Passo a passo, a equipa treinada por Rúben Amorim vai atravessando o período de aprendizagem e a oportunidade de fazê-lo em plena competição. Na ressaca do “adeus Mathieu”, a vitória frente à Belenenses SAD trouxe novos desafios, ultrapassados com distinção e a conquista de mais três pontos
O final de tarde estava bonito, com o sol a baixar sobre a cidade do futebol, os Leões chamavam-se todos Mathieu, em homenagem ao colega que viu a carreira chegar ao fim por conta de uma lesão, mas o Bsad, treinado pelo pauliteiro Petit, estava tudo menos disposto a entrar no sunset.
A pressão dos azuis era alta, tanto na forma subida como era feita como na altura a que aquela gente não se coibia de colocar os pitons. Importava era emperrar o jogo adversário e complicar a construção o mais longe da sua baliza. Ressentiu-se Matheus Nunes, sempre com André Santos ou Show a caírem-lhe em cima, viria a ressentir-se Eduardo Quaresma, o puto que tem hoje a responsabilidade de fazer a equipa sair a partir de trás e que, ao tentar fazê-lo, com Ristovsky – que substituiu, e bem, um Camacho que vinha a perder gás nos últimos jogos – acabou por permitir aos pastéis recuperar a bola e metê-la na baliza de Max através de Licá.
Dez minutos de jogo e, depois de ter desaproveitado incrivelmente um contra ataque por Sporar, o Sporting apanhava-se a perder e com muitas dificuldades para sair a jogar. Mas veio um canto e Coates aproveitou uma saída patética do belíssimo redes chamado Koffi para restabelecer o empate e recordar aquele a quem havia deixado sentida homenagem nas redes sociais.
E num jogo que continuava embrulhado, haveria de ser um momento de apurada técnica a virar o tabuleiro: centro de Ristovsky e Jovane Cabral, como se fosse um desenho animado, a rematar todo no ar para um golaço! A dez minutos do intervalo o Sporting invertia o marcador e haveria de ter oportunidade de aumentar a vantagem mesmo em cima do apito para o descanso. Sporar foi carregado na área depois de excelente movimentação e Jovane, à segunda, que na primeira o redes defendeu mas já estava fora da linha antes do remate partir, fez o 1-3.
Diz que o Bsad esteve para não regressar na segunda parte, revoltado com a arbitragem, naquele tipo de indignação que só surge quando se joga contra o Sporting, mas a partida recomeçou e Francisco Geraldes surgiu no lugar de um queixoso Jovane. E a entrada de “Chico” foi a machada final no adversário. Se um dos maiores problemas do Sporting ao longo do primeiro tempo havia sido as dificuldades em construir e em jogar entre linhas, a colocação de Geraldes algures entre o falso extremo e o terceiro médio que permitia libertar Wendel quando fazia movimentos de dentro para fora, permitiu aos Leões terem bola e controlar completamente a partida, salvo um ameaço de Dieguinho a Max.
Foi precisamente Geraldes quem esteve mais perto de marcar, com dois remates que permitiram a Koffi brlhar, algo que voltou a acontecer quando Coates tentou bisar. No final, resultado justo e vitória incontestável de uma equipa que continua segura um processo de crescimento e vai dando aos adeptos motivos a conta gotas para acreditar nela.
27 Junho, 2020 at 9:10
Marcaram 3 mas deve ter sido o jogo que mais intervenções teve o redes adversário, ou seja o jogo que criaram mais situações ofensivas com finalizações à baliza.
27 Junho, 2020 at 9:12
Sporting!
27 Junho, 2020 at 9:15
Bdia.
27 Junho, 2020 at 9:16
“Achava muito bem que o Bsad tivesse ficado nos balneários”…
Acho que o árbitro ” prejudicou” imenso o B…
Só ” permitiu porrada”…e não deixou ” que matassem” nenhum dos nossos…
E mesmo a “distribuir pau” daquela maneira… pareceu-me que só viram dois amarelos…” muita razão de queixa”…
A equipa não fez um jogo de “encher o olho”…mas “cumpriu os mínimos…”
Mathieu faz muita falta…mas têm que se desenrascar…
Vamos certamente continuar a ver a equipa a crescer jogo a jogo…
Sporting Sempre…!
SL
27 Junho, 2020 at 9:20
Aos poucos começo a acreditar na capacidade real do Amorim…
É visível a sua marca na equipa e sua descomplexidade em dar oportunidade a todos os que merecem e têm valor.
Nos dias de hoje é dificil acreditar neste conto de fadas ainda para mais depois do que foi a sua a contratação e a quem foi e feita por quem foi…
Mas a verdade é que este Sporting começa a ganhar uma identidade que nos ultimos 40 anos poucas vezes ganhou…
O meu sincero desejo é que isto seja mesmo uma realidade e não mais um simples fogacho, que no contexto actual seria mesmo apenas as chamadas melhoras da morte!
Sporting Sempre!
27 Junho, 2020 at 9:23
A lesão do Jovane é o quê?
27 Junho, 2020 at 9:31
Traumatismo
Nao é muscular ufa!!!
