Pura e simplesmente patético. É a única coisa que me apetece dizer do jogo do Sporting na Supertaça, bem como dos últimos meses de vida do nosso futebol sénior masculino. Para mim estas duas coisas não são dissociáveis e passo a explicar porquê.
Bem sei que há resultados desnivelados entre grandes clubes europeus, servindo como exemplo o histórico recente de jogos entre Barcelona e Real Madrid, sendo certo que este tipo de eventos pode ser motivado por causas estruturais ou por causas conjecturais. O que me preocupa, claro está, é saber se esta “manita” vermelha “é futebol”, como referiu o nosso ilustre Presidente, ou, se pelo contrário, existe algo de pior escondido, neste vilipendioso resultado.
Que fique bem claro que não estou preocupado com os atletas que compõe o plantel do Sporting. Já tivemos grupos de trabalho, considerados inferiores aos “favoritos”, a jogarem mais e melhor futebol, atingindo o título de campeão. No Sporting servirão como exemplo, ao longo dos nossos 22 títulos de campeão nacional, as épocas de 61/62, 79/80 ou 99/00.
Sendo assim, acho que o problema reside em dois polos que se conjugam, isto é, a pessoa do treinador e da sua equipa técnica e a direção que preside o nosso Clube.
Disclaimer – antes de me classificarem distou ou daquilo, quero referir que sou, apenas e somente, Sportinguista e nada mais do que isso. Se Frederico Varandas for campeão nacional, ficarei muito feliz por esse sucesso. Esta análise não corresponde a um grito de Ipiranga eleitoral, mas apenas a um exercício de critica.
Marcel Keizer – em torno deste treinador temos dados que são verdadeiramente curiosos. Com 50 anos de idade, treinou os seguintes clubes: UVS(Holanda), SV Argon (Holanda), VVSB Noordwijkerhout (Holanda), Telstar (Holanda), SC Cambur (Holanda, na qualidade de coordenador técnico), FC Emmen (Holanda), Ajax e Al Jazira (EAU). Repararam que na maior parte dos clubes tive a necessidade de indicar qual o país de proveniência de cada um?
Prosseguindo. Como podemos ver, Marcel Keizer tem uma modesta carreira pelo reino dos Países Baixos, sendo o seu ponto alto a passagem pelo Ajax de Amesterdão, clube do qual foi afastado. O simpático treinador Holandês tem dois troféus conquistados, ambos ao serviço do Sporting, mediante o desempate de grandes penalidades. Marcel não é ainda conhecido no Sporting – pelo menos até momento – por ter lançado jovens talentos, de modo claro e sustentado, sendo que as suas opções táticas oscilam muito, consoante as provas nas quais competimos ou mediante os adversários que enfrentamos.
Keizer também não é um feliz comunicador e motivador. Da sua expressão afável ouvimos normalmente um “passing not good” ou um “the time did well”, isto sempre com um curioso sotaque inglês, como quem fala e mastiga chucrute ao mesmo tempo, típico de quem é originário do belo país das tulipas. Marcel é de facto uma pessoa simpática, mas cujas ideias de futebol não percebemos nem conhecemos bem. Tanto aparece com um inovador 3-5-2, como muda tudo e salta para um típico 4-3-3, a jogar com um avançado móvel, apesar da falta de mobilidade dos nossos avançados.
Ora aqui reside um problema de maior relevância, uma vez que o campeão nacional de Portug@l, por norma, (i) joga bom futebol, (ii) marca muitos golos, (iii) sofre poucos golos, (iv) tem um plantel, que pode não ser vasto, mas é sustentado e (v) tem uma filosofia de jogo bem definida, que por norma se impõe aos outros e não o seu contrário.
No entanto, avancemos para a análise da direção. Neste ponto não quero tecer críticas personalizadas em determinadas pessoas. Quero apenas analisar tomadas de decisão adotadas por esta direção, apenas e somente, no âmbito da equipa de futebol masculino sénior do Sporting.
