E à porta: barraquinha de recolha de assinaturas para a AG de destituição e muitas cámaras de TV a fazer reportagens em horário nobre! A ver até qd dura a ditadura!
Sim, se calhar até é melhor não haver que é para não afastar o foco e gerar confusões. Até pq, pelo que ouvi, já há assinaturas suficientes.
O meu maior desejo é que consigam aglutinar um grande fervor Sportinguista mas que não se fiquem pelo eventual sucesso do congresso. É preciso que nasça uma reconhecida oposição credível e não colada a nunhum divisionismo que já não se suporta.
Rugido, confesso-te que acho a palavra “oposição” meio aberrante. Até porque, para fazê-lo, basta andar aos berros e dizer que os outros são uma merda. Agora, se o Sporting precisa de uma alternativa, de preferência sem os nomes do costume? Oh se precisa
Claro que não!
A idéia do Congresso é DEBATER IDÉIAS, APRESENTAR PROPOSTAS, FORMULAR RECOMENDAÇÕES.
Sugiro ao Cherba que coloque em comentário a este post, a agenda do Congresso, com todos os pontos a debate.
Depois, que, a exemplo do post diário de desabafos com o Título “O Cantinho do Off- Topic” crie, diariamente também, um espaço com o Título “O Congresso à Mesa da Tasca” (com cada dia dedicado a um dos temas que irão a debate e com post contendo um “abstract-resumo das propostas apresentadas), espaço onde os Tasqueiros possam apresentar as suas opiniões e sugestões visando enriquecer as propostas ou gerar eventualmente novos ângulos de análise das propostas.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: pela minha parte estou disponível para qualquer contribuição que possam considerar útil
Excelente ideia. Demonstra ao CD que quem manda são os sócios e não um grupinho de croquetes. Já que não têm coragem para ouvir os sócios, estes próprios deverão se reunir e talvez neste congresso consigam ter novas ideias para tirar este CD para a rua de uma vez por todas e que se possa encontrar uma alternativa para o clube.
Sim, um evento destes vai assustá-los muito mais do q qq grupo de adeptos a gritar protestos, pois demonstra que se há um grupo de sócios que são capazes de organizar um evento destes tb conseguem assegurar, segundo os estatutos, todo o tipo de recursos para a realização da AG destitutiva. Para além de que deste evento pode sair as fundações de uma verdadeira alternativa credível e que à partida se demarca logo da actual medicridade e do vergonhoso modi operandis deste CD.
RAPVM as novas ideias neste Congresso nunca serão para pôr ninguém na rua, que esse tem de ser outro processo. Mas, sim pode e deve ser uma oportunidade para florescerem Novas Idéias e congregar Novas Vontades para gerar alternativas válidas que garantam um futuro sólido e perene para o Clube.
Um abraço e saudações leoninas
Aqui está um post que enriquece o nosso clube.
Diz o essencial.
A União faz a força.
Que consigamos congregar a maioria das fações croquetes ou não.
Sempre SCP
Este “Sou Sporting Movimento” e’ um grupo da sociedade civil ou um posicionamento para futuras eleicoes?
E’ uma chapada e das grandes ao CD – a politica deveria ser o contrario do que o CD proclamou: desde que haja UM socio de bem que queira debater o Clube, vamos sempre faze-lo, porque o Sporting esta’ primeiro.
SL e o melhor para este Congresso, que saiam ideias exequiveis que possam ajudar o Clube neste momento delicado.
Claro!
Mas a malta que responde a esse apelo e se junta a esse caminho tem o direito que lhe digam aonde é que esse caminho vai dar. Espero que o congresso por si só não seja a meta, mas sim o primeiro ponto de encontro de um caminho maior e mais ambicioso!
Dar Futuro Ao Sporting e Devolver o Sporting aos Sócios são dois grupos que já têm assinaturas para uma assembleia de destituição. Porque raio os dois não se juntam? Não reforçavam o objetivo de meter tudo para a rua?
Não é preciso juntar. São dois movimentos separados. Até podem ter as assinaturas todas duplicadas, isso pouco importa.
Se um falhar o segundo entra a matar. E um terceiro e quarto virão. Temos é de os tirar de lá para fora. Acabou o tacho! Está na hora de sair.
Sempre gostei da ideia de se organizar um congresso, dizer também que era uma promessa eleitoral deste CD. Não acho que 50 inscritos para delegados fosse um número assim tão baixo que justifique o adiamento (ou cancelamento), especialmente se pensarmos que era para ser organizado num local relativamente longe de Lisboa. Apesar de o Sporting ser um Clube nacional, não deixo de achar que Lisboa continua a ser uma localização conveniente para reunir os Sportinguistas de Norte a Sul, numa organização deste género. Vejo com melhores olhos uma organização de uma futsal cup numa outra região, por exemplo. Mas para primeiro congresso, não acham que o facto de ser no Alentejo pode ter limitado a participação?
Alguns congressos anteriores não foram em locais estranhos?
Um foi no Canada, outro no Brasil. Outro comecou na Madeira e acabou nos Acores.
No Alentejo sempre seria mais perto.
A ideia é ir trabalhar, não é ir a um convivio e regressar no mesmo dia.
Lista de Congressos Leoninos efectuados até à data:
I Congresso Leonino – 24 a 26 de Maio de 1940, Lisboa.
II Congresso Leonino – 16 a 22 de Outubro de 1966, Lisboa
III Congresso Leonino – 19 a 21 de Junho de 1981, Lisboa.
IV Congresso Leonino – 31 de Julho a 2 de Agosto de 1982, Rio de Janeiro, Brasil.
V Congresso Leonino – 27 de Julho a 12 de Agosto de 1983, Toronto, Canadá
VI Congresso Leonino – 29 de Março a 7 de Abril de 1985, Funchal, Madeira (abertura) e Açores (encerramento).
VII Congresso Leonino – 28 a 30 de Junho de 1996, Lisboa.
VIII Congresso Leonino – 27 a 29 de Março de 2009, Santarém.
IX Congresso Leonino – 7 e 8 de Junho de 2014, Estádio José Alvalade
Resta dizer, conforme artº 63º dos estatutos o congresso deveria realizar-se de 4 em 4 anos, pelo que, é apenas mais um incumprimento estatutário validado pelo Rogério “estatutos” Alves:
Artigo 63º
(Congresso Leonino)
1 – O Congresso Leonino, a realizar de quatro em quatro anos, tem por objectivo congregar os sócios do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL no estudo dos problemas fundamentais da educação física, dos desportos e das actividades
culturais e recreativas e, bem assim, afirmar o espírito de solidariedade entre os desportistas portugueses em geral e os sportinguistas em particular
“Eu parece-me que essa norma estatutário não faz sentido pelo que não me parece que seja obrigatório a sua realização à luz do que me apetece interpretar dos estatutos….”
Adrien, a respeito de “(…)Não acho que 50 inscritos para delegados fosse um número assim tão baixo que justifique o adiamento (ou cancelamento), especialmente se pensarmos que era para ser organizado num local relativamente longe de Lisboa (…).” já anteontem tinha aqui escrito que:
Álvaro Dias Antunes – 4 Novembro, 2019 at 19:09
“Só para que tenham uma ideia da falácia do argumento de que 50 Delegados eram muito poucos para justificar as despesas:
– quantos eram os delegados e quais foram as despesas no IV Congresso Leonino realizado de 31 de julho a 2 de Agosto de 1982 no … RIO DE JANEIRO?
– quantos eram os delegados e quais foram as despesas no V Congresso Leonino realizado de 27 de julho a 12 de Agosto (!!!) de 1983 no … Ontário, em TORONTO (inicialmente previsto para Newark, New Jersey)?
– quantos eram os delegados e quais foram as despesas no VI Congresso Leonino com abertura a 29 de março no … FUNCHAL (ilha da Madeira) e encerramento a 7 de Agosto de 1985 (!!!) em … PONTA DELGADA (ilha de S. Miguel – Açores)?”
Acresce que, os 50 Delegados representam 1000 votos (ou 1000 sócios, que não sei se 1 Delegado tinha de representar 20 votos ou 20 sócios) e, muito mais relevante, as suas propostas, sugestões e preparação para o debate estão, hoje em dia, alicerçadas em centenas de opiniões diversas que se expressam nas redes sociais.
Por isso estavam, e agora voltaram a estar, reunidas as melhores condições para um debate profícuo, enriquecedor, diverso, plural e unificador. Sim, UNIFICADOR! Porque a melhor forma de Unir o Sporting é através do livre debate de ideias dos Sportinguistas!
Adrien atendendo a que o Congresso dura 2 a 3 dias, ser fora de Lisboa até pode ser uma vantagem porque facilita hospedar as pessoas num local mais próximo daquele em que se realiza o Congresso e, normalmente, este tipo de eventos em locais mais interiores e em época baixa de ocupação hoteleira tornam-se mais susceptíveis de obter bons preços e bons apoios das autarquias e instituições locais.
E este não é o primeiro mas sim o 10º Congresso Leonino. Já houve em Santarém, em Funchal (abertura)/Ponta Delgada(encerramento), Rio de Janeiro, Toronto e 5 em Lisboa.
Bom, bom era poder organizar num sítio e data onde fosse jogar uma das Nossas Modalidades (as meninas do Volley não era má ideia para sentirem um forte apoio fora de casa). Mas também o pessoal vai ao Congresso é para TRABALHAR!!!
Um abraço e saudações leoninas.
Alguém sabe se é limitado a Sócios ou se é também para sócios e adeptos. É que já à dois anos que deixei de ser sócio ( Ou que não pago as Cotas e não penso voltar a pagar até o Sporting voltar ao caminho que estava traçado. )
Isto é um congresso EXTRA clube, por isso é uma questão de os contactares e perguntares.
Duvido que bloqueiem os não-sócios. Mas mesmo nesse caso, não terão forma de saber quem tem quotas em dia ou não. Poderias levar o teu cartão que eles não podem confirmar isso.
Tenho conhecimento dos dois movimentos de recolha de assinaturas para a assembleia de destituição, ouvi um no 160, mas só esta semana “descobri” este movimento.
Eu ouço um pouco mal e naquele formato fica ainda mais difícil, lol.
Mas retive a ideia, que vontade pelo menos não falta.
Acho que falaram qualquer coisa como pedir ao A. patrão , documentos da destituição anterior para alguns termos de comparação.
A questão da guita para o movimento, não foi muito esclarecedora.
Apesar de detestar a actual Direção, e achar que só fazem é merda, não poderia ir contra as minhas convicções.
E essas não mudam, goste ou não goste das Direções!
O que o Sporting tem é Congressos a mais! Tem ideias e idiotas a mais! E tem gente que gosta de teorizar a mais, mas quando chega a hora da verdade não faz nada pelo clube! Não se arrisca a prejudicar-se, ou a poder perder algo, para defender o clube!
Estes congressos e estas “patuscadas” não servem para mais nada, a não ser para alimentar os egos da “maioria” dos que neles têm poiso, e palanque, para aparecer. (“maioria”, porque acredito sempre que existam alguns com boas intenções).
É nestas merdas que nascem as ideias dos samueis, de criar os “sócios-deputados”, ou os “anti-claques”.
Para mim estas merdas não servem para nada. Não vejo isto em mais clube nenhum!
Aliás acho que são exactamente estas merdas, e estas mentalidades do “apareçer e dar ideias”, que enfraquecem o Sporting.
O que o Sporting precisa, é de competência e coragem! É de pessoas que gostem realmente do clube, e que não tenham medo de o defender, custe o que custar! Não é de palhaços a falar em congressos!
Precisa de sócios atentos sim, mas atentos tanto ao que se faz tanto interna como externamente. Que não se deixem influenciar por falinhas mansas, por “gentes de bem”, e por cartilheiros de fim de semana.
Tudo aquilo que não foi feito pelos mesmos nas ultimas Décadas, em que o clube foi pilhado do seu patrimonio à descarada, nas suas barbas, por ladrões engravatados, com apelidos de familias de bem, enquanto a maioria dos sócios no alto da sua cagança diziam ser “diferentes” dos dos outros clubes, e mais atentos etc etc, como se pertencessem a uma qualquer elite especial, e o prémio pela sua competência na defesa do clube, é hoje ter mais votos que os mais novos.
E isto não é uma guerra entre velhos e novos, porque há novos que não valem uma merda!
Mas pronto…a falta de titulos, fazemos congressos. Ao menos não estamos parados!
O que faz falta a este clube, é um par de tomates que o defenda! Doido, Ditador, Bronco o que tiver de ser, mas que defenda o clube contra o meio de merda onde está inserido!
Para mim não há comparação entre um blog e um Congresso deste genero.
Mas a questão aqui nem é tanto o congresso em si! É mais que costuma de ir a essas cosias!
Eu sou um comum sócio e adepto. Não tenho aspirações a nada mais, do que pagar quotas, pagar bilhetes, defender o clube contra os seus inimigos, a minha escala claro, e votar de tempos a tempos, naqueles em que veja mais capacidade, de através do seu trabalho, fazer com que o clube me dê o unico retorno que desejo! Que são vitorias e titulos, nas varias modalidades em que participa, ou então “morrer” a tentar! Não peço mais nada!
É nessa condição que aqui venho. Era nesta condição em que até poderia ir a essas coisas, se tivesse algo realmente importante a acrescentar, que podesse ajudar o clube, algo que acho que não tenho.
O problema é que a maioria dos que vai a essas coisas, não pensa como eu.
Alguns vão realmente com boas intenções, mas infelizmente não são muitos.
Outros vão, porque dizem meia duzia de bacoradas, e assim têm os seus 5 minutos de fama, apareçem, têm o seu orgasmo, e vão para casa contar aos amigos. Com sorte ate apareçem na tv.
E outros vão, porque lhes cheira a teta. Porque estão sempre a procura do seu lugar ao sol, ou porque acham que têm direito, ou porque acham que mereçem etc etc, e vêm nestas situações, a oportunidade de criar instabilidade, arranjar apoios etc etc
E estes ultimos, infelizmente são a grande maioria.
«Eu sou um comum sócio e adepto. Não tenho aspirações a nada mais, do que pagar quotas, pagar bilhetes, defender o clube contra os seus inimigos, a minha escala claro, e votar de tempos a tempos, naqueles em que veja mais capacidade, de através do seu trabalho, fazer com que o clube me dê o unico retorno que desejo! Que são vitorias e titulos, nas varias modalidades em que participa, ou então “morrer” a tentar! Não peço mais nada!»
Sou levado a concondar aqui. Embora ache que “recolher assinaturas à entrada” não seja o mais indicado, penso também que se objectivo deste congresso não for de facto sair de lá com uma lista real e pedir a a convocação de eleições… Então mais vale estar quieto.
Cherba – nao sei o que é facil. Mas sei que ideias (boas ou mas) todos temos. Vir falar de coisas (mesmo sem se perceber nada da poda) também é facil. No sporting sempre houve muitos chefes e poucos indios para fazer o trabalho.
Dificil mesmo, é identificar as boas ideias, e traduzir as boas ideias em planos que possam ser implementados a curto, médio e longo prazo por pessoas capazes e competentes.
Mas para isso é preciso ter uma lista de pessoas competentes que possam delinear um plano coerente para o Sporting.
Menos do que isso, para mim quer dizer que um Congresso para debater ideias é um tipo de tasca com mais glamour.
«Dificil mesmo, é identificar as boas ideias, e traduzir as boas ideias em planos que possam ser implementados a curto, médio e longo prazo por pessoas capazes e competentes»
concordo. Porque é que achas que não se deixa cair o congresso no vazio?
