A 15 dias da data agendada para a realização do X Congresso Leonino, foi o movimento Sou Sporting surpreendido com o adiamento desse evento para um qualquer momento, ainda a designar, algures em 2020.
De acordo com o comunicado divulgado pelo Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, a Comissão Organizadora do Congresso Leonino terá recomendado o adiamento referindo uma “situação de vivência associativa complexa e com várias tensões”, com a realização, nos últimos 13 meses, de sete assembleias gerais do Clube, “com significativa mobilização de milhares de associados”, mobilização que, relativamente ao X Congresso, não terá acontecido.
Lê-se, ainda que «no termo do período de inscrições estavam inscritos apenas cerca de 50 Associados», número considerado insuficiente face à avultada despesa de organização de um Congresso Leonino.
Face ao exposto, vem o Sou Sporting informar todos os Sportinguistas que desses cerca de 50 Associados inscritos, 17 pertencem ao nosso movimento, número elucidativo da vontade de contribuir para o objectivo do Congresso: discutir o Sporting Clube de Portugal.
Tendo em conta que cada Delegado inscrito tinha possibilidade de enviar cinco recomendações para, dentro dos temas definidos, servirem de motor à discussão, coube ao movimento Sou Sporting colocar à disposição da organização do X Congresso 40 pontos passíveis de serem discutidos, analisados e trabalhados, rumo a um futuro mais verde e branco.
Sublinhamos, ainda, que a inscrição de cada um dos 17 Delegados, obrigou a reunir 20 votos por cada um deles, numa acção com a qual se identificaram dezenas de sócios leoninos que não hesitaram em conferir-nos a responsabilidade de defender e de promover ideias com as quais estão em total consonância.
Consideramos lamentável este adiar do X Congresso Leonino e temos a certeza que o sucedido deveria levar o actual Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal a encontrar os motivos pelos quais não conseguiu traduzir a iniciativa na mobilização pretendida. E não basta procurar motivos exteriores e pouco consistentes, devendo essa análise ser introspectiva e colocar a hipótese de que os sócios não vejam nos actuais órgãos directivos uma equipa capaz de colocar em prática as suas ideias e a sua visão de futuro.
A propósito de ideias, vem o movimento Sou Sporting assumir o compromisso de jamais permitir que a discussão deixe de existir e que a voz dos Sócios e Adeptos leoninos deixe de ser ouvida, passando à prática a máxima que nos norteia: fazer o que pudermos pelo nosso Sporting!
4 Novembro, 2019 at 13:12
aproveito este post para agradecer a todos os “tasqueiros” que confiaram no movimento e em mim, em particular, para poder representá-los no X Congresso Leonino (e peço desculpa se ainda não respondi a alguns dos emails, algo que não deixarei de fazer).
Obrigado pela responsabilidade da boa e obrigado por todo o apoio. A luta continua, por mais que seja adiada!
4 Novembro, 2019 at 15:51
A LUTA CONTINUA E NÃO PODE SER MAIS ADIADA!!!
SL
4 Novembro, 2019 at 20:10
Fight & Resist !!!!!!!!!!
Sempre!!!
SL
4 Novembro, 2019 at 13:20
A LUTA CONTINUA
Tem obrigatoriamente de continuar!!!
SL
4 Novembro, 2019 at 13:26
Adia que é para não ver…
4 Novembro, 2019 at 13:33
Receio!
Se é das tensões ou das ideias, parece-me uma pergunta pouco relevante.
Quando uma associação tem receio dos seus associados só resta um caminho:
Demissão dos Orgãos e partir para eleições!
4 Novembro, 2019 at 14:15
É evidente. Não representam nada nem ninguém. Estão barricados no poder apenas benefício próprio. É uma imoralidade gritante!
4 Novembro, 2019 at 13:46
Tem receio da Ideia.
E nada mais.
Pois a Ideia tem o poder de Mudar, de Melhorar, de Evoluir.
