Uma nova propriedade antiviral de um medicamento, a tapsigargina, que é “altamente eficaz” contra o novo coronavírus, foi descoberta por uma equipa internacional de investigadores, anunciou esta terça-feira a Universidade de Nottingham, no Reino Unido.
O estudo que levou à descoberta, publicado no boletim científico Viruses, mostra que a tapsigargina é um promissor antiviral de amplo espetro e considerado “altamente eficaz” contra o coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, mas também contra o vírus da gripe comum, o vírus sincicial respiratório (VSR) e o vírus influenza A.
Os investigadores defendem que a descoberta pode ter enormes implicações na forma como vão ser geridas as futuras epidemias e pandemias, incluindo a pandemia de covid-19.
“Uma vez que as infeções respiratórias agudas causadas por vírus diferentes são clinicamente indistinguíveis na apresentação, um amplo espetro de eficácia (dos medicamentos), que possa atingir diferentes tipos de vírus ao mesmo tempo, pode melhorar significativamente a gestão clínica”, referem os investigadores, citados num comunicado da Universidade de Nottingham, sublinhando que um antiviral deste tipo pode ser disponibilizado para uso comunitário de forma a controlar uma infeção ativa e a sua disseminação.
O projeto de investigação foi liderado por Kin-Chow Chang, que contou com outros especialistas da Universidade de Nottingham (Escolas de Medicina Veterinária e Ciências, Biociências, Farmácia, Medicina e Química), e com a colaboração de peritos da Agência de Saúde Vegetal e Animal (APHA) do Reino Unido, da Universidade Agrícola da China e do instituto britânico Pirbright, especializado em virologia.
A equipa multidisciplinar de cientistas descobriu que o antiviral derivado de uma planta tóxica, a ‘Thapsia garganica’ (comum em zonas de mato no interior centro e no sul de Portugal), desencadeia uma resposta imune inata antiviral de amplo espetro centrada no hospedeiro. O composto revelou-se eficaz contra três tipos principais de vírus respiratórios nos humanos, incluindo o novo coronavírus.
De acordo com o comunicado da universidade de Nottingham, experiências realizadas em células e em animais demonstram que a tapsigargina é um antiviral promissor, sendo eficaz contra a infeção quando usada antes ou durante uma infeção ativa.
Também é capaz de impedir que o vírus reproduza cópias de si mesmo nas células durante pelo menos 48 horas após uma única exposição de 30 minutos.
Como a substância é estável em ph ácido, como o que se encontra no estômago, pode ser tomada por via oral, evitando as injeções ou o internamento hospitalar.
Outra característica descrita pelos autores é que a tapsigargina não é sensível à resistência do vírus, sendo, “pelo menos, centenas de vezes mais eficaz do que as atuais opções antivirais”.
Também foi concluído que é tão eficaz no bloqueio de uma infeção combinada de coronavírus e vírus influenza A, quanto de uma infeção por vírus único, e que é “segura” como antiviral, tendo os investigadores realçado que um derivado da tapsigargina já foi testado em tratamentos contra o cancro da próstata.
“Embora ainda estejamos nos estágios iniciais da pesquisa sobre este antiviral e a sua ação sobre os vírus como o que provoca a covid-19, estas descobertas são extremamente significativas”, destacou Kin-Chow Chang.
O académico acrescentou que “a atual pandemia destaca a necessidade de antivirais eficazes para tratar infeções ativas, bem como vacinas, para prevenir a infeção”, vincando que “as futuras pandemias serão, provavelmente, de origem animal”.
“Uma nova geração de antivirais, como a tapsigargina, poderia desempenhar um papel fundamental no controlo e tratamento de infeções virais importantes em humanos e animais”, assinalou Kin-Chow Chang.