O objectivo do Congresso é recolher RECOMENDAÇÕES que visem alterações quer na Vida Associativa do Sporting quer na sua Organização Estrutural enquanto Clube Desportivo, e enquanto Marca.
Este Congresso em particular leva a debate questões que são de uma importância fulcral para o Club (e daí a reacção de pânico dos Órgãos Sociais, quando se aperceberam da Ideias que vão estar a debate).
Não se garante que se saia de lá com uma Lista real (porque essa necessita, para ser credível e potencialmente vencedora, de muito mais que ideias); o que se vai procurar garantir são as ideias que constituam Plataforma básica para que, quem forme Lista credível e com vontade de realmente mudar o Sporting e devolvê-lo aos Sócios, o faça no compromisso de cumprimento dessa Plataforma.
Os pedidos de convocação de eleições faz-se através de Assembleia Geral e não de Congresso. Por isso estarem em curso recolhas de assinaturas para convocatória de AG destitutiva.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: cair na asneira de transformar o Congresso num fórum para a destituição de Varandas é legitimar a argumentação utilizada por Varandas e sua entourage para adiar esse mesmo Congresso.
Recomendações? A sério Álvaro? Mas para quem? Já não sabemos todos o que é preciso fazer? A resposta é só uma… Competência. Quem dirige o Sporting não a tem, e com toda a certeza fará um “churrasquinho” com o dossier de recomendações!
Posto isto envio as minhas recomendações para a Ilha de Santa Maria que ainda não conheço… 🙂
Z as recomendações não têm de ser necessariamente apenas para os Órgãos Sociais. Nem sequer para ESTES Órgãos Sociais.
Podem ser para uma Lista que se constitua. Podem ser para uma AG as validar e transformar de execução obrigatória para os Órgãos Sociais. Podem ter carácter vinculativo ou não.
Mas, o que eu não compreendo é como é que, neste momento do Sporting, alguém possa ser contra o livre debate de ideias e se afirme contra a gestão de Varandas, que só está a conseguir sobreviver por autismo, autoritarismo, perseguição, aversão ao debate, e cujo principal defeito é exactamente ser um vazio de ideias.
Como querem construir alternativas válidas a quem quer que seja, sem uma plataforma sólida de ideias estruturantes de um Clube moderno, vivo, dinâmico, audacioso e eficiente?
É mais importante escolher nomes primeiro e as ideias depois que venham?
É mais importante esperar que apareçam Dons Sebastiões e ter fé que venham com ideias válidas?
Ou não será bem mais avisado sabermos bem o que e como queremos para depois constituir uma Lista credível em torno desse projecto?
Em que é que um Congresso que debata o SPORTING invalida a
construção de uma alternativa a ESTE Sporting? Em que é que a realização do Congresso impede a convocação de uma AG destitutiva?
Não será, pelo contrário, um Congresso com a dinâmica deste, de per si, uma via facilitadora da construção de uma alternativa mais sólida e assente em ideias e ideais?
Como é bem mais fácil dar palpites nas teclas de um PC ou de um telemóvel!
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: quanto ao envio das recomendações para a Ilha de Santa Maria, recordo que um dos dois primeiros subscritores da petição e impulsionadores do movimento que viria a derrubar Godinho Lopes era da Ilha de S. Miguel, Açores.
PedroC – nem mais.
Acho que falamos, falamos, debatemos ideias… mas depois quando se chega ao momento de “botar o voto”… votam num tipo como o Varandas. Um tipo que nao percebe boi de futebol ou de gestao de um clube desportivo da dimensao do sporting.
Um gajo que disse bola durante as entrevistas antes das eleicoes (alem de facil, facil), e que é seco que nem um calhau no deserto no que diz respeito a ideias, opinioes ou planos para melhorar o sporting.
Mas pronto vamos fazer mais um congresso para debater ideias que isto assim endireita-se.
O que o sporting precisa é de uma lista de gajos competentes, que possa delinear um plano coerente para levar a eleicoes e implementar se for eleito. Repito o que disse aqui antes – muito do sucesso do primeiro mandato de BdC se deveu a ter perdido as primeiras eleicoes a que se candidatou. Esta derrota deu-lhe tempo e espaco para se rodear de pessoas competentes e definir um plano que estava pronto a implementar quando tomou posse.
Quais são as grandes diferenças em quem rodeava o BdC nas primeiras eleições (que perdeu) ou nas segundas?
Além disso permite-me…
Se o tempo foi bom conselheiro para o BdC e quem o rodeou…então um congresso faz todo o sentido para ajudar exactamente a escolher o caminho e as pessoas.
Um Congresso faz sentido se for para se identificarem as pessoas com competencia para liderar e integrar uma lista – que va pegar em ideias e as transforme em planos execuiveis.
Para que possam ser levadas e eleicoes e se vencerem comecarem a trabalhar imediatamente. Lembram-se dos primeiros meses de BdC e das negociacoes com a banca? Alguém acredita que ele entrou de paraquedas nas negociacoes e nao vinha preparado?
Se for so para discutir ideias (boas ou mas) temos a tasca, nao precisamos de congressos onde possivelmente nao deixam entrar o Miguel nem a Ruth 🙂
Pois…não sei. Eu tenho sempre vontade de falar do Sporting e encaro isto como uma série de pessoas irem dar o seu contributo para uma alternativa que está a ser construída e que pode pegar em várias coisas que ali estão a ser ditas e transforme numa…lá está…alternativa.
Ao mesmo tempo essas pessoas (do movimento) apresentarem-se, apresentarem as suas ideias e começar a passar o que pensam …
Não estou à espera que apareça um gajo a fazer a rodagem ao caroxa e que, caindo do nada se apresente a dizer que se vai candidatar e tal…não acho que seja forçoso acontecer algo do género. Se acontecer…melhor! Mas não acho que só assim é que um congresso desse tipo dê fruto…
Talvez estejas a esquecer que as primeiras eleicões não foram realmente perdidas…. ou agora o churrasquinho nunca aconteceu?
Toda a gente sabe que o vencedor foi o BdC, mas ele acabou por desistir de lutar na Justica para dar estabilidade ao clube…..
Curiosamente o oposto do que aconteceu depois, os sócios decidiram lancar o clube para a lama ao validarem a golpada (que eu tb duvido que fossem 71%, mas havia pessoas que apoiaram o golpe). Na altura foi sugerido pelo BdC que após a RF ele iria a eleicões e tudo se resolveria com calma e tranquilidade.
Mas a sede de sangue falou mais alto.
O Sporting é na sua maioria, uma feira de vaidades. É uma forma de apareçer para alguns, e é uma forma de sustento para outros.
E as pessoas acham sempre que têm direito a receber qualquer coisa do clube. Nunca pensam ao contrario!
Depois, quando é eleita uma nova Direção, a medida em que vai distribuindo os tachos possiveis por essa malta, aqueles que ficam de mãos a abanar, não se põe a margem, como deveriam.
Não!
Começam logo a reagrupar-se, com outros que tambem tenham fica a arder, e começam logo a congeminar uma forma de tramar aqueles que não lhes deram a mão!
E recomeça o jogo outra vez!
E andamos as voltas, e as voltas, e as voltas nisto e não saimos da cepa torta!
E estas congressos, e estas merdas, na minha opinião, não são nada mais do que veiculos para esta gente apareçer!
Quem realiza esta merda, provavelmente ou foi apertado para a realizar na mesma, por alguem podereso, e ir contra os “concelhos” da actual Direção. Ou foi-lhe prometida alguma coisa melhor. etc etc. e meteu a farpa nas costas do Varandas.
como alguém que, convictamente, está na organização deste encontro, tenho a dizer-te que estás redondamente enganado se pensas que «quem realiza esta merda, provavelmente ou foi apertado para a realizar na mesma, por alguem podereso, e ir contra os “concelhos” da actual Direção. Ou foi-lhe prometida alguma coisa melhor. etc etc. e meteu a farpa nas costas do Varandas»
E o BdC não teve nenhum Brutus, pelo menos que me lembre.
Não tenho memória de o Cintra ter sido um dos homens mais próximos de BdC e que o BdC mais ajudou a promover ou sequer perto disso…
Se o CV tivesse sido “O” voto que tinha expulsado o BdC…talvez fizesse sentido ele usar essa expressão.
Bom…mas de qualquer forma não sabia que ele tinha dito isso, daí a pergunta e a estranheza. Mas pronto…percebo onde queres chegar, apesar da confiança que tenho no Cherba e ser por ele que eu ache que isto é diferente…
BdC: «No Sporting nunca há nada pequenino. Por detrás de uma pedrinha pequena que se levanta, quando nós tiramos, estão lá dezenas de lacraus. Sempre foi assim no Sporting.»
ter lido isto deu para ler isto, na altura que os requerimentos à mesa eram apresentados, discutidos e votados e ainda por cima contrários à direcção (que daria um RAlves nessa altura):
«Quem foram as pessoas que apresentaram requerimentos à Mesa [da assembleia geral]? Carlos Severino, Pedro Paulino e Rui Morgado. Mas onde é que está aqui um associado que não seja daqueles que me acusam de tudo e de mais alguma coisa? Onde?»
Lá está…nenhum desses nomes traiu o BdC. Todos eles oposição declarada ao BdC…
O único gajo que eu continuo a achar que traiu o BdC à grande foi o JJ…mas ele nunca o admitirá, porque para o admitir tinha de admitir que pensava continuar com o JJ no Sporting e que não fez o que fez depois de Madrid para proteger o JJ e atirar aos jogadores…
Mas mesmo neste caso…é especulação minha…
Para além do Marta Soares, claro. Esse é evidente…
Que ele tenha tido um exercito gigante (que se mobilizou para bater records de votações em eleições para lhe dar 90%, por exemplo) e que o tenha desbaratado e fragmentado todo numa luta interna fratricida…isso é outra coisa….
Foi por causa do exercito que os croquetes não faziam farinha, mesmo falando, foi por causa do exercito que o pessoal do Sporting nas redes sociais era o mais aguerrido na altura, foi por causa do exercito que ele conseguiu o que conseguiu com a banca e com outras marcas, foi por causa do exercito que ele conseguiu muita coisa…ignorar esse exercito e o uso que ele lhe deu só lhe fica mal…
Quando escreveu isto, não teve e atravessava um período em que:
«[Sou] atacado por metade de Portugal todos os dias a toda a hora e a todo o minuto e a todo o segundo.»
«Não podemos, numa assembleia geral, ter sócios que acham que em vez de democracia vivemos numa anarquia, que chamam o presidente de “mentiroso”, que oferecem tareia às pessoas do Conselho Directivo, que lhes mandam baixar a bolinha… e um deles, por exemplo, já esteve na TVI 24 ontem, já deu hoje uma entrevista a dizer que eu fiz um serviço grande ao Benfica…»
“…. e que o tenha desbaratado e fragmentado todo numa luta interna fratricida”
Tiago, que luta foi essa, a merda do post de madrid e os processos disciplinares aos jogadores? Encontras algo mais entre 17/02 e 24/05?
Algo de grave quem tenha feito, que não tenha sido apenas conversa? Ou escrita de posts, no caso. O fantoche farta-se de dizer merda e não será por causa do que diz que é contestado é por aquilo que efectivamente faz.
Já agora, até porque coloquei no off, olha aqui mais uma luta fratricida, vai terminar na destituição do presidente:
Quem foi esse senhor que esteve na TVI24? O que é que ele queria que o exercito fizesse nesse caso? Pega-se fogo à TVI24? Rebenta-se a cara aos jornalistas? Não tens ideia da TVI24 ser muito atacada por muitos Sportinguistas naquela altura…chamando BTVI 24 e merdas assim?
Que luta foi essa? Acabaste de dizer. Foram 3 gajos com requerimentos e um banzé de merda numa AG que levou a uma birra e a uma ameaça de demissão. Foi andar a dar uma importância de merda a qualquer peido de comentador croquete que aparece-se, foi as casas de pasto, foi ter andado a lutar com Rui Santos da vida. E depois claro…a isto começou a juntar-se a guerra com os próprios OS, jogadores, treinadores. E não foi exclusivo do futebol. Incluiu por exemplo o Futsal, só que o pessoal do futsal decidiu (e bem) não dar guerra e seguir a sua vida.
O facto do atrasado mental do Varandas ter querido fazer a mesma guerra interna mas sem exercito só prova a tamanha estupidez dele.
Quanto ao que se passa no Nápoles…não faço ideia. Não sou do Nápoles, não acompanho e os problemas do Nápoles é com o Nápoles. Não vou comparar situações se uma conheço muito bem e outra…não conheço a não ser uma noticia sobre 1 acontecimento.
Tinha mais umas citações esclarecedores, mas sem rodeios, directos ao ponto.
Independentemente de se concordar com as alterações estatutárias e ou com a oportunidade de agendamento, nos dias anteriores à AG de 03/02, houve uma mobilização de Sportinguistas, na CS avida de motivos e até aqui na Tasca. É nessa altura que perde apoios de muitos “notáveis” da escrita e que proliferam as classificações de Coreano, Hitler, Ditador, Sporting Clube do Carvalho, Sporting Clube de Pyoung etc..
Grave é que foram para a AG e entre insultos, ameaças e difamação utilizaram os todos os meios para impedir a discussão e votação. A AG acaba com intervenção da Policia.
Depois, tens a AG de 17/02, a classificação estava feita, a propaganda em curso e os anticorpos não sendo muitos já existiam e sobretudo bem colocados.
Em Março, tens a ida à AR colocar exigir aos responsáveis políticos intervenção para resolver a “violencia” do desporto, com uma face bem visível nos programas da CSocial e de seguida entras em Abril e nos problemas com os jogadores e mais uma vez em 08/04 entra no estádio ao som de cabrão perde a demissão. Onde estava o exercito e o apoio dado pouco mais de um mês antes? O beijo de judas ou a questão do Até tu Brutus ….
Existiram mais traidores durante os mandatos do BdC, não te esqueças doutro do género do JJ, o Marco Silva;
Não te esqueças de outros que almoçavam com os seus amigos encarnados, provavelmente a conspirar para destituir o BdC e prejudicar o Sporting;
Não te esqueças dos que plantavam Outdoors na via pública.
Tantos e tantos traidores, que enlamearam o Sporting, só para ganharem um poleiro dentro da Instituição.
Muitos destes que agora andam a “chorar” pelo caos que vai no SCP, são os principais culpados pela situação actual, são os muitos “espadinhas” que “emprenharam pelos ouvidos” ao repetirem a cartilha dos “croquetes” e das CMTVs deste país de vigaristas. Só que fazerem “mea culpa” e remediarem o mal que fizeram, reconduzindo a antiga direcção ao lugar que lhes é devido (se eles aceitarem), está quieto!.
Nas próximas eleições vão continuar a eleger presidentes, vindos da construção civil, ou ex-atletas, massagistas, enfermeiros, sapateiros, etc., e continuem a desprezar quem já deu provas da sua capacidade para gerir o clube.
Há pessoas que nunca crescem, e palavras como lealdade, honestidade, honra, não tem qualquer significado actualmente.
“Acho que falamos, falamos, debatemos ideias… mas depois quando se chega ao momento de “botar o voto”… votam num tipo como o Varandas.”
Se calhar é exactamente por ausência de “falarmos” e de “debatermos ideias” que se torna possível eleger Varandas e Godinhos e JEBs.
Qualquer um que apareça com apoios fortes (nomeadamente na CS) e lance meia dúzia de chavões oportunistas “adequados” ao momento (populismo) acaba a ganhar eleições, exactamente porque uma maioria de eleitores votantes não ouviu ideias mas sim chavões e figurões.
