Os tempos que vivemos são muito dados a reflecções. E esquecendo as pequenas quizilas do dia a dia, olhar para as coisas de forma mais ampla.
Que Sporting é que eu quero? Que mentalidade é que eu quero no Sporting? Eu quero um Sporting orgulhoso de si próprio, um Sporting de proximidade aos seus adeptos, um Sporting eclético e um Sporting para todos mas que nunca se deixa rebaixar ou baixar o nível. “Ohh….está bem…isso todos queremos!” já estou a ler nas vossas cabeças. Mas como?!
Um Sporting orgulhoso de si próprio é um Sporting que não se esconde de uma luta. Um Sporting que apela a que todos os Sportinguistas se juntem para uma luta, que venerem os seus ídolos e que venerem a sua história.
Podridão do futebol tuga (quer arbitragem quer organização), títulos conquistados e empresários. E em que é que isto se materializa?! Materializa em propostas para alterações profundas no futebol português. Um programa bem estruturado mas simples de propostas de alterações. Alterações como avaliação dos árbitros, como sorteio de árbitros, como transparência nas decisões do VAR, maior transparência e controlo das contas dos clubes, auditoria ás contas dos clubes trimestrais, especialmente a contratos e tesouraria para garantir que não há irregularidades como salários em atraso ou contratos fictícios e TPO’s camuflados, de calendarização e de reforma das penalizações que existem quer no campo quer fora dele. Mais do que fazer muito barulho e ser muito sensacionalista, é ser constante e ponderado na apresentação das mesmas. Chamar os adeptos a essa discussão e a essa luta. Chamar adeptos do Sporting nos vários fóruns que existem a esta discussão, participar e depois recolher o que de melhor se apresenta e chamá-los a essa apresentação.
Venerar ídolos. Campanhas constantes de relembrar velhas e novas glórias. Campanhas que chamem os adeptos, que se espalhem pelo país, que incluam redes sociais, núcleos, blogues e estádios. Relembrar jogos antigos da modalidade dos ídolos, fazer diversas homenagens por diversos pontos. Não é preciso fazer 1 por semana. É ir fazendo e estar sempre a preparar a próxima quando uma é lançada.
Um Sporting que não se resigne com derrotas, que nunca vire a cara a uma derrota e que assuma claramente o falhanço que representa toda e qualquer derrota. Um Sporting que compreenda que todos os jogos são para ganhar e que não ganhar é sempre contranatura. Não é preciso fazer um grande banzé e muito menos andar a distribuir culpas. É todos, enquanto clube, assumir. Todos darem a cara. E começa nos jogos de pré-época. “Ganhar ou perder é desporto” e “isto é assim” são palavras que não deviam nunca entrar no léxico do Sporting. E pegando numa equipa muito jovem e nova, eles estão no ponto para serem trabalhados para isso. Não é preciso andar a berrar para isso. É preciso mostrar a desilusão, é preciso puxar os jogadores que sentem isto para a frente e serem eles os lideres do grupo, é preciso ter um treinador que pense assim e que o mostre.
Proximidade com adeptos. Bom isto é transversal. Já o disse nos pontos anteriores. Mas vamos mais longe. A proximidade com adeptos significa tirar o futebol da sua “bolha” e aproximar a equipa principal aos adeptos. Por via de núcleos, por via de iniciativas pontuais de convívio entre plantel e adeptos, por via de campanhas que incluam convívio, é por redes sociais usando as dos jogadores mesmo, quer divulgando diversas iniciativas de conversas dos jogadores com os adeptos. Mais do que os não convocados aparecerem nas diversas bancadas nos jogos, é os lesionados irem aos núcleos, é o Sporting ajudar a organizar festas pelos diversos núcleos do Sporting com diversas personalidades e que seja uma festa da “região” e não apenas do núcleo e que não inclua apenas um jantar com 1 ou 2 personalidades e tal que servem mais para cimentar o dirigente na região do que o Sporting. É também o Sporting apostar nos “nossos meninos”, ter uma equipa que os adeptos queiram acarinhar e queiram apoiar apesar de tropeções, é ter uma equipa que no final do jogo faça SEMPRE uma volta olímpica a agradecer aos adeptos e que tenham esta mentalidade de saberem baixar a cabeça nas derrotas, que tenham dentro deles enraizado que acima de tudo não querem perder para não passar por aquilo.
