Ser do Sporting é cada vez mais ser contra qualquer coisa. Estamos a fomentar uma identidade de sócio e adepto invertida, que funciona sempre por oposição a algo. Descartes teria alguma dificuldade em processar isto, mas será qualquer coisa como um “sou contra isto, logo…devo ser a favor de alguma coisa”. A verdade é que se torna cada vez mais difícil saber como criar uma base estável de diálogo entre os sportinguistas, entre adeptos que há muito já deixaram de se preocupar com as consequências que estas batalhas terão para o futuro do clube.
A intriga ou aquilo que podemos chamar como a sectarização informal e formal dos adeptos, nunca foi tão evidente no universo leonino. Apesar de achar até bom que todos partilhem a sua visão, que a debatam e que a confrontem junto de outros, chamo particularmente à atenção dos mais ingénuos e menos informados, que há muita gente interessada a patrocinar certo tipo de linhas de pensamento, com firme vontade de criar um caldo de contestação tão apurado que os venha a colocar na linha da frente de uma sucessão. Será errado que o façam?
Idealismos à parte, ter poder ou chegar ao poder terá sempre uma base de confronto associada. Isso não está errado, é simplesmente uma condição natural ao processo de agregação de confiança. “Eu sou mais hábil que aquele” ou “eu sou mais forte que aquele” sempre foi e será a forma de definir uma liderança. Mas causa-me espécie que este princípio se estabeleça cada vez mais através da desinformação e não da constatação de factos comprováveis. Denegrir outros para que a opinião se concentre no “mal menor” não é bem o paradigma do funcionamento democrático. Esta reflexão nunca fez tanto sentido como na atualidade do status quo do Sporting.
As redes sociais são o palco ideal para esta “guerra suja”, para facções “desinteressadas” congregarem oposição “contra” alvos específicos. Vale tudo para denegrir o próximo. Verdades, mentiras, meias-verdades, meias-mentiras…há todo um caudal de ódio a percorrer os likes e as partilhas, todo um dispersar de “pós-verdades” alimentadas com um fim específico e muito determinado. Quem consegue separar a “opinião genuína” de “cartilha” afasta-se destes canhões de toxicidade, quem não consegue, lentamente transforma-se numa câmara de ressonância do “contra”, cada vez mais incapaz de entender que a sua oposição promove objetivos ou propósitos que não conhece, mas existem.
A única solução que vejo racional é parar este ciclo de destruição. Parar de estimular o ódio e a rejeição como ferramentas únicas de viver o Sporting. A solução nunca poderá ser continuar a alimentar a divisão, esperando que por artes mágicas alguém desça dos céus e se torne magneticamente superior ao estado geral de desacordo e divisão. O que vejo como lógico é construir, é pensar, idealizar, planear, trabalhar – não contra alguém – mas a favor do que acreditamos ser um caminho válido e necessário. A democracia é um sistema falho, mas alberga espaço interminável para aquilo que se chama “alternativa”.
Em vez de continuamente nos imaginarmos como agentes marginais de uma qualquer resistência, a minar ou denegrir o status quo ou quem contesta o mesmo, porque não imaginarmo-nos como patrocinadores de um novo Sporting? Porque não juntarmo-nos à volta da ideia do clube que sempre desejámos, do Sporting que vive dentro de nós e que nunca vemos espelhado dentro do clube. O que nos impede de recusar a via do ódio e abraçar a luta pelo amor ao clube, não elegendo a guerra contra ninguém, mas a batalha a favor do Leão Rampante? O que nos impede de arregaçarmos as mangas e por uma vez tentar criar uma alternativa às sucessões de propostas assentes no poder e não no talento, assentes no Esforço, assentes, assentes na Dedicação, assentes na Devoção e sempre assentes na Glória? O que nos impede?
Dará infinitamente mais trabalho que fazer tweets e posts no facebook a ridicularizar pessoas, a duvidar de notícias ou a navegar na indignação crónica, mas o real fruto desta construção, desta tentativa de trabalhar em função de um bem global, não será mais objectivo, mais útil e mais recompensador? Não será já mais que tempo que coloquemos a nossa paixão clubística ao serviço de um património que sirva para mais que apenas odiar estes ou aqueles? Não será esta a única via eficaz para contrariar as lógicas de sucessão de pessoas e não de projectos vazios? Não será este o caminho mais simples para colocar os parasitas de linhagem fora da agenda do Sporting? Não será mais forte e confiável a junção de valor de pessoas que defendem uma ideia do que passar os dias à procura de “alimento” para contestar ou despromover quem achamos ser da espécie errada de Sportinguismo?
Eu creio que sim. E lembro aos mais descrentes, desacreditados e desapaixonados que o paraíso pode estar sempre ao virar da esquina, mesmo para os que acham que estão condenados ao inferno. É na força das ideias, na capacidade humana e no respeito por um emblema mais que centenário, que esta nossa geração provará o seu valor e a capacidade para levantar a peida do sofá e…construir o Sporting que os nossos filhos e netos herdarão.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
4 Setembro, 2019 at 18:00
sei o que fizeste no verão passado! ahahahaha
obviamente que assino por baixo este texto
4 Setembro, 2019 at 21:03
Este não é um texto de Zero Seis…
Mas sim .Seis s Zero..,
Parabéns por ainda “ser capaz de pensar”
No meio desta amálgama de ideias desencontradas…
E de ter capacidade de colocar o Clube acima das divisões …
Sporting Sempre…!