SL
3 gajos de “candidatura espontânea” feitas à ultima da hora, num impulso por perceberem que tinham apoios para isso e que se preocuparam a juntar nomes em vez de ideias.
Para além das diferenças entre os 3 (que para mim o Bettencourt continua a ser diferente dos outros 2), têm isto em comum. Total ausência de projecto e de uma candidatura bem pensada e bem estruturada…
É exactamente por estes que eu compreendo perfeitamente o que é pretendido com este congresso.
Não discordo de muito do que diz o Pedro, basta lembrar o “SPORTING TALKS” do ano passado.
Apesar de de como dizes “nós próprios os cortamos….”, o conformismo não é solução, se fosse, há muito que já teria deixado de participar aqui e noutros forums, vibrando com as vitorias e criticando aquilo que entendo ser criticável, que é praticamente …. tudo!
Quero acreditar, que o congresso e sobretudo agora que acaba por ser, digamos “hostil”, além de ideias, que serão sempre muito bonitas, mas uma alternativa que se assuma como capaz de liderar o clube, sem revisionismos, com realismo e transparência na gestão e na comunicação.
Embora, mantenho, o ponto de não retorno foi ultrapassado, os próximos dirigentes vão ficar com a fama de cangalheiros mas sem proveito.
Ora aí está. Quem é que organizou isso? Foi o Poiares nao foi?
Bom exemplo.
Acho que o Cherba está a ficar um pouco chateado comigo, porque afinal ele pertençe a organização deste congresso. Admito que possa esta a ser injusto, e a generalizar.
Mas sao o Sporting talks desta vida, que me levam a pensar como penso.
Malcolm, essa nem parece tua! Comparar um Congresso çleonino com o Sporting Talks é como comparares as contas de BdC com as de Godinho Lopes (para usar uma comparação mais da tua área).
O Sporting Talks, sim, foi uma feira de vaidades, convocada por Poiares Maduro e outros apoiantes “bem”de Varandas, incluindo o próprio, que reuniu à volta de uma mesa (rectangular para o efeito) 16 (dezasseis!!) pessoas que não representavam ninguém que não eles próprios e que visava “dar ideias” ou “gerar conteúdo” a uma candidatura vazia. Acontece que as ideias também foram MUITO POUCAS porque o leimotiv da maioria dos poucos participantes foi desancar na gestão do destituído (vide intervenções de Margarida Caldeira Cabral e do próprio Frederico Varandas).
Um Congresso Leonino, é discutido por Delegados que representam EFECTIVAMENTE Sócios e que Têm de justificar a sua presença com um resumo índice das propostas que vão colocar a debate, no quadro temático do congresso.
O Congresso é mesmo uma figura Estatutária, porque é suposto dele saírem Recomendações que deverão ser adoptadas por os Órgãos Sociais do Clube. Se de facto o são ou não é outra questão.
Mas também aí deveria competir, quer ao próprio Congresso definir mecanismos de acompanhamento, escrutínio e avaliação da aplicação das Recomendações, quer aos próprios associados exigirem em AG imediatamente ulterior a cada Congresso que houvesse um Ponto para leitura das Recomendações do Congresso e sua validação em Recomendações da AG.
Um abraço e saudações leoninas
Álvaro, tens de contextualizar na escadinha.
Estou precisamente a dizer que não quero, mais, estou a dizer que não acho o congresso, precisamente nesta forma como vai ser realizado, um Sporting Talks, acredito que se possa traduzir em algo muito interessante, útil e necessário.
Somos o clube dos grupos, sub grupos, grupelhos, insiders, tertúlias e o diabo a sete.
Só que quando chega a altura de definir prioridades, defender os nossos, de arregimentar as tropas quando há um rumo, está quieto que dá trabalho. É mandar abaixo e começar de novo.
Muito sinceramente acho que isto não serve absolutamente para nada, e é mais um reflexo do retrocesso do clube até ao último que houve, em 2014.
Congressos são para partidos políticos e não para clubes desportivos.
Das duas, uma: Ou serve como grupo terapêutico, desabafasse e tá feito; ou serve de rampa de lançamento de algo concreto – que se pode traduzir em ação consertada para intervenção em AG (propostas e moções para serem votadas) ou Candidatura para futuras eleições.
Porra, mas será que alguém já leu o que os ESTATUTOS do Clube dizem sobre o Congresso leonino? Ou chegou a ler (em devido tempo, porque entretanto já foi retirado) o Regulamento do X Congresso que estava disponível no seu site (www.congressoleonino.pt).
É só bitaites e mais bitaites e parece que quase ninguém sabe sequer como funciona o Congresso.
Fazem comparações com o Sporting Talks!?!?
Dizem que só servem para partidos políticos?!?!
Adiantam que deviam servir para propostas e moções para serem votadas em AGs?!?!
São Delegados creditados para o Congresso os Sócios que preencham a respectiva ficha de inscrição e nela apresentem: os seus dados identificadores pessoais e de Sócio; um indice de um mínimo de 5 propostas que apresentem nas 4 Áreas Temáticas em Debate; o comprovativo de serem indicados por sócios que perfaçam o número mínimo de 20 votos.
As propostas debatidas e votadas no Congresso assumem a forma de Recomendações aos Órgãos Sociais.
Quanto a essas Recomendações serem ou não acatadas por parte dos Órgãos Sociais, repito o que atrás disse ao malcolm:
“deveria competir, quer ao próprio Congresso definir mecanismos de acompanhamento, escrutínio e avaliação da aplicação das Recomendações, quer aos próprios associados exigirem em AG imediatamente ulterior a cada Congresso que houvesse um Ponto para leitura das Recomendações do Congresso e sua validação em Recomendações da AG.”
Uma vez que este vai ser um Congresso à revelia dos Órgãos Sociais, aquilo que sugiro é que, no final do mesmo Congresso seja redigido e votado um Caderno de Recomendações a ser divulgado a todos os Associados. Os Congressistas usem os contactos dos sócios que os mandataram para solicitar uma Assembleia Geral para validar (ou não) essas Recomendações fazendo, assim, que a sua execução seja obrigatória para quaisquer que sejam os Órgãos Sociais.
Um abraço e saudações leoninas
Para mim, o debater o Sporting, e não o Futebol do Sporting, faz todo o sentido.
Cada vez mais urgente. E se não houvesse outras razões, aqui vão algumas…
– 1. Ao discutir ideias, alguém pode agarrar em ideias parecidas Às suas, modificá-las, melhorá-las, e de repente, o que seria uma luz no fim do túnel, é um prado aberto ao Sol;
– 2 . As ideias são o que temos de mais poderoso, nada bate a ideia, nada. De uma ideia singular saem projectos, saem vontades.
– 3 . Bem melhor que discutir o Sporting nas páginas dos jornais, é discuti-lo dentro de portas, como se deve fazer. Este Sporting ao não entender isto, nada entende.
– 4 . Ao dar voz aos seus projectos e ideias, ainda que antagónicas, cada um assume para si que fez o seu melhor, e se dá a cara pelo que fez de melhor, já faz mais que muitos com esse dever.
– 5 . E debater o Sporting Clube de Portugal, não de Lisboa, nem de Futebol. Das modalidades todas, incluindo o Futebol.
Que Sporting queremos, e para quem.
Que Sporting queremos passar aos mais novos, sem enganos nem meias palavras.
Tudo isto é urgente, e se se queixam que o Sporting fala muito e tem muitas ideias, isso é bom e positivo.
O contrário é um vazio de autoritarismo, que a não ser esclarecido nos leva a um abismo.
Em relação a contar espingardas, a fazer listas… esqueçam. As ideias debatem-se e constroem-se delas projectos.
Portanto… vamos a ele, e se puder, contem comigo.
P.S. uma achega já… tradução em LGP, se houver CS.
CLAP!!! CLAP!!! CLAP!!!
Mais uma vez, o Escondidinho a resumir e esclarecer o que é necessário e imprescindível: a URGÊNCIA DE, NO SPORTING, DEBATER IDEIAS SOBRE O SPORTING.
” se se queixam que o Sporting fala muito e tem muitas ideias, isso é bom e positivo.
O contrário é um vazio de autoritarismo, que a não ser esclarecido nos leva a um abismo.”
Como é que, no actual Sporting, autoritário, avesso à crítica, revanchista, inibidor do livre debate, persecutório, pode haver quem diga querer combater Varandas e, simultaneamente, ache que o “problema do Sporting” é haver “ideias a mais”?
Bem haja Escondidinho
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: se não houver CS garantam uma plataforma streaming poderosa e fiável e, sim, tradução em LGP
Acho que o caminho para já é ter marcar eleições para 2020 e ai só com a destituição ou sendo o Varandas a sair pelo próprio pé (quem diz Varandas, diz RA, muitas saídas na estrutura diretiva).
Acredito até que ainda sai Beto e Hugo Viana…
Por isso escrevo em 2020 e não antes.
Aceito e acho muito bem que a malta, tenha ideias para o futuro do Sporting, ainda que não venha ai nenhum novidade ou um génio do caralho, porque ao dia de hoje, não á formulas mágicas ou de inovação.
Por outro lado, acredito que seja outra feira de vaidades (algo inevitável) e aproveitamento para os “salvadores” e “roquette’s” da vida, virem com as tais formulas mágicas e tal…
No entanto acho que é necessário o debate, porque acredito que no futuro será preciso colocar algo em prática.
Um possível candidato inteligente e “malandro”, começava já a estudar por estes movimentos o que a malta quer ouvir e os tais “projectos” que querem para o Sporting, para no lançamento de uma possível candidatura vir com tudo estudado e preparado.
O problema será sempre se os coloca ou não prática quando assumir o “poder”.
Mas é a tal jogada de risco que os sócios a cada eleição fazem…
E verdade seja dita, temos ser sinceros na analise, TÁ FÁCIL para aparecer ai um “D.Sebastião” qualquer, o adepto tá carente de resultados e de ouvir umas palavras românticas sobre o Sporting, isto tudo num discurso agressivo e populista.
Não percebo como pode alguém por em causa a utilidade deste tipo de eventos.
Em primeiro lugar a própria discussão de ideias só por si é de louvar. Em segundo, para os menos teóricos, mesmo que não haja recolha de assinaturas, são eventos como este que nos podem dar a conhecer novas caras para o futuro do clube. Se houver alguém com quem nos identifiquemos e que consiga os apoios necessários, já não será um desconhecido nas AG, eleições, etc…
Tenho de pena de estar longe e não poder participar mas espero que tenha adesão e que se mostre toda a vitalidade do clube neste momento negro da nossa história.
Estou a 4 mil Kms e nao poderei participar – espero que haja testiculos para Fazer squilo que eu so’ fatia, ou deja, Exigir a revogacao da expulsao do Verdadeiro Presidente legalmente (re)eleito e ILEGALMENTE deposto – mas espero que dai’ saia algo suficiente para defenestrar o alves e o seu rafeiro amestrado. Viva o SPORTING, fora com essa escumalha vendors, incompetente e serva de TRAIDORES.
Não percebi. Simplificando: são só bloggers brunistas que querem provocar o Varandas ou há algum motivo que me faça ter o mínimo de interesse nesse congresso?
Não, não são bloggers, são mesmo SÓCIOS com as quotas em dia e que tem a representatividade mínima de 20 votos que lhe foram conferidos por vários outros sócios com as quotas em dia.
Só terá interesse para quem goste de discutir ideias.
Manuel, como sou sportinguista e Sócio, vou responder à sua tentativa de provocação com um esclarecimento.
Quem VOLTA a convocar o X Congresso Leonino (de realização estatutariamente imposta de 4 em 4 anos e o último foi em 2014) são os tais 50 Sócios, indicados por sócios representando 1.000 votos, que os actuais Órgãos Sociais do SCP acharam ser poucos para justificar os custos do Congresso.
Fica assim demonstrado que os 50 bastavam não apenas para justificar os custos (financeiros) do Congresso) como até par o organizar.
O que talvez também assim se demonstre é que os custos que assustam estes Órgãos Sociais do Sporting não são os financeiros mas os da livre circulação de ideias.
Como parece que o Manuel se assusta com o mesmo, acredito que o Congresso não o vá interessar sobremaneira.
SL
Em que é que uma coisa impede a outra? E quem é que lhe diz que as ideias são para esta Direcção?
Neste caso, até uma coisa COMPLEMENTA a outra.
Como é que avalias que “outra” seja capaz sem saberes se as suas ideias são válidas? Como é que podes conhecer verdadeiramente a validade de ideias que não debates?
Este Congresso pode vir a fornecer a base ideológica e programática para constituir uma alternativa credível, válida e progressista para o Nosso Sporting.
Um abraço e saudações leoninas
Este tipo de congresso não parece ter sido criado para construir um novo projecto de direção.
Nem tão pouco apresentação de candidaturas.
Vejo sim como um debate de ideias para melhorar certos campos de actividade do clube.
E neste momento é como se uma equipa quisesse inovar algo numa área em que o chefe é do mais fraco que pode haver e em momento algum irá ceder a essas ideias mostrando a sua incapacidade e o fraco que é.
Desperdicio de energia portanto.
Continuo a achar que há outras prioridades neste momento onde se deviam concentrar as energias.
“Vejo sim como um debate de ideias para melhorar certos campos de actividade do clube.
E neste momento é como se uma equipa quisesse inovar algo numa área em que o chefe é do mais fraco que pode haver e em momento algum irá ceder a essas ideias mostrando a sua incapacidade e o fraco que é.
Desperdicio de energia portanto.”
Desde que surjam do debate ideias que melhorem certos campos de actividade do Clube, nunca terá sido um desperdício de tempo, porque as ideias não são para o “chefe” nem para o “momento”. As boas ideias são boas para o Sporting e não têm prazo de validade.
E, mais uma vez, esclareço que o Congresso em nada invalida as iniciativas (e já existem 2) para destituir estes Órgãos Sociais. Pelo contrário, se for bem sucedido, com acho que tem tudo para ser, poderá constituir um bom suporte ideológico e programático e até de recursos humanos para o novo rumo que se pretende imprimir ao Clube, devolvendo-o aos Sócios.
O próprio FACTO de, contrariando a intenção de mordaça dos Órgãos Sociais com o anúncio do seu cancelamento e adiamento sine die, este Congresso se REALIZAR POR EXCLUSIVA VONTADE DE UM GRUPO ALARGADO DE ASSOCIADOS é um sinal bem forte DE QUE PODE ESTAR NAS NOSSAS MÃOS DEVOLVER O SPORTING AOS SPORTINGUISTAS.
Com mensagens derrotistas e fatalistas é que não vamos a lado nenhum (ou deixamo-nos ir aonde outros nos conduzem).
Um abraço e saudações leoninas
Vão explicar como vamos passar a ganhar no futebol?
Não me interpretem mal, voto à distância, número de votos por antiguidade, formação… Tudo temas com relevância e até alguma urgência… Agora, nenhuma presidente se vai aguentar se não vencer no futebol…
Vão explicar como se vai resolver isso? Sem frases vazias?
É que isso é o que importa neste momento… O resto é um bocado a espuma dos dias…
O que importa nos dias que correm é promover o diálogo e a discussão.
Sentar à mesa pessoas que mesmo que tenham ideologias diferentes partilhem a mesma finalidade e que pensem todos em prol do Sporting é sempre algo de louvar.
Se conseguirem juntar pessoal que pense em prol do Sporting já será um passo em frente, mesmo que pareça algo pequeno hoje, amanhã talvez seja algo grande.