27 Junho, 2020 at 9:32
Para já… preocupante, atendendo ao passado de lesões do jogador…
Talvez tivesse sido para evitar pior…face à brutalidade do adversário…
SL
27 Junho, 2020 at 9:40
Sobre este jogo algumas notas;
Escolher borja em vez de inaçio é qualquer coisa de fantastico………..falam na experiencia mas no lance da segunda parte se nao fosse fora de jogo o borja fazia penalti e era expulso com uma abordagem só estupida……
Matheus teve melhor na minha opiniao……
Jovane tá maquina.
E agora o ponto chave desta equipa, ou o amorim convence varandas a deixar jogar o chico em vez do seu “menino” ou vai dar merda……..
Esta equipa sem mathieu e sem o tal 3° medio vai ser um desastre na construçao……..viu se na segunda parte o coitado do wendel a ter alguem com quem tabelar e sair a jogar ……
Ou joga o chico, ou o mitrosvski, ou o nuno moreira agora apostar em plata e jovane ao mesmo tempo parece demasiado estupido para ser ideia do treinador……..
Mas enfim…
27 Junho, 2020 at 9:46
Só uma ressalva, se é penalti não pode haver expulsão, e não acredito que marcasse penalti, o jogador sente o toque e deixa-se cair, mas também contra o Sporting apitam tudo por isso…
27 Junho, 2020 at 9:51
Não sei como está a lei agora, mas a falta começa fora (e acaba dentro).
27 Junho, 2020 at 14:03
Então seria vermelho e não penalti. Nunca há dupla penalização nos penaltis, só em casos extremos ou 2o amarelo acho eu.
27 Junho, 2020 at 9:47
Eu, que fiquei bem fodido com o negócio Vietto, cuja prestação tem sido uma desilusão, vou fazer um pouco a defesa dele.
Alguém jogava bem no contexto anterior? Um ou dois, os do costume e nem sempre.
Neste contexto, onde se nota mais confiança, onde o sistema é diferente e parece haver treinador, quero ver o que pode valer o Vietto.
27 Junho, 2020 at 10:06
“O homem é o único animal que tropeça duas vezes na mesma pedra”.
– Papa Francisco
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”
– Desconhecido
27 Junho, 2020 at 10:34
Essa 2a frase penso que é de Albert Einstein 😉
27 Junho, 2020 at 18:26
É atribuída a Einstein, mas não é dele.
27 Junho, 2020 at 11:56
Pior é ver a casca da banana e dizer:
“Lá vou eu escorregar outra vez.”
27 Junho, 2020 at 18:27
É verdade.
27 Junho, 2020 at 10:38
A falta é fora da área e o jogador cai dentro. Era vermelho e livre directo.
Mas se fosse penalti, era vermelho na mesma porque o Borja não tenta jogar a bola e limita-se a empurrar o adversário.
Só não é vermelho se o jogador faz o penalti – evitando um possível golo – tentando jogar a bola. Não foi o caso.
27 Junho, 2020 at 11:57
O fiscal de linha esteve bem.
27 Junho, 2020 at 13:58
Olho de lince! 🙂
27 Junho, 2020 at 9:44
O melhor para os miúdos que ganharam lugar é que cada jogo oferece uma dificuldade diferente, e o de ontem não foi excepção. Entram praticamente a perder, dar a volta ainda na mesma parte e ter capacidade para gerir o resto do jogo, estando sempre por cima, é sempre bom.
Se o Jovane se assume cada vez mais como a estrela da equipa, com esta táctica Wendel e Seba “é tudo dele” Coates ganharam nova vida. Se o primeiro com a sua precisão de passe e capacidade de dar sempre linha de passe torna o meio campo a 2 mais compacto, o segundo sente-se como um peixe na água num sistema a 3 centrais onde a única coisa que tem de fazer é dobras e aí tem estado muito bem.
O Sporting vai crescendo e os miúdos também, mesmo num jogo menos conseguido de Matheus Nunes e Quaresma (que os vão ter), o objectivo foi cumprido, venha o próximo.
PS: quando li o título a primeira música que me veio à cabeça foi a dos Offspring ahah
27 Junho, 2020 at 10:13
+1 que pensava que iamos ter malha de Offspring no final…
27 Junho, 2020 at 10:18
A minha foi esta…
https://www.youtube.com/watch?v=Lgtj_ZyiBYE
27 Junho, 2020 at 9:45
Bem o Amorim. No discurso, no terreno. Quem sabe, mexemos pouco este verão (mas bem) e de resto putos.
Não foi um jogo bom, gostei bem mais do resultado, mas depois do que vi esta época isto parece o Barcelona do Cruyff.
Quarta há mais, a ver se Joelson faz uns minutos e se fecha a renovação, gostava também de ver o Gonçalo Inácio a fazer de Mathieu.
27 Junho, 2020 at 10:42
O Joelson só deve renovar em Fevereiro, quando fizer 18 anos. Foi o que todos os outros fizeram.
Até lá não deve ter grandes oportunidades…
Quero é começar a ver o Tiago Tomás convocado e a jogar.
27 Junho, 2020 at 10:50
Afinal a formação que alguns dizias não valer nada…. Afinal.
Não podemos perder o foco de correr com a corja. Não esquecer!
27 Junho, 2020 at 14:11
Bem, tenho de vir aqui explicar esta merda todas as semanas…
O que o Varandas disse, e eu dizia há bem mais tempo, foi que nos planteis dos Juniores e dos sub23 – no conjunto, mais de 50 jogadores – havia uma nítida falta de qualidade.