O vírus da gripe, o coronavírus SARS-CoV-2 e o RSV são patógenos globais de humanos e também de animais, e os cientistas consideram que a tapsigargina representa um composto líder no desenvolvimento de uma nova geração de poderosos antivirais centrados no hospedeiro (em oposição aos medicamentos antivirais convencionais que visam diretamente os vírus), podendo mesmo ser adotada numa abordagem holística de ‘saúde única’ para controlar vírus nos humanos e nos animais.
“Embora mais testes sejam claramente necessários, as descobertas atuais indicam fortemente que a tapsigargina e os seus derivados são tratamentos antivirais promissores contra a covid-19 e o vírus da gripe comum, e têm o potencial de nos defender contra uma próxima pandemia”, concluiu o professor Chang.
Muitas moléculas no papel (devido à sua estrutura molecular, não valerá a pena aprofundar mais do que isto) e em ensaio preliminares quer em células (in vitro) e depois animais (ensaio pré-clínicos), eram perfeitas e depois chagavam aos seres humanos (ensaios clínicos) e o efeito “murchava”. Isto acontece sobretudo com moléculas anti-tumorais, infelizmente.
O mais fascinante é que a molécula foca-se nas células do hospedeiro infetadas e não no vírus em si, ou seja, foca-se em “tirar o pão da boca” ao bicho (visto ele precisar de células de seres vivos para multiplicar-se), pela ação específica do principio ativo (inibe a produção de proteínas virais de grosso modo).
Ainda vai demorar bastante tempo até haver uma formulação para humanos, de seguida entre autorizações para o inicio de ensaios clínicos que se prolongam durante algum tempo como é natural (contando depois que corram muito bem e sejam atingidas as necessárias eficácia e segurança e hajam participantes suficientes para obter uma amostra robusta para a análise dos resultados), passando pelas autorizações de introdução no mercado pela EMA (no nosso caso, e FDA para os americanos, por exemplo), depois deste aval da EMA, o aval do INFARMED (esta parte jurídica e regulamentar das agências do medicamento que é chata, maçuda), passam-se no mínimo 2 anos, talvez mais.
Como diz e bem o Prof. Chang podemos ter aqui uma arma contra a próxima pandemia (seria bom que para esta já não viesse a tempo, sinal que teria terminado) e para o tratamento de outras infecções virais, muito provavelmente.
Estas notícias nunca dão tanto enfâse ao lado reverso da moeda e infelizmente, em ciência, muito por pressão dos promotores de estudos, muitas das vezes os resultados negativos não vêm a público. Pessoalmente sou contra isso de publicar só o que é positivo e favorável, mas interesses de terceiros são valores que se alevantam muito mais alto do que o conhecimento… ainda.
O maior problema, em minha opinião, para esta e outras BOAS NOTÍCIAS, relativamente à descoberta deste tipo de substâncias que podem, efectivamente, combater estes tipos de vírus é o … LOBBY das farmaceuticas …
Digo isto, porque, quer com a “vacina da gripe”, quer agora com esta “vacina do Covid”, estamos a falar de negócios de muitos BILIÕES … Como tal, se esta substância for, de facto, eficaz e seja disponibilizada universalmente, a um preço muito inferior ao que têm estas vacinas, acredito que estes ‘lobbies’ se marimbem para a saúde das pessoas e criem todo um sem número de dificuldades para que esse medicamento chegue … É muito triste esta “ditadura” em que vivemos, profundamente condicionados, actualmente …
Até porque (não tendo lido o artigo é-me difícil explorar mais) é preciso perceber qual o mecanismo através do qual a molécula exerce essa actividade anti-viral, até porque essa acção pode comprometer a funcionalidade da célula e nesse caso, poderá até ser prejudicial… é um todo um mar de complexidades… é por isso verdadeiramente notável o desenvolvimento de uma vacina fiável em tão curto espaço de tempo.