E o Clube é só vencer no Futebol? Então parece que já não temos Clube há mais de 40 anos!
E como parece que SÓ interessa saber como pôr o Clube a ganhar no Futebol, não se debate mais nada!!!???
E há alguma mézinha para “pôr o Clube a ganhar no Futebol”?
Uma que não seja a dos padres, vouchers, e-mail, malas-ciao, e-toupeira, agências Cosmos, cafés com leite e frutas e outras tácticas igualmente vencedoras.
SL
Caro Álvaro,
Como concordo consigo ….
Existem linhas vermelhas que nunca, por nunca ser, podem ser sequer tocadas, quanto mais poisadas ou ultrapassadas, como refere na parte final.
Depois, há depois … É a tal mezinha que você fala. Essa tem que ser entendida pelos sócios e adeptos e que passa pela não promessa de títulos mas de trabalho árduo, porque só comesse se conseguem os tais títulos, isto sem dispensar que toda a equipe da listada onde entre é sempre para vencer …
É preciso olhar o Sporting de outra forma nos próximos anos e não pensar só no dia de amanhã. É como hoje, estando já a esta distância do titulo … existem sócios (que respeito) que apenas esperam pela janela de janeiro para se torrar na espuma do dia mais uns milhões … e vai ser isto enquanto houver algo para torrar … Há depois logo veremos ….
Plenamente de acordo joão gaspar.
E esta Direcção até teve um contexto propício único para poder enveredar por esse caminho.
E até teria conseguido angariar muitos apoios, mesmo não ganhando no futebol.
E teria contribuído alguma coisa para, de facto unir os sportinguistas. Mas optaram pelo discurso revanchista; pela ânsia “resultadista” (ainda por cima sem verem um boi da matéria); pelo autismo egocêntrico e pela aversão a qualquer mecanismo de expressão democrática.
Em suma, gastaram muito, gastaram mal, não obtiveram resultados e hostilizaram os sócios e adeptos. Um cock tail explosivo que só pode levar à sua queda … com estrondo … mas, esperemos, que não causando danos irreparáveis ao Nosso sporting.
Por isso ser impossível o … depois logo ver. Não para quem ama o Sporting.
Fazer este Congresso acontecer nestas condições é um louvável exemplo de enorme sportinguismo. Como o são as iniciativas para destituir tão rápido quanto possível esta equipa de dirigentes … antes que seja tarde.
Um abraço e saudações leoninas
Foda-se. Se o clube “não é só vencer no futebol”, qual é exactamente o problema? As modalidades não vão ganhando? Querem que acredite que isto não tem uma motivação política? E ainda dizem que é do outro lado que se comem gelados com a testa.
E sim, existem “mezinhas” para se ganhar no futebol sem ser com padres e vouchers. Eu pelo menos acho que sim e que seria interessante debater qual a política desportiva que devemos seguir. Mas, permita-me que lhe pergunte: se “está tudo comprado” porque é que se irrita com as derrotas? Se no fim de contas não temos nenhuma hipótese de ganhar, para que é que se discute o futebol sequer?
Meu caro, canta bem mas não me alegra!
Nunca afirmei que não valia a pena lutar para ganhar no Futebol.
O que disse e reafirmo é que ganhar no Futebol não pode ser a única coisa que interessa neste Clube.
E porque nunca disse que não valia apena lutar para ganhar no Futebol é que falei nas manigâncias utilizadas há 40 anos para ganhar no Futebol Português.
E É POR ISSO QUE ACHO QUE VALE A PENA LUTAR CONTRA ESSAS MANIGÂNCIAS!
Algo que não vejo estes dirigentes a fazer, pelo contrário!
E é por existirem factores estranhos a condicionar o Futebol Português que temos de o discutir e propor as formas mais eficazes de combater esses factores estranhos.
“Se o clube “não é só vencer no futebol”, qual é exactamente o problema? As modalidades não vão ganhando?”
O problema é que o Clube também não são só as Modalidades, incluindo o Futebol.
O Clube é, antes de tudo o mais, o seu Universo de Associados e organizações espalhados por todo País e por todo o Mundo.
E também neste capítulo, estes dirigentes têm espezinhado esse património.
Para não falar em todo o outro património, esse mais material que estes dirigentes estão a delapidar a um ritmo alucinante.
Se não são preocupações que lhe cheguem para ser debatidas, tem bom remédio: durma descansado! E muito!
Lol. Desculpa, mas tive mesmo de rir. Como é que é? Tu queres saber tudo menos se vamos ganhar no futebol? Epá, que vergonha. Agora a sério, estás a defender um congresso para debater ideias e quando eu proponho um tema é assim que debates? Se o clube tiver o melhor sistema de eleições possível, mas não for campeão nos próximos 20 anos achas que continuamos a ser o mesmo clube? Espero que te lembres disso na proxima derrota, já que no goalball ninguém nos para.
Quero saber da sustentabilidade do clube acima de tudo.
Se tiver de estar 4 anos sem ganhar para tornar o clube sustentável, estou.
Estou mais preocupado em ter o Sporting daqui a 4 anos do que ganhar o campeonato no próximo ano.
Essa de discutir como ganhar é como andar a mudar de treinador à espera que apareça 1 que seja um génio, esquecendo que o mais importante são os alicerces em que a equipa está sustentada e não o treinador. E por isso podemos mudar 40 vezes de treinador que a probabilidade de correr bem é mínima.
Rebentar 50M no mercado, outros tantos em ordenados, arranjar um treinador de topo e jogadores de topo para a liga tuga daria um campeonato. No dia seguinte não havia Sporting…mas pronto…
Já se conseguirmos ter um clube sustentável, ter um clube com um passivo gerível que faça com que a cada espirro não entremos praticamente em falência, com os adeptos atrás do clube e integrados no crescimento sustentado do clube, ter uma estrutura competente na academia que ajude a produzir talento…se calhar com um trabalho destes em 4 anos…estamos mais perto de ganhar e existir ao 5º, 6º, 7º.
Para mim ganhar é o produto final de um trabalho de base feito ao longo de anos em múltiplos vectores. Não é pegar numa formula mágica e já está. Ou, como outros dizem, “contratar gente competente”. Claro que tens de contratar gente competente…isso é um chavão. O dificil ter um plano de crescimento, contratar gente competente e que encaixe nesse plano. Gente competente na anarquia torna-se incompetente. Gente competente a trabalhar contra os adeptos é gente incompetente.
O resultado final de tudo é ganhar. Claro que é. Mas se querem falar de ganhar, digam-me como é que vão fazer o Sporting ganhar daqui a 4 anos. Não agora…
Acho que deviam fazer convites oficiais aos órgãos sociais e à SportingTV! E publicitar na CS a organização do evento, anunciando os convites formais feitos à direção e SportingTV!
6 Novembro, 2019 at 13:27
Espero que tenha a adesão que merece!!!
Não será uma chapada de luva branca aos órgãos sociais, será uma coisa que nem sei qualificar!
6 Novembro, 2019 at 13:41
Um pontapé nos fundilhos?
6 Novembro, 2019 at 15:54
No fundo das costas, diria eu. Se for lá para os fins deste mês, estarei presente.
6 Novembro, 2019 at 13:48
Também não sei qualificar, mas espero que acabe com o aparecimento de uma alternativa credível mas sobretudo honesta.
Quero dizer ainda com mais convicção:
#ROGERIOOUT
6 Novembro, 2019 at 13:29
Muito bem!!!!
Aguardo pelas informações
6 Novembro, 2019 at 13:30
Este post merece um comentário à cacifo:
Foda-se brutal!
6 Novembro, 2019 at 13:35
Era mesmo disto que eles estavam a precisar!
E à porta: barraquinha de recolha de assinaturas para a AG de destituição e muitas cámaras de TV a fazer reportagens em horário nobre! A ver até qd dura a ditadura!
6 Novembro, 2019 at 13:42
Recolha de assinaturas, acredito; câmaras e jornais… hum… não sei…
6 Novembro, 2019 at 13:43
A ideia do congresso não é reunir assinaturas
6 Novembro, 2019 at 13:51
Sim, se calhar até é melhor não haver que é para não afastar o foco e gerar confusões. Até pq, pelo que ouvi, já há assinaturas suficientes.
O meu maior desejo é que consigam aglutinar um grande fervor Sportinguista mas que não se fiquem pelo eventual sucesso do congresso. É preciso que nasça uma reconhecida oposição credível e não colada a nunhum divisionismo que já não se suporta.
Força e coragem!
6 Novembro, 2019 at 15:07
Rugido, confesso-te que acho a palavra “oposição” meio aberrante. Até porque, para fazê-lo, basta andar aos berros e dizer que os outros são uma merda. Agora, se o Sporting precisa de uma alternativa, de preferência sem os nomes do costume? Oh se precisa
6 Novembro, 2019 at 15:09
Concordo!
6 Novembro, 2019 at 14:00
Calma. Nem eu disse que o era. Mas pode haver barraquinha à porta, ou não? Outros movimentos aproveitarem a efeméride.
6 Novembro, 2019 at 15:07
barraquinha à porta só se for da Loja Verde 😉
6 Novembro, 2019 at 14:07
Claro, mas juntam uns verdadeiros leões e as assinaturas surgem naturalmente.
Nada a ver com jantaradas stromp…. onde a unica coisa que surge são cartazes na segunda circular.
6 Novembro, 2019 at 15:20
Claro que não!
A idéia do Congresso é DEBATER IDÉIAS, APRESENTAR PROPOSTAS, FORMULAR RECOMENDAÇÕES.
Sugiro ao Cherba que coloque em comentário a este post, a agenda do Congresso, com todos os pontos a debate.
Depois, que, a exemplo do post diário de desabafos com o Título “O Cantinho do Off- Topic” crie, diariamente também, um espaço com o Título “O Congresso à Mesa da Tasca” (com cada dia dedicado a um dos temas que irão a debate e com post contendo um “abstract-resumo das propostas apresentadas), espaço onde os Tasqueiros possam apresentar as suas opiniões e sugestões visando enriquecer as propostas ou gerar eventualmente novos ângulos de análise das propostas.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: pela minha parte estou disponível para qualquer contribuição que possam considerar útil
6 Novembro, 2019 at 15:23
excelente Álvaro!
6 Novembro, 2019 at 16:05
existirá um post assim que for divulgada toda a informação sobre este encontro leonino e, por certo, não faltarão oportunidades de contribuir
6 Novembro, 2019 at 13:32
Excelente ideia. Demonstra ao CD que quem manda são os sócios e não um grupinho de croquetes. Já que não têm coragem para ouvir os sócios, estes próprios deverão se reunir e talvez neste congresso consigam ter novas ideias para tirar este CD para a rua de uma vez por todas e que se possa encontrar uma alternativa para o clube.
6 Novembro, 2019 at 13:45
Sim, um evento destes vai assustá-los muito mais do q qq grupo de adeptos a gritar protestos, pois demonstra que se há um grupo de sócios que são capazes de organizar um evento destes tb conseguem assegurar, segundo os estatutos, todo o tipo de recursos para a realização da AG destitutiva. Para além de que deste evento pode sair as fundações de uma verdadeira alternativa credível e que à partida se demarca logo da actual medicridade e do vergonhoso modi operandis deste CD.
É pá espero que consigam!
6 Novembro, 2019 at 15:23
RAPVM as novas ideias neste Congresso nunca serão para pôr ninguém na rua, que esse tem de ser outro processo. Mas, sim pode e deve ser uma oportunidade para florescerem Novas Idéias e congregar Novas Vontades para gerar alternativas válidas que garantam um futuro sólido e perene para o Clube.
Um abraço e saudações leoninas
17 Novembro, 2019 at 11:40
Aqui está um post que enriquece o nosso clube.
Diz o essencial.
A União faz a força.
Que consigamos congregar a maioria das fações croquetes ou não.
Sempre SCP
6 Novembro, 2019 at 13:37
Ui… que iniciativa brutal.
6 Novembro, 2019 at 13:38
Este “Sou Sporting Movimento” e’ um grupo da sociedade civil ou um posicionamento para futuras eleicoes?
E’ uma chapada e das grandes ao CD – a politica deveria ser o contrario do que o CD proclamou: desde que haja UM socio de bem que queira debater o Clube, vamos sempre faze-lo, porque o Sporting esta’ primeiro.
SL e o melhor para este Congresso, que saiam ideias exequiveis que possam ajudar o Clube neste momento delicado.
6 Novembro, 2019 at 13:42
Este movimento é uma alternativa, nomeadamente para quem acredita que há um caminho feito de ideias
6 Novembro, 2019 at 13:58
Claro!
Mas a malta que responde a esse apelo e se junta a esse caminho tem o direito que lhe digam aonde é que esse caminho vai dar. Espero que o congresso por si só não seja a meta, mas sim o primeiro ponto de encontro de um caminho maior e mais ambicioso!
Boa sorte!
6 Novembro, 2019 at 15:09
há caminhos que quando se começam a trilhar não têm marcha atrás 😉
6 Novembro, 2019 at 17:33
Caro, a melhor das ideias, se nao fpr exequivel nao passa disso.
Eatamos todos fartos de ver programas fantásticos, promessas e promessas e depois… vazio.
Por aqui utiliza-se muito o conceito SMART, espero que essas ideias sejam assim.
Boa sorte e disponível para participar dentro das minhas capacidades.
#união
SL
6 Novembro, 2019 at 13:39
Ai ai ai ai ai ai ai ai… mau mau maria… aqui pelo sítio onde vivo, diz que só pode dar merda da grossa, perdoem-me lá o francês desta zona.
Mas por mim, está muito bem, sim senhora. Que se oiça quem se quiser ouvir. Já vimos que quem nos governa não o quer fazer.
Sucesso pó congresso.
Isto, hoje, mesmo sem se querer, rima-se.
Como cantava o outro, rhyme is in the air. Mais coisa menos coisa.
6 Novembro, 2019 at 13:43
Muito bem. O caminho é este, mesmo que alguns achem que isto é desestabilizar ou achem que quem lá está deve ter mais tempo.
Discutir Sporting, ideias.
6 Novembro, 2019 at 13:46
Dar Futuro Ao Sporting e Devolver o Sporting aos Sócios são dois grupos que já têm assinaturas para uma assembleia de destituição. Porque raio os dois não se juntam? Não reforçavam o objetivo de meter tudo para a rua?
6 Novembro, 2019 at 14:10
Não é preciso juntar. São dois movimentos separados. Até podem ter as assinaturas todas duplicadas, isso pouco importa.
Se um falhar o segundo entra a matar. E um terceiro e quarto virão. Temos é de os tirar de lá para fora. Acabou o tacho! Está na hora de sair.
6 Novembro, 2019 at 15:10
o Sou Sporting não está a recolher assinaturas
6 Novembro, 2019 at 13:47
Sai mais um leque de processos disciplinares, suspensões e expulsões….
Muito boa sorte e que os sportinguistas se unam de um vez por todas e deixem a burrice e os interesses de lado.
6 Novembro, 2019 at 13:48
Sugiro fazerem isto fora de Lisboa.
6 Novembro, 2019 at 13:49
Isto sim… É fácil. Os sócios e os adeptos querem reunir para discutir o Sporting, e não é a direção que o vai impedir!
Não querem eles organizar o congresso? Arranja-se maneira!! Muito bem!
6 Novembro, 2019 at 13:59
Acho muito bem…
Há “mais vida sportinguista…”…
Para além de quem “toma posições ditatoriais…ou manifestações de falta de educação…”
O Sporting “é tudo…menos isso…”
Sporting Sempre…!!