Não eram todos uns pernetas mas a larga maioria dava para ver que NUNCA seriam opção para a equipa principal.
É bom lembrar que nessa altura o Max e o Jovane já trabalhavam no plantel principal pelo que não estavam inseridos nesse grupo de jogadores.
O Bragança estava fora do Sporting, pelo que também não era focado no assunto.
Tirando o Matheus Nunes, todos os outros jogadores que são hoje apontados como apostas vêm da equipa dos Juvenis na altura, portanto fora desses 2 planteis que estavam em causa.
Finalmente, em mais de 50 jogadores que formavam esses planteis tens 1 que chegou à equipa principal: Matheus Nunes.
Se quiseres podes colocar o Bragança, o Paz, o Pedro Mendes e até o Jovane no grupo e tens 5 jogadores em mais de 50.
Depois tens Tiago Tomás, Quaresma, Joelson, Nuno Mendes e o Inácio que vêm dos Juvenis, o que dá os mesmos 5 para metade do conjunto de jogadores em analise.
E há mais jogadores com potencial aqui.
Só um cego, um fundamentalista de que tudo do Sporting é que é bom e o resto é merda, é que não via que havia um défice de qualidade acima dos Juvenis.
27 Junho, 2020 at 15:39
Há-de mostrar onde Varandas falou desses plantéis.
O que ele falou foi da falta de qualidade e desinvestimento na”” Academia “nos 5 últimos anos”. E até deu como exemplo os colchões. É só recuperar a célebre C.I do início de 2019, para se perceber do que ele falou.
E faltam aí muitos outros:
O Demiral, o Domingos Duarte, o Ivanildo, o Thierry Correia, o Palhinha, o Matheus Pereira, o Mama Baldé, o Francisco Geraldes, o Podence, o Gelson, o Elves Baldé, o Rafael Leão, o Bruno Tavares, o Jefferson Encada, o Gelson Dala (não é produto Academia, mas é “burilado” na Formação e é sub-23), e, provavelmente mais alguns outros, que não me lembro de todos nem sei se eram 50.
SL
27 Junho, 2020 at 17:36
Diogo Brás, Bernardo Sousa, João Silva… Há mais jogadores putos que pareciam prometer alguma coisa e saltaram completamente fora.
Feliz correia que foi para o city, Tiago Djaló que foi para o Milan…
A falta de qualidade só existe na cabeça do vagandas! Houve foi falta de compromisso com os valores do Sporting e falta de visão para manter os jogadores bons no clube.
27 Junho, 2020 at 17:19
É preciso ser-se duma desonestidade intelectual absoluta para se dar o dito por não dito com essa facilidade com que tu fazes!!! Durante as duas últimas épocas, e alinhando pelo discurso do teu patrão, andaste a vomitar aqui para cima dos miúdos da formação, que no teu douto entender, não valiam as meias das estrelas em formação no galinheiro. Agora de repente….tal como um fanático dessas seitas que por aí pululam, fez-se luz na tua mente e conseguiste vislumbrar uma meia dúzia de miúdos “jeitosos” no meio de uma floresta de pernas de pau.
27 Junho, 2020 at 21:18
.l.
Ah camarada “palminhas nas costas”… Só dizes merda, como aliás fizeste toda a vida! Não fosse seres uma pessoa do sistema tinhas passado bem mal!
Desonestidade é o teu nome do meio. Vives de adulterar o que os outros dizem e fazem pois só assim és “alguém”.
Para essa merda de comentário estão n comentários meus a falar do assunto ao longo de 3 ou 4 anos… É pesquisar. Pesquisa que tu pesquisas bem…
27 Junho, 2020 at 17:44
O matheus Nunes foi comprado ao Estoril com 20 anos… Não é da nossa formação… Mais da formação é o Wendel.
27 Junho, 2020 at 21:20
Era do plantel dos sub23. É isso que conta no meu comentário.
O Wendel nunca esteve em qualquer equipa da nossa formação por isso não entra nas contas de quem serve ou deixa de servir dessas equipas.
Penso que foi bem claro quando falei dos planteis dos sub23, juniores e juvenis.
27 Junho, 2020 at 22:21
Plata e rosier então também são da.nossa formação… E o Fernando, que veio emprestado…
27 Junho, 2020 at 18:15
Eh eh eh. Miguel d’habitude
27 Junho, 2020 at 11:20
O TT não está inscrito. Não sei se podem inscrever já em Julho.
27 Junho, 2020 at 12:01
Com tanta conversa na imprensa pensei que fosse tema para já.
27 Junho, 2020 at 9:57
Duvido q apareça joelson ja……….
Ja é a segunda vez q vai ao banco e nem entra……
Medo do amorim nao é porque apostou em nuno mendes aos 60 m a ganhar apertadinho ao paços em casa…
Acho q é para mostrar ao empresario q acreditam nele………mas jogar sem renovar duvido…
27 Junho, 2020 at 10:14
Saiu Jovane entrou Xico. O Plata fez o jogo todo. Joelson é para estas posições.