Notícia que dá alguma esperança efetivamente. No entanto, para o principal problema que agora nos atormenta, pode não chegar em tempo útil. Vi a notícia no noticiário da manhã e fiz umas pequenas buscas. Ainda não estão previstos testes em humanos no que ao covid diz respeito – os que já foram feitos foram dirigidos para o cancro e apresentam vários problemas de toxicidade para as células limítrofes – mas com a aceleração da pesquisa…vamos aguardar. Parece haver dificuldade em separar os componentes que possam constituir princípio ativo se atividade colateral.
A planta é altamente tóxica e, se ingerida, pode matar animais de grande porte. Em Portugal o gado de pasto rejeita-a.
Parece que a UE está finalmente a acordar e acaba de destinar à investigação largos milhares de milhões. O litígio com o RU por causa das vacinas está a mexer com as coisas.
O boi na Madeira será o Huguinho Miguel. Trata-se de um arcebispo com já com historial, embora não tão negro como o de certos bispos (Lampioníssimo, Merdins, Dinheiro, etc.) e do cardeal Artolas.
Isto é para ganhar o próximo jogo, lembrem-se disso, não somos candidatos, não ganhamos o título há 20 anos. Os lamps estão com 9de atraso e dizem que ainda vão ser campeões. Têm razão deles e não só
Pqp! Istoé surreal! Quem lesse os posts hoje publicados neste Cantinho do off topic julagaria que o Sporting estava, no máximo, a meio de tabela. É só malhar em tudo e todos! Que paranóia! Custa assim tanto fazer o desmame? Partam para outra!
Vocês façam como os apaniguados do braguilha fizeram que foram a casa do Trolha destruir-lhe a casa por fora por ter vendido o Paulinho, aqui os apaniguados da tasca vão a clínica do Varandim fazer-lhe o mesmo por não quererem o Paulinho
Chico as vezes enervas, ninguém discute o valor do Paulinho em termos desportivos fds.
Eu não sou da sua geração e felizmente ainda não fui obrigado a estar calado e comer tudo o que me dão servido no prato.
Estive agora a ouvir “ um pândego qualquer “ ( não apanhei o nome)…
Que em relação à providência cautelar acerca do Palhinha…
Explicou que “ é possível apresentar uma providência cautelar, devido à existência de falhas no regulamento desportivo…”
E continuou dizendo…que face “ a essas falhas” legais…
Se hipoteticamente um jogador desse por exemplo um tiro e matasse um adversário…o respectivo cartão vermelho podia “ ser suspenso “…
Se por acaso um clube “ sem vergonha na cara” apresentasse uma providência cautelar, para suspender temporariamente “ os efeitos “ do tal vermelho…
Não fixei o nome “ da alimária”…
Mas achei interessante essa tal paridade de situações…
Que “ faz do Sporting…um clube sem vergonha na cara…”
(Ouvi agora que o tipo se chama Vitor…)
Claro que se pode meter uma providência cautelar para suspender o castigo do cartão vermelho, no caso do tiro e assassínio do adversário. E até é possível que seja decretada essa suspensão. A PJ é que não estava com meias medidas e prendia o assassino e depois ele jogava a partir da cadeia (Bom se ele fosse dos lampiões, com a vontade com que eles jogam, se calhar rendia mais)
Eu sugiro que faça como eu: quando se quiser divertir, é só ligar para os comentadeiros e apreciar e rir das imbecilidades ditas pelas “alimárias”.
Na época 99/00 foram decisivas para a conquista do campeonato a chegada em Janeiro de André Cruz, César Prates e Mbo Mpenza, dois defesas e um avançado. Curiosamente, chegam agora dois defesas e um avançado. Que esta coincidência seja prenúncio da repetição em 2021 da cavalgada triunfal de há 21 anos.
E consta que finalmente irão aplicar uns castigos ao carnide, 3 ou 4 jogos à porta fechada, devido ao apoio às claques…..
A justiça falha mas não tarda….ora bolas, a justiça não tarda mas falha…. ah, agora sim!
E que tal aproveitar a pré-epoca para cumprir os castigos pelos cartões amarelos do Palhinha?