SL
6 Novembro, 2019 at 14:07
Grande iniciativa, fico a aguardar informações adicionais. Grande murro no trombil dos orgãos sociais
6 Novembro, 2019 at 14:11
Grande iniciativa.
Se o dr. coragem anda a fugir com o rabo à seringa, os sócios tomam a iniciativa…. e pode ser que outras iniciativas surgam.
6 Novembro, 2019 at 22:18
essa de pores o médico a fugir com o rabo á seringa é uma imagem digna de cartoon!!!
Um abraço e saudações leoninas
6 Novembro, 2019 at 14:19
Sempre gostei da ideia de se organizar um congresso, dizer também que era uma promessa eleitoral deste CD. Não acho que 50 inscritos para delegados fosse um número assim tão baixo que justifique o adiamento (ou cancelamento), especialmente se pensarmos que era para ser organizado num local relativamente longe de Lisboa. Apesar de o Sporting ser um Clube nacional, não deixo de achar que Lisboa continua a ser uma localização conveniente para reunir os Sportinguistas de Norte a Sul, numa organização deste género. Vejo com melhores olhos uma organização de uma futsal cup numa outra região, por exemplo. Mas para primeiro congresso, não acham que o facto de ser no Alentejo pode ter limitado a participação?
6 Novembro, 2019 at 14:26
Vamos lá…
Basta ver o que o Sporting o publicitou e incito à participação para se perceber a vontade que eles tinham…
6 Novembro, 2019 at 14:45
Alguns congressos anteriores não foram em locais estranhos?
Um foi no Canada, outro no Brasil. Outro comecou na Madeira e acabou nos Acores.
No Alentejo sempre seria mais perto.
A ideia é ir trabalhar, não é ir a um convivio e regressar no mesmo dia.
Lista de Congressos Leoninos efectuados até à data:
I Congresso Leonino – 24 a 26 de Maio de 1940, Lisboa.
II Congresso Leonino – 16 a 22 de Outubro de 1966, Lisboa
III Congresso Leonino – 19 a 21 de Junho de 1981, Lisboa.
IV Congresso Leonino – 31 de Julho a 2 de Agosto de 1982, Rio de Janeiro, Brasil.
V Congresso Leonino – 27 de Julho a 12 de Agosto de 1983, Toronto, Canadá
VI Congresso Leonino – 29 de Março a 7 de Abril de 1985, Funchal, Madeira (abertura) e Açores (encerramento).
VII Congresso Leonino – 28 a 30 de Junho de 1996, Lisboa.
VIII Congresso Leonino – 27 a 29 de Março de 2009, Santarém.
IX Congresso Leonino – 7 e 8 de Junho de 2014, Estádio José Alvalade
6 Novembro, 2019 at 15:39
Resta dizer, conforme artº 63º dos estatutos o congresso deveria realizar-se de 4 em 4 anos, pelo que, é apenas mais um incumprimento estatutário validado pelo Rogério “estatutos” Alves:
Artigo 63º
(Congresso Leonino)
1 – O Congresso Leonino, a realizar de quatro em quatro anos, tem por objectivo congregar os sócios do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL no estudo dos problemas fundamentais da educação física, dos desportos e das actividades
culturais e recreativas e, bem assim, afirmar o espírito de solidariedade entre os desportistas portugueses em geral e os sportinguistas em particular
6 Novembro, 2019 at 15:45
“Eu parece-me que essa norma estatutário não faz sentido pelo que não me parece que seja obrigatório a sua realização à luz do que me apetece interpretar dos estatutos….”
6 Novembro, 2019 at 15:37
Adrien, a respeito de “(…)Não acho que 50 inscritos para delegados fosse um número assim tão baixo que justifique o adiamento (ou cancelamento), especialmente se pensarmos que era para ser organizado num local relativamente longe de Lisboa (…).” já anteontem tinha aqui escrito que:
Álvaro Dias Antunes – 4 Novembro, 2019 at 19:09
“Só para que tenham uma ideia da falácia do argumento de que 50 Delegados eram muito poucos para justificar as despesas:
– quantos eram os delegados e quais foram as despesas no IV Congresso Leonino realizado de 31 de julho a 2 de Agosto de 1982 no … RIO DE JANEIRO?
– quantos eram os delegados e quais foram as despesas no V Congresso Leonino realizado de 27 de julho a 12 de Agosto (!!!) de 1983 no … Ontário, em TORONTO (inicialmente previsto para Newark, New Jersey)?
– quantos eram os delegados e quais foram as despesas no VI Congresso Leonino com abertura a 29 de março no … FUNCHAL (ilha da Madeira) e encerramento a 7 de Agosto de 1985 (!!!) em … PONTA DELGADA (ilha de S. Miguel – Açores)?”
Acresce que, os 50 Delegados representam 1000 votos (ou 1000 sócios, que não sei se 1 Delegado tinha de representar 20 votos ou 20 sócios) e, muito mais relevante, as suas propostas, sugestões e preparação para o debate estão, hoje em dia, alicerçadas em centenas de opiniões diversas que se expressam nas redes sociais.
Por isso estavam, e agora voltaram a estar, reunidas as melhores condições para um debate profícuo, enriquecedor, diverso, plural e unificador. Sim, UNIFICADOR! Porque a melhor forma de Unir o Sporting é através do livre debate de ideias dos Sportinguistas!
Um abraço e saudações leoninas
6 Novembro, 2019 at 22:28
Adrien atendendo a que o Congresso dura 2 a 3 dias, ser fora de Lisboa até pode ser uma vantagem porque facilita hospedar as pessoas num local mais próximo daquele em que se realiza o Congresso e, normalmente, este tipo de eventos em locais mais interiores e em época baixa de ocupação hoteleira tornam-se mais susceptíveis de obter bons preços e bons apoios das autarquias e instituições locais.
E este não é o primeiro mas sim o 10º Congresso Leonino. Já houve em Santarém, em Funchal (abertura)/Ponta Delgada(encerramento), Rio de Janeiro, Toronto e 5 em Lisboa.
Bom, bom era poder organizar num sítio e data onde fosse jogar uma das Nossas Modalidades (as meninas do Volley não era má ideia para sentirem um forte apoio fora de casa). Mas também o pessoal vai ao Congresso é para TRABALHAR!!!
Um abraço e saudações leoninas.
6 Novembro, 2019 at 14:21
Alguém sabe se é limitado a Sócios ou se é também para sócios e adeptos. É que já à dois anos que deixei de ser sócio ( Ou que não pago as Cotas e não penso voltar a pagar até o Sporting voltar ao caminho que estava traçado. )
SL
6 Novembro, 2019 at 14:39
Isto é um congresso EXTRA clube, por isso é uma questão de os contactares e perguntares.
Duvido que bloqueiem os não-sócios. Mas mesmo nesse caso, não terão forma de saber quem tem quotas em dia ou não. Poderias levar o teu cartão que eles não podem confirmar isso.
6 Novembro, 2019 at 15:11
serás bem-vindo, Mc
6 Novembro, 2019 at 14:24
Show! Grande chapada de luva verde! O Congresso faz-se de Sportinguistas e por isso, quer a direcção queira quer não queira…ele far-se-à!
Espero que seja numa altura em que eu consiga ir. Gostava muito de ir ouvir gente que tanto tem a dizer sobre o Sporting!
6 Novembro, 2019 at 14:47
Grande iniciativa.
Se me for possível, irei estar presente.
6 Novembro, 2019 at 15:12
traz o medronho! 😀
6 Novembro, 2019 at 16:57
Garrafinha com ou sem rótulo? 😀
6 Novembro, 2019 at 18:46
Cuidado que como estão as coisas são capazes de chamar a ASAE! 😉
6 Novembro, 2019 at 14:49
Tenho conhecimento dos dois movimentos de recolha de assinaturas para a assembleia de destituição, ouvi um no 160, mas só esta semana “descobri” este movimento.
Já vi que alguns tasqueiros fazem parte do mesmo.
Pelo que li, é um trabalho de base.
Não será isto que realmente nos falta?
6 Novembro, 2019 at 14:52
Eu ouvi esse no 160…
Confesso que fiquei bastante desiludido…pelo menos no programa pareceu assim uma coisa pouco estruturada e pouco trabalhada…
Mas louvo a vontade e a bravura de se mandarem para a frente e tentar resolver! Claro que terão a minha assinatura…
6 Novembro, 2019 at 15:01
Eu ouço um pouco mal e naquele formato fica ainda mais difícil, lol.
Mas retive a ideia, que vontade pelo menos não falta.
Acho que falaram qualquer coisa como pedir ao A. patrão , documentos da destituição anterior para alguns termos de comparação.
A questão da guita para o movimento, não foi muito esclarecedora.
6 Novembro, 2019 at 15:10
Eu achei um bocado confuso e meteram muito a tónica no desportivo, de por exemplo o Varandas ter prometido ganhar e ficar em 3º no campeonato…enfim…
Os motivos para destituir o Varandas, na minha opinião, não é o 3º lugar.
Mas sim! Têm vontade e foram voluntarioso…e isso vale quase tudo! Por mim terão o meu agradecimento e assinatura, isso está garantido…
6 Novembro, 2019 at 14:59
Todos já sabemos o que está Direcção e o seu presidente não fazem pelo Sporting, o que interessa agora é o que cada um pode fazer pelo clube.
6 Novembro, 2019 at 15:15
Apesar de detestar a actual Direção, e achar que só fazem é merda, não poderia ir contra as minhas convicções.
E essas não mudam, goste ou não goste das Direções!
O que o Sporting tem é Congressos a mais! Tem ideias e idiotas a mais! E tem gente que gosta de teorizar a mais, mas quando chega a hora da verdade não faz nada pelo clube! Não se arrisca a prejudicar-se, ou a poder perder algo, para defender o clube!
Estes congressos e estas “patuscadas” não servem para mais nada, a não ser para alimentar os egos da “maioria” dos que neles têm poiso, e palanque, para aparecer. (“maioria”, porque acredito sempre que existam alguns com boas intenções).
É nestas merdas que nascem as ideias dos samueis, de criar os “sócios-deputados”, ou os “anti-claques”.
Para mim estas merdas não servem para nada. Não vejo isto em mais clube nenhum!
Aliás acho que são exactamente estas merdas, e estas mentalidades do “apareçer e dar ideias”, que enfraquecem o Sporting.
O que o Sporting precisa, é de competência e coragem! É de pessoas que gostem realmente do clube, e que não tenham medo de o defender, custe o que custar! Não é de palhaços a falar em congressos!
Precisa de sócios atentos sim, mas atentos tanto ao que se faz tanto interna como externamente. Que não se deixem influenciar por falinhas mansas, por “gentes de bem”, e por cartilheiros de fim de semana.
Tudo aquilo que não foi feito pelos mesmos nas ultimas Décadas, em que o clube foi pilhado do seu patrimonio à descarada, nas suas barbas, por ladrões engravatados, com apelidos de familias de bem, enquanto a maioria dos sócios no alto da sua cagança diziam ser “diferentes” dos dos outros clubes, e mais atentos etc etc, como se pertencessem a uma qualquer elite especial, e o prémio pela sua competência na defesa do clube, é hoje ter mais votos que os mais novos.
E isto não é uma guerra entre velhos e novos, porque há novos que não valem uma merda!
Mas pronto…a falta de titulos, fazemos congressos. Ao menos não estamos parados!
O que faz falta a este clube, é um par de tomates que o defenda! Doido, Ditador, Bronco o que tiver de ser, mas que defenda o clube contra o meio de merda onde está inserido!
Já os teve já…e nós proprios os cortamos….
E isso diz tanto sobre nós…
6 Novembro, 2019 at 15:23
Pedro…
Uma duvida…
É assim tão diferente o congresso do que aquilo que fazemos aqui? E tu vens cá, certo?
A diferença é fazê-lo em viva voz? A grande mudança é o convívio e tentar falar mais do que da espuma dos dias, nada mais.
6 Novembro, 2019 at 15:53
Para mim não há comparação entre um blog e um Congresso deste genero.
Mas a questão aqui nem é tanto o congresso em si! É mais que costuma de ir a essas cosias!
Eu sou um comum sócio e adepto. Não tenho aspirações a nada mais, do que pagar quotas, pagar bilhetes, defender o clube contra os seus inimigos, a minha escala claro, e votar de tempos a tempos, naqueles em que veja mais capacidade, de através do seu trabalho, fazer com que o clube me dê o unico retorno que desejo! Que são vitorias e titulos, nas varias modalidades em que participa, ou então “morrer” a tentar! Não peço mais nada!
É nessa condição que aqui venho. Era nesta condição em que até poderia ir a essas coisas, se tivesse algo realmente importante a acrescentar, que podesse ajudar o clube, algo que acho que não tenho.
O problema é que a maioria dos que vai a essas coisas, não pensa como eu.
Alguns vão realmente com boas intenções, mas infelizmente não são muitos.
Outros vão, porque dizem meia duzia de bacoradas, e assim têm os seus 5 minutos de fama, apareçem, têm o seu orgasmo, e vão para casa contar aos amigos. Com sorte ate apareçem na tv.
E outros vão, porque lhes cheira a teta. Porque estão sempre a procura do seu lugar ao sol, ou porque acham que têm direito, ou porque acham que mereçem etc etc, e vêm nestas situações, a oportunidade de criar instabilidade, arranjar apoios etc etc
E estes ultimos, infelizmente são a grande maioria.
6 Novembro, 2019 at 15:57
quantas vezes caíste a tentar fazer a mesma coisa, em puto?
6 Novembro, 2019 at 16:10
“quantas vezes caíste a tentar fazer a mesma coisa, em puto?”
“…a mesma coisa” = ?
Não percebi o contexto da pergunta meu.
6 Novembro, 2019 at 16:40
«Eu sou um comum sócio e adepto. Não tenho aspirações a nada mais, do que pagar quotas, pagar bilhetes, defender o clube contra os seus inimigos, a minha escala claro, e votar de tempos a tempos, naqueles em que veja mais capacidade, de através do seu trabalho, fazer com que o clube me dê o unico retorno que desejo! Que são vitorias e titulos, nas varias modalidades em que participa, ou então “morrer” a tentar! Não peço mais nada!»
desistes de acreditar que podes ter isso?
6 Novembro, 2019 at 18:24
Esse argumento não se aplica ao actual CD, porque?
6 Novembro, 2019 at 22:31
Um CD do SCP não é propriamente um laboratório experimental para testar a repetição do erro. Muito embora este o pareça!
SL
6 Novembro, 2019 at 22:51
Ainda por cima é como o outro…
Repetir o mesmo erro para ver se dá resultados diferentes…
6 Novembro, 2019 at 15:26
Sou levado a concondar aqui. Embora ache que “recolher assinaturas à entrada” não seja o mais indicado, penso também que se objectivo deste congresso não for de facto sair de lá com uma lista real e pedir a a convocação de eleições… Então mais vale estar quieto.
Z
6 Novembro, 2019 at 15:33
fazer isso dá muito menos trabalho do que debater ideias, Zandonaide. Mas cada um com a sua opinião
6 Novembro, 2019 at 15:42
Acho que estamos todos fatigados com isto… As ideas já se sabem quais são… Vamos chover no molhado outra vez…
Não me intrepretes mal eu gosto de debater, mas neste caso concreto se não existir um objectivo palpável, não vejo grande utilidade.