Sporting eclético e para todos é simples. É divulgar e dar “palco” a todos os desportos (incluindo para-olímpicos) e quer a homens, quer a mulheres e nas mais diversas plataformas e direcionadas para todas as idades. O mesmo. E constante.
É nunca….mas NUNCA…atirar para dentro em publico. Por mais vontade que tenham…nunca denegrir o Sporting de que forma for. Seja por criticas a anteriores direções, seja em lutas contra “croquetes”, seja a tentar expor quem se quer meter no Sporting….NUNCA atirar para dentro. Para dentro só amor. Lutas é para fora.
Tudo o que eu disse dá trabalho. Mas na verdade, em dinheiro praticamente não custa nada. Acima de tudo custa ter de mudar mentalidades no futebol e custa um departamento de comunicação maior que permita que a comunicação seja mais continua, especialmente ter uma comunicação da mesma dimensão para futebol e modalidades, em ambos os sexos. É poupar na comunicação de trauliteiro e apostar na comunicação de proximidade aos adeptos.
Enquanto o Sporting for um clube fechado sobre si mesmo, que mantem uma “distancia de segurança” para os adeptos, que snobmente acha que os que representam o clube estão lá em cima e os adeptos cá em baixo, que a procurar proximidade é com dirigentes e presidentes e não com o clube como um todo….não vamos a lado nenhum. Colando isto a ter uma equipa muito reformulada e com muitos putos que podem ser “moldados” para isso. E na academia é começar cedo a criar esta mentalidade. Isto já se faz muito nas modalidades. Não é nada complicado. É ter o clube como um todo a pensar e a agir dentro destes objetivos. Eu sei que hoje em dia no futebol se acha que é preciso ter os meninos numa bolha….mas eu não concordo.
Isto para além de tudo o resto. Uma reestruturação profunda da SAD e o objetivo de resolver definitivamente o problema financeiro do Sporting. Uma reestruturação profunda do plantel e uma aposta a sério na academia. Não falar de Scouting porque a aposta é academia e não há dinheiro para tudo. Os jovens de valor para apostar são os nossos. O objetivo seria deixar de depender do crédito para viver todos os meses mas sim ter necessidades de fundo de maneio negativas no inicio do ano e vivermos com o que temos. Reduzir o passivo para metade e reestruturar essa divida que reste num só empréstimo de longo prazo. Meter nos estatutos obrigatoriedade de ter um resultado positivo no mandato (incluindo mandatos que terminem antes do tempo), proibir um passivo superior a 50% do ativo sem ser por aprovação dos sócios, etc…uma total reestruturação da SAD.
Isto são ideias…são a ponta do iceberg que depois obrigaria a trabalhar a sério num programa para aprofundar estas questões, rodear de pessoas que pensam o Sporting desta maneira e que querem uma transformação profunda no Sporting para conseguir ter, no dia 1 de uma campanha, tudo completamente estruturado e ter linhas orientadoras muito profundas para um mandato. Claro tudo muda quando se entra e a realidade faz com que o plano seja sempre um esboço mas é uma linha orientadora para todas as decisões que têm de ser tomadas.
Quem me conseguir apresentar algo que vá ao encontro de tudo isto que eu disse e que seja bem estruturado, seja qual for o seu nome….se me fizer acreditar que ele acredita profundamente nisto…terá o meu voto. Um Sporting feito de, por e para Sportinguistas e que sabe o quer, como quer e para onde vai.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Tiago Coração de Leão
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
8 Maio, 2020 at 13:34
Bom serviço. Maior ou menor prioridade numa coisa ou outra, mas é isto
8 Maio, 2020 at 13:44
O Sporting necessita de vencer. E necessita de se organizar para vencer de forma regular. Para isso, necessita de competência, de conhecimento e de qualidade.
A realidade deste clube nas últimas décadas tem revelado um défice nestes três campos. Isso é uma evidência que devemos interiorizar. A atual direção revela um especial carinho pela impreparação, com naturais consequências na capacidade competitiva do clube.