Como já constatámos, escolher Marcel Keizer para treinar o Sporting foi, no mínimo, uma decisão estranha. Não tem currículo, não tinha troféus e não lhe é conhecido nada de inovador, marcante ou revolucionário no futebol. No entanto, Keizer atingiu o terceiro lugar, após bater um Braga a precisar de um verdadeiro Salvador – e não deste Salvador – conquistando ainda dois troféus.
Peço perdão pelo que vou dizer, mas não consigo adotar o mindset do que o “Sporting realizou a melhor época dos últimos 17 anos” ou de que “foi um ano difícil e duro”.
2018 foi difícil, com certeza que sim, mas mesmo nesse ano, o clube conquistou muito coisa relevante para a sua história e, na verdade, preocupa-me mais um clube com modalidades a fechar, em sétimo lugar, sem dinheiro e a vender jogadores para pagar salários, do que um clube magoado por uma crise diretiva interna grave, a lidar em simultâneo com rescisões de jogadores e a estranha invasão da nossa academia.
No primeiro cenário temos um problema estrutural, no segundo, um cenário conjetural grave, que se deveria ter resolvido nas eleições.
Avançando. Esta direção decidiu manter Marcel Keizer e dar-lhe confiança. Sou daqueles que entende que despedir Peseiro foi uma ótima decisão – e sinal de inteligência do Presidente – no entanto, contratar Keizer e mantê-lo foi o inverso e passo a explicar porquê.
O Presidente do clube é o grande responsável por impor e incutir uma mentalidade nos seus associados e atletas. Se queremos um Sporting Europeu, conquistador e o maior de Portugal, temos de comunicar isso, diariamente, com palavras, mas também com gestos. Temos de investir em atletas com qualidade; temos de escolher treinadores de projeto, que venham dar algo ao Clube e também ao campeonato, isto é, verdadeiros “misteres” que pensem futebol e que sejam mais inteligentes do que os treinadores dos rivais.
Sejamos francos – é difícil ter um treinador, já não digo melhor, mas de qualidade igual à de Sérgio Conceição e de Bruno Lage? Devemos aceitar esta “manita” como normal, quando somos derrotados por uma equipa que a meio do jogo lança o Taarabt, o Chiquinho e o Jota? E já agora e o Nuno Tavares?
Pois… a diferença entre esta “manita” e entre um Real Madrid 2-6 Barcelona, reside no facto dos primeiros perderem um jogo contra Henry, Messi, Eto’o, Xavi e Iniesta – apenas para citar alguns.
Nós nem conseguimos se quer igualar a qualidade do futebol gerado por Florentino, Gabriel e Pizzi, esse trio maravilhoso que vai dominar o futebol europeu, desde a velha Lusitânia até ao Mar Cáspio.
Frederico Varandas não está preocupado, mas eu estou. Estou preocupado porque o Presidente deve ter um discurso que repudie e combata este tipo de eventos, em vez de os justificar ou de os “aconchegar” na alma.
Não estou a dizer que devemos ofender publicamente jogadores e treinador, mas há muitas formas de marcar uma posição e quem é Presidente do Sporting tem de ter a inteligência necessária para o fazer.
Ao invés, somos brindados com uma mensagem confusa, inócua e subjetiva. “Não estejam preocupados porque que eu também não estou” – da mesma forma que um presidente não pode passar o dia no Facebook a enxovalhar tudo e todos, também não pode ser um “ente” frágil e vulnerável, numa das funções de maior relevância do seu cargo – ser a cara do Clube na rua, marcar o ritmo, a exigência e os objetivos do mesmo.
Esta época começa mal e com dois defeitos – um que reside em quem define as prioridades e como as comunica, outro que reside em quem executa as mesmas. O treinador e a sua equipe técnica não dão sinais claros de terem a qualidade necessária que se impõe, enquanto a direção gere o silêncio quando não deve e quando se impõe falar, fala de modo amorfo e confuso.
Por fim, uma palavra de esperança para todos nós. O Sporting é uma associação, por isso vive dos seus associados. Felizmente – e ao contrário do que possa parecer – considero que nos últimos anos o clube mudou na sua massa associativa. Mais acordada, mais ativa e reativa, mais reivindicativa e mais exigente, mais orgulhosa de si.