Esta liga inventa com cada uma….. E ainda vamos ver se no final da época não se lembram de fazer como no ano passado com as modalidades, não há campeão e será a liga a nomear quem vai à Europa.
Assim sempre podem afirmar que o carnide é quem vai à Champions porque coitados, era o prémio de consolação por terem ficado em branco.
Também ouvi dizer…. segundo consta o fivelas tem ido muitas vezes ao hall de um hotel em Lisboa passar-lhe receitas para ver se aquilo passa rápido.
Agora a sério, se for verdade que se fique por ai.
Não posso ter pena de quem tentou destruir o Sporting. Se não gostava do Presidente que o assumisse. Nunca lhe perdoarei por ter ido para o Tribunal mentir e inventar histórias. Ah, e mesmo sendo um cabrão poderia ser profissional, mas ter baixado os braços no ultimo jogo da época para dar a Champions ao carnide nunca será esquecido.
Sei que existe o mito que isto é tudo só um jogo e que temos todos de ser meninos do coro e não desejar a morte de ninguém, mas não posso aceitar isso. Jogo sim mas há que jogar limpo, não se pode tentar destruir um clube, prejudicar um clube em milhões e achar que tudo é válido…..
3 Fevereiro, 2021 at 13:17
BOA NOTÍCIA … MAIS UMA BOA NOTÍCIA …
Uma nova propriedade antiviral de um medicamento, a tapsigargina, que é “altamente eficaz” contra o novo coronavírus, foi descoberta por uma equipa internacional de investigadores, anunciou esta terça-feira a Universidade de Nottingham, no Reino Unido.
O estudo que levou à descoberta, publicado no boletim científico Viruses, mostra que a tapsigargina é um promissor antiviral de amplo espetro e considerado “altamente eficaz” contra o coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, mas também contra o vírus da gripe comum, o vírus sincicial respiratório (VSR) e o vírus influenza A.
Os investigadores defendem que a descoberta pode ter enormes implicações na forma como vão ser geridas as futuras epidemias e pandemias, incluindo a pandemia de covid-19.
“Uma vez que as infeções respiratórias agudas causadas por vírus diferentes são clinicamente indistinguíveis na apresentação, um amplo espetro de eficácia (dos medicamentos), que possa atingir diferentes tipos de vírus ao mesmo tempo, pode melhorar significativamente a gestão clínica”, referem os investigadores, citados num comunicado da Universidade de Nottingham, sublinhando que um antiviral deste tipo pode ser disponibilizado para uso comunitário de forma a controlar uma infeção ativa e a sua disseminação.
O projeto de investigação foi liderado por Kin-Chow Chang, que contou com outros especialistas da Universidade de Nottingham (Escolas de Medicina Veterinária e Ciências, Biociências, Farmácia, Medicina e Química), e com a colaboração de peritos da Agência de Saúde Vegetal e Animal (APHA) do Reino Unido, da Universidade Agrícola da China e do instituto britânico Pirbright, especializado em virologia.
A equipa multidisciplinar de cientistas descobriu que o antiviral derivado de uma planta tóxica, a ‘Thapsia garganica’ (comum em zonas de mato no interior centro e no sul de Portugal), desencadeia uma resposta imune inata antiviral de amplo espetro centrada no hospedeiro. O composto revelou-se eficaz contra três tipos principais de vírus respiratórios nos humanos, incluindo o novo coronavírus.
De acordo com o comunicado da universidade de Nottingham, experiências realizadas em células e em animais demonstram que a tapsigargina é um antiviral promissor, sendo eficaz contra a infeção quando usada antes ou durante uma infeção ativa.
Também é capaz de impedir que o vírus reproduza cópias de si mesmo nas células durante pelo menos 48 horas após uma única exposição de 30 minutos.
Como a substância é estável em ph ácido, como o que se encontra no estômago, pode ser tomada por via oral, evitando as injeções ou o internamento hospitalar.