Não sou especialista em gestão, desportiva ou outra. Por esse motivo, poupar-vos-ei a qualquer espécie de palpite. Mas fico seriamente preocupado quando vejo jogadores como Matheus Pereira ou Palhinha brilharem noutros emblemas, denotando falta capacidade no nosso clube.
Também me incomodam os supostos adeptos que tudo criticam, profusos iluminados que não se dignam a levantar a peida do sofá. Façam-se sócios, organizem-se e vão a jogo…
Saúde…
8 Maio, 2020 at 13:51
Vias, vias e vias…
E nada de arroz! Compro.
SL
8 Maio, 2020 at 14:07
Grande parte do que agora li já tinha lido em algum lado…acho que fazia parte do programa eleitoral de alguém…!
Excelentes ideias para tornar o Sporting mais forte em todas as áreas. Total apoio!
E quem é que as irá colocar em prática!?
É que este sporting caminha em sentido contrário, pelo que se percebe vendeu a alma ao diabo.
8 Maio, 2020 at 14:56
Por mim está bem assim, sem futebol, sem modalidades e com excelsos dirigentes.
8 Maio, 2020 at 15:03
Eu quero um Sporting que coloque o Benfica e o Porto a chupar em na quinta pata do cavalo, ou seja ganhar, de conversa já estou farto desde há muitos anos. Defesa de valores, maravilhoso, mas onde eles estão? Dediquem se à pesca é não ao futebol. No futebol nem o Sir Alex com toda a sua categoria pôs os valores acima de ganhar quando foi necessário.
8 Maio, 2020 at 15:09
Porque é que na pesca há espaço para ter valores mas no futebol não há?
8 Maio, 2020 at 17:14
Tiago, pelo mesmo motivo que acabaram com os campeonatos todos e o do futebol vai continuar, e só não haverá se houver uma crise grande do Covid ou seja é com aquilo que se compram os melões. Mais até os Andr
Andrades querem a continuidade da prova e são aqueles que em principio daria mais geito acabar já, pois iam diretos para a Champions.
8 Maio, 2020 at 17:21
Abdicas dos teus princípios porque no futebol há dinheiro?
Bom…estamos realmente em profundo desacordo…
8 Maio, 2020 at 18:12
Tiago se todos tivessem consciência como parece que o amigo tem 100% de acordo, mas no futebol isso não existe infelizmente.
8 Maio, 2020 at 15:09
https://zap.aeiou.pt/alex-ferguson-acusado-receber-relogio-apos-viciar-jogo-da-juventus-286680
8 Maio, 2020 at 15:15
Se vem no Sun é verdade de certeza….
8 Maio, 2020 at 18:53
Yaaa, o sun é o correio da manhã inglês… tão bom que já me foi oferecido de borla mais que uma vez nos supermercados…e nem sempre era fim de dia…
8 Maio, 2020 at 16:22
Ao menos admites que o que interessa é ganhar. Se os outros roubam porque não nós?
Se fosses lampião eras feliz sabendo o que se sabe sobre o carnide? Se calhar ignoravas e mandavas os outros jogar à bola
8 Maio, 2020 at 16:33
Se me permites a intromissão e a opinião Portugueezza preferi-lo-ia ganhando limpo e pugnaria sempre por esse desiderato.
No entanto, por vezes, para sacana…sacana e meio.
Certos são os títulos há décadas ganhos pelos apitos dourados e pelos e-toupeiras, e isso é que fica na história (os títulos).
8 Maio, 2020 at 17:32
E a forma como os conseguiram também.
8 Maio, 2020 at 19:08
Nem sempre, concordo que o que fica mais são os títulos…mas não deveria ser assim e não é isso que quero no meu Sporting, a verdade é que é um calvário para ganhar alguma coisa em Portugal, sem ser com jogadas dúbias de bastidores, quando o Sporting constrói equipas competitivas o aparecimento de casos é inúmero!!
E se não conseguem enfraquecer o clube prejudicando em campo vão diretos á cabeça!!
Mas depois os que jogam sujo é que vão a Champions dos milhões e nós ficamos a chorar e a chuchar no dedo como sempre.