Perdoem-me o calão, mas somos o Sporting porra! Levámos 5 agora? Levámos pois, mas eu já estou a pensar nos 5 que quero dar na luz, nas goleadas que quero aplicar no hóquei, nos títulos de futsal que vamos festejar no Media Market, nos sets em que gritamos “virooouuuuu” no PJR, nos triplos que vamos encestar e no contorcionismo dos nossos magos do andebol. Somos o Sporting e a nós, só nos é admissível vencer!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Bucefalus, the Great
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
7 Agosto, 2019 at 23:41
Eu só sei que o Quique Setién e o Arsène Wenger continuam livres…
7 Agosto, 2019 at 23:59
Deixa lá o Quique sossegado! Já o Arsene era a minha escolha desde o ano passado!
Numa versão mais comedida e talvez realista… Silas!
8 Agosto, 2019 at 0:06
Eu sinceramente não sei o que Wenger quer ou procura: se é um projeto a longo termo, se é dinheiro no imediato ou se um clube para vencer de imediato campeonato e champions.
Da mesma forma, não percebo o que o Rui Faria foi fazer para o Catar ou o que anda o Mourinho a congeminar, embora esteja a colher o que plantou.
8 Agosto, 2019 at 0:17
Pudermos levar com o Mourinho, atenção.
Wenger é um perdedor. Pelo menos é a visão que tenho. Talvez um treinador à imagem do (futebol do) Sporting.
O que me preocupa é que não há por aí soluções credíveis. Silas? Não sei… faria? Não. Avb? Carros
Gostava do Tite mas é só 1 sonho
SL
8 Agosto, 2019 at 0:26
AVB, está no Marselha.
Faria nas Arábias.
Silas? Uma hipotese no mercado nacional.
E o Wenger não é um perdedor.
8 Agosto, 2019 at 10:21
Aquele campeonato sem derrotas em 2004 é prova disso. Metia uma equipa de toscos a jogar o melhor futebol da EPL. O problema foi quando o Chelsea, City e United começaram a gastar dinheiro em reforços e ele tinha de usar o que havia que o dono do Arsenal não curte gastar dinheiro.
8 Agosto, 2019 at 10:37
Os planteis desde aí foram quase sempre mal construídos e a defesa (e o meio campo defensivo) quase sempre ignorado.
Enquanto havia a defesa de ferro que ele herdou esteve bem. Depois ainda se aguentou mais um pouco porque as primeiras contratações foram boas. A partir daí foi sempre a descer, até contratar o Mustafi. Daí não consegue descer muito mais…
Curiosamente ele saí e o problema mantém-se. Nunca pensei que o Emery fosse fazer a mesma merda.
Ele não é um treinador ganhador. Só ganhou quando teve uma super-equipa. Mas é um treinador formador e de modelo…e isso podia ser importante para o Sporting nesta fase para ter tempo de reestruturar o clube e preparar o próximo ciclo.
Se houvesse um plano, claro…
8 Agosto, 2019 at 10:38
Apesar de não gostar muito dele, se eu fosse director desportivo era claramente a minha escolha. MUITO à frente do Mourinho. Não pelas qualidades de treinador mas porque encaixa muito melhor no que eu queria ver neste momento no Sporting.
8 Agosto, 2019 at 11:17
Super equipa que ele criou. Ele entra em 96 e mudou completamente a estrutura do Arsenal, passado 2 anos é campeão. Foi campeão 3 vezes no Arsenal, a última quase 10 anos depois de entrar. Em 2005 fica em 2o, mas é aí que começam os problemas. O Abramovich começa a investir e o ManU decide fazer o mesmo, Benites chega do Valência e faz uma grande equipa no Liverpool, ele fez o que pode. A partir daí foi tudo a gastar bastante dinheiro e ele sem o poder fazer.
O Arsene assentava que nem uma luva, formador e não levanta ondas com os media. Tem experiência e sabe montar uma estrutura de futebol. Segunda opção para mim era um 180 e apostava no San Paoli, o homem sabe treinar, mas bate mal, teria de ter total apoio do CD.