Z
6 Novembro, 2019 at 15:42
Cherba – nao sei o que é facil. Mas sei que ideias (boas ou mas) todos temos. Vir falar de coisas (mesmo sem se perceber nada da poda) também é facil. No sporting sempre houve muitos chefes e poucos indios para fazer o trabalho.
Dificil mesmo, é identificar as boas ideias, e traduzir as boas ideias em planos que possam ser implementados a curto, médio e longo prazo por pessoas capazes e competentes.
Mas para isso é preciso ter uma lista de pessoas competentes que possam delinear um plano coerente para o Sporting.
Menos do que isso, para mim quer dizer que um Congresso para debater ideias é um tipo de tasca com mais glamour.
6 Novembro, 2019 at 15:55
«Dificil mesmo, é identificar as boas ideias, e traduzir as boas ideias em planos que possam ser implementados a curto, médio e longo prazo por pessoas capazes e competentes»
concordo. Porque é que achas que não se deixa cair o congresso no vazio?
6 Novembro, 2019 at 16:33
O objectivo do Congresso é recolher RECOMENDAÇÕES que visem alterações quer na Vida Associativa do Sporting quer na sua Organização Estrutural enquanto Clube Desportivo, e enquanto Marca.
Este Congresso em particular leva a debate questões que são de uma importância fulcral para o Club (e daí a reacção de pânico dos Órgãos Sociais, quando se aperceberam da Ideias que vão estar a debate).
Não se garante que se saia de lá com uma Lista real (porque essa necessita, para ser credível e potencialmente vencedora, de muito mais que ideias); o que se vai procurar garantir são as ideias que constituam Plataforma básica para que, quem forme Lista credível e com vontade de realmente mudar o Sporting e devolvê-lo aos Sócios, o faça no compromisso de cumprimento dessa Plataforma.
Os pedidos de convocação de eleições faz-se através de Assembleia Geral e não de Congresso. Por isso estarem em curso recolhas de assinaturas para convocatória de AG destitutiva.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: cair na asneira de transformar o Congresso num fórum para a destituição de Varandas é legitimar a argumentação utilizada por Varandas e sua entourage para adiar esse mesmo Congresso.
6 Novembro, 2019 at 16:47
Recomendações? A sério Álvaro? Mas para quem? Já não sabemos todos o que é preciso fazer? A resposta é só uma… Competência. Quem dirige o Sporting não a tem, e com toda a certeza fará um “churrasquinho” com o dossier de recomendações!
Posto isto envio as minhas recomendações para a Ilha de Santa Maria que ainda não conheço… 🙂
Z
6 Novembro, 2019 at 19:07
Z as recomendações não têm de ser necessariamente apenas para os Órgãos Sociais. Nem sequer para ESTES Órgãos Sociais.
Podem ser para uma Lista que se constitua. Podem ser para uma AG as validar e transformar de execução obrigatória para os Órgãos Sociais. Podem ter carácter vinculativo ou não.
Mas, o que eu não compreendo é como é que, neste momento do Sporting, alguém possa ser contra o livre debate de ideias e se afirme contra a gestão de Varandas, que só está a conseguir sobreviver por autismo, autoritarismo, perseguição, aversão ao debate, e cujo principal defeito é exactamente ser um vazio de ideias.
Como querem construir alternativas válidas a quem quer que seja, sem uma plataforma sólida de ideias estruturantes de um Clube moderno, vivo, dinâmico, audacioso e eficiente?
É mais importante escolher nomes primeiro e as ideias depois que venham?
É mais importante esperar que apareçam Dons Sebastiões e ter fé que venham com ideias válidas?
Ou não será bem mais avisado sabermos bem o que e como queremos para depois constituir uma Lista credível em torno desse projecto?
Em que é que um Congresso que debata o SPORTING invalida a
construção de uma alternativa a ESTE Sporting? Em que é que a realização do Congresso impede a convocação de uma AG destitutiva?
Não será, pelo contrário, um Congresso com a dinâmica deste, de per si, uma via facilitadora da construção de uma alternativa mais sólida e assente em ideias e ideais?
Como é bem mais fácil dar palpites nas teclas de um PC ou de um telemóvel!
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: quanto ao envio das recomendações para a Ilha de Santa Maria, recordo que um dos dois primeiros subscritores da petição e impulsionadores do movimento que viria a derrubar Godinho Lopes era da Ilha de S. Miguel, Açores.
6 Novembro, 2019 at 15:38
PedroC – nem mais.
Acho que falamos, falamos, debatemos ideias… mas depois quando se chega ao momento de “botar o voto”… votam num tipo como o Varandas. Um tipo que nao percebe boi de futebol ou de gestao de um clube desportivo da dimensao do sporting.
Um gajo que disse bola durante as entrevistas antes das eleicoes (alem de facil, facil), e que é seco que nem um calhau no deserto no que diz respeito a ideias, opinioes ou planos para melhorar o sporting.
Mas pronto vamos fazer mais um congresso para debater ideias que isto assim endireita-se.
O que o sporting precisa é de uma lista de gajos competentes, que possa delinear um plano coerente para levar a eleicoes e implementar se for eleito. Repito o que disse aqui antes – muito do sucesso do primeiro mandato de BdC se deveu a ter perdido as primeiras eleicoes a que se candidatou. Esta derrota deu-lhe tempo e espaco para se rodear de pessoas competentes e definir um plano que estava pronto a implementar quando tomou posse.
6 Novembro, 2019 at 15:42
Uma duvida…
Quais são as grandes diferenças em quem rodeava o BdC nas primeiras eleições (que perdeu) ou nas segundas?
Além disso permite-me…
Se o tempo foi bom conselheiro para o BdC e quem o rodeou…então um congresso faz todo o sentido para ajudar exactamente a escolher o caminho e as pessoas.
6 Novembro, 2019 at 15:47
Um Congresso faz sentido se for para se identificarem as pessoas com competencia para liderar e integrar uma lista – que va pegar em ideias e as transforme em planos execuiveis.
Para que possam ser levadas e eleicoes e se vencerem comecarem a trabalhar imediatamente. Lembram-se dos primeiros meses de BdC e das negociacoes com a banca? Alguém acredita que ele entrou de paraquedas nas negociacoes e nao vinha preparado?
Se for so para discutir ideias (boas ou mas) temos a tasca, nao precisamos de congressos onde possivelmente nao deixam entrar o Miguel nem a Ruth 🙂
6 Novembro, 2019 at 15:54
Pois…não sei. Eu tenho sempre vontade de falar do Sporting e encaro isto como uma série de pessoas irem dar o seu contributo para uma alternativa que está a ser construída e que pode pegar em várias coisas que ali estão a ser ditas e transforme numa…lá está…alternativa.
Ao mesmo tempo essas pessoas (do movimento) apresentarem-se, apresentarem as suas ideias e começar a passar o que pensam …
Não estou à espera que apareça um gajo a fazer a rodagem ao caroxa e que, caindo do nada se apresente a dizer que se vai candidatar e tal…não acho que seja forçoso acontecer algo do género. Se acontecer…melhor! Mas não acho que só assim é que um congresso desse tipo dê fruto…
6 Novembro, 2019 at 15:56
acho que percebeste tudo, Tiago
7 Novembro, 2019 at 8:14
Talvez estejas a esquecer que as primeiras eleicões não foram realmente perdidas…. ou agora o churrasquinho nunca aconteceu?
Toda a gente sabe que o vencedor foi o BdC, mas ele acabou por desistir de lutar na Justica para dar estabilidade ao clube…..
Curiosamente o oposto do que aconteceu depois, os sócios decidiram lancar o clube para a lama ao validarem a golpada (que eu tb duvido que fossem 71%, mas havia pessoas que apoiaram o golpe). Na altura foi sugerido pelo BdC que após a RF ele iria a eleicões e tudo se resolveria com calma e tranquilidade.
Mas a sede de sangue falou mais alto.
6 Novembro, 2019 at 16:04
O Sporting é na sua maioria, uma feira de vaidades. É uma forma de apareçer para alguns, e é uma forma de sustento para outros.
E as pessoas acham sempre que têm direito a receber qualquer coisa do clube. Nunca pensam ao contrario!
Depois, quando é eleita uma nova Direção, a medida em que vai distribuindo os tachos possiveis por essa malta, aqueles que ficam de mãos a abanar, não se põe a margem, como deveriam.
Não!
Começam logo a reagrupar-se, com outros que tambem tenham fica a arder, e começam logo a congeminar uma forma de tramar aqueles que não lhes deram a mão!
E recomeça o jogo outra vez!
E andamos as voltas, e as voltas, e as voltas nisto e não saimos da cepa torta!
E estas congressos, e estas merdas, na minha opinião, não são nada mais do que veiculos para esta gente apareçer!
Quem realiza esta merda, provavelmente ou foi apertado para a realizar na mesma, por alguem podereso, e ir contra os “concelhos” da actual Direção. Ou foi-lhe prometida alguma coisa melhor. etc etc. e meteu a farpa nas costas do Varandas.
Ja vimos isto tantas vezes.
Ja dizia o Bruno…”até tu Brutus”
É isto o Sporting meus amigos.
Mas vão la ao congresso…lol
6 Novembro, 2019 at 16:08
como alguém que, convictamente, está na organização deste encontro, tenho a dizer-te que estás redondamente enganado se pensas que «quem realiza esta merda, provavelmente ou foi apertado para a realizar na mesma, por alguem podereso, e ir contra os “concelhos” da actual Direção. Ou foi-lhe prometida alguma coisa melhor. etc etc. e meteu a farpa nas costas do Varandas»
6 Novembro, 2019 at 16:13
Então ainda bem que assim é desta vez.
Mas se calhar noutras ja foi como eu disse.
6 Novembro, 2019 at 19:10
Eo Pedro C baseia-se em quê para essas suposições?
Ai que o letão anda a passar-lhe insides!?
6 Novembro, 2019 at 16:10
Dizia o Bruno?!
Bom…
6 Novembro, 2019 at 16:14
Sim. O BC disse algo do genero, quando o Sousa Cintra apareçeu a pedir a demissao dele, ou aceitou ser Presidente do CG. Já não me recordo.
Isto não é a defender o BC atenção.
Foi para dar um exemplo de como as coisas funcionam no Sporting.
Quantos “brutus” ja tera o varandas?
6 Novembro, 2019 at 16:25
Por enquanto ainda nenhum.
E o BdC não teve nenhum Brutus, pelo menos que me lembre.
Não tenho memória de o Cintra ter sido um dos homens mais próximos de BdC e que o BdC mais ajudou a promover ou sequer perto disso…
Se o CV tivesse sido “O” voto que tinha expulsado o BdC…talvez fizesse sentido ele usar essa expressão.
Bom…mas de qualquer forma não sabia que ele tinha dito isso, daí a pergunta e a estranheza. Mas pronto…percebo onde queres chegar, apesar da confiança que tenho no Cherba e ser por ele que eu ache que isto é diferente…
6 Novembro, 2019 at 16:25
BdC: «No Sporting nunca há nada pequenino. Por detrás de uma pedrinha pequena que se levanta, quando nós tiramos, estão lá dezenas de lacraus. Sempre foi assim no Sporting.»
ter lido isto deu para ler isto, na altura que os requerimentos à mesa eram apresentados, discutidos e votados e ainda por cima contrários à direcção (que daria um RAlves nessa altura):
«Quem foram as pessoas que apresentaram requerimentos à Mesa [da assembleia geral]? Carlos Severino, Pedro Paulino e Rui Morgado. Mas onde é que está aqui um associado que não seja daqueles que me acusam de tudo e de mais alguma coisa? Onde?»
6 Novembro, 2019 at 16:30
Lá está…nenhum desses nomes traiu o BdC. Todos eles oposição declarada ao BdC…
O único gajo que eu continuo a achar que traiu o BdC à grande foi o JJ…mas ele nunca o admitirá, porque para o admitir tinha de admitir que pensava continuar com o JJ no Sporting e que não fez o que fez depois de Madrid para proteger o JJ e atirar aos jogadores…
Mas mesmo neste caso…é especulação minha…
Para além do Marta Soares, claro. Esse é evidente…
6 Novembro, 2019 at 16:41
Já são dois, pois a traição do J nem sequer foi institucional mas sim profissional.
Mas a traição maior, acho que foi esta, tanto que poderia ser evitado:
«Qual exército? A pessoa olha para trás e tem sempre a mesma coisa: uma parede. É o exército, é o exército… mas onde é que estamos?»
6 Novembro, 2019 at 16:48
Qual?
Ele teve o exercito…
Ele teve o exercito durante MUITO tempo…
Aliás ainda tem fragmentos dele…
Que ele tenha tido um exercito gigante (que se mobilizou para bater records de votações em eleições para lhe dar 90%, por exemplo) e que o tenha desbaratado e fragmentado todo numa luta interna fratricida…isso é outra coisa….
Foi por causa do exercito que os croquetes não faziam farinha, mesmo falando, foi por causa do exercito que o pessoal do Sporting nas redes sociais era o mais aguerrido na altura, foi por causa do exercito que ele conseguiu o que conseguiu com a banca e com outras marcas, foi por causa do exercito que ele conseguiu muita coisa…ignorar esse exercito e o uso que ele lhe deu só lhe fica mal…
6 Novembro, 2019 at 16:54
Quando escreveu isto, não teve e atravessava um período em que:
«[Sou] atacado por metade de Portugal todos os dias a toda a hora e a todo o minuto e a todo o segundo.»
«Não podemos, numa assembleia geral, ter sócios que acham que em vez de democracia vivemos numa anarquia, que chamam o presidente de “mentiroso”, que oferecem tareia às pessoas do Conselho Directivo, que lhes mandam baixar a bolinha… e um deles, por exemplo, já esteve na TVI 24 ontem, já deu hoje uma entrevista a dizer que eu fiz um serviço grande ao Benfica…»
6 Novembro, 2019 at 16:58
Tens de me ajudar a contextualizar.
Isso não foi a seguir à primeira AG em que ele faz a ameaça de se demitir na próxima e depois tem 90%?!
6 Novembro, 2019 at 17:02
“…. e que o tenha desbaratado e fragmentado todo numa luta interna fratricida”
Tiago, que luta foi essa, a merda do post de madrid e os processos disciplinares aos jogadores? Encontras algo mais entre 17/02 e 24/05?
Algo de grave quem tenha feito, que não tenha sido apenas conversa? Ou escrita de posts, no caso. O fantoche farta-se de dizer merda e não será por causa do que diz que é contestado é por aquilo que efectivamente faz.
Já agora, até porque coloquei no off, olha aqui mais uma luta fratricida, vai terminar na destituição do presidente:
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1353047/jogadores-e-treinador-do-napoles-em-rebeliao-contra-o-presidente
6 Novembro, 2019 at 17:02
Não é ironia…não me lembro mesmo…
E outra coisa…
Quem foi esse senhor que esteve na TVI24? O que é que ele queria que o exercito fizesse nesse caso? Pega-se fogo à TVI24? Rebenta-se a cara aos jornalistas? Não tens ideia da TVI24 ser muito atacada por muitos Sportinguistas naquela altura…chamando BTVI 24 e merdas assim?
6 Novembro, 2019 at 17:10
Que luta foi essa? Acabaste de dizer. Foram 3 gajos com requerimentos e um banzé de merda numa AG que levou a uma birra e a uma ameaça de demissão. Foi andar a dar uma importância de merda a qualquer peido de comentador croquete que aparece-se, foi as casas de pasto, foi ter andado a lutar com Rui Santos da vida. E depois claro…a isto começou a juntar-se a guerra com os próprios OS, jogadores, treinadores. E não foi exclusivo do futebol. Incluiu por exemplo o Futsal, só que o pessoal do futsal decidiu (e bem) não dar guerra e seguir a sua vida.