SL
4 Setembro, 2019 at 22:56
Eu sou dos optimistas-não-fanáticos-que-assino-com-o-meu-nome-real. Sim, é uma patologia.
Revejo-me muito neste texto. Mas deixei de ser alienado… no fim do dia é só desporto.
Assim é certo que estou não muito alinhado com os doentes (no bom sentido) aqui da Tasca. E vivo melhor assim, muito por causa do meu filho leãozinho, para o defender do fanatismo.
Como no fim do jogo com o Rio Ave lhe disse que o Coates devia estar a sofrer imenso naquela altura, porque há sempre uma pessoa por detrás do jogador.
E como dizia alguém, “o bom do futebol é que há sempre um jogo a seguir!”
Sporting? Sempre!
4 Setembro, 2019 at 18:09
Tirando a parte de “novo Sporting” que acho entre aberrante e execravel, parece-me um texto de alto valor sociologico e que deveria servir para unir.
infelizmente creio que o debate ‘a volta deste post vai ser apenas “mais do mesmo” com algumas e honrosas excepcoes pontuais que conseguem dialogar de forma construtiva, elevada e educada.
SL
4 Setembro, 2019 at 19:43
“(…) infelizmente creio que o debate ‘a volta deste post vai ser apenas “mais do mesmo” com algumas e honrosas excepcoes pontuais que conseguem dialogar de forma construtiva, elevada e educada.(…)”.
A primeira exemplificação deste “mais do mesmo” está contida nesta sua provocação.
Saudações leoninas
4 Setembro, 2019 at 21:12
PIM!
5 Setembro, 2019 at 12:17
Caro, se consegue ver aqui uma provocacao…
E o numero de comentarios a este texto da’-me razao, infelizmente.
SL
4 Setembro, 2019 at 21:32
certo…
entao, educadamente, consegue explicar-me como é que num ano em que entram 218 (sim, 218, ate agora…) milhoes no clube, nao ha dinheiro?
como é que se desbarata um plantel inteiro (alem dos que rescindiram….) tendo por esta altura n ok plantel 7 (sete) jogadores da anterior direccao (isto é pouco mais de um ano…).
Como é que um director financeiro nao sabe o qus esta a negociar com os bancos??
a restruturação financeira?
a informacao a sócios e accionistas passou toda a ser confidencial?
um corte de 28.7% nas modalidades e despedir tudo o que foi treinador campeao (com um par de exceções…) é normal??
a serio que o presidente diz que temos um plantel mais forte sem se rir? tambem acha?
podia co tinuar mas para agora chega…
quanto a algudm se chegar a frente… depois do que fizeram a BdC acnam mesmo que alguem se chega a frente?? e acham que tambem isso nao foi planeado???
eu ia dizer uma coisa começada por B, ci tg ando um m ex-primeiro ministro, mas eu disse que ia ser educado….
4 Setembro, 2019 at 21:33
citando.
e mais, este varandas faz o Damasio parecer o melhor presidente da historia do Benfica.
e o Godinho dos melhores que o Sporting já teve.
4 Setembro, 2019 at 18:10
Os sportinguistas só sabem espalhar o ódio, é ver o que escrevem em todos os sítios e locais, a toda a hora e a culpa é de todos, dos 100%. Temos o que merecemos – O INFERNO -.
4 Setembro, 2019 at 18:17
“Mas causa-me espécie que este princípio se estabeleça cada vez mais através da desinformação e não da constatação de factos comprováveis”
Olhar para o programa eleitoral do actual CD liderado por Varandas e para a realidade, é suficiente e cabal.
É um apelo, não percebi é a consequência desse apelo. Fóruns, como aqui, já existem, o resto precisa de investimento de peso que adeptos “operários” não têm.
4 Setembro, 2019 at 18:20
O dividir para reinar é algo usado desde sempre, máxima romana, que me lembra outra de Júlio César também ele imperador Romano e que me parece encaixar que nem uma luva no estado actual do clube:
“- Há, nos confins da Ibéria, um povo que não se governa nem se deixa governar.” referindo-se aos Lusitanos.
Estou de acordo com muito do aqui descrito…
4 Setembro, 2019 at 18:29
Segundo consta, é atribuída ao General Romano Galba, em carta enviada ao Imperador…
4 Setembro, 2019 at 18:24
https://www.facebook.com/andreserpasoares/posts/10214552314381933
Pode ser que alguém tenha a resposta e possa esclarecer o Sr.
4 Setembro, 2019 at 19:01
Já tinha sido colocado no tópico «Quo vadis Sporting».
4 Setembro, 2019 at 19:04
o pessoal da area financeira que expliquem estes numeros !!
4 Setembro, 2019 at 19:24
É aquele mistério. O clube que por mais receita realize esta sempre com a corda na garganta.
4 Setembro, 2019 at 18:35
Fodasse….
Obrigado! Estava a precisar disto…..
4 Setembro, 2019 at 18:37
desculpem lá , mas quando é que vamos olhar com objetividade para o SCP ?
Como é que podemos esperar paz e união no SCP depois do que se passou ? esqueçam enquanto continuarem a fazr dos socios e adeptos de parvos não saimos disto.
É preciso é urgente explicar o que é que se passou na SCP , enquanto não se fizer a historia não temos futuro.
4 Setembro, 2019 at 20:06
O zero-seis que me desculpe, mas acho o seu texto de hoje (ao contrário do habitual) um chorrilho de apelos pífios ao “senso comum” de largarmos a autofagia da crítica maliciosa.