8 Agosto, 2019 at 18:33
É isso é.
Um clube que compra mezut ozil e Sanchez é de facto um clube sem poder de compra…
O Wenger é e sempre foi teimoso e arrogante. Foi campeão com vieira, Pires e henry, apoiados por Bergkamp.
Assim também eu…
Esta coisa dos sportinguistas invejarem sempre o que não têm…
8 Agosto, 2019 at 12:45
+1
Silas era pra ontem… qd mais tempo levarmos nisto pior… mas estes bananas querem é isto e nós aqui a definhar…
8 Agosto, 2019 at 0:10
Parece-me que não há coragem da parte da direcção para tomar a decisão que se impõe, e que esta só vai acontecer quando o avolumar dos resultados negativos tornar a situação insustentável. E assim, lá se vai mais um ano…..
Recordo o ano em que houve coragem para mandar embora um Materazzi ainda a tempo de ser campeão. Era bom que se repetisse a receita.
8 Agosto, 2019 at 2:26
O Setién, com tempo para trabalhar, era um mimo.
8 Agosto, 2019 at 4:42
Cherba, mas após o que aconteceu em Alcochete e a instabilidade no Sporting, alguém como Arsene que teve no clube mais estável do mundo,ganhasse ou perdesse, vinha para o Sporting?
8 Agosto, 2019 at 5:31
Mas na altura de alcochete Arsene estava livre ?
8 Agosto, 2019 at 8:01
Não faço a mínima ideia, mas acredito que pode ser muito aliciante treinar o Sporting com um projecto a médio prazo e devidamente explicado aos sócios e adeptos
E duvido que o Keizer fosse a única pessoa do mundo a querer treinar o Sporting
8 Agosto, 2019 at 8:32
Concordo que se arranjasse um treinador melhor que o Keiser e aqui a culpa é toda do maior responsável do clube, pois foi uma aposta pessoal dele, mas treinadores de top mundial virem actualmente para o Sporting acho muito, muito dificil. olhem se fosse eu e de treinadores e loucos todos temos um pouco, escolhia o Vítor Oliveira é sportinguista e percebe bastante bem o futebol português .
8 Agosto, 2019 at 8:35
E aposta nos putos. Fonte segura.
8 Agosto, 2019 at 8:48
se a Maria Martins te ouve, já tens claque!
8 Agosto, 2019 at 13:34
Ando a dizer isso (VO) há mais de um ano!
Mas se varandas quisesse ganhar créditos junto dos sportinguistas, motivar as massas e relançar este sporting, era arranjar forma de contractar Mourinho!
8 Agosto, 2019 at 16:41
Esse bardamerda que rasgou uma camisola do SPORTING? Fodasse…
8 Agosto, 2019 at 6:48
Qualquer um desses.
O meu preferido é o nagelsman mas já ninguém o agarra.
Continuo a achar que uma boa proposta faria regressar Leonardo jardim mas enfim.
Acima de tudo precisamos de alguém com credibilidade e estatuto para não ser posto em causa ao primeiro empate e ganhar o respeito dos jogadores. Nesta óptica até Mourinho ou o Rui faria seriam bem vindos…
Andamos aqui com estas conversas mas o vaidoso do varandas vai aguentar esta merda até rebentar. Ainda por cima é estupido porque se o fizer, mete também o lugar dele em risco em maio.
Que prré temporada terrível a todos os níveis. Que planeamento de época tão amador com erros infantis…
Aparentemente bf fica. A nossa história diz-nos que é um erro. Veremos.
8 Agosto, 2019 at 8:02
o Leonardo Jardim foi a escolha do Varandas e isso foi público. Recusou, pois não quer voltar a Portugal tão cedo…
8 Agosto, 2019 at 9:50
O Wenger era bem. Era mesmo muito em.
Não é dos meus treinadores preferidos mas caia no Sporting agora que nem uma luva. Ia ser uma grande ajuda para melhorar muita coisa e ter uma visão mais abrangente.