A Ideia é acrítica, é independente, é sustentável per se.
Nada assusta mais que a Ideia.
4 Novembro, 2019 at 13:54
Curiosamente “pouca” mobilizacão de 50 sócios, em que cada um teve de recolher 20 votos para poder participar. Ou seja, 1.000 votos no seu total que foram desprezados desta forma.
1.000 votos é pouco para se pedir uma AG destitutiva, mas já são meio-caminho para isso. Que não se dêm os votos como perdidos e ao menos tentar salvar o pouco que resta.
4 Novembro, 2019 at 15:16
1.000 votos maus.
Eles só querem votos bons.
Uma coisa assim parecida com o BES bom e BES mau…
4 Novembro, 2019 at 23:01
O Cherba ainda pode esclarecer se cada delegado representava 20 votos de Sócios ou mesmo 20 sócios. Tenho idéia que é a 2ª hipótese. O que significará muito mais de 1000 votos. Mas não estou certo, o Cherba poderá confirmar.
E 1000 votos são o suficiente para convocar AG, sendo que, desses sócios iguais a 1000 votos, terão de estar presentes na AG um número de sócios que garantam 750 votos.
Um abraço e saudações leoninas
5 Novembro, 2019 at 7:09
Exacto. Estava com ideia que eram 1.500 votos, mas parece que bastam 1.000.
Vamos ter fé que melhores dias virão quando o fivelas for corrido.
Relativamente ao numero de votos para o congresso, estou a referir-me ao que está no comunicado. Eles afirmam que são votos e não sócios, mas realmente não sei.
Abraco.
4 Novembro, 2019 at 14:02
Nos entretantos, vão lá apresentar as vossas ideias, que os senhores fazem-vos o obséquio de vos receber e ouvir. Apresentam as ideias, eles aproveitam-nas. Nada contra, que eu defendo que as direções eleitas devem ouvir os sócios e aproveitar as boas ideias que muitas cabeças pensantes têm. Soa é um bocado a… nem sei bem. Pode ser má-vontade minha. Mais engraçado, é dizerem que as podem depois defender no congresso que se realizará em data ainda a definir. Isso quer dizer o quê? Que o pessoal vai lá repetir o que lhes disse nas tais das reuniões e que entretanto foram, ou não aproveitadas, ou pode ir pensando em outras coisas para defender aquando do congresso?
4 Novembro, 2019 at 16:16
Não Ana. Não acredito em “… apresentam as ideias, eles aproveitam-nas.” Receio que essa peregrina “idéia” de ” (…) os Associados até agora inscritos a serem contactados num futuro próximo para, em reuniões a agendar com os Órgãos Sociais, poderem apresentar as suas reflexões e recomendações, sem prejuízo da sua apresentação futura no Congresso(…), não passa de uma espécie de censura prévia, que:
– por um lado, evita que a esmagadora maioria das propostas, nomeadamente as que não agradem aos OS e seus intentos, cheguem a conhecer a “luz do dia”;
– por outro lado, esvazia o próprio Congresso e torna o seu adiamento ad eternum.
Se fosse uma questão de reunirem com todos os proponentes para ouvirem as suas reflexões e recomendações “tout court” como é escrito no seu comunicado, seria um dispêndio inútil de energias, porque se é só para ouvir, então esperam por esse Congresso.
Se fosse uma questão de reunirem com todos os proponentes para ouvirem as suas reflexões e recomendações e dar seguimento às que julgassem mais adequadas, estariam a usar essa SUA prerrogativa, sem qualquer “pressão” de recomendação emanada de um Congresso e, por isso, também sem escrutínio do que teria sido nele (Congresso) aprovado ou sequer debatido e eventualmente melhorado, ou, dito de outra forma, estariam a peneirar as propostas “à la Rogério Alves” (rejeitando as que quisessem sem sequer justificar a recusa).