Mas qual crítica é maliciosa?
Pela minha parte, procuro fazer o mais simples: pegar no lema, no manifesto e no programa com que estes Órgãos Sociais se apresentaram a votos e tentar perceber quais dessas promessas estão a ser cumpridas e quais estão a ser contrariadas.
A verdade é que sinto uma enorme dificuldade em encontrar promessas que estejam a ser cumpridas (não digo executadas, porque sei que muitas precisariam de tempo; falo de se verem passos, acções ou medidas que nos permitam acreditar que vão ser cumpridas).
Curiosamente a maior excepção a esta regra de incumprimento até está a suceder onde eu mais esperava esse incumprimento, dados os sinais de declarações durante a campanha, quer de apoiantes e membros da Lista quer do próprio Frederico Varandas. Refiro-me à continuidade da aposta nas Modalidades, promessa que (para minha alguma surpresa e enorme satisfação) está, salvo algumas excepções pontuais, a ser rigorosamente cumprida.
Tudo o resto, desde o desnorte no Futebol, à falta de aposta na Formação, ao incitamento ao ódio (o mote central da candidatura era Unir o Sporting e fazem CIs a acusar e ridicularizar a Direcção anterior e – contrariando o expressamente prometido por FV – promovem a expulsão de sócio do anterior Presidente), à falta de transparência, à ausência de Comunicação ou Comunicação imbecil, ao abandono da luta pela Verdade desportiva (nem falo já da arbitragem, do VAR, do e-toupeira, dos padres, dos vouchers, dos juízes comprados, etc; mas, que ao menos não deixassem esquecida a questão dos 4 Campeonatos de Portugal). São sinais demasiados, em menos de um ano, de total incumprimento do que prometeram e de uma despudorada falta de respeito para com os sócios e os adeptos.
Por isso, ver-me-ão SEMPRE apoiar o que achar que esteja a ser bem feito ou, no mínimo, de acordo com o prometido; não me inibirei em criticar o engano, a mentira e a incompetência. Exactamente porque AMO o Sporting.
Um abraço e saudações leoninas
4 Setembro, 2019 at 20:37
Este texto deveria ter sido dirigido à direcção.
Porque se é verdade que o universo Sportinguista passou por um momento traumático, tudo o que fez desde a sua chegada foi tudo menos “unir o Sporting”.
Lavar a roupa suja na comunicação social. Praticamente “perseguir” e denegrir todo o trabalho feito pela anterior direcção, passando por atitudes ridiculas como “apagar” momentos positivos da História do clube feitos pela mesma.
Afastamento quase total de jogadores que defenderam e que se colocaram de lado da anterior direcção, e alguns funcionarios competentes, nomeadamente Inácio.
Expulsão de sócio do antigo Presidente.
Digo mais: a principal culpada de todo este escalar do sentimento de divisão e ruptura é mesmo desta direcção.
Pequenos, revanchistas, absolutamente o contrário do que pregavam em campanha. Juntar a isso a incompetencia e amadorismo a nivel de gestão desportiva no futebol, e provavelmente chegaremos a uma conclusão sobre o que de facto está a criar esta roptura cada vez maior no clube.
Não são os “Brunistas” ou “Croquetes”: é a pura incompetência e falta de nivel e de capacidade dos que de forma enganosa chegaram ao poder.
4 Setembro, 2019 at 18:46
Grande texto para reflexão de todos, ma se me permites Zero Seis,
Qual é o segundo passo que cada sportinguista deve tomar, após de “parar de estimular o ódio”? E onde é que está a “alternativa”?
SL
4 Setembro, 2019 at 18:47
Este CD tem na sua incapacidade de passar uma mensagem um efeito anestesiante. Eu comecei a frequentar a tasca pouco depois do ataque de Alcochete. Precisava de um banho de Sportinguismo e durante muitos meses deu-me força e alento para me preocupar. Hoje cada vez mais perco a vontade de me interessar com o que quer que seja.
Olho para o CD e vejo 0 capacidade de gestão e comunicação. O Zenha parece-me o Centeno. Um tem 50M na conta mas tirou competitividade ao plantel, o outro tem Défice 0 mas pessoas que vão morrer antes de serem operadas. O Varandas parece-me o Varandas. Não sei como alguém com o perfil dele acredita que pode ser presidente de um clube com o Sporting. Ouvi-lo é a nova penitência da paróquia de S. João de Brito tal o sacrifício.
Do fundo do coração agradeço a quem não tem lugares comuns neste clube, a capacidade de arranjar forças para lutar porque como as coisas tão, com alternativas como o Tio Ricci ou o Benedito a merda vai ser a mesma.
Ser do Sporting nesta altura é muito difícil, não porque não ganhamos, mas porque não há rumo, não há visão e parece não haver futuro.
4 Setembro, 2019 at 18:47
Parar de estimular o ódio é óptimo.
Mas depois é preciso não esquecer que houve golpada. Das antigas.
Fica difícil, não é?
4 Setembro, 2019 at 19:28
Quanto tempo demora a julgar um caso básico como alcochete?
4 Setembro, 2019 at 19:30
Não faço ideia.
Presumo que é eterno. E depois é ainda preciso acreditar no julgamento.
Portugal e a justiça nunca foram grandes amigos.
4 Setembro, 2019 at 23:09
Sobretudo depois de o sistema o ter classificado como terrorismo!? Nem sei não estão detidos numa nova Guantánamo.