27 Junho, 2020 at 10:02
Vou dizer aqui algo estupido e possivelmente errado mas com nuno mendes tao bem naquela funçao era de arriscar acuna ( quando recuperado)no lugar de borja……
Mas isto sou eu q nao sou treinador
27 Junho, 2020 at 10:09
E ainda bem que não és treinador
27 Junho, 2020 at 10:18
Acuna a falso central?bem se continuam a descer o homem ainda acaba a carreira a guarda redes…
O Nuno a falso central se calhar até nem seria mau, tem disciplina defensiva velocidade e força que pode ser treinada…mas o ideal mesmo seria um central com pé esquerdo e deixar estas invenções para o Jorge Jesus…
27 Junho, 2020 at 10:24
Verdade…
27 Junho, 2020 at 12:03
Para ganhar lances de cabeça na área?
Mais depressa jogava como médio interior.
27 Junho, 2020 at 12:54
Acuna ate encaixa em quase todo o lado!
Agora a central…
27 Junho, 2020 at 14:14
Acuna como central à esquerda?!
27 Junho, 2020 at 10:06
O CodeCity ficou muito indignado por o boi malheiro estar a cumprir as leis de jogo. Contra o Sporting estão habituados a outras leis. Gostava de ver essa indignação contra o clube do Bandido Orelhas ou do Chefe Pintainho quando são mesmo roubados… fará quando não são.
27 Junho, 2020 at 10:24
Para os vermos indignados, eles teriam de ter coragem, por isso …. calam-se sempre, só contra nós latem.
O máximo de indignação que demonstram é como do carvalhal diz, “é melhor ficar calado e não falar”, contra nós é sempre um idiota.
27 Junho, 2020 at 10:08
Dizem que é preciso 3 ou 4 grandes jogadores….ok tudo bem mas para quais posições? Um central esquerdino? Um médio mais defensivo? Um médio ala/extremo/interior? Um lateral direito? Os médios existiam emprestados mas um já foi e o outro também irá, Matheus Pereira e Palhinha. Ivanildo dará central pela esquerda? LD Esgaio?
O pior é se para financiar orçamentos vendem Acuna e/ou Wendell, aí não chega 3/4 jogadores mas 5/6 e provavelmente irão buscar jogadores inferiores ao Acuna e Wendell.
27 Junho, 2020 at 10:14
temos problemas na defesa… se o Coates falhar um jogo por cartões, vamos com quem?
temos de ir às compras.
27 Junho, 2020 at 10:14
Neto
27 Junho, 2020 at 10:16
Vai começar as compras para suplentes?
27 Junho, 2020 at 10:41
comprar uma cópia do coates.
o neto tem 32 anos.
27 Junho, 2020 at 10:50
Domingos Duarte? 🙂
Z
27 Junho, 2020 at 11:27
O dinheiro que se gasta num suplente é dinheiro que poderiam juntar para investir num que fosse para ser titular.
27 Junho, 2020 at 10:20
Peço a Deus que não se vá atulhar a equipa de reforços duvidosos no mercado de transferências… destruindo o que se está a fazer agora… parece bom trabalho sim senhor.
Boa e incontestável vitória.
O Bsad que vá bardamerda… dizer que só fomos 3 vezes à baliza necessita de doses monstruosas de rennie… pauliteiros de merda…
27 Junho, 2020 at 10:25
Este era a par do jogo anterior que em anos anteriores estavamos aqui a chorar um empate ou uma derrota daquelas amargas do “mais do mesmo”
Amorim carrega uma onda positiva em tudo o que tem feito e isso contagia tudo e todos.
Ganhamos! Ele mantem-se invicto!
O dedo está lá. Falta melhorar a qualidade individual e dar tempo. Tempo!!!
27 Junho, 2020 at 10:44
Mais um jogo em que a equipa vai crescendo. Cada vez se nota a equipa mais solta e mais coesa na procura do espaço e em meter mais gente na frente.
Mais um jogo em que as alternativas se mostram, especialmente N. Mendes e Geraldes.
Mais um jogo em que o flanco direito não me convence… Nem Risto nem Camacho… 2 bons suplentes…
Mais um jogo em que não vejo o Sporar fazer muito melhor do que o LP… Só é um bocado mais rápido mas nem sequer é o suficiente para ele ser um jogador rápido…
O Plata vai melhorando na movimentação mas na decisão continua a ter muito de crescer.
Wendell é um jogador que ganha muito neste sistema.
Estou a gostar do RA. Parece fazer as coisas certas com a maior simplicidade e naturalidade do mundo….
Para fazer uma equipa para o título era preciso 3 reforços a sério. Daqueles que são titulares de caras. Central, ala direito e PL. Como acho que não temos dinheiro para isso e se é para andar a gastar aos 4 ou 5 milhões em zeros é pegar no que há e fazer crescer!
Até ao fim do ano há tempo e espaço para testar todos…
27 Junho, 2020 at 11:31
O Risto acho que dá bom suplente, sempre que tiver oportunidade vai dar o litro. O Camacho tenho a impressão que nunca irá aceitar ser suplente, em pouco tempo vai começar a amuar.
27 Junho, 2020 at 11:43
Defesa direito. Aqui até escolhia um veterano, de preferência que tivesse jogado neste esquema táctico.
Central? Há o Ivanildo, o tal Inácio, o Neto… sinceramente não era aí que apostava.
Adrien talvez pudesse ser útil.
Trinco, o Palhinha.
Um PL, só se fosse tipo tanque.
