De manhã começa o dia e devemos olhar para ele com alegria sempre que acontecem coisas e acasos que nos fazem sorrir. Não seria possível ignorar esta magnífica vitória do Sporting no futebol, nem mesmo numa rubrica de voleibol.
Como muitos já devem ter reparado, eu sou um observador de pormenores. Se os “pormaiores” são importantes porque mostram um caminho, os detalhes dão identidade. O Cherba, ainda hoje, colocou a foto do festejo do Daniel Bragança. Um jogador que fez cerca de zero toques na bola no tempo que esteve em campo, como bem realçou o Nuno Valinhas. Esta semana trago-vos 3 pormenores, detalhes, miudezas, particularidades, profundidades, identidades, chamem o que quiserem que eu vou concordar. Estas servirão para continuar a sorrir e acreditar que, no voleibol feminino, a coisa está a ser bem preparada.
Detalhe 1: Harmonia
Chamei a este vídeo “harmonia” precisamente pelo que se passou. Este começa com um desconto de tempo pedido pelo adversário, após uma boa sequência de pontos da nossa parte. Reparem bem:
– A Carolina, que aparece de camisola comprida, reparem no que ela faz: (1) vem a correr da zona de suplentes; (2) vai cumprimentar todas as colegas que estavam em campo; (3) vai tentar encontrar água para refrescar uma companheira;
– A Bárbara Pereira, uma das capitães, agarra logo em 2 garrafas e água e vai distribuidor pelas colegas;
– A Amanda e a Bia também fazem o mesmo gesto das colegas.
No dia anterior, estas jogadoras estavam em campo a derrotar o Belenenses e agora estavam a participar ativamente no jogo com o seu ESPÍRITO DE GRUPO. Quem entende isto, como estas jogadoras, está mais perto de ser melhor equipa, melhor jogadora, melhor pessoa. A extensão da equipa vê-se nestes detalhes. Bravo!
Detalhe 2: Diversão
A diversão não é a irresponsabilidade de uma ação. A diversão é a alegria e o sorriso de quem gosta do que faz. Neste pedaço de vídeo vemos a Ana Couto a brincar com a colega Aline Timm. Vou até usar uma metáfora futebolística para traduzir. Imaginem o que seria o Neto pegar na bola ainda na sua grande área e começar a fintar tudo e todos até à área adversária. O que fariam se vissem isto? Agora vejam a Ana Couto e está explicado, certo? A Aline é uma jogadora fantástica na sua posição, no entanto ninguém espera que um passe saia com aquela perfeição, ou sequer que seja ela a fazer um passe. Bom dji mais! Só a alegria, diversão e bom ambiente de um grupo podia “deixar” que a Ana Couto fizesse esta brincadeira, gerando um evidente “uauu” aquando da conclusão do ponto. Bravo!
Detalhe 3: Dignidade
Tenho para mim que, no Sporting, quem melhor nos defende são os treinadores. São eles que fazem a diferença pelo sportinguismo, profissionalismo, espírito de sacrifício e atitude. Os exemplos são tantos que não vale a pena enumerar. A incapacidade latente dos muitos que têm gerido as modalidades contrasta com a competência absurda dos nossos treinadores. Tantas são as vezes que eles defendem os adeptos, que defendem os jogadores, que defendem os colegas, que defendem o Sporting.
A dignidade vem de berço, vem de quem nos educa e nos faz pessoas. Na falta de um gabinete de comunicação para as modalidades, na falta de um diretor geral para as modalidades (este e o anterior), na falta de espaço público para defesa, o mister Rui Pedro Costa fez o que alguém com carácter faz. E mais uma vez no Sporting foi o treinador a fazer isso. O treinador. Bravo!
Jogos do fim de semana:
Feminino.
Belenenses 0-3 Sporting (parciais: 20-25, 24-26 e 16-25)
Sporting 3-0 Porto Volei (parciais: 25-21, 25-17 e 25-19)
Masculino.