Uma acção de associação criminosa para actos de vandalismo e de ofensa e ameaça à integridade física que deveria ser julgada em “tribunal de polícia”, no dia seguinte, teve a amplificação desmesurada da CS, a histeria do poder político e o aproveitamento dos abutres como os condimentos concertados para o tornar um processo “de extrema complexidade”.
É assim que se atropelam os direitos humanos e se prolongam quase ad eternum medidas de coacção máxima como a prisão preventiva (já vai para 16 meses e ainda há mais de 3 dezenas de detidos).
Isto não é justiça! É uma vergonhosa prepotência!
E antes que os do costume resfoleguem, o que acabei de DESCREVER não tem que ver com diminuir ou minorar a gravidade de factos; tem apenas que ver com o uso do BOM SENSO na aplicação da justiça (única forma de ela poder ser, de facto, JUSTA).
Saudações leoninas
5 Setembro, 2019 at 0:33
Muito bem, absolutamente verdade e bem escrito. Obrigado
5 Setembro, 2019 at 1:03
Tudo isso, Álvaro.
4 Setembro, 2019 at 19:58
O problema é esse mesmo.
Agora temos que acabar com o ódio (concordo com isso.
Continuo à espera de ver que estou enganado e que o que se passou há um ano e quatro meses não é resultado de um ódio que vem desde 2013.
4 Setembro, 2019 at 18:52
Gostei do post!
“Mas causa-me espécie que este princípio se estabeleça cada vez mais através da desinformação e não da constatação de factos comprováveis. Denegrir outros para que a opinião se concentre no “mal menor” não é bem o paradigma do funcionamento democrático. Esta reflexão nunca fez tanto sentido como na atualidade do status quo do Sporting.”
Isto foi o que nos aconteceu no verão passado…onde estavam os Sportinguistas quando praticamente um país inteiro se uniu para nos tramar!?? Não nas redes sociais mas em prime-time, com a colaboração de muitos sportinguistas!
Aquilo que fizeram ao Sporting não tem precedentes em portugal e muito provavelmente no mundo do desporto!
Como criar uma base estável de diálogo entre os sportinguistas?? Com um presidente que chega à presidência através de um golpe palaciano, que não consegue cumprir absolutamente nada do que disse em campanha, que tudo faz para desunir os Sportinguistas!??
Unir, só depois de varandas…
A propósito, tal como havia já acontecido com o assasino de Marco Ficinni, o julgamento do processo E-Toupeira foi adiado…no pasa nada.
4 Setembro, 2019 at 19:30
Também relaciono directamente alcochete e a destituição ao estado em que o sportinguismo está. Reconheço razão ao autor mas a parcialidade na análise tira boa parte da utilidade.
4 Setembro, 2019 at 20:00
De acordo
4 Setembro, 2019 at 18:56
Mas como podes mudar alguma coisa neste sistema actual do desporto em Portugal elitizado a norte pelos Andrades e a sul pelo Carnidão. Ou fazemos de conta que está tudo bem e convivemos com o estado actual ganhando umas taças ou somos contra poder e temos de enfrentar uma guerra.
4 Setembro, 2019 at 18:58
” As redes sociais são o palco ideal …. Vale tudo para denegrir o próximo. Verdades, mentiras, meias-verdades, meias-mentiras… ”
Na minha opinião é um problema menor quando comparado com o que se passa na CSocial e para agravar a situação temos uma direcção que se tornou parte bastante activa da equação. O que se passa nas redes sociais é apenas uma consequência do problema maior.
Como mudar isto!? Vitorias, muitas vitorias no futebol, até lá será mais do mesmo, desengane-se quem pensa que isto começou com o Varandas e quem pensa que o gabinete de crise não contribui e muito para a manutenção da situação.
Enquanto o pau vai e vem as costas folgam.
PS: Zero Seis, sei que o post é muito mais abrangente, mas permite que tenha concentrado a minha atenção nisto, que na minha opinião, considero ser um factor que impede os Sportinguistas de se concentrarem naquilo que verdadeiramente é importante.
4 Setembro, 2019 at 19:00
tenho que voltar a insistir , mas que raio de gente somos nós os Sportinguistas para comer-mos o que se passou no ano passado assim sem mais , sem explicação lógica , as imagens que a cs passou da invasão a Alcochete devem estar adulteradas/manipuladas só pode…
4 Setembro, 2019 at 19:04
Agora que falas nisso, já por diversas fiquei a pensar que há pessoal que não vê o mesmo que eu, problema meu certamente, pois parece que estou em minoria
4 Setembro, 2019 at 19:06
Começa aí e um ano depois estamos neste buraco. Enquanto não se clarificar a fundo as acções de TODOS os intervenientes no dia do Ataque e posteriores movimentações, não vai haver paz. Não adianta.
4 Setembro, 2019 at 19:30
A paz (podre) já existiria se essa gente que preside o Clube fosse minimamente competente.
O Sportinguista não gosta de problemas nem preocupações. Há sempre uma desculpa para justificar.
4 Setembro, 2019 at 19:08
Pior.
Que raio de pessoas somos nós que conseguimos inverter o ónus da culpa da golpada e ainda tentar que essa acrobacia seja normalizada sob a capa dos superiores interesses do clube.
“Ah e tal o Sporting não são presidentes…”
“Temos de rumar todos para o mesmo lado” (mesmo que ainda há um ano atrás alguns tenham remado para o lado contrário com tanta força que agora o maior defensor do clube na TV seja Rui Pedro Braz!!)