27 Junho, 2020 at 12:32
Não há meio de acertar na LD, só espero que não vão buscar o Esgaio.
Falta um ou dois “pesos pesados” na equipa e não é à balança que me refiro.
Sli na frente e fechava o ataque.
27 Junho, 2020 at 17:18
PL tinha de ser do tipo de marcar golos e de saber jogar futebol….Um PL a sério. Assim como um central feito e titular. Gajos que foda-se… Não engana. Vai ser caro mas são jogadores que vão entrar de caras porque têm experiência e qualidade comprovada.
Mas como não temos 30 ou 40M para isto… Não comprava. Para tar a gastar 20M em gajos na melhor das hipóteses medianos como o Sporar mais vale estar quieto…e na situação financeira do Sporting então… Guardava e ganhava músculo para daqui a 2 ou 3 anos, quando estes putos tiverem em ponto “rebuçado”, conseguir comprar este tipo de gajos…
O que é que vai acontecer? O de sempre. Os idiotas vão fazer all in a achar que vai ganhar o campeonato. Comprar hipotecando o futuro do Sporting e pronto… Rezar para que corra bem…
Porque os rivais coisos e porque nós ganhámos o campeonato pós covid e tal e portanto coiso…
27 Junho, 2020 at 10:47
Pela primeira vez de há longos anos não vi o jogo.
Pelo que li ontem e hoje a construção a partir da defesa esteve mal… não temos no plantel outro Mathieu… como tb não temos muita coisa.
Faltam nos jogadores de categoria.
QQ ausência dos mais consagrados nota se de imediato, num plantel já de si débil.
A aposta nos miúdos é um passo correcto desde que conjugado com mais 2/3 jogadores de qualidade efetiva.
SL
27 Junho, 2020 at 13:13
Ontem do nucleo duro da equipa nao tivemos Mathieu e Acuna. Se formos ao inicio de época nem BF.
E ganhamos e não trememos.
27 Junho, 2020 at 11:01
Hoje so consigo pensar no que seria este plantel com Matheus Pereira, Palhinha e Domingos Duarte.
27 Junho, 2020 at 11:02
Demiral
27 Junho, 2020 at 11:56
Ou.
27 Junho, 2020 at 11:32
O DD é central direito?
27 Junho, 2020 at 12:06
É dextro.
E acho que sim prefere o lado direito.
Ja te compreendi.
27 Junho, 2020 at 12:27
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
Ainda sem conseguir grandes exibições, e ainda sem adversários de maior nomeada (jogo mais “complicado” empatamos @Guimarães), mas Ruben Amorim lá vai conseguindo amealhar vitórias e pontos…
E, entretanto, Jovane “explodiu”, Quaresma, Matheus e Nuno Mendes são titulares e até Francisco Geraldes entra todos os jogos…
Difícil não ter algum entusiasmo relativamente ao futuro desta equipe agora que, aparentemente, alguém que percebe de futebol está “no leme”…
SL
27 Junho, 2020 at 12:34
Caro Livramento, isso dos adversários de maior nomeada é para nós uma grande falácia.
Não só para nós.
Qualquer jogo pode ser sempre muito complicado, como se tem visto nos últimos anos.
27 Junho, 2020 at 15:23
“Qualquer jogo pode ser sempre muito complicado, como se tem visto nos últimos anos.”
Caro braveheart,
Claro que sim.
Mas o SCP de Ruben Amorim jogou apenas uma vez contra um dos primeiros sete classificados. Onde as probablidades de as coisas se complicarem são um xixinho maiores, digo eu.
A “perda” de Mathieu também não vai ajudar, porque não temos substituto à altura.
SL
27 Junho, 2020 at 17:53
Concordo.
27 Junho, 2020 at 20:40
E essa única vez que jogou contra um dos sete primeiros, até foi a única vez que não ganhou mesmo estando quase meia hora a jogar contra menos 1.
Os resultados, estando melhores do que estavam (também era difícil piorar ou mesmo igualar) não são um grande indicador, de facto.
Mas há 2 ou 3 factores que resultam em bons indicadores (carecendo de melhor confirmação): foi implementado um novo sistema e modelo de jogo, (assente numa defesa a 3 centrais, um meio campo moldável às dinâmicas do jogo e uma permanente e rápida reacção à perda de bola com pressão a ser exercida em todo o campo) e o treinador parece permanecer fiel a ele (CRITÉRIO, ESTRATÉGIA); se as melhorias nos resultados não são significativas, devemos reconhecer que já as melhorias no fio de jogo são evidentes (DISCERNIMENTO COLECTIVO, CONFIANÇA, ASSIMILAÇÃO INDIVIDUAL E COLECTIVA DOS NOVOS SISTEMA E MODELO DE JOGO); um recurso recorrente, continuado e assertivo a uma quantidade relevante de jovens da formação e uma muito maior utilização dos mesmos no jogo (FILOSOFIA?, NECESSIDADE?, UMA CONJUGAÇÃO INTELIGENTE E EQUILIBRADA DE AMBOS?).
Será o futuro próximo dos jogos que faltam até ao fim da época (particularmente contra Porto e Benfica) e ainda mais a abordagem à próxima janela de mercado que definirão a(s) resposta(s) a estas questões no curto prazo.