Se fosse para debater TODAS as propostas para TODAS considerar, então bastava marcar AGOPRA o Congresso e estar nele presente d espírito aberto e construtivo. A Ana está a considerar sequer que isto possa ser uma hipótese com estes OS que em AGs demonstram o autismo que têm demonstrado? Porque razão iriam ser abertos e dialogantes em reuniões privadas ou mesmo num Congresso não deliberativo?
AS REUNIÕES PRIVADAS E SEPARADAS QUE OS ÓRGÃOS SOCIAIS PROPÕEM (NA SEQUÊNCIA DE UM ADIAMENTO SINE DIE DO CONGRESSO) SÃO APENAS E SÓMENTE A MAIS DESPUDORADA FORMA DE TENTAREM EVITAR O DEBATE PÚBLICO!!!
Um abraço e saudações leoninas
4 Novembro, 2019 at 14:09
Tentar diminuir esta atitude de adiar o congresso é estar completamente alheado ao momento em que vivemos como clube. Numa altura em que assobios são calados, onde não há qualquer voz de oposição que não seja a malta mais que rodada e com motivos dúbios, este congresso era um oportunidade de dar voz a quem não tem plataformas todas as semanas para partilhar as suas ideias e trazer novas caras a um Sporting que parece rodeado pelas mesmas pessoas à vários anos.
Este Congresso é uma excelente ideia, que devia de ser transmitido na Sporting Tv (não sei se seria ou será) de maneira a abranger o máximo número de pessoas. Dar palco a gente do Sporting que pensa no Sporting, desvinculado de qualquer “facção” existente dentro do mesmo seria das melhores coisas que poderiam acontecer neste momento. Aqui não iria existir barricadas, não seriam os x contra os y, iriam-se debater ideais, iria-se dar lugar à discussão saudável e no fim, talvez pela primeira vez em ano e meio, ganharia o Sporting.
É uma pena este adiamento sem data prevista e é ainda mais penoso ver gente que tenta diminuir a importância do mesmo.
4 Novembro, 2019 at 18:58
FixTix, o Congresso Leonino, sempre foi um espaço e um momento de reflexão livre sobre o Sporting.
Afinal, este seria já o Xº Congresso Leonino.
Acontece que, a forma elitista como organizaram este (com as exigências que colocavam para se constituírem Delegados) ditava, à partida 2 coisas:
1º – iriam inevitavelmente ter muito menos delegados que nos anteriores Congressos;
2º – Não iriam ter delegados por inerência, logo, TODOS os Delegados teriam as suas ideias bem definidas e bem sustentadas e estariam no Congresso para ser INTERVENTIVOS;
Ora essas 2 condições diferem realmente dos Congressos anteriores num sentido de uma PARTICIPAÇÃO POTENCIALMENTE MUITO MAIOR (mesmo com menos Delegados presentes) E DE MUITO MAIOR QUALIDADE.
Essa característica até será uma característica tendencial de TODOS os próximos Congressos, dada a natureza do actual quotidiano de debate de ideias. Quando o espaço privilegiado do debate das ideias são as redes sociais, os que se predispõem a debater em espaço físico, fazem-no após um enorme apuramento das suas ideias e até mesmo uma enorme apropriação de ideias colectivas.
Veja-se o modo como se organizou o Movimento Sou Sporting.
E isso não é mau nem bom ou não é melhor nem pior do que o que sucedia nos anteriores Congressos. É apenas o reconhecimento de um novo modelo de organização e debate de ideias, porventura ainda mais democrático, por certo que mais susceptível de ser escrutinado.
Nas condições actuais, e dadas as condições exigidas para a inscrição de delegados, o número de 50 inscrições era muito apreciável, representativo de um mínimo de 1000 sócios e garante de um debate bastante qualificado e profícuo.
E foi isso que a Comissão Organizadora deste X Congresso Leonino não parece ter percebido (ou ter querido perceber) ao fazer a recomendação de adiamento, recomendação que os Órgãos Sociais do Clube trataram de muito oportunisticamente aproveitar e acolher.
