ter oportunidades de jogar” é perfeitamente normal?
Quem eram então para ti as primeiras apostas?
Faz lá aí o teu onze base, de onde depois farias a gestão da equipa ao longo jogos…
18 Julho, 2019 at 19:33
Tou a generalizar. Não falei concretamente no matheus e muito menos em iuri porque a não aposta veio de trás.
Mas é muito simples. Tens logo um grande exemplo na baliza. Queres outro? A quase nula utilização do Bragança. Não é nesta altura que se deve dar minutos para que é ou não opção?
Outro exemplo? Domingos Duarte que nem para estágio seguiu.
19 Julho, 2019 at 8:12
Primeiro, com o Keizer não há sistema defensivo, daí tudo o que é lateral não evoluir, o que aguenta é ter uma dupla que joga de olhos fechados, Mathieu e coates. Um Gaspar ou ristovsky ou Borja ou rosier não vão evoluir. A direcção deve ter percebido isso e via daí compra mais um central feito, o neto e dispensa demiral e o tudo que é central novo, se calhar deviam era de apostar em treinador que sabe valorizar ativos digo eu. Essa tem 23 anos não fez nada. O Adrien com Keizer e está direcção estaria na terceira liga alemã. Valorizou Wendell, sim deve ter sido mesmo o único jogador que rentabilizou, e apostou no diaby e jovane com ele desapareceu. Mais uma vez, jogador feito por jovem inexperiente, o tal treinador que vinha para apostar na formação, não é verdade? Mas eu percebo, eu também quando não sei fazer uma coisa também gosto de comprar já feito.