O que será difícil, muito difícil mesmo, será a manutenção de uma ESTRATÉGIA, de uma PRAXIS e de uma FILOSOFIA a que esta Direcção consiga conferir perenidade, capacidade de se prolongar no tempo.
Porque, ao mais pequeno desaire ou contratempo estes dirigentes voltarão ao que sempre fizeram: REAGIR … REAGIR SEM CRITÉRIO, SEM RIGOR, SEM CABEÇA, SEM COMPETÊNCIA, SEM RAZÃO, SEM PAIXÃO e, pior que tudo, SEM UM PINGO DE DECÊNCIA.
SL
27 Junho, 2020 at 12:57
boas indicações sim… os números sao animadores sim… vislumbra-se ilusão positiva sim…
mas calma… mt tranquilidade… pq qts vezes ja vimos este filme e dp…
eu n acredito na gente e nos intuitos de quem dirige o NOSSO SCP… e enquanto n vir de facto solidez na gestão… estarei sempre de pe atras!
n quero ser mauzinho mas lanço ja aqui um vaticínio:
da mesma forma q RA saiu do Braga (a fazer um excelente trabalho e para um rival directo);
no SCP (e o ramboyage ja avisou) ele ficara pouco tempo pq ira para um GRANDE EUROPEU (q n o club campo croquettagem)… o q quer dizer q qd tivermos a lutar por algo e a incomodar o sistema (ele sair logo… n va o acaso dar o titulo ao SCP).
27 Junho, 2020 at 13:10
Vêem-se melhorias, também pior era difícil, não impossivel. O aprendiz de treinador começou bem, aparenta ter carisma para a tarefa, vamos ver se tem capacidade… temos miudos com qualidade que até agora estavam escondidos dentro do gap…, ganhámos jogos contra equipas claramente inferiores e que tinhamos a obrigação de ganhar, se acharmos que ainda somos um clube dito grande, caso contrário seriamos relegados para os lugares dos clubes de segunda linha! Até as arbitragens andam certinhas connosco, um must.
Quando somos remetidos para o terceiro lugar a uma distancia considerável dos dois adversários diretos, há sempre um período em que tudo nos corre bem… um clássico com 40 anos.
Na próxima epoca cedo aparecerá a ladainha, não somos candidatos, estamos a construir para o futuro!… Olhá cenoura fresquinha.
27 Junho, 2020 at 14:50
Concordo em absoluto, sem qualquer perigo de chegar aos lugares da frente, tudo corre bem, não há roubalheira e a CS só diz bem do Sporting. Assim que o Sporting se tornar competitivo e sinceramente não acredito que isso seja possível com incompetentes deste tamanho à frente do Sporting, mas assim que a equipa estiver em posição de lutar por seja o que for, começam os casos na arbitragem, os casos com jogadores que querem sair, com insides do balneário sobre este e aquele. Dizes bem à ladainha dos últimos 40 anos, se alguém está à espera de algo diferente desengano se, só quando limpamos a corja toda que controla o futebol
27 Junho, 2020 at 13:11
A opinião sobre o jogo ja a dei ontem.
Pensando num plano na proxima época, e tendo em conta que se aprenda algo com RA, vejo potencial para se fazer coisas i interessantes na proxima época. Deixando os miudos crescer, segurando os indiscutíveis e acrescentando qualdiade em 3/4 nomes.
Assumindo claramente a aposta na prata da casa e sabendo que nem sempre vai correr bem. E que RA tem de ter espaço e tempo.
Na baliza é Max e mais um concorrente. Deixando Max sem concorrente forte corremos o risco de relaxamento. Nesta fase não podemos. O nome de Claudio Ramos agrada me. Beto tambem.
No centro eu manteria Edu, Coates, Neto (acho que central pelo.meio), repescaria Ivanildo (tem potencial), e contratava um para jogar pela esquerda. Nao é facio, arranjar um bom central pela esquerda e que seja canhoto, mas será ponto fundamental. Ilori para despachar. Borja parece-me curto para central. Palhinha poderá em necessidade extrema jogar la também.
Na direita eu ficava com Risto. Não arranjamos melhor que ele por 2/3M. Para alternativa é bastante bom. Rosier nao conta (falta de vontade??). Camacho não sei bem. Ate fim da época temos de ver se quer realmente ou não.
Na esquerda fechava com Acuna e Mendes. Importantíssimo nesta fase mantermos Acuna.
Meio campo ficava com Palhinha, Doumbia, Matheus Nunes, Wendel (neste sistema sera muito interessante) e acrescentaria um Adrien por exemplo. Um genero de Wendel, box to box. Um Battaglia anyes da lesao servia.
Venderia Batta, Eduardo. Emprestava Miguel Luis e Rodrigo Fernandes
Nas alas, Jovane esta certo. Plata vamos ver. Tem de dar mais. Só técnica é pouco. Mas tem 19 anos. Para mim tem tempo de brilhar. Joelson para ser integrado já. Faltam 2 nesta posição.
Alguem que explore espaço interior, que saiba jogar entre linhas deixando o corredor para so alas. Vietto ou Geraldes, lugar para 1. Veremos o que dará Chico ate ao fim. E sim contratava 1. Ricardo Horta por 5M era bem sacado 🙂
Na frente Sporar tem qualidade. Não nos podemos esquecer que se esta a adaptar ao futebol português, à equipa. Tem golo. Movimenta se bem.