Outra característica descrita pelos autores é que a tapsigargina não é sensível à resistência do vírus, sendo, “pelo menos, centenas de vezes mais eficaz do que as atuais opções antivirais”.
Também foi concluído que é tão eficaz no bloqueio de uma infeção combinada de coronavírus e vírus influenza A, quanto de uma infeção por vírus único, e que é “segura” como antiviral, tendo os investigadores realçado que um derivado da tapsigargina já foi testado em tratamentos contra o cancro da próstata.
“Embora ainda estejamos nos estágios iniciais da pesquisa sobre este antiviral e a sua ação sobre os vírus como o que provoca a covid-19, estas descobertas são extremamente significativas”, destacou Kin-Chow Chang.
O académico acrescentou que “a atual pandemia destaca a necessidade de antivirais eficazes para tratar infeções ativas, bem como vacinas, para prevenir a infeção”, vincando que “as futuras pandemias serão, provavelmente, de origem animal”.
“Uma nova geração de antivirais, como a tapsigargina, poderia desempenhar um papel fundamental no controlo e tratamento de infeções virais importantes em humanos e animais”, assinalou Kin-Chow Chang.
O vírus da gripe, o coronavírus SARS-CoV-2 e o RSV são patógenos globais de humanos e também de animais, e os cientistas consideram que a tapsigargina representa um composto líder no desenvolvimento de uma nova geração de poderosos antivirais centrados no hospedeiro (em oposição aos medicamentos antivirais convencionais que visam diretamente os vírus), podendo mesmo ser adotada numa abordagem holística de ‘saúde única’ para controlar vírus nos humanos e nos animais.
“Embora mais testes sejam claramente necessários, as descobertas atuais indicam fortemente que a tapsigargina e os seus derivados são tratamentos antivirais promissores contra a covid-19 e o vírus da gripe comum, e têm o potencial de nos defender contra uma próxima pandemia”, concluiu o professor Chang.
3 Fevereiro, 2021 at 14:30
Boa! 🙂
3 Fevereiro, 2021 at 16:33
Muitas moléculas no papel (devido à sua estrutura molecular, não valerá a pena aprofundar mais do que isto) e em ensaio preliminares quer em células (in vitro) e depois animais (ensaio pré-clínicos), eram perfeitas e depois chagavam aos seres humanos (ensaios clínicos) e o efeito “murchava”. Isto acontece sobretudo com moléculas anti-tumorais, infelizmente.
O mais fascinante é que a molécula foca-se nas células do hospedeiro infetadas e não no vírus em si, ou seja, foca-se em “tirar o pão da boca” ao bicho (visto ele precisar de células de seres vivos para multiplicar-se), pela ação específica do principio ativo (inibe a produção de proteínas virais de grosso modo).
Ainda vai demorar bastante tempo até haver uma formulação para humanos, de seguida entre autorizações para o inicio de ensaios clínicos que se prolongam durante algum tempo como é natural (contando depois que corram muito bem e sejam atingidas as necessárias eficácia e segurança e hajam participantes suficientes para obter uma amostra robusta para a análise dos resultados), passando pelas autorizações de introdução no mercado pela EMA (no nosso caso, e FDA para os americanos, por exemplo), depois deste aval da EMA, o aval do INFARMED (esta parte jurídica e regulamentar das agências do medicamento que é chata, maçuda), passam-se no mínimo 2 anos, talvez mais.
Como diz e bem o Prof. Chang podemos ter aqui uma arma contra a próxima pandemia (seria bom que para esta já não viesse a tempo, sinal que teria terminado) e para o tratamento de outras infecções virais, muito provavelmente.
Estas notícias nunca dão tanto enfâse ao lado reverso da moeda e infelizmente, em ciência, muito por pressão dos promotores de estudos, muitas das vezes os resultados negativos não vêm a público. Pessoalmente sou contra isso de publicar só o que é positivo e favorável, mas interesses de terceiros são valores que se alevantam muito mais alto do que o conhecimento… ainda.