Mas trazer um Wenger era meter um salário à JJ num Sporting que, até agora, praticamente só reduziu a massa salarial à conta da saída desse cretino! Ia ser complicado.
7 Agosto, 2019 at 23:53
Qd li “Patético” no título, pensei que o tema fosse o Matheus e o Dala não ficarem no plantel…
8 Agosto, 2019 at 0:17
Dala sempre saiu?
No Recorde de hoje (ontem) estava como caso para resolver.
Plantel fechado… Pfff
Mais um defeso às três pancadas.
8 Agosto, 2019 at 0:24
Em termos de entradas está fechado.
Claro que se sair um Dost ou assim, vais ao mercado…
8 Agosto, 2019 at 0:38
Ainda entram 3 jogadores…
8 Agosto, 2019 at 0:15
“Escolher Marcel Keizer para treinar o Sporting foi, no mínimo, uma decisão estranha”. O homem é o pai deste Ajax que brilhou na Europa 🙂
Agora a sério, não foi estranha a decisão, foi dos nomes abordados numa reunião muito interessante que aconteceu num hotel do Dubai. Pagámos 0.5K só para viajar das arábias para Lisboa.
Aquilo que ficará para a posteridade da passagem de Kaizer por Alvalade será o seu inglês macarrónico, as duas taças conquistadas, as duas humilhações perante o maior rival e papar grupos. Mais nada, o que é sintomático da sua valia enquanto condutor de homens e treinador.
Por fim, não me acredito que Varandas despeça o treinador.
8 Agosto, 2019 at 6:23
Dúvida, pq não tenho a certeza, mas acho que somos o único clube no planeta que foi buscar dois treinadores ao Al-jazira…
8 Agosto, 2019 at 8:04
ainda assim o cv do Frank Vercauteren era bem mais recheado…
8 Agosto, 2019 at 8:44
Afinal somos…
8 Agosto, 2019 at 8:06
Sim, não é qq treinador que quando lhe perguntam porque não joga nunca um dos melhores extremos do plantel (Matheus) diz para perguntar ao director…
Podia tornar-se difícil vendê-lo só por 3 milhões demorarem-se roubo, digo eu…
Fiz isso com um jogador do Real Madrid que queria trazer para o Sporting no Champ. Manager ha insanos (sim ainda sou do tempo do CM…).
Eu queria trazê-lo por metade do que a direcção do Real deixava… ficou 3 meses sem jogar e a ser multado todas as semanas… veio por 1/3 do que eu o queria trazer (ou 1/6 do anterior mínimo para quem tem dificuldade em fazer contas que é para aí 70% dos sócios…).
E assim nos vamos ficando grandes idiotas como em 2012, mas para isso é preciso um treinador idiota… e submisso… e que vai ficar, no mínimo, até final da época de transferências que é a altura que saíram as comissões.
Depois disso pode-se mudar e até janeiro explicar-se-lhe como funciona o carrossel e metê-lo na linha.
Mais uma ficha, mais uma volta.
8 Agosto, 2019 at 9:58
Essa do papar grupos é engraçada…
O Jardim fartou-se de papar grupos… Não escolheu um único jogador! Levou com o que a Direcção quis que, à época, dizia, para quem queria ouvir, que “a Direcção decide que jogadores compra e o treinador treina”!
O Marco Silva foi outro igual. Nem um jogador veio indicado ou pedido por ele – e começou por aí o problema com o Bruno que depois piorou com o caso Rojo! Outro papa grupos!
Já o JJ também teve de papar o afastamento do Carrillo. Lá teve o papa grupo dele… Mas foi só nesse ano. Nos outros fez o Bruno ser o papa grupos e era ele a pôr e dispor! Andou sempre com o “grande gestor” no bolso…
Enfim, visões… Desde que seja para dizer mal, tudo serve! O mesmo argumento que para uns serve para estarem no céu, para outros serve para serem bananas… 😉
8 Agosto, 2019 at 12:13
Tu tens algum problema crónico com a verdade ou nem te apercebes do que escreves?