Mas a verdade é que segundo parece a melhor característica é quando é servidi na area e isso raramente acontece. Eu gosto e acho que dá para mais.
Eu como confesso que nunca fui grande apreciador de PM. Prefiro um TT. Ah e Dala. Dara jeito.
27 Junho, 2020 at 17:06
Luis Miguel, Ivanildo é esquerdino, por isso acho que cumpriria bem com a posição pela esquerda num esquema a 3 centrais.
O Acuña deverá ter que ser para vender, pois é dos poucos com mercado, mesmo com este em baixa.
Tendo o Palhinha, o Matheus Nunes e o Rodrigo Fernandes, não sei para quê manter o Doumbia? (Não é melhor que nenhum deles e sempre há de render alguma coisa, quanto mais não seja poupar nos ordenados – ou só servia para o Nani, o Montero e o Dost?).
Não creio que precisemos ou tenhamos meios para o Adrien. Bem mais necessário (e provavelmente mais assertivo) acho que seria investir no Cédric (empréstimo e comparticipação no vencimento?)
Quanto ao resto, de acordo com as saídas. Do meio campo para a frente (onde tudo é mais caro), não mexia muito e ia optimizando os recursos da casa (custa-me continuar com Vietto e com Luyz Phellype, mas … para o primeiro tem de se procurar maneira de o colocar no mercado para amortizar o disparate de contracto que fizémos para o adquirir … para o segundo, de momento não temos meios para investir em possa garantir fazer muito mais).
Quanto ao Horta … gastar uma enormidade num benfiquista via Braga é só (como se disse mais atrás, citando o Papa Francisco “O homem é o único animal que tropeça duas vezes na mesma pedra”.
Um abraço e Saudações Leoninas
27 Junho, 2020 at 17:17
Li qq coisa por aqui que Rodrigo Fernandes era para esquecer (posso estar enganado) e para mim Doumbia e’ mais jogador k Matheus Nunes, muito mais experiente e com a mesma idade – alias, nem creio que o valor de mercado de ambos seja comparavel.
Cedric assinou pelo Arsenal, Adrien ou Joao Mario caiam que nem luvas mas mesmo bom era um Slimani ao nivel que tinha quando saiu…
A equipa precisa de experiencia, 3 ou 4 jogadores (mesmo alguns por emprestimo, que viessem ajudar a crescer os nossos jovens) sao necessarios.
27 Junho, 2020 at 18:32
Eu quero la saber o clube do Horta!
Gosto do gajo
Mas nao acredito que o Salvador o venda por menos de 15M… e para isso nao
27 Junho, 2020 at 14:20
Esqueçam o Palhinha, isto vai haver negociata com o Braga para pagar o Amorim, tomem nota do que digo!!
Esqueçam também a vinda do Esgaio ou outro qualquer jogador do Braga, o trolha não vai deixar!!
SL
27 Junho, 2020 at 14:22
Não sei se Ricardo Horta seria uma mais valia ou não no Sporting; o que tenho a certeza é que por 5 milhões trazias uma perna do irmão.
27 Junho, 2020 at 15:32
Um dos maiores problemas destas actuais vitórias e apostas em miúdos é toda a porcaria que varandas fez e continua a fazer ficar escondida. Serve de anestesia para adormecer a maioria dos sócios mas a doença continua a não ser tratada e vai alastrando ainda mais rapidamente.
27 Junho, 2020 at 16:13
Caro Paulo Lopes,
Seria portanto melhor a equipe perder jogos, para o nivel de contestação aumentar?
Hmmm… Onde é que já ouvi isto?
SL
27 Junho, 2020 at 16:57
Caro Livramento, permito-me intervir, apenas para dizer o seguinte: não, claro que não, em circunstância nenhuma um Sportinguista pode querer ver a sua equipa, seja em que modalidade for, perder. Ponto. O que penso que o Paulo Lopes quis dizer, e que subscrevo por inteiro, se a minha leitura for correcta, é que estas vitórias, no miserável actual contexto do clube, são meramente uma simples anestesia. Acho que é uma boa analogia. É lógico que sim. São agradáveis? Claro que sim. Deverão deixar-nos satisfeitos a todos? Claro que sim, também. Há alguns indicadores que se vão revelando, ao nível da da actual gestão técnica do plantel, que mostram um pouco mais de savoir faire do que todas as surreais e fraquíssimas gestões técnicas anteriores? A mim, pessoalmente, dá-me a ligeira impressão que sim. E ainda bem. É tudo tão, mas mesmo tão mau, no actual quadro geral do clube, que isto, por si só, é agradável, claro. Mas nada mais são do que isso. Saborosas, repito, mas, sobretudo, um pequeníssimo balão de oxigénio (dos caros, muito caros mesmo!), que, aliás, se pode até eventualmente esvaziar muito em breve. Esperemos que não, claro, mas pode, todos o sabemos. E estas vitórias resolvem alguma coisa dos reais problemas, muito graves, que assolam o clube, sobretudo depois da golpada abjecta de 2018? E significam realmente o quê? Visam a conquista de algum título? Todos sabemos que não. São simplesmente vitórias, que não são mais que a obrigação de um clube como o nosso. E, se por um acaso, se vier a perceber que há uma forma, personificada no actual treinador, que até se poderá revelar viável para ajudar resolver o problema a jusante (por mais que não seja ainda possível aferirmos se sim ou se não – e por mais pornograficamente exorbitante que seja esta aposta, volto a repetir,) tal não resolve o gravíssimo problema a montante. Muito grave mesmo, a vários níveis. Esse, mantém-se e ameaça agravar-se ainda mais e mais, a cada dia que passa.