3 Fevereiro, 2021 at 17:15
Concordo com o que escreveste e refiro …
O maior problema, em minha opinião, para esta e outras BOAS NOTÍCIAS, relativamente à descoberta deste tipo de substâncias que podem, efectivamente, combater estes tipos de vírus é o … LOBBY das farmaceuticas …
Digo isto, porque, quer com a “vacina da gripe”, quer agora com esta “vacina do Covid”, estamos a falar de negócios de muitos BILIÕES … Como tal, se esta substância for, de facto, eficaz e seja disponibilizada universalmente, a um preço muito inferior ao que têm estas vacinas, acredito que estes ‘lobbies’ se marimbem para a saúde das pessoas e criem todo um sem número de dificuldades para que esse medicamento chegue … É muito triste esta “ditadura” em que vivemos, profundamente condicionados, actualmente …
3 Fevereiro, 2021 at 19:07
Até porque (não tendo lido o artigo é-me difícil explorar mais) é preciso perceber qual o mecanismo através do qual a molécula exerce essa actividade anti-viral, até porque essa acção pode comprometer a funcionalidade da célula e nesse caso, poderá até ser prejudicial… é um todo um mar de complexidades… é por isso verdadeiramente notável o desenvolvimento de uma vacina fiável em tão curto espaço de tempo.
3 Fevereiro, 2021 at 22:56
Notícia que dá alguma esperança efetivamente. No entanto, para o principal problema que agora nos atormenta, pode não chegar em tempo útil. Vi a notícia no noticiário da manhã e fiz umas pequenas buscas. Ainda não estão previstos testes em humanos no que ao covid diz respeito – os que já foram feitos foram dirigidos para o cancro e apresentam vários problemas de toxicidade para as células limítrofes – mas com a aceleração da pesquisa…vamos aguardar. Parece haver dificuldade em separar os componentes que possam constituir princípio ativo se atividade colateral.
A planta é altamente tóxica e, se ingerida, pode matar animais de grande porte. Em Portugal o gado de pasto rejeita-a.
Parece que a UE está finalmente a acordar e acaba de destinar à investigação largos milhares de milhões. O litígio com o RU por causa das vacinas está a mexer com as coisas.
3 Fevereiro, 2021 at 23:01
*sem atividade colateral
3 Fevereiro, 2021 at 13:53
O boi na Madeira será o Huguinho Miguel. Trata-se de um arcebispo com já com historial, embora não tão negro como o de certos bispos (Lampioníssimo, Merdins, Dinheiro, etc.) e do cardeal Artolas.
3 Fevereiro, 2021 at 14:10
Marítimo-Sporting
Árbitro: Hugo Miguel
Assistentes: Bruno Jesus e Ricardo Santos
4.º árbitro: Ricardo Baixinho
VAR: André Narciso
AVAR: Paulo Brás
3 Fevereiro, 2021 at 17:07
Tem que ser para ganhar … É a “vingança” da eliminação da Taça de POORtugal …
Além disso, o plantel agora tem, de facto, mais soluções …
3 Fevereiro, 2021 at 15:03
Isto é para ganhar o próximo jogo, lembrem-se disso, não somos candidatos, não ganhamos o título há 20 anos. Os lamps estão com 9de atraso e dizem que ainda vão ser campeões. Têm razão deles e não só
3 Fevereiro, 2021 at 15:55
Crónica assertiva e sempre objetiva do insuspeito Lateral Esquerdo.
https://www.lateralesquerdo.com/2021/02/02/gosto-muito-de-voce-rubenzinho/
3 Fevereiro, 2021 at 17:11
Merece ser lida.
Obrigado pela partilha.
3 Fevereiro, 2021 at 16:54
Pqp! Istoé surreal! Quem lesse os posts hoje publicados neste Cantinho do off topic julagaria que o Sporting estava, no máximo, a meio de tabela. É só malhar em tudo e todos! Que paranóia! Custa assim tanto fazer o desmame? Partam para outra!