Um abraço e saudações leoninas
4 Novembro, 2019 at 19:09
Só para que tenham uma ideia da falácia do argumento de que 50 Delegados eram muito poucos para justificar as despesas:
– quantos eram os delegados e quais foram as despesas no IV Congresso Leonino realizado de 31 de julho a 2 de Agosto de 1982 no … RIO DE JANEIRO?
– quantos eram os delegados e quais foram as despesas no V Congresso Leonino realizado de 27 de julho a 12 de Agosto (!!!) de 1983 no … Ontário, em TORONTO (inicialmente previsto para Newark, New Jersey)?
– quantos eram os delegados e quais foram as despesas no VI Congresso Leonino com abertura a 29 de março no … FUNCHAL (ilha da Madeira) e encerramento a 7 de Agosto de 1985 (!!!) em … PONTA DELGADA (ilha de S. Miguel – Açores)?
Um abraço e saudações leoninas
4 Novembro, 2019 at 21:27
Mais uma excelente reflexão Álvaro
4 Novembro, 2019 at 14:10
Bom comunicado e os meus votos continuarão disponíveis para qq que seja a luta por um Sporting melhor.
4 Novembro, 2019 at 14:15
+1!
4 Novembro, 2019 at 15:53
+1
4 Novembro, 2019 at 16:20
Os meus votos também continuam disponíveis para sustentar propostas ao Congresso (e as minhas contribuições construtivas), mas também, ainda mais a partir de agora, para qualquer iniciativa que visse retirar do poder autocrático quem ocupa os cargos do poder associativo do Nosso Clube (CD, MAG e CF&D?
SL
4 Novembro, 2019 at 14:14
Muito bem!!! Este adiamento é só mais uma prova de falta de competência deste CD!!!
4 Novembro, 2019 at 14:14
Lido numa casa de banho em Brest, Franca (traducao livre):
“Politiza as tuas inquietacoes que inquietara’s os politicos”
Talvez seja isto, talvez seja mesmo a fraca adesao, talvez seja um misto; independentemente de que motivo for, a vontade de se discutir o Sporting de forma construtiva e’ sempre de louvar.
Saudacoes Leoninas
4 Novembro, 2019 at 14:22
É nisto que vivemos…
Se calhar dos 50 inscritos, 49 eram pessoas ligadas à “oposição”….
Pois é…o Sr. está completamente sozinho. Sem apoios. O máximo que consegue é uns quantos que odeiam o anterior presidente e os que ainda o apoiam e por isso vão dando gás a isto que temos. Mas quando chega um congresso para discutir ideias….nada….
Como a máxima desta direcção é esconder que haja quem se opõe e meter tudo no saco “claques”…1+1= congresso anulado…
Esta é a direcção mais ditatorial e mais desrespeitosa para com os sócios e adeptos que me lembro. Mentiras, esconder a verdade, fingir que existe uma realidade alternativa, perseguição, guerra, insultos…é inacreditável o que temos assistido…
4 Novembro, 2019 at 14:28
Apenas mais um belo exemplo do que temos à frente do clube. E depois não querem que nos separemos entre brunistas e varandistas e/ou o que quiserem chamar aos sócios e adeptos do Sporting.
Com esta cambada é que nunca.
Incompetentes, prepotentes e golpistas ……….ruaaaaaaa!
4 Novembro, 2019 at 14:35
Não me parece que tenha sido uma medida positiva para o Sporting…!!
Sporting Sempre…!!
SL
4 Novembro, 2019 at 14:59
Face ao momento actual do clube e estando a actual Direcção em contestação contínua, alguém aqui via alguma hipótese deste Congresso vir a ter sucesso?
4 Novembro, 2019 at 16:31
O que tem a putativa contestação a uma Direcção que ver com o sucesso de um Congresso Leonino?