8 Agosto, 2019 at 13:38
A única coisa coerente no teu discurso é a nhanha do fantoche nos cantos da tua boca
8 Agosto, 2019 at 0:22
Boa Noite.
Não faz sentido despedir Keizer neste momento, muito menos para a direcção.
Este treinador tem que dar CERTO, não vejo qualquer chance de o Varandas mudar de treinador sem sair bastante afetado de fazer essa decisão.
A aposta é muito PESSOAL, tanto que já podia o ter deixado ir quando começou a correr bastante mal ou por cima no final da Taça de Portugal e o que foi feito?
Que era o treinador e os reforços foram fechados bem cedo (positivo), tanto que como eu escrevi, duvido que entre mais alguém até final de mercado.
( se sair um do núcleo duro, Dost, Bruno F., Coates…ai é claro que vamos investir em alguém de “peso”, diria)
O plantel atual está mais que fechado.
(A malta ri-se, mas é factual que os reforços, já estavam todos presentes no estágio ou muito perto disso, falta colocar que não conta)
Eu próprio não mudaria agora de treinador, porque se correr mal, é porque o problema vem mais de cima e ai basta vir qualquer um que vai dar merda na mesma.
Por isso continuou a apostar em Keizer, os 4 jogos até paragem de selecção, são para ganhar, já com pensamento no clássico á 3º jornada.
8 Agosto, 2019 at 1:33
Discordo, acho que se o fivelas não despedir este gajo os maus resultados vão começar a ser (ainda mais) colados á direção, e nesse caso tenho a certeza que o treinador salta para salvar a estrutura. Este presidente não se vai sacrificar a proteger o treinador, já basta o nível de contestação a que está exposto normalmente, o keizer salta logo assim que as coisas aquecerem mais. Em parte por isso é que foram buscar este banana ao fundo do baú, ou acham que um Jesus, um Bielsa ou um Wenger iam aceitar Vietos e outro entulho caladinhos?
8 Agosto, 2019 at 1:33
Que anjinho! A jogar assim, se ganharmos um dos quatro já não é mau…
8 Agosto, 2019 at 2:43
Geraldes/Matheus/Dala sem reais chances dentro de campo. Fodasse….estou mesmo mal desposto com ou que vejo deste treinador e direcao.
Why?
8 Agosto, 2019 at 5:33
Bom escriva….um texto bem construido e pertinente.
8 Agosto, 2019 at 6:03
escriba
8 Agosto, 2019 at 7:41
As duas últimas rubricas do “Hoje escreves tu” são, na minha opinião, duas excelentes análises do que se está e tem vindo a passar no Sporting, com comentários pertinentes por parte de outros Tasqueiros que os completam.
Parabéns por isso ao Tiago Coração de Leão e ao Bucefalus, the Great.
Destaco este parágrafo nesta última rubrica: “O Sporting é uma associação, por isso vive dos seus associados. Felizmente – e ao contrário do que possa parecer – considero que nos últimos anos o clube mudou na sua massa associativa. Mais acordada, mais ativa e reativa, mais reivindicativa e mais exigente, mais orgulhosa de si”.
É aquilo que também sinto e onde me tenho agarrado no meio de tanta tormenta. É onde ainda vou buscar esperança para um futuro que espero não ser longínquo.
8 Agosto, 2019 at 12:28
Sim mas a diferença de votos entre os sócios recentes e os mais antigos não ajuda …
8 Agosto, 2019 at 12:43
É uma das reformas que têm que se fazer…
8 Agosto, 2019 at 7:57
Boa posta.
Off (enquanto o cherba deixa os empregados a escrever a ementa): se é verdade que estamos a recusar propostas ridículas pelo oportunista Fernandes, então é positivo.
Amanhã veremos.
Mas mesmo assim, €70M é pouco. Se fossem limpos e já é o mínimo dos mínimos
8 Agosto, 2019 at 8:42
O Mourinho e que era… ganhar no porto ou benfique, ate o jesualdo ganhava. Aqui e que era um desafio digno do special one.