Como é que dizia o Saké?
“Sem memória não há futuro”.
A única solução que existe é esta intentona ser revelada aos sócios.
E depois é punir os culpados.
Infelizmente já não há como salvar as vítimas.
Mas pelo menos conseguíamos olhar para o futuro com a coluna direita.
4 Setembro, 2019 at 19:01
É normal concordar com isto….mas depois da teoria á prática vai uma vida de distância.
Com uma direcção que foi de longe quem mais contribuiu para esta guerra civil nunca será possível.
4 Setembro, 2019 at 19:05
Que grande texto.
Parece tão simples.
Haverá vontade de todos?
Duvido.
4 Setembro, 2019 at 19:09
Há um elefante na sala.
Um elefante do tamanho do maior clube desportivo em Portugal.
Não é coisa simples de ignorar. Para alguns.
4 Setembro, 2019 at 19:14
Que sugeres?
Haverá paz quando Varandas sair?
E o que vier a seguir, vai agradar à maioria?
Acho que a virulência da crítica no nosso clube é extremamente nefasta pois (seja de um lado outro) o objectivo é quase sempre denegrir, ridicularizar, lançar lama, etc.
Se calhar só um ciclo de vitória poderia apaziguar este ambiente, mas infeliz e paradoxalmente quanto mais chafurdamos nisto, mais longe da vitória estamos.
4 Setembro, 2019 at 19:27
Para já é preciso mostrar às pessoas o que realmente aconteceu.
Não adianta tentar varrer a verdade para debaixo do tapete.
Doa a quem doer. Seja de que lado a verdade estiver.
Até às últimas consequências.
Depois, se for caso disso (como acredito), honrar quem foi acossado como um animal e abandonado à mercê da barragem mediática.
Não se faz e espero que isso nos sirva de lição para o futuro.
É um cliché mas não se deixa um dos nossos para trás. Nunca.
Depois é preciso falar sobre aquilo que queremos para o futuro e aprender que vivemos neste contexto de guerra. Há quem não saiba ou não entenda isto.
Para sobreviver vamos ter de lutar. Nem todos querem.
Mais uns cem anos. Mais ano, menos ano.
Acredito mais que o mundo cede às alterações climáticas do que na justiça em Portugal.
Sou pessimista por natureza e tenho pouca esperança.
4 Setembro, 2019 at 19:34
Alcochete primeiro. Depois os golpistas e eventualmente os danos que estão a causar ao clube no tempo em que lá estão e estarão. No final, uns estarão envergonhados, outros triunfantes das suas razões, mas todos capazes de se unir em torno do que amam. Agora… Paz sem justiça não é paz, é fascismo.
4 Setembro, 2019 at 19:36
Obrigado. É que é isso mesmo.
SL.
4 Setembro, 2019 at 19:40
Uma coisa importante:
Pode parecer que não mas o que me move não é o triunfo de ter a razão do meu lado. Até porque, para mim, é tarde demais. A oportunidade perdeu-se.
É mesmo uma questão moral.
Acho que aquilo que aconteceu no Sporting foi uma das maiores pulhices que já presenciei em Portugal.
A par de Casa Pia, Camarate, Sócrates, partes do 25 de Abril e por aí adiante.
Não é querer ganhar. É exigir o seu a seu dono. Apenas.
4 Setembro, 2019 at 20:09
“Paz sem justiça não é paz, é fascismo.”
Isto!!!
4 Setembro, 2019 at 21:19
“Haverá paz quando Varandas sair?”
Não. Haverá paz quando se fizer justiça.
Estou cansado de replicar isto: uma das coisas que mais revolta um povo / uma sociedade é o sentimento de injustiça.
4 Setembro, 2019 at 22:44
Exacto.
Isto vai tão, mas tão para além do universo desportivo e do Sporting.
5 Setembro, 2019 at 0:40
Isto. Até lá textos como estes não vão passar de utopias
4 Setembro, 2019 at 19:06
“A única solução que vejo racional é parar este ciclo de destruição. Parar de estimular o ódio e a rejeição como ferramentas únicas de viver o Sporting. A solução nunca poderá ser continuar a alimentar a divisão, esperando que por artes mágicas alguém desça dos céus e se torne magneticamente superior ao estado geral de desacordo e divisão. O que vejo como lógico é construir, é pensar, idealizar, planear, trabalhar – não contra alguém – mas a favor do que acreditamos ser um caminho válido e necessário. A democracia é um sistema falho, mas alberga espaço interminável para aquilo que se chama “alternativa”.”
Não pode ser, amigo.
Se te entram em casa, roubam os teus bens, violam a tua mulher e a tua filha, espancam o teu filho, dificilmente tu vais esquecer e perdoar.
Obviamente que o que aconteceu não é tão grave como a situação que descrevi.
Mas o que quero dizer é que há injustiças imperdoáveis.
Perdoa-se o que é feito involuntariamente, de boa fé.
Nada do que foi feito foi involuntário e muito menos de boa fé.
4 Setembro, 2019 at 21:16
+1, Jaime
4 Setembro, 2019 at 19:09
“A única solução que vejo racional é parar este ciclo de destruição.”
Este ciclo só termina se em primeiro lugar a direção do Sporting optar por um diálogo construtivo e proativo, deixando de vez a caça às bruxas de direções anteriores. Isso não acontece.
É preciso que a direção tome medidas que enviem aos adeptos um sinal de esperança, um projeto. Isso não acontece.