3 Fevereiro, 2021 at 17:10
eu só malho nos custos, sua alteza permite ?
3 Fevereiro, 2021 at 17:13
Mas há custos bons e custos maus.
Porque malhas nos custos todos?
3 Fevereiro, 2021 at 17:30
quais são os bons no négocio do paulinho ?
a clausula se não venderes por 25 mihõees tens de dar 7 ao braga, isso é bom?
3 Fevereiro, 2021 at 17:34
já agora da-me um exemplo onde eu malho no que tu consideras um custo bom
3 Fevereiro, 2021 at 17:16
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa …
3 Fevereiro, 2021 at 17:51
Não! Só há uma coisa: o Sporting.
3 Fevereiro, 2021 at 17:54
NÃO!!!
Uma coisa é o futebol profissional da Sporting SAD …
Outra coisa é o deplorável estado (financeiro, recursos humanos, modalidades, organização, etc) do Sporting Clube de Portugal …
3 Fevereiro, 2021 at 19:09
isso e a quantidade de gente que paga quotas (contribuindo directamente para a sustentabilidade das modalidades)…
3 Fevereiro, 2021 at 17:46
Vocês façam como os apaniguados do braguilha fizeram que foram a casa do Trolha destruir-lhe a casa por fora por ter vendido o Paulinho, aqui os apaniguados da tasca vão a clínica do Varandim fazer-lhe o mesmo por não quererem o Paulinho
3 Fevereiro, 2021 at 17:52
Chico as vezes enervas, ninguém discute o valor do Paulinho em termos desportivos fds.
Eu não sou da sua geração e felizmente ainda não fui obrigado a estar calado e comer tudo o que me dão servido no prato.
3 Fevereiro, 2021 at 17:56
Eu disse um facto , eles agem, não comem, voçês falam muito mas comem
3 Fevereiro, 2021 at 17:58
Nem vou comentar, tanta asneira escrita
3 Fevereiro, 2021 at 19:14
Fight, desculpa, sou um velho ranhoso
3 Fevereiro, 2021 at 22:19
Aínda tinha uma pequena esperança que me contrata-se para a sua empresa mas como sou. um bocado rude là se foi essa hipótese 🙂
3 Fevereiro, 2021 at 18:25
Estive agora a ouvir “ um pândego qualquer “ ( não apanhei o nome)…
Que em relação à providência cautelar acerca do Palhinha…
Explicou que “ é possível apresentar uma providência cautelar, devido à existência de falhas no regulamento desportivo…”
E continuou dizendo…que face “ a essas falhas” legais…
Se hipoteticamente um jogador desse por exemplo um tiro e matasse um adversário…o respectivo cartão vermelho podia “ ser suspenso “…
Se por acaso um clube “ sem vergonha na cara” apresentasse uma providência cautelar, para suspender temporariamente “ os efeitos “ do tal vermelho…
Não fixei o nome “ da alimária”…
Mas achei interessante essa tal paridade de situações…
Que “ faz do Sporting…um clube sem vergonha na cara…”
(Ouvi agora que o tipo se chama Vitor…)
3 Fevereiro, 2021 at 18:49
Caro MaxMartins,
Claro que se pode meter uma providência cautelar para suspender o castigo do cartão vermelho, no caso do tiro e assassínio do adversário. E até é possível que seja decretada essa suspensão. A PJ é que não estava com meias medidas e prendia o assassino e depois ele jogava a partir da cadeia (Bom se ele fosse dos lampiões, com a vontade com que eles jogam, se calhar rendia mais)
Eu sugiro que faça como eu: quando se quiser divertir, é só ligar para os comentadeiros e apreciar e rir das imbecilidades ditas pelas “alimárias”.
3 Fevereiro, 2021 at 20:08
Max no nosso caso o juiz da partida disse que o cartão amarelo foi mal mostrado.