8 Agosto, 2019 at 8:49
era desta que o deixavam assinar?
8 Agosto, 2019 at 9:04
Seria um grande desafio para todos:
Para o próprio Mourinho pela dificuldade da tarefa e pelo seu passado com o clube, mas também para nós adeptos no sentido de termos de re-aprender a gostar de Mourinho … mas se calhar acabaria por funcionar! Para ser aceite pelos adeptos Mourinho teria de se agarrar à hipotética “missão” de terminar o que ele e Bobby Robson queriam para o Sporting em 1994. Se apresentar o desafio como sendo uma oportunidade de homenagear a memória de Bobby Robson, então acredito que os Sportinguistas lhe dêem outra oportunidade!
8 Agosto, 2019 at 9:25
sou-te sincero: eu acho que o Mourinho perdeu um comboio. Ou, por outras palavras, perdeu os gajos que lhe trabalhavam a táctica e ficou apenas o enorme motivador e condutor de homens que acredito que continue a ser
Obviamente que continua a saber mais de olhos fechados do que não sei quantos de olhos abertos, mas aquele futebol de ferrolho que se foi tornando imagem de marca…
seja como for, seria sempre um desafio enorme. Muito provavelmente, seria o maior desafio da carreira do “iozé” e sem dúvida que a embalagem que propuseste para apresentar o desafio está no ponto
8 Agosto, 2019 at 9:42
Talvez tenha perdido o comboio, sim. De qq forma Mourinho ou outro, precisamos de um treinador de craveira mundial, disso não tenho dúvidas!
8 Agosto, 2019 at 10:07
É um grande treinador.
Um tipo que adorava ver como underdog, com aquela máscara de arrogância fodida com todos a quererem ver o gajo cair.
Dava-lhe força, ele passava-a para a equipa. O Porto era muito forte, aquele Chelsea do início… o Inter… Mesmo o Real, há uma época fantástica onde bateu recordes e contra Guardiola.
Até no Leiria fez bom trabalho.
A certa altura, entrou naquele carrossel de milhões, passou para um sistema muito mais defensivo (não significa necessariamente pragmático), equipas a jogarem muito pouco.
Mas perder um plantel era algo que nunca lhe tinha visto e pagou isso desportivamente, porque financeiramente está milionário.
Mourinho jamais aceitaria um projeto “Sporting”. Só um maluco.
8 Agosto, 2019 at 8:50
O clube perfeito para o objetivo da terceira Champions.
8 Agosto, 2019 at 9:22
Com o Mourinho, ou outro treinador com estatuto, já não se podiam vir armar em pavões com tiradas que o sucesso se deve à estrutura.
8 Agosto, 2019 at 9:29
O Mourinho está mais interessado em €€€…e faz parte do carrossel
8 Agosto, 2019 at 9:48
Mourinho…
O Ronaldo podia bancar uma época, só assim…
E já agora arranjar uns jogadores…lol
SL
8 Agosto, 2019 at 9:56
Ontem disse tudo…Keizer não é solução. Mas também não é problema único.
Não vou dar nomes de substitutos. Quem lá está, primeiro tem de definir o que quer. Depois sim avançar.
Querem um todo poderoso que seja maior que Raul José, Viana, etc para ganhar já?! Pode ser Mourinho ou Rui Faria. Querem um todo poderoso mas que seja para um projecto de crescimento de putos e da equipa a 2/3 anos. Pode ser Wenger. Querem um menos poderoso mas que cria um sistema e rotinas com bom futebol?! Pode ser o Setien. Querem um barato, jovem, com tudo para provar mas que conhece muito bem o futebol tuga e que vai trabalhar com o que lhe derem?! Pode ser o Silas
Mas acima de tudo é preciso definir o que se quer.
Claro que eu, nesta fase, andaria entre um perfil Wenger e Silas. Mas isso era eu que acho que o Sporting, antes de atacar um titulo novamente deve construir uma equipa de bases sólidas aproveitando ao máximo o que há. Estou disponível para ver o Sporting não ganhar o campeonato nos próximos 2 anos se estiver a construir equipa. E já perdemos 1 ano (sem contar com este). Nada do que esta direcção quer ou está a fazer…
8 Agosto, 2019 at 10:08
Eu ia buscar o Damiën Hertog. Assim aparecíamos no Guiness como o clube que tinha ido buscar 3 treinadores ao Al-Jazira.