Mas isso não chega. É preciso que todos aqueles que não estão com a direção sejam coerentes. Não falo de elogiar, mas criticar o que é para criticar, dar tempo aquilo que precisa de tempo. Isso não acontece.
Todos juntos talvez dê para lutar contra os adversários, arbitragem, CS e interesses políticos.
Tenho muitas dúvidas que isto seja possível com esta direção.
4 Setembro, 2019 at 19:19
Boa posta
4 Setembro, 2019 at 19:27
O Sporting está em stand bye enquanto estiverem lá estes incompetentes. O que eu sei a cada dia que lá estiverem mais difícil será o recuperar do Sporting.
4 Setembro, 2019 at 19:44
Esse ciclo só pode começar depois da destituição dos actuais corpos sociais. Para além da imoralidade de terem incentivado os jogadores a rescindir, não tiveram a maioria dos sócios com eles nas eleições, e pior, têm-se revelado completamente incompetentes na gestão do futebol e com as finanças do clube e da SAD.
Não há muitos sportinguistas que não estejam envergonhados neste momento, e bastante apreensivos com o futuro do clube, a ponto de não saberem como o defender e o promover às novas gerações. As pessoas estão muito mais apreensivas do que em 2013 e até 2018, porque as coisas estão a correr muito mal mas não se vê ninguém a avançar para correr com o Vagandas e com o Rogério Alves. Uma direcção péssima não pode acabar com o clube! É incompreensível que se deixe o clube e os sócios nesta agonia.
4 Setembro, 2019 at 19:52
Zero Seis, este texto caía que nem ginjas no dia 16-05-2018.
Porquê ser quase obrigatória a união de todos em torno de um CD, que, para mim, nada faz por isso, e quase ninguém se uniu em torno de um CD após o dia 15-05-2018, antes se uniu em torno de uma intoxicação da CS? Não houve união a dizer que haveria que apurar responsabilidades antes de se crucificar alguém.
Após 23-06-2018, isto funciona como num jogo, esqueçam os espectadores puxar pela equipa, tem de ser a equipa a puxar com todas as suas forças pelos espectadores. Não vai lá com duas ou três jogadas, têm de fazer várias exibições consecutivas de gala. Ah e não podem falhar sequer um passe. Até hoje, os passes falhados superam em muito as boas jogadas e quanto a exibições de gala…
4 Setembro, 2019 at 20:10
Voltamos à história da 3ª via.
Se querem paz “entreguem” o Sporting ao Carlos Vieira.
É, sinceramente, a única hipótese.
Tudo o resto, será mais do mesmo.
Como isso é uma miragem, esqueçam a paz.
4 Setembro, 2019 at 20:17
Mas o que tem o Carlos Vieira? É uma pergunta honesta.
4 Setembro, 2019 at 21:11
Compreendo a pergunta.
O Carlos Vieira foi um nome muito consensual, quanto à sua capacidade.
Eu entendo que há um ano a esta parte se assiste a um dividir o Sporting ao meio, entre os seguidores deste CD e os que acham que o processo de queda e substituição do anterior CD foi tudo mbem nos transparente.
Qualquer nome ligado ao universo actualmente no poder nunca terá a condescendência da outra facção.
Isso só seria possível se BDC tivesse sido comprovado como mentor e coordenador (autor moral não existe) de Alcochete.
Como o pai natal não existe…
Outros nomes… pura e simplesmente não há.
Carlos Vieira, teria o aval (pelo menos desde já o meu) da franja de sócios pró anterior CD (onde me incluo) e penso que de muitos da franja anti-BdC mas não anti-anterior CD.
Agora este CD largar o poder que custou tanto a conquistar…
4 Setembro, 2019 at 21:12
*foi tudo menos transparente
5 Setembro, 2019 at 10:39
+1
SL
4 Setembro, 2019 at 20:38
Bom texto. Mais que olhar para o passado e procurar desculpas para o presente, ou mesmo justificações para atirar para cima dos outros, a responsabilidade pela situação atual, era importante questionar o presente a pensar no futuro.
Tudo o que ficou para trás não irá trazer união. Lá só se encontrarão justificações para a desunião. Mesmo nos discursos e atitudes atuais é isso que se vai encontrar. Portanto, quase todas as queixas e lamentos dos adeptos tem fundamento. Mas a questão é, o que é que esta troca constante de acusações trará isso ao futuro do Sporting? Porque é isso que interessa e está em causa. E acredito eu, é o futuro do clube que a todos importa.
Assim, sugiro que se concentrem em participar com ideias válidas, para que se possa de forma eficaz questionar e obrigar a direção do clube (seja esta ou qualquer outra no futuro) sobre os planos, as ideias, os porquês, etc…
Por exemplo, poderiam os nosso bloggers que tantos seguidores têm, encontrar uma.forma de fazer chegar aos responsáveis do clube, as perguntas que realmente importam?
Isto para que as entrevistas dadas ao canal do clube, não sirvam para que o presidente justifique o que acha que deve, mas sim o que os adeptos querem saber!: Restruturação financeira, aposta real na formação Vs contratações, etc…
4 Setembro, 2019 at 20:41
Bom texto, mas o que podemos nós fazer para além do que já fazemos pelo Sporting?
O meu “trabalho”, falo por mim, é apoiar e defender o SCP em todas as ocasiões… mas não posso fazer mais nada do que isso. Não é que exista algo de força maior que me impeça, simplesmente não tenho poder para mudar/influenciar o futuro do clube pois faço o mesmo há anos: apoiar, sofrer e viver o clube ao máximo. Isso não é suficiente?