O facto do atrasado mental do Varandas ter querido fazer a mesma guerra interna mas sem exercito só prova a tamanha estupidez dele.
Quanto ao que se passa no Nápoles…não faço ideia. Não sou do Nápoles, não acompanho e os problemas do Nápoles é com o Nápoles. Não vou comparar situações se uma conheço muito bem e outra…não conheço a não ser uma noticia sobre 1 acontecimento.
6 Novembro, 2019 at 17:29
Tinha mais umas citações esclarecedores, mas sem rodeios, directos ao ponto.
Independentemente de se concordar com as alterações estatutárias e ou com a oportunidade de agendamento, nos dias anteriores à AG de 03/02, houve uma mobilização de Sportinguistas, na CS avida de motivos e até aqui na Tasca. É nessa altura que perde apoios de muitos “notáveis” da escrita e que proliferam as classificações de Coreano, Hitler, Ditador, Sporting Clube do Carvalho, Sporting Clube de Pyoung etc..
Grave é que foram para a AG e entre insultos, ameaças e difamação utilizaram os todos os meios para impedir a discussão e votação. A AG acaba com intervenção da Policia.
Depois, tens a AG de 17/02, a classificação estava feita, a propaganda em curso e os anticorpos não sendo muitos já existiam e sobretudo bem colocados.
Em Março, tens a ida à AR colocar exigir aos responsáveis políticos intervenção para resolver a “violencia” do desporto, com uma face bem visível nos programas da CSocial e de seguida entras em Abril e nos problemas com os jogadores e mais uma vez em 08/04 entra no estádio ao som de cabrão perde a demissão. Onde estava o exercito e o apoio dado pouco mais de um mês antes? O beijo de judas ou a questão do Até tu Brutus ….
6 Novembro, 2019 at 19:40
Existiram mais traidores durante os mandatos do BdC, não te esqueças doutro do género do JJ, o Marco Silva;
Não te esqueças de outros que almoçavam com os seus amigos encarnados, provavelmente a conspirar para destituir o BdC e prejudicar o Sporting;
Não te esqueças dos que plantavam Outdoors na via pública.
Tantos e tantos traidores, que enlamearam o Sporting, só para ganharem um poleiro dentro da Instituição.
Muitos destes que agora andam a “chorar” pelo caos que vai no SCP, são os principais culpados pela situação actual, são os muitos “espadinhas” que “emprenharam pelos ouvidos” ao repetirem a cartilha dos “croquetes” e das CMTVs deste país de vigaristas. Só que fazerem “mea culpa” e remediarem o mal que fizeram, reconduzindo a antiga direcção ao lugar que lhes é devido (se eles aceitarem), está quieto!.
Nas próximas eleições vão continuar a eleger presidentes, vindos da construção civil, ou ex-atletas, massagistas, enfermeiros, sapateiros, etc., e continuem a desprezar quem já deu provas da sua capacidade para gerir o clube.
Há pessoas que nunca crescem, e palavras como lealdade, honestidade, honra, não tem qualquer significado actualmente.
6 Novembro, 2019 at 16:39
“Acho que falamos, falamos, debatemos ideias… mas depois quando se chega ao momento de “botar o voto”… votam num tipo como o Varandas.”
Se calhar é exactamente por ausência de “falarmos” e de “debatermos ideias” que se torna possível eleger Varandas e Godinhos e JEBs.
Qualquer um que apareça com apoios fortes (nomeadamente na CS) e lance meia dúzia de chavões oportunistas “adequados” ao momento (populismo) acaba a ganhar eleições, exactamente porque uma maioria de eleitores votantes não ouviu ideias mas sim chavões e figurões.
SL
6 Novembro, 2019 at 16:43
Ao ler essa lista assalta-me logo um pensamento…
3 gajos de “candidatura espontânea” feitas à ultima da hora, num impulso por perceberem que tinham apoios para isso e que se preocuparam a juntar nomes em vez de ideias.
Para além das diferenças entre os 3 (que para mim o Bettencourt continua a ser diferente dos outros 2), têm isto em comum. Total ausência de projecto e de uma candidatura bem pensada e bem estruturada…
É exactamente por estes que eu compreendo perfeitamente o que é pretendido com este congresso.
6 Novembro, 2019 at 19:18
Nem mais, Tiago!
SL
6 Novembro, 2019 at 15:58
Não discordo de muito do que diz o Pedro, basta lembrar o “SPORTING TALKS” do ano passado.
Apesar de de como dizes “nós próprios os cortamos….”, o conformismo não é solução, se fosse, há muito que já teria deixado de participar aqui e noutros forums, vibrando com as vitorias e criticando aquilo que entendo ser criticável, que é praticamente …. tudo!
Quero acreditar, que o congresso e sobretudo agora que acaba por ser, digamos “hostil”, além de ideias, que serão sempre muito bonitas, mas uma alternativa que se assuma como capaz de liderar o clube, sem revisionismos, com realismo e transparência na gestão e na comunicação.
Embora, mantenho, o ponto de não retorno foi ultrapassado, os próximos dirigentes vão ficar com a fama de cangalheiros mas sem proveito.
6 Novembro, 2019 at 16:13
A propósito do Sporting Talks, foi aqui que:
“Frederico Varandas: «Temos modalidades à Benfica»
Candidato dá o exemplo do automobilismo: “colamos um autocolante e já é modalidade do Sporting””
E depois, bem e depois “criou” conforme pag. 20 do ReC: Surf, Futebol de Mesa e Showdown.
PS: O que é o Showdown?
7 Novembro, 2019 at 8:16
E os rallies? Agora retiraram isso do site, mas há uns meses estava lá como modalidade.
Rally não é automobilismo, querem lá ver.
6 Novembro, 2019 at 16:16
“A propósito do Sporting Talks, foi aqui que:”
Ora aí está. Quem é que organizou isso? Foi o Poiares nao foi?
Bom exemplo.
Acho que o Cherba está a ficar um pouco chateado comigo, porque afinal ele pertençe a organização deste congresso. Admito que possa esta a ser injusto, e a generalizar.
Mas sao o Sporting talks desta vida, que me levam a pensar como penso.
6 Novembro, 2019 at 16:55
Malcolm, essa nem parece tua! Comparar um Congresso çleonino com o Sporting Talks é como comparares as contas de BdC com as de Godinho Lopes (para usar uma comparação mais da tua área).
O Sporting Talks, sim, foi uma feira de vaidades, convocada por Poiares Maduro e outros apoiantes “bem”de Varandas, incluindo o próprio, que reuniu à volta de uma mesa (rectangular para o efeito) 16 (dezasseis!!) pessoas que não representavam ninguém que não eles próprios e que visava “dar ideias” ou “gerar conteúdo” a uma candidatura vazia. Acontece que as ideias também foram MUITO POUCAS porque o leimotiv da maioria dos poucos participantes foi desancar na gestão do destituído (vide intervenções de Margarida Caldeira Cabral e do próprio Frederico Varandas).
Um Congresso Leonino, é discutido por Delegados que representam EFECTIVAMENTE Sócios e que Têm de justificar a sua presença com um resumo índice das propostas que vão colocar a debate, no quadro temático do congresso.
O Congresso é mesmo uma figura Estatutária, porque é suposto dele saírem Recomendações que deverão ser adoptadas por os Órgãos Sociais do Clube. Se de facto o são ou não é outra questão.
Mas também aí deveria competir, quer ao próprio Congresso definir mecanismos de acompanhamento, escrutínio e avaliação da aplicação das Recomendações, quer aos próprios associados exigirem em AG imediatamente ulterior a cada Congresso que houvesse um Ponto para leitura das Recomendações do Congresso e sua validação em Recomendações da AG.
Um abraço e saudações leoninas
6 Novembro, 2019 at 17:08
Álvaro, tens de contextualizar na escadinha.
Estou precisamente a dizer que não quero, mais, estou a dizer que não acho o congresso, precisamente nesta forma como vai ser realizado, um Sporting Talks, acredito que se possa traduzir em algo muito interessante, útil e necessário.
6 Novembro, 2019 at 18:27
Subscrevo a 100% PedroC.
Somos o clube dos grupos, sub grupos, grupelhos, insiders, tertúlias e o diabo a sete.
Só que quando chega a altura de definir prioridades, defender os nossos, de arregimentar as tropas quando há um rumo, está quieto que dá trabalho. É mandar abaixo e começar de novo.
6 Novembro, 2019 at 23:14
Isto é factual, o SCP é clube de palhaços covardes, a imagem do actual CD imposto diz muito do universo leonino.
6 Novembro, 2019 at 15:40
Brutal!
Dependendo do local e da data, gostaria de estar presente.
SL
6 Novembro, 2019 at 16:01
Muito sinceramente acho que isto não serve absolutamente para nada, e é mais um reflexo do retrocesso do clube até ao último que houve, em 2014.
Congressos são para partidos políticos e não para clubes desportivos.
SL
6 Novembro, 2019 at 16:03
podes dar-lhe outro nome, se te parecer mais agradável
6 Novembro, 2019 at 16:10
Das duas, uma: Ou serve como grupo terapêutico, desabafasse e tá feito; ou serve de rampa de lançamento de algo concreto – que se pode traduzir em ação consertada para intervenção em AG (propostas e moções para serem votadas) ou Candidatura para futuras eleições.
Preferia algo concreto.
6 Novembro, 2019 at 17:36
Porra, mas será que alguém já leu o que os ESTATUTOS do Clube dizem sobre o Congresso leonino? Ou chegou a ler (em devido tempo, porque entretanto já foi retirado) o Regulamento do X Congresso que estava disponível no seu site (www.congressoleonino.pt).
É só bitaites e mais bitaites e parece que quase ninguém sabe sequer como funciona o Congresso.
Fazem comparações com o Sporting Talks!?!?
Dizem que só servem para partidos políticos?!?!
Adiantam que deviam servir para propostas e moções para serem votadas em AGs?!?!
São Delegados creditados para o Congresso os Sócios que preencham a respectiva ficha de inscrição e nela apresentem: os seus dados identificadores pessoais e de Sócio; um indice de um mínimo de 5 propostas que apresentem nas 4 Áreas Temáticas em Debate; o comprovativo de serem indicados por sócios que perfaçam o número mínimo de 20 votos.
As propostas debatidas e votadas no Congresso assumem a forma de Recomendações aos Órgãos Sociais.
Quanto a essas Recomendações serem ou não acatadas por parte dos Órgãos Sociais, repito o que atrás disse ao malcolm:
“deveria competir, quer ao próprio Congresso definir mecanismos de acompanhamento, escrutínio e avaliação da aplicação das Recomendações, quer aos próprios associados exigirem em AG imediatamente ulterior a cada Congresso que houvesse um Ponto para leitura das Recomendações do Congresso e sua validação em Recomendações da AG.”
Uma vez que este vai ser um Congresso à revelia dos Órgãos Sociais, aquilo que sugiro é que, no final do mesmo Congresso seja redigido e votado um Caderno de Recomendações a ser divulgado a todos os Associados. Os Congressistas usem os contactos dos sócios que os mandataram para solicitar uma Assembleia Geral para validar (ou não) essas Recomendações fazendo, assim, que a sua execução seja obrigatória para quaisquer que sejam os Órgãos Sociais.
Um abraço e saudações leoninas
6 Novembro, 2019 at 16:18
Bruno Carvalho estará presente.
Fonte segura.
6 Novembro, 2019 at 16:25
Para mim, o debater o Sporting, e não o Futebol do Sporting, faz todo o sentido.
Cada vez mais urgente. E se não houvesse outras razões, aqui vão algumas…
– 1. Ao discutir ideias, alguém pode agarrar em ideias parecidas Às suas, modificá-las, melhorá-las, e de repente, o que seria uma luz no fim do túnel, é um prado aberto ao Sol;
– 2 . As ideias são o que temos de mais poderoso, nada bate a ideia, nada. De uma ideia singular saem projectos, saem vontades.
– 3 . Bem melhor que discutir o Sporting nas páginas dos jornais, é discuti-lo dentro de portas, como se deve fazer. Este Sporting ao não entender isto, nada entende.
– 4 . Ao dar voz aos seus projectos e ideias, ainda que antagónicas, cada um assume para si que fez o seu melhor, e se dá a cara pelo que fez de melhor, já faz mais que muitos com esse dever.
– 5 . E debater o Sporting Clube de Portugal, não de Lisboa, nem de Futebol. Das modalidades todas, incluindo o Futebol.
Que Sporting queremos, e para quem.
Que Sporting queremos passar aos mais novos, sem enganos nem meias palavras.
Tudo isto é urgente, e se se queixam que o Sporting fala muito e tem muitas ideias, isso é bom e positivo.
O contrário é um vazio de autoritarismo, que a não ser esclarecido nos leva a um abismo.
Em relação a contar espingardas, a fazer listas… esqueçam. As ideias debatem-se e constroem-se delas projectos.
Portanto… vamos a ele, e se puder, contem comigo.
P.S. uma achega já… tradução em LGP, se houver CS.
6 Novembro, 2019 at 17:46
CLAP!!! CLAP!!! CLAP!!!
Mais uma vez, o Escondidinho a resumir e esclarecer o que é necessário e imprescindível: a URGÊNCIA DE, NO SPORTING, DEBATER IDEIAS SOBRE O SPORTING.
” se se queixam que o Sporting fala muito e tem muitas ideias, isso é bom e positivo.
O contrário é um vazio de autoritarismo, que a não ser esclarecido nos leva a um abismo.”
Como é que, no actual Sporting, autoritário, avesso à crítica, revanchista, inibidor do livre debate, persecutório, pode haver quem diga querer combater Varandas e, simultaneamente, ache que o “problema do Sporting” é haver “ideias a mais”?
Bem haja Escondidinho
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: se não houver CS garantam uma plataforma streaming poderosa e fiável e, sim, tradução em LGP
6 Novembro, 2019 at 18:02
Se tivesse lido todos os comentários antes de escrever o meu, tinha sido inteligente porque me poupava tempo. Bastava escrever +1
6 Novembro, 2019 at 17:11
Boa tarde.
Acho que o caminho para já é ter marcar eleições para 2020 e ai só com a destituição ou sendo o Varandas a sair pelo próprio pé (quem diz Varandas, diz RA, muitas saídas na estrutura diretiva).
Acredito até que ainda sai Beto e Hugo Viana…
Por isso escrevo em 2020 e não antes.
Aceito e acho muito bem que a malta, tenha ideias para o futuro do Sporting, ainda que não venha ai nenhum novidade ou um génio do caralho, porque ao dia de hoje, não á formulas mágicas ou de inovação.
Por outro lado, acredito que seja outra feira de vaidades (algo inevitável) e aproveitamento para os “salvadores” e “roquette’s” da vida, virem com as tais formulas mágicas e tal…
No entanto acho que é necessário o debate, porque acredito que no futuro será preciso colocar algo em prática.
Um possível candidato inteligente e “malandro”, começava já a estudar por estes movimentos o que a malta quer ouvir e os tais “projectos” que querem para o Sporting, para no lançamento de uma possível candidatura vir com tudo estudado e preparado.
O problema será sempre se os coloca ou não prática quando assumir o “poder”.
Mas é a tal jogada de risco que os sócios a cada eleição fazem…
E verdade seja dita, temos ser sinceros na analise, TÁ FÁCIL para aparecer ai um “D.Sebastião” qualquer, o adepto tá carente de resultados e de ouvir umas palavras românticas sobre o Sporting, isto tudo num discurso agressivo e populista.