3 Fevereiro, 2021 at 21:21
Eu não tenho dúvidas…
Achei “ estranho” …
Foi aquela saída… “ sem vergonha na cara”
3 Fevereiro, 2021 at 19:44
Na época 99/00 foram decisivas para a conquista do campeonato a chegada em Janeiro de André Cruz, César Prates e Mbo Mpenza, dois defesas e um avançado. Curiosamente, chegam agora dois defesas e um avançado. Que esta coincidência seja prenúncio da repetição em 2021 da cavalgada triunfal de há 21 anos.
3 Fevereiro, 2021 at 21:08
saudades dos tempos em que bruno fernandes dava pontapés nas portas e as imagens estavam cá fora logo a seguir…
3 Fevereiro, 2021 at 21:11
isto pra dizer que o rabolhense ainda tem muitos filtros na imprensa…
houve suruba no balneário mas foi tudo contado em segredo sem ferir a imagem e mantendo a ordem…
o primeiro a molhar o pincel foi o presidente.
3 Fevereiro, 2021 at 22:18
Aos Gatilhos rápidos…. Salvador ao quadrado a dar a entender que com o Sporting está tudo certo!!!
Amanhã esta não dá, toca a arranjar outra…
3 Fevereiro, 2021 at 22:44
A liga vai obrigar o braguilha a cumprir a um jogo à porta fechada na próxima jornada!!!!!!
3 Fevereiro, 2021 at 23:11
Eh, e há diferença? Os jogos são todos à porta fechada desde o ano passado. 🙂
3 Fevereiro, 2021 at 23:11
Devia era obrigá-los a ter público no estádio. Isso e que era castigo. Sem pagarem bilhete!
4 Fevereiro, 2021 at 6:45
E consta que finalmente irão aplicar uns castigos ao carnide, 3 ou 4 jogos à porta fechada, devido ao apoio às claques…..
A justiça falha mas não tarda….ora bolas, a justiça não tarda mas falha…. ah, agora sim!
E que tal aproveitar a pré-epoca para cumprir os castigos pelos cartões amarelos do Palhinha?
Esta liga inventa com cada uma….. E ainda vamos ver se no final da época não se lembram de fazer como no ano passado com as modalidades, não há campeão e será a liga a nomear quem vai à Europa.
Assim sempre podem afirmar que o carnide é quem vai à Champions porque coitados, era o prémio de consolação por terem ficado em branco.
3 Fevereiro, 2021 at 22:59
Fala-se nós meandros do Futebol que Mister JJ, tem uma doença muito complicada nos pulmões
3 Fevereiro, 2021 at 23:17
Sim, tem toda uma enfermaria montada no quarto de casa. Mas vai recuperar que ele é uma raposa velha.
4 Fevereiro, 2021 at 6:52
Também ouvi dizer…. segundo consta o fivelas tem ido muitas vezes ao hall de um hotel em Lisboa passar-lhe receitas para ver se aquilo passa rápido.
Agora a sério, se for verdade que se fique por ai.
Não posso ter pena de quem tentou destruir o Sporting. Se não gostava do Presidente que o assumisse. Nunca lhe perdoarei por ter ido para o Tribunal mentir e inventar histórias. Ah, e mesmo sendo um cabrão poderia ser profissional, mas ter baixado os braços no ultimo jogo da época para dar a Champions ao carnide nunca será esquecido.
Sei que existe o mito que isto é tudo só um jogo e que temos todos de ser meninos do coro e não desejar a morte de ninguém, mas não posso aceitar isso. Jogo sim mas há que jogar limpo, não se pode tentar destruir um clube, prejudicar um clube em milhões e achar que tudo é válido…..
3 Fevereiro, 2021 at 23:06
Estamos feitos!
FAZ 3 MESES QUE O SPORTING NÃO SOBE NA CLASSIFICAÇÃO!
Obrigado Carlos Xavier, és o maior, ehehehehe