Não somos nós que temos que mudar, temos que lutar para mudar os outros associando o clube a causas nobres como tinha vindo sido feito até agora, e parece que nós vamos afastando cada vez mais e mais disso e cada vez mais perto do jogo duvidoso e sujo com empresários e jogadas de bullying com outros clubes.
8 Maio, 2020 at 21:24
Forever a opinião aqui é de borla e não tens que pedir licença.
Eu se fosse lampião não andava de cabeça erguida.
O problema de muita gente é que não suportam o gozo dos amigos e colegas lampiões e baixam a bola.
Por isso os Sportinguistas resignados, os covid-71, deixaram cair o gajo que fez 99% do que o Tiago acima descreveu.
Fight & Resist. Nunca deixarei de defender o meu clube, mas neste momento tenho vergonha sim.
Tenho vergonha quando os lampiões gostam do Varandas. Quando dizem que é preciso um Sporting forte. Mando-os para o caralho mais longe e relembro sempre as falcatruas deles que eles não são capazes de conceber: a maior dissonância cognitiva da sociedade portuguesa,
A dor na alma que isto dá…
8 Maio, 2020 at 21:49
Sabes o que respondem:
Provas? Zero
Quem é que vai á frente?
Quantos campeonatos ganharam vocês?
Sim… dores no estômago
9 Maio, 2020 at 1:13
até fez mais que 99% do que o Tiago descreveu:
“… proibir um passivo superior a 50% do ativo sem ser por aprovação dos sócios, etc…uma total reestruturação da SAD.”
Para além do engano de o Tiago naquele parágrafo estar a falar da SAD e uma tal alteração depender dos accionistas e não directamente do Clube (o que é uma minudência enquanto o SCP detiver a maioria do capital), NO CLUBE até ficou em Estatutos (na tal AG em que o maluco drogado passou também a ditador coreano) que não poderiam haver défices sobre o que foi orçamentado e que a sua ocorrência carece de aprovação da AG:
Artigo 31º
…
4 – A realização de gastos e investimentos que impliquem um défice superior ao que foi orçamentado, carece de autorização da Assembleia Geral, sujeito a parecer prévio do Conselho Fiscal e Disciplinar.
….
7 – Salvo se outra decisão for tomada em Assembleia Geral por maioria de, pelo menos, dois terços dos votos expressos, a violação por parte do Conselho Directivo do disposto no número 4, implica a perda imediata dos mandatos por parte dos seus membros e a impossibilidade de, durante sete anos, qualquer desses membros poder desempenhar qualquer cargo nos órgãos sociais do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. ”
Sempre estou para ver que contas do Clube serão apresentadas para este exercício (até final de Junho) e o que justificarão em caso de serem deficitárias em relação ao orçamentado.
8 Maio, 2020 at 17:33
Não, obrigado.
Ass: banana manso.
8 Maio, 2020 at 16:19
Tiago, excelente.
Se não sempre, pelo menos quase sempre, concordo contigo nas tuas opiniões, com a visão que tens desta merda toda.
Ainda procurei aqui qq coisa para ser do contra, mas não encontrei.
8 Maio, 2020 at 19:54
Brave, isto no futebol funciona assim é não estou a dizer que está bem.
Está um jogador no Marítimo que te interessa, chegas ao pé do Carlos Pereira e dás – lhe algum por baixo da mesa, ou nunca levas aquele jogador, vai lá o teu concorrente e fica com ele, falamos do Marítimo como podíamos falar de outro qualquer, todos mamam, na arbitragem idem, eles encostam-se onde está o poder, sabem quem os clubes têm na Federação, na liga e na Associação que também é muito importante, assim como os média, eles sabem quem os controla, se fizerem uma má arbitragem contra certos clubes, passam sob os pingos da chuva, se for contra outros, vão para a jarra é o fim da macacada. Isto é o futebol, quem tem poder, manda. O resto são cantigas e romantismo e eu já não tenho idade para ser romântico e sei que vocês sem mim daqui a 20 anos continuam aqui a discutir o sexo dos anjos, eu também era assim há 20 anos atrás.
9 Maio, 2020 at 3:29
Pois funciona.
Sempre funcionou, a começar nos distritais.
Isso muda o quê?
Nada.