Só poderemos ter um Sporting forte com as pessoas certas no seu comando e isso não acontece neste momento. Só quando acontecer é que o Sporting terá condições para crescer e ser mais forte. Até lá faremos o nossos trabalho que é pura e simplesmente não abandonar o clube, continuar a lutar e a indignar nos com as decisões tomadas e amar este grande clube.
SL
4 Setembro, 2019 at 20:57
A “entrevista” do Vagandas foi qualquer coisa. O JEB e o GL comparados com este idiota eram oradores e estrategas. Como é possível uma merda destas ter tido apoios para avançar, como??
4 Setembro, 2019 at 21:19
Uma merda destas teve apoio para avançar porque é uma merda destas.
É alguém que não causará problemas nem levantará questões.
Seguiram a mesma bitola para o treinador.
4 Setembro, 2019 at 21:33
Resumindo tudo numa frase:
《O Sporting é demasiado grande para não ser campeão. 》
4 Setembro, 2019 at 21:47
Grande texto, obrigado!
4 Setembro, 2019 at 21:50
Texto bonito, inteligente e que faz sentido… Parabéns!
Só que a realidade… O real sentimento que “metade” do clube tem é que o percurso que o atual Presidente fez é, no mínimo, lamentável (Roma não paga a traidores) e chegou ao poder de forma obscura. Para piorar a situação nem a maioria dos sócios teve como votantes (não estou a por em causa o regime eleitoral). Mesmo destes, conheço 5, 2 já se arrependeram abertamente.
Mas o pior, tem sido a estratégia de cavar ainda mais o fosso. Constantes piadolas e boquinhas nos órgãos de informação do clube. Incompreensivelmente a meu ver.
Em resumo, total incapacidade em Unir o clube.
Sem aparecer 3 via, parece-me complicado que as coisas mudem. Infelizmente.
*Não sei se é metade mas serão certamente 2 blocos significativos.
4 Setembro, 2019 at 22:01
Fiquei com a impressão, ao ler este texto, que uma vez mais a responsabilidade dos problemas é atribuída a uma minoria, que acredita que o Sporting é muito mais que um Clube desportivo, e se recusa a engolir sapos em nome de uma estabilidade construída à base de mata-leões, humilhação e insultos à sócios por parte de Titos e Rahins (utilizando inclusive meios do Clube para tal), opacidade e censura.
Não consigo fazer de conta que isto é o Sporting e bater palmas.
PS: Hoje só gostei do título e da alusão aos Megadeth…
4 Setembro, 2019 at 22:12
Just like the Pied Piper
Led rats through the streets
We dance like marionettes
Swaying to the symphony
Of destruction
4 Setembro, 2019 at 22:49
Muito bom texto.
É urgente conseguirmos dar esse passo.
Se precisarmos de um contra para seguir de união que esse contra sejam as toupeiras e afins, mas nunca lutas internas.
Abraço.
Spooooooorting
4 Setembro, 2019 at 23:01
Eu sou um “divisionista” e critico. Não gosto do Sr. Varandas e comp.ª, nem daquilo que têm ou não feito. Nunca me sentaria numa mesa em que estivessem Manuel Moura dos Santos, Vítor Ferreira, José Pedro Rodrigues, João Duque, Henrique Monteiro, Carlos Barbosa, Carlos Barbosa da Cruz, etc., e no entanto penso que sejam sócios do clube, legítimos como eu, com quotas em dia como eu, mas o seu sportinguismo não será o mesmo do meu e de muitos como eu. Por isso, nunca estaria ao lado dessas “personagens, mas também sei que nunca passaria informação a um “inimigo” do meu clube, ou a combinar estratégias com os nossos adversários, para “correr” com quem não gosto, nem andaria, anonimamente, a colocar “outdoors” contra um qualquer Presidente do meu clube, mesmo que antagónico às minhas ideias, para o clube.
Não somos nós, simples sócios, que temos a maior quota de responsabilidade, do momento crítico do Sporting, mas aos dirigentes cabe a responsabilidade de lutar pela união do
clube, coisa que o actual corpo diretivo não tem feito, antes pelo contrário.
Quero vitórias, quero formação, quero equipas competitivas, quero responsabilidade, quero obra, quero equilíbrio financeiro e ACIMA DE TUDO, BOM SENSO.
4 Setembro, 2019 at 23:14
Excelente comentário!
4 Setembro, 2019 at 23:04
Grande post Zero Seis está aquia base de reerguer a alma e a cultura leonina todos nós oferecermos o melhor das ideias em prol do clube, infelizmente desde a décadas tem sido uma guerra aberta pelo poder. Sem União e com guerra constantes de facções não conseguimos resuscitar e erguer o Sporting da aua génese identitária. Ser Tão Grande entre os Maiores da Europa e do Mundo.
Viva o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
4 Setembro, 2019 at 23:16
Eh pá, há 2 anos tivemos uma eleição presidencial com mais de 90% num candidato.
Portanto não me parece que andemos sempre divididos.
4 Setembro, 2019 at 23:15
Caros Sportinguistas
Viver na ignorância pode nalguns casos, ser um mal menor.
Não é, infelizmente, o que se passa no Nosso Clube.
É verdade que ao anterior CD, foi destituído. Mas vivemos na ignorância sobre os reais motivos.
É verdade que o anterior Presidente, e não só, foi expulso de sócio. Mas vivemos na ignorância sobre os reais motivos.