8 Agosto, 2019 at 10:13
Heheheheheh
Essa potencia…e os outros 2 correram tão bem!
Eu ia procurar à Alemanha…não conheço o suficiente para saber um que esteja num clube mais merdoso e que seja bom treinador e bom formador mas lá andam muitos.
Uma merda…o Hasenhüttl estava disponível naquela altura. Agora já se mostrou na Premier League…fodeu…
8 Agosto, 2019 at 10:18
Tu não conheces, mas o nosso scouting seguramente vai resolver o tema.
8 Agosto, 2019 at 10:25
seguramente…
Parece que estou a ver o Raul José..
“Porque o Alemão é um gajo que trabalha bem mas não tem aquela coisa do treinado Partuguês. O treinador Partuguês é do melhor que há…os alemões são muito … coiso”
Espera…isto era o Raul José ou o JJ?!
8 Agosto, 2019 at 10:11
Mais um grande texto do Bucefalus, the Great. Sem esconder a sua posição, nunca recorrendo a insultos, faz uma análise coerente do actual ‘status quo’ do Clube. Bela posta!
Há algum tempo que não tinha forças para escrever um comentário. Este texto deu-me forças para voltar voltar a escrever umas palavras. Obrigado Bucefalus!
SL
8 Agosto, 2019 at 10:30
Cherba se estamos a falar de treinadores, a minha escolha seria sem dúvida Filipe ramos! Sportinguista, jovem, ambicioso, duro, e vai de certeza apostar na formação…
8 Agosto, 2019 at 10:41
O Keizer não é nem nunca foi treinador para o Sporting.
Mas é a aposta da direcção. É o seu treinador. Por isso é para ficar o resto do contrato. Senão estão a assumir que fizeram uma escolha errada. E isso não pode ser.
É futebol. Ganhar ou perder é desporto. O que interessa é participar. Já está, já está!
SL
8 Agosto, 2019 at 12:50
Desta cambada de bananas vagabands o melhor é esperar de tudo!
Relembro só que o Pe0 tb era o seu treinador e q iria ficar até ao final da época (dp foi o q se viu… sacou-lhe logo o tapete mal entrou…).
Se o Kareca ñ ganha os próximos 4 jogos até Setembro… bye bye boldbird!
8 Agosto, 2019 at 12:15
Grande posta! Andamos aqui a gritar há quase 1 ano que o rei vai nu, mas há quem teime em fechar os olhos.
Não há 1 treinador na 1a liga que seja inferior a Keizer.
8 Agosto, 2019 at 13:18
Relembro só que o SCP ñ ganha um jogo desde o início de Maio!
8 Agosto, 2019 at 17:03
Não estejas preocupado que Gago Mental também não está.
8 Agosto, 2019 at 19:08
Bem, ainda não disse nada…
Este merda com o asholebê é o que se passa em todos os jogos entre o carnide e o braguilha.
Todo o discurso a mesma merda… a começar pelas semelhanças entre o discurso do salvador e abel nesses jogos.
Podem creer que o sistema vai intervir para por paninhos quentes nesta merda que é o que convêm aos ddt´s desta merda.
Entretanto vamos enfiando barretes pela cornadura abaixo que o que a malta gosta é de circo.
Seremos nós diferentes dos braguilhas?
Setinhas e bolinhas,… anyone? Hello…?
9 Agosto, 2019 at 12:52
O tipico ‘post’ de … subtilmente tentar passar o ‘paninho aquecido’ pela VERGONHA que é o ‘nouvelle scp’ …
Então o apelo aos ‘associados’ … É de facto enternecedor…
Depois acordamos para a realidade e … Que cheiro a merd@ que para ali vai …
9 Agosto, 2019 at 17:39
Típico texto de um Troll