6 Novembro, 2019 at 17:13
Vamos a isso.
6 Novembro, 2019 at 17:19
Excelente!
Há mais de 20 anos que os adeptos são o único ponto visível da grandeza do Sporting Clube de Portugal. Mais uma demonstração.
6 Novembro, 2019 at 17:24
Temos umas dezenas de “notáveis”, capazes de influenciar alguns milhares, com os melhores veículos de comunicação existentes ao seu dispor.
Não são a voz dos adeptos e sócios, mas acabam por conseguir criar uma corrente de maioria.
Só por uma vez vi esse poder ser contrariado, mas pouco durou.
Não vai ser fácil, mas pode ser o primeiro passo numa caminhada que todos queremos fazer.
6 Novembro, 2019 at 17:49
Estou curioso é para ver quais vão ser as medidas retaliatórias da escumalha face a esta excelente iniciativa.
6 Novembro, 2019 at 18:00
Não percebo como pode alguém por em causa a utilidade deste tipo de eventos.
Em primeiro lugar a própria discussão de ideias só por si é de louvar. Em segundo, para os menos teóricos, mesmo que não haja recolha de assinaturas, são eventos como este que nos podem dar a conhecer novas caras para o futuro do clube. Se houver alguém com quem nos identifiquemos e que consiga os apoios necessários, já não será um desconhecido nas AG, eleições, etc…
Tenho de pena de estar longe e não poder participar mas espero que tenha adesão e que se mostre toda a vitalidade do clube neste momento negro da nossa história.
6 Novembro, 2019 at 18:20
Estou a 4 mil Kms e nao poderei participar – espero que haja testiculos para Fazer squilo que eu so’ fatia, ou deja, Exigir a revogacao da expulsao do Verdadeiro Presidente legalmente (re)eleito e ILEGALMENTE deposto – mas espero que dai’ saia algo suficiente para defenestrar o alves e o seu rafeiro amestrado. Viva o SPORTING, fora com essa escumalha vendors, incompetente e serva de TRAIDORES.
6 Novembro, 2019 at 18:22
E.C. “la’ faria, ou seja, Exigir, etc.”. Tel. estrangeiro da’ nisto…
6 Novembro, 2019 at 18:27
Quem está por detrás deste congresso?
6 Novembro, 2019 at 18:31
Os sócios, inscritos no congresso e que em mais uma machadada aos estatutos, foi adiado pelo varandas.
6 Novembro, 2019 at 18:38
Não percebi. Simplificando: são só bloggers brunistas que querem provocar o Varandas ou há algum motivo que me faça ter o mínimo de interesse nesse congresso?
6 Novembro, 2019 at 18:47
Não, não são bloggers, são mesmo SÓCIOS com as quotas em dia e que tem a representatividade mínima de 20 votos que lhe foram conferidos por vários outros sócios com as quotas em dia.
Só terá interesse para quem goste de discutir ideias.
6 Novembro, 2019 at 19:31
Manuel, como sou sportinguista e Sócio, vou responder à sua tentativa de provocação com um esclarecimento.
Quem VOLTA a convocar o X Congresso Leonino (de realização estatutariamente imposta de 4 em 4 anos e o último foi em 2014) são os tais 50 Sócios, indicados por sócios representando 1.000 votos, que os actuais Órgãos Sociais do SCP acharam ser poucos para justificar os custos do Congresso.
Fica assim demonstrado que os 50 bastavam não apenas para justificar os custos (financeiros) do Congresso) como até par o organizar.
O que talvez também assim se demonstre é que os custos que assustam estes Órgãos Sociais do Sporting não são os financeiros mas os da livre circulação de ideias.
Como parece que o Manuel se assusta com o mesmo, acredito que o Congresso não o vá interessar sobremaneira.
SL
6 Novembro, 2019 at 20:21
“Simplificando: são só bloggers brunistas que querem provocar o Varandas ou há algum motivo que me faça ter o mínimo de interesse nesse congresso?”
NÁo… o congresso dos broxistas foi anulado pelo chupador mor… podes ficar em casa, ricardinho agostinho…
6 Novembro, 2019 at 18:29
Muito bem! Louvo a iniciativa!
6 Novembro, 2019 at 18:57
Honestamente tenho algumas dúvidas em relação ao momento deste congresso.
Debater ideias é bom, sim.
Mas trabalhar em cima de algo podre é estar a ignorar aquilo que deve ser a prioridade neste momento.
Substituir uma direção incapaz por outra que seja capaz.
Entretanto criar ideias neste momento é o mesmo que colocar em saco roto.
Esta direção autista já demonstrou o quanto ignora tudo o que a rodeia.
6 Novembro, 2019 at 19:38
Em que é que uma coisa impede a outra? E quem é que lhe diz que as ideias são para esta Direcção?
Neste caso, até uma coisa COMPLEMENTA a outra.
Como é que avalias que “outra” seja capaz sem saberes se as suas ideias são válidas? Como é que podes conhecer verdadeiramente a validade de ideias que não debates?
Este Congresso pode vir a fornecer a base ideológica e programática para constituir uma alternativa credível, válida e progressista para o Nosso Sporting.
Um abraço e saudações leoninas
6 Novembro, 2019 at 22:22
Este tipo de congresso não parece ter sido criado para construir um novo projecto de direção.
Nem tão pouco apresentação de candidaturas.
Vejo sim como um debate de ideias para melhorar certos campos de actividade do clube.
E neste momento é como se uma equipa quisesse inovar algo numa área em que o chefe é do mais fraco que pode haver e em momento algum irá ceder a essas ideias mostrando a sua incapacidade e o fraco que é.
Desperdicio de energia portanto.
Continuo a achar que há outras prioridades neste momento onde se deviam concentrar as energias.
6 Novembro, 2019 at 22:57
“Vejo sim como um debate de ideias para melhorar certos campos de actividade do clube.
E neste momento é como se uma equipa quisesse inovar algo numa área em que o chefe é do mais fraco que pode haver e em momento algum irá ceder a essas ideias mostrando a sua incapacidade e o fraco que é.
Desperdicio de energia portanto.”
Desde que surjam do debate ideias que melhorem certos campos de actividade do Clube, nunca terá sido um desperdício de tempo, porque as ideias não são para o “chefe” nem para o “momento”. As boas ideias são boas para o Sporting e não têm prazo de validade.
E, mais uma vez, esclareço que o Congresso em nada invalida as iniciativas (e já existem 2) para destituir estes Órgãos Sociais. Pelo contrário, se for bem sucedido, com acho que tem tudo para ser, poderá constituir um bom suporte ideológico e programático e até de recursos humanos para o novo rumo que se pretende imprimir ao Clube, devolvendo-o aos Sócios.
O próprio FACTO de, contrariando a intenção de mordaça dos Órgãos Sociais com o anúncio do seu cancelamento e adiamento sine die, este Congresso se REALIZAR POR EXCLUSIVA VONTADE DE UM GRUPO ALARGADO DE ASSOCIADOS é um sinal bem forte DE QUE PODE ESTAR NAS NOSSAS MÃOS DEVOLVER O SPORTING AOS SPORTINGUISTAS.
Com mensagens derrotistas e fatalistas é que não vamos a lado nenhum (ou deixamo-nos ir aonde outros nos conduzem).
Um abraço e saudações leoninas
6 Novembro, 2019 at 19:05
Vão explicar como vamos passar a ganhar no futebol?
Não me interpretem mal, voto à distância, número de votos por antiguidade, formação… Tudo temas com relevância e até alguma urgência… Agora, nenhuma presidente se vai aguentar se não vencer no futebol…
Vão explicar como se vai resolver isso? Sem frases vazias?
É que isso é o que importa neste momento… O resto é um bocado a espuma dos dias…
6 Novembro, 2019 at 19:14
O que importa nos dias que correm é promover o diálogo e a discussão.
Sentar à mesa pessoas que mesmo que tenham ideologias diferentes partilhem a mesma finalidade e que pensem todos em prol do Sporting é sempre algo de louvar.
Se conseguirem juntar pessoal que pense em prol do Sporting já será um passo em frente, mesmo que pareça algo pequeno hoje, amanhã talvez seja algo grande.
6 Novembro, 2019 at 19:43
E o Clube é só vencer no Futebol? Então parece que já não temos Clube há mais de 40 anos!
E como parece que SÓ interessa saber como pôr o Clube a ganhar no Futebol, não se debate mais nada!!!???
E há alguma mézinha para “pôr o Clube a ganhar no Futebol”?
Uma que não seja a dos padres, vouchers, e-mail, malas-ciao, e-toupeira, agências Cosmos, cafés com leite e frutas e outras tácticas igualmente vencedoras.
SL
6 Novembro, 2019 at 20:25
Caro Álvaro,
Como concordo consigo ….
Existem linhas vermelhas que nunca, por nunca ser, podem ser sequer tocadas, quanto mais poisadas ou ultrapassadas, como refere na parte final.
Depois, há depois … É a tal mezinha que você fala. Essa tem que ser entendida pelos sócios e adeptos e que passa pela não promessa de títulos mas de trabalho árduo, porque só comesse se conseguem os tais títulos, isto sem dispensar que toda a equipe da listada onde entre é sempre para vencer …
É preciso olhar o Sporting de outra forma nos próximos anos e não pensar só no dia de amanhã. É como hoje, estando já a esta distância do titulo … existem sócios (que respeito) que apenas esperam pela janela de janeiro para se torrar na espuma do dia mais uns milhões … e vai ser isto enquanto houver algo para torrar … Há depois logo veremos ….
6 Novembro, 2019 at 23:08
Plenamente de acordo joão gaspar.
E esta Direcção até teve um contexto propício único para poder enveredar por esse caminho.
E até teria conseguido angariar muitos apoios, mesmo não ganhando no futebol.
E teria contribuído alguma coisa para, de facto unir os sportinguistas. Mas optaram pelo discurso revanchista; pela ânsia “resultadista” (ainda por cima sem verem um boi da matéria); pelo autismo egocêntrico e pela aversão a qualquer mecanismo de expressão democrática.
Em suma, gastaram muito, gastaram mal, não obtiveram resultados e hostilizaram os sócios e adeptos. Um cock tail explosivo que só pode levar à sua queda … com estrondo … mas, esperemos, que não causando danos irreparáveis ao Nosso sporting.
Por isso ser impossível o … depois logo ver. Não para quem ama o Sporting.
Fazer este Congresso acontecer nestas condições é um louvável exemplo de enorme sportinguismo. Como o são as iniciativas para destituir tão rápido quanto possível esta equipa de dirigentes … antes que seja tarde.
Um abraço e saudações leoninas
6 Novembro, 2019 at 21:05
Foda-se. Se o clube “não é só vencer no futebol”, qual é exactamente o problema? As modalidades não vão ganhando? Querem que acredite que isto não tem uma motivação política? E ainda dizem que é do outro lado que se comem gelados com a testa.
6 Novembro, 2019 at 21:10
E sim, existem “mezinhas” para se ganhar no futebol sem ser com padres e vouchers. Eu pelo menos acho que sim e que seria interessante debater qual a política desportiva que devemos seguir. Mas, permita-me que lhe pergunte: se “está tudo comprado” porque é que se irrita com as derrotas? Se no fim de contas não temos nenhuma hipótese de ganhar, para que é que se discute o futebol sequer?
6 Novembro, 2019 at 23:21
Meu caro, canta bem mas não me alegra!
Nunca afirmei que não valia a pena lutar para ganhar no Futebol.
O que disse e reafirmo é que ganhar no Futebol não pode ser a única coisa que interessa neste Clube.
E porque nunca disse que não valia apena lutar para ganhar no Futebol é que falei nas manigâncias utilizadas há 40 anos para ganhar no Futebol Português.
E É POR ISSO QUE ACHO QUE VALE A PENA LUTAR CONTRA ESSAS MANIGÂNCIAS!
Algo que não vejo estes dirigentes a fazer, pelo contrário!
E é por existirem factores estranhos a condicionar o Futebol Português que temos de o discutir e propor as formas mais eficazes de combater esses factores estranhos.
“Se o clube “não é só vencer no futebol”, qual é exactamente o problema? As modalidades não vão ganhando?”
O problema é que o Clube também não são só as Modalidades, incluindo o Futebol.
O Clube é, antes de tudo o mais, o seu Universo de Associados e organizações espalhados por todo País e por todo o Mundo.
E também neste capítulo, estes dirigentes têm espezinhado esse património.
Para não falar em todo o outro património, esse mais material que estes dirigentes estão a delapidar a um ritmo alucinante.
Se não são preocupações que lhe cheguem para ser debatidas, tem bom remédio: durma descansado! E muito!
6 Novembro, 2019 at 22:49
É?!
Então é fácil… Adiantar contrato da NOS, orçamento de 200M para o próximo ano, Mourinho a treinador e uma equipa de craques…
Se é só isso que interessa…
Já eu é ao contrario… Quero saber tudo menos se vamos ganhar no futebol…
7 Novembro, 2019 at 10:31
Lol. Desculpa, mas tive mesmo de rir. Como é que é? Tu queres saber tudo menos se vamos ganhar no futebol? Epá, que vergonha. Agora a sério, estás a defender um congresso para debater ideias e quando eu proponho um tema é assim que debates? Se o clube tiver o melhor sistema de eleições possível, mas não for campeão nos próximos 20 anos achas que continuamos a ser o mesmo clube? Espero que te lembres disso na proxima derrota, já que no goalball ninguém nos para.
7 Novembro, 2019 at 10:59
Claro.
Quero saber da sustentabilidade do clube acima de tudo.
Se tiver de estar 4 anos sem ganhar para tornar o clube sustentável, estou.
Estou mais preocupado em ter o Sporting daqui a 4 anos do que ganhar o campeonato no próximo ano.
Essa de discutir como ganhar é como andar a mudar de treinador à espera que apareça 1 que seja um génio, esquecendo que o mais importante são os alicerces em que a equipa está sustentada e não o treinador. E por isso podemos mudar 40 vezes de treinador que a probabilidade de correr bem é mínima.
Rebentar 50M no mercado, outros tantos em ordenados, arranjar um treinador de topo e jogadores de topo para a liga tuga daria um campeonato. No dia seguinte não havia Sporting…mas pronto…
Já se conseguirmos ter um clube sustentável, ter um clube com um passivo gerível que faça com que a cada espirro não entremos praticamente em falência, com os adeptos atrás do clube e integrados no crescimento sustentado do clube, ter uma estrutura competente na academia que ajude a produzir talento…se calhar com um trabalho destes em 4 anos…estamos mais perto de ganhar e existir ao 5º, 6º, 7º.
Para mim ganhar é o produto final de um trabalho de base feito ao longo de anos em múltiplos vectores. Não é pegar numa formula mágica e já está. Ou, como outros dizem, “contratar gente competente”. Claro que tens de contratar gente competente…isso é um chavão. O dificil ter um plano de crescimento, contratar gente competente e que encaixe nesse plano. Gente competente na anarquia torna-se incompetente. Gente competente a trabalhar contra os adeptos é gente incompetente.
O resultado final de tudo é ganhar. Claro que é. Mas se querem falar de ganhar, digam-me como é que vão fazer o Sporting ganhar daqui a 4 anos. Não agora…
6 Novembro, 2019 at 19:26
Acho que deviam fazer convites oficiais aos órgãos sociais e à SportingTV! E publicitar na CS a organização do evento, anunciando os convites formais feitos à direção e SportingTV!