Este CD, foi eleito por maioria de votos, baseando a sua campanha numa série de promessas, que até, para os mais cépticos, tinham algum peso. Que eu saiba não cumpriu uma. Mas como vivemos na ignorância, talvez esteja errado.
Uma das principais virtude de um líder, para além do carisma, da coragem, da persistência, etc, é a transparência.
Ora o actual Presidente, não tem carisma, não tem coragem nem persistência para para manter o actual “projecto”.
A época já delineada desde Fevereiro, já foi de vela.
O treinador escolhido também.
Restava-lhe a transparência.
Talvez se , os sócios e adeptos , fossem informados sobre determinados casos, que se têm sucedido ao longo do mandato, e que nos têm dado motivos para as mais diversas interpretações, não haveria tanta animosidade contra este CD.
O problema é, que o que se pretende é manter-nos na IGNORÂNCIA.
Quem não sabe é como quem não vê.
Assim, é impossível unir seja quem for.
Viva o SCP
5 Setembro, 2019 at 0:12
“LEÃO ATÉ MORRER” os meus agradecimentos por ter apresentado muitas das razões em que assenta o meu divisionismo e desprezo, por todos aqueles que permitiram e permitem o actual estado das coisas.
Sofro em silencio pelo nosso clube e ainda bem que existe este “blogue” que me permite, às vezes, gritar o meu desespero, ou alimentar, ainda, a minha esperança.
4 Setembro, 2019 at 23:18
O Sporting, como tem sido apanágio dos últimos tempos, continua com as guerras pessoais de quem quer estar no poder e enriquecer à custa do clube. Enquanto as lapas não desaparecerem não vamos sair desta situação. É preciso alguém a presidente que não tenha mais nada na cabeça do que fazer o melhor pelo Sporting Clube de Portugal e não ser um pau mandado dos que se mexem na sombra e, na realidade, têm o poder no clube.
A trupe de varandas tem sido só tiros nos pés e erros atrás de erros. Até quem deu o benefício na dúvida já está farto desta merda!!
Gosto do texto, percebo a ideia do texto, mas até pegarmos o touro pelos cornos e enfrentar tidos isto, nunca haverá paz ou concordância.
No meio disto tudo, quem perde é o Sporting.
4 Setembro, 2019 at 23:18
Correção: apanágio dos últimos tempos não. Desde que me lembro que sempre assim foi.
4 Setembro, 2019 at 23:27
Gostava de ter lido este post depois de terem andado a colar cartazes na segunda circular. Isso é que era!
Agora mais a sério, isto parece um manifesto da República de Vichy!
4 Setembro, 2019 at 23:59
O que retiro do texto é “vamos lá nos juntar para tirar de lá estes incompetentes / criminosos. Não saem a bem, saem a mal”.
Estou de acordo, é preciso criar um Doodle?
5 Setembro, 2019 at 0:08
Excelente post.
Infelizmente já estou convencido que o sporting não tem futuro viável.
São demasiados Sportings, demasiadas facções, demasiados fundamentalismos, demasiadas opiniões, demasiadas agendas, demasiados “peritos desportivos” para gerir e contentar… tudo amplificado pelas redes sociais, imprensa e paineleiros aos molhinhos.
Quem decide, decide sempre mal, desagrada sempre a alguém, é sempre incompetente e incapaz… é preso por ter cão e por não ter… está lá sempre para acabar com o clube e deixar isto em cacos.
À mínima coisa, lá aparecem os papagaios todos do costume a pregar a sua longa-lenta… o exemplo que me ocorre é o José Eduardo… nem sequer como jogador foi grande coisa, “passou” discretamente pelo Sporting, ganhou dinheiro à conta de contratos de prestação de serviços com o clube… o que o qualifica como opinador de serviço sobre a situação do clube? Não consigo perceber.
É um entre dezenas, cada qual a defender a sua dama… que pode ser muito relevante, mas nunca parece ser o sporting!
Como se consegue governar um clube nesta situação?
Ha décadas nesta instabilidade permanente, agravada nos últimos anos pela criação de fundamentalismos extremados e ódios profundos… em que o maior adversário deixou de ser externo para ser o inimigo interno?
Da minha parte, deixei de acreditar. É insustentável e incompreensível. Ingovernável.
Novos adeptos? Com este contexto… só aqueles que são alvo de “marketing familiar”, tentando passar o amor a algo que já não existe… por vezes, é o que sinto com o meu filho, quase que já com algum arrependimento por o forçar a esta espécie de maldição de sofrer por um clube que não existe, que é uma manta de retalhos… talvez o que me leva a ser muito mais descontraído com a minha filha mais nova, que terá muito mais espaço para fazer a escolha que quiser.
Cheguei ao ponto de total saturação com tantos sportings, com tanta guerra… afinal de contas, isto é só um clube… há coisas muito mais importantes na vida.
SL
Lanterna Verde
5 Setembro, 2019 at 0:55
Não concordo, os sportinguistas precisam de um líder, um bom líder e quando o têm unem se em volta dele. O problema é que nas últimas décadas tem sido só incompetência. Mas recordo que até à bem pouco tempo, no primeiro mandato do bdc e início do segundo estivemos bastante unidos, orgulhos e confiantes. Será preciso alguém voltar a aparecer, talvez seja sebastianismo, mas se ele for competente, carismático, intransigente na defesa do Sporting sei que terá a enorme massa associativa do seu lado.