9 Maio, 2020 at 9:14
O que é que muda? Muda o jogo que não é limpo e para sobreviveres nunca o conseguirás, só com poder.
9 Maio, 2020 at 19:15
Não me fiz entender.
Sempre foi assim.
Claro, muda qd isto acabar.
9 Maio, 2020 at 2:15
Mais um aqui,concordo com quase tudo e na maior parte das vezes concordo com estes 2 tasqueiros,Tiago e Brave.
8 Maio, 2020 at 16:27
Corroboro na plenitude com tudo o que está aí escrito.
Infelizmente, creio que não será de fácil concretização.
Há muitas feridas a sarar no nosso clube, bem como diferentes perspetivas de gestão.
Certeza tenho uma:
Todos juntos seremos sempre sem dúvida mais fortes.
Compro !
8 Maio, 2020 at 16:35
ó Tiago , se for por apresentar essas ideias , podíamos ter centenas de candidatos a presidente . Mas o que faz a diferença é saltar para a arena , ser alvejado de todos os lados , inclusive por aqueles que pensamos ser os nossos , dar o peito ás balas , defender o clube contra tudo e todos ,ser um líder, á frente do exercito e não atras, resguardado , responder e atacar tudo e todos que nos queiram prejudicar , e não são poucos , servir o clube e não servir-se , isso é que fará a diferença e levará os sócios e adeptos atras com uma força extraordinária .
8 Maio, 2020 at 17:07
Há quem prefira acabar com exercitos para não ter que ir à luta…isto está bom é para negociatas de bastidores…
8 Maio, 2020 at 17:36
Seu escaleto estriste e escumalha! 😀
8 Maio, 2020 at 17:47
[IRONIC MODE ON]
8 Maio, 2020 at 17:46
Queremos é elegância, não militância.
8 Maio, 2020 at 17:47
IRONIC MODE OFF
Absolutamente de acordo, leonino.
8 Maio, 2020 at 17:45
Caro Tiago,
Um SPORTING que não via a cara à luta …, completamente de acordo. Aliás já o tivemos mas fazia-se muito barulho. Temos que ter mais calma. As lutas e as guerras podem ser feita em silêncio? Trabalho invisível? (Desculpe a provocação).
Quanto a alterações profunda do desporto português e em particular o futebol e ao materializar proposta consistentes
(todas as que expõem ) mas sem “banzé”. Se não houver barulho e denúncias públicas com “banzé”, os DDTs do futebol aceitarão de bom grado as nossas propostas? Porque proposta válidas para o futebol já as fizemos no passado e até vimos algumas ser aceites, mas foram com muito banzé e muita luta e muita guerra.
Mais uma vez, o que defende é que se faça o que se fez no passado mas sem barulho, com elevação ( mais umas desculpas pela provocação).
Tudo o que diz no texto está correcto. O que me espanta é que acredite que com paz, silenciosamente , sem barulho nem banzé, eles vão ceder o que tanto lhes custou a construir (as vigarices, o tráfico de influência, corrupção, etc.).
No estado em que isto está, com calma, sem banzé, silenciosamente, não vamos combater aqueles males, vamos sim tornarmo-nos aliados deles. E eu não quero ganhar a qualquer preço.
PS: Quanto à culpa que refere, lembro o jogo do Benfica e do Marítimos que nos fez perder milhões da CL. Acha mesmo que se devia dar “beijinhos” áquela malta?
PS 2: O Fernando Gomes também faz uns bons discursos à Miss Universo (desculpe esta t3ª provocação)
8 Maio, 2020 at 18:05
Faz a lista. Eu voto
8 Maio, 2020 at 19:05
“faz uma lista”
Classics by Tasca.
8 Maio, 2020 at 19:17
Vintage
8 Maio, 2020 at 21:07
Um Sporting sem sócios imbecis!
8 Maio, 2020 at 22:09
Isto só la vai tendo um mafioso esperto como os outros têm.
O resto é o que se tem visto.
8 Maio, 2020 at 23:59
Bem para isso, o primeiro passo é tirar de lá estes fdp traidores que tomaram o clube de assalto com o beneplácido de malta acéfala e de uma sociedade civil e ocs interesseiros…