SL
27 Junho, 2020 at 17:29
Caro Leão FA,
No que toca ao futebol, o SCP depende, acima de tudo, de duas coisas: ganhar jogos (e, se possivel, com as vitórias ganhar campeonatos) e vender jogadores (pois não conseguimos ter exercícios equilibrados sem proveitos extraordinários).
O segundo pressuposto está ligado ao primeiro, claro, pois quanto mais sucesso desportivo tem um Clube mais projecção dará aos seus jogadores, e mais possível ficam as vendas.
Nesta óptica, acho muito interessante o que se tem passado no futebol do SCP desde que Amorim chegou.
E não olvidemos que, se por qualquer golpe de magia, existissem eleições AMANHÃ (e já deveram ter sido ONTEM!), é certo que Amorim será o treinador na próxima época (ou pelo menos no seu início), independentemente de quem for o Presidente.
Poderá Amorim e a equipe de futebol “salvar a pele” de um Presidente incompetente e despreparado?
Pois bem: quem me dera que sim! Isso seria sinal de que, pelo menos até ao final do mandato, ganharíamos títulos!
Compreendo o que o Caro Tasqueiro diz, mas no post do “rescaldo” de um jogo vir-se falar “Um dos maiores problemas destas actuais vitórias e apostas em miúdos” parece-me algo despropositado e, mesmo, contranatura.
SL
27 Junho, 2020 at 20:59
Caro Livramento, o Sporting precisa de vitórias sim e de vitórias em campeonatos, é verdade.
Também precisará de vender recorrentemente jogadores, é verdade.
Mas é uma ILUSÃO que seja isso que nos traz exercícios equilibrados. Ajudará a exercícios positivos ou mesmo pouco negativos.
Mas não EQUILIBRADOS.
Os exercícios equilibrados são aqueles em que as receitas operacionais CORRENTES excedem as despesas operacionais.
Não se fazem orçamentos a contar com o “ovo no cú da galinha” (ou não se deviam fazer).
Planear é um acto de gestão que requer sentimento estratégico, perspectiva realista, prospectiva ambiciosa mas assente nos pilares anteriores, definição e calendarização clara de objectivos, definição muito criteriosa (mas assertiva e criativa) de recursos e das modalidades de cesso regular a esses recursos; definição muito assertiva e transparente dos investimentos a fazer com esses recursos para poder cumprir com maior probabilidade de sucesso aos objectivos traçados.
Se os bons critérios fossem os que o Livramento definiu, teríamos um vencedor crónico e único a secar tudo à volta ou a impossibilidade de dar continuidade ao sucesso e, logo, à manutenção dos exercícios positivos.
Um abraço e SL
27 Junho, 2020 at 22:02
Caro Álvaro Dias Antunes,
Quando é que o SCP conseguiu ter um exercício positivo sem as receitas extraordinárias resultantes da venda de jogadores?
Ou os andrades? Ou os milhafres?
Ao que sei (posso estar equivocado!) tal não acontece…
SL
27 Junho, 2020 at 23:09
Tem razão, caríssimo Livramento, na análise dos pressupostos. Vitórias e valorizar jogadores, devia ser o foco.
Vale o que vale pelas circunstâncias o rendimento individual e colectivo, mas ao que parece acertaram num treinador. À primeira vista, até porque a amostra, aqui e em Braga, é pequena.
Mas a Direcção ainda não mostrou capacidade para a) vender bem (BF é um exemplo), b) colmatar deficiências no mercado.
27 Junho, 2020 at 16:19
Paulo não se preocupe, o Varandas teve um balão de oxigénio mas precisava de um Zeppelin para se safar. Espere mais umas jornadas, no máximo alguns jogos da próxima época. Somos campeões pôs covid em 4 jogos já está tudo resolvido. Perdemos todos os craques da equipa e no verão despacha Acuna e Wendell. Quando chegarmos à 10 jornada do ano que vêm quando estivermos já a 10 pontos vão dizer que com os putos não vamos lá e precisamos de reforços. Quando o Varandas largar o tacho pouco restará para salvar
27 Junho, 2020 at 16:19
De violação em violação até à enrabadela final. Dá-lhe Rogério.
https://leonino.pt/opiniao/mais-uma-grosseira-violacao-do-regulamento-feita-pelo-pmag/
27 Junho, 2020 at 16:25
Não era aqui, era no off… agora já está, já está.
27 Junho, 2020 at 17:20
Bom artigo do Nuno Sousa (NS). Mas a chamada de atenção para a interpretação estatutária feita por RA nesta matéria, deveria levar o NS a repensar a sua opinião de defesa do o i-vote não presencial.
Um abraço e saudações leoninas
27 Junho, 2020 at 17:21
Acabei de meter no off também
28 Junho, 2020 at 8:47
Cheira-me a Keizerball. Esta malta não aprende mesmo…