Os 17 Delegados do Grupo Ser Sporting não iam apresentar contestação à Direcção ou a quem quer que seja. Iriam apresentar mais de uma centena de propostas visando a mudança POSITIVA do Nosso Sporting, amplamente pensadas e debatidas internamente, ao Universo Sportinguista. E debatê-las com outros Delegados, eventualmente com outras ideias e outras sensibilidades, com vista a melhora ainda mais essas Propostas. Acredito que o mesmo sucedesse com todos os outros Delegados.
Não são estas as condições básicas para o sucesso e URGÊNCIA do Congresso? Ter Sportinguistas com ideias e mente aberta a discutir essas ideias para melhorar o Sporting? Existe algo mais premente que isso? Existe alguma tensão que se possa sobrepor a isto? Existe algum timing mais oportuno que o AGORA?
Só um sectarismo primário, autoritário e temerário da opinião livre pode justificar esta decisão.
Um abraço e saudações leoninas
4 Novembro, 2019 at 21:06
Completamente de acordo.
O momento era perfeito para uma discussão com elevação e sentido crítico.
Infelizmente o ditador assim não quis.
4 Novembro, 2019 at 21:29
Não perceberam o alcance da minha pergunta.
O congresso nunca podia ter sucesso porque este CD não quer debater ideias, como por exemplo, a alteração do número de votos por sócio.
Este CD está acossado e nunca daria o braço a torcer no sentido de debater ideias que vão contra a forma como foi eleito ou contra o que pratica no dia a dia da sua gestão.
Eles queriam um Congresso sem “contestatários”, onde aparecessem apenas os habituais carneiros.
SL
4 Novembro, 2019 at 23:21
O que diz apenas vai no sentido do potencial sucesso do Congresso. Ser o fórum para apresentar propostas concrectas que representem medidas para mudar para melhor o Sporting.
As propostas aprovadas em Congresso passam a Recomendações aos Órgãos Sociais.
Depois disso estes definem se ADOPTAM OU REJEITAM essas Recomendações. Mas deixam de poder passar entre os pingos da chuva.
Um abraço e saudações leoninas
4 Novembro, 2019 at 16:37
Claro que não! Mas essa não é a pergunta que se impõem! A questão é antes a seginte:
Face ao momento actual do clube e estando a actual Direcção em contestação contínua, ao ponto de nem sequer conseguir organizar com sucesso um Congresso sobre o Sporting, o que será ainda necessario para se demitirem e anunciarem eleições para os orgãos do clube?
4 Novembro, 2019 at 21:31
Essa pergunta devia ser direccionada ao PMAG pois do Varandas não espero nada diferente do que seja ficar agarrado ao lugar o máximo de tempo.
4 Novembro, 2019 at 23:08
José Silva, se não espera nada de Varandas, então espere ainda menos de Rogério Alves, o PMAG que recusa liminarmente requerimentos à AG apenas porque sim e não se digna a justificar a sua recusa nem tão pouco sequer a ler esses requerimentos. Um PMAG que permite que dirigentes do Clube estejam numa mesa da AG em amena cavaqueira, na galhofa, a simular bocejos, a fingir que dormem, a lançar beijinhos. É do mais surreal e ordinário, ao nível da lampionagem.
SL
4 Novembro, 2019 at 15:25
Quem é o ditador mesmo?
4 Novembro, 2019 at 16:03
Autismo ditatorial, propaganda, desrespeito por estatutos, silenciamento de opiniões “desalinhadas” e por fim, perseguição a quem ousa proferi-las. Esta é a verdadeira lampionização do Sporting e com uma agravante: zero resultado desportivo.
4 Novembro, 2019 at 16:14
Ainda não repararam que o varandas está literalmente a cagar para os adeptos e sócios do Sporting??
O povo pouco lhe interessa…os croquetes sim,esses interessam e de que maneira.
4 Novembro, 2019 at 16:47
Ambas as duas!