Sporting 3 -1 Espinho (parciais: 25-23, 21-25, 25-23 e 25-22)
Vitória SC 0 – 3 Sporting (parciais: 20-25, 20-25 e 20-25)
*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)
3 Fevereiro, 2021 at 9:09
sou tão fã deste mister…
3 Fevereiro, 2021 at 10:25
É difícil não o ser…quem tem filhas como eu pensa sempre que sorte daqueles país a quem este Homem ajuda a educar, sejam jovens ou adultos, pois nós aprendemos todos os dias.
SL
3 Fevereiro, 2021 at 9:11
Tenho visto praticamente todos os jogos (entre o nosso canal e o site da federação tem passado quase tudo), as miúdas demonstram muito união e espírito de grupo.
No doubt.
3 Fevereiro, 2021 at 9:11
A equipa masculina não sabe mais ou não quer fazer mais?
3 Fevereiro, 2021 at 9:26
Gosto deste treinador.
De resto, o Braga a ser Braga. Quesafodam! Parece que conseguem juntar lá uma quantidade de cretinos assinalável! Ou então, é o ar de lá que os faz ficarem assim, enquanto lá estão…
Também gosto muito da equipa de voleibol feminina. Vamos, pelo menos, tentar ir à final, ok?
3 Fevereiro, 2021 at 11:35
Eu sou um sonhador, quero superação.
3 Fevereiro, 2021 at 9:45
Parece-me que o Rui merecia um prémio pela forma como defende o Sporting, pois já não é a primeira vez que o faz.
Quanto às miúdas, são actualmente uma das minha equipas favoritas da nossas modalidades, pois é bastante fácil criar empatia com elas. Vê-se nas suas caras que, têm uma grande felicidade ao jogar. Já com os masculinos não se vê nada disso… É o completo oposto delas!
Mais uma pela posta de bacalhau da Noruega, do grande Adrien!
3 Fevereiro, 2021 at 9:48
Aproveito o off
Fields e Travante, andam ou mancam?
Incrível como no site não aparece qualquer notícia sobre as lesões dos jogadores…
Até porque este fim de semana há troféu para disputar.
3 Fevereiro, 2021 at 10:08
Não te sei responder. A lesão do Travante pareceu-me muscular, enquanto que a do Fields traumática.
O sporting nunca, nunca revela as lesões dos seus atletas.
O Ruesga partiu a mão e foi operado (já regressou entretanto) e quase ninguém soube, por exemplo!
3 Fevereiro, 2021 at 11:25
Mas devias, mas devias, o Cherba paga (principescamente) é para isso mesmo.
Sim, o Ruesga esteve de fora (o alemão também, não sei se já voltou), estava lesionado mas ninguém sabia da maleita ou de tempo de recuperação. Diga-se que também o interesse do pessoal, à excepção de meia dúzia de totós, deve ser pouco, portanto não se dão ao trabalho.
Vamos descobrir no fim de semana.
3 Fevereiro, 2021 at 12:21
Lá vou eu ficar sem as minhas férias pagas na costa vicentina…
3 Fevereiro, 2021 at 9:46
Mais um excelente post.
E tem toda a razão: os treinadores e atletas, nas mais variadas modalidades, têm dado o exemplo e tentado levar o barco a bom porto, apesar desta direção.
3 Fevereiro, 2021 at 11:17
Obrigado caro Adrien S. por mais esta lição de Voleibol.
Temos que estar gratos por este desabafo do mister.
3 Fevereiro, 2021 at 12:33
Uma boa questao a do Director das modalidades e qual a abrangência que deveria ter.
Excelente intervenção do nosso Treinador, mais uma, e excelentes resultados- que são o que mais interessa.
Vemo-nos nas finais.
SL
4 Fevereiro, 2021 at 23:40
A nossa Equipe masculina já foi melhor, francamente melhor e mais entusiasmante que, aquilo que hoje é.
Consta para aí que esta direcção anda a aprender a fazer omeletes sem ovos, nas modalidades e que no futebol, investe os milhões que Bruno de Carvalho criou e os “Vendedores da SAD” andam a catar.
Pois é, vai tudo desaguar na mesma esterqueira: Gatunos Espírito Santo + Angolano + o “mano” do presidente da usurpação.