4 Novembro, 2019 at 17:15
Quanto à pergunta “receio de tensões ou ideias”, obviamente que é receio de ambas e de mais qualquer coisa que a liberdade de expressão lhes possa infligir.
4 Novembro, 2019 at 17:21
É a nova Democracia que capturou o Sporting. Mas acho que atentados destes à livre discussão num clube onde os sócios tem o direito de ser ouvidos, vai acabar mal. Se até o fascismo caiu ao fim de 48 anos, se calhar vão ter de ser tomadas medidas bem mais contundentes para acabar com esta palhaçada, em que já parecem gozar com os sócios . Eu não sou pela violência, mas às vezes é o mal menor. E bem mais rápido nos seus efeitos.
Começa a ser difícil tolerar isto.
4 Novembro, 2019 at 17:39
Mas vocês pensam que os punhos de renda estão aqui para ser democratas?
Entre tachos, favores e casas milionárias à muito dinheiro para ser roubado e delapidado até o serviço estar feito.
Iam agora ouvir sócios? Ahhhhhhhh!
4 Novembro, 2019 at 17:53
Alguém sabe as datas e locais das próximas acções de angariação de assinaturas de sócios que o Movimento que visa convocar uma AG de destituição está a recolher?
Há alguma coisa prevista para16 e 17 de Novembro?
O tempo agora é de agir e não apenas de “soundbites” na blogosfera ou nas redes sociais. E é um tempo muito urgente! Não sei o que não estarão a preparar mais para este Sporting.
Um abraço e saudações leoninas
4 Novembro, 2019 at 18:08
E os 30 euros ? 🙂
4 Novembro, 2019 at 18:22
já dá para meio jantar romântico no japonês 😀
4 Novembro, 2019 at 19:08
Deixem-me trabalhar. Deixem-me trabalhar.
4 Novembro, 2019 at 19:12
A mim, ninguém me cala!
4 Novembro, 2019 at 20:16
TEresa … Teresa … tEresa
negro … Negro … Negro
4 Novembro, 2019 at 20:17
“”Creedy: Die! Die! Why won’t you die?
V: Beneath this mask there is more than flesh Mr Creedy.
V: Beneath this mask there is an idea. And ideas are bulletproof.””
4 Novembro, 2019 at 21:25
Run Forrest… rrrrrrruuuuuuuunnnnnnnn!
4 Novembro, 2019 at 21:31
Domingas wisdom knows better!
4 Novembro, 2019 at 21:31
Bom, se este governo é autoritário, autodestrutivo e repressivo, está ao nível do cliché daqueles países africanos.
O Mugabe do Sporting.
Para cada acção, há uma reacção. Será que este governo terá que cair à força?…
4 Novembro, 2019 at 21:34
apesar de perceber a “justificação” do numero de inscritos e dos custos associados, por muito que se venha dizer o contrario a ideia que passa é que andam a fugir do “confronto”
o que neste caso até é estupido porque ao contrario das Ags actualmente( onde é praticamente impossivel debater seja o que for), um congresso seria um local muito mais calmo e tranquilo para se debater e até existirem ideias e esclarecimentos de parte a parte,
5 Novembro, 2019 at 2:55
Estou apaixonado por ti, riga! Long live rigq!
4 Novembro, 2019 at 21:43
Sugeria que o movimento divulgasse os 40 pontos que propôs a serem discutidos no congresso.
Isto apenas para evitar que a direçao os possa sugerir como ideias suas.
Ja se viu que este CD é tudo menos honesto
4 Novembro, 2019 at 23:14
Eu sugeria que o Movimento (e qualquer outro Delegado) RECUSE REUNIR com os Orgãos Sociais do Clube ANTES DA REALIZAÇÃO DO CONGRESSO.
Só tem sentido quer democrático, quer mesmo de eficácia, qualquer reunião parcelar e /ou temática APÓS as propostas terem sido debatidas e eventualmente melhoradas ou mesmo consensualizadas em Congresso.
Um abraço